Anda di halaman 1dari 3

CONJUNES EXERCCIOS APLICAO DE CONJUNES SUBORDINATIVAS ADVERBIAIS Antes de fazer os exerccios, leia sobre as principais conjunes e preste ateno

o sobre a relao de sentido que elas estabelecem quando so empregadas nas frases.
integrantes so introdutrias de oraes subordinadas substantivas: que, se, como, etc.; Exemplo: No sei dizer se ele chegou. causais exprimem causa: porque, como, uma vez que, j que, etc.; Exemplo: Eu sou feliz porque tenho uma famlia. concessivas exprimem concesso: embora, ainda que, mesmo que, apesar de que, etc.; Exemplos: Quando fui dormir ainda estava claro, ainda que passasse das sete da noite. Apesar de estarmos refletindo mais sobre a economia do pas, os juros s tem aumentado. condicionais exprimem condio ou hiptese: se, desde que, contanto que, caso, se, etc.; Exemplo: Avise-me caso eles j saibam da nova lei. conformativas exprimem conformidade: conforme, segundo, como, consoante.; Exemplo: Conforme ia passando o tempo, meu corpo cansava cada vez mais. comparativas estabelecem comparao: como, mais...do que, menos...do que, etc.; Exemplo: Estou mais feliz hoje do que ontem. Ele chorou como quem tivesse perdido algo de muito valor sentimental. consecutivas exprimem consequncia: de forma que, de sorte que, que, etc.; Exemplo: Estudou tanto que adormeceu. finais exprimem finalidade: a fim de que, que, porque, para que, etc.; Exemplo: Vamos embora a fim de que possamos assistir ao filme. proporcionais - estabelecem proporo: medida que, proporo que, ao passo que, etc.; Exemplo: medida que estudo todos os dias, minha memria se torna melhor. temporais indicam tempo: quando, depois que, desde que, logo que, assim que, etc.. Exemplo: Desde que voc foi embora, meu corao gerou expectativa para que voltasse.

Agora procure completar as frases com a conjuno mais adequada. 1. Os novos candidatos seriam admitidos (...................... ) tivessem encaminhado, em tempo hbil, os documentos exigidos para a inscrio. 2. O novo carro passou por todos os testes, em vrios departamentos especializados, (...................... ) estabelecem as normas de qualidade. 3. (...................... ) seja complexa e trabalhosa a pesquisa, no desanimaremos. 4. (...................... ) temos tempo, faamos o bem. 5. No pudemos concluir nenhum acordo, (......................) os demais herdeiros pretendiam ludibriar-nos. 6. (...................... ) os problemas se agravaram, recorremos aos servios de um perito que nos ajudasse. 7. (...................... ) as vendas aumentavam, o otimismo tomava conta dos criadores do novo esquema de promoo. 8. (...................... ) ainda no se delineou nenhum plano concreto, convm aguardar por algum tempo. 9. Os acontecimentos se agravaram ( ) perdemos a perspectiva de julg-los com segurana. 10. (...................... ) a Diretoria da empresa tenha outros planos a nosso respeito, tudo leva a crer que seremos transferidos para Manaus. 11. O cliente me pareceu convencido das qualidades do novo carro, (...................... ) revelasse sua predileo por um veculo mais barato. 12. (......................) o cliente retorne, deves tentar convenc-lo de que o barato sai quase sempre mais caro. 13. (...................... ) o cliente retornar, ser mais fcil convenc-lo de que a compra do novo carro bom negcio. 14. Voc poder oferecer a mquina por preo inferior, (...................... ) a transao continue vantajosa para a firma. 15. Eram tantos os candidatos, que as provas foram suspensas, (......................) fosse encontrado outro local mais amplo. 16. (......................)assumiu o comando do novo plano de vendas, o supervisor convocou os diretores das novas filiais. 17. Conseguiu vencer na vida, (...................... ) sempre se mostrou competente em todos os negcios. 18. (...................... ) era, no momento, imprescindvel, no foi dispensado, (...................... ) fosse onerosa sua permanncia. 19. O capito s deixar o navio, (...................... ) todos os tripulantes estiverem em terra, salvos. 20. No conseguia convencer o cliente, (......................) argumentasse e acenasse com vantagens.

1. Classifique as conjunes destacadas nas frases abaixo: a) Hoje estou com um humor pssimo, porque briguei com mame. b) Quando acordei, minha bolsa havia sumido. c) Conforme eu j sabia, tirei nota baixa. d) Ainda que eu sofra, no voltarei. e) Caso voc saia, feche a porta. f) Estudei o assunto, mas no entendi nada. g) Li e reli o livro. h) Ou voc me engana ou no est maduro. i) No s se atrasou, mas tambm esqueceu o trabalho de portugus. j) proporo que estuda, mais aprende.

2. Em: ... ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas... a partcula como expressa uma ideia de: a) causa b) explicao c) concluso d) proporo e) comparao 3. Entrando na faculdade, procurarei emprego, orao sublinhada pode indicar uma idia de: a) concesso b) oposio c) condio d) lugar e) consequncia 4. Assinale a sequncia de conjunes que estabelecem, entre as oraes de cada item, uma correta relao de sentido. 1. Correu demais, .................................... caiu. 2. Dormiu mal, ....................................os sonhos no o deixaram em paz. 3. A matria perece, ....................................a alma imortal. 4. Leu o livro, .................................... capaz de descrever as personagens com detalhes. 5. Guarde seus pertences, ....................................podem servir mais tarde. a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto b) por isso, porque, mas, portanto, que c) logo, porm, pois, porque, mas d) porm, pois, logo, todavia, porque e) entretanto, que, porque, pois, portanto 5. Rena as trs oraes em um perodo composto por coordenao, usando conjunes adequadas. Os dias j eram quentes. A gua do mar ainda estava fria. As praias permaneciam desertas.

GABARITO APLICAO DE CONJUNES SUBORDINATIVAS 1. se caso desde que contanto que - CONDICIONAL 2. conforme como segundo consoante - CONFORMATIVA 3. embora ainda que mesmo que por mais que se bem que - CONCESSIVA 4. como j que uma vez que visto que dado que se - CAUSAL 5. porque visto que uma vez que j que porquanto - CAUSAL 6. como j que uma vez que visto que - CAUSAL 7. medida que proporo que - PROPORCIONAL 8. como j que visto que uma vez que - CAUSAL 9. de modo que de tal forma que de maneira que de sorte que -CONSECUTIVA 10. embora mesmo que ainda que nem que - CONCESSIVA 11. ainda que embora se bem que por mais que - CONCESSIVA 12. caso suposto que - CONDICIONAL 13. se - CONDICIONAL 14. desde que contanto que caso - CONDICIONAL 15. para que a fim de que at que - FINAL 16. assim que logo que depois que - TEMPORAL 17. j que visto que porque uma vez que - CAUSAL 18. como j que porque visto que - CAUSAL / embora ainda que mesmo que - CONCESSIVA 19. assim que logo que quando depois que - TEMPORAL 20. ainda que embora mesmo que apesar de que conquanto - CONCESSIVA

Anda mungkin juga menyukai