Anda di halaman 1dari 4

Desenvolvimento de um sistema para tomada de deciso baseado em uma interface 3D interativa

Antonio Valerio Netto


Cientistas Associados Desenvolvimento Tecnolgico Rua Alfredo Lopes, 1717 CEP 13560-460, So Carlos SP, Brasil. valerio@cientistasassociados.com.br
RESUMO

Este artigo apresenta a concepo e o desenvolvimento do sistema ENS3D (Energy Network System 3D) que integra um sistema inteligente para otimizao de dados, a um ambiente virtual constitudo sob uma plataforma SIG 3D (Sistema de Informao Geogrfico). Este sistema pode beneficiar diretamente a visualizao de grande quantidade de informaes de forma interativa em um ambiente de cruzamento dessas informaes. Alm disso, permite identificao rpida do contexto onde esto localizados os elementos eltricos do sistema de distribuio de energia eltrica. Tambm possibilita a realizao de anlise de campo em um ambiente virtual interativo com possibilidade de tomadas de decises baseadas em informaes de volume e profundidade.
Palavras-chave

Com a utilizao de softwares de SIG (Sistema de Informao Geogrfica) que apresentam os contextos em trs dimenses possvel uma interpretao mais gil e precisa de uma grande quantidade de informaes. Isso possibilita uma melhor compreenso das relaes espaciais existentes entre os elementos analisados e facilita a visualizao de situaes complexas, cuja representao s seria possvel por meio de um grande volume de mapas ou documentos. Os SIG 3D permitem a criao de interfaces para aplicaes que elevam a visualizao geogrfica para um nvel mais alto da viso que um ser humano tem do mundo real [1]. No caso das empresas concessionrias de distribuio de energia eltrica, o SIG tradicional representa uma poderosa ferramenta de gesto territorial. Contudo, a incorporao do SIG 3D permite uma melhor interao, sendo de grande valia em situaes onde a visualizao tridimensional oferece melhores recursos para a tomada de deciso e tambm em um melhor controle no monitoramento dos ativos aterrados previstos em recentes leis (mapeamentos subterrneos, etc.). Com o objetivo de oferecer versatilidade aos sistemas de visualizao de rede de distribuio de energia eltrica de forma contextualizada e que permite suportar funes especficas como navegao, ferramentas de informao, identificao dos elementos eltricos, localizao georeferenciada, dentre outras, surgiu a oportunidade para a concepo do sistema ENS3D (Energy Network System 3D) que integra um sistema inteligente para otimizao de dados, a um ambiente virtual constitudo sob uma plataforma SIG 3D. Este sistema pode beneficiar diretamente a visualizao de grande quantidade de informaes de forma interativa em um ambiente de cruzamento dessas informaes. Alm disso, permite identificao rpida do contexto onde esto os elementos eltricos do sistema de distribuio de energia eltrica e a espacializao de fenmenos fsicos ou naturais. Tambm possibilita a realizao de anlise de campo em um ambiente virtual interativo com possibilidade de tomadas de decises baseadas em informaes de volume e profundidade. No caso do sistema ENS3D, o que chama mais a ateno a inovao na adoo de uma interface que

Sistemas Interativos, SIG 3D, Interface Avanada, Ambientes Virtuais, IHC.


ABSTRACT

This article presents the conception and development of the ENS3D (Energy Network System 3D) system that integrates an intelligent system for data optimization, with a virtual environment constituted using a GIS 3D (Geographical System of Information) platform. This system can benefit the visualization of great amount of information in an interactive way directly in an environment of crossing of that information. Besides, it allows fast identification of the context where the electric elements of the electric power distribution system are located. It also makes possible the accomplishment of field analysis in an interactive virtual environment with possibility of decisions making based in volume information and depth.
Author Keywords

Interactive Systems, GIS 3D, Advanced Interface, Virtual Environment, HCI.


ACM Classification Keywords

H5. Information interfaces and presentation (e.g., HCI)


INTRODUO

contemplasse trs ambientes de visualizao sincronizados, isto , ao movimentar um dos ambientes ou outros dois tambm se movimentam de forma georeferenciada. O primeiro ambiente chamado de diagrama unifilar ou temtico, permite ter a viso dos elementos da rede eltrica na forma de diagrama unifilar (DU), uma representao tcnica consolidada na rea de distribuio de energia eltrica. O segundo ambiente chamado de SIG 2D, um mapa de navegao 2D da cidade para permitir a localizao fsica de onde est representado este diagrama unifilar. No Brasil, menos de 10% das distribuidoras de energia eltrica possui aplicativos com esta tecnologia. E finalmente, o ambiente do SIG 3D, trata-se de uma maquete 3D da cidade para permitir que o usurio tenha o contexto do local considerando a altimetria, espacializao, construes envolvidas entre outras informaes relevantes. Na figura 1 apresentada uma viso geral da interface integrada do ENS3D.

Em linhas gerais o ENS3D formado por trs mdulos principais: Carga da base, Visualizao e Reestruturao. Os trs mdulos comunicam-se exclusivamente por meio da base de dados. O mdulo de carga da base responsvel por ler, adaptar e inserir os dados advindos de fontes externas base de dados do sistema. Os dados utilizados para a alimentao da base de dados do sistema so inerentemente dados georeferenciados. Por sua natureza, os dados so adquiridos em planilhas eletrnicas contendo suas coordenadas geogrficas ou em arquivos que permitem o armazenamento destas coordenadas tais como os formatos shapefile da ESRI e o formato MapInfo-Tab do aplicativo MapInfo. O mdulo de visualizao responsvel por ler os dados da base e os apresentar ao usurio por meio de uma interface grfica. Esse mdulo l os dados georeferenciados da base de dados e os apresenta por meio de trs tipos de visualizao: Diagrama Unifilar (DU). Apenas os seguintes elementos referentes rede eltrica so visualizados: subestao, alimentadores, setores, trechos, ns, postes, chaves e transformadores. Vista Bidimensional (2D). Todos os dados do local so visualizados de forma plana, ou seja, apresenta a planta do local. As camadas apresentadas, alm das apresentadas no Diagrama Unifilar, so: audes, vias pblicas, quadras e etc. Vista Tridimensional (3D). Uma viso tridimensional do local por meio de uma cmera virtual. Os seguintes dados podem ser visualizados: foto area com topografia, todos os dados da rede eltrica (Diagrama Unifilar) e os modelos tridimensionais das construes e edificaes mais relevantes. O mdulo de visualizao, alm das apresentaes grficas, tambm responsvel por disponibilizar as seguintes ferramentas para a interao com o usurio: Navegao. Enquanto as visualizaes DU e 2D permitem realizar translaes e ampliaes, a visualizao 3D permite a modificao da posio e direo da cmera virtual. Informao. Exibe as informaes da BD para um determinado elemento. O elemento pode ser escolhido por qualquer uma das trs formas de visualizao. Modificar o estado de uma chave. Permite que o usurio modifique o estado de uma chave da rede eltrica de aberto para fechado ou vice-versa. Sincronismo. Esta ferramenta, quando acionada, faz com que ao se navegar em uma visualizao, as outras duas acompanhem as translaes realizadas.

Figura 1. Interface do ENS3D. DEFINIES DO SISTEMA

Uma anlise de pr-requisitos inicial indicou a necessidade de uma Application Programming Interface (API) para o desenvolvimento do ambiente grfico 3D. Dessa forma, a equipe direcionou seus esforos no sentido de investigar tcnicas que suprissem os prrequisitos do ENS3D. A escolha da VTP foi resultado dessa pesquisa. A VTP tem como meta criao de ferramentas para a reproduo de qualquer parte do mundo real em um ambiente de realidade virtual. A primeira verso desta biblioteca foi lanada em Maro de 1997 reunindo esforos de vrios desenvolvedores ao redor do mundo sob a constante e ativa participao de Ben Discoe. A organizao VTP disponibiliza em seu site, o cdigo fonte do conjunto de bibliotecas VTP, bem como sua documentao.

Para a vista DU e 2D o sincronismo implica em manter seus centros na mesma coordenada geogrfica. J para a vista 3D a projeo da posio da cmera mantida na coordena geogrfica do centro das visualizaes DU e 2D. Norte. Muda a orientao da cmera da vista 3D para apontar para o norte. importante salientar que tanto a vista DU quanto 2D sempre tm o norte para cima. Exibio da orientao da cmera. Quando no modo Sincronismo, esta ferramenta ao ser ativada permite que o usurio visualize a orientao da cmera virtual nas visualizaes DU e 2D. Acesso ao mdulo de reestruturao. Formado por trs botes que permitem executar o algoritmo de reconfigurao, o de restaurao e um terceiro para recalcular as atribuies dos setores aos alimentadores aps a mudana manual dos estados das chaves da rede eltrica. Busca por endereo. Marca nas visualizaes 2D e DU com um alfinete a posio de um endereo buscado pelo usurio. Busca por n. Marca nas visualizaes 2D e DU com um alfinete a posio de um n da rede eltrica buscado pelo usurio. Seleo de camadas. Permite que o usurio selecione as camadas que quer visualizar em DU e 2D. O mdulo de reestruturao da rede eltrica tem a responsabilidade de ler os dados da base, executar a reconfigurao ou a restaurao da rede eltrica e atualizar a base com as mudanas encontradas. Este mdulo responsvel por realizar modificaes na estrutura da rede eltrica. Enquanto o mdulo de visualizao possui caractersticas genricas que o possibilitam ser utilizado no s para sistemas voltados rede eltrica, mas para qualquer outro sistema de informao geogrfica bi ou tridimensional, o mdulo de reestruturao especfico rea de redes eltricas. Neste mdulo as seguintes funcionalidades so previstas: Reconfigurao. O objetivo da reconfigurao analisar a rede eltrica e propor possveis configuraes que otimizem a forma de distribuio. Restaurao. O objetivo da restaurao propor uma nova configurao para a rede eltrica no caso de um trecho da rede sofrer avarias. Modificao Manual. O objetivo da modificao manual permitir que o usurio modifique os estados das chaves da rede eltrica conforme suas vontades e em seguida tenha uma ferramenta para

reformar a rede de forma que ela reflita estas modificaes.


ENS3D

Todas as informaes apresentadas na interface do sistema so acessadas remotamente de um Banco de Dados (BD) situado em um servidor onde esto contidos os dados da rede eltrica, tabelas georeferenciadas, etc. Assim, por meio do BD so obtidas as informaes para desenhar, por exemplo, as camadas das vises DU, 2D e, os estados das chaves e dos alimentadores para a viso 3D. Portanto, ao iniciar o sistema realizada toda a carga das informaes necessrias para desenhar essas camadas. Dessa forma, o acesso ao BD para o desenho das camadas efetuado apenas uma vez, pois suas informaes so mantidas em memria. Com isso, obtido um ganho em velocidade na transio de uma escala pra outra (alterao do zoom), pois no h necessidade de acessar novamente o banco. Na descrio do prottipo da interface relatado um menu contendo certas funcionalidades para cada viso (3D, 2D e DU). Assim, ao clicar em uma determinada viso dever aparecer o seu menu correspondente. Com base nesse conhecimento adquirido, foi possvel implementar o esboo da janela principal do projeto. Assim, pde-se chegar interface final para o projeto de acordo com a figura 1. Na viso 3D so ilustrados os postes e os cabos dos alimentadores, sendo que estes podem ser manipulados. Alem das trs vises tm a caixa de ferramentas, sendo esta responsvel por ilustrar todas as funcionalidades do sistema proposto. Como por exemplo, os botes para a execuo do restaurador e do configurador. H a funcionalidade de busca de localizao de endereos e de elementos do sistema eltrico. Cada viso tem suas prprias camadas, dessa forma, a caixa camadas localizada no final da caixa de ferramentas muda de acordo com a viso selecionada. Quanto a barra de ferramentas, destaque para o boto responsvel por ativar ou desativar o mecanismo de sincronizao entre as trs vises. Seu objetivo fazer com que ao transladar a posio da visualizao em uma das vistas do sistema as outras sofram uma translao de forma a acompanhar a translao inicial. A translao realizada tendo como referncia uma coordenada bidimensional georeferenciada do ambiente: (x,y). Para as vistas DU e 2D, (x,y) representa o ponto central dos mapas visualizados. J para a vista 3D, (x,y) representa a coordenada da projeo da posio da cmera virtual no terreno do ambiente 3D. Desta forma, como efeito grfico final, tem-se que as vistas DU e 2D sempre estaro centralizadas no mesmo ponto (x,y), independentemente das escalas utilizadas por cada uma. Tambm, a vista 3D estar com a cmera localizada em

(x,y), porm sua viso continuar na mesma orientao que se encontrava antes das translaes. O boto de orientao da janela 3D para o Norte, possibilita ao usurio obter um melhor referencial, que muitas vezes pode ser perdido durante a navegao na janela 3D. A ferramenta de visualizao da orientao da cmera virtual cria uma imagem semelhante apresentada no boto que orienta o usurio sobre a direo em que a cmera esta apontada. Quando o mecanismo de sincronizao est ativado a vista 3D posiciona a cmera acima do ponto que est sendo visualizado nos centros das vistas DU e 2D. Porm, estas amarraes grficas podem no ser suficientes para que o usurio se situe. Isto porque no h informao para relacionar a direo da cmera virtual da janela 3D com as outras vistas. Para que o usurio possa relacionar a direo da cmera virtual com as vistas bidimensionais (DU e 2D) foi criada a ferramenta de visualizao da orientao da cmera virtual. Esta ferramenta, ao ser acionada, exibe nos centros das vistas DU e 2D uma referncia grfica que explicita a projeo da orientao da cmera virtual no terreno. importante notar que esta ferramenta s faz sentido quando o mecanismo de sincronizao estiver ativado e, portanto, s pode ser acionada nesta situao. Para as vises 2D e DU so atribudos algumas legendas que representa as camadas existentes. Por meio da integrao com a equipe envolvida no projeta foi definidas as legendas especficas. Assim de acordo com a viso selecionada carregada a sua legenda correspondente. Por meio delas, o usurio pode selecionar a camada que ele deseja visualizar. Desta forma, ele pode ver apenas aquelas camadas que o interessa no momento, mas se for de seu interesse, ele pode selecionar todas as camadas. O objetivo dessa ferramenta o de permitir que o usurio ative ou desative a visualizao de cada uma das camadas (categorias de elementos grficos), exibidas nas vistas grficas do sistema. Note que a vista 3D no influenciada por esta ferramenta pois o resultado grfico da excluso de alguma de suas camadas no visualmente aceitvel. Deve ter em mente que para a vista DU apenas as camadas referentes rede eltrica podem ser visualizadas (camadas temticas), enquanto que para a vista 2D todas as outras camadas tambm podem ser visualizadas. Um ponto importante a ser destacado que para o sistema apresentar coerncia com as convenes cartogrficas dos mapas em papel, as camadas a serem apresentadas referem-se a faixas especficas de ampliao das vistas. Apesar de serem fornecidas as configuraes iniciais para cada faixa de ampliao, permite-se que o usurio as reconfigure a qualquer momento. As modificaes efetuadas so memorizadas conforme a ampliao vigente, permitindo que o usurio

configure cenrios distintos para cada faixa de ampliao especfica para cada uma das vistas. O cdigo escrito para permitir que cada uma das camadas possa ser ativada ou desativada separadamente para cada uma das seis escalas previstas tambm permite a configurao de outras caractersticas a cerca da forma como cada camada desenhada.
CONSIDERAES FINAIS

Os resultados obtidos pela equipe do projeto tiveram boa repercusso junto comunidade internacional que desenvolve o VTP. O ENS3D ganhou, inclusive, uma pagina na site da organizao [2]. O modelo digital 3D do terreno ser disponibilizado, posteriormente, possibilitando que outros desenvolvedores utilizem-no em seus sistemas. Entende-se que o projeto tambm contribuiu com a idia da organizao mantenedora do VTP que fornecer um mundo virtual por meio do qual outros usurios e desenvolvedores possam fazer suas pesquisas e aplicaes. O VTP oferece mdulos para a visualizao estereoscpica por meio do qual pode-se desenvolver uma interface imersiva. Os resultados obtidos com o projeto atingiram as espectativas e os objetivos do projeto no que se refere inovao tecnolgica. Os conceitos e metodologias aqui desenvolvidas serviro de modelo e de base conceitual para o desenvolvimento de projetos semelhantes que envolvam outros temas a saber: turismo, meio ambiente, redes subterrneas, transportes, entre tantas outras aplicaes. A plataforma desenvolvida atende aos requisitos formulados pelo projeto, no entanto fica evidente que esta ferramenta possui caractersticas e funcionalidades que podem ser utilizadas para outras finalidades, como no planejamento urbano e administrao pblica. A tecnologia desenvolvida tem potencial para o desenvolvimento de novos aplicativos e sua utilizao pode ser de grande importncia para outras reas alm da distribuio de energia eltrica.
AGRADECIMENTO

O autor agradece o apoio financeiro da FAPESP (Processos: 02/07862-3 e 03/10954-0).


REFERNCIA BIBLIOGRFICA

1. Valerio Netto, A. et. al. (2006) Desenvolvimento de um SIG para reconfigurao de redes de energia eltrica com interface integrada. In: GeoInfo, Campos do Jordo-SP: INPE, 2006. 2. ENS3D <http://vterrain.org/Packages/Uses/ENS3D .html> [Visitado em janeiro de 2008]

Anda mungkin juga menyukai