Anda di halaman 1dari 2

HISTRIA DA MSCARA A palavra mscara, inicialmente de origem italiana, designava uma criao fantstica, feiticeira e associada a manifestaes diablicas

e em torno de um mistrio; da se tenha tornado com o Carnaval um tema de divertimento. Durante muito tempo, foi exibida entre o oscilar do satrico e do sagrado, do terror e da irriso, da verdade e da iluso, da ameaa e da hilariedade. O uso que dela se fez no Egipto, em Atenas ou em Roma, bem como as funes que ela assumiu nas diversas sociedades, no cumprimento de vrias tradies com origem cultural e recreativa. A mscara foi utilizada ao longo dos tempos por vrios povos e com diversas finalidades. Tendo sido utilizada como elemento decorativo, o que aconteceu com as mscaras africanas de madeira que representavam deusas e gnios e eram colocadas nas cerimnias no Alto Volta, na Guin. E tiveram como funo representar o rosto dos vencidos, tambm como a crena e da transfuso espiritual. Assumiu uma viso como sinal de guerra, praticada pelos ndios regulamentada numa actividade de um ritual mgico, ou procurando dar ao guerreiro um aspecto desumano e feroz para intimidar o adversrio, mas podendo ter uma funo protectora. Normalmente, esta funo de proteco era contra o mal e era comum entre os povos, em torno das crenas das foras sobrenaturais, ou seja, a relao com o mundo oculto dos espritos que atravs da magia permitia abrir a porta para o outro mundo. Mas tambm como resguardo, e neste caso a mscara utilizada em profisses (a do apicultor) ou por desportos (o esgrimista), assim como pelos guerreiros para se protegerem. A mscara foi utilizada como acessrio de festa, nomeadamente no Oriente em danas e procisses com inteno de se misturar o ritual e o divertimento. Muitas vezes, o danarino encarnava um ou vrios seres representando o tempo da criao. Surge tambm como elemento figurativo e isto notou-se no teatro grego, em que as mscaras gregas foram permitidas no palco e envergadas pelos actores que ressuscitavam os homens de outrora pela sua aparncia espectral que a mscara confere a tais personagens vivas, desempenhando um papel dos antepassados, permitindo evitar a perigosa incorporao do morto vivo. As mscaras usadas no teatro chamavam-se personna, donde vem a palavra personagem para a figura representada. Em Veneza, no sc. XVIII, o uso da mscara tornou-se um hbito dirio em homens, mulheres e crianas, ocultando o rosto com uma meia mscara que apenas cobria os olhos e o nariz. Foi precisa uma lei, a lei de Doge, para acabar com este hbito, porque a polcia tinha uma certa dificuldade em reconhecer os assassinos que constantemente matavam nas vielas da cidade. Os Venezianos passaram a us-la durante o Carnaval que durava um ms e nas festas e jantares. A partir do sc. XIX, a mscara vai ser usada no palanques das feiras e era vista como disfarce e enfeite, pretendendo desmascarar o homem.

Deste modo, o esprito de Carnaval surge como inverso dos usos sociais e que se comeou a festejar em Roma nos dias 17 a 19 de Dezembro, chamadas de Saturnais, em que as pessoas se mascaravam e eram festas de um perodo de folguedos colectivos. Mas foi ainda na Idade Mdia que a mscara foi o princpio do Carnaval e com a Quarta Feira de Cinzas assinalava o retorno ordem. As mscaras mais clebres foram as mscaras funerrias egpcias de TOUTANKAMON, a de AGAMMNON trazida de Micenas, Mas as mscaras podem ser feitas em muitos materiais, tais como: cortia, pasta de papel, folha de flandres, folha de alumnio, tecido, latas, caixas de carto, fitas, materiais recuperados, etc..
Http://www.eps-penalva-castelo.rcts.pt/projs/pena_jov/edicoes/2001_04/histmasc.html disponvel em 22/041/2013

Anda mungkin juga menyukai