Anda di halaman 1dari 5

1.

TURBINAS HIDRULICAS

Os sistemas fluidodinmicos so largamente utilizados pela sociedade em distintos setores, que abrangem desde grandes usinas hidreltricas, capazes de produzir milhares de Megawatts, simples instalaes de bombeamento rurais, para extrao de gua de poos. Entende-se por sistemas fluidodinmicos, todos os

mecanismos que tm como finalidade adicionar ou remover energia de um fluido de trabalho. As Turbinas Hidrulicas encaixam-se no grupo dos sistemas fluidodinmico e so subclassificadas como Mquinas Hidrulicas Motrizes, o que significa que elas utilizam a energia mecnica de um fluido (geralmente a energia potencial da gua) para produzir trabalho de eixo. Geralmente utiliza-se gua de um reservatrio elevado; a gua ento canalizada atravs de dutos fechados para os bocais, hlices (ou paletas) e injetores; os rotores so impulsionados pela energia desta gua e a turbina entra em movimento, podendo ento, desde que acoplada a um gerador, produzir energia eltrica. Depois de movimentar as turbinas, a gua retorna para um reservatrio inferior para posteriormente ser redirecionada ao reservatrio de entrada. As condies de passagem da gua atravs do rotor classificam as turbinas como sendo de ao (impulso) ou de reao. Turbinas de Ao: nesse tipo, os canais do rotor servem apenas para direcionar o fluxo atravs deste, no havendo alteraes na presso do fluido. o caso das turbinas Pelton.

Turbinas de Reao: nesse tipo, os canais constitudos pelas ps mveis do rotor tm forma de injetores, o que faz a presso do fluido ser reduzida na passagem pelo rotor. As turbinas Kaplan e Francis so exemplos. Os trs principais tipos de turbinas hidrulicas existentes foram citados como exemplo anteriormente. Segue uma descrio sucinta de cada uma delas, com o formato, caractersticas e elementos construtivos.

1.1. Turbina Pelton

uma turbina de ao. Apresenta algumas variaes quanto a capacidade e nmero de jatos. Os principais componentes so: Distribuidor: um bocal de vazo controlvel. Sua funo acelerar a gua que vm do reservatrio, e direcion-la a um conjunto de conchas montadas no entorno do rotor. A acelerao ocorre pela

transformao da energia de presso em cintica. Rotor: um mecanismo formado por um determinado nmero de ps em forma de conchas que so montadas na extremidade de um disco que gira preso ao eixo. Defletor de Jato: um componente que atua como um controlador de vazo; medida que a demanda de energia cai, ele atua desviando o fluxo da concha, assim a rotao da turbina pode ser controlada e a potncia reduzida. Tal sistema importante porque, se ao invs disso a agulha do bocal se fechasse repentinamente, haveria uma sobre presso no mesmo e uma

sobrecarga em toda a tubulao anterior.

Bocal de Frenagem: um bocal que emite um jato sobre a parte traseira da concha, contrrio ao movimento. utilizado para frear a turbina rapidamente. 1.2. Turbina Francis Turbina de reao, radial-axial (dependendo do tipo). Foi criada por James Francis a partir do aprimoramento da mquina de escoamento centrpeta de Samuel Dowd. Apresenta diferentes capacidades e formas de instalao. Os componentes so: Caixa: espcie de compartimento que abriga a turbina. A caixa, que recebe a gua do reservatrio, geralmente tem forma espiral ou de voluta. Tambm pode ser um compartimento aberto ou poo. A escolha em funo da altura da queda dgua. Distribuidor: mecanismo responsvel pelo envio da gua para o rotor. O distribuidor dotado de ps regulveis que permitem alterar o ngulo de entrada do fluido de acordo com a demanda de potncia. Rotor: mecanismo rotativo de formato caracterstico. Tubo de Suco: responsvel por conduzir o fluido que j atravessou o rotor para um poo ou canal de fuga.

1.3. Turbina Kaplan

Turbina

axial

semelhante

um

propulsor

de

navio;

desenvolvida por Victor Kaplan. O sistema muito semelhante ao modelo Francis em termos de componentes, porm o rotor formado por ps ajustveis de acordo com a potncia requerida e a geometria da caixa tambm diferente.

2. FORAS E VELOCIDADES EM TURBINAS HIDRULICAS

A anlise da trajetria das partculas no interior do fluido ajuda a caracterizar as transferncias e transformaes de energia que ocorrem no interior dos equipamentos. Apesar dos escoamentos no interior das turbinas serem em geral transitrios e tridimensionais, possvel avali-los em funo do tringulo de velocidades. O tringulo de velocidades obtido levando-se em conta a velocidade da p do rotor analisada ( e a velocidade relativa

do rotor (baseado em um observador movendo-se solidariamente p). A soma vetorial dessas duas velocidades a velocidade absoluta (identificada por um observador parado, fora do sistema). Ao se observar as velocidades absolutas na entrada e sada das ps, observam-se direes distintas, o que permite a compreenso de como o fluido foi direcionado pelo sistema e as mudanas que ocorreram. possvel observar que, na sada, diferentes componentes direcionais de velocidade aparecem, o que demonstra o surgimento de foras direcionais, aplicadas devido ao formato e movimento das ps. Uma anlise das mudanas direcionais evidencia se o fluido exerceu trabalho sobre a p ou o contrrio, caracterizando o mecanismo como bomba ou turbina. Sendo assim, escoamentos tangenciais como no caso de turbinas Pelton provocam esforos tangenciais; no caso da turbina Kaplan, cujo fluxo axial, surgem esforos axiais de arrasto e na Francis, onde a trajetria pode ser radial-axial, surgem esforos centrfugos e de arrasto.

3. ASPECTOS AMBIENTAIS

Devido a grande demanda de energia, so necessrias diferentes alternativas de gerao. Como exemplo, pode-se citar as usinas termoeltricas, sistemas de gerao a partir da energia solar, elica e, sobretudo a gerao a partir das hidreltricas, onde as turbinas hidrulicas so empregadas. Certamente, a energia hidreltrica pode ser considerada limpa, uma vez que no se utiliza da queima de combustveis fsseis, por exemplo, e no compromete a gua utilizada. Mesmo assim, ela apresenta um grande impacto ambiental, pois provocam emisses considerveis de metano, gs carbnico e xido nitroso, gases que contribuem para o efeito estufa. Alm do mais, demanda o represamento de rios, alagamento de grandes reas e construo de barragens para melhor aproveitar o potencial hidrulico, aes que podem causar prejuzos ao ecossistema, uma vez que alteram o habitat natural dos animais, modificam a vida nos rios e podem tambm alterar o modo de vida das populaes que vivem beira dos rios. Pases que possuem uma boa rede hidrogrfica e um relevo acidentado so os maiores usurios dessa tecnologia considerada limpa, pois no queima nenhum combustvel fssil (carvo ou petrleo) ou nuclear (urnio) na obteno de eletricidade. Fatores como custo de construo, operao, tempo efetivo de gerao de energia e, mais recentemente com um peso ainda maior, o impacto ambiental, tm de ser considerados anteriormente construo.

Anda mungkin juga menyukai