Anda di halaman 1dari 25

2

Tcnicas Clssicas de Balanceamento

Nesse captulo so apresentados alguns conceitos bsicos importantes para a futura compreenso desse trabalho. Inicialmente so introduzidos sucintamente alguns conceitos relacionados as estruturas geolgicas presentes na Terra e como essas estruturas foram formadas. Na seqncia feita uma breve discusso sobre algumas propriedades fsicas de materiais, em geral, especialmente a respeito do comportamento mecnico dos materiais geolgicos. Uma vez introduzidos esses conceitos bsicos, descreve-se de uma forma geral a filosofia do balanceamento de sees geolgicas e, mais especificamente, algumas tcnicas do balanceamento clssico.

2.1. Estruturas Geolgicas


Diversos fatores so determinantes na formao das estruturas geolgicas, entre elas, pode-se destacar: movimentos tectnicos, sedimentao, compactao, eroso, migrao.

As camadas geolgicas so depositadas ao longo do tempo e, simultaneamente, vo sofrendo todos os processos geolgicos causadores de deformaes acima citados. Dentre esses, o que mais influencia a formao das estruturas so os movimentos tectnicos, classificados basicamente em: distensivos, compressivos e transcorrentes. Porm, antes

de examinarmos esses processos, ser necessria a apresentao de alguns conceitos bsicos relacionados geologia estrutural. Nesse trabalho apenas os movimentos tectnicos e sedimentao e compactao so consideradas. A Figura 2.1 [27], a seguir, ilustra algumas dessas estruturas geolgicas determinadas pelos fenmenos acima citados.

Figura 2.1 Exemplos de estruturas geolgicas.

2.1.1. Zoneamento da Crosta Terrestre


Pode-se dividir a Terra em zonas especficas sob basicamente duas classificaes distintas: uma que se refere ao zoneamento da composio dos materiais geolgicos (estrutura esttica) e outra ao seu comportamento mecnico (estrutura dinmica). Na literatura moderna comum associar o comportamento mecnico das rochas ao termo reologia. Sob o ponto de vista de composicional, a Terra pode ser dividida particularmente em trs unidades principais: crosta, manto e ncleo [1]. A crosta, representa a pelcula externa e composta de rochas de relativa baixa densidade. A crosta ocenica em geral menos espessa do que a continental, podendo variar de 4 a 20 km, sendo constituda de sedimentos pouco consolidados. A crosta continental, com espessura varivel de 30 a 70 Km apresenta uma variao de densidade contnua de acordo com a sua profundidade. O manto dividido em duas camadas: manto superior com cerca de 700 Km e o manto inferior, que pode atingir o limite de 2900 Km de profundidade. Anlises de sismogramas em geral definem as densidades da crosta e do manto. Observa-se atravs dos dados ssmicos uma descontinuidade provocada pela diferena de propagao de ondas entre as duas camadas, denominada de descontinuidade de Mohorovicic. A crosta apresenta caractersticas de baixa velocidade de ondas ssmicas, enquanto no limite crosta-manto h um aumento considervel de ondas longitudinais, o que sugere um aumento de densidade das rochas [49]. H tambm a diviso reolgica da Terra, baseada em caractersticas de rigidez, que no coincide com o zoneamento referente a composio dos materiais acima descrita. So definidas nesse caso trs camadas: litosfera, astenosfera e mesosfera [46].

10

A litosfera representa a camada externa rgida que compreende a crosta e uma parte do manto. Seu limite inferior definido por temperaturas mdias de 1100o a 1300o C. Apenas a sua parte superior suficientemente rgida para reter tenses elsticas na escala de tempo geolgico (at 109 anos). Abaixo desse limite, processos visco-elsticos absorvem as tenses, diferenciando a litosfera em duas camadas: uma superior rgida e outra inferior visco-elstica [49]. Abaixo da litosfera, se posiciona a astenosfera, que possui temperatura mais elevada e portanto apresenta uma rigidez menor, sofrendo deformao mais facilmente, quando sujeita a esforos. A rigidez da astenosfera tal que ela pode ser considerada um fludo viscoso para longos perodos de tempo e como um slido elstico para curtos intervalos de tempo, como para a passagem de ondas ssmicas. De uma forma geral o seu fluxo se d em taxas consideravelmente mais rpidas. Abaixo da astenosfera se encontra a mesosfera, caracterizada por apresentar alta viscosidade, ocasionada pelo aumento da presso com a profundidade.

2.1.2. Tectnica Distensiva


Em terrenos distensivos, Figura 2.1c, os esforos tectnicos atuantes provocam o estiramento e afundamento da crosta terrestre. So geradas falhas (chamadas normais, de gravidade ou distensivas) que dividem a litosfera em blocos, alguns dos quais sofrendo rebaixamento (blocos altos) com relao a outros (blocos baixos). Os stios distensivos so definidos por regimes tectnicos divergentes e esto associados a zonas de rifte continentais e ocenicas, regies de retro-arco (back-arc) e em ambientes de margem continental. Existem vrios modelos que definem a formao das estruturas geolgicas em regimes distensivos. O modelo clssico associa esses ambientes ao desenvolvimento de conjuntos de falhas normais de ngulo mdio e alto. Recentemente falhas de baixo ngulo tambm

11

tm sido associadas a reas distensivas. Em 1978 McKenzie [42] props um modelo simplificado onde a litosfera estirada de forma uniforme e rpida, provocando assim uma diminuio de espessura. Isso gera o soerguimento da astenosfera por compensao isosttica (equilbrio esttico), e o conseqente aumento de temperatura mdia na descontinuidade de Mohorovicic alm do afundamento da bacia, chamado de subsidncia. Wernicke [66] em 1985, props um modelo alternativo considerando que a litosfera seria acomodada em uma zona de cisalhamento de baixo ngulo ao longo de toda a litosfera. Nesse modelo a distenso na crosta no coincide verticalmente com a distenso na base da litosfera. Na Seo 2.2.6 discute-se sucintamente os tipos de falhas provocados por regimes distensivos, em especial quanto a sua geometria, que a caracterstica de maior influncia para o contexto desse trabalho.

2.1.3. Tectnica Compressiva


Em reas compressivas, como as ilustradas nas figuras 2.1b, 2.1d e 2.1e, os esforos tectnicos provocam encurtamento e soerguimento da crosta. So geradas falhas (de empurro ou cavalgamento) ao longo das quais os blocos sobrepem-se uns em relao aos outros. Ocorrem simultaneamente dobramentos das camadas. Nas reas mais soerguidas, as rochas podem sofrer eroso. Sistemas compressivos so resultantes de regimes tectnicos convergentes, associados a zonas de coliso continental e a regies compressionais de back-arc em margens ativas.

2.1.4. Tectnica Transcorrente


Em regimes transcorrentes, como na figura 2.1a, os blocos se deslocam paralelamente entre si, ocorrendo uma zona de atrito ou cisalhamento, contudo, o deslocamento pode no ser exatamente paralelo. Quando os blocos convergem durante o deslocamento, pode suceder um regime transpressivo, caracterizado pela presena de falhas oblquas reversas

12

e dobras (anticlinais) as quais constituem excelentes armadilhas para hidrocarbonetos. No caso dos blocos divergirem, caracteriza-se um regime transtrativo, responsvel pela gerao de falhas oblquas normais e baixos estruturais (sinclinal) associados.

a. seo distensiva

b. seo compressiva

Figura 2.2 Exemplos de sees distensivas e compressivas. A Figura 2.2 ilustra esquematicamente sees submetidas a tectnica distensiva, Figura 2.2a, e compressiva, Figura 2.2b.

2.1.5. Camadas Geolgicas


As camadas geolgicas vo se depositando ao longo do tempo e, naturalmente, por ao gravitacional em posio horizontal, isto , paralelas entre si. So constitudas de rochas de tipos diferentes. Os limites que separam uma camada de outra so chamados de contatos ou horizontes. Assim, cada camada caracterizada a partir da definio dos seu horizonte topo e horizonte base. Cada camada, bem como cada horizonte tem uma idade de formao que est associada a um tempo geolgico. Nas Figuras 2.3 e 2.4, apresentada uma seo geolgica em dois momentos diferentes: um na sua forma original (Figura 2.3), apenas com perfil erodido, e um outro, aps sofrer deformaes devidas a movimentos tectnicos (Figura 2.4).

13

Figura 2.3 Camadas geolgicas estratificadas.

Figura 2.4 Camadas em uma seo geolgica atual.

2.1.6. Fraturas
Fraturas so as estruturas geolgicas mais comuns que ocorrem na litosfera, seccionando as rochas. O grau de complexidade dos fenmenos envolvidos na formao de fraturas nas rochas normalmente bastante elevado. As fraturas so representadas por planos de ruptura no macio rochoso, quando a rocha perde totalmente a coeso [49]. Uma fratura considerada uma falha quando ocorre deslocamento relativo entre as superfcies do material na regio de ruptura. De uma forma bastante simplificada, pode-se dizer que falhas so criadas a partir de movimentos tectnicos sofridos pela crosta terrestre ou localmente em bacias

14

sedimentares, gerando descontinuidades. A estes movimentos combina-se o movimento gerado pela gravidade, abatendo os blocos que perdem a estabilidade. De uma forma geral comum encontrar na literatura classificaes de falhas de acordo com a sua geometria ou segundo os esforos tectnicos que determinaram suas formaes. As falhas compressivas, tambm conhecidas como falhas de empurro, podem apresentar deslocamentos de mergulho ou de rejeito oblquo [66]. Elas so formadas em funo do encurtamento de uma determinada superfcie de referncia O bloco alto empurrado ao longo do plano de falha, emergindo e se posicionando acima do bloco baixo. Em reas compressivas porm, os elementos geolgicos estruturais mais comuns so as dobras, que podem ser geradas pela combinao de esforos compressivos e uma resposta dctil do material geolgico. Falhas distensivas so geradas pela movimentao descendente do bloco baixo ao longo de uma superfcie de falha, que desliza relativamente ao bloco alto. As classificaes geomtricas de sistemas de falhas normais (ambientes distensivos) foram inicialmente propostas por Wernicke et al. [66], em 1982, e Gibbs [31] em 1984. Basicamente podem ser subdividas em dois grandes grupos: falhas planares, no rotacionais e rotacionais, e falhas rotacionais lstricas, conforme ilustra a Figura 2.5.

a. planar no rotacional

b. planar rotacional

c. rotacional lstrica

Figura 2.5 Classificao geomtrica de falhas.

15

As falhas normais no rotacionais geralmente so relacionadas a ambientes onde a distenso da crosta uniforme. Observaes sismolgicas de falhas ativas indicam que falhas normais so essencialmente planares, atravessando a camada sismognica com ngulos que podem variar entre 30 e 60 graus. As falhas planares rotacionais podem ser representadas por um modelo simplificado, onde os blocos individualizados pelos planos de falha so submetidos a uma certa rotao rgida [66]. medida que o material geolgico distendido, o plano de falha e os blocos so igualmente rotacionados. A caracterstica principal a conservao angular ao longo da seqncia de planos de falhas. A sua geometria assemelha-se a um conjunto de domins rotacionados. No modelo de falhamento lstrico a distenso alcanada pelo deslocamento entre os estratos dos blocos alto (footwall) e baixo (hanging-wall) ao longo de um plano de falha curvilneo (Figura 2.6).

plano de mergulho
bloco alto

v: rejeito vertical

v h

bloco baixo

h: rejeito horizontal d: deslocamento

: ngulo de mergulho

Figura 2.6 A Geometria da falha lstrica.


As falhas lstricas so provenientes de falhamentos distensivos, associados a movimentos gravitacionais e que ocorrem mais comumente em margens continentais. Geralmente so formadas em sees sedimentares, parcialmente ou no consolidadas, onde as rochas apresentam propriedades elsticas de baixa resistncia a coeso.

16

A geometria da falha lstrica acomoda progressivamente a distenso crescente com a profundidade, suavizando o mergulho paulatinamente at alcanar uma superfcie de descolamento horizontal. A deformao interna do bloco baixo associado a falhas lstricas bastante estudada devido potencialidade das estruturas em rollover para armazenar leo e gs [6].

2.2. Reologia das Rochas


Define-se como reologia o estudo das deformaes e do fluxo da matria [65]. O comportamento reolgico das rochas, em conjunto com a distribuio das tenses e condies de contorno determina como as rochas so deformadas. Em outras palavras, a reologia descreve a resposta mecnica de um material sob a ao de esforos externos ao meio. As estruturas geolgicas encontradas na natureza dependem em grande parte da resposta mecnica das rochas, ou seja, dependem do tipo de deformao que as levou ou no a sofrer ruptura. Para se compreender o comportamento do material geolgico fundamental entender as cargas atuantes no meio. No estudo das tenses atuantes na litosfera, tem-se as tenses normais ao plano, tenses cisalhantes e foras de frico ou atrito. Esta ltima apresenta uma particular importncia por estar associada ao coeficiente de frico interno do material, que por sua vez funo do limite de resistncia ruptura que um corpo pode suportar ao ser solicitado. Considera-se que um determinado meio geolgico se encontra em equilbrio caso no seja submetido aos esforos tectnicos citados. Isso pode ser representado por um cubo infinitesimal localizado no interior da crosta como ilustrado na Figura 2.7.

17

y xy x
y

yx x yx xy y

Figura 2.7 Tenses atuantes no solo.


A esquerda so ilustradas as tenses normais e de cisalhamento atuando no cubo infinitesimal. A direita, simplificando para o problema bidimensional, tem-se as tenses atuantes no plano xy. O modelo comumente adotado para descrever o equilbrio entre as foras de superfcie (peso de uma coluna de rocha) e de corpo (foras gravitacionais) atuantes entre o manto e a crosta (isostasia) baseado no Princpio de Arquimedes (equilbrio hidrosttico). As foras de superfcie decorrentes do peso das rochas sobrepostas denominada de presso litosttica. As foras de superfcie devido a diferentes colunas de rochas sob a litosfera devem ser iguais de forma a manter esse equilbrio. Quando um determinado meio se encontra submetido a esforos tectnicos, surgem tenses desviatrias que alteram esse equilbrio. Em tais circunstncias so introduzidas foras desequilibradas que determinam diferentes respostas do material geolgico a depender de suas propriedades fsicas, que por sua vez geram diferentes comportamentos mecnicos.

18

2.2.1.Comportamento Mecnico dos Materiais


Deformaes ocorrem quando tenses so aplicadas a um material. denominada deformao relativa a quantidade de deformao por unidade de comprimento e tenso a fora por unidade de rea. A deformao relativa inicial essencialmente proporcional tenso e reversvel. Aps removida a tenso, a deformao desaparece. Essa a definio de deformao elstica. O mdulo de Young ou mdulo de elasticidade E a razo entre a tenso e essa deformao reversvel. A deformao no reversvel, ou seja, aquela cujas tenses excedem o limite linear elstico (Figura 2.8), so denominadas deformaes plsticas. Ao ser retirada a tenso sobre o material, apenas a deformao referente a parcela elstica do material desaparece [64].

Figura 2.8 Grfico tenso vs deformao.


A deformao elstica, nica resposta de deformao abaixo do limite de resistncia ao escoamento, continua a aumentar medida que o aumento de tenso vai ampliando a deformao plstica. A ductilidade representa a deformao plstica requerida para a fratura do material. Em corpos submetidos a esforos de trao ou distensivos, uma medida da ductilidade do material o seu alongamento percentual com relao ao corpo no deformado. Por outro lado, corpos submetidos a compresso tem a sua ductilidade observada pela extrico na seo de fratura, que representa a reduo de rea na seo fraturada.

19

Outra propriedade dos materiais o coeficiente de Poisson , que representa a relao entre a deformao lateral Dl e a deformao axial Da, conforme pode ser observado na Figura 2.9. Para modelagem geolgica em terrenos distensivos, onde comum preservar o volume do material geolgico, pode-se adotar o valor de igual a 0.5.

Dl

Da Figura 2.9 Definio do coeficiente de Poisson.

2.2.2.Comportamento Mecnico das Rochas


As fraturas causadas por movimentos tectnicos consistem na mais conhecida forma de deformao crustal. Regies com presena de falhas tectnicas so zonas de alta concentrao de tenses de cisalhamento. A parcela de deformao elstica significantemente pequena se comparada com a parcela de deformao viscosa irreversvel. As estruturas geolgicas presentes hoje na crosta so portanto funo no apenas das cargas que atuam ou atuaram sobre si, mas principalmente das caractersticas e do comportamento do material submetido a esses esforos. A distino entre estruturas rpteis e dcteis de fundamental importncia em Geologia Estrutural [49]. De uma forma bem simplificada pode-se dizer que a deformao dctil, envolve mudana de volume, conforme citado na seo acima, alm de rotao e translao. A deformao rptil por sua vez basicamente causada por rotao e translao de blocos internamente rgidos. O comportamento rptil (ruptura frgil) ou dctil do material geolgico est em geral associado a sua temperatura e ao seu nvel crustal. Em baixas temperaturas e nveis crustais superiores as rochas apresentam comportamento rptil. Em altas temperaturas e

20

nveis crustais inferiores, as rochas pouco se deformam de forma elstica, se comparadas com o seu fluxo viscoso ou a quantidade de deformao plstica.

2.2.2.1. Deformao Rptil


Quando submetida um estado desviatrio de tenses, a rocha se deforma, a princpio de forma elstica. Embora de baixa magnitude, promove-se a propagao de ondas elsticas no contnuo. Aps atingir o limite elstico, o material comea e deformar-se plasticamente at fraturar-se caso atinja o seu estado limite ltimo de deformao plstica. Sob ao da gravidade pode haver deslizamento caso seja ultrapassado o limite de resistncia ruptura do material, associado ao coeficiente interno de frico. A partir de ento ocorre o movimento plstico friccional sobre uma superfcie de falha.

2.2.2.2. Deformao Dctil


A deformao dctil, conforme j foi citado na seo 2.2.2.1, envolve deformao plstica, onde a rocha flui como um lquido. Os mecanismos de deformao dctil ocorrem nas escalas de ons at gros minerais. Podem se dar atravs de rearranjo de gros, tomos, cristais e por superplasticidade. O que governa essas deformaes so em geral as condies fsicas do ambiente, como presso, temperatura, taxa de deformao, etc. A deformao plstica do material geolgico sempre proporcional a tenso aplicada. A viscosidade (medida para a ductilidade ou resistncia ao fluxo) ao cisalhamento tende a ser dependente da temperatura do meio. A deformao das rochas apresenta um comportamento visco-elstico, apresentando inicialmente um comportamento elstico linear e, aps atingir o seu limite ao escoamento, comea a apresentar fluxo viscoso. A considerao da anelasticidade (deformao recupervel de forma no instantnea) e da resistncia do material ao escoamento ao modelo visco-elstico define o

21

comportamento reolgico das rochas na natureza, que considera a elasticidade, a ruptura e a plasticidade friccional, sob tenses desviatrias induzidas tectonicamente [49].

2.2.3.Comportamento Mecnico do Sal


Dentre as propriedades fsicas do sal, a sua mobilidade de fato a mais importante.O sal excelente condutor trmico, apresentando calor especfico elevado, ou seja, bastante susceptvel a variaes de temperatura. O sal tem condutividade trmica 3 vezes maior que dos sedimentos vizinhos. O sal no possui porosidade e por isso no sofre variaes de densidade sob efeito de compactao. A densidade pode ser uma propriedade fsica constante do sal dependendo apenas do seu tipo. (halita 2,17g/cm3, anidrita 2,98g/cm3). O sal muito solvel e boa parte das estruturas pode ter sofrido com o escape de sal solubilizado. O mecanismo de deformao mais comumente encontrado na natureza o fluxo provocado pelo efeito da sobrecarga sedimentar, por deslizamento e espalhamento gravitacional. As camadas (ps-rifte)que so depositadas ao longo do tempo provocam o fluxo do sal como um fluido. Durante a evoluo de margens passivas, o sal pode fluir como resposta distenso na cobertura ou, alternativamente os fenmenos halocinticos (cinemtica do sal) podem induzir os processos de deformao das rochas [48]. Sob ao do mesmo campo de tenses o comportamento rptil na cobertura sedimentar e dctil na camada de sal. A caracterstica mais importante do comportamento do sal a deformao por creep (deformao em maior escala de tempo sob tenses com magnitude invarivel), na qual ocorre fluncia do material em funo da aplicao de tenses desviatrias durante longos perodos de tempo.

2.3. Sees Geolgicas


Uma seo geolgica representa um plano de visualizao vertical de um corte na crosta terrestre e por conseguinte auxiliam bastante no estudo das formaes das sub22

superfcies. Sobre o mapa geolgico de um terreno traada a linha da seo, que representa a interseo do perfil com a superfcie do terreno. A trajetria da linha deve ser escolhida de forma que a seo apresente o melhor ponto de vista para o estudo das estruturas sub-aflorantes, como falhas, dobras, mergulhos, etc. Falhas, por exemplo, devem ser cortadas perpendicularmente pela seo. No caso de existirem poos na rea de interesse, geralmente a trajetria formada por segmentos de linha entre poos adjacentes. As sees devem ser obtidas de forma a representar uma projeo em relao ao transporte tectnico. Existem dois tipos de sees. A estrutural tem como referncia o nvel do mar e representa as posies relativas de camadas, falhas, dobras, etc, ou seja, basicamente a geometria. A seo estratigrfica mostra a posio das camadas em relao a um nvel aproximadamente horizontal, correspondente a um evento geolgico de determinada idade e preparada para o estudo de correlaes estratigrficas, mudanas nas espessuras das camadas, e outras alteraes sofridas pelas camadas ao longo do tempo. O mapeamento geolgico em sub-superfcie consiste na predio de estruturas geolgicas existentes em profundidade, com a maior preciso possvel e de forma a buscar possveis formaes que se comportem como armadilhas de hidrocarbonetos. As sees so construdas a partir de dados geolgicos e geofsicos, tais como dados de poos e dados ssmicos (Figuras 2.10, 2.11 e 2.12).

23

Figura 2.10 Detalhe da Bacia de Campos [2].

Figura 2.11 Mapeamento da ssmica [2].

Figura 2.12 Seo obtida da interpretao dos dados ssmicos [2].

24

Os dados de poos so obtidos a partir de perfilagem, amostragem e testes de formao. Mas estas tcnicas s fornecem informaes sobre a regio prxima aos poos. As evidncias obtidas com a ssmica de reflexo, a partir da qual se obtm as sees ssmicas ou perfis ssmicos, complementam o mapeamento de sub-superfcie. A partir destas informaes, o intrprete constri a seo geolgica. Em funo da preciso dos dados e da boa interpretao dos mesmos que vai resultar uma seo mais prxima da real que existe abaixo da superfcie. As tcnicas de balanceamento, discutidas adiante, podem aferir a consistncia e a interpretao dos dados, aceitando ou invalidando a seo proposta. A Figura 2.10 mostra em mapa a Bacia de Campos e um de seus vrios blocos (BMC-14). A Figura 2.11 apresenta as posies dos levantamentos ssmicos realizados na bacia e em detalhe para o bloco BCM-14. Finalmente a Figura 2.12 ilustra a seo geolgica obtida atravs da interpretao dos dados ssmicos [2].

2.4. O Balanceamento Clssico


2.4.1. Premissas
O surgimento de tcnicas geomtricas envolvendo sees geolgicas balanceadas relaciona-se historicamente com a necessidade de testar de forma apropriada as formas estruturais representadas em sees transversais. O balanceamento de sees geolgicas um exerccio de teste de confiabilidade geomtrica de uma determinada interpretao, expressa por um gelogo, ou geofsico, em uma seo transversal [21]. Consiste na tentativa de reconstituio da geometria original que as camadas da seo possuam antes das deformaes sofridas ao longo do tempo. Como se tem muito pouco conhecimento acerca dos mecanismos de deformao ocorridos no passado, o balanceamento fundamenta-se em premissas geolgicas que podem ser simuladas utilizando-se princpios geomtricos [27].

25

Essas premissas so em geral fundamentadas em teorias bastante simples, isso em funo do elevado grau de incertezas relativos aos processos tectnicos, entre outros, ocorridos na formao das estruturas geolgicas. Um deles est baseado na lei de conservao do volume, que estabelece que as feies geolgicas sejam restauradas para um estado prdeformacional sem perda ou acrscimo de volume do material geolgico de forma que a disposio do comprimento e a espessura de cada camada mantenha um quadro coerente [21]. A variao de volume considerada apenas em processos que envolvam a perda de gua que ocupa o volume poroso, decorrente da compactao dos sedimentos medida em que so soterrados. Outra premissa bsica diz respeito considerao de que a seo restaurada no deve possuir sobreposies nem vazios, pois na natureza no existem buracos ou sobreposio de matria. A tcnica de balanceamento de sees um processo iterativo, representado por vrios passos. Partindo-se de uma interpretao estrutural baseada em dados de poos ou dados ssmicos, obtida uma seo geolgica que passa por vrias etapas de balanceamento at que se obtenha uma seo vlida, o que pode no ocorrer e conseqentemente uma nova interpretao dever ser realizada. A Figura 2.13 resume o processo do balanceamento desde a obteno dos dados de campo at uma possvel validao dos mesmos.
dados ssmicos + dados de poos Seo Invlida Seo Geolgica Transversal

Interpretao

Balanceamento

Seo Balanceada

Figura 2.13 O Processo do balanceamento.

26

O balanceamento, portanto, permite ao gelogo uma maior sensibilidade do histrico de formao das estruturas, j que busca simular os eventos deformacionais ocorridos, um a um, e de forma seqncial.

2.4.2. Algumas Tcnicas de Balanceamento


a. Conservao da rea Em terrenos distensivos a suposio mais comum considera a conservao do volume. Ao trabalhar com sees geolgicas, considera-se a conservao da rea do bloco deformado, o que em outras palavras significa a adoo de um modelo no qual no teria havido entrada ou sada de material no plano da seo geolgica. Isso impe limitaes na aplicao da tcnica, entre elas a mais bvia, ou seja, a seo deve ser escolhida entre aquelas situadas paralelas direo do transporte tectnico. Em outras palavras, adota-se a simplificao de que nenhum material est entrando ou saindo do plano da seo, que uma vista em corte de duas dimenses do espao tridimensional. Assim sendo, a regra da preservao de volume pode ser estendida como regra de preservao de rea dentro da seo bidimensional. b. Preservao de Comprimento e Espessura Se no houver fluxo elevado de material para dentro ou para fora da seo bidimensional, ento o comprimento das camadas, antes e depois da deformao, deve ser o mesmo, inclusive caso a camada seja dobrada ou segmentada, o comprimento total se preservar. O mesmo vale para a espessura da camada. A premissa de preservao da espessura das camadas em geral aplicado a cintures compressivos.

27

c. Compactao das Camadas Geolgicas No balanceamento devem ser usadas as leis de conservao, levando-se em conta as variaes de volume pela compactao das camadas geolgicas causadas pela sobrecarga sedimentar imposta pelas camadas superiores. Uma coluna de material sedimentar formada por sedimentos de rocha, gua e vazios em uma certa proporo. A razo entre o volume de gua ou vazios e o volume total chamada de porosidade. Com o aumento da profundidade, o peso da sobrecarga sedimentar aumenta e, conseqentemente, a porosidade diminui. A compactao pode ser estimada a partir de medidas diretas da deformao em amostras recuperadas na perfurao. Infelizmente essas medidas se aplicam apenas a pequenos intervalos e freqentemente somente a uma dada litologia. Outro mtodo seria estimar a compactao diretamente a partir do perfil snico. O modelo comumente utilizado [53] para estimar a compactao estabelece que a porosidade decai exponencialmente com a profundidade (z), de acordo com a expresso (2.1):
dec. z

( z ) = 0e

(2.1)

Onde 0 a porosidade inicial e dec o fator de decaimento. No processo de balanceamento, os mtodos de estimao da compactao citados so utilizados na descompactao das camadas, que o processo inverso da compactao que ocorreu naturalmente ao longo do tempo. A descompactao feita aps a remoo da camada superior da seo, equivalente a um alvio de carga sobre as camadas inferiores. A massa sedimentar no se altera com a compactao, mas a porosidade sim, e conseqentemente o volume e a geometria (que se deforma na vertical). A deformao no

28

eixo vertical altera o ngulo de mergulho das falhas. Assim deve ser feita a descompactao antes da restaurao das falhas. O fato da massa sedimentar no se alterar, ou seja, ser uma constante, apesar da variao de porosidade, e de s depender das profundidades de topo e base, pode ser usado no clculo da descompactao (ou compactao), como no exemplo da Figura 2.14.

Figura 2.14 Clculo da Descompactao. A integral da funo de decaimento exponencial da porosidade entre as profundidades do topo Zt e da base Zb de uma camada resulta na altura equivalente de vazios e gua da camada. Desta forma, a integral, da expresso (2.2), representa a altura equivalente de sedimento da camada.

29

Hs =

Zt

Zb

(1 ( z )) dz

(2.2)

Com isso a expresso (2.2) pode ser expressa por (2.3), como segue:
dec . Z b dec. Z t

Hs = Z b Z t + ( 0 / dec) (e

(2.3)

O processo de descompactao feito da seguinte maneira. Calcula-se o Hs da camada situada abaixo da coluna que vai ser removida a partir das suas profundidades de topo e base, e antes da remoo da camada superior. Aps a sua remoo, Hs o mesmo e a profundidade de topo da nova camada livre passa a ser zero. Basta ento usar a expresso para Hs, expresso (2.3), afim de obter a nova profundidade de base da nova camada livre. O mesmo processo pode ser aplicado iterativamente para uma camada inferior, a partir do novo valor de profundidade de base obtido para a camada superior.

2.4.3. As Ferramentas
Na tectnica distensiva o processo de balanceamento pode ser definido como um conjunto de operaes que envolvem o reagrupamento de mdulos de trabalho, remoo dos sedimentos depositados e descompactao das camadas. J em terrenos compressivos, deve ser feito o alongamento de camadas que foram empurradas e dobradas e tambm devem ser levados em conta os efeitos da eroso. Para realizar estas diferentes tarefas so necessrias ferramentas especficas para cada caso. Em geral, as ferramentas utilizadas para o balanceamento clssico de sees geolgicas, so um conjunto de transformaes geomtricas. Essas transformaes so classificadas quanto a deformao ou no dos blocos, podendo ser rgidas (translao e rotao) ou no rgidas (distoro e dilatao). Nas deformaes rgidas os corpos so transladados e/ou rotacionados, mantendo seus tamanhos e formas originais. Quando ocorre mudana na forma do bloco, o processo

30

chamado de distoro e quando ocorre aumento ou diminuio de volume, os processos deformacionais so chamados de dilatao e contrao. Na distoro, apesar da alterao da forma, no h variao de volume. Em alguns casos a distoro obedece a leis geomtricas, sendo dita uniforme, e pode ser simulada atravs de transformaes geomtricas, como por exemplo, cisalhamento linear e deslizamento flexvel. O cisalhamento simples [24] [51] permite restaurar blocos que sofreram deformaes paralelas a um eixo, situado geralmente prximo da vertical. Por exemplo, o bloco baixo da falha mostrada na Figura 2.15 se abateu pela fora da gravidade, segundo um eixo vertical e sofrendo cisalhamento. Para esta transformao devem ser fornecidos ao sistema o bloco a ser cisalhado, o ngulo de cisalhamento e um perfil ao qual o bloco se ajustar, que a geometria destino. No caso da Figura 2.15, a geometria destino uma linha horizontal, correspondente a parte superior do bloco baixo, no seu estado deposicional original. Nessa transformao a rea do bloco cisalhado deve ser mantida pelo processo de deformao.

-t

Figura 2.15 Cisalhamento puro em um bloco sobre uma falha. O deslizamento flexural pode ser observado na Figura 2.16, onde, esquerda, se v um bloco cujas camadas deslizaram umas com relao as outras, alm de se curvarem, tal qual as folhas de um livro. Na direita observamos o mesmo bloco aps a transformao. Esta tcnica leva em conta a premissa de preservao das espessuras e comprimentos das camadas. feita uma analogia com um catalogo submetido a compresso lateral, onde o efeito que se percebe similar, ou seja, ocorre o dobramento das camadas inferiores que vo empurrando as superiores.

31

Figura 2.16 Dobramento das camadas em terrenos compressivos. As deformaes que os blocos sofrem so estudadas pela geologia, que procura entender o mecanismo do processo atravs do estudo do comportamento mecnico das rochas. As transformaes geomtricas acima citadas, aplicadas em ordem reversa na tentativa de reconstituir o terreno original, constituem o balanceamento ou restaurao. Os processos de deformao das rochas citados na seo 2.2, em especial o comportamento mecnico de rochas submetidas a esforos tectnicos, so fenmenos tridimensionais, mas como bastante complexa a operao em trs dimenses, tenta-se fazer balanceamento com sees bidimensionais, da o chamado balanceamento de sees geolgicas.

32

Anda mungkin juga menyukai