Anda di halaman 1dari 38

DO BNH AO MINHA CASA MINHA VIDA

O PROBLEMA E O FALSO PROBLEMA DA HABITAO NO BRASIL


Gabriel Bolaffi Ficha tcnica: Texto Habitao e Urbanismo: o problema e o falso problema (1975)

Os problemas brasileiros tm sido formulados a partir de estratgias de poder e das ideologias que foram elaboradas durante os ltimos quinze ou vinte anos, e no a partir das caractersticas intrnsecas ao problema.
O problema da habitao tomado isoladamente em funo dos princpios bsicos e das regras do regime constitui um falso problema. O sistema (brasileiro) s poder resolver alguns dos seus verdadeiros e reais problemas se for capaz de armar-se com a vontade a coragem poltica para solucionar algumas contradies bsicas.

O PROBLEMA E O FALSO PROBLEMA DA HABITAO NO BRASIL

A habitao popular eleita o problema fundamental pelo governo federal em 1964.

A IDEOLOGIA DA HABITAO POPULAR


Estudo de Loyd A. Free, no Brasil, em 1960, sob patrocnio do Institute for International Social Research: sobre as aspiraes pessoais e atitudes polticas da populao brasileira: casa prpria era a principal aspirao as populaes urbanas.
Correlao estatstica entre a propriedade da habitao e polticas pblicas conservadoras. Por qu?

A IDEOLOGIA DA HABITAO POPULAR


Porque a classe mdia e o operariado urbano no Brasil vivem permanentemente a contradio entre expectativas de ascenso social, a necessidade de demonstrar publicamente essa mesma ascenso, e um poder aquisitivo cada vez mais reduzido. Vive, portanto, entre as angstias do credirio e da necessidade de consumir mais(BOLAFFI, 1975,p.43).

A IDEOLOGIA DA HABITAO POPULAR As caractersticas do estilo de vida das classes de renda mdia e baixa que conferem casa prpria a importncia subjetiva e objetiva que elas lhe atribuem ao transform-la na sua principal aspirao.

A IDEOLOGIA DA HABITAO POPULAR Lado subjetivo: sucesso, conquista, posio social. Lado objetivo: melhora condies para o acesso ao credirio, libera o oramento familiar da obrigao inexorvel do aluguel.

A IDEOLOGIA DA HABITAO POPULAR


ENTENDENDO A IDEOLOGIA POR TRS DA HABITAO POPULAR

O que o regime de 1964 fez.... >> Assumiu, juntamente com o poder, o compromisso de conter e reduzir as presses inflacionrias.

A IDEOLOGIA DA HABITAO POPULAR


>> Mas... sua sobrevivncia poltica dependia da capacidade de atingir esse objetivo sem provocar uma depresso economicamente profunda e prolongada. >> E tambm... de conseguir formular projetos capazes de conservar o apoio das massas populares, compensando-as psicologicamente pelas presses da poltica de conteno salarial.
>> Para tanto... nada melhor do que a CASA PRPRIA!!!!!

A IDEOLOGIA DA HABITAO POPULAR


Na segunda metade de 1964, havia sinais de que o novo governo... comeava a controlar os problemas imediatos e de longo prazo. Em agosto foi formulado um programa de ao do governo revolucionrio para curto prazo, com o objetivo de deter a inflao (limitando a expanso do crdito subordinando as elevaes do salrio ao aumento de produtividade e elevando as receitas tributrias...) e estimular a produo. Esperava-se estimular a produo mediante um amplo plano governamental de construo de residncias populares, que ao mesmo tempo incentivaria indstrias bsicas, fornecedoras da construo civil, e daria sada ao problema social representado pela aguda carncia de habitaes nas cidade... (Werner Baer ,1965).

A IDEOLOGIA DA HABITAO POPULAR


Voltando s origens das teorias econmicas

Teoria econmica Keynesiana: ao contrrio dos cortes nas despesas governamentais, incentivado o seu aumento, para criar emprego e demanda a partir do investimento em obras de longa maturao e, preferivelmente, desnecessrios ou de prioridade secundrias, durante os perodos de expanso econmica.

A IDEOLOGIA DA HABITAO POPULAR


Em 1967 o BNH recebe a gesto dos recursos do FGTS, tornando-se o segundo banco do pas com recursos disponveis.

O BNH canalizou os recursos do FGTS para a construo civil. Assim, tudo indica que o problema da habitao popular (que se agrava cada vez mais), apesar dos fartos recursos que supostamente foram destinados para a sua soluo, no passou de um artifcio poltico formulado para enfrentar um problema econmico conjuntural.

A IDEOLOGIA DA HABITAO POPULAR

Porque ...se observa que, a partir de 1967, quando a conjuntura econmica tende a se inverter, as preocupaes para com as condies habitacionais das camadas populares vo sendo paulatinamente esquecidas.

A IDEOLOGIA DA HABITAO POPULAR

>> 1967 Indstria automobilstica


principal indstria, com econmicos e fiscais no Brasil. incentivos

>> crescimento desnecessariamente rpido e socialmente oneroso.

A IDEOLOGIA DA HABITAO POPULAR


Para Bolaffi: Se a construo civil tivesse continuado a ser o acelerador da economia (e recuperador da recesso econmica), teria criado uma conjuntura econmica menos vulnervel, pois teria assegurado, ou pelo menos facilitado, um crescimento econmico baseado numa melhor distribuio de renda (mais gerao de empregos). Isto teria repercutido favoravelmente sobre setores cronicamente retardados, como a agricultura para consumo interno, ou a indstria txtil, respectivamente. Geraria uma expanso econmica mais slidas baseadas nas reais (mas implcitas) vantagens do Brasil: base tecnologia e industrial razovel, recursos territoriais e naturais, contingente demogrfico que, sem ser excessivo, garante essencial mercado interno.

O BNH: OBJETIVOS MANIFESTOS E FUNO REAL


Objetivo: diminuir o dficit habitacional Relatrio anual do BNH em 1971 mostra que os recursos atenderam a 24% da demanda populacional urbana.

Ou seja, est aumentando o dficit habitacional a cada ano.

O BNH: OBJETIVOS MANIFESTOS E FUNO REAL


Ento, qual a funo real do BNH? S repassa os recursos ao uma variedade de agentes privados intermedirios. Com isso, os recursos foram aplicados em investimentos estranhos habitao popular, ou construo civil, para financiar atividades econmicas mais lucrativas.

O BNH: OBJETIVOS MANIFESTOS E FUNO REAL


Exemplo de como funcionava: >> Transfere para a iniciativa privada todas as decises sobre a localizao e a construo das habitaes que financia, gerando negociatas inescrupulosas. >> A burla comea com a utilizao de terrenos inadequados e mal localizados, prossegue com a construo de edificaes imprestveis e se conclui com a venda da casa a quem no pode pag-la, por preos frequentemente superiores ao valor do mercado.

O BNH: OBJETIVOS MANIFESTOS E FUNO REAL


Resultado:

O BNH contribuiu para agravar os problemas urbanos. Um processo industrial de favelamento.

DE VOLTA HABITAO

O problema da habitao est atrelado ao valor do solo urbano: a necessidade de uma nova poltica fundiria.

DE VOLTA HABITAO
O que aconteceu foi que O BNH no organizou a indstria da construo civil, aumentou a produtividade do setor para baixar os custos de produo da habitao. A principal omisso foi no ter formulado uma poltica fundiria.

DE VOLTA HABITAO NO HOJE


Aps a extino do BNH em . No houve poltica habitacional na dcada de 1990. Constituio Federal de 1988: incluso do conceito de funo social da cidade e da propriedade Estatuto da Cidade: regulamentao de normas constitucionais e definio de instrumentos de gesto do solo urbano MP 2220 Regularizao fundiria

DE VOLTA HABITAO NO HOJE


lei 11977 Programa Minha Casa Minha Vida Disponibilizao de um conjunto de novos instrumentos urbansticos voltados a induzir as formas de uso e ocupao do solo

DE VOLTA HABITAO NO HOJE


lei 11977 Programa Minha Casa Minha Vida Possibilidade de rever lgicas concentradoras e excludentes de modelos tradicionais de atuao urbanstica Abertura de espao para a redistribuio de renda e poder entre diversos estratos da sociedade Elucidao da importncia do planejamento urbano para a definio do ordenamento territorial diante das atuais demandas sociais existentes Possibilidade de criao de canais de pactuao entre os diversos atores e segmentos da sociedade nos processos decisrios sobre o destino da cidade

DE VOLTA HABITAO NO HOJE


A lei N 11.977, de 7 de julho de 2009, que dispe sobre o Programa Minha Casa Minha Vida institui que:

Em reas urbanas, os critrios de prioridade para atendimento devem contemplar tambm:


I a doao pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municpios de terrenos localizados em rea urbana consolidada para implantao de empreendimentos vinculados ao programa; II a implementao pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municpios de medidas de desonerao tributria, para as construes destinadas habitao de interesse social; III a implementao pelos Municpios dos instrumentos da Lei no 10.257 [Estatuto da Cidade], de 10 de julho de 2001, voltados ao controle da reteno das reas urbanas em ociosidade.

DE VOLTA HABITAO NO HOJE


O papel dos municpios no Minha Casa Minha Vida
Os municpios e respectivos rgos das administraes direta ou indireta (companhias de habitao e outros) podem desempenhar um papel fundamental no programa, mas para isso precisam desenvolver algumas aes: Planejar as aes no mbito do Programa Minha Casa Minha Vida de modo que os empreendimentos sejam elaborados de acordo com as diretrizes de planejamento da cidade Identificar as regies e zonas de interveno prioritrias para implantao dos projetos, promovendo aes para facilitar o uso de terrenos bem localizados para sua implantao Identificar e apresentar a demanda

DE VOLTA HABITAO NO HOJE


O papel dos municpios no Minha Casa Minha Vida Promover aes facilitadoras e redutoras dos custos de produo dos imveis Providenciar as autorizaes, alvars, licenas e outras medidas necessrias aprovao e viabilizao dos projetos arquitetnicos, urbansticos, complementares e de implantao de infraestrutura bsica, incluindo a aprovao do licenciamento ambiental junto aos rgos competentes e nas situaes que envolvam concessionrias de servios pblicos de energia eltrica, gua e saneamento Doar terrenos Os estados e municpios podero, ainda, combinar subsdios com os que j esto disponveis no programa de forma acumulativa para o beneficirio

DE VOLTA HABITAO NO HOJE

DE VOLTA HABITAO NO HOJE


MINHA CASA MINHA VIDA... Segundo Raquel Rolnik Minha Casa, Minha Vida: subsdios pblicos individuais permitem s famlias de menor renda comprar no mercado produtos ofertados por construtoras privadas. O modelo se completa com disponibilidade de crdito: quanto menor a renda, maior o subsdio e menor a parcela de crdito que entra para viabilizar a compra.

DE VOLTA HABITAO NO HOJE


MINHA CASA MINHA VIDA... Segundo Ermnia Maricato Na hora em que o Minha Casa, Minha Vida entra em ao, voc tem uma elevao imediata e absurda, escandalosa, dos preos dos imveis e da terra. Isso porque ns entramos com o recurso privado e pblico e no entramos com a democratizao do acesso terra.

DE VOLTA HABITAO NO HOJE


MINHA CASA MINHA VIDA... Segundo Ermnia Maricato
O Ministrio das Cidades tem poltica para obras e no poltica urbana. Poltica urbana no uma soma de obras. importante que haja recursos, mas poltica urbana controle do uso e ocupao do solo. isso que favorece o meio ambiente, d sustentabilidade e justia social. o que ningum faz. Pela constituio, uma responsabilidade do municpio. A legislao torna isso complexo.

DE VOLTA HABITAO NO HOJE


MINHA CASA MINHA VIDA...
O aquecimento imobilirio, com o aumento do crdito e o programa Minha Casa, Minha Vida, agravou a situao. Nas regies metropolitanas, terras para moradias de famlias com renda de at trs salrios mnimos so raras e, em geral, na periferia. Raquel Rolnik, relatora especial da ONU para o Direito Moradia, afirma que prefeituras e Cmaras Municipais acabam no utilizando os dispositivos porque eles causam muito conflito com donos de imveis e representantes do setor imobilirio.

DE VOLTA HABITAO NO HOJE

Santa Luzia, Maranho

DE VOLTA HABITAO NO HOJE

Santa Luzia, Maranho

DE VOLTA HABITAO NO HOJE

Devemos ter cuidado para no virar.

DE VOLTA HABITAO NO HOJE

Chile

DE VOLTA HABITAO NO HOJE

Chile

DE VOLTA HABITAO NO HOJE

O desafio a regulamentao e aplicao dos instrumentos inseridos nos Planos Diretores.

Anda mungkin juga menyukai