Anda di halaman 1dari 26

A pediatria a medicina da criana, isto , do ser humano em seu perodo de desenvolvimento da fecundao a puberdade.

. Ela o faz por meio de duas formas de atividades:


a) A Puericultura, que cuida da manuteno das condies de normalidade da criana. b) Clnica Peditrica ou Pediatria Curativa, que cuida da restaurao da sade quando alterada.

A misso do pediatra fazer com que o ser humano ao atingir a idade adulta, esteja apto a exercer plenamente o seu potencial.
De certa forma as especialidades em geral cuidam dos problemas de um rgo, de um aparelho ou de um sistema, a pediatria cuida de problemas de um perodo da vida, a ela s geriatria se equivale.

A assistncia criana pode ser feita por meio: 1) higiene pr-concepcional, precede a fecundao, atravs da seleo e aconselhamento genticos, tratamento de doenas de um ou de ambos os futuros cnjuges que podem afetar o futuro ser. 2) higiene pr-natal (preveno e tratamento de doenas maternas durante a gravidez). 3) higiene natal (assistncia ao parto).

Estas trs higienes, ou assistncias, so importantes e seus erros e acertos, podem ser decisivos para o sucesso da assistncia ps-parto.

Na gestao normal, bem assistida, a criana de potencial gentico favorvel vive em condies impares de segurana: . Inrcia respiratria, digestiva, de absoro intestinal, de eliminao de escoria, de termorregulao, limitao de movimentos, proteo quase completa contra os traumatismos fsicos, ausncia de traumas psquicos.
. Mas a vida, como a sade, resulta do valor da relao entre a resistncia do organismo e os obstculos ou os agravos que ele tem de enfrentar. . Ao nascer a criana tem seu impulso vital com a mesma intensidade anterior, mas agora vai funcionar em condies de vida muito diferentes e com freqncia adversas. A diversidade de novas condies de vida, aliada a inrcia anterior dos mecanismos de adaptao, cria o grande carter da criana. Sua vulnerabilidade, a qual exige peculiaridades assistenciais que promovam sua adaptao aquelas condies.

Essa adaptao pode ser feita por setores:

1- Funo nutritiva - sua digesto e absoro e a eliminao de escrias, tudo isto se fazendo atravs da placenta.
2- Psiquismo perdas das regalias de vida intra-uterina, leva a nocivos sofrimentos pelas contradies que tem que enfrentar (erros da conduta do adulto). 3- Funo imunitria a criana nasce dotada apenas de imunidade inespecfica e de imunidade especfica passiva transplacentaria e transitria, para algumas doenas, mas agora vai funcionar em condies de vida muito diferentes e adversas.

4- Ambiente fsico - temperatura, umidade, ventilao, luminosidade, rudos, odores e etc apresentam variaes por vezes bruscas e intensas, freqentes com valores permanentes, muito diferentes da monotonia de vida intra-uterina.

5- oportunidade de acidentes: a criana totalmente indefesa no incio de vida, auto indefesa. Os cinco primeiros gneros ou dificuldades do desenvolvimento da criana ocorrem no desenvolvimento normal das crianas, o sexto gnero para crianas com dificuldades no desenvolvimento so anormais.
6- Debilidades constitucionais ou congnitas: afetando diversamente uma ou mais capacidades funcionais.

.Esses seis gneros de agresses exigem assistncias, que supram ou atenuem seus riscos, atravs da puericultura.

O RN normal sempre ansiosamente esperado, antes mesmo da concepo, e grande a felicidade dos pais que vm essa normalidade manter-se por meio da gestao e confirmarse aps o nascimento.
Normalidade de difcil conceituao devido ao grande nmero de variedade de valores normais que cada atributo da criana normal apresentado por um conceito subjetivo, variando segundo o grau de percepo ou conhecimento do mdico que a avalia. Isto se torna mais difcil quando se trata do RN, porque se conhece a pouco tempo, ou porque sua curta histria neonatal soma-se a uma histria pr-natal recente, que pode estar repercutindo na vida do RN, assim torna-se difcil diagnosticar a normalidade ao nascimento, levando o mdico a tomar medidas desnecessrias e a cometer iatrognia.

Para uma conceituao prtica considera-se RN normal como: a) um RN de termo (37 a 42 semanas de idade gestacional) b) nascido com boa vitalidade (Apgar de 7 ou mais com 1 e 5 minutos de vida) c) sem sinais de desvios do crescimento intra-uterino (com peso entre os percentis 10 90, curva de crescimento do prprio servio ou de uma que lhe assemelha) d) que esteja exibindo sinais de boa adaptao a vida extra-uterina E )sem sinais de doena aguda ou crnica f) de m formaes.

O perodo de crescimento intra-tero de vital importncia para o ser humano. quando se observa maior velocidade de crescimento em um curto perodo, tempo que vai de sua concepo at o momento de sua implantao no tero, o ovo apresenta vrias divises celulares, e j possui 150 clulas. neste perodo de maior velocidade de crescimento, que os riscos externos (agentes infecciosos, m nutrio materna, uso de drogas, fumo, enfermidades e outros) de agresso para o feto so maiores, mais graves e com repercusso generalizada. Para que se possa ter uma boa avaliao das condies de vitalidade de um RN e at de se ter uma idia de seu prognstico imediato ou tardio, necessario ter o conhecimento de duas variveis: peso de nascimento e idade de gestao. A classificao do RN atualmente feita baseando-se no peso de nascimento e na idade gestacional.

1- Quanto idade gestacional


a) Pr-termo ou prematuro: menor que 37 semanas.

b)Termo: 37 a 42 semanas

c) Ps-termo: maior que 42 semanas.

2- Quanto ao peso do nascimento.


a) Baixo peso (pequeno) para a idade gestacional, menor que 2500g (PIG).
b) Apropriado para IG (AIG). c) Grande para a idade gestacional (GIG). d) Muito baixo peso para a idade (menor que 1500g). . Esta classificao, quanto ao peso de nascimento feita atravs de curvas-padro. Em nosso meio usamos a curva de Bataglia e Lubechenco.

. RN de baixo peso: qualquer RN com peso de nascimento inferior a 2500 gramas, independente de idade gestacional.

Pode ser feita por meio de dados clnicos obsttricos, peditricos e laboratoriais:

1- Dados clnicos obsttricos. a) Clculo da idade gestacional, baseado na data da ltima menstruao: adiciona-se 10 ou 7 ( se primpara ou multpara, respectivamente) ao dia e 9 ao ms da ltima menstruao. Com isso, calcula-se a data esperada do parto (correspondendo a uma idade gestacional de 40 semanas).

b) Altura do fundo de uterino (deixa de ser valorizada se a gestao for mltipla).


c) Dados indiretos, como audibilidade do foco, (primeira ausculta cardaca dcima semana-sonar Doppler, dcima oitava semana estetoscpio de Pinard), primeiros movimentos fetais e etc.

2- Dados laboratoriais obsttricos. a) Analise de lquido amnitico pela amniocentese: citologia, osmolaridade, densidade ptica, dosagem de uria, de creatinina, relao licetina/ esfingomielina b) Dosagem de estriol urinria materna: informa sobre condies fetais. c) Uso de vdeo som: fornece a medida de dimetro biparietal fetal. Um dimetro de 9cm ou mais indica feto com mais de 2500g em mais de 95% dos casos. 3- Estimativa clnica do RN. Por meio de dados clnicos, neurolgicos e radiolgicos (aparecimento de ncleos da ossificao) do RN.

O indicador que melhor retrata o que ocorre durante a fase fetal o peso de nascimento. Peso ao nascer menor de 2500g pode ser decorrente de prematuridade e ou dficit de crescimento intra-tero.
Vrios fatores podem influir negativamente no crescimento intra-uterino, os mais importantes so: o fumo, o lcool e outras drogas, a hipertenso arterial, as doenas infecciosas crnicas, as DSTs, m nutrio, o curto intervalo interpartal (menor que 2 anos), a elevada paridade, a idade materna (menor que 19 anos e maior que 35 anos), anormalidade congnita. So chamados fatores de risco para baixo peso ao nascer (menor que 2500g). Muitos desses fatores tem causa socioeconmica e podem ser prevenidos com uma boa cobertura, por parte desses servios de sade e controle prnatal.

O RN de baixo peso ao nascer pode ser apenas RN prematuro, no completou os nove meses de gestao e pode ser chamado de RN PAIG, mas pode ser RN, a termo, que no teve bom crescimento no tero (retardo do crescimento) chamado de RN PIG.

RN de baixo peso 71% at 7 dias podem vir a bito. RN pr-termo com PAIG tem melhor desenvolvimento e chega ao peso normal antes de 1 ano. Em termos de Sade Pblica recomenda-se a interveno com o objetivo de se trabalhar na preveno do baixo peso ao nascer, investindo numa boa cobertura.

O que

Sistema hospitalar no qual o RN permanece ao lado da me 24 horas por dia, desde o nascimento at a alta, independentemente da via de parto. Deve ser praticado tanto por suas vantagens em termos mdicos como em respeito as recomendaes da iniciativa Hospital Amigo da Criana e ao Estatuto da Criana e do Adolescente. Recomendamos que, logo aps o nascimento, o RN saudvel seja encaminhado ao alojamento conjunto no colo
da prpria me.

Todo RN saudvel, independentemente do peso de nascimento Me clinicamente bem, que tenha condies de cuidar do seu beb.
RN em uso de antibioticoterapia com acesso venoso podem e devem permanecer em sistema de alojamento conjunto, assim como crianas submetidas fototerapia.

Me com intercorrencia clnica grave: hipertenso materna, doena infectocontagiosa (tuberculose, varicela), eclampsia, psicose puerperal.

RN patolgico cuja situao clnica exija vigilncia mdica em unidade de cuidados intermedirios ou UTI: insuficincia respiratria, septicemia, malformaes graves, convulses neonatais, distrbios metablicos.

Estimulo ao aleitamento materno exclusivo em livre demanda; Fortalecimento do vnculo afetivo me-filho;
Proporciona maior segurana me, no sentido de ser treinada nos cuidados com o seu beb;

Maior observao do RN pela me, que passa a conhecer melhor seu filho, facilitando e minimizando dvidas quanto aos cuidados como beb;
Terapia de grupo nos hospitais que trabalham com enfermarias com dois ou mais binmios, freqente o apoio das outras mes, principalmente na troca de experincias sobre amamentao, troca de fraldas, higienizao; Menor incidncia de infeco hospitalar; Baixo custo.

Desconhecidos at o momento

Recursos humanos Equipe multidisciplinar: . Obstetra . Neonatologista . Enfermeiras . Auxiliar de enfermagem . Assistente social . Psiclogo . Fonoaudiloga
1.

Deve possuir pias para a lavagem de mos e sanitrios

Enfermeira com no mximo de 4 binmio


rea de 6m para cada binmio Local para coleta de exame

Bero de acrlico (que pode ser usado para banho) Cama hospitalar

Balana ps-beb Bandeja com material para higiene do RN


Fototerapia

Exame fsico do RN, com peso dirio Higienizao do RN feita pela me com superviso da equipe de sade Incentivo ao aleitamento materno exclusivo em livre demanda

Proibido uso de chupeta, chuca e mamadeiras, e amamentao cruzada

Pai- horrio livre Demais familiares- respeitar normas da unidade

Preconizada para RN com 48 horas de vida ou mais, em boas condies clnicas, respeitando os critrios da unidade Orientar a realizao do teste do pezinho aps 48 horas de vida

Orientar e agendar consulta ambulatorial Fornecer resumo da histria perinatal e neonatal, para acompanhamento de puericultura
Marcar retorno para o mximo 1 semana (verificar peso, tcnica de amamentao, ictercia, teste do olhinho).

Anda mungkin juga menyukai