Anda di halaman 1dari 4

Pea de Alimentos gravdicos Excelentssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da __ Vara de Famlia e Sucesses da Comarca de especificar.

Nome completo da Requerente, nacionalidade, estado civil, profisso, portadora da cdula de identidade RG n, inscrita no CPF sob o n, residente e domiciliada nesta Cidade e comarca naendereo completo, por seu advogado infra assinado, vem, mui respeitosamente, perante Vossa Excelncia, com base na Lei n 11.804/2008 , propor AO DE ALIMENTOS GRAVDICOS em face de Nome completo do Requerido, nacionalidade, estado civil, profisso, portador da cdula de identidade RG n, inscrito no CPF n, residente e domiciliado nesta Cidade e comarca na endereo completo, pelos seguintes fatos e fundamentos: Dos Fatos 1- A Requerente manteve relacionamento amoroso com o Requerido pelo perodo de n meses, relacionamento este de conhecimento de todos, uma vez que eles almejavam casar e constituir uma famlia. 2 - Ocorre que h n meses a Requerente, em uma de suas consultas regulares ao mdico, descobriu que estava grvida e, com muita alegria, comunicou o Requerido acerca desse acontecimento o qual, para sua surpresa, mostrou-se descontente e, aps alguns dias, terminou o relacionamento sob a alegao de que era muito jovem para ser pai, deixando a Requerida e seu filho a prpria sorte.

3 - Apesar da dor da perda e do abandono a Requerente seguiu com o curso normal de sua vida trabalhando, estudando e se ocupando com todos os seus afazeres dirios, aos quais somaram-se as visitas peridicas ao mdico e a prtica de atividades fsicas. Entretanto, no n ms, sua gestao passou a ser considerada como de risco e, por esse motivo, seu mdico determinou repouso absoluto, bem como prescreveu uma srie de medicamentos (doc. n e n). 4 - Em face da situao em que se viu envolvida a Requerente procurou pelo Requerido, o qual trabalha e possui recursos financeiros, e o deixou a par dos fatos, tendo ento solicitado sua ajuda, a qual de imediato foi negada e, sendo questionado se no ajudaria a mulher que carrega no ventre um filho seu, o Requerido reservou-se somente a responder que quando a criana nascesse eles conversariam. 5 - Dessa forma a Requerente, que por n meses trabalhou e arcou sozinha com todos os gastos provenientes da gestao, estando atualmente no n perodo gestacional, necessita tomar inmeros medicamentos e est impossibilitada de trabalhar, razo pela qual vem a este R. Juzo clamar por justia. Do Direito A Constituio Federal, em seu artigo 229, declara que compete aos pais "o dever de assistir, criar e educar os filhos menores". O Estatuto da Criana e do Adolescente, por sua vez, aduz que " dever da famlia, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Pblico, assegurar, com absoluta prioridade, a efetivao dos direitos referentes vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade, e convivncia familiar e comunitria". Dispe a Lei 11.804/2008, que instituiu os alimentos gravdicos, em seu artigo 2, que os alimentos a que ela se refere compreendem "os valores suficientes para cobrir as despesas adicionais do perodo da gravidez e que sejam dela decorrentes, da concepo ao parto, inclusive referentes a alimentao especial, assistncia mdica e psicolgica, exames complementares, internaes, parto, medicamentos e demais prescries preventivas e teraputicas indispensveis, a juzo do mdico, alm de outras que o juiz considere pertinentes". Este mesmo dispositivo ainda faz meno que as despesas devero ser custeadas tanto pelo futuro pai quanto pela futura me, na medida de seus recursos disponveis.

Com relao a paternidade, o artigo 6, desta mesma Lei, dispe que para ser determinado o pagamento dos alimentos gravdicos basta que exista indcios de sua existncia. E, por fim, o pargrafo nico deste dispositivo legal estabelece que "aps o nascimento com vida, os alimentos gravdicos ficam convertidos em penso alimentcia em favor do menor at que uma das partes solicite a sua reviso". Do Pedido Ante o exposto, no havendo dvidas com relao a paternidade do Ru, requer dignese Vossa Excelncia: a) determinar a citao do Requerido para que, no prazo de 05 (cinco) dias, responda os termos da presente ao; b) condenar o Requerido no pagamento dos alimentos gravdicos nos termos da Lei 11.804/2008; c) converter a prestao de alimentos gravdicos em penso alimentcia em decorrncia do trmino do perodo gestacional; d) determinar a manifestao do representante do Ministrio Pblico, nos moldes do artigo 82, II, do CPC; e) conceda a Requerente o benefcio da Assistncia Judiciria Gratuita, com base na Lei 1.060/50, para isentar de custas e despesas judiciais, nomeando-se o signatrio seu defensor; f) condenar o Requerido ao pagamento das custas processuais e honorrios advocatcios. Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos. D presente o valor de R$ valor (valor expresso). Nesses Termos, Pede Deferimento. Local, dia de ms de ano. Assinatura do Advogado Nome do Advogado OAB/UF n nmero da inscrio na OAB

Anda mungkin juga menyukai