Anda di halaman 1dari 19

Da Propriedade: Art. 1228/1368-A C.C.

Direitos Reais Poderes inerentes ao domnio: art. 1228: usar,gozar, dispor e reaver O estado garante o direito de propriedade com regras, impe a restrio administrativa. O Estado garante o direito propriedade, tambm com o objetivo de garantir a funo social da propriedade. So atos ilcitos o constante: art. 1228 2: atos lesivos e abusivos, art. 1277: interferncias prejudiciais, art. 187: quem excede os limites com o objetivo de prejudicar outrem. Para caracterizar um ato abusivo ou lesivo, necessrio prestao jurisdicional, onde o juiz decide, portanto, necessrio sentena. No abusivo o cidado no tem a inteno de prejudicar, no entanto, ele excede em sua atitude, ex. do muro. No ato lesivo o cidado tem inteno de prejudicar. Art. 188 c/c 927 Caractersticas do direito de propriedade - Absoluto, Exclusivo e perpetuidade. Da aquisio da propriedade imvel Arts 1225 a 1232 o 1245 a 1247 o Lei 6015/73 art. 174 a 186 Registro (art. 1245/1247) e ( art. 174/186) ( Lei 6015/73) Usucapio Acesso: da-se pelo aumento, pelo acrscimo da propriedade.

Aula do dia 13/03/13 AQUISIO DA PROPRIEDADE IMVEL:

- Registro: art. 1245/1247 e 6015/73 O Registro se feita do titulo de transmisso, realizado no cartrio de registro de imveis.

- Usucapio: art. 1238/1244

Art. 1238 usucapio extraordinrio Art. 1239 Art. 1240 Art. 1240-A ele veio reduzir o prazo de 5 para 2 anos no caso de usucapio especial urbano, no caso de imvel registro em nome de um dos cnjuges. Art. 1241 Art. 1242 Art. 1243 Art. 1244

Qual a Diferena Entre o art. 1238 nico, e o art. 1242 caupt? O art. 1238 nico no exige o justo titulo e a boa f, precisa-se ento, provar menos coisa, no passo que o 1242 tem que comprovar, da mais trabalho.

- Acesso: temos acrscimo, aumento da propriedade. Art. 1.248. A acesso pode darse: I por formao de ilhas; ( em rios no navegveis) Se o rio for navegvel aplica-se o disposto no art. 20 IV as ilhas fluviais e lacustres nas zonas limtrofes com outros pases; as praias martimas; as ilhas ocenicas e as costeiras, excludas, destas, as que contenham a sede de municpios, exceto aquelas reas afetadas ao servio pblico e a unidade ambiental federal, e as referidas no art. 26, II;

II por aluvio; quando sai de forma lenta, vagarosa, imperceptvel.

III por avulso; um mudana abrupta. IV por abandono de lveo; V por plantaes ou construes.

Pesquisar art. 1228 4 e 5, saber o que , Se usucapio, ou desapropriao, ou seja La o que for... Vai cair na prova. Para prova Art. 1186 a 1228

AULA DO DIA 20/03/13

DA AQUISIO DA PROPRIEDADE (sinnimo: domnio) MVEL art. 1260/1274 Usucapio Temos o usucapio ordinrio, que se adquire a propriedade com 3 anos, tendo como principio o justo titulo e a boa f, e o usucapio extraordinrio 5 anos, neste caso, no se exige justo titulo e boa f. Art. 1.260. Aquele que possuir coisa mvel como sua, contnua e incontestadamente durante trs anos, com justo ttulo e boaf, adquirirlhe a propriedade.

Ocupao Coisa perdida: Descoberta ou inveno no forma de aquisio art. 1233, aquele que encontrar algo deve devolver. Coisa abandonada: acha um objeto no lixo, a pessoa que encontra adquire a propriedade, caso de aquisio por ocupao. COISA SEM DONO: este sim forma de aquisio de propriedade mvel por ocupao, ex. a caa e pesca, extrao de objeto naturais.

Art. 1.263. Quem se assenhorear de coisa sem dono para logo lhe adquire a propriedade, no sendo essa ocupao defesa por lei. Achado de tesouro Entra no quesito de coisa perdida.

Tradio

Pelo sistema do Cdigo Civil brasileiro, o contrato, por si s, no transfere a propriedade, gerando apenas obrigaes. A aquisi o do domnio de bem mvel s ocorrer se lhe seguir a tradio. Dispe o art. 1.267 do Cdigo Civil que a propriedade das coisas no se transfere pelos negcios jurdicos antes da tradio. Mas esta se subentende quando o transmitente continua a possuir pelo constituto possessrio: quando cede ao adquirente o direito restituio da coisa, que se encontra em poder de terceiro: ou quando o adquirente j est na posse da coisa, por ocasio do negcio jurdico (pargrafo nico). A tradio pode ser re al, simblica ouficta, como j demonstrado no n. 18 desta obra. Feita por quem no proprietrio, no alheia a propriedade, exceto se a coisa, oferecida ao pblico, em leilo ou estabelecimento comercial, for transferida em circunstncias tais que, ao adquirente de boa- f, como a qualquer pessoa, o alienante se afigurar dono. Se o adquirente estiver de boa -f e o alienante adquirir depois a propriedade, considera-se realizada a transferncia desde o momento em que ocorreu a tradio. No transfere a propriedade a tradio, quando tiver por ttulo um negcio jurdico nulo (CC, art. 1.268, 1 e 2).
Art. 1.267. A propriedade das coisas no se transfere pelos negcios jurdicos antes da tradio. Art. 481. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domnio de certa coisa, e o outro, a pagarlhe certo preo em dinheiro

Especificao Confuso. Comisso. Adjuno Confuso/liquido, temos uma mistura, de objetos lquidos, slidos, gasosos, lquidos com slidos, em fim, ocorreu uma juno de coisas, s que so coisas que pertencem a proprietrios distintos. Comisso/sobreposio: Adjuno: AULA DO DIA 27/03/13 DA PERDA DA PROPRIEDADE art. 1275 a 1276

O Art. 1275 meramente exemplificativo, porque ns temos outras formas deperda de propriedade que no esta prevista neste artigo. Exemplo: As formas de aquisio da propriedade tambm so formas de se perder a propriedade, como por ex. o usucapio, a assesso, o achado de tesouro etc. - Alienao: Alienao sinnimo de transferncia, no sinnimo exclusivo de alienao fiduciria em garantia, que uma espcie de alienao, portanto, alienao genero, transferncia! Se trocar um bem, esta transferindo, esta alienando, da mesma forma quando se doa, quando se adquire, portanto gnero de negcio jurdico. A alienao fiduciria em garantia resolvel, quando se quita o financiamento, recebe de volta o bem. - Renuncia: a renuncia um ato unilateral, a pessoa por ex. renuncia ao seu direito, ningum precisa aceitar ou no esta deciso, a pessoa decide, escolhe ao seu bel prazer. imprescindvel que este ato seja acompanhado de publicidade.

- Abandono: o abandono no precisa ser dado publicidade.

- Perecimento da Coisa: - Desapropriao: quando o poder publico ...

Dia 01/04/03 CORREO DA PROVA Questo 2) Cite e explique dois efeitos da posse: 1 efeito: Garantia Defesa da posse, atravs de interditos possessrios: ao de reintegrao, no caso de esbulho; ao de manuteno, quando h turbao; interdito proibitrio, quando a ameaa iminente. 2 efeito: aquisio do domnio. 3 efeito: com relao as benfeitorias. 4 efeito: com relao aos frutos, se esta de boa f tem direito aos frutos pendentes, se estiver de m f ele s tem direito a indenizao com os gastos 5 efeito: com relao ao perecimento da coisa,com relao a deteriorizao da coisa, se estiver de boa f no tem que pagar nada, se estiver de m f tem que pagar, a no ser que ele consiga provar que o fato ocorreria mesmo se estivesse em posse do proprietrio.

Questo 2 modelo 2

O Constituto possessrio forma de aquisio de domnio? No forma de aquisio de domnio, pois, forma fictcia de aquisio da posse, situao: mora em uma casa, vende a casa, e continua morando como inquilino/locatrio.

Questo 3 modelo 2 Quando ocorre o convalescimento da posse precria? No h o convalescimento da posse precria, pois, este termo sinnimo de proteo,ou seja, a mesma coisa de Eu, na posio de locatrio, inverter meu animuns, inverter a minha vontade, e passar a querer adquirir o domnio do bem. Portanto, afirmar isso, significa que se o locatrio quiser inverter o seu animus, ou seja, se quisesse ser dono, teria apoio do estado. o que est escrito no art. 1208 do CC. 3) correto afirmar que a posse direta surge apenas dos direitos reais sobre coisas alheias? No, a posse direta pode surgir tanto do direito real quanto do direito pessoal, este, surge dos negcios jurdicos. Ex. Emprstimo, locao, depsito, consignao, comodato, dentre outros. 4)Toda posse direta enseja usucapio? Explique: No, pois, quando se diz sim, esta se dizendo que o locatrio, o comodatrio entrar com usucapio, a nica que pode a posse para usucapio. 4) o que so interditos possessrios? So os meios de defesa da posse, so meios garantidos pelo nosso ordenamento jurdico possa defender esta sua situao, eles so,em uma primeira analise, trs espcies: Reintegrao de posse, no caso de esbulho Manuteno,no caso de turbao. e interdito proibitrio, no caso de ameaa iminente.

O Estado defende o direito de posse, tendo em vista semelhana que este instituto tem com o direito de propriedade, a questo garantir a estabilidade jurdica.

Da Propriedade imvel - Aquisio da propriedade: Mvel: Tradiao, usucapio, ocupao, especificao, tesouro e cca Imvel: Registro, usucapio, acesso - Perda da propriedade, art. 1275: Alienao, a renuncia, perecimento do objeto, desapropriao e abandono - Efeitos da aquisio propriedade: Direito de Vizinhana

Aula do dia 03/04/13

DIREITO DE VIZINHANA art. 1277 1313

Uso Nocivo da propriedade, est ligado ao art. 187 do cc Dano infecto rvores limtrofes - frutos - Galhos

Passagem forada VAI CAIR NA PROVA, A DIFERENA ENTRE SERVIDAO E PASSAGEM FORADA.

Art. 1277 c/c com Art. 187: Tambm comete ato ilcito o titular de um direito que, ao exerclo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econmico ou social, pela boaf ou pelos bons costumes.

No uso anormal da propriedade a um plus do que esta estabelecido no art. 187 e (186.) No h o intuito de abusar de um direito, no h o intuito de prejudicar ningum, No se fala de ato lesivo ou abusido, se fala da secao de um direito regular, isso esta dito no art. 1.277, que diz: O proprietrio ou o possuidor de um prdio tem o direito de fazer cessar as interferncias prejudiciais segurana, ao sossego e sade dos que o habitam, provocadas pela utilizao de propriedade vizinha. Como eu vou saber se um determinado exerccio de direito constitui ou no ato prejudicial?

Para a soluo deveremos analisar o caso concreto, e buscar o art. 1.278 do cc, que diz que deve ser verificado o interesse publico, em detrimento do particular, alm disso, no 1277, o cdigo esabelece que para soluo dessa lide, o juiz devera levar em considerao a zona, ou seja, a localizao do preido, bem como os costumes daquela regio, esta a primeira seco do direito de vizinhaa. A propriedade um direito real pleno, est prevista no art. 1.225, e os poderes inerentes ao domnio esto concentrados todos nas mos de uma pessoa, os demais direitos reais elencados no referido artigo tem os poderes desmembrados.

DIREITO DE VIZINHANA continuao

Da passagem de cabos e tubulaes art. 1286 importante distinguir a matria de direito civil de direito administrativo, ligado ao servio publico. Neste caso estamos vendo a passagem de cabos e tubulaes no interesse particular, no estamos falando da servido do interesse pblico, que a servido adminstrativa, esta obrigatria, a administrao publica representa toda a sociedade, e quando estudamos a servido administrativa ela se assemelha a desapropriao, no se confundido com esta, na verdade no h possibilidade de o particular discutir ou no a concesso da servido. Portanto, neste caso, estamos falando do interesse particular, importante ressaltar que nosso c/c estabelece que a o direito a indenizao pela desvalorizao pela passagem de um determinado cabo ou tuburlao, o que estabelece o: Art. 1.286. Mediante recebimento de indenizao que atenda, tambm, desvalorizao da rea remanescente, o proprietrio obrigado a tolerar a passagem, atravs de seu imvel, de cabos, tubulaes e outros condutos subterrneos de servios de utilidade pblica, em proveito de proprietrios vizinhos, quando de outro modo for impossvel ou excessivamente onerosa.

Das guas Temos que primeiro distinguir as guas que fluem de forma natural das que fluem de forma artificial. Ex. Temos um determinado terreno, onde no terreno A ele tem acesso a via publica por uma determinada rua, e o terreno B por outra. No terreno A, h um declive, e a gua da chuva que

cai nesse terreno ela naturalmente corre para o terreno B, ou seja, ela corre para os fundos do terreno A. Neste caso, a lei diz que o proprietrio do terreno B obrigado a receber as guas que naturalmente correrem para sua propriedade, conforme o art. 1.288. O A no precisa ajudar a fazer galeria, o B tem que se virar, pois, quando adquiriu o terreno ele sabia das condies. No entanto o A no pode agravar a situao, por isso devemos analisar as guas que descem de forma artificial, por Ex. com a construo de calha, ou de uma piscina, onde a gua despejada e corre para a propriedade B( denominada confinante), neste caso a lei diz no art. 1.289 do CC. Art. 1.288. O dono ou o possuidor do prdio inferior obrigado a receber as guas que correm naturalmente do superior, no podendo realizar obras que embaracem o seu fluxo; porm a condio natural e anterior do prdio inferior no pode ser agravada por obras feitas pelo dono ou possuidor do prdio superior. Art. 1.289. Quando as guas, artificialmente levadas ao prdio superior, ou a colhidas, correrem dele para o inferior, poder o dono deste reclamar que se desviem, ou se lhe indenize o prejuzo que sofrer. Pargrafo nico. Da indenizao ser deduzido o valor do benefcio obtido. - natural - artificial

Dos limites entre prdios e do direito de tapagem: Art. 1.297. O proprietrio tem direito a cercar, murar, valar ou tapar de qualquer modo o seu prdio, urbano ou rural, e pode constranger o seu confinante a proceder com ele demarcao entre os dois prdios, a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destrudos ou arruinados, repartindose proporcionalmente entre os interessados as respectivas despesas.

- parede divisria Quando se faz um muro em alvenaria, de tijolo, esta tapagem recebe o nome de PAREDEDIVISRIA. A Lei vem e diz o seguinte: a linha imaginaria do terreno de A e B, quando eu na condio de confinante for separar a minha propriedade da vizinha posso por na linha divisria. No entanto, se estivermos falando de uma casa, La na favela, onde tudo apertado, e o povo briga por espao, a lei diz que, aquele que primeiro edificar tem o direito de assentar a parede na linha divisria. Se o A constri, e o B no ajuda na edificao, ele no tem direito de usar o muro. Mas, se A no quer que ningum use o muro, ele poder construir o muro dentro da sua propriedade. Do direito de construir: - parede-meia Quando se constri um muro com estrutura para edificar, com possibilidade de cobertura e tudo mais. Se A cravejar a parede, B s poder utilizar a parede se esta puder suportar outra edificao.

IMPORTANTE DISTINGUIR PAREDE DIVISORIA DE PAREDE MEIA!! E TAMBEM QUEM DEVER CUSTEAR.

Na zona rural: Art. 1.303. Na zona rural, no ser permitido levantar edificaes a menos de trs metros do terreno vizinho. O que diferencia o plano diretor do municpio. Art. 1302: Procedimento de nunciao de obra nova: neste caso ele pode embargar a obra, vai protestar sobre a suspenso daquela obra. O meio utilizado atravs do art. 934 do CPC Outro detalhe importante, o caput do 1302 estabelece o direito adquiredo do confinante aps ano e dia. AULA DO DIA 09/04 servido a limitao do direito de propriedade, normalmente a servido de transito, de passagem. Mas tambm vimos que a servido tambm pode ser obtida atravs de usucapio. O vizinho pode entrar com ao de reintegrao de posse, no caso do vizinho que edifica tampando a janela do outro, quando tiver mais de ano e dia. Art. 1.302. O proprietrio pode, no lapso de ano e dia aps a concluso da obra, exigir que se desfaa janela, sacada, terrao ou goteira sobre o seu prdio; escoado o prazo, no poder, por sua vez, edificar sem atender ao disposto no artigo antecedente, nem impedir, ou dificultar, o escoamento das guas da goteira, com prejuzo para o prdio Vizinho

As interferncias prejudiciais algo alm dos atos abusivos e lesivos. Composse, quando duas ou mais pessoas tem a posse simultaneamente.

DO CONDOMNIO - Art. 1314/1358

a) Condomnio Geral: quando duas ou mais pessoas so proprietrios de um mesmo bem. Aqui tempos a parte ideal.

- voluntrio: Quando surge da vontade das partes - necessrio: quando surge da lei, que ser necessrio ou legal, o caso do inventario. b) Condomnio edilcio: condomnio em edificaes. Aqui temos a frao ideal. Ela estabelecida de forma simblica para mensurar a res

aula do dia 10/04/13

Questes: 1) H diferena entre frao ideal e parte ideal? Explique Sim, tratamos de parte ideal quando estamos diante do Condomnio Geral, ocasio em que duas ou mais pessoas so proprietrias de um mesmo bem, temos como exemplo dois amigos que compram um terreno juntos, na matricula do imvel ser gravado que o imvel pertence a duas pessoas. Por outro lado, em se tratando de Frao Ideal, estamos diante da parte indivisvel e indeterminvel das reas comuns e de terreno, que corresponder a parte autnoma de cada condmino.

2) Entre condminos, em caso de venda ou locao, h direito de preferncia, seja no condomnio em geral ou edilcio? Explique Sim, o art. 504 do CC dispe que no pode o condmino em coisa indivisvel vernder a sua parte a estranhos, se o outro no quiser, portanto, dever o condmino que quiser vender a sua parte, oferecer primeiro para o outro condmino. A mesma regra vale para locao. Vale ressaltar que, no caso de conflito de interesses, no que diz respeito a preferncia, entre o direito do condmino de adquirir o bem a venda, sobrepe ao do locatrio, que tem por lei, direito a preferncia.

b) Condomnio Geral: quando duas ou mais pessoas so proprietrios de um mesmo bem. Aqui tempos a parte ideal.

- voluntrio: Quando surge da vontade das partes - necessrio: quando surge da lei, que ser necessrio ou legal, o caso do inventario. b) Condomnio edilcio: condomnio em edificaes. Aqui temos a frao ideal. Ela estabelecida de forma simblica para mensurar a res

AULA DO DIA 06/05/13 ( 2 BIMESTRE)

O nosso ordenamento juridico procura criar formas para garantir o adimplemento das obrigaes. Nossa responsabilidade civil patrimonial, mas, nem todos tem patrimnio para responder pelos atos que pratica, e por isso que o cdigo civil trs la nos diretos reais, alguns institutos que visa garantir o adimplemento dos negcios.

DOS DIREITOS REAIS DE GARANTIA(art. 1419 em diante)

O penhor, a hipoteca e a anticrese so contratos acessrios. CPR ( cdula pignoratcia rural) um titulo ao portador, que da o direito de quem vai receber ceder o contrato a outra pessoa. Devemos primeiro distinguir o contrato principal, que um emprstimo, segundo deve haver um bem dado em garantia, h portanto um penhor, e diante deste contrato poder haver a cdula rural pignoratcia.

O art. 1428 muito importante, diz que quando da celebrao do contrato, quando vc vai no banco pegar dinheiro emprestado, e no mesmo papel pode estar o contrato de emprstimo e o contrato de penhor. Art. 1.428. nula a clusula que autoriza o credor pignoratcio, anticrtico ou hipotecrio a ficar com o objeto da garantia, se a dvida no for paga no vencimento. Portanto VEDADO O PACTO COMISSRIO.

Do Penhor ( art. 1431 e SS.) - Conceito Art. 1.431. Constituise o penhor pela transferncia efetiva da posse que, em garantia do dbito ao credor ou a quem o represente, faz o devedor, ou algum por ele, de uma coisa mvel, suscetvel de alienao. Pargrafo nico. No penhor rural, industrial, mercantil e de veculos, as coisas empenhadas continuam em poder do devedor, que as deve guardar e conservar Art. 1.432. O instrumento do penhor dever ser levado a registro, por qualquer dos contratantes; o do penhor comum ser registrado no Cartrio de Ttulos e Documentos.

- Constituio - Direitos e deveres do credor pignoratcio

-extino - posse -registro

* Espcies de Penhor - Rural (no h transferncia da posse e h vinculao a atividade) O contrato de penhor rural pode ser agrcola ou pecurio, em ambos os casos, para que se constitua esse penhor, indispensvel que o dinheiro que esta sendo pego no banco tenha como destinao a atividade rural, caso contrario, ns j temos decises dos tribunais, que j anularam essa garantia baseada no penhor rural. Ex. Penhor Agrcola, o individuo precisa pegar dinheiro emprestado para plantar soja, neste caso, a soja considerado bem imvel, o cdigo da o nome de penhor a esse tipo de garantia. O registro nesse caso feito no cartrio de registro de imveis. No penhor rural temos um excesso, pois, em primeiro lugar no h transferncia da posse, em segundo o registro no cartrio de registro de imveis e por ultimo o bem imvel por acesso. ( Penhor agrcola, subspecie do rural) Art. 1.442. Podem ser objeto de penhor: I mquinas e instrumentos de agricultura;II colheitas pendentes, ou em via de formao; III frutos acondicionados ou armazenados; IV lenha cortada e carvo vegetal; V animais do servio ordinrio de estabelecimento agrcola. Art. 1.443. O penhor agrcola que recai sobre colheita pendente, ou em via de formao, abrange a imediatamente seguinte, no caso de frustrarse ou ser insuficiente a que se deu em garantia. Pargrafo nico. Se o credor no financiar a nova safra, poder o devedor constituir com outrem novo penhor, em quantia mxima equivalente do primeiro; o segundo penhor ter preferncia sobre o primeiro, abrangendo este apenas o excesso apurado na colheita seguinte.

(penhor agropecurio) No penhor agropecurio poder ser utilizado para compra de semoventes. Neste caso tambm no haver transferncia da posse. O registro feito no cartrio de registro de imveis. Tambm considerado em mvel.

- Industrial e mercantil (no h transferncia da posse) Animais podem ser objeto de penhor industrial e mercantil? Pode, sim, o que deve ser observado a vinculao a atividade.

No h transferncia da posse. O registro feito no cartrio de registro de imveis. - veculos (no h transferncia da posse) ( registro no cartrio de ttulos) O cdigo no estabelece a obrigatoriedade de registro junto ao DETRAN. A alienao fiduciria poder se converter em ao de depsito. - Direitos e ttulos de crdito ( registrado no cartrio de ttulos e documentos) O titulo de crdito pode ser endossado e transferido. Em se tratando de direito indispensvel a anuncia do credor. A transferncia de que se trata este tpico, para ser dado em garantia. - Penhor Legal ( no h registro) O penhor legal aquele que est na lei. Quando que automaticamente o cdigo estabelece ou cria esta garantia real? Um dos casos para os donos de hotis, hospedarias, motis, pousadas, em relao as bagagens, aos objetos que pertencem aos hospedes. Ex. O individuo que se hospeda no hotel, e no paga o valor devido, e o hspede deixa algum bem no quarto, o proprietrio do hotel pode ficar com o bem como garantia, mas, se o hospede no pagar, o proprietrio do hotel dever homologar em juzo.

as coisas empenhadas continuam em poder do devedor, que as deve guardar e conservar.

DA PROPRIEDADE RESOLVEL Art. 1.359. Resolvida a propriedade pelo implemento da condio ou pelo advento do termo, entendemse tambm resolvidos os direitos reais concedidos na sua pendncia, e o proprietrio, em cujo favor se opera a resoluo, pode reivindicar a coisa do poder de quem a possua ou detenha.

DA PROPRIEDADE FIDUCIRIA Art. 1.361. Considerase fiduciria a propriedade resolvel de coisa mvel infungvel que o devedor, com escopo de garantia, transfere ao credor. 1o Constituise a propriedade fiduciria com o registro do contrato, celebrado por instrumento pblico ou particular, que lhe serve de ttulo, no Registro de Ttulos e Documentos do domiclio do devedor, ou, em se tratando de veculos, na repartio competente para o licenciamento, fazendose a anotao no certificado de registro. 2o Com a constituio da propriedade fiduciria, dse o desdobramento da posse, tornandose o devedor possuidor direto da coisa.

3o A propriedade superveniente, adquirida pelo devedor, torna eficaz, desde o arquivamento, a transferncia da propriedade fiduciria.

Do CPC: Art. 902. Na petio inicial instruda com a prova literal do depsito e a estimativa do valor da coisa, se no constar do contrato, o autor pedir a citao do ru para no prazo de cinco dias: i entregar a coisa, depositla em juzo ou consignarlhe o equivalente em dinheiro; ii contestar a ao. 1o Do pedido poder constar, ainda, a cominao da pena de priso at um ano, que o juiz decretar na forma do artigo 904, pargrafo nico. Hoje em dia no h mais priso civil.

Aula que eu faltei- perdi o trabalho

Direitos reais em garantia so: Do penhor Da hipoteca art. 1473 em diante Da anticrese art. 1506

Aula do dia 15/05/13 DO DIREITO DO PROMITENTE COMPRADOR direito real, o rol de direito real taxativo. Trata de contrato preliminar, por meio do qual as partes se obrigam a celebrar um outro negcio jurdico, ou seja, um outro contrato. (Art. 481 CC, compra e venda Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domnio de certa coisa, e o outro, a pagarlhe certo preo em dinheiro.) Art. 1417/1418 Art. 1.417. Mediante promessa de compra e venda, em que se no pactuou arrependimento, celebrada por instrumento pblico ou particular, e registrada no Cartrio de Registro de Imveis, adquire o promitente comprador direito real aquisio do imvel.

Art. 1.418. O promitente comprador, titular de direito real, pode exigir do promitente vendedor, ou de terceiros, a quem os direitos deste forem cedidos, a outorga da escritura definitiva de compra e venda, conforme o disposto no instrumento preliminar; e, se houver recusa, requerer ao juiz a adjudicao do imvel. Art. 481 o rol dos contratos so exemplificativos, no querendo adotar nenhum dos meios existentes ali, poder adotar o disposto no art. 104 do cc. Do contrato preliminar - Art. 462/466 CC ( Pode ser considerado direito real sob coisa alheia, poder se tonar direito real, conforme determina o art. 1417/1418) Art. 462. O contrato preliminar, exceto quanto forma, deve conter todos os requisitos essenciais ao contrato a ser celebrado. Art. 466. Se a promessa de contrato for unilateral, o credor, sob pena de ficar a mesma sem efeito, dever manifestarse no prazo nela previsto, ou, inexistindo este, no que lhe for razoavelmente assinado pelo devedor. O que diferencia um contrato preliminar, puro e simples, de um contrato preliminar irretratvel? o art. 1417. Art. 466 A / 466 CPC Art. 167, I-9, Lei 6015/73 Sumula 413 STF Smula 239 STJ

Enfiteuses: aluguel eterno. Aula do dia 17/05/13 DO USUFRUTO art. 1.390/1411 CC Direito real sobre coisa alheia, por meio do qual o proprietrio transfere o direito de usar e desfrutar para outrem. O usufruturio no poder vender o bem, mas ter direito de preferncia. O nu proprietrio poder vender o bem. Direito reais de gozo ou fruio: o usufruto Nu proprietrio quem cede o bem ao usufruturio, aquele no ter direito de uso ou de gozo do bem. O usufruturio ter direito a todos os frutos do bem, exceto os que j estavam pendentes. O usufruto geralmente pactuado pelos pais em benefcio prprio, em relao aos filhos. Ex. Um casal, prximo dos 80 anos, tendo eles 4 filhos, um deles morre, ai fica a viva, ento ser necessrio proceder com o inventario e a partilha dos bens do de cujus, nesse exemplo, se a soma do patrimnio deles for de 10 milhes, 5 milhes pertencem a mulher e 5 milhes pertencem ao homem, e ela poder herdar parte do patrimnio do marido, ou seja, dos outros 5 milhes.

- O Bem poder ser: > Mvel > Imvel

- Gratuito ou Remunerado

- Registro

- Legal - Convencional

- Universal - Singular

- Vitalcio no sinnimo de usufruto perptuo, e se ele fosse perptuo ele no iria se extinguir com a morte do usufruturio. - Temporrio

Direito real de propriedade: propriedade Direito real de aquisio: promitente comprador Direito real de garantia: penhor, hipoteca, anticrese Direito reais de gozo ou fruio: o usufruto

Aula do dia 20/05/13 DO USO art. 1412 / 1413 S pode ficar com os frutos indispensveis a sua subsistncia, o valor remanescente do proprietrio.

DA HABITAO art. 1414 a 1416 A pessoa s pode morar no bem.

AULA DO DIA 22/05/13

DAS SERVIDES ART. 1378/1388 O Sujeito ativo o proprietrio do prdio dominante, e no o prdio. O objeto o prdio serviente. Ento temos um sujeito ativo que tem um direito sobre um objeto que no lhe pertence. O sujeito passivo toda a coletividade, tendo em vista ser erga omenes, todos so obrigados a respeitar o direito de um titular de direito real de servido. A servido sendo pblico somos obrigados a suporta-la, a servido civil no, depende de consenso. Se a posse da servido for violada, caber os remdios dos interditos possessrios, neste caso estamos falando em esbulho, pois um probe o outro de exercer seus atos possessrios, ser ento uma ao reintegrao de posse. Importante dizer que no se trata de aquisio de domnio, e sim de posse, e tambm no se fala, neste caso, em imvel encravado. - PRDIO DOMINANTE (SUJEITO ATIVO) - PRDIO SERVIENTE (objeto) - USUCAPIO: ART. 1379 o justo ttulo documento, um contrato, mesmo que de gaveta, que autoriza o indivduo a passar pela propriedade. > ORDINRIO > EXTRAORDINRIO - MANUTENO ART. 1380/1382 Quem dever dar manuteno a servido o proprietrio do imvel dominante, qual seja, o sujeito ativo da servido, melhor dizendo, o dono da servido. Art. 1.380. O dono de uma servido pode fazer todas as obras necessrias sua conservao e uso, e, se a servido pertencer a mais de um prdio, sero as despesas rateadas entre os respectivos donos. - ALTERAO ART. 1384 - RESTRIO ( LIMITES) ART. 1385 - DIVISO ART. 1386

- EXTINO: ART. 1387 Por ser negocio jurdico ele poder ser extinguir por acordo entre as partes, ou por aquisio de domnio, caso o A compre o imvel B C D, pela perda de finalidade, por tempo, caso este seja fixado, e tambm no caso de no uso, pelo prazo de 10 anos.

Aula do dia 27/05/13

DA SUPERFCIE arts. 1.369/1377 Todos os direitos reais, art. 1225,inclusive o direito real pleno, que a propriedade, todos os direitos reais so adquiridos atravs de negcio jurdico, todos os direitos reais so considerados contratos. Quais as diferenas dos contratos do semestre passado para esses? So os efeitos! Exceo do art. 1.369, quando o imvel for inferior a 30 salrios mnimos, aplica-se a exceo do art. 108, para todos os negcios jurdicos.

Direito de preferencia, tanto do proprietrio quanto do superficiario, art. 1373. Decreto-Lei 3365/41 - Desapropriao

O que acesso? Aquisio da propriedade imvel por acesso! Vai cair na prova. Art. 1.248etc...

Prova quarta feira, segundo horrio.

Matria da prova Art. 1196 1510

Anda mungkin juga menyukai