Anda di halaman 1dari 11

Mural:

Dia da Cantineira 3 de Abril

Voc sabe quem faz a sua merenda gostosa? Hoje comemoramos o Dia da Cantineira. Escrevam um bilhete agradecendo-lhe a dedicao e o carinho no preparo da merenda.

Mural:

Dia mundial da Sade 7 de abril

Sade e nutrio so interligadas. Hbitos de higiene devem ser incutidos desde cedo nas crianas. Quanto nutrio, a criana deve ser orientada para saber selecionar os alimentos. Deve ser criado o costume de variar os alimentos para obter os valores necessrios ao equilbrio orgnico. Os excessos alimentares so to nocivos quanto a subnutrio. O equilbrio fator de sade.
Multipesquisa

Para ter dentes bonitinhos, creme dental e escovinha.

Mural:

Dia do Livro 18 de abril

Como despertar na criana o gosto pela leitura


Alm do prazer de entrar num mundo imaginrio, a leitura iniciada na infncia pode ser a chave para um bom aprendizado escolar. Familiarize a criana com os livros. Deixe que desde os primeiros meses de vida ela entre em contato com eles, tocando-os e sentindolhes a textura. Nessa etapa, escolha livros de tecido, plstico ou outros materiais resistentes. Contar histrias o primeiro passo para a conquista de um novo leitor. Se ouvir histrias com temas atraentes, a criana pedir outros livros para que algum leia para ela e, mais tarde, para que ela mesma os leia. Leia em voz alta, tente dramatizar a leitura identificando os dilogos com os personagens da histria. No incio, escolha histrias que voc goste, mas depois deixe que a criana faa sua prpria escolha. sabido que as crianas seguem exemplos. Se virem seus pais lendo, faro o mesmo. Outra maneira de ler, principalmente se a criana est em idade pr-escolar, so os livros s de ilustraes, para que criem suas prprias histrias. Posteriormente, d livros com ilustraes e textos breves, com letras grandes, para facilitar a aprendizagem da leitura.

Responda as perguntas da criana explique o significado das palavras procurando a resposta no dicionrio. Assim, a criana aprende que importante fazer consulta enquanto se l. medida que ela cresce e adquire o gosto pela leitura, deixe disposio dela livros com menos ilustraes, mais textos, tendo sempre o cuidado de escolher temas adequados para sua idade. Estimule a visita a biblioteca. Nunca associe o ato de ler a uma obrigao e menos ainda a um castigo, o que poder afast-la da leitura. importante ensin-la a apreciar e cuidar de seus livros. D livros de presente.
(Enviar este artigo para os pais)
Texto adaptado do Jornal. Perspectiva Universitria. n. 271, abril.

Mural

Dia do ndio 19 de abril

Mural

Dia do ndio 19 de abril

Nada mais justo do que homenagear o ndio, o primeiro dono das terras do Brasil. Os ndios influram em nossa cultura com seus usos e costumes, e grande a quantidade de palavras que nos legaram. Hoje, existem poucos e eles vivem quase como brancos. Poucas tribos conservam costumes e tradies indgenas, como morar em ocas, dormir em redes, pintar o corpo, enfeitar-se com colares.

construindo a cidadania
A escola precisa ter como grande finalidade construir a cidadania numa sociedade pluritnica e pluricultural voltada para o estudo do indgena brasileiro. Como grandes objetivos, propostos nos Parmetros Curriculares Nacionais, podemos destacar como de interesse para o trabalho: conhecer caractersticas fundamentais do Brasil nas dimenses sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noo de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinncia ao pas; conhecer e valorizar a pluralidade do patrimnio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e naes, posicionando-se contra qualquer discriminao baseada em diferenas culturais, de classe social, de crenas, de sexo, de etnia ou outras caractersticas individuais e sociais; utilizar as diferentes linguagens verbal, grfica, plstica e corporal como meio de produzir, expressar e comunicar suas ideias. saber utilizar diferentes fontes de informao e recursos tecnolgicos para adquirir e construir conhecimentos; questionar a realidade formulando problemas e tratando de resolv-los, utilizando, para isso, o pensamento lgico, de anlise crtica, selecionando procedimentos e verificando a adequao deles.

mural indgena

Recorte de revistas ou jornais reportagens, fotos de ndios, das armas que usam, da habitao e dos costumes deles, poemas, msicas indgenas e coloque no mural.

Vamos fazer um indiozinho?

N. Maccari; Criatividade e alegria o ano todo. So Paulo: Paulinas.

Recortar o modelo em cartolina, pintar, colorir ou colar papel fantasia.

Mural:

Descobrimento do Brasil 22 de Abril

Anda mungkin juga menyukai