Anda di halaman 1dari 24

1

SUMARIO
1 TEMA ...................................................................................................................................................3 2 DELIMITAO DO TEMA ................................................................................................................4 3 JUSTIFICATIVAS ...............................................................................................................................5 4 PROBLEMAS......................................................................................................................................6 5 HIPTESES........................................................................................................................................7 6 OBJETIVOS ........................................................................................................................................8 6.1 Objetivo geral ..............................................................................................................................8 6.2 Objetivos especificos..................................................................................................................8 7 REVISO DA LITERATURA ............................................................................................................9 8 METODOLOGIA ...............................................................................................................................19 8.1 Tipo de pesquisa .......................................................................................................................19 8.2 Populao de estudo................................................................................................................19 8.3 Local do estudo .........................................................................................................................19 8.4 Critrios de incluso .................................................................................................................20 8.5 Critrios de excluso ................................................................................................................20 8.5 Levantamento de dados ..........................................................................................................20 8.6 Analise de dados ......................................................................................................................20 9 CRONOGRAMA ...............................................................................................................................21 9 REFERNCIAS ................................................................................................................................22

1 TEMA O conhecimento das nutrizes sobre as vantagens do aleitamento materno exclusivo para o beb, me e sociedade.

2 DELIMITAO DO TEMA O trabalho ora proposto ser realizado em Rondnia, no municpio de Porto Velho, tendo como unidade hospitalar da Rede Pblica Estadual o Hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, mais especificamente no Banco de Leite Humano Santa gata.

3 JUSTIFICATIVAS Este trabalho tem por objetivo abordar as crianas nascidas na Rede Pblica Estadual de Sade, em Porto Velho, que a promoo do aleitamento materno deve ser vista como prioridade por contribuir com a preservao da sade da criana e de sua famlia. Dentre as aes de estratgia de promoo, a sensibilizao quanto importncia desta pratica fundamental, levando-se sempre em considerao o conhecimento, as crenas, a cultura, os hbitos e as condies scio-econmicas dessa famlia. Apesar da ampla divulgao nas maternidades, postos de puericultura, e campanhas de sade pblica, a prtica do aleitamento materno ainda no atingiu a frequncia e durao desejveis, embora venha evoluindo favoravelmente durante os ltimos 30 anos. Porm, o desmame precoce e mesmo a adoo de mamadeiras desde o nascimento ainda so observados. Para que a amamentao seja mais adotada, necessrio avaliar o que pensam as mes em relao ao perodo de amamentao, e por qual motivo interrompem a mesma. O aleitamento materno sinnimo de sobrevivncia para o recm-nascido, portanto um direito inato. uma das maneiras mais eficientes de atender os aspectos nutricionais, imunolgicos e psicolgicos da criana em seu primeiro ano de vida, quando so alimentadas com o leite materno, esto nutridas e prevenidas contra as infeces gastrointestinais, alergias, o que muito comum em recmnascidos, diferentemente daquelas que as mes, por motivos que no cabe aqui destacar, no as amamentam. comum que estas crianas, aps dois meses de vida, encontrarem-se desnutridas com peso e tamanho abaixo do esperado. Acredita-se que este trabalho, se divulgado de forma adequada, em muito ir ajudar as crianas carentes de leite materno, aos seus pais que tero filhos sadios e sociedade em geral que tero crianas mais saudveis.

4 PROBLEMAS So cincos os problemas que a pesquisa procurar responder, a partir de uma pergunta central: O que influencia as mes a no amamentarem seus filhos? Desta decorrem as cincos questes seguintes: 1. As mes tm conscincia de que a amamentao saudvel para seus filhos? 2. 3. Quais os motivos que levam as mes a no amamentarem? Existem condies favorveis ao aprendizado e pratica da amamentao? 4. A deciso de amamentar est relacionada tambm ao conhecimento da importncia do leite materno? 5. O suporte fornecido pela Instituio a partir do apoio e assistncia dos profissionais decisivo para a pratca exclusiva do aleitamento?

5 HIPTESES O aleitamento materno a mais sbia estratgia natural de vnculo, afeto, proteo e nutrio para a criana e constitui a mais sensvel, econmica e eficaz interveno para reduo da morbimortalidade infantil, as crianas amamentadas at seis meses de idade gozam de mais sade, por que o leite materno um alimento vivo, completo e natural, adequado para quase todos os recm-nascidos, salvo raras excees. Existem evidncias de que no h necessidade de oferecer suplemento hdrico para crianas amamentadas exclusivamente. As evidencias mostram que crianas exclusivamente amamentadas so capazes de manter a homeostase hdrica mesmo durante os meses de vero em um pas tropical, sob condies que aumentam as perdas de gua, como altas temperaturas e clima seco. Alm de trazer vantagens tambm para a me j que este facilita uma involuo uterina mais precoce, e associa-se a uma menor probabilidade de ter cancro da mama entre outros. A importncia do leite materno para os lactentes como fonte nutricional, benefcio imunolgico e emocional, assim como o benefcio scio-cultural da amamentao para toda a coletividade, encontram-se estabelecidos, e tm obtido divulgao tanto no meio acadmico quanto junto a toda a sociedade.

Somando-se s vantagens j apresentadas, a amamentao exclusiva reduz custos para as famlias e para o sistema de sade.

6.OBJETIVOS 61 Objetivo geral Analisar o conhecimento das nutrizes sobre as vantagens do aleitamento materno exclusivo para o beb, me e sociedade. 6.2 Objetivos especificos 1. Identificar os reais motivos que levam as mes no amamentarem seus filhos; 2. Verificar o conhecimento das nutrizes sobre as propriedades do leite materno; 3. Analisar o estado de nutrio das crianas amamentadas de forma e idade adequadas; 4. Observar o estado de nutrio das crianas que no esto sendo amamentadas de forma e idade adequadas; 5. Fazer a comparao entre as crianas que esto sendo amamentadas com leite materno exclusivo com aquelas que no esto sendo amamentadas.

7 REVISO DA LITERATURA 7.1 Aleitamento materno exclusivo Conforme Zugaib 2012 Aleitamento Materno Exclusivo: quando a criana recebe somente leite materno, diretamente da mama ou extrado, e nenhum outro lquido ou slido, com exceo de gotas ou xaropes de vitaminas, minerais e/ou medicamentos. Aleitamento Materno Predominante: quando o lactente recebe, alm do leite materno, gua ou bebidas base de gua, como sucos de frutas e chs. Aleitamento Materno: quando a criana recebe leite materno, diretamente do seio ou extrado, independente de estar recebendo qualquer alimento ou lquido, incluindo leite no humano. Segundo a definio da Organizao Mundial de Sade (OMS), um lactente amamentado de forma exclusiva quando recebe somente leite materno (de sua me ou ordenhado) e no recebem quaisquer outros lquidos ou alimentos slidos, exceo de gotas de vitaminas, minerais ou outros medicamentos (OMS, 2008). A durao ideal da amamentao exclusiva tem sido objeto de debate entre especialistas ao longo de vrios anos. Desde 1979, a recomendao da OMS

10

quanto durao do aleitamento materno exclusivo era de quatro a seis meses. Aps uma ampla reviso sistemtica sobre o tema (OMS, 2001), foi aprovada pela 54 Assembleia Mundial de Sade a recomendao da amamentao exclusiva por seis meses. A resoluo conclama aos Estados Membros o fortalecimento de atividades e o desenvolvimento de novos caminhos para a proteo, promoo e apoio amamentao exclusiva por seis meses como uma recomendao global da sade pblica, levando em considerao os achados da consulta de experts da OMS sobre a durao tima da amamentao, e o provimento de alimentao complementar segura e adequada, com a continuidade da amamentao por dois anos ou mais, enfatizando os canais de disseminao social desses conceitos a fim de levar as comunidades a aderir a essas prticas (OMS, 2001). Na dcada de 1980 comearam a ser publicados os primeiros estudos que mostravam as vantagens da amamentao exclusiva e desde ento ficou evidente que a introduo de gua, ch ou outros lquidos ou alimentos pode aumentar consideravelmente o risco de doenas, ter impacto negativo sobre o crescimento dos lactentes, reduzir a durao total da amamentao, podendo tambm reduzir a durao da amenorreia psparto (Giugliani, 2001). Podemos citar alguns estudos que forneceram as novas bases para as recomendaes atuais. Em uma reviso de 35 estudos realizados em diferentes pases, Feachem e Koblinsky (1984) mostraram que, quando crianas no amamentadas so comparadas quelas que recebem leite materno de forma exclusiva, a mdia de riscos relativos de morbidade por diarreia varia de 3,5 a 4,9 nos primeiros seis meses de vida, havendo evidncias de aumento da severidade da diarreia entre as crianas que recebem alimentao artificial. Popkin et al. (1990) mostraram que a frequncia de diarreia pode dobrar quando gua e chs so oferecidos em adio ao leite materno para crianas com menos de seis meses de idade, comparadas a crianas em amamentao exclusiva. EPIDEMIOLOGIA Um estudo de caso-controle realizado no Brasil mostrou que, no primeiro ano de vida, crianas que no eram amamentadas tinham uma probabilidade muito maior de morrer por diarreia (14 vezes maior) ou dona respiratria (3,6 vezes),

11

quando comparadas com crianas exclusivamente amamentadas. O risco das crianas no amamentadas de morrer por diarreia era 22 vezes maior durante os dois primeiros meses de vida (Victora et al., 1987). Resultados de estudo realizados no Brasil mostraram que a probabilidade de hospitalizao em decorrncia de pneumonia foi 17 vezes maior em crianas no amamentadas durante o primeiro ano de vida e 61 vezes maior nos trs primeiros meses, quando comparadas a crianas exclusivamente amamentadas (Csar et al., 1999). Em Gmbia, onde a mortalidade neonatal de 39 por 1.000 nascidos vivos, 57% dos bitos neonatais so de causa infecciosa e 30% relacionados prematuridade, sendo os alimentos pr-lcteos um importante fator de risco para esses bitos (odds ratio, OR = 3,4) (Leach et al., 1999). Na Europa, um estudo multicntrico prospectivo mostrou que a mortalidade devida enterocolite necrotizante foi 10,6 vezes maior entre prematuros que recemanual recebiam somente leite artificial e 3,5 vezes maior entre os que estavam em aleitamento misto, quando comparados a recm-nascidos alimentados exclusivamente com leite materno (Lucas e Cole, 1990). As vantagens do aleitamento materno Existem evidncias de que no h necessidade de oferecer suplemento hdrico para crianas amamentadas exclusivamente. As evidencias mostram que crianas exclusivamente amamentadas so capazes de manter a homeostase hdrica mesmo durante os meses de vero em um pas tropical, sob condies que aumentam as perdas de gua, como altas temperaturas e clima seco. Sachdev et al. (1991) Somando-se s vantagens j apresentadas, a amamentao exclusiva reduz custos para as famlias e para o sistema de sade. Hospitais economizam mamadeiras, bicos e frmulas infantis; alm disso usam menos medicamentos para favorecer a contratilidade uterina no ps-parto e para tratar infeces neonatais. Sanghvi (1996), aps revisar os custos e benefcios da amamentao exclusiva em trs hospitais, no Brasil, Honduras e Mxico, concluiu que a promoo dessa prtica altamente custo-efetiva para a preveno de episdios de diarreia e para o ganho de anos de vida ajustados por incapacidade.

12

Por todos os benefcios apresentados, a promoo do aleitamento materno exclusivo considerada uma das mais vantajosas intervenes em sade (Sanghvi, 1996). Segundo Pediatria de (So Paulo) 2008; a importncia do leite materno para os lactentes como fonte nutricional, benefcio imunolgico e emocional, assim como o benefcio scio-cultural da amamentao para toda a coletividade, encontram-se estabelecidos, e tm obtido divulgao tanto no meio acadmico quanto junto a toda a sociedade. A partir da dcada de 1990, vrias normatizaes e aes foram desencadeadas em nvel nacional e internacional, com o objetivo de ampliar a divulgao dos benefcios e a prtica do aleitamento materno exclusivo. Destacamse a Declarao de Innocenti, a instituio da Semana Mundial de Amamentao, o estabelecimento da Norma Brasileira de Comercializao de Alimentos para Lactentes e Crianas de Primeira Infncia (NBCAL), a iniciativa Hospital Amigo da Criana (IHAC) e a revigorao dos Programas de Puericultura em unidades bsicas de sade. Em todas essas aes de sade h uma uniformidade de meta a ser alcanada: obter o aleitamento materno at os dois anos ou mais de vida da criana; nos primeiros seis meses de vida como aleitamento materno exclusivo (AME), e a seguir complementado com outros alimentos. Apesar da ampla divulgao nas maternidades, postos de puericultura, e campanhas de sade pblica, a prtica do aleitamento materno ainda no atingiu a frequncia e durao desejveis, embora venha evoluindo favoravelmente durante os ltimos 30 anos. Porm, o desmame precoce e mesmo a adoo de mamadeiras desde o nascimento ainda so observados. Para que a amamentao seja mais adotada, necessrio avaliar o que pensam as mes em relao ao perodo de amamentao, e por qual motivo interrompem a mesma. O aleitamento materno a mais sbia estratgia natural de vnculo, afeto, proteo e nutrio para a criana e constitui a mais sensvel, econmica e eficaz interveno para reduo da morbimortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoo da sade integral da dupla me/beb e regozijo de toda a sociedade. Caderno de Ateno Bsica, n 23-2009 (Ministrio da Sade). Se amamentar natural, por que as mes precisam tanto de ajuda durante o inicio da lactao? Apesar da amamentao ser um processo fisiolgico da mulher, at os dias de hoje ela fortemente influenciada pelo contexto scio-historico e o

13

sociocultural. Figueiredo N.M. A Yendis Editora, 2010. -Praticas de Enfermagem. Pg 263. O leite humano produzido por mulheres saudveis adquado para suprir as necessidades nutricionais do recm-nascido de termo durante os seis primeiros meses de vida e, por esse motivo, o seu uso de forma exclusiva recomendado nesta fase. Aps, a criana deve receber, gradualmente, alimentos complementares, estendendo a amamentao ao menos por um ano ou mais, desde que a me e a criana o desejam. Barros S M O. Enfermagem obsttrica e Ginecologica 2 edio 2009. Pg 279. O leite materno o melhor alimento para a criana e deve ser exclusivo at o 6 ms de vida e mantido com alimentos complementares at os 2 anos. Para amamentar com sucesso, a mulher precisa estar segura e acreditar que o seu leite adequado e suficiente para seu filho. Necessita conhecer seu corpo e as mudanas que iro ocorrer. Enfermagem em Ateno Sade de Gois-2010 Alguns autores como Antunes et al., (2008) e Almeida e Novak (2004) trazem que a amamentao tem papel importante sob vrios aspectos para a mulher, desta forma ao amamentar, o instinto maternal satisfeito e supre a separao abrupta ocorrida no momento do parto que pode causar at depresso, protege contra uma nova gestao atravs do mtodo de LAM (Mtodo de Amenorria Lactacional), o estresse e mau humor so reduzidos, a forma fsica retorna ao peso pr-gestacional, possui menor risco de desenvolver artrite reumatide, risco reduzido de osteoporose aos 65 anos e menor probabilidade de desenvolver esclerose mltipla, alm de diminuir a chance de desenvolver cncer endometrial, de ovrio e de mama. O aleitamento materno sinnimo de sobrevivncia para o recm-nascido, portanto um direito inato (ICHISATO & SHIMO, 2002). uma das maneiras mais eficientes de atender os aspectos nutricionais, imunolgicos e psicolgicos da criana em seu primeiro ano de vida (ICHISATO & SHIMO, 2001). De acordo com Rezende et al 2, A ausncia de amamentao ou sua interrupo precoce (antes dos 4 meses) e a introduo de outros alimentos dieta da criana, durante esse perodo, so freqentes, com conseqncias importantes para a sade do beb, como exposio a agentes infeciosos, contato com protenas estranhas, prejuzo da digesto e assimilao de elementos nutritivos, entre outras.

14

Ministrio da Sade (2007) o leite materno importante para o beb durante esse perodo porque evita muitas donas, principalmente quando dado

exclusivamente. Alm disso, contm todas as substncias necessrias para que o beb cresa sadio mental e fisicamente. Amamentar exclusivamente no peito evita muitas doenas, por exemplo, diarria, pneumonia, infeco no ouvido e muitas outras. Quando o beb mama s no peito, geralmente faz coc mole, vrias vezes ao dia, ou pode ficar at uma semana sem evacuar. Quando a criana mama no peito, aceita mais facilmente os alimentos da famlia, porque o leite do peito tem sabor e cheiro conforme a alimentao da me. Mamando s no peito at os seis meses os bebs j esto se adaptando aos alimentos da famlia. Nesse perodo comum o peito vazar e molhar a roupa. Isto normal e acontece principalmente quando a me pensa no beb ou acha que est na hora de amamentar. Isso resultado da atuao de uma substncia produzida no corpo da mulher que amamenta. Nesse caso, quando a me se sente incomodada, pode ordenhar um pouco o peito. Proteger o peito com um pano evita molhar a roupa. Mais Giugliani (1994) destaca que, a promoo do aleitamento materno deve ser vista como prioridade por contribuir com a preservao da sade da criana e de sua famlia. Dentre as aes de estratgia de promoo, a sensibilizao quanto importncia desta pratica fundamental, levando-se sempre em considerao o conhecimento, as crenas, a cultura, os hbitos e as condies scio-econmicas dessa famlia. A prtica da amamentao oferece vantagens e benefcios que contribuam, tanto para o crescimento e desenvolvimento de lactentes, seja no seu estado biolgico e psicossocial como tambm para a me, sua famlia e sociedade. Contudo, mesmo com todas as vantagens e benefcios, esta prtica vem sofrendo influncias que contribuem para o desestmulo das mes interferindo no desejo de amamentar seus filhos (TEIXEIRA e SILVA, 2005). Silva (2000) descreve que dentre os fatores que so contribuintes para a baixa frequncia do aleitamento materno, pode-se citar: a dificuldade de acesso e a resoluo de possveis problemas referentes amamentao diante dos servios

15

especializados, assim como a assistncia prestada por profissionais qualificados para o atendimento do binmio me-filho. Mesmo com a existncia de vrios servios prestadores de assistncia sade da mulher e da criana, alguns deles no possuem programas direcionados ao incentivo ao aleitamento materno e condies necessrias para sua efetivao, e mesmo que existam programas, esta assistncia no contnua no ps-parto tardio, perodo este que considerado crtico manuteno desta prtica devido o surgimento de intercorrncias relacionadas amamentao (SILVA, 2000; OSCAR et al. 2001). Primo, Bom e Silva (2008), afirmam ser fundamental a presena de profissionais capacitados para planejar, organizar, desenvolver e avaliar aes que possam atender s reais necessidades das mulheres, envolvendo os diversos setores na promoo da sade para modificar o cenrio atual. Segundo Ricco et al. (2008), para o lactente o aleitamento materno representa muito mais do que uma forma de alimento, um direito tico e biolgico, pertencente a toda espcie humana. Assim, os profissionais que prestam assistncia criana devem buscar continuamente e incansavelmente garantir esse direito. O Aleitamento Materno (AM) favorece o desenvolvimento da estrutura facial, da mastigao, da fala e do alinhamento dos dentes e respirao, alem de reduzir o risco das donas crnicas como diabetes, hipertenso e arteriosclerose (MURAHOVSCHI et al., 1999). Quando pesquisamos os beneficios do AM, verificamos que a promoo do AME e a interveno isolada em sade pblica com o maior potencial para diminuio da mortalidade infantil e suas consequncias para a sade da crianca (TOMA; REA, 2008). Em vista disso, as politicas de promoo da sade so muito importantes, pois, tem contribuido para a diminuio das taxas de mortalidade infantil. Em 1990 a taxa era de 47,1 por mil nascidos vivos e em 2008 a taxa diminuiu para 19,3 por mil nascidos vivos. Esses resultados sao consequencia de muitos fatores, como o aumento da cobertura vacinal, do pre-natal, da estrategia de saude da familia, da reidratao oral, do aumento da taxa de escolaridade da me e do incentivo ao aleitamento materno (BRASIL, 2009).

16

O AM tambm produz beneficios a sade materna, influenciando os fenomenos regressivos do puerprio (loquiao e involuo uterina) a ocorrerem com maior rapidez devido ao resultado da aco da ocitocina que, quando age sobre a musculatura do utero, previne a atonia uterina no ps-parto imediato, alm de diminuir a probabilidade de nova gravidez e a incidencia dos cnceres de mama e utero (SANTOS, 2005). As vantagens psicossociais so as de estabelecer uma relao afetiva me filho que estimula o desenvolvimento psicomotor, social e mental. Torna-se parte fundamental da construo do psiquismo e da vida relacional do bebe e da transformao da identidade da mulher -me (FALCETO, 2002). Seguindo o acordo entre OMS e UNICEF; o Brasil vem desenvolvendo vrias aes no sentido de garantir a prtica do aleitamento materno, abolindo gua, chs e complementos at o sexto ms de vida. Se possvel, estende-se a prtica at o segundo ano de vida, associada complementao por outros alimentos apropriados para a criana. Por essas razes, os profissionais de sade devem fazer todos os esforos para proteger, promover e apoiar o aleitamento materno, fornecendo para gestantes e purperas ajuda clara, objetiva e coerente sobre a prtica da amamentao. Trabalhar com aleitamento materno requer muita sapincia e pacincia, pois as informaes no podem ser truncadas ou confusas. O profissional que demonstrar segurana e confiana no primeiro encontro e afirmar na sua orientao que toda mulher capaz de produzir o alimento para seu filho, certamente transmitir segurana nutriz, ao beb e, consequentemente, ao companheiro e a seus familiares. Os princpios bsicos de aconselhamento, so: 1. Escutar ativamente: observar com plena ateno, fazer perguntas abertas ("o que voc pensa sobre a amamentao?"), avaliar o que a nutriz sabe. 2. Linguagem corporal: fazer a me se sentir confortvel durante a conversa, usar contato olho-no-olho sem barreiras, demonstrar respeito, aconselhar em ambiente privado. 3. Ateno e empatia: considerar os sentimentos da nutriz, responder s perguntas sem julgar, ser clido e acolhedor.

17

4.

Tomada de decises: identificar a fonte de m informao da nutriz, oferecer informao bsica e oportuna para aquela situao, ajud-la a tomar a melhor deciso em seu momento de vida. As atribuies da equipe de enfermagem, tanto no pr-natal quanto no

puerprio, so extensas: 1. Ressaltar a importncia do aleitamento materno exclusivo at o sexto ms de vida e seu prolongamento at os dois anos de idade pelo menos, com introduo de outros alimentos; 2. 3. Enfatizar que o leite materno protege o beb de infeces e de alergias; Promover palestras com as gestantes e mes sobre o aleitamento materno e os cuidados com o beb; 4. Orientar sobre os grupos de apoio ao aleitamento materno no local mais prximo da comunidade da mulher; 5. Examinar as mamas, verificando o tipo de mamilo, e demonstrar a pega correta, ensinando todo o manejo da amamentao; 6. Estimular a mulher na realizao da ordenha manual quando ela precisa retornar ao trabalho; 7. Alertar a gestante / purpera de seu direito de ficar junto do filho para amament-lo quando o beb necessita de alguma internao 8. Uma equipe de enfermagem bem treinada no processo de lactao pode influenciar diretamente a nutriz. A insistente indicao da amamentao natural como o melhor alimento para o neonato se justifica ao se conhecerem os benefcios do leite materno. 1. Fornece de modo insubstituvel o alimento ideal e perfeito para o crescimento e desenvolvimento do lactente; 2. Tem influncia biolgica e emocional tanto sobre a sade da mulher quanto da criana, estabelecendo uma relao afetiva especial; 3. Protege as crianas contra diarria e desidratao por ter propriedades antiinfecciosas;

18

4.

Favorece o desenvolvimento da estrutura facial e de suas funes (mastigao, fala, alinhamento dos dentes e respirao);

5. 6.

Auxilia no espaamento dos partos; Ajuda a diminuir as despesas da casa ( grtis). Os profissionais de sade, ao orientarem as mes sobre o benefcio do

aleitamento materno para ela e para o filho, devero lembrar que o leite materno no d trabalho e j vem prontinho. Lembrar Que preparar uma mamadeira requer trabalho: ferver o leite, coar o mingau, esfriar, provar. Para as nutrizes, o aleitamento materno pode ser atrapalhado por: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Ausncia de modelo para seguir; Receber informaes truncadas, incorretas; Conviver com pessoas que no acreditam na amamentao; Desconhecer as causas do choro do beb; Preocupao com a esttica; Amamentao como um ato doloroso; Baixa autoconfiana pelo desempenho materno;

19

8 METODOLOGIA 8.1 Tipo de pesquisa O trabalho ser desenvolvido atravs de pesquisa, segundo a forma de abordagem do problema, do tipo quantitativa com objetivos exploratrios, ou seja, quando busca promover uma aproximao com o objeto de estudo e de forma direta. Ser feita atravs de questionrio, com perguntas fechadas e pessoais. Esta assim classificada porque tm como objetivo reconhecer em detalhes as caractersticas do trabalho ora realizado, bem como aumentar sobremaneira a intimidade do pesquisador com a sua pesquisa, permitindo a movimentao mais acertada e eficaz durante as investigaes. A ferramenta escolhida o de entrevistas diretas e estruturadas com pessoas que tiveram experincias prticas com o problema pesquisado, isto , as mes amamentadoras e no amamentadoras e a equipe de enfermagem do Banco de Leite Humano do hospital pesquisado. Os dados e informaes coletados sero confrontados com o referencial terico. 8.2 Populao de estudo A populao a ser pesquisada ser de aproximadamente 100 nutrizes. 8.3 Local do estudo A referida pesquisa ser realizada no estado de Rondnia, no municpio de Porto Velho, tendo como unidade hospitalar o Hospital de Base Ary Pinheiro da

20

Rede Pblica Estadual, em Porto Velho, mais especificamente no Banco de Leite Humano Santa Agat. 8.4 Critrios de incluso Para o Atendimento Individual a quantidade de pessoas entrevistada ser de 100 mes com idade entre 18 a 39 anos, e bebs com at 6 meses, visto ser esta a idade desejvel para o aleitamento materno exclusivo. 8.5 Critrios de excluso Sero excluindo as nutrizes de 17 anos abaixo, e beb acima de 6 meses, isto porque abaixo desta idade as nutrizes precisa de autorizao do responsvel para as tomadas de decises e considerando que os bebs acima desta idade j no to desejvel o aleitamento materno exclusivo. 8.5 Levantamento de dados Conforme j citado no item 8.1, tipo de pesquisa, os dados sero levantados atravs de questionrio, com perguntas fechadas e pessoais. 8.6 Analise de dados Aps o levantamento dos dados, sero analisados de tal forma a verificar se os objetivos propostos foram alcanados e se o problema formulado foi respondido.

21

9 CRONOGRAMA

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Especificao das etapas Levantamento de literatura Montagem do Projeto Coleta de dados Anlise de dados Elaborao do Relatrio Final Reviso do texto Entrega do trabalho Ano: 2013 Mar Abr X X X Maio Jun

X X X X

22

9 REFERNCIAS ALMEIDA, Nilza Alves Marques, FERNANDES, Aline Garcia; ARAJO, Cleide Gomes. -Aleitamento materno: uma abordagem sobre o papel do enfermeiro no psparto. Revista Eletrnica de Enfermagem, v. 06, n. 03, 2004. Disponvel em http://www.revistas.ufg.br/indexphp/fen. Acessado 17/03/2013 s 10h45min. ANGELITA, MARIA CARNEIRO - A IMPORTNCIA DA AMAMENTAO PARA A SADE DA MULHER E O PAPEL DA ENFERMAGEM NO INCENTIVO A ESSA PRTICA Trabalho de Concluso de curso como requisito para obteno do titulo de Bacharelado em Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia Departamento de Educao-Campus VII. Disponvel em:

http://www.slideshare.net/bibliotecauneb7/monografia-angelita-enfermagem-2012. Acessado em: 16/03/2013 s 10h13min. BARROS, S M O. Enfermagem obsttrica e Ginecologica 2 edio 2009. Pg 279. BULLON, R B, Cardoso F A, Peixoto H M, Miranda L F. A influncia da famlia e o papel do enfermeiro na promoo do aleitamento materno

http://www.publicacoes.uniceub.br/index. php/cienciasaude/article/viewFile/990/868. Acessado 17/03/2013 s 10h50min. CAPELETO, SM. Domingues, ACP. Silva, DA. Filho, PLS Revista Mato grossense de Enfermagem Jun-jul 2010 - ATUAO DO ENFERMEIRO NA PRTICA DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NAS UNIDADES DE SADE DA FAMLIA. Disponvel em: http://www.portaldeperiodicos.uned.edu.br/index.

Php/REMENFE/article/view File/425/295. Acessado 17/03/2013 s 08h30min.

23

CIAMPO L A D, Ivan Savioli Ferraz, Julio Cesar Daneluzzi, Rubens Garcia Ricco, Carlos Eduardo Martinelli Junior, Aleitamento materno exclusivo: do discurso prtica http://pediatriasaopaulo.usp.br/upload/pdf/1247.pdf. Acessado 29/03/2013 CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE GOIS Protocolo de Enfermagem em Ateno Sade de Gois 2010. Disponvel:

http://www.corengo.org.br/pdf/Protocolo%20de%20enfermagem%20COREN-GO.pdf. Acessado 16/03/2013 s 12h45min. CORRA, A. M, MONICA, Dalles Monteiro RAQUEL, de Lima Soeiro. PROMOO, APOIO E INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO. Disponvel em:

http://www.uff.br/psienf/incentivoaleitamentomaterno.pdf. Acessado em 15/03/2013 s 19h55min. FEDERAO OBSTETRCIA: BRASILEIRA Manual do DAS ASSOCIAES DE GENECOLOGIA Disponvel E em:

Aleitamento

Materno-2010.

http://pt.scribd.com/doc/58624096/19/: Acessado 30/03/2013 s 00h45min. FIGUEIREDO, N.M. A Yendis Editora, 2010. -Praticas de Enfermagem. Pg 263. Ministrio da Sade Promovendo o Aleitamento Materno 2 edio, revisada. Braslia: 2007 http://www.fiocruz.br/redeblh/media/albam.pdf. Acessado 01/04/2013 NBR 10520 / 2002 Citaes _____14724 / 2011 - Trabalho Acadmico _____6023 - Informao e documentao Referncias _____6027 - Informao e documentao - Referncias SADE DA CRIANA: Nutrio Infantil Aleitamento Materno e Alimentao Complementar Braslia DF 2009 Caderno de Ateno Bsica, n 23. Disponvel em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicaes/saude_crianca_nutrio_aleitamento_ali mentaco.pdf. Acessado em 15/03/2013 s 20h35min. SADE DA CRIANA: Nutrio Infantil Aleitamento Materno e Alimentao Complementar Braslia DF 2009 Caderno de Ateno Bsica, n 23. Disponvel em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicaes/saude_crianca_nutrio_aleitamento_ali mentao.pdf. Acessado em 15/03/2013 s 20h35min. Figueiredo N.M. A Yendis Editora, 2010. -Praticas de Enfermagem. Pag 263.

24

Zugaib obstetrcia 2 edio-2012. Pag 494.

Anda mungkin juga menyukai