Anda di halaman 1dari 5

Bases fsicas do sensoriamento remoto O sensoriamento remoto definido por Lillesand & Kiefer (1987) como " ...

. a cincia e arte de receber informaes sobre um objeto, uma rea ou fenmeno pela anlise dos dados obtidos de uma maneira tal que no haja contato direto com este objeto, esta rea ou este fenmeno". Para se obter estas informaes, usa-se um meio que, neste caso, a radiao eletromagntica, supondo que esta possa chegar direitamente ao sensor. Isto, no entanto, no possvel em todas partes do espectro eletromagntico, porque a transmissividade atmosfrica varivel para os diversos comprimentos de onda. O espectro electromagntico A radiao eletromagntica propaga-se, no vcuo, a uma velocidade de 300000 m/s. A intensidade da radiao varia senoidalmente e est correlacionada diretamente com o comprimento de onda e a freqncia. O comprimento de onda (l) definido pela distncia mdia entre dois pontos semelhantes da onda, como, por exemplo, dois mnimos ou dois mximos. A freqncia (f) o valor recproco do perodo das ondulaes, ou seja, do intervalo de tempo entre dois pontos consecutivos de mesma intensidade. A fonte principal de radiao natural o Sol, que emite, a uma temperatura de cerca de 6000 K, grandes quantidades de energia em um espectro contnuo. No que se refere s tcnicas de sensoriamento remoto por sistemas passivos, a faixa do espectro mais utilizada estende-se do ultravioleta (UV) at o infravermelho afastado (FIR, "far infra red"). A intensidade mxima da radiao solar corresponde a l = 0,47 mm, a partir do qual a diminuio energtica na direo do UV se passa mais rpido, enquanto a diminuio na direo do FIR marcada por uma curva irregular (Figura A-1).

Figura A-1 O espectro electromagntico, a transmissividade atmosfrica e os comprimentos de onda usados em sensoriamento remoto (Fonte: Kronberg, 1984, p. 4)

A radiao natural forma uma espectro contnuo, que contm comprimentos de ondas de milsimos de nanmetros at dezenas de quilmetros. As tcnicas de sensoriamento remoto por sistemas passivos, contudo, utilizam somente o intervalo de 0,2 at 12,5 mm, divido em bandas espectrais. A banda espectral do visvel (VIS) representa s um pequeno intervalo entre 0,4 mm e 0,7 mm, seguida pelo infravermelho (infrared, IR), que chega at 1000 mm. O IR pode ser dividido entre infravermelho prximo ou reflexivo ("near infrared", NIR), de 0,7 mm a 3 mm e o infravermelho afastado ou emissivo ("far infrared", FIR), de 3 mm a 1000 mm. O NIR comporta-se como a luz visvel, porque tambm provocado pela reflexo solar; enquanto o FIR caracterizado pela radiao trmica reemitida pela Terra. Influncia atmosfrica

Durante o seu caminho atravs da atmosfera, a radiao solar atenuada pelos gases e aerossis que a compem. Alguns gases (oxignio, oznio, vapor d'gua, gs carbnico) absorvem a energia eletromagntica em determinadas bandas do espectro, de maneira que a atmosfera intransmissvel radiao nestas bandas (Tabela 1).

Gs O2 (oxignio) O3 (oznio) H2O (vapor dgua) CO2 (gs carbnico)

Bandas de absoro 0 - 0,3 m 5,0 - 9,5 m 0,7 - 0,8 m, 3,3 m, 5,5 - 7,5 m, 11,9 m 2,7 - 2,9 m, 4,1 4,2 m, 9,4 m, 12,6 m, 14,0 m

Tabela 1. Bandas de absoro da atmosfera terrestre (Fonte: Lillesand & Kiefer, 1979, p. 390).

O grau de transmisso, ou transmissividade, representa a capacidade das ondas eletromagnticas em penetrarem a atmosfera. As faixas de comprimento de onda para as quais a atmosfera parece transmissvel so definidas como janelas atmosfricas. Elas tm grande importncia, porque possibilitam a reflexo da radiao pela Terra e podem ser aproveitadas pelos sistemas sensores passivos. Alm de toda a banda do visvel, as janelas mais importantes localizam-se no IR: so os intervalos entre 0,7 e 2,5 mm, de 3,5 at 4,0 mm e de 8,0 at 12,0 mm. Caratersticas espectrais de alvos selecionadas A determinao da natureza dos alvos pelos mtodos de sensoriamento remoto baseada no fato de que diferentes materiais so caracterizados por reflectncias prprias em cada banda do espectro. A reflectncia, ou fator de reflexo, proporcional razo da radiao refletida pela radiao incidente. Quando as respostas espectrais de vrios materiais so conhecidas, as propriedades de alvos desconhecidos podem ser determinadas pela comparao das respostas espectrais desses alvos com os dados de referncia. Caracterstica de reflexo e espectro de vegetao A determinao e a diferenciao da vegetao pelos mtodos de sensoriamento remoto possvel no intervalo de 0,4 at 2,5 mm, pois neste intervalo as folhas so caracterizadas por comportamentos especficos de reflexo, absoro e transmisso. A Figura A-2 apresenta o comportamento tpico de uma folha verde. No VIS, o comportamento da reflexo determinado pela clorofila, cuja absoro encontra-se no intervalo da luz azul (0,4 - 0,5 mm) e da luz vermelha (0,6 - 0,7 mm); enquanto reflete no intervalo da luz verde (0,5 -0,6 mm). A radiao incidente atravessa, quase sem perda, a cutcula e a epiderme, onde as radiaes correspondentes ao vermelho e ao azul so absorvidas pelos pigmentos do mesfilo, assim como pelos carotenides, xantfilas, e antocianidas, que causam uma reflexo caracterstica baixa nos comprimentos de onda supracitados. As clorofilas A e B regulam o comportamento espectral da vegetao e o fazem de maneira mais significativa em comparao com outros pigmentos. A clorofila absorve a luz verde s em pequena quantidade, por isso a reflectncia maior no intervalo da luz verde, o que responsvel pela cor verde das folhas para a viso humana.

No NIR (0,7 - 1,3 mm), dependendo do tipo de planta, a radiao refletida em uma proporo de 30 a 70% dos raios incidentes, ainda que as superfcies das folhas e os pigmentos sejam transparentes para esses comprimentos de onda. Todavia, os sistemas pigmentais das plantas perdem a capacidade de absorver ftons nesse espectro, que caracterizado por uma subida acentuada da curva de reflexo. O mnimo de reflexo neste comprimento de onda causado pela mudana do ndice de refrao nas reas frontais de ar/clula do mesfilo. Nos comprimentos de ondas acima de 1,3 mm, o contedo de gua das folhas influencia a interao com a radiao. A gua dentro da folha absorve especialmente nas bandas em torno de 1,45 mm e 1,96 mm. Esta influncia aumenta com o contedo de gua. Uma folha verde caracteriza-se, nestas bandas, pela reflexo semelhante a de uma pelcula de gua. Por isso, estes comprimentos de onda, prestam-se determinao do contedo hdrico das folhas. Folhas com contedo hdrico reduzido so caracterizadas por uma maior reflexo. A curva espectral depende do tipo de planta e, mais ainda, altera-se em funo da estrutura e da organizao celular.

Figura A-2 Refletividade espectral de uma folha verde e a capacidade de absoro de gua ( esquerda.) e refletividade, absorvidade e transmissividade numa folha verde para a radiao no VIS e NIR ( direita).

Figura A-3. Refletividade de um solo chernozmico (em cima), um solo argila (no centro) e um solo latertico (abaixo) no VIS e NIR em funo da umidade (Fonte: Kronberg, 1984, p.38; Condit, 1970).

Refletividade de solos As curvas espectrais dos solos sem vegetao apresentam, no intervalo espectral correspondente ao azul, valores de reflexo baixos, os quais aumentam continuamente em direo da luz vermelha, do NIR e do MIR ("mid infrared"). Por isso, as caractersticas de solos puros podem ser analisadas nestas bandas. Os parmetros constantes, como tipo de mineral, granulao e contedo de material orgnico, assim como os parmetros variveis, como umidade do solo e rugosidade de superfcie, influenciam a resposta espectral. Deve-se ressaltar a existncia de elevada correlao entre os parmetros constantes e os variveis.

Os xidos e os hidrxidos de ferro reduzem a reflexo na banda do azul e aumentam no intervalo espectral do verde ao NIR. Os valores de reflexo da hematita diferem dessa regra: a reflexo diminui no NIR e especialmente no MIR (Figura A-3). Uma grande parte das substncias orgnicas reduz a refletividade dos solos, especialmente nos comprimentos de onda acima de 0,6 mm. Uma alta umidade do solo caracterizada, em todos os comprimentos de onda, por valores baixos de reflexo, pois o ndice de refrao nas reas frontais da interface gua/partcula menor que o ndice de refrao nessas reas em solos secos. Em aerofotos e imagens de satlite, os solos midos so caracterizados por tons de cinza mais escuros, o que significa uma refletividade menor. No entender de Wittje (1979), as faixas de absoro da gua (1,4 mm e 1,9 mm) servem para determinar a quantidade de gua no solo. As bandas de absoro da gua nas curvas espectrais dos solos midos so diferentes daquelas nas curvas dos mesmos solos no estado seco (Figura A-4).

Figura A-4. Refletividade de um solo argiloso (a esquerda) e um solo de areia (a direita) no VIS, NIR e MIR em dependncia da umidade (Fonte: Kronberg, 1984, p. 50; Lowe, 1969).

Refletividade de minerais e rochas As rochas apresentam comportamentos espectrais semelhantes aos dos solos, o que no surpreende, uma vez que estes so produtos de alteraes daquelas. Um dos elementos de maior diferenciao entre as curvas de rochas e de solos a presena de matria orgnica nestes. A Tabela 2 apresenta as faixas espectrais utilizadas na deteco da presena de xidos de ferro ou argila em funo de suas correspondentes bandas de absoro.

Regio do espectro 0,44 - 0,55 m

Aplicao Deteco de ferro: vrias bandas de absoro de xido de ferro Deteco de Fe3+ (0,92 mm) e Fe2+ (1,0 mm)

0,80 - 1,00 m 1,60 m

Identificao de zonas de alterao hidrotermal ricas em argila Deteco de minerais de argila

2,17 m

2,20 m 2,74 m

Deteco de minerais de argila

Deteco de minerais com hidroxila

Tabela 2 Regies do espectro mais adequadas ao estudo de propriedades de minerais e rochas.

Refletividade de reas urbanas As reas urbanas so caracterizadas por uma aparncia heterognea, causada pelo fato de a variao interna dessas reas ser muito grande, devido sua prpria natureza. As reas residenciais, por exemplo, so formadas por materiais variados, tais como concreto, asfalto vidro, ferro e vegetao. H que se considerar, ainda, a influncia das sombras causadas por edificaes altas. Por isso, a refletividade de cidades s pode ser descrita de uma forma generalizada. A refletividade influenciada pelas formas, materiais e tipos de cobertura diferentes. A deteco de reas urbanizadas representa um fator limitante para aplicao de classificaes automticas, pois a informao espectral pode ser parecida com a de solos puros ou de reas agrcolas, os quais so caracterizados por um aumento regular da reflexo no intervalo do UV at o NIR. O aumento de reflexo causado pelas reas urbanas no parece to regular como aquele provocado pela vegetao ou pelos solos.

Anda mungkin juga menyukai