Anda di halaman 1dari 30

CENTRO UNIVERSITRIO BARRIGA VERDE - UNIBAVE FARMCIA THAISE RIBEIRO CARDOSO

GRANDEZAS FSICAS Metodologia e Utilizao de Aparelhos de Medida em Laboratrio

ORLEANS

2012 THAISE RIBEIRO CARDOSO

GRANDEZAS FSICAS
Metodologia e Utilizao de Aparelhos de Medida em Laboratrio

Trabalho Acadmico apresentado disciplina de Biofsica sob os ensinamentos do professor Fernando Mateus Scremin com o objetivo de familiarizao com os instrumentos de medidas de laboratrio aplicados pratica farmacutica.

ORLEANS 2012

Sumrio

SUMRIO.....................................................................................................................3 INTRODUO.............................................................................................................3 1 OBJETIVO.................................................................................................................5 2 GRANDEZAS FSICAS ............................................................................................6 CONSIDERAES FINAIS.......................................................................................28 REFERNCIAS..........................................................................................................29

INTRODUO

A necessidade de medir vem desde a origem das civilizaes. Por longo tempo cada regio teve seu prprio sistema de medidas. Essas unidades de medidas eram geralmente arbitrrias e imprecisas, como por exemplo, aquelas baseadas no corpo humano: palmo, p, polegada, braa, cvado. Isso criava muitos problemas para o comrcio, pois as pessoas de uma regio no estavam familiarizadas com o sistema de medir das outras regies, e tambm porque os padres adotados eram, muitas vezes, subjetivos. Aps o surgimento de das medidas no arbitrria, ou seja, medidas baseadas numa constante natural tornaram-se universal a medio de matria, energia, espao e tempo, graas ao Sistema Internacional de Unidades (SI). A tudo aquilo que pode ser medido, associando-se um valor numrico a uma unidade de medida, d-se o nome de Grandeza Fsica. Equipamentos de laboratrio so os diversos aparelhos ou instrumentos utilizados em laboratrios para realizar experincias, clculos, medies fsicas e anlises biolgicas ou qumicas. Eles podem ser manuseados por bioqumicos, farmacuticos, cientistas ou ainda, equipes tcnicas especializadas. Os equipamentos de laboratrios variam de acordo com a finalidade de cada laboratrio. Sendo assim, existem equipamentos especficos para cada tipo de laboratrio.

OBJETIVO

Adquirir conhecimento bsico sobre a metodologia e a utilizao de vidrarias e equipamentos de medida em um laboratrio, que uma aprendizagem essencial para que o acadmico tenha um bom desempenho no cumprimento de futuras atividades prticas farmacuticas.

GRANDEZAS FSICAS

Grandeza fsica tudo aquilo que envolve medidas, ou seja, que pode ser medida. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza fsica com uma unidade atravs de uma escala pr-definida. Em outras palavras, medir uma grandeza fsica compar-la com outra grandeza de mesma espcie, que a unidade de medida. Verifica-se, ento, quantas vezes a unidade est contida na grandeza que est sendo medida. Nas medies, as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades.

2.1

MASSA

A quantidade de matria que existe num corpo definida como massa. Ela determinada pela comparao da massa desconhecida com outra massa conhecida: o padro. A unidade padro de massa dada pelo Sistema Internacional o quilograma (Kg). Para medir a massa de um objeto, usa-se um aparelho chamado balana. Em geral, as balanas na rea da sade so usadas por biomdicos, que utilizam a balana para a pesagem de pessoas em clnicas, hospitais etc, e por farmacuticos, que utilizam as mesmas para a pesagem de medicamentos e diversas drogas usadas como frmacos. Nas convenincias de farmcias sempre tem uma balana para que os clientes possam se pesar.

2.1.1

Balana Analtica

A balana analtica normalmente utilizada em laboratrios para obter resultados com alta preciso. Ela especialmente empregada na medio de massas em anlises qumicas e em anlises sob certas condies ambientais. A principal vantagem de uma balana analtica grau de preciso nos resultados. Para se ter uma ideia, uma balana analtica pode pesar com preciso de 0,1 micrograma 0,1 miligrama, j uma balana semianaltica, tem preciso at 0,001 g. A balana analtica utilizada nos setores farmacutico, alimentcio, industrial, metrolgico, entre outros.

2.1.2

Balana Semi-Analtica

Aparelho utilizado para efetuar pesagens de reagentes e substncias com preciso de 3 ou menos casas aps a vrgula. As Balanas Semi-Analticas so utilizadas em laboratrios de diversas reas como: microbiologia, farmcia, bioqumica, qumica e outros.

2.1.3

Balana Antropomtrica

Uma balana antropomtrica um dispositivo que para alm de pesar tambm mede a altura das pessoas. Estas balanas vm equipadas com uma rgua antropomtrica que permite medir a altura das pessoas de forma rpida e fcil. A grande vantagem que permitem a medio de dois parmetros (peso e altura) com o mesmo dispositivo, e assim possvel poupar espao. Toda farmcia de dispensao tem uma balana antropomtrica para o uso dos clientes.

2.1.4

Balana Eletrnica de Preciso

A balana eletrnica de preciso utilizada para se pesar diferentes substncias no laboratrio de sade. Nas balanas eletrnicas, a massa obtida da seguinte maneira:

O corpo colocado sobre um prato ou bandeja (geralmente fabricada em ao inoxidvel); Por estar posicionado sobre uma clula de carga, o prato exerce uma compresso sobre a mesma; Funcionando como um transdutor, a clula de carga capta a intensidade da compresso e a converte em um sinal eltrico de intensidade diretamente proporcional da compresso sofrida;

O sinal eltrico enviado a um microprocessador que ento interpreta o sinal. Quanto mais intenso for o sinal eltrico recebido, maior ser a leitura feita pelo microprocessador e, consequentemente, maior a massa calculada por ele; O microprocessador envia sua leitura para um mostrador, que exibe a massa calculada.

2.1.5

Balana Determinadora de Umidade

A balana determinadora de umidade um equipamento de laboratrio utilizado para medir a umidade de um material (seja ele orgnico ou no) em uma anlise laboratorial. A umidade um fator que pode influenciar no momento da anlise e, portanto, fundamental que se conhea seu ndice no item a ser analisado. O determinador de umidade, como tambm conhecido, um equipamento com alta tecnologia e desempenho quanto umidade e pode ser utilizado nas seguintes reas: Indstria alimentcia: por exemplo, inspeo na colheita, garantia de qualidade nos alimentos processados e outros. Indstria Qumica: por exemplo, anlise dos materiais no processo de fabricao. Indstria Ambiental (meio ambiente): por exemplo, medida das lamas poludas, medio na produo de biocombustvel. Indstria Farmacutica: por exemplo, garantia de remdios de qualidade, inspeo de produtos cosmticos e outros.

2.1.6

Balana Industrial

A balana industrial se destina a pesagens de bens em maior escala, tais como alimentos enlatados, metais, veculos e grandes lotes de madeiras, carregamentos de minrio etc. Este tipo de balana bastante usada em indstrias alimentcias.

10

2.2

PRESSO

A presso a fora a que um objeto est sujeito dividido pela rea da superfcie sobre a qual a fora age. Definimos a fora aqui como sendo uma fora agindo perpendicularmente superfcie. A unidade de presso, o pascal, Pa. A expresso que permite calcular a presso : Presso (P) = Fora (F). rea (S)

2.2.1

Esfigmomanmetro

O esfigmomanmetro ou aparelho de presso consiste num sistema para compresso arterial composto por uma bolsa inflvel de borracha de formato laminar, a qual envolvida por uma capa de tecido inelstico (manguito, cuff) e conectada por um tubo de borracha a um manmetro e por outro tubo, que contm uma vlvula controlada pelo operador, conectado a uma pra, que tem a finalidade de insuflar a bolsa pneumtica. Tambm conhecido como "aparelho de presso". Usado para medida indireta da presso arterial. Sua unidade de medida o mmHg.

11

2.3

COMPRIMENTO

O comprimento a grandeza fsica que expressa distncia entre dois pontos. A unidade de comprimento o metro (m), o qual pode ser dividido em 100 centmetros (cm) ou 1000 milmetros (mm). O mltiplo do metro mais usado o quilmetro (km), que vale 1000 m.

2.3.1 Micrmetro

O micrmetro se destina a medidas de at alguns centmetros e preciso de 0,01 mm. O instrumento permite a leitura de centsimos de milmetro, de maneira simples.

2.3.2

Paqumetro

um instrumento que serve para medir diretamente, comprimentos, dimetro de fios, dimetro interno e externo de tubos, profundidade de orifcios cegos etc. Constitui-se

12

numa rgua metlica graduada, terminada por uma espera fixa ao longo da qual desliza uma espera mvel ou cursor, no qual existe uma janela onde esto acoplados um nnio e um parafuso de presso que permite fix-lo.

2.4

VOLUME

O volume de um corpo a extenso que ele ocupa no espao. As medidas de volume possuem grande importncia nas situaes envolvendo capacidades de slidos. Da mesma forma que trabalhamos com o metro linear (comprimento) e com o metro quadrado (comprimento x largura), associamos o metro cbico a trs dimenses: altura x comprimento x largura. As unidades de metro cbico so: quilmetros cbicos (km), hectmetros cbicos (hm), decmetros cbicos (dam), metros cbicos (m), decmetros cbicos (dm), centmetros cbicos (cm), milmetros cbicos (mm). A frmula para se calcular o volume de um objeto : V = comprimento altura largura. Em nosso cotidiano e nos laboratrios, a unidade mais usada para se medir o volume o litro (L).

2.4.1

Bureta

Aparelho utilizado em anlises volumtricas, que consiste em um tubo longo com graduaes permanentes em linhas bem delineadas a fim de facilitar a leitura. Acompanha torneira de vidro ou teflon que permite o escoamento dos lquidos de forma uniforme. Geralmente, usada em laboratrios de qumica para prticas de titulaes.

13

2.4.2

Bureta Digital

A bureta digital, alm de ser um instrumento de laboratrio, um tubo graduado, estreito, com a extremidade inferior alongada, na qual existe uma torneira. utilizada em posio vertical, para transferir pores de lquido de volume rigorosamente conhecido para outros recipientes, geralmente durante a titulao, que no nada mais que a determinao analtica de uma substncia em uma mistura. As buretas tambm precisam ser calibradas a 20C e so classificadas de acordo com o seu grau de preciso e a medio de volumes numa bureta normalmente realizada por diferena, sem necessidade de ajustar a zero o nvel da soluo. Alm disso, a bureta digital possui uma nova vlvula de base e com isso possvel impedir, manualmente, a passagem dos fludos, impossibilitando a dispensa de lquidos por acidente, enquanto a tubulao com o no ngulo de sada, assegura um jato com preciso, mesmo em fracos de gargalo estreito.

14

2.4.3

Pipeta graduada

Vidraria constituda por um tubo de vidro graduado utilizado para medir e transferir volumes. Permite medir volumes variveis, portanto, no pode ser aquecida. No vidraria de escolha para realizar medies precisas em qumica, uma vez que para tal existem as pipetas volumtricas.

2.4.4

Pipeta Volumtrica

Vidraria constituda por um tubo de vidro com um bulbo na parte central. O trao de referncia relativo ao volume definido gravado na parte do tubo acima do bulbo. usada para medir lquidos com elevada preciso. No deve ser aquecida.

15

2.4.5

Bquer

um tipo de recipiente de uso geral em laboratrio, normalmente utilizado para fazer reaes entre solues, dissolver substncias slidas, efetuar reaes de precipitao e aquecer lquidos. Geralmente graduado, pode ser usado para efetuar medidas imprecisas (normalmente com preciso variante em 5% do marcado). H dois tipos de bquer: o de forma baixa e o de forma alta.

2.4.6

Balo volumtrico

O balo volumtrico um recipiente em forma de pera, de fundo plano e com um gargalo retilneo, comprido, estreito e com tampa que possui volume definido. utilizado para o preparo de solues em laboratrio.

16

2.4.7 Proveta ou Cilindro Graduado

Instrumento cilndrico graduado utilizado para medir e transferir volumes variveis de lquidos em grandes quantidades, se necessrio. Pode ser encontrada em diferentes volumes. No pode ser aquecida.

2.4.8

Balo de Erlenmeyer

O balo de Erlenmeyer um frasco de vidro ou plstico que leva o nome do qumico alemo, Emil Erlenmeyer. Sua utilizao vasta, podendo ser usado para misturas e solues, mas a sua utilizao mais comum para a titulao, processo que determina a quantidade de uma determinada substncia em uma soluo. Apesar de amplamente utilizado, o erlenmeyer possui limitaes, j que no podem ser utilizados para determinar medidas precisas, e sim medidas aproximadas.

17

2.4.9

Clice Graduado

Utilizado nas medidas no rigorosas de volumes de lquidos, viscosos ou no, na preparao de formulaes lquidas com dissoluo a frio e auxlio de basto de vidro. Ao contrrio do bquer, o clice graduado tem forma cnica e o fundo arredondado de vidro espesso e apropriado para receber choques do basto de vidro. O clice, de menor capacidade, graduado em 0,1 mL, espaando-se a graduao medida que a sua capacidade aumenta. Deve ser utilizado, ainda, no acerto do volume final da preparao.

2.5

TEMPERATURA

a relao da capacidade que um corpo tem de transmitir ou receber calor, est relacionada tambm com o estado de agitao das partculas que formam o corpo. O termmetro o aparelho usado para determinar os valores de temperatura. A graduao do termmetro permite visualizar a variao de temperatura, essa graduao denominada escala termomtrica do aparelho. A escala de graduao mais usada a escala Celsius. Para elaborar esta escala foi preciso dois pontos de referncia: a ebulio da gua e seu congelamento ao nvel do mar, que corresponde a 100C e 0 C, respectivamente. A escala Kelvin recomendada pelo Sistema Internacional e conhecida como escala absoluta, mas no muito usada em trabalhos cientficos.

2.5.1

Termmetros Digitais

Os termmetros digitais so instrumentos amplamente utilizados em empresas, destinados a medir temperatura em processos e produtos diversos, que no necessitam de

18

uma medio constante, apenas espordica. Os termmetros digitais em geral podem ter aplicao industrial ou no, ou ambientes que necessitam de cuidados com a temperatura a exemplo disso temos a conservao de alimentos a baixas temperaturas, como tambm em laboratrios biolgicos para cultivo de bactrias ou outras espcies. Nas farmcias existem os termmetros digitais de geladeira para manter os medicamentos que precisam de temperatura mais baixa adequadamente e informam a temperatura interna e externa.

2.5.2

Termmetro de mercrio

O termmetro de mercrio o mais comum. Ele consiste basicamente de um tubo capilar (fino como cabelo) de vidro, fechado a vcuo, e um bulbo (espcie de bolha arredondada) em uma extremidade contendo mercrio. Nas farmcias, sua presena indispensvel, utilizado para a medio da temperatura corporal dos clientes.

2.5.3

Phmetro

O medidor de pH e ORP capaz de efetuar medies precisas de pH, ORP

19

(capacidade de uma substncia oxidar ou reduzir a oxidao) e temperatura e de fcil uso, sem complicaes, pois sua interface simples e os dados so fornecidos de forma clara para o usurio. Alm disso, possui a funo HOLD que fixa o resultado na tela para o usurio anotar, facilitando ainda mais o uso do equipamento e vem com compensao e calibrao automtica de temperatura. econmico: ao ligar o aparelho, ele j indica a porcentagem de carga residual da pilha, alm de possuir um sistema de desligar automtico, que, quando habilitado, desliga o aparelho em 20 minutos sem uso, evitando assim o desgaste da bateria. Com o medidor de pH e ORP possvel tambm escolher qual a unidade de medio de temperatura (C ou F), ativar ou desativar a caracterstica desligar automtico, ativar ou desativar o sinal sonoro do aparelho.

2.5.4

Termmetros Bimetlicos

Trata-se de um termopar, dois metais diferentes, com coeficientes de dilatao distintos, quando colocados em temperaturas diferentes e ligados por fios condutores aparece uma fora eletromotriz entre eles, existem parmetros para calibrao e para determinar a temperatura em questo de acordo com a tenso que aparece entre eles.

20

2.5.5

Termmetro Tipo Espeto

Termmetro tipo espeto um material de laboratrio muito utilizado para medir a temperatura ou as variaes de temperatura de determinada substncia. O termmetro tipo espeto auxilia no monitoramento de temperatura em frigorficos, indstria qumica e alimentcia. O termmetro tipo espeto pode ser empregado em diversas misturas, slidas ou lquidas e so fabricados em ao inoxidvel para garantia da qualidade dos produtos que recebem o termmetro.

2.5.6

Termmetros Portteis

Os termmetros portteis so instrumentos destinados para medir a temperatura

21

em processos e produtos diversos, que no necessitam de uma medio constante, apenas espordica. Suas aplicaes variam de acordo com o modelo. Podem ser usados em restaurantes, transportadoras, supermercados, frigorficos e demais empresas alimentcias, para medir a temperatura dos alimentos. Em indstrias qumicas, plsticas, metalrgicas, farmacuticas, de borracha e diversas outras, para medio de temperatura em produtos diversos. Alguns modelos de termmetros portteis so de alta preciso e podem ser utilizados em fundies, na medio de temperatura de metais no ferrosos (at 1250C). J outros modelos de termmetros portteis, so tambm de alta preciso e podem ser utilizados na medio de temperatura de metais ferrosos e aos (de 1000 a 1700C), em fundies e siderrgicas.

2.5.7

Termohigrometro

Termohigrmetro um equipamento de laboratrio medidor de umidade e temperatura de um ambiente de maneira simples e econmica. O termohigrmetro armazena o valor mximo e mnimo alcanados em determinado intervalo de tempo. Com o termo-higrmetro pode se realizar medies de 0C a 50C em temperatura interna - no ambiente em que se encontra o equipamento, em temperatura externa de -50C a 70C (atravs do sensor com cabo de extenso) e tambm medio da umidade relativa interna de 20% a 90%. Os termohigrmetros possuem dois mostradores em cristal lquido o que permite a visualizao da temperatura e umidade de maneira simultnea. O termo-higrmetro utilizado geralmente em ambientes fechados, como galpes, escritrios, salas de

22

computador, depsitos e etc.

2.5.8

Medidor de Ponto de Fuso

O ponto de fuso designa a temperatura qual uma substncia passa do estado slido ao estado lquido. Aquece o produto em 2 etapas: (1) Alcana rapidamente a temperatura de base pr-ajustada entre 50 a 290 C. (2) Atinge gradativamente o ponto de fuso na taxa de subida programada de 1 a 5 C/min. Esse processo diminui, em muito, o tempo de observao do operador, reduzindo o custo da medio.

2.5.9

Termoscpio

conhecido tambm como tesmetro. composto por uma esfera oca de vidro, a qual est conectada um tubo de vidro. Aquecendo a esfera com as mos e submerge as extremidades do tubo num recipiente contendo gua. Uma vez resfriada a esfera, a gua sobe pelo tubo, ficando o seu nvel final acima do nvel da gua no recipiente. Fixa-se ao tubo uma escala com graduaes efetuadas de modo arbitrrio. O termoscpio permite

23

avaliar qualitativamente o aumento ou diminuio da temperatura por meio do nvel no interior do tubo. A presso atmosfrica afeta tambm as indicaes, j que o recipiente aberto. O instrumento simples e inexato.

2.6

DENSIDADE

A densidade uma propriedade especfica de cada material que serve para identificar uma substncia. Essa grandeza pode ser enunciada da seguinte forma: a densidade a relao entre a massa (m) e o volume (v) de determinao da matria (seja ele slido, lquido ou gasoso). A expresso usada para calcular a densidade dada por: densidade = massa ou d = m. volume v A unidade de densidade no SI o quilograma por metro cbico (kg/m3), embora as unidades mais utilizadas sejam o grama por centmetro cbico (g/cm3) ou o grama por mililitro (g/mL). Para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).

2.6.1

Picnmetro

O picnmetro um pequeno frasco de vidro construdo cuidadosamente de forma que o seu volume seja invarivel. Ele possui uma abertura suficientemente larga e tampa muito bem esmerilhada, provida de um orifcio capilar longitudinal. Muito utilizado para determinar a densidade de uma substncia. Instrumento de laboratrio usado sobretudo para calcular a densidade relativa de um slido ou lquido.

24

2.6.2

Densmetro

um equipamento que pode ser utilizado em laboratrios de qumica e diversos outros. Sua funo medir a densidade dos lquidos. importante porque ajuda a fazer o controle de qualidade das guas. Atravs dele, por exemplo, podemos saber se os produtos qumicos utilizados nos procedimentos esto em conformidade para garantir o xito da anlise. Tambm possvel verificar a qualidade da gua aps todos os processos realizados, assegurando o aspecto de que a gua est conforme as normas exigidas.

25

2.7

TEMPO

A concepo comum de tempo indicada por intervalos ou perodos de durao. A unidade de tempo escolhida pelo Sistema Internacional (SI) o segundo.

2.7.1

Cronmetro

Um cronmetro um guarda-tempo de alta preciso. Um relgio simples ou complicado, um relgio automtico ou corda manual, um crongrafo que possua as qualidades requeridas por um gabinete oficial de controle da marcha dos relgios, ou de um Observatrio, so cronmetros. Para usar este ttulo, os cronmetros devem sujeitar-se a determinadas provas que justificaro esta preciso.

2.7.2

Crongrafo

um relgio que indica as horas, minutos e segundos, mas dotado de mais um mecanismo suplementar permitindo proceder s medidas de duraes continuas ou interrompidas, indo duma frao de segundo a 12 horas, por exemplo. Este mecanismo suplementar comandado manualmente por botes permite por em marcha, parar e fazer voltar a zero um ponteiro central denominado ponteiro de crongrafo que indica os segundos e os 1/5 de segundo, tais como os ponteiros totalizadores de minutos e horas.

26

2.7.3

Contador

O contador um instrumento que serve unicamente para medir intervalos de tempo sem a indicao das horas. A sua marcha geralmente limitada a algumas horas.Os seus ponteiros podem ser postos em marcha, parados e repostos a zero.

Nos laboratrios, os aparelhos que medem tempo so usados para determinar a durao de uma operao.

2.8

VISCOSIDADE

Viscosidade definida como a resistncia que um fluido oferece ao seu prprio movimento. Quanto menor for a viscosidade, maior ser a capacidade de escoar (fluir). Os valores de viscosidade dos leos so obtidos experimentalmente em laboratrios. A viscosidade uma propriedade que se altera de acordo com a variao de temperatura. Quanto maior for a temperatura, maior ser a facilidade de escoamento, e quando em

27

temperaturas baixas, o fluido oferece maior resistncia devido ao aumento da viscosidade.

2.8.1

Viscosmetro

um aparelho mecnico para constatar a viscosidade de alguns fluidos. Trata-se de um teste padronizado onde medido o tempo em que uma certa quantidade de fluido leva para escoar atravs de um pequeno tubo (capilar) a uma temperatura constante.

28

CONSIDERAES FINAIS

De acordo com as pesquisas realizadas pde concluir que sem as vidrarias e equipamentos, os laboratrios seriam de pouca serventia, portanto essencial ter um apanhado geral sobre os principais instrumentos. A utilizao de aparelhos em laboratrios so formidveis para pesagem de frmulas. Estes aparelhos so acessrios que auxiliam na realizao do controle de qualidade de produtos qumicos em laboratrio qumicos e farmacuticos, indstrias alimentcias etc. Devendo sempre lembrar que necessrio algum cuidado no manuseamento dos instrumentos estudados anteriormente.

29

REFERNCIAS

FERREIRA, Anderson de Oliveira. Guia Prtico de Farmcia Magistral. So Paulo: Pharmabooks Editora, 2011. MOLINARO, Etelcia Moraes. Conceitos e mtodos para a formao de profissionais em laboratrios de sade. Rio de Janeiro: EPSJV; IOC, 2009. Links Relacionados: www.splabor.com.br boaspraticasfarmaceuticas.blogspot.com www.agracadaquimica.com.br http://www.fisica.ufjf.br/disciplinas/labfis1/aula1.pdf www.deboni.he.com.br/materiais.pdf www.agracadaquimica.com.br/quimica/arealegal/outros/12.pdf http://pt.scribd.com/doc/61534285/Conceitos-e-metodos-para-a-formacao-de-profissionaisem-laboratorios-de-saude file:///C:/Users/CLIENTE/Desktop/Biof%C3%ADsica/Apostila_Fisica.pdf

30

Anda mungkin juga menyukai