Anda di halaman 1dari 4

CURSO: TURMO FEDERAL 2013 DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL PROFESSOR: MARCOS PAULO AULA 20 BLOCO: 1-4 MATRIA:

DIREITO PROCESSUAL PENAL GARANTIAS DO INDICIADO Indicaes de bibliogrficas:

AURY LOPES JUNIOR DIREITO PROCESSUAL PENAL E SUA CONFORMIDADE CONSTITUCIONAL. ED. SARAIVA GUILHERME DE SOUZA NUCCI CURSO DE DIREITO PROCESSUAL PENAL.
EUGENIO PACCELI CURSO DE DIREITO PROCESSUAL PENAL.. PAULO RANGEL CURSO DE DIREITO PROCESSUAL PENAL NESTOR TVORA INFORMATIVOS DO STF E STJ ULTIMOS DOIS ANOS

Leis e artigos importantes:


art. 243 do CPP art. 2 8 da Lei 9296/93 art. 5 LVI da CF art. 157 1 do CPP art. 394 do CPP art. 396 caput do CPP

TEMA:PROVAS ILICITAS E PROCEDIMENTO

PROFESSOR: MARCOS PAULO


.

Provas ilcitas (continuao):

Curso:TURMO FEDERAL Matria: DIREITO PROCESSUAL PENAL Prof: MARCOS PAULO AULA 20 BLOCO 1 a 4

licita a prova aparentemente irregular obtida em situao equivalente a legitima defesa prpria ou de terceiro. So lcitos os registros de cenas ocorridas em locais pblicos de livre acesso porque inoponiveis ao Estado imagem, intimidade e vida privada.

So licitas as provas obtidas a partir do consentimento do prprio imputado, incluindo as informaes por ele disponibilizadas nos campos virtuais: - redes sociais, chats e etc...- podem ser exploradas pois todas as informaes foram prestadas voluntariamente.

So licitas as provas obtidas em locais pblicos de livre acesso, salvo os de uso especial. So licitas as provas obtidas acidentalmente a partir de um procedimento probatrio regular em curso porque no houve a inteno de burla a lei havendo, portanto boa f do Estado. Chamase isso de encontro fortuito de provas experincia Norte Americana do Good Faith Exception. A busca domiciliar deve estar especificada no seu mandado art. 243 do CPP. Mas se no curso depara-se com um indicativo da pratica de outro delito tal elemento probatrio ser licito. Art. 2 III da Lei 9296/93 (Interceptao Telefnica). Se no curso de uma interceptao telefnica surgem novos crimes punidos com recluso no h bices ao aproveitamento da prova porque em conformidade com o art. 2 II da Lei 9206/96. Assim das duas uma: Se houver conexo adita-se o indiciamento e interceptao passa a valer tambm para esse crime; Do contrrio instaura-se nova investigao com a possibilidade de nova interceptao. Se entretanto o crime for detentivo a noticia obtida na interceptao valida. Se houver conexo no h como dissociar as investigaes, logo a interceptao em curso. Acabar servindo tambm ao crime detentivo; Se no houver conexo a noticia embasar a instaurao de nova investigao devendo, entretanto, ignorar a interceptao em curso. No h qualquer ilicitude na revelao de novos infratores durante a interceptao. Art. 2 8 da Lei 9296/93. So licitas as provas obtidas originariamente de forma irregular mas que seriam fatalmente carreadas a partir de um procedimento probatrio regular (descoberta inevitvel- Ivevitable Discovery). Em que pese terminologia a jurisprudncia norte americana se contenta com juzo de probabilidade quanto obteno licita da prova, o que faz com que a doutrina brasileira repute tal teoria inconstitucional a luz do art. 5 LVI da CF. Os Tribunais Superiores, entretanto exigem o juzo de inevitabilidade, garantindo a constitucionalidade desta teoria. Teoria dos frutos da rvore envenenada (fruits of the poisoned tree) apresentam uma grande mitigao que so as fontes absolutamente independentes. Se a prova originria ilcita todas as demais dela decorrente tambm sero a no ser que provenha de uma fonte absolutamente independente, excluindo assim o nexo causal nos anos noventa o STF deu as

Curso:TURMO FEDERAL Matria: DIREITO PROCESSUAL PENAL Prof: MARCOS PAULO AULA 20 BLOCO 1 a 4

fontes independentes uma roupagem mais ampla de maneira a incluir a prova derivada que por si s foi colhida licitamente e por si s daria justa causa a demanda de maneira que a prova ilcita originria deve ser desentranhada dos autos e inutilizada. H duvida hoje se o STF permaneceria dando essa roupagem as fontes independentes. Sobre o tema ver art. 157 1 do CPP que expressamente que so ilcitas as provas derivadas de outra ilcita. O pargrafo 2 do art. 157 do CPP deu a fonte independente o conceito de descoberta inevitvel que conforme visto acima no aceita pela maioria da doutrina ptria que assim sustenta a inconstitucionalidade do pargrafo 2 e o consequente esvaziamento do 1 de forma que a nica exceo as provas ilcitas por derivao a ausncia de nexo causal. Como os Tribunais Superiores aceitam a descoberta inevitvel sistematicamente a tem fundamentado no 2 do art. 157 do CPP.

PROCEDIMENTO (art. 394 do CPP): Nos termos do 1 o procedimento comum se triparte em ordinrio, sumrio e sumarssimo. Leva-se em conta a quantidade de pena mxima. Pena mxima no superior a 4 anos ordinrio, abaixo de 4 sumrio, s que o sumarssimo alcana todos os crimes com pena mxima ou abaixo de 2 anos, alm de todas as contravenes penais. Na determinao do rito levam-se em conta as qualificadoras e as causas de aumento e diminuio de pena, elevando da maior infrao e reduzindo da menor j que se busca a pena mxima. Nos mesmos moldes considera o acrscimo decorrente do concurso de crimes, descartam-se as agravantes e atenuantes genricas porque s repercutem na pena in concreto. Se no concurso houver pelo menos um crime com rito especial no se computa o acrscimo porque pelo um procedimento levou em conta a natureza do crime ao invs da reprimenda. Neste caso adota-se o rito que de maior efetividade ao direito de defesa sendo a nulidade dai decorrente relativa, pois exige demonstrao do prejuzo. O 4 do art. 394 do CPP informa que todos os procedimentos de primeiro grau passam a ser regidos pelos arts. 395, 396, 396 A e 397 do CPP. Ocorre que no art. 396 do CPP temos o recebimento da denncia e o prazo para apresentar a resposta a citao. S que h ritos que se notabilizam por resposta a acusao preliminares ao recebimento da denncia. Ex: art. 4 da Lei 8038/90, art. 81 da Lei 9019, entorpecentes art. 55 da Lei 11.343, art. 514 do CPP. Se aplicarmos o art. 394 4 essas defesas ficariam ab-rogadas. H dois posicionamentos: A fim de evitar o esvaziamento das respostas a acusao preliminares ao recebimento da denncia que notabilizam vrios procedimentos especiais de primeiro grau. Minoritariamente se sustenta que no se tem o recebimento da denncia e sim a sua participao pelo rgo acusatrio. Tendo em vista que o recebimento se d no art. 399 do CPP. Pretender diversamente ofenderia a vedao ao retrocesso, pois importaria decrscimo da ampla defesa, que uma garantia fundamental. (posio minoritria).
Curso:TURMO FEDERAL Matria: DIREITO PROCESSUAL PENAL Prof: MARCOS PAULO AULA 20 BLOCO 1 a 4

Posio dominante As respostas a acusao que antecedem o recebimento da denncia e que notabilizam vrios procedimentos especiais persiste em apreo ao princpio da especialidade. Art. 394 2 do CPP at porque o art. 396 caput do CPP se refere aos ritos ordinrio e sumrio sendo eloquente o silencio quanto ao procedimento sumarssimo exatamente porque neste a resposta a acusao precede o recebimento. Assim a inteno do legislador foi manter a regularidade dos procedimentos especiais. Lembrando que nestes s h uma resposta a acusao anterior ao recebimento da denncia. OBS: No caso do art 514 do CPP trata-se de uma defesa escrita que tem o nico escopo de persuadir o juiz a rejeitar a denncia. Se recebida a inicial o ru ser citado para ai sim apresentar a resposta a acusao.

OBS: Se quando do recebimento ou no da denncia estiver configurada uma das hipteses do art. 397 do CPP a rejeio ser material, absolvendo-se sumariamente o acusado. Por outro lado recebida adenncia e depositada a resposta a acusao. O juiz no tem a sua disposio s absolvio sumria podendo em apreo a teoria dos poderes implcitos extinguir o processo sem julgamento do mrito tanto que o art. 396 A do CPP fala no caput em arguio de preliminares e o 1 em excees sendo muitas delas peremptrias. MP RIO: Polastri entende que em casos de rejeio da denncia no se pode afastar do art. 395 do CPP cujos incisos entretanto podem estar fundamentados nas hipteses do art. 397 do CPP situao em que o prprio autor reconhece situao de coisa julgada material. No obstante por ser rejeio caber recurso em sentido estrito. (art. 581 I do CPP). No caso do inciso IV do art. 397 do CPP: a) Pacelli sustenta que se a extino da punibilidade vier em sede de absolvio sumria tem-se absolvio a desafiar a apelao, reservando-se o recurso em sentido estrito para as demais extines da punibilidade. b) ocorre que apesar de o art. 397 do CPP falar em absolvio sumria tem-se o inciso IV sentena extintiva da punibilidade que por expressa disposio legal desafia recurso em sentido estrito.

Curso:TURMO FEDERAL Matria: DIREITO PROCESSUAL PENAL Prof: MARCOS PAULO AULA 20 BLOCO 1 a 4

Anda mungkin juga menyukai