Anda di halaman 1dari 2

Biografia de Isaac Newton

Newton: um dos grandes nomes da histria da Fsica

Introduo Isaac Newton nasceu em Londres, no ano de 1643, e viveu at o ano de 1727. Cientista, qumico, fsico, mecnico e matemtico, trabalhou junto com Leibniz na elaborao do clculo infinitesimal. Durante sua trajetria, ele descobriu vrias leis da fsica, entre elas, a lei da gravidade. Vida e realizaes Este cientista ingls, que foi um dos principais precursores do Iluminismo, criou o binmio de Newton, e, fez ainda, outras descobertas importantes para a cincia. Quatro de suas principais descobertas foram realizadas em sua casa, isto ocorreu no ano de 1665, perodo em que a Universidade de Cambridge foi obrigada a fechar suas portas por causa da peste que se alastrava por toda a Europa. Na fazenda onde morava, o jovem e brilhante estudante realizou descobertas que mudaram o rumo da cincia: o teorema binomial, o clculo, a lei da gravitao e a natureza das cores. Dentre muitas de suas realizaes escreveu e publicou obras que contriburam significativamente com a matemtica e com a fsica. Alm disso, escreveu tambm sobre qumica, alquimia, cronologia e teologia. Newton sempre esteve envolvido com questes filosficas, religiosas e teolgicas e tambm com a alquimia e suas obras mostravam claramente seu conhecimento a respeito destes assuntos. Devido a sua modstia, no foi fcil convenc-lo a escrever o livro Principia, considerado uma das obras cientficas mais importantes do mundo. Newton tinha um temperamento tranqilo e era uma pessoa bastante modesta. Ele se dedicava muito ao seu trabalho e muitas vezes deixava at de se alimentar e tambm de dormir por causa disso. Alm de todas as descobertas que ele fez, acredita-se que ocorreram muitas outras que no foram anotadas. Diante de todas as suas descobertas, que, sem sombra de dvida, contriburam e tambm ampliaram os horizontes da cincia, este cientista brilhante acreditava que ainda havia muito a se descobrir. E, em 1727, morreu aps uma vida de grandes descobertas e realizaes.

Frases de Isaac Newton: - "Se vi mais longe foi por estar de p sobre ombros de gigantes." - "O que sabemos uma gota, o que ignoramos um oceano." - "Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas no a loucura das pessoas." - "Nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado."

Radiao Infravermelha A radiao infravermelha (IV) uma radiao no ionizante na poro invisvel do espectro eletromagntico que est adjacente aos comprimentos de onda longos, ou final vermelho do espectro da luz visvel. Ainda que em vertebrados no seja percebida na forma de luz, a radiao IV pode ser percebida como calor, por terminaes nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores.1 A radiao infravermelha foi descoberta em 1800 por William Herschel, um astrnomo ingls de origem alem. Herschel colocou um termmetro de mercrio no espectro obtido por um prisma de cristal com o a finalidade de medir o calor emitido por cada cor. Descobriu que o calor era mais forte ao lado do vermelho do espectro, observando que ali no havia luz. Esta foi a primeira experincia que demonstrou que o calor pode ser captado em forma de imagem, como acontece com a luz visvel. Radiao Ultravioleta Os raios ultravioleta, do latim ultra, que significa "mais alta" ou "alm do", e violeta, que designa a cor visvel do comprimento de onda, um tipo de radiao emitida pelo Sol. Conhecida, tambm, pela sigla UV, essa radiao responsvel por garantir quase toda forma de vida na Terra. Apesar de ser um benefcio para os seres humanos, so nocivos, pois provocam na pele doenas como: queimaduras, cncer, envelhecimento, rugas etc. A radiao ultravioleta (UV) a radiao eletromagntica ou os raios ultravioleta com um comprimento de onda menor que a da luz visvel e maior que a dos raios X, de 380 nm a 1 nm. O nome significa mais alta que (alm do) violeta (do latim ultra), pelo fato de que o violeta a cor visvel com comprimento de onda mais curto e maior frequncia. Raios Luminosos So linhas que representam o caminho percorrido pela luz. Costumamos indicar o sentido da propagao do raio de luz por uma seta. O raio de luz no tem existncia real, sendo um conceito puramente geomtrico. Graas a ele, os fenmenos estudados em ptica geomtrica podem ser descritos com mais facilidade.

Anda mungkin juga menyukai