Anda di halaman 1dari 16

ARTE

MDULO 2

CEESVO

2 Srie Ensino Mdio

Mdulo 2

ARTE

MDULO 2

CEESVO

ORIENTAO INICIAL DE ARTE ENSINO MDIO


Caro aluno (a), seja bem-vindo (a). Voc est iniciando uma nova etapa em sua vida: seus estudos. Juntos estaremos iniciando o curso de ARTE. importante que voc tenha conscincia da necessidade de estudar, de produzir, criar suas atividades com bastante seriedade e dedicao. O seu bom desempenho depender muito de voc. Para isso, o importante no copiar os desenhos, nem exemplos dados, eles so apenas auxiliares. Observe atentamente tudo que o rodeia. Depois crie e sinta a satisfao de criar. Ao elaborar estes mdulos foi estabelecida uma seqncia de ligaes tericas e prticas, com exerccios referentes linguagem plstica e histria da arte. 1. Material de estudo. 1.1. Esto divididos em 2 mdulos. Em alguns mdulos sero solicitadas atividades paralelas para serem produzidas em casa. 1.2. - No faa seus exerccios nos mdulos, pois ele ser trocado por outro da srie seguinte. A troca s ser feita se estiver em perfeito estado. 1.3. Se no entender alguma atividade, fique vontade para esclarecer suas dvidas junto ao professor. Pois isso vai lhe ajudar e muito.

Roteiro:
Mdulo 1 Mdulo 2 Mdulo 3 1 srie do Ensino Mdio. 2 srie do Ensino Mdio. 3 srie do Ensino Mdio.
2

ARTE

MDULO 2

CEESVO

A arte o meio de amar, ver e sentir o belo como os nossos olhos vem e o corao sente. Este mdulo muito pouco para seu mrito, mas o incio, que se bem feito, dar ao seu final uma autonomia para vos longnquos ou talvez eternos. Se por acaso algumas vezes voc sentir dificuldades em algumas das tarefas a serem realizadas, no desanime, pois enfrentar obstculos e venc-los nos ajuda muito a crescer. Portanto, leia e procure reproduzir o que lhe foi pedido com muita organizao, capricho e criatividade. O FUTURO PERTENCE QUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DE SEUS SONHOS. BOA SORTE!

Expressar por meio de atividades artsticas, as vivncias emocionais como forma pessoal de expresso. Desenvolver a habilidade de descobrir e apreciar os valores estticos, de usar a criatividade, a iniciativa no senso de individualidade e confiana no seu discernimento ao experimentar, criar, julgar e avaliar. Adquirir e desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimenso, espao e harmonia.

ARTE

MDULO 2

CEESVO

Voc j deve conhecer letras tipo basto, elas auxiliam voc a fazer um cartaz, a capa de um trabalho etc. Aqui ns vamos revlas, mas de forma diferente inclinada. Letra tipo basto inclinada maiscula.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Letra tipo basto minscula inclinada.

a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z
4

ARTE

MDULO 2

CEESVO

1. Copie em seu caderno as letras tipo basto maiscula e minscula inclinada e observe bem o traado delas. Faa com capricho. 2. Escreva uma frase utilizando estas letras, preste ateno quando for escrever e no se esquea que maiscula no incio e as minsculas no meio da palavra.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

A colagem uma tcnica pictrica que entrou em uso com a arte contempornea. Os primeiros a utilizarem essa tcnica foram os cubistas e futuristas, no primeiro decnio deste sculo. Para se fazer uma colagem deve-se definir o que se quer colar. Depois se determina mais ou menos, como ela dever ficar. Uma divertida variante da colagem a fotomontagem. A fotomontagem consiste em recortar fotografias e combinlas, sobrepondo-as e criando um desenho fantasioso e, s vezes, at engraado ou absurdo. H tambm as colagens surrealistas, que representam coisas imaginrias.

ARTE

MDULO 2

CEESVO

Colagem de Paisagem

Fotomontagem

Colagem surrealista extrada de revista

Faa em seu caderno: 1. Escolha um tema e faa uma colagem. Use revistas e jornais. 2. Faa uma colagem surrealista. No se esquea de que esse tipo de colagem est no mundo das suas idias. 3. Faa uma fotomontagem e abuse de sua imaginao.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO. 6

ARTE

MDULO 2

CEESVO

Voc j deve ter observado as charges em jornais e revistas. Charge um recurso grfico usado para satirizar pessoas ou situaes. Quando a stira aparece em um s quadro, a imagem deve ficar bem clara. As stiras polticas sempre retratam uma poca e, por isso, devem ficar bem definidos os usos e costumes da poca.

Ilustrar um texto representar graficamente uma idia ou uma passagem nele contida. A ilustrao um complemento que enriquece o texto, ela explica, completa visualmente a informao, transmitindo sempre a idia bsica ou principal. AQUARELA Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo E com cinco ou seis retas fcil fazer um castelo Corro o lpis em torno da mo e me dou uma luva E se fao chover com dois riscos tenho um guarda-chuva Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel Num instante imagino uma linda gaivota a voar no cu Vai voando contornando A imensa curva norte-sul Vou com ela viajando Hava, Pequim ou Istambul Pinto um barco vela branco navegando tanto cu e mar num beijo azul Entre as nuvens vem surgindo Um lindo avio rosa e gren Tudo em volta colorindo Com suas luzes a piscar Basta imaginar e ele est partindo Sereno indo E se a gente quiser Ele vai pousar Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida Com alguns bons amigos bebendo e de bem com a vida De uma Amrica a outra consigo passar num segundo Giro um simples compasso e num crculo eu fao o mundo Um menino caminha e caminhando chega num muro E ali logo em frente a esperar pela gente o futuro est E o futuro uma astronave
8

Que tentamos pilotar No tem tempo nem piedade Nem tem hora de chegar Sem pedir licena muda nossa vida E depois convida a rir ou chorar Nessa estrada no nos cabe Conhecer ou ver o que vir O fim dela ningum sabe Bem ao certo onde vai dar Vamos todos numa linda passarela De uma aquarela que um dia enfim Descolorir Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo Que descolorir E se fao chover com dois riscos tenho um guarda-chuva Que descolorir Giro um simples compasso e num crculo eu fao o mundo Que descolorir (Toquinho e Vincius de Morais)

1. Leia o texto acima e depois crie um desenho em seu caderno para ilustr-lo (a ilustrao pode se referir a todo o texto ou a uma parte dele).

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

Termo muito usado na dcada de 1960 em relao a um estilo de pintura abstrata adotada por pintores como Vasarely e Albers. Essa arte est relacionada com a arte visual, apia-se em efeitos pticos. As telas so cobertas por uma massa em pequenas formas, linhas ou cores vivas que mudam constantemente sob o olhar. As que mais se destacaram foram as obras em preto e branco. Exemplo de Op-Art:

1. Em seu caderno crie um desenho de op-art. Trabalhe em preto e branco.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO. 10 10

Voc vai rever alguns temas e aprender novos conceitos sobre cores: Cores primrias so cores puras, indivisveis: amarelo, azul e vermelho. Cores secundrias so obtidas pela mistura de duas cores primrias: Amarelo+azul=verde azul+vermelho=violeta Amarelo+vermelho=laranja Cores quentes transmitem idia de calor, claridade, luminosidade: vermelho, amarelo e laranja. Cores frias transmitem idia de frio, sombra, escurido: verde, azul e violeta. Policromia a utilizao de todas as cores num desenho formando um todo agradvel. Monocromia a variao da tonalidade de uma mesma cor. Cores neutras so o branco, o preto e o cinza. O branco e o preto, quando misturados resultam o cinza. Cores anlogas so as cores vizinhas do crculo cromtico, tendo como base uma cor primria. Cores complementares so duas cores que no participam na formao uma da outra. A cor primria complementar de uma cor secundria, quando no entra em sua composio. Por exemplo, o vermelho complementar do verde, porque no entra na sua composio. Ento as cores complementares so: vermelho complementar do verde. amarelo complementar do violeta. azul complementar do laranja.

1. Faa em folha separada. Utilizando complementares, decore o cubo abaixo:

as

cores

2. Utilizando as cores quentes e frias, decore o desenho abaixo:

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

1. Utilizando a policromia d um colorido especial ao desenho abaixo.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

1. Utilizando a monocromia d um colorido ao desenho abaixo:

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

1. Em uma folha, utilize a tinta guache para colorir o desenho abaixo.

ATENO AS ATIVIDADES NO DEVEM SER FEITAS NO MDULO.

CEESVO ELABORAO DA APOSTILA Prof. Nanci Abreu Duarte

PROF. DE ARTE EM 2006 Mrcia Camargo de Castro

DIREO Elisabete Marinoni Gomes Maria Isabel R. de C. Kupper

COORDENAO PCP - Neiva Aparecida Ferraz Nunes

APOIO. Prefeitura Municipal de Votorantim.

Anda mungkin juga menyukai