Anda di halaman 1dari 6

XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito

o ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial; XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal; Da leitura dos dispositivos, conclumos que apenas determinao judicial poder determinar a entrada na casa e a interceptao das comunicaes telefnicas. Um detalhe importante que a entrada dever ser durante o dia, e a interceptao telefnica s pode ser autorizada no curso de uma investigao criminal (ou para instruo processual penal). Embora apenas o cidado tenha legitimidade para o ajuizamento da ao popular, o Ministrio Pblico pode, na hiptese de desistncia da ao por parte do autor, promover o respectivo prosseguimento do feito.

Quem pode propor a ao popular? R.: Qualquer cidado! importante que voc saiba que a jurisprudncia tem entendido que essencial o pleno gozo dos direitos polticos. Isso quer dizer que, se o cidado estiver com os direitos polticos suspensos, no poder propor ao popular. conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico impossibilidade de o Mandado de Segurana poder resguardar a liberdade de locomoo, bem como o acesso s informaes do indivduo constante de bancos de dados pblicos. Para ser impetrado o Mandado de Segurana, h que se ter ateno parao prazo limite de 120 dias, da ao ou omisso causadora do dano. obteno de medida liminar em Mandado de Segurana: 2 pressupostos: plausibilidade da alegao ( fumus boni jris fumaa do bom direito) e a urgncia (periculum in mora) Tambm possvel a obteno de tutela antecipada em medida liminar: a) prova inequvoca e verossimilhana da alegao e b) fundado receio de dano irreparvel ou de difcil reparao ou abuso de direito de defesa ou o manifesto propsito protelatrio do ru

Ainda que possua apenas um integrante no Congresso, poder o partido se utilizar do mandado de segurana coletivo. Mas o que acontece se o nico representante do partido cassado, depois de impetrado o mandado, mas antes do julgamento de seu mrito? Bem, a resposta dever ser no sentido de que a ao segue normalmente, visto que o pressuposto haver representao no momento da impetrao.

nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei; O envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes, pode ocorrer a qualquer tempo, e ser pressuposto para o processo de extradio do naturalizado.

LXXII - conceder-se- "habeas-data": a) para assegurar o conhecimento de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; b) para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo; lei 9507/97: Art. 1 (...) Pargrafo nico. Considera-se de carter pblico todo registro ou banco de dados contendo informaes que sejam ou que possam ser transmitidas a terceiros ou que no sejam de uso privativo do rgo ou entidade produtora ou depositria das informaes. Ento, veja as caractersticas das reunies:

XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder; b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal; O direito ao silncio, constitucionalmente assegurado ao preso, estende-se a pessoa denunciada ou investigada em qualquer processo criminal, em inqurito policial, em processo administrativo disciplinar e quela que for convocada a prestar depoimento perante comisso parlamentar de inqurito. o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado;

inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas salvo nas comunicaes telefnicas por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. Ento, decorem: apenas admitida a violao de sigilo das correspondncias e do sigilo telefnica (aqui devemos entender escuta telefnica, e no o acesso ao registro de quais ligaes foram feitas) mediante ordem judicial, e para fins de investigao criminal ou instruo processual penal. Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

9 NECESSIDADES

Anda mungkin juga menyukai