Anda di halaman 1dari 1

MEC - COLGIO PEDRO II

REITORIA PR-REITORIA DE ENSINO PROCESSO DE SELEO E CLASSIFICAO 2012/ 2013 PROGRAMA PARA O 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PORTUGUS OBJETIVO: A prova de Portugus privilegia o conhecimento lingustico operacional, possibilitando a avaliao da competncia do falante no domnio da estrutura do texto e do seu universo temtico. Obs: Cada prova, obrigatoriamente, ser corrigida por 3 componentes da Banca Examinadora. I Conhecimento Textual (texto ficcional e no ficcional): 1. Relaes entre partes do texto e inferncias; 2. Intertextualidade; 3. Estruturas textuais: semelhanas e diferenas de organizao; 4. Ponto de vista; 5. Anlise de textos ficcionais (prosa e verso): a) personagens principais e secundrias; b) sucesso cronolgica dos fatos; c) o espao dos fatos; d) desenvolvimento do texto; e) sentidos concretos e abstratos; f) versificao: verso, rima, estrofe. II Conhecimento lingustico: 1. Classes de palavras - Funes na organizao do texto: substituio, transformao, ampliao, referncia; 2. Flexo e derivao: os efeitos de sentido no texto; 3. Sinnimos e antnimos e sua funo no texto; 4. Operaes bsicas de concordncia. III Produo de Texto: 1. Organizao do texto: a) relato de experincia; ou b) narrativa ficcional; ou c) carta; ou d) texto opinativo, com apresentao de argumentos; 2.Habilidades e competncias: a) emprego bsico de recursos coesivos (emprego de pronomes, tempos verbais etc.); b) emprego dos sinais bsicos de pontuao; c) organizao de perodos e pargrafos; d) emprego de ortografia oficial e recursos bsicos suplementares: margem, distribuio espacial, letra maiscula, translineao. Orientaes: Ao desenvolver a proposta escolhida para produo de texto, necessrio:

seguir, atentamente, as instrues da proposta quanto ao tipo de texto solicitado; seguir, atentamente, as instrues da proposta quanto ao tema solicitado; redigir um texto de 15 a 20 linhas; utilizar linguagem de acordo com as normas da lngua culta; atentar questo da coeso e da coerncia entre as partes do texto.

Obs: No sero consideradas Redaes desenvolvidas a partir de um tipo de texto ou de um tema diferentes dos solicitados na proposta.

MATEMTICA
OBJETIVO: O candidato dever ser capaz de resolver situaes-problema propostas nas questes da prova quanto aos seguintes temas: I Nmeros: 1. Decompor um nmero natural em diferentes classes e ordens; aplicar o conceito de valor posicional; 2. Ler, escrever e ordenar nmeros naturais ou fracionrios (inclusive na forma decimal); 3. Representar fraes; utilizar o conceito de equivalncia de fraes; 4. Reconhecer quantidades expressas em porcentagem; relacionar a parte e o todo em termos percentuais. II Operaes: 1. Efetuar as operaes de adio, subtrao, multiplicao e diviso com nmeros naturais; 2. Efetuar as operaes de adio e subtrao com nmeros fracionrios (inclusive na forma decimal); 3. Efetuar operaes de multiplicao na forma decimal; 4. Aplicar as quatro operaes fundamentais (adio, subtrao, multiplicao e diviso), bem como suas propriedades, na resoluo de problemas; 5. Utilizar os conceitos de mltiplo e divisor de um nmero natural, Mnimo Mltiplo Comum (MMC) e Mximo Divisor Comum (MDC) na resoluo de problemas. III Medidas: 1. Utilizar as unidades de medida de comprimento, de massa, de rea e de capacidade mais usuais na resoluo de problemas (sistema mtrico decimal); 2. Utilizar as unidades de medida de tempo: milnio, sculo, dcada, ano, ms, semana, dia, hora, minuto e segundo; 3. Estabelecer relaes entre as unidades de medida de comprimento, de massa, de rea, de capacidade e de tempo, fazendo transformaes entre as mesmas; 4. Identificar a unidade de medida mais adequada a ser utilizada em determinada medio; 5. Operar com o sistema monetrio nacional em vigor. IV Espao e Forma: 1. Aplicar os conceitos de permetro e de rea de uma figura plana; calcular permetros e reas de figuras planas; 2. Decompor figuras planas em diferentes formas geomtricas; 3. Compor figuras planas a partir de formas geomtricas diversas. V Tratamento da Informao: 1. Reconhecer o padro de formao de uma sequncia; determinar elementos de uma sequncia a partir da determinao do seu padro de formao; 2. Ler e interpretar tabelas e grficos; construir tabelas; 3. Aplicar tcnicas de contagem (clculo de possibilidades e nmero de elementos de um agrupamento).

Programa_6EF_2012_2013

Anda mungkin juga menyukai