Anda di halaman 1dari 3

"UTILIZAO

DE

UM

SISTEMA

DE

INFORMAO

GEOGRFICA

PARA

PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DE PLACAS DE SINALIZAO VIRIA: ESTUDO DE CASO EM JOINVILE"

A) Descreva sobre SIG. E um sistema de Informao concebido para trabalhar com dados referenciados por coordenadas geogrficas ou espaciais. As SIGs so agora extensivamente usadas pelos rgos do governo, em negcios, e pesquisas em um amplo leque de aplicaes que incluem anlise de recursos ambientais, planejamento de uso do solo, anlise locacional, avaliao de impostos, planejamento de infra-estrutura, anlise de bens imveis, marketing e anlise demogrfica, estudo de hbitat e anlise arqueolgica. O objetivo maior da implantao de um sistema em um municpio deve servir como instrumento articulador do processo de planejamento urbano integrado, dinmico e continuo , agrupando as mais diversas informaes que se encontram dispersas em vrias reparties pblicas. Para ser ultilizado ser necessrio o conhecimento da realidade e isto s possvel a partir do momento em que esto disponveis informaes produzidas pela manipulao de dados confiveis e atualizados.

B) Quais foram os mtodos utilizados pelos autores? Os mtodos ultilizados foram: Levantamento e coleta de dados, Construo da base de dados, Integrao do Banco de Dados e a Base Cartogrfica, Implementao e atualizao do sistema.

C) Apresente os resultados e as discusses geradas pelo trabalho.

Para efeito de trabalho foi escolhida uma quadra do sistema virio de Joinvile, como rea de estudo. Utilizou-se uma base cartogrfica disponvel, convertida para o AutoCAD Map, em cima desta base, com o GPS foi cadastrada cada placa de sinalizao para obter as coordenadas, juntamente foram coletados e cadastrados os seis atributos de cada informao inseridas no Banco de Dados (Microsoft tAccess). A primeira tabela a de Cadastro de Condies das Placas. Atribuiu -se um cdigo a cada condio fsica da placa. Em outra tabela principal de cadastramento, denominada Cadastro de Placas, aparecem os atributos: data de aquisio da informao, o tipo de material utilizado, condies fsicas da placa, tipo de fixao. Atravs do cdigo de cada placa feito o link com o grfico. Essa integrao permitir, com o uso do sistema, levantar automaticamente vrias informaes da sinalizao que foram armazenadas em novos campos do banco de dados. A tabela Cadastro de Ocorrncia foi ultilizada para registrar a ocorrncia, on de consta o cdigo do motivo da substituio (roubo, desgaste, vandalismo, acidente) , da ao, o tipo, a localizao e data da substituio ou reparo. Como exemplo da utilizao das informaes cadastradas, gerou-se o mapa temtico de maior incidncia de acidentes, o nmero representa a quantidade de ocorrncias de manuteno por motivo de acidentes que foram registrados. Informaes como as mostradas acima podem subsidiar tambm outras anlises, tais como, a definio de reas de maior incidncia de vandalismo ou de roubo. Esta base permite tambm fazer cruzamento destas informaes com outras, como por exemplo, um levantamento de campo detectando as reas que possuem maior poluio visual, para se verificar se existe ou no uma relao entre acidentes e poluio visual. Com este tema gerou-se reas com atritos,variveis que indicam onde maior e onde menor a poluio visual, logicamente georreferenciado. Com o cruzamento das informaes, efetuou-se a multiplicao dos valores e temos como resultado as reas que se destacam pelo encontro de poluio visual com as ocorrncias de manuteno em placas por acidentes, permitindo analisar a possibilidade dos acidentes serem gerados em virtude da poluio visual.

Pode-se tambm fazer cruzamento com qualquer rea, por exemplo, na rea social, para verificar se existe uma relao direta entre vandalismo e rea carentes, detectando quais so as reas mais carentes e cruzando com reas de incidncia de vandalismo. Considerao Final O sucesso da implantao de um SIG depende de uma srie de fatores. Entre os quais, a manuteno do cadastramento atualizado constitui pea fundamental para a administrao do sistema, pois dela derivam informaes teis para gerenciar os servios, alem da racionalizao no uso do contingente humano e de equipamentos. Atravs do cadastramento e monitoramento da sinalizao de trnsito, o sistema permitir dar ao gestor condies de, ao mesmo tempo, planejar e coordenar as aes no sistema virio, detectar as necessidades da comunidade, determinar prioridades, controlar a implementao e execuo. Favorecendo uma interveno mais global e eficaz sobre os problemas e maior aproximao com a populao. Numa concepo macro, tem-se condies de inter-relacionar todas informaes, de forma amenizar os problemas que podem ser causados por uma m administrao. maior

Anda mungkin juga menyukai