Anda di halaman 1dari 62

Fotografia

Silvio Machado

Mquinas Fotogrficas Visor Direto

Objetivas Gmeas

Reflex

O DIAFRAGMA

O diafragma tem por funo bsica, controlar a intensidade de luz que passa pela objetiva,determinando assim tambm a exposio. A determinao do diafragma inversamente proporcional a quantidade de luz existente. Em situao de muito sol, mantm o orifcio fechado, em dia nublado abre-se para um orifcio maior.

Os nmeros f/ correspondem a uma srie de crculos decrescentes. Ex: f1.4, f/ 2, f/ 2.8, f/ 4, f/ 5.6, f/ 8, f/ 11, f/16, f/22. Estes produtos so os nmeros que aparecem na borda do diafragma e correspondem grandeza a que reduzida a superfcie da abertura. Regras bsicas: Quanto maior a abertura do diafragma menor a profundidade de campo. Quanto menor a abertura do diafragma maior a profundidade de campo.

Diafragma

F= 16

11

5.6

2.8

O OBTURADOR
O obturador tem por funo bsica, o controle da entrada da luz no plano do filme. Sua ao tem que ser exata, para que no haja nem sub nem superexposio. Nas cmaras mais sofisticadas, suas velocidades (tempo de exposio) so variveis, o que permite fotografar em diversas condies de luz ou mesmo para congelar ou borrar o movimento. Caso a luz no seja suficiente, teremos que deixar o obturador aberto por mais tempo. Onde h muita luz, este dever abrir velozmente para evitar superexposio. Se desejarmos "congelar" um movimento, o obturador ter que funcionar com maior rapidez. Quando se quer obter uma "iluso de movimento" - linhas, traos, ou borres do objeto fotografado o obturador ter que permanecer aberto, permitindo que o prprio movimento da imagem seja traado pelo filme. Para que se tenha total controle sobre esses fatores - quantidade de luz, ao e movimento, os obturadores mais sofisticados apresentam uma ESCALA DE VELOCIDADES.

Um dado tempo de exposio sempre representa o dobro da velocidade seguinte, ou a metade do tempo da velocidade anterior. Assim, uma escala que se inicie com 1 segundo, contar com as velocidades de 2s. 4s. 8s. 15s e assim por diante, ou no sentido inverso 1/2 s, 1/4 s, 1/8 s, 1/15 s etc. A escala completa de exposio se apresenta do seguinte modo: 8h, 4h, 2h, 1 h, 30 ', 15 ', 8 ', 4', 2 ', 1', 30", 15", 8", 4", 2", 1", 1/2 ", 1/4", 1/8", 1/15", 1/30", 1/60", 1/125", 1/250", 1/500", 1/1000", 1/2000", 1/4000", 1/8000".

Ao acionar o obturador, a primeira cortina se abre, expondo o filme totalmente a luz. Aps o tempo indicado, a segunda cortina segue a trajetria da primeira, bloqueando a entrada da luz e encerrando a exposio. Ao avanar o filme, o obturador novamente recarregado, e as duas cortinas voltam a sua posio inicial, prontas para uma nova exposio. As cortinas podem correr tanto no eixo horizontal quanto no vertical, de acordo com o projeto de cada fabricante.

FOTMETRO

O Fotmetro reponsvel pela combinao correta da abertura do diafragma e da velocidade do obturador. O que proporciona a imagem fotogrfica uma luminosidade adequada a composio escolhida pelo fotgrafo.

E V - EXPOSURE VALUE - VALOR DE EXPOSIO - RELAO ENTRE A ABERTURA DO DIAFRAGMA E A VELOCIDADE DO OBTURADOR.

As velocidades de um obturador mais complexo, geralmente variam de B at 1/8000s. Estas velocidades, ou tempos de exposio, aumentam ou diminuem em um sistema mltiplo de dois. Cada uma delas o dobro da velocidade seguinte a metade da anterior, ou seja, por exemplo, 1/125 o dobro de tempo de 1/250" e a metade de 1/60.

Desta forma, pode-se estabelecer com preciso a relao entre a abertura do DIAFRAGMA, que so determinadas pelas mesmas bases. Caso tenhamos que reduzir a velocidade de 1/60, para 1/125, afim de "parar" o movimento de uma pessoa caminhando, teremos que abrir o DIAFRAGMA em um ponto (+1), de f/5.6 para f/4. Por qu? - Porque diminumos pela metade o tempo de exposio, que implicar em uma sub-exposio (-1). Abrindo o DIAFRAGMA de f/ 5.6 para f/4, dobramos a quantidade de luz por ela admitida, e assim teremos uma imagem com a mesma gama de contraste.

FILMES - SENSIBILIDADE E GRANULAO De modo geral, podemos dividir a emulso em duas categorias quanto sensibilidade: 1. Rpida, ou de alta sensibilidade, e: 2. Lenta, ou de baixa sensibilidade. Se trabalharmos com ambas as categorias, nas mesmas condies de luz, e com a mesma exposio, teremos como resultado um negativo, que revelado normalmente, apresentar tonalidades de cinza mais escuras do que o outro. Para atingir-se a mesma tonalidade do segundo filme, bastar apenas uma exposio mais curta. Da conclui-se que o primeiro filme mais rpido do que o segundo, portanto este mais sensvel.

Filme Preto e Branco

Devido s essas diferenas de sensibilidade, foram surgindo as necessidades de se estabelecer medidas objetivas para determinar a sensibilidade de cada emulso, colocando-a em um sistema adequado, assim como se exprime em graus a temperatura, em metros o comprimento, e em quilogramas o peso. Baseando-se no mesmo princpio tcnico, fabricantes e cientistas convencionaram um sistema de medio universal denominado ISO. (International Standard Association). O ISO, entretanto, foi a fuso de dois sistemas de sensibilidade, muito utilizados anteriormente, cada um absolutamente correto, mas impossvel de serem convertidos entre si. Na Europa, usava-se o sistema DIN (Deutsch Industrie Norm Norma da Industria Alem), nos Estados Unidos, o sistema ASA (American Standart Association - Associao dos Padres Americanos) e no Japo JIS (Japan Industry Standard). H outras medidas, como o Weston e Schneider, que por serem muito antigas, j no so mais usadas. Tanto no sistema ASA, como no DIN, quanto maior for o numero, mais sensvel o filme e a luz. A diferena fundamental que no sistema ASA, quando o numero dobra de um filme para o outro, sinal que a sensibilidade do segundo duas vezes maior que a do primeiro (por exemplo, um filme de 100 ASA tem o dobro de sensibilidade em relao a um filme de 50 ASA, a metade em relao a um filme de 200 ASA): enquanto que no sistema DIN, a sensibilidade dobra a cada trs unidades (por exemplo - um filme de 21 DIN tem o dobro de sensibilidade em relao a um filme de 18 DIN, a metade de um filme de 24 DIN).

Cmera Digital

CMARA DIGITAL - Oferece a facilidade de ver os resultados logo aps a captura. No h mais tempo de espera para processamento qumico tradicional. As imagens so gravadas em cds, dvds ou cartes de memria. O custo do equipamento varia em funo da resoluo ou qualidade da imagem. Nas cmaras digitais o filme substitudo por discos, disquetes, ou simplesmente pela memria da cmara, para serem em seguida descarregadas no disco rgido do computador. Ao invs de obturador, temos o CCD, que converte a luz incidente e seus pontos luminosos em sinais eltricos, desenhando eletronicamente a imagem, digitalizando-a. H no mercado vrias cmaras digitais operando com este princpio, evoluindo rapidamente a cada dia e apresentando novas tecnologias.

Anel de Programas
As mquinas digitais possuem anel de programas que se caracterizam pelos recursos da informtica, associado a micro mecnia fina, pelo sistema Auto Focus(AF). Totalmente computadorizadas, operam com programas avanados, onde voc identifica o tipo de cena a ser fotografada, e pr-fixa o programa mais indicado. Estas cmaras so destinadas a aqueles que j possuam prvia experincia no manuseio de Monoreflex. Cada marca e tipo de cmara, apresenta uma grande variedade de programas e subprogramas, para a fotometria, o uso do flash, fuso de imagens, velocidades de focalizao automtica, e nmero de disparos por segundo (Motor Drive). Vamos ver agora, quais os programas mais importantes, mas no deixe de dar uma boa estudada no manual do seu equipamento. L, alm de dicas importantes, voc aprender como manuse-lo corretamente. PROGRAM (P) - Nesta opo, o fotmetro decide por si qual a melhor abertura e velocidade do obturador. No considera qualquer tipo de efeito, como profundidade de campo ou movimento. s enquadrar o assunto e fotografar, pois a cmara programa uma velocidade mnima sem tremor. Se algo estiver errado, a cmara logo avisar. O Program timo em cenas do cotidiano e viagens, existindo modelos que tem programas especiais para paisagens, retratos, macrofotografia e at para uso de flashes e objetivas zoom. No esquea que quando programada, o fotmetro efetua a leitura normal da cena, no determinando qualquer tipo de compensao.

Prioridade de Abertura - (A, AE ou AV). Aqui voc escolhe a abertura desejada e o fotmetro automaticamente procura a velocidade. No necessrio regular o diafragma. Basta programar para o f. desejado, que a cmara far o resto. Esta opo indicada no controle da profundidade de campo e para fotos de pessoas, produtos, concentrando o foco no plano a ser apresentado e desfocando o fundo, o que d mais destaque ainda sobre o mesmo.

Prioridade de Velocidade (S ou TV). Nesta modalidade, seleciona-se a velocidade, e o fotmetro ajusta automaticamente a abertura correspondente. Indicada para fotos de movimentos, esporte e foto jornalismo. Nas cenas de ao, as velocidades rpidas congelam a imagem. J os tempos mais longos criam imagens curiosas e intrigantes, borrando os elementos mveis. Certifique-se antes, se a sensibilidade do seu filme compatvel para as condies de luz e velocidade a serem utilizadas.

Prioridade de Profundidade de Campo (Deph). Esta opo trabalha com o princpio de 1/3 antes e 2/3 alm do ponto focalizado, determinando automaticamente, o primeiro, o meio e o ltimo plano, deixando todos em foco. Nessa opo foca-se apenas o plano intermedirio. ISO - Permite desligar o sistema DX, que efetua a leitura por meio de um escaner no cdigo de barra do magazine do filme, permitindo alterar manualmente a sensibilidade. Com este recurso possvel puxar (aumentar) ou reduzir a sensibilidade, a fim de se obter outros tipos de efeitos. Opo Manual (M). Fotografar manualmente significa operar a cmara, sem a interferncia do fotmetro. Agora voc quem decide qual a abertura e velocidade, adequadas para a sua cena. Embora seja a opo favorita dos fotgrafos clssicos, mais trabalhosa, exige experincia e fcil de errar. Entretanto, nas fotos noturnas, macro - Fotografia com fole ou extensores e foto micrografia, ou cenas onde se exige extrema exatido, um procedimento obrigatrio.

Modos de Cena
A Funo backlight dispara o flash com preenchimento especial para contraluz, de modo a a clarear regies que sem esse ajuste ficariam muito escuras. Praia/Neve ajusta o White balance e compensa a exposio de cenas e planos claros demais, como praias ensolaradas e campos nevados. Macro captura cores e contornos ntidos em fotos de objetos muito prximos, como flores, insetos e outros pequenos objetos. O modo Cpia proporciona imagens claras de textos ou figuras sobre papel. uma importante ferramenta para o trabalho ou escola. Captura a luz natural, sem ofuscar, de imagens sob as luzes do nascer ou prdo-sol, fixando o foco automaticamente ao infinito e ajustando White balance e a exposio de acordo. Fogos de Artifcio expande o estouro dos fogos, dispara o obturador automaticamente, usando velocidades baixas. O modo paisagem enfatiza a profundidade de campo, capturando cenas distantes, claras e ntidas como cartes postais.

O modo museu produz imagens claras e ntidas sem disparo do flash, fazendo uso de BSS (Best Shot Selector) para seleo da melhor imagem. Paisagem noturna utiliza baixa velocidade para obteno de fotos com o mximo de luminosidade para capturar a beleza das paisagens noite. Retrato noturno utiliza sincronismo lento com redutor de olhos vermelhos em cenas com o plano de fundo iluminado, para que o primeiro plano seja exposto naturalmente. O modo Festa/Ambiente interno seleciona velocidades lentas de disparo para no ofuscar o plano de fundo. Em caso de baixas luzes, o flash de sincronismo lento ser disparado automaticamente. Retrato enfatiza o assunto, buscando baixa profundidade de campo, para suavizar o plano de fundo. Esporte utiliza velocidades rpidas para congelar a ao de fotografias de esportes dinmicos.

Pr do sol ajusta a exposio e o balano de brancos para a luz ofuscante de nascer ou por do sol. Foto submarina capta as cores naturais quando so tiradas fotos na superfcie ou dentro da gua, onde as cores poderiam sair distorcidas ( a Caixa estanque opcional ser necessria para uso subaqutico). Assistente de Foto Panormica ajuda a compor mltiplas imagens lado-alado, com o mesmo balano e exposio que no final sero montadas e proporcionaram a foto panormica. Sero unidas depois no software para criar imagens espetaculares de at 360 , panorama completo!

DISCO DE MODO DOS PROGRAMAS:

Vertical Paisagem Close up Desportos Retrato Noturno

1) Zona Criativa de Programas

2) Zona Bsica de Programas (modos de cena)

Resoluo

A resoluo geralmente expressa de duas maneiras: Pelo numero de pixels dispostos horizontalmente e verticalmente:1600x1200 ou pela quantidade 1600x1200 = 1.920.000 pixel = 2 Megapixel. Quanto maior a resoluo maior a quantidade de detalhes capturados, porm esta informao sozinha no garante qualidade, voc precisa primeiro definir o que vai fazer com esta imagem. A melhor imagem obtida com a combinao correta da resoluo de entrada (fotografada) e a resoluo de sada (impresso ou vdeo). No exemplo do CCD a imagem capturada em uma matriz de 1600 linhas x 1200 colunas ao mesmo tempo, j na sada imagem formada em linhas. Cada linha composta por pontos, e a quantidade de pontos por polegada desta linha denominada de DPI. Por experincias, constataram que a maioria dos olhos humanos no distingue imagens impressas com resoluo maior que 300 DPI, ficando assim quase que padronizado esta resoluo mnima para se obter alta qualidade fotogrfica.

No exemplo da cmera de 2 Megapixel, temos uma resoluo de 1600x1200 (resoluo de entrada), basta dividir estes valores por 300 (resoluo de sada) para encontrar qual o tamanho ideal da impresso. 1600/300 1200/300 = = 5,33 4,00 polegadas polegadas x x 2,54 2,54 = = 13,55 10,16 cm cm

Esta a regra bsica para se definir o tamanho da foto impressa, mas nada impede ser copiadas em tamanho maiores, podendo inclusive obter resultados excelentes, dependendo de outros fatores qualitativos das cmeras.

COMPOSIO

1) FOCALIZAO - Utilizando o recurso da PROFUNDIDADE DE CAMPO, podemos dar mais nfase a determinado objeto, abrindo mais o diafragma (compensando na velocidade) afim de que os demais elementos, localizados em planos diferentes saiam "fora de foco".

2) A FORMA - H vrios meios de ressaltar a forma de um elemento dentro da composio. Pode-se destacar o contorno de um objeto principal alterando o ngulo da cmara, e colocando-o em um fundo neutro e homogneo, ou ainda enfatiz-lo melhor aproveitando o efeito de uma luz que venha por trs, ou que o ilumine lateralmente. A luz do comeo da manh, ou final da tarde poder ajud-lo muito a obter diferentes formas e resultados do mesmo objeto. Observe o tamanho das sombras das pessoas ou outros elementos nas ruas, vistas de cima no final da tarde... Lembre-se sempre que quanto mais simples for o contedo da imagem, maior fora ter a sua mensagem.

3) TONALIDADE - Se a tonalidade do assunto for mais clara ou mais escura que o fundo ou dos objetos que o rodeiam, este se realar sobre os demais. Se determinado objeto for o assunto principal, basta ilumin-lo bem sobre um fundo plano de tons bem escuros. Se o espao incluir outros motivos mais ou menos da mesma tonalidade, deve-se realar o motivo principal por outros meios, como por meio da luz ou pela explorao visual do contexto.

4) ESCALA - Em iguais circunstncias, a ateno se concentra na maior unidade da cena, seja um elemento ou massa de sombra ou luz. Para dar realce a este elemento, conveniente fazer com que este seja maior em proporo ao resto. Este controle de tamanho feito variando a distncia da cmara ou ngulo da cmara. Poder haver distoro, dependendo de como a objetiva "olha" as coisas. O tamanho aparente do objeto aumenta ao se aproximar da cmara, e diminui de um ponto de vista mais distante.

5) SIMPLIFICAO TONAL - As condies atmosfricas, como a formao de nvoa, por exemplo, podem ajudar a eliminar detalhes desnecessrios em tomadas distantes. Quando estas formas aparecem a diferentes distncias, so separadas por perspectivas tonais e aparecem como reas de tons planos contnuos, enfatizando sua profundidade visual.

6) AS SOMBRAS - As sombras, tanto as projetadas pelo prprio objeto como outras superfcies projetadas sobre ele, podem reforar a forma. Em casos extremos, a sombra sugere mais informao que o objeto.

7) MOVIMENTO E PERSPECTIVA - Qualquer objeto que se mova paralelamente cmara (como o caso do "panning") durante a exposio provocar linhas mveis, que seguiro uma direo semelhante s linhas de fuga da perspectiva. As tomadas de objetos mveis iluminados e as luzes de veculos em movimento formaro linhas luminosas de timo efeito plstico. Este efeito especialmente til para criar sensao de profundidade visual e causar mais impacto em fotografias noturnas.

8) PERSPECTIVA - A perspectiva o melhor procedimento para se criar a sensao de tridimensionalidade fotogrfica. A profundidade especialmente importante quando o elemento principal est situado a distncia. Mediante a perspectiva linear pode-se conduzir o interesse at ele.

9) TEXTURAS - Texturas de material enferrujado, gua, tintas descascadas, troncos de rvores, muros velhos, folhas secas, terra rachada pela seca, produzem efeitos abstratos muito criativos.

10) PONTO DE VISTA ALTO E BAIXO Mude seu ponto de viso, fotografe de um local mais alto, de cima para baixo ou vice-versa. As imagens ganharo uma nova e interessante perspectiva.

11) USE A COR Localize na cena cores fortes e impactantes. Lembre-se de que as cores mais importantes, fotograficamente falando so: VERMELHO, AZUL, VERDE E AMARELO. So as cores VAV, as que se reproduzem melhor no processo fotogrfico, convencional ou digital. Inclu-las na sua imagem certeza de timos resultados! Voc pode tambm selecione elementos de cores vivas dentro de uma atmosfera de cores tnues para criar contraste marcante e interessante.

14) REGRA DOS TEROS: O fato de se colocar o assunto ou o objeto principal no centro do quadro, nem sempre resultar em uma boa imagem. Normalmente qualquer cena, com uma imagem centralizada, torna-se cansativa. A melhor forma de resolver este problema imaginar que o visor de sua cmara dividido horizontalmente e verticalmente por duas linhas eqidistantes, formando nove pequenos quadros. Todos os quatro cruzamentos, ou a posio das linhas so bons lugares para se colocar o elemento principal da cena.

Regra dos teros

Fig. 1

Regra dos teros

Fig. 1

CRITRIOS PARA ANLISE DE FOTOS. 1) Viso ou Concepo - Escolha o assunto: originalidade do tema, contedo ou da apresentao. Pontos negativos: Evite banalidade, imitao, confuso, reproduo. 2) Interpretao ou Tratamento: Adequado ou no ao tema - Naturalidade ou Artificialismo. Escolha adequada ou no do processo utilizado (h temas que so mais prprios para P&B ou para Cor). Pontos negativos: interesse restrito, limitado, de carter pessoal, simples documentao. Fotometria ou padro de cor (WB) inadequada ao tema. 3) Composio - Arranjo harmonioso dos elementos que formam e integram o quadro: formas, linhas, massas, tons luzes e sombras - ngulo de tomada, perspectiva, utilizao do campo focal - corte e enquadramento -Equilbrio Harmonia dos tons e das cores - Contedo informativo: A foto tem que contar uma histria, um fato. Apresentar um ponto de interesse ou impacto. Ser clara, objetiva e sucinta. 4) Tcnica de Laboratrio ou Tratamento em Photoshop - Qualidade do slide, cpia ou ampliao. Definio, textura, rendimento tonal - Boa ou m execuo da tcnica, do processo utilizado. Aproveitamento e rendimento dos tons e das cores (quando for o caso). Acabamento e apresentao final.

BIBLIOGRAFIA
- BUSSELE, Michel. Tudo sobre fotografia. 11.reimp. So Paulo: Pioneira, 2004. - DUBOIS, Philippe. O Ato fotogrfico e outros ensaios. 8.ed. So Paulo: Papirus , 2004. - FOLTS, A. James, LOVELL, Ronald P.,ZWAHLEN, Fred C. Jr. Reviso Tcnica CAMARGO, Denise. Manual de Fotografia. So Paulo: Thomson Learning, 2007. - KRAUSS, Rosalind. O Fotogrfico. Editorial Gustavo Gili, SA,Barcelona,2002. - TRIGO, Thales. Equipamento fotogrfico: teoria e prtica .So Paulo: Senac,1998. - BARTHES, Roland. A cmara clara: nota sobre a fotografia. 10.imp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. INDICAO DE PERIDICO(S) REVISTA FOTOGRAFE REVISTA COMPUTER ARTS REVISTA PHOTO

Anda mungkin juga menyukai