Anda di halaman 1dari 20

Aprenda a tirar fotografias criativas

Paisagens & Arquitectura


Tire as fotografias arquitectnicas e de paisagens mais bonitas
Uma pradaria ou estepe espectacular. Um deserto encantador. Um museu que, visto do exterior, por si s uma obra de arte. Cordilheiras escarpadas com vales impressionantes. Ou uma praa majestosa numa metrpole. Quer registar estas impresses numa fotografia. Mesmo assim, o resultado poder, por vezes, desiludi-lo. Graas s sugestes e aos truques apresentados neste curso, pode melhorar tanto a qualidade como o contedo artstico das suas fotografias. Comece por aqui e no tire apenas uma fotografia, mas sim toda uma experincia!

tudo tem ritmo...


Onde est a diferena entre uma fotografia comum e uma excepcional? Em muitas reas. Mas o ritmo um factor importante. Mais ainda em ambientes cheios - como, por exemplo, uma fachada extremamente ornamentada ou uma paisagem variada - o olho precisa de calma para poder compreender a versatilidade do motivo. O ritmo e a ordem proporcionam isto.
Procure a sequncia Procure conscientemente elementos repetidos. Por exemplo, telhados de casas, uma fila de moinhos de vento ou de postes de telefone, uma colunata ou folhas de uma rvore a mexerem-se na mesma direco. Vai ficar surpreendido pela quantidade de elementos que pode encontrar assim que tiver olho para isso. Vai descobrir um ngulo atravs do qual estruturas e sequncias ocultas se transformam subitamente num todo artisticamente unido.

jogue com contrastes de cores


As vastas paisagens so geralmente lindas porque, por vezes, tm apenas uma cor. Por exemplo, cumes de montanha com neve, uma encosta arborizada ou dunas cobertas de areia. Se tirar uma fotografia deste tipo de paisagem, os resultados nem sempre so assim impressionantes. Isto porque s essa nica cor j pode ser demais. Ou, por outras palavras, muito pouco. Falta-lhe um elemento tonificante. Pode resolver esta questo adicionando uma cor de grande contraste. Coloque, por exemplo, um par de esquis com cores vivas na neve ou um par de galochas amarelas claras num campo. Tenha em conta o local onde coloca o elemento de cor extra. O vermelho vai seguramente chamar muito a ateno.
D alguma cor ao seu dia Costuma levar a sua cmara quando sai? Para variar, aborde a cor como se fosse um tema. Por exemplo, escolha uma cor para um dia e procure-a na cidade (ou fora dela). Vai ver que vai fotografar o ambiente sua volta de uma forma completamente diferente. Deste modo, liga todos os tipos de motivos entre eles graas cor, em todas as suas sombras e nuances. Grave as fotografias em casa por categorias de cor. Assim pode obter coleces animadas para mais tarde se divertir a compar-las.

Paisagens & Arquitectura | 1

tenha em conta a dimenso humana


Edifcios, monumentos ou rvores colossais podem ser to impressionantes que quer fotograf-los de imediato. Espere s um pouco e pergunte-se se o tamanho do motivo vai ficar visvel na fotografia. O termo grande s tem significado graas ao fenmeno oposto: (mais) pequeno. Evite que uma grande impresso se torne enfadonha introduzindo um elemento de comparao na composio. Pode ser uma pessoa junto a uma esttua. Mas um animal tambm pode valorizar mais a impresso esmagadora de uma paisagem. O importante jogar com as propores. Deste modo, a impresso original fica mais intacta.

trabalhe com profundidade de campo


Na realidade, pode considerar a fotografia como uma forma avanada de pintura realista. Todos sabem que um pintor pensa primeiro na composio que vai criar. As diversas partes de uma imagem no tm um determinado lugar na composio por acaso. No caso da fotografia de paisagens, a me natureza j disps todos os elementos por si. Cabe-lhe a si criar uma composio interessante de tudo isso. Neste caso, a criao de profundidade um truque prtico para garantir uma fotografia bem-sucedida.
Utilize a programao correcta da cmara As cmaras compactas esto equipadas com um modo especial graas ao qual pode tirar fotografias de paisagens mais deslumbrantes, modo esse geralmente referido como paisagem. Encontra este modo em C, Cena ou Cenrio. Verifique se o flash est desligado. Crie camadas A sua cmara est programada para o modo correcto? Faa com que a sua fotografia ganhe mais profundidade. Vamos escolher como exemplo um grande lago, com margens arborizadas no lado oposto e, por trs, colinas ou montanhas. Ou seja, trs camadas. No se limite a tirar uma fotografia como se estivesse na margem, mas procure um galho ou arbusto que paire sobre a borda da gua. Posicione-o em primeiro plano, incline-se e vai ver que esta quarta camada amplifica as outras trs. Pode utilizar este mtodo em quase todas as vistas; pode sempre encontrar algo que d para colocar em primeiro plano.

pouca luz, muitos efeitos


As imagens com atmosfera geralmente devem a sua intensidade escurido. Por exemplo, uma paisagem ao anoitecer ou o interior de uma igreja. Mas como que se transmite esta atmosfera especial? Apesar de tudo, escurido e fotografia no combinam assim to bem. Por isso, vai ter de fazer bom uso da luz disponvel. Consegue os efeitos mais bonitos nos limites do possvel. Como tal, nem todas as fotografias vo ficar bem, mas isto torna a experincia ainda mais estimulante e uma impresso bem-sucedida ainda mais bonita.
Utilize as programaes correctas da cmara

Para comear, programe a cmara para o modo nocturno. Encontra este modo em C, Cena ou Cenrio. Depois, assegure-se de que no mexe a cmara. Neste caso, um trip uma ptima soluo. Ou procure apoio como, por exemplo, uma parede ou um banco de igreja. O que tambm d bons resultados pousar a cmara e utilizar o temporizador. Finalmente, tambm pode aumentar a classificao ISO no menu. Deste modo, torna a cmara mais sensvel luz. A fotografia vai ficar ligeiramente com mais gro, mas isto tambm produz um efeito artstico.

Paisagens & Arquitectura | 2

olhe para o mundo com um par de lentes (diferente)


Literalmente. Porque o que se aplica aos seus olhos, tambm se aplica objectiva de uma cmara. O uso de filtros de cores um mtodo experimentado e testado para adicionar cor e obter um efeito romntico. Basta colocar a lente de um par de culos de sol frente da cmara para obter resultados surpreendentes. Um par de culos de sol normais d perfeitamente, mas, para um maior contraste de cores, utilize um par de culos com filtro UV.

interaco de linhas
Como fotgrafo, nunca deve apenas olhar para uma paisagem ou um edifcio, mas sim tentar descobrir uma linha diagonal. A crista que se ergue de uma duna, por exemplo, uma estrada comprida ou o cimo de um telhado. Isto torna a fotografia mais dinmica. Tambm pode procurar partes individuais que juntas formam uma linha. Imagine uma cadeia de montanhas, grupos de rvores ou caixilhos de janelas vistos de um determinado ngulo. E outra regra de composio til para fotografar paisagens posicionar o horizonte a 1/3 da imagem. Incline a cmara ligeiramente para a frente para captar mais terra e ligeiramente para trs para captar mais cu. Deste modo, torna imediatamente a sua fotografia menos standard.

Dicas para Amadores


A sua cmara tem muitas mais possibilidades do que as enunciadas aqui, para obter mais de si e tirar fotografias mais deslumbrantes. Muita gente no se aventura mais alm no menu para experimentar novas funes que ainda no conhece. compreensvel, mas seguramente desnecessrio. Experimente, no se deixe intimidar. E se no souber como continuar, desligue a cmara e volte a lig-la! Se j tira fotografias h muito tempo e as sugestes acima so bvias para si, pode beneficiar mais com os conselhos mais avanados a seguir.

utilize uma teleobjectiva


Uma objectiva de grande angular suficientemente boa para tirar fotografias de paisagens. No caso de uma cmara compacta, a objectiva encontra-se nesta posio quando a liga. No caso dos utilizadores de cmaras reflex, uma teleobjectiva tambm muito adequada para fotografar paisagens, devido ao facto de que extrai a profundidade da fotografia. Graas a isto, o primeiro plano e o fundo formam um todo, enquanto na realidade esto, por vezes, separados por quilmetros. A abordagem de paisagens como planos que une com uma teleobjectiva produz resultados interessantes. O efeito difcil de descrever e muito mais perceptvel nas prprias fotografias. Experimente o seguinte. Fotografe primeiro uma vista com uma objectiva de grande angular e depois com uma teleobjectiva. Vai notar imediatamente a diferena.

Paisagens & Arquitectura | 3

a cidade vista de noite

Tv

Provavelmente j as viu; fotografias impressionantes de cidades noite. Edifcios ou monumentos com uma iluminao deslumbrante, ao largo dos quais passa o trnsito deixando um rasto de luzes brancas e vermelhas. Tambm pode tirar fotografias destas obedecendo a duas condies simples. Utilize uma velocidade do obturador baixa e assegure-se de que no mexe a cmara. Programe a cmara para o modo TV ou C e escolha uma velocidade do obturador de 1/8s ou at 1/4s. Depois, coloque a cmara num trip ou pouse-a numa base robusta e utilize o temporizador. As luzes em movimento transformam-se subitamente em riscas misteriosas.

utilize um filtro POLARIZADOR


Com um filtro polarizador pode obter efeitos diferentes. Os cus azuis tornam-se mais intensos, obtm mais contraste e pode evitar o encadeamento ou reflexos indesejados. S pode utilizar um filtro polarizador juntamente com uma cmara reflex. Isto porque precisa de virar o filtro para uma determinada posio, para depois poder avaliar o resultado no visor ou no LCD. Para tal, tem de conseguir ver atravs da objectiva.
Cus mais azuis Num cu azul h muita luz polarizada. Com o filtro, contm essa luz para que o azul se torne mais escuro e mais intenso. Outra vantagem que as nuvens parecem mais brancas devido ao facto de que se destacam melhor num cu azul-escuro. Ou seja, o filtro polarizador proporciona mais contraste, mas no consegue alterar as cores. No torna azul um cu cinzento, s amplifica o azul que j l est. Evite o encadeamento Por vezes, determinados objectos so difceis de fotografar porque esto hmidos ou porque so fabricados com material brilhante que reflecte a luz. Uma estrada molhada, por exemplo, a parte de baixo prateada das folhas de um vidoeiro, um edifcio futurstico com muitos vidros reflectores ou uma superfcie de gua. Pode eliminar estes reflexos com um filtro polarizador. Tal como com culos de sol Polaride.

Uma fotografia bonita comea pela sua diverso!


As fotografias mais bonitas so uma mistura perfeita entre um olho criativo e o excelente uso das possibilidades tcnicas. Nesse campo, a fotografia arquitectnica e de paisagens no a especializao mais fcil. Por isso, no fique muito desiludido se uma fotografia no ficar to bem como esperava. Deixe que isso o estimule para experimentar mais e pesquisar o que pode fazer para revelar o fotgrafo que h em si. Acima de tudo, o que conta a diverso. O prazer que retira das inesperadas possibilidades da sua cmara. E de uma nova forma de olhar para o mundo sua volta. Vai a algum lado? No se esquea de levar consigo vrios cartes de memria, uma bateria recarregvel extra, pilhas normais, um carregador, objectivas e um trip. Boa sorte!

Descubra o fotgrafo que h em si com a Canon


Canon Portugal S.A. www.canon.pt

Aprenda a tirar fotografias criativas

Festas & Ocasies especiais


Aprenda a tirar fotografias mais deslumbrantes em festas e ocasies especiais
Um casamento ou recepo. Uma festa de praia exuberante ou um concerto espectacular. Um evento solene ou talvez at triste. H motivos suficientes para as pessoas terem um motivo especial para se reunir. Situaes em que reina a emoo de todo e qualquer tipo que se possa imaginar. Momentos em que preciso explorar a fotografia ao mximo. Neste curso, vai receber sugestes prticas para usar correctamente a sua cmara em todos os tipos de situaes (festivas). Bem como sugestes criativas para tirar mais partido do ambiente, das pessoas presentes e de si prprio.

d uma oportunidade vela


Muitas festas acontecem noite, em que a iluminao est de acordo com a ocasio ou o local. A luz de vela, as lanternas chinesas ou as tochas de jardim proporcionam uma atmosfera especial que gostaria de registar. Com o flash na posio automtica, as oportunidades de registar essa atmosfera so escassas porque o flash sobrepe-se luz do local. O resultado um primeiro plano fortemente iluminado sobre um fundo escuro. Pode evitar que isto acontea programando o flash para o modo de espera, juntamente com uma funo que seja adequada para ambientes mais escuros. Encontra esta funo na cmara em C, Cena ou Cenrio.
Olhos vermelhos Se usar um flash, evite tirar fotografias de pessoas como se tivessem sado de um filme de terror, com olhos vermelhos iluminados. Este efeito surge porque as pupilas dilatam-se no escuro e no reagem suficientemente rpido ao flash. No modo reduo do efeito de olhos vermelhos, a cmara emite primeiro um pequeno flash preliminar. Na altura em que tirar a fotografia, as pupilas j tiveram a oportunidade de se adaptar.

evite tiros de sorte


Est a fotografar convidados numa festa? Tire pelo menos trs fotografias da mesma pessoa ou grupo de pessoas. Geralmente, as pessoas so apanhadas de surpresa quando lhes aponta uma cmara. Tornam-se inseguras ou at tmidas e comportam-se de maneira diferente do habitual. Quase ningum fica natural.
Tire vrias fotografias e fale com elas Se tirar vrias fotografias, as pessoas acostumam-se e comeam a ser mais espontneas. Ainda mais se continuar a falar com elas. Esto atentas a si e no cmara. Tambm h um motivo prtico para proceder desta maneira. Quantas mais pessoas estiverem numa fotografia, maior a hiptese de algum ficar com os olhos fechados ou no ficar to bem retratado. Em suma: quantas mais fotografias tirar, maior a hiptese de conseguir uma imagem espectacular!

Festas & Ocasies especiais | 1

tirar fotografias em concertos


Um concerto inesquecvel da sua banda preferida. A sala de espectculos ou o estdio est esgotado e o ambiente impressionante. mais provvel que esteja escuro, pelo que ter tendncia a usar o flash. intil porque o vocalista ou a banda est muito longe. O que o flash vai mostrar com detalhes extremamente ntidos a parte de trs das cabeas de quem estiver sua frente. Mas provavelmente no veio procura disso.
Tire o mximo partido da situao Neste tipo de situao, desligue o flash e tente tirar o mximo partido possvel da situao. Com uma cmara compacta, no consegue captar detalhadamente as pessoas em palco. Pode tirar uma fotografia panormica deslumbrante do pblico e do palco. Seleccione o modo nocturno em C, Cena ou Cenrio e segure firmemente a cmara. Pode ser difcil no meio da multido, por isso procure um local onde tenha algum apoio como, por exemplo, uma parede ou uma vedao. Tambm pode pousar a cmara. Nesse caso, pode utilizar o temporizador.

concentre-se nos detalhes


Alm de tirar fotografias normais, tente ligar aos detalhes em vez do conjunto todo. Um anel que percorre um dedo muito mais intenso do que duas pessoas a fazer algo com as mos uma da outra. Uma caneta que desliza numa folha de papel diz mais do que algum a assinar. Uma faca que desaparece no bolo mais artstica do que a inevitvel fotografia do casal a cort-lo. Seja criativo e concentre-se nos detalhes que simbolizam uma situao ou um acto. Examine tambm a maneira como foi decorado o local. Fotografe as serpentinas, uma bandeja com taas de champanhe ou uma mesa decorada com pompa e circunstncia antes de comear o jantar. Tambm neste caso se aplica o mesmo, ou seja, um guardanapo dobrado de forma artstica pode dizer mais do que vinte mesas postas em fila.

fotografias de grupo
Quando fotografar um grupo de pessoas, tem de ter em conta alguns aspectos. Primeiro, quer apanhar toda a gente. Por isso, veja se h distncia suficiente, certificando-se ao mesmo tempo de que toda a gente fica visvel. Apesar de tudo, uma fotografia de grupo intil se no conseguir ver quem quem. O grupo muito grande? Tire a fotografia a partir de um plano superior. Por exemplo, a partir de uma varanda. Tambm deve evitar que as pessoas adoptem uma pose lnguida enquanto esperam pela fotografia. Continue a falar com o seu pblico e explique-lhe o que est a fazer. Melhor ainda: diga-lhes para falarem umas com as outras. S quando fizer sinal que elas tm de olhar todas para a cmara. Repita este procedimento vrias vezes. Desta forma, dissipa a tenso e cria uma situao o mais natural possvel.

Festas & Ocasies especiais | 2

fogo-de-artifcio
Numa noite de passagem de ano ao ar livre, os cus parecem um enorme mar de fogo. Quer fotografar as cores e as formas desenhadas pelo fogo-de-artifcio. Utilize o modo especial que se encontra na cmara em C, Cena ou Cenrio. Vai reconhecer imediatamente o smbolo. Esta funo assegura automaticamente uma velocidade do obturador mais baixa. Neste caso, muito importante que segure firmemente a cmara. melhor utilizar um trip, mas tambm pode pousar a cmara no cho e utilizar o temporizador. Se no quiser ver apenas o que est a acontecer directamente por cima, aumente o ngulo posicionando a cmara num plano inclinado como, por exemplo, sobre uma pedra ou caixa de fsforos.

faa-se passar por um paparazzo


As pessoas so mais espontneas quando no esto a ser observadas. Se quiser fotografar os convidados numa festa ou recepo com a maior naturalidade possvel, melhor se eles no se aperceberem do que est a fazer. Segure firmemente a cmara e, distncia, amplie a imagem em pessoas conversa. Muito provavelmente, vo pensar que est a fotografar o retrato de algum no primeiro plano. Primeiro, examine as pessoas durante algum tempo e tente descobrir se tm alguma postura caracterstica. Ande volta e jogue com os diversos ngulos, em vez dos instantneos comuns tirados de frente.

Dicas para Amadores


A sua cmara tem muitas mais possibilidades do que as enunciadas aqui, para obter mais de si e tirar fotografias mais deslumbrantes. Muita gente no se aventura mais alm no menu para experimentar novas funes que ainda no conhece. compreensvel, mas seguramente desnecessrio. Experimente, no se deixe intimidar. E se no souber como continuar, desligue a cmara e volte a lig-la! Se j tira fotografias h muito tempo e as sugestes acima so bvias para si, pode beneficiar mais com os conselhos mais avanados a seguir.

Numa discoteca...
Pessoas a danar num ambiente exuberante e fumarento. Metade no escuro, metade iluminadas por luzes a piscar e focos de luz forte. Factores que no facilitam em nada o trabalho de um fotgrafo. Mesmo assim, pode tirar fotografias espectaculares num cenrio destes. Mas vai ter de controlar a situao por si prprio. Se quiser obter efeitos magnficos, em que no consegue ver rostos mas sim sombras em poses descontradas, ajuste a classificao ISO de modo a tornar a sua cmara mais sensvel luz. As possibilidades variam em cada cmara e as classificaes podem ir de 800 a 1600. Segure firmemente a cmara ou siga o motivo.

Festas & Ocasies especiais | 3

utilize um flash auxiliar


O flash standard includo na sua SLR (single-lens reflex) tem um alcance mximo. Isto significa que pode deparar-se com as respectivas limitaes enquanto tira fotografias numa festa. Com um flash auxiliar, as possibilidades aumentam drasticamente. Para se certificar de que a luz do flash no torna o motivo demasiado rgido, equipe-o com um difusor especial. O difusor espalha a luz do flash e as suas fotografias ficam mais quentes.

jogue com a velocidade do obturador

Tv

Digamos, por exemplo, que quer fotografar pessoas em movimento num ambiente escuro. Podem ser recm-casados durante a dana de abertura na recepo ou uma fotografia de algum em movimento numa discoteca. Nestes casos, bom e, por vezes, necessrio utilizar uma velocidade do obturador mais baixa. Pode program-la manualmente no modo C, Cena ou Cenrio. Consoante a quantidade de luz ambiente e a velocidade de movimento, pode ir de 1/30s a 1/15s ou at 1/8s. Desta forma, pode produzir fotografias deslumbrantes. Ainda mais se o corpo de uma pessoa estiver quase total e nitidamente focado (como se a imagem ficasse congelada durante o flash) e, por exemplo, o seu longo cabelo ficar desfocado na fotografia. Observe atentamente os movimentos de uma pessoa e tente segui-los. No fcil, mas a prtica leva perfeio.

A fotografia tambm uma festa para si


Quer registar e guardar as memrias de uma festa ou de um momento emotivo da melhor forma possvel, para os recordar mais tarde com prazer e emoo. A sua cmara tem muitas aplicaes para diversas situaes. Descubra-as e tente fotografar da forma mais criativa possvel. No se desmotive com experincias menos bem-sucedidas. Deixe que o estimulem para pesquisar melhor o que pode fazer para revelar o fotgrafo que h em si. Acima de tudo, o que conta a diverso. O prazer que retira das inesperadas possibilidades da sua cmara. E de uma nova forma de olhar para o mundo sua volta. Vai tirar fotografias numa festa ou ocasio especial? No se esquea de levar consigo vrios cartes de memria, uma bateria recarregvel extra, pilhas normais, um carregador, objectivas e um trip. Boa sorte!

Descubra o fotgrafo que h em si com a Canon


Canon Portugal S.A. www.canon.pt

Aprenda a tirar fotografias criativas

Viagens & Frias


Fotografia criativa de viagens e frias
Umas frias relaxantes ou uma viagem impressionante. Novas experincias num ambiente inspirador. Vai querer fotografar isso. Mas como pode faz-lo da melhor forma? O que precisa de ter em conta? O que produz um efeito surpreendente? Graas aos seguintes truques e sugestes, vai obter mais das suas frias, da sua cmara e de si. Quer esteja agora a iniciar-se na fotografia, quer tenha alguma experincia: deixe-se surpreender pelos resultados. Divirta-se!

olhe para o mundo de um ngulo diferente


Uma rua pitoresca, os seus filhos na praia ou uma igreja excepcional. V algo lindo, comovente ou diferente. A sua primeira reaco pegar na cmara e fotografar. Lgico. Mas, para variar, mude de posio e opte por um ponto de vista mais criativo. Deste modo, altera a perspectiva da fotografia, o que cria mais movimento. Por exemplo, ponha-se de ccoras ou ento deite-se barriga para baixo ou para cima. Em suma, aprenda a olhar para as coisas de forma mais dinmica. Pode sempre tirar uma fotografia de frente!

experimente desligar o flash!


Existe todo o tipo de luz. Luz do dia, luz de vela, lmpadas e non, todos eles criam uma atmosfera prpria. Proporcionam cor, nuance e sentimento fotografia. Se utilizar o flash, a maioria destes efeitos desaparece. Use-os a seu favor desligando o flash. Deste modo, a sua fotografia vai reflectir muito mais das suas memrias de frias especiais. Tal como foi na altura!
Modos e programaes Olhe para a cmara para ver como se desliga o flash. No caso de uma cmara compacta, pode controlar o flash no modo automtico. Normalmente, isto no possvel com uma cmara reflex. Neste caso, tem de evitar o modo automtico (quadrado verde). Muitas cmaras tambm tm uma programao standard fcil para fotografar com pouca luz como, por exemplo, cenas nocturnas. Tirar fotografias com pouca luz Num local escuro por exemplo, uma igreja pode pousar a cmara em cima de algo ou fix-la num trip. Ou pode activar o temporizador. Porque a tem a certeza de que a cmara no se vai mexer quando tirar a fotografia. Outra possibilidade aumentar o ISO no menu da cmara. Um ISO mais elevado torna a cmara mais sensvel luz. A fotografia vai ficar com um pouco de gro. Depois, no se esquea de ajustar a programao ISO quando voltar para um ambiente mais claro.

Viagens & Frias | 1

pare ou disparo!
Se o motivo estiver em movimento, tire sucessivamente vrias fotografias. Assim vai obter a fotografia especial que, de outra forma, teria certamente perdido. A sua cmara tem um modo prtico para estas situaes: disparos contnuos. Este modo permite tirar rpida e sucessivamente vrias fotografias do seu alvo em aco. Com a fotografia digital, pode apagar facilmente fotografias menos conseguidas. Ou seja: fotografe e capte esse momento espectacular na perfeio!

ateno ao detalhe
A essncia de um momento especial geralmente captada nos detalhes. Um prato magnfico, uma simples flor ou os lbios do seu amor de frias. Se treinar o olho para isto, vai ver que as suas fotografias se transformam em algo mais do que uns simples instantneos. Vo transformar-se em emoes enclausuradas que mais tarde vo despertar esse sentimento especial e intenso, reavivando-o imediatamente.
Sugestes de zoom Amplie as pequenas coisas que tornam as suas frias to bonitas. Olhe para algo (ou algum) e decida que detalhe cria a maior impresso. Registe isso em vez de tudo. Utilize a objectiva para ampliar ou aproxime-se do motivo. Tenha em conta a distncia mnima necessria para a focagem da objectiva. Esta distncia depende da objectiva ou da cmara. Fotografe com nitidez! Verifique sempre se a cmara foca correctamente no caso de fotografias detalhadas. A maioria das cmaras mostra os pontos de focagem no visor ou no ecr. Geralmente, tambm pode alterar esses pontos. Deste modo, consegue fotografar ainda com mais preciso.

use a luz de fundo!

Jogue com a luz e introduza conscientemente grandes contrastes. Geralmente, obtm fotografias bonitas e espectaculares. Por exemplo, se estiver a sair de um tnel ou de uma gare, tire tambm uma fotografia a. Pode criar silhuetas bonitas com a luz de fundo de um pr-do-sol.
Sub e sobre exposio

A exposio correcta extremamente importante no caso da luz de fundo. Acha que o motivo est muito claro ou muito escuro? Neste caso, utilize a sub ou sobre exposio. Uma silhueta retira a sua intensidade da escurido. Mas vai querer provavelmente continuar a ver o rosto de uma pessoa com um lindo pr-do-sol por trs. Neste caso, o flash de preenchimento uma boa opo. Verifique a cmara para ver se o flash est ligado.

Viagens & Frias | 2

transforme a sua fotografia num quadro


Geralmente, as pessoas posicionam o motivo imediatamente no meio da fotografia. Mas normalmente isto no faz justia realidade da situao. Utilize as regras de composio da pintura. Deste modo, vai chamar muito mais a ateno para o motivo. Funciona simplesmente assim: posicione o objecto mais importante (ou um horizonte) no no centro, mas a 1/3 da fotografia. Assim o resultado mais intenso.

Dicas para Amadores


A sua cmara tem muitas mais possibilidades do que as enunciadas aqui, para obter mais de si e tirar fotografias mais deslumbrantes. Muita gente no se aventura mais alm no menu para experimentar novas funes que ainda no conhece. compreensvel, mas seguramente desnecessrio. Experimente, no se deixe intimidar. E se no souber como continuar, basta desligar e voltar a ligar a cmara para comear de novo! Se j tira fotografias h muito tempo e as sugestes acima so bvias para si, pode beneficiar mais com os conselhos mais avanados a seguir.

experimente a velocidade do obturador


O obturador controla o intervalo de tempo que a luz tem para afectar a pelcula ou o sensor. Jogue com a velocidade do obturador no caso dos objectos em movimento (programando-a para TV) para poder influenciar a focagem da fotografia. claro que geralmente procura-se a nitidez, mas provocar conscientemente a desfocagem tambm pode produzir resultados interessantes!

Tv

Manter a focagem ou criar desfocagem Est a fotografar um motivo em movimento como, por exemplo, um ciclista a passar e quer evitar a desfocagem? Neste caso, mantenha a velocidade do obturador elevada. Por exemplo, 1/250s ou at mais elevada se necessrio. Tanto o ciclista como o fundo ficam focados. Se tiver estabilizao de imagem, pode utilizar uma velocidade do obturador mais baixa. Pode utilizar velocidades do obturador mais baixas (1/30s ou inferiores) para estimular a desfocagem da imagem, criando todo o tipo de efeitos artsticos. Se se mover mesma velocidade do que o ciclista como, por exemplo, num carro em andamento, o ciclista permanece focado com uma velocidade do obturador mais baixa enquanto o fundo aparece desfocado. Assim reala a ideia de velocidade e torna a fotografia mais dinmica. Estas tcnicas no so simples. Mas seja paciente, a prtica leva perfeio!

Viagens & Frias | 3

jogue com a profundidade de campo


Com a abertura controla a quantidade de luz que entra pela objectiva. Isto influencia a profundidade de campo da fotografia. Se mudar o tamanho de abertura, manipula a profundidade da fotografia. Desta forma, pode produzir efeitos deslumbrantes.

Av

Detalhes ntidos ou um grande plano Quanto menor for a abertura, maior a profundidade de campo. Quer isolar e realar um motivo? Utilize uma abertura maior (por exemplo, F2,8). Quer focar cada detalhe da composio? Neste caso, seleccione uma abertura menor como, por exemplo, F16. Tente utilizar ambas as possibilidades, passo a passo, num nico objecto e compare os resultados de uma e de outra. Analise especialmente a profundidade e a desfocagem. Domine a essncia da fotografia! Assim que dominar as tcnicas acima descritas, programe a cmara para manual (M) para variar. Assim determina para cada fotografia a combinao correcta da velocidade do obturador (TV) e da abertura (AV). A partir desse momento, mergulhou na essncia absoluta da fotografia!

M Tv

experimente a medio da luz


Se a sua cmara o permitir, pode ajustar manualmente a medio da luz. Primeiro veja que parte da fotografia tem de ficar correctamente iluminada. Com a medio pontual parcial pode fazer medies muito precisas. Isto muito importante em situaes difceis como, por exemplo, em grandes contrastes.
Sub e sobre exposio Para variar, pratique a sobre e sub exposio com superfcies ou objectos claros e escuros. Vai ter de sobreexpor uma paisagem coberta de neve ou o plo de um urso polar. As superfcies escuras requerem menos exposio.

Divirta-se com a fotografia!


No se aprende a tirar fotografias bonitas ou especiais de um dia para o outro. Isto requer prtica e pacincia. Tambm precisa de ter sorte com as circunstncias como, por exemplo, o tempo. Mas se aplicar as sugestes acima descritas, vai obter rapidamente resultados surpreendentes. E mesmo se, de vez em quando, no resultar como esperava, o que quer que faa no desista. Veja isso como um estmulo extra para experimentar mais e pesquisar o que pode fazer para revelar o fotgrafo que h em si. Acima de tudo, o que conta a diverso. O prazer que retira das inesperadas possibilidades da sua cmara. E de uma nova forma de olhar para o mundo sua volta. Vai de viagem? No se esquea de levar consigo vrios cartes de memria, uma bateria recarregvel extra, pilhas normais, um carregador, objectivas e um trip. Existe at uma caixa estanque especial para a sua cmara. Obviamente, primeiro tem de test-la vazia. Boa sorte!

Descubra o fotgrafo que h em si com a Canon

Canon Portugal S.A. www.canon.pt

Aprenda a tirar fotografias criativas

Animais & Natureza


Descubra a essncia da fotografia de natureza
Uma tarde de Domingo a passear na floresta. Um dia no jardim zoolgico. O despertar da Primavera. Um safari espectacular. O mundo natural uma fonte de inspirao inesgotvel. Neste curso, vamos apresentar-lhe as bases da fotografia de natureza. Sugestes prticas e criativas para se divertir ainda mais com a sua cmara enquanto passeia. Da savana africana ao seu prprio quintal.

chame-lhes a ateno
Os animais so difceis de controlar. Como tal, sente-se imediatamente tentado a tirar uma fotografia de um animal (domstico ou no) na situao em que estiver. Pode dar bons resultados, mas geralmente produz retratos completamente estticos. Isto no lhe diz nada? O seu animal faz algo engraado e assim que a sua cmara fica pronta a disparar, parece que o gato ou o co tem outros planos. Deste modo, tem de manter o mximo contacto possvel com o animal. Como, por exemplo, chamando o seu co que vir ter consigo. Ou atire um brinquedo ao seu gato. A comida tambm funciona sempre. Diga a algum para atirar ao ar um biscoito de co para que o co olhe para cima ou at salte. Em suma, chame a ateno do seu animal para que o seu comportamento seja mais fotognico. Vai ver que assim obtm fotografias muito melhores!

seja paciente e capte aquele momento especial


Os momentos mais bonitos, engraados e mexidos so geralmente muito breves. Especialmente no que se refere aos animais e respectivo comportamento. Nunca conseguir for-los. Ou seja, tem de ser paciente. Aguarde que acontea algo especial. Isto no se aplica apenas a animais domsticos, mas tambm a uma visita ao jardim zoolgico. Relaxe e aproveite o tempo para observar o animal que quer fotografar. Est para acontecer algo que merea uma fotografia (ainda melhor)!
Disparos contnuos Quando surgisse esse momento nico, seria uma pena no poder regist-lo. A maior parte das vezes esse momento est nos detalhes que duram apenas alguns segundos. Nesse caso, no tem a oportunidade de analisar os resultados de uma fotografia que tirou e tirar outra a seguir. Isto no necessrio porque a sua cmara tem um modo prtico para estas situaes: disparos contnuos. Com este modo, a cmara consegue tirar rpida e sucessivamente vrias fotografias da mesma situao. Compare os resultados do conjunto inteiro e vai ver que h sempre uma fotografia pelo meio que tem esse algo especial.

Animais & Natureza | 1

fotografe um fascinante retrato de um animal


Tambm pode fotografar lindos retratos de animais. E que tal o olhar fixo e duro de um gorila, a cabea de um leo sonolento ou, mais perto de casa, tente tirar uma notvel fotografia do seu animal domstico. Existem truques que pode usar para dar mais valor sua fotografia. Pode fazer muita coisa por si prprio, mas a cmara tambm pode ajudar.
Mude de posio e utilize o modo de retrato Dado que os animais pouco ligam s suas instrues, vai ter de adoptar uma posio diferente, de preferncia a nvel dos olhos. Veja o efeito resultante quando tira uma fotografia inclinado ou deitado. De barriga para baixo ou para cima. Depois, programe a cmara para o modo de retrato. Geralmente, encontra-se em C, Cena ou Cenrio. Este modo permite obter um primeiro plano ntido sobre um fundo desfocado. Deste modo, reala fortemente o motivo que recebe toda a ateno.

experimente a composio
uma reaco totalmente normal a de posicionar o motivo da fotografia imediatamente no meio. Geralmente, no pensa duas vezes e aponta a cmara de forma a que a aco tenha lugar no centro da imagem. O ponto AF no visor ou no ecr quase o obriga automaticamente a faz-lo. Na verdade, no h mal nenhum nisto, mas a questo se a fotografia exprime ou no essa precisa aco. H uma maneira simples de tornar a sua fotografia mais dinmica: a regra de 1/3. Posicione o motivo esquerda ou direita do centro, a um tero da imagem. Deste modo, a sua composio sugere movimento e, consequentemente, torna-se mais activa.
Fotografe com nitidez! Para obter uma fotografia ntida, aponte a cmara para o motivo e carregue no boto do obturador at meio para bloquear a focagem. Enquanto carrega no boto, ajuste a posio da cmara. Assim que tiver a composio desejada, tire a fotografia carregando no boto do obturador at ao fim. O motivo j no est no centro, mas fica nitidamente focado.

concentre-se nos detalhes


Geralmente, tira uma fotografia de natureza porque fica impressionado por uma determinada situao. Uma rvore rugosa, por exemplo, ou um arbusto cheio de lindos botes a florescer. Mesmo assim, comum que a fotografia no reflicta o sentimento especial de beleza que tomou conta de si naquele momento.
Menos mais Em geral, porque normalmente uma parte do todo que proporcionou essa beleza. Ou seja, no o arbusto todo, mas os botes. E no todos os botes, mas aquele que estava absolutamente perfeito, cor-de-rosa claro. Por isso, tente descobrir o que torna exactamente a beleza natural to deslumbrante. Procure os pequenos detalhes. Concentre-se nesses detalhes e tente fotograf-los da forma mais deslumbrante possvel. Neste caso, no se esquea das possibilidades e limitaes da sua cmara. Quando amplia uma imagem, a objectiva requer uma distncia mnima em relao ao motivo para conseguir mant-lo focado.

Animais & Natureza | 2

um truque rpido para situaes instantneas


Uma das caractersticas dos animais que se mexem. E, geralmente, tambm o fazem com rapidez, o que pode causar problemas de focagem. A sua cmara tambm tem uma soluo para isto. Em C, Cena ou Cenrio, encontra o modo desporto. Este modo mantm os animais em movimento nitidamente focados sem ter de ajustar manualmente todas as programaes.

amplie a imagem
Quer fotografar animais a longa distncia como, por exemplo, num safari? Neste caso, muito importante que segure firmemente a cmara enquanto amplia a imagem. O mnimo movimento que fizer com a mo tem grandes consequncias sobre a nitidez do resultado final. O mesmo aplica-se s cmaras compactas. So particularmente leves e, como tal, tem mais tendncia para se mexer com elas.
Procure apoio por isso que tem de estabilizar a cmara. Pode faz-lo procurando apoio como, por exemplo, o peitoril da janela num jipe de safari, o tejadilho de um carro ou contra uma parede. Funciona ainda melhor se pousar tambm a cmara numa superfcie estvel. Um saco de feijo funciona mesmo bem, mas obtm os melhores resultados com um trip. No tem de ser obrigatoriamente um trip amplo, extensvel e alto. Existem tambm trips de mesa muito prticos para cmaras mais pequenas.

Dicas para Amadores


A sua cmara compacta tem muitas mais possibilidades do que as enunciadas aqui, para obter mais de si e fotografias mais deslumbrantes. Muita gente no se aventura mais alm no menu para experimentar novas funes que ainda no conhece. compreensvel, mas seguramente desnecessrio. Experimente, no se deixe intimidar. E se no souber como continuar, basta desligar a cmara e voltar a lig-la! Mas talvez j tire fotografias h muito tempo e as sugestes acima sejam bvias para si. Neste caso, pode beneficiar mais com os conselhos mais avanados a seguir.

mantenha o controlo sobre as imagens em movimento

Tv

Tal como dissemos antes, a desfocagem uma ameaa constante nos motivos em movimento. Pode evit-la automaticamente programando a cmara para o modo de desporto, mas muitas cmaras tambm lhe oferecem a possibilidade manual de registar a natureza em aco com extrema nitidez. Pode faz-lo programando a cmara para D ou TV. assim que ajusta o intervalo de tempo de disparo do obturador. Experimente e lembre-se do princpio bsico de que quanto mais depressa se move o motivo, mais rpido tem de ser o intervalo de tempo de disparo do obturador. Isto pode variar entre as folhas nas rvores ao sabor do vento e um cavalo a galopar. Consoante a sua cmara, pode programar a velocidade do obturador at 1/2500s.

Animais & Natureza | 3

experimente a profundidade de campo

Av

Especialmente no caso de grandes planos de animais ou plantas, pode obter efeitos fascinantes programando manualmente a abertura. No h nada mais deslumbrante do que um motivo extremamente ntido num fundo suave e impreciso. Programe a cmara para o modo A ou AV e experimente em plena satisfao. Mais uma vez, aplica-se uma regra simples: quanto maior for a abertura (por exemplo, F2,8), mais esbatido fica o fundo.

utilize objectivas diferentes para efeitos diferentes


Pode adquirir objectivas diferentes para cmaras mais profissionais. Cada uma com um objectivo e resultado especficos. Nesta sugesto, vamos falar sobre o efeito das objectivas de grande angular, das teleobjectivas e das objectivas macro. Objectiva de grande angular Em termos relativos, uma objectiva de grande angular amplia tudo o que lhe est prximo. Obtm um primeiro plano ampliado num fundo normal. Isto pode produzir efeitos dinmicos, atrevidos ou divertidos. No caso das cmaras compactas, a objectiva j se encontra na posio de grande angular quando liga a cmara. Teleobjectiva Uma teleobjectiva aproxima os objectos distantes. muito prtica para fotografar grandes planos num safari como, por exemplo, de um elefante no horizonte. Ou para fenmenos naturais excepcionais que estejam extremamente distantes. Geralmente, uma cmara compacta no consegue controlar bem esse tipo de fotografias, pelo que ter de adquirir uma teleobjectiva com pelo menos 200 mm. A vantagem adicional deste tipo de objectiva que isola o motivo do fundo. Como tal, o realce mantm-se no motivo e o cenrio por trs fica ligeiramente esbatido. Objectiva macro Cada objectiva tem uma distncia mnima e uma mxima entre as quais as fotografias ficam nitidamente focadas. Algumas cmaras compactas tm programaes de macro, mas em geral precisa de uma objectiva macro separada para fotografias detalhadas de planos muito grandes. S pode utiliz-la com uma cmara reflex. Tambm existem teleobjectivas que permitem tirar magnficas fotografias macro juntamente com um tubo extensor.

Primeiro a diverso!
Tirar fotografias bonitas uma arte. Um equilbrio precrio entre as possibilidades tcnicas e a criatividade. Talvez isto seja especialmente verdade no caso da fotografia de natureza. Por isso, quando tirar uma fotografia que no esteja a seu gosto, no desista. A prtica leva perfeio. E lembre-se de que, acima de tudo, o que conta a diverso. O prazer que retira das inesperadas possibilidades da sua cmara. E de uma nova forma de olhar para o mundo sua volta. Vai a algum lado? No se esquea de levar consigo vrios cartes de memria, uma bateria recarregvel extra, pilhas normais, um carregador, objectivas e um trip. Boa sorte!

Descubra o fotgrafo que h em si com a Canon


Canon Portugal S.A. www.canon.pt

Aprenda a tirar fotografias criativas

Pessoas & Retratos


Aprenda a fotografar melhor as pessoas e a tirar retratos mais verdadeiros
Jovem, velha, baixa, alta, querida, atrevida, bonita, distinta, comovente. Escolha uma caracterstica e vai ver que h uma pessoa que a personifica. isto que torna as pessoas numa fonte de inspirao inesgotvel para os fotgrafos. Mas como pode capt-las para reflectir da melhor forma a sua aparncia e personalidade? Como pode fazer com que as crianas paream o mais natural possvel numa fotografia? Que abordagem prtica produz os retratos mais fascinantes? Graas aos seguintes truques e sugestes, vai obter mais da sua cmara e de si, bem como da pessoa que estiver frente da objectiva. Aplique-os e deixe-se surpreender pelos resultados. Quer esteja agora a iniciar-se na fotografia, quer j tenha alguma experincia. Divirta-se!

voc est a olhar para uma pessoa, no para a cmara!


Com o que que se parece exactamente uma pessoa? Quais so as caractersticas especiais de uma pessoa e o que diz a respectiva postura? Costuma surpreender as pessoas tirando espontaneamente uma fotografia ou, pelo contrrio, costuma dar-lhes instrues especficas antes? Tem de ter em conta todas as circunstncias quando fotografa pessoas. Independentemente da situao e para variar, tente tirar a fotografia com o motivo afastado do centro, no a tire imediatamente com ele no meio. No pense em pedir pessoa cujo retrato est a fotografar para mudar de posio, faa-o voc mesmo. Voc que determina o ngulo mais favorvel ou criativo. A cmara regista o que voc descobriu em algum!
No fique parado! Suponhamos que algum tem duplo queixo. Normalmente, no vai querer acentuar essa caracterstica. Tire a fotografia a partir de um ngulo ligeiramente superior. Continue a observar a postura da pessoa. Muitas pessoas tm tendncia a atirar a cabea para trs. Mais ainda quando se riem. Pea-lhes para baixar ligeiramente o queixo. Muitas vezes, este truque ajuda a tirar uma fotografia mais bonita da pessoa. Vai querer que os olhos sobressaam na fotografia. Apesar de tudo, tm muito mais vida do que o queixo. No caso de uma pessoa baixa ou de crianas, dobre os joelhos para se baixar. Fotografe o mais possvel ao nvel dos olhos e no fique parado!

afaste-as do sol para variar


Para variar, posicione um ente querido sombra. Assim pode tirar uma fotografia com uma luz suave. Na realidade, as sombras ou um dia nublado produzem uma luz mais favorvel e difusa. O que, por sua vez, produz um retrato mais suave. Associamos o calor ao sol. E com toda a razo se estivermos a falar de temperatura. Mas a luz solar produz grandes contrastes e sombras no rosto. Acima de tudo, as pessoas normalmente piscam os olhos em plena luz solar o que no costuma ajudar a uma expresso bem-disposta.

Pessoas & Retratos | 1

distraia as crianas
As crianas so dos motivos que mais satisfao proporcionam a fotografar. Mas geralmente no colaboram ou colaboram demais. Sob a influncia do momento oficial, podem adoptar uma pose forada. Por vezes, os mais pequenos ficam um pouco assustados. Ou vo-se embora no momento exacto em que vai tirar a fotografia. Em suma: um retrato natural e espontneo de uma criana no fcil de fotografar. Geralmente, a soluo escolher a distraco certa no momento certo.
Crie um ambiente favorvel Os pais so bons a criar distraces. Pea a um dos pais para se pr atrs de si na diagonal, com o rosto mesma altura da cmara. Se a criana se sentir muito intimidada com esta situao, vai automaticamente procurar o contacto visual com o pai ou a me. Como este ou esta esto junto de si, como se a criana estivesse a olhar para a objectiva. Se nenhum dos pais estiver por perto, chame a ateno da criana com um jogo e continue a falar com ela.

Tire vrias fotografias Tire sucessivamente vrias fotografias. Assim vai captar aquele momento especial que, de outra forma, poderia ter perdido. Neste caso, o modo disparos contnuos muito prtico. Com esta funo, a cmara consegue tirar rpida e sucessivamente vrias fotografias de uma nica situao. No caso da fotografia digital, mais tarde pode apagar facilmente fotografias menos conseguidas. Por isso, perca a cabea e tire as fotografias que quiser para depois guardar as que gostar!

concentre-se nos olhos


No por nada que os olhos das pessoas so conhecidos como janelas da alma. So a parte mais importante de um retrato, pelo que sempre importante focar bem os olhos de uma pessoa. Verifique se a cmara est a focar correctamente essa posio. A maioria das cmaras mostra os pontos de focagem no visor ou no ecr. Geralmente, tambm pode alterar esses pontos. Deste modo, consegue fotografar ainda com mais preciso.

evite o efeito de olhos vermelhos quando usa o flash


Se estiver escuro, as pupilas dilatam-se. Devido a isto, os olhos podem ficar vermelhos numa fotografia sob a influncia da luz de um flash. Para evitar este efeito, programe o flash para o modo reduo do efeito de olhos vermelhos. Encontra-se no menu standard da maioria das cmaras compactas. A cmara produz um pequeno e breve flash mesmo antes de tirar a fotografia. Na altura em que a fotografia for realmente tirada, as pupilas j esto consideravelmente contradas e o efeito de olhos vermelhos j no acontece ou consideravelmente reduzido. Tenha em conta que o flash tem um alcance mnimo e um mximo.

Pessoas & Retratos | 2

tenha o fundo em conta


Quer que a ateno se concentre na pessoa que est a fotografar e no no fundo. Por isso, tenha esse fundo em considerao. Na realidade, influencia toda a fotografia. Se quiser exprimir calma num retrato, escolha um fundo calmo e indefinido.
Modo de retrato Muitas cmaras tm um modo de retrato especial. Atravs do ajuste do tamanho da abertura, este modo garante que o motivo fica nitidamente focado, enquanto o fundo aparece desfocado. Assim chama toda a ateno para a pessoa. Se quiser saber mais sobre este princpio, estude tambm a sugesto 8.

crie mais luz


Se houver muito pouca luz ou se quiser evitar bocados de sombra no rosto de uma pessoa em que incide uma forte luz solar, pode adicionar mais luz. Utilize um pedao de carto branco, poliestireno ou um ecr reflector profissional. Permitem captar a luz e reflecti-la na direco desejada para o rosto. Ecrs reflectores A tcnica acima descrita tambm adequada para preencher e neutralizar reas escuras no rosto (no apenas sombras como tambm rugas ou curvas). Ou posicione algum junto de uma janela e reflicta a luz que passa por essa janela para a parte do rosto que exige mais iluminao. Experimente este truque a partir de diversos ngulos ou posies. Se achar que demasiado complicado, tambm pode utilizar o flash de preenchimento para as reas escuras do rosto. Verifique a cmara para ver se o flash est ligado. Alm disso, este mtodo resulta bem em contraluz.

Dicas para Amadores


A sua cmara tem muitas mais possibilidades do que as enunciadas aqui, para obter mais de si e tirar fotografias mais deslumbrantes. Muita gente no se aventura mais alm no menu para experimentar novas funes que ainda no conhece. compreensvel, mas seguramente desnecessrio. Experimente, no se deixe intimidar. E se no souber como continuar, desligue a cmara e volte a lig-la! Se j tira fotografias h muito tempo e as sugestes acima so bvias para si, pode beneficiar mais com os conselhos mais avanados a seguir.

ajuste manualmente a focagem


J referimos antes que num retrato a ateno tem de ser centrada na pessoa em vez do fundo. Pode faz-lo com o modo de retrato, mas experimente programando a cmara para Av. assim que ajusta a abertura. A abertura controla a quantidade de luz que entra pela objectiva.

Retratos individuais e fotografias de grupo Quanto menor for a abertura, maior a profundidade de campo. Utilize uma abertura maior para um retrato individual (por exemplo, F8). Deste modo, reala a pessoa que est a fotografar. Se quiser tirar uma fotografia de grupo em que cada um fique nitidamente focado, seleccione uma abertura menor como, por exemplo, F16. Tente utilizar ambas as possibilidades, passo a passo, numa nica situao e compare os resultados de uma e de outra. Analise especialmente a profundidade e a desfocagem.

Pessoas & Retratos | 3

ganhe mais atmosfera com o flash


Cada tipo de luz tem a sua prpria cor e nuance. Devido a isto, a luz determina fortemente a atmosfera de uma fotografia. Pode experimentar com o obturador. O obturador controla o intervalo de tempo que a luz tem para afectar a pelcula ou o sensor.
Intervalos de tempo de disparo do obturador longos e curtos Com intervalos de tempo de disparo do obturador longos (1/30s ou mais longos), a luz do flash e a luz ambiente - por exemplo, luzes numa discoteca ou uma vela a arder - tm a oportunidade de atingir a pelcula ou o sensor. No caso de intervalos de tempo de disparo do obturador mais curtos (1/60s ou mais curtos), o flash determina a luz e a iluminao ambiente do local omitida. Por isso, se quiser fotografar um retrato durante um agradvel jantar, vai ter de usar intervalos de tempo de disparo do obturador mais lentos.

M Tv Av

Domine a essncia da fotografia! Assim que dominar as tcnicas acima descritas, programe a cmara para manual (M) para variar. Assim determina para cada fotografia a combinao correcta da velocidade do obturador (TV) e da abertura (AV). A partir desse momento, mergulhou na essncia absoluta da fotografia!

experimente a medio da luz


Se a sua cmara o permitir, pode ajustar manualmente a medio da luz. Primeiro veja que parte da fotografia quer que fique correctamente iluminada. No caso de um retrato, normalmente o rosto. Com a medio pontual parcial pode fazer medies muito precisas. Isto pode certamente valer a pena em situaes difceis como, por exemplo, em grandes contrastes.
Sub e sobreexposio Tente praticar a sub e sobre exposio, consoante o tipo de pele da pessoa que estiver a fotografar. Vai ter de sobreexpor uma pele muito branca enquanto uma pela muito escura precisa de sub exposio.

Uma fotografia (retrato) bonita comea pela sua diverso!


Fotografar pessoas como so realmente ou o retrato de algum de uma maneira nica; isto requer pacincia, prtica e um certo grau de sorte. Aplique as sugestes acima e vai ver que consegue imediatamente tirar fotografias muito diferentes. Mas, por vezes, os resultados sero certamente uma desiluso. No se desmotive com isto e deixe-se inspirar para prosseguir e pesquisar o que pode fazer para revelar o fotgrafo que h em si. Acima de tudo, o que conta a diverso. O prazer que retira das inesperadas possibilidades da sua cmara e da nova forma de olhar para as pessoas. Vai comear a fotografar retratos? No se esquea de levar consigo vrios cartes de memria, uma bateria recarregvel extra, pilhas normais, um carregador, uma objectiva para retratos, um flash auxiliar e um trip. Boa sorte!

Descubra o fotgrafo que h em si com a Canon


Canon Portugal S.A. www.canon.pt

Anda mungkin juga menyukai