Anda di halaman 1dari 2

Distino da solitude

Solido no o mesmo que estar desacompanhado. Muitas pessoas passam por momentos em que se encontram sozinhas, seja por fora das circunstncias ou por escolha prpria. Estar sozinho pode ser uma experincia positiva, prazerosa e trazer alvio emocional, desde que esteja sob controle do indivduo. Solitude o estado de se estar sozinho e afastado das outras pessoas, e geralmente implica numa escolha consciente. A solido no requer a falta de outras pessoas e geralmente sentida mesmo em lugares densamente ocupados. Pode ser descrita como a falta de identificao, compreenso ou compaixo. Em seu crescimento como indivduo, o ser humano comea um processo de separao ainda no nascimento, a partir do qual continua a ter uma independncia crescente at a idade adulta. Desta forma, sentir-se sozinho pode ser uma emoo saudvel e, de fato, a escolha de ficar sozinho durante um perodo de solitude pode ser enriquecedora. Para sentir solido, entretanto, o indivduo passa por um estado de profunda separao. Isto pode se manifestar em sentimentos de abandono, rejeio, depresso, insegurana, ansiedade, falta de esperana, inutilidade, insignificncia e ressentimento. Se tais sentimentos so prolongados eles podem se tornar debilitantes e bloquear a capacidade do indivduo de ter um estilo de vida e relacionamentos saudveis. Se o indivduo est convencido de que no pode ser amado, isto vai aumentar a experincia de sofrimento e o consequente distanciamento do contato social. A baixa auto-estima pode dar incio desconexo social que pode levar solido. Em algumas pessoas, a solido temporria ou prolongada pode levar a notveis expresses artsticas e criativas como, por exemplo, Emily Dickinson. Isto no implica dizer que a solido desencadeia criatividade, ela simplesmente foi, neste caso, uma influncia no trabalho ento realizado pelo artista.

Causas comuns
As pessoas podem sentir solido por muitas razes e muitos eventos da vida esto associados a ela. A falta de amizades durante a infncia e adolescncia ou a falta de pessoas interessantes podem desencadear no s a solido, mas tambm a depresso e o celibato involuntrio. Ao mesmo tempo, a solido pode ser um sintoma de um outro problema social ou psicolgico, que deveria ser tratado. Muitas pessoas passam pela experincia da solido pela primeira vez quando so deixadas sozinhas quando crianas. um pensamento muito comum, embora temporrio, em consequncia de um divrcio ou a perda de algum relacionamento afetivo de longa durao. Nesses casos, a solido pode ocorrer tanto por causa da perda do outro indivduo quanto pelo afastamento do crculo social do qual ambos faziam parte, causado pela tristeza associada ao evento. A perda de algum significativo na vida de uma pessoa tipicamente provoca um perodo de lamentao, onde o indivduo sente-se sozinho mesmo na presena de outros. A solido pode ocorrer tambm aps o nascimento de uma criana, um casamento ou outro evento socialmente disruptivo, como a mudana de um estudante para um campus universitrio. A solido pode ocorrer dentro de um casamento ou relacionamentos ntimos similares quando h raiva, ressentimento ou quando o amor dado no correspondido. Pode tambm representar uma disfuno de comunicao. Aprender a lidar com mudanas de estilos de vida essencial para superar a solido.

A Solido

Alguma vez voc j se sentiu s? Voc j procurou entrar fundo nesse sentimento de solido para perceber o que acontece? No vocabulrio de lngua portuguesa a palavra "solido" significa: estado de quem se sente ou est s. A solido um estado interno, a princpio um sentimento de que algo ou algum est faltando. Uma sensao de separatividade e desconexo com algo ainda inconsciente, sendo que numa viso espiritualista a separao de Deus, Eu Superior, Self, Vida ou o Todo. Atualmente, existem em algumas cidades muitas pessoas que j moram s e que apresentam um a vida bastante independente. No podemos dizer que so pessoas solitrias, desde que elas se sintam em paz com essa situao. Entretanto, o que se mostra que o sentimento de solido pode estar presente em qualquer lugar ou situao. A pessoa pode sentir solido durante uma festa com os amigos, no trabalho e at mesmo dentro de casa com a prpria famlia. Cada ser humano vem sozinho ao mundo, atravessa pela vida como uma pessoa separada e morre finalmente sozinho. As fases de passagem pela vida fsica e para alm dela trazem muitas experincias, onde tudo passageiro e impermanente. As situaes, os encontros e os fatos da vida surgem, permanecem por algum tempo e se vo. Portanto, procure refletir quando estiver sentido solido. Com o que voc ainda est resistindo no seu momento atual? Existe algo que precisa partir e voc ainda no percebeu ou no aceitou essa possibilidade? A ideia da separao e do estar s apenas uma iluso, pois nada se vai totalmente e nada est separado. Ficar sempre a lembrana no qual contm toda a experincia e vivncia ocorrida o que muito rico. Perceber que voc est se sentindo s muito importante para o seu crescimento. Utilize desse sentimento como uma alavanca para assumir plenamente a sua vida, para agir a partir de si, fortalecer a sua base e seguir em frente, manifestando a sua prpria fora dentro dos seus objetivos.

Tenha a sua prpria companhia, d ateno, escute, e acolha aquilo que voc e manifesta. Seja o seu melhor amigo. A partir de ento, voc perceber que a solido deixar de existir naturalmente.

Anda mungkin juga menyukai