Anda di halaman 1dari 12

Desenho - Construes Bsicas

Prof Leonardo Bueno

Apostila de

Ponto, linha e plano Paralelas Perpendiculares Mediatrizes ngulos Bissetrizes

Colgio: Aluno:

Professor: urma: T n:

Construes Fundamentais O material


O Material indicado para o estudo de Desenho Geomtrico dever atender suas necesidades diante do suporte que voc estar usando. No da caso folha de tamanho A4 (210mm X 297mm), o seu material ter que ser adequado ela. Comprando sua rgua e par de esquadros adequadamente voc estar manuseando seus instrumentos com muito mais conforto e agilidade. Abaixo algumas dicas teis na hora da compra do seu material, considerando que, usaremos o formato A4 como suporte. LAPISEIRA Algumas lapiseiras so prprias para o uso do Desenho Geomtrico/Tcnico facilitando o traado e evitando problemas como a quebra do grafte. Uma boa lapiseira deve ter um cilindro que abriga o grafte sem folga! Observe o esquema abaixo e com pre uma lapiseira com essas caractersticas, escolha de preferncia a de nmero 0,5 com grafte HB, esta combinao permite o uso de traados fracos (fnos) e fortes (grossos) com boa qualidade. BORRACHA O uso de borracha no estimulado em Desenho Geo mtrico, pois s desenhamos aquilo que pensamos an tes! Mas se realmente voc precisar dela, escolha uma que no manche, borre ou rasgue o seu desenho. COMP ASSO usado para o traado de circunferncias. Este ins trumento requer uma ateno especial na hora da compra pois h vrios modelos no mercado de quali dade duvidosa que transformam uma simples circun ferncia em um desafo tedioso! Observe o esquema abaixo, seguindo as dicas aqui descritas.

RGUA Basicamente ela feita para medir . Na hora da com pra verifque se no h defeitos de acabamento que impea o traado limpo e contnuo. Prefra uma rgua entre 15 e 20 cm.

Prefra os que tem haste (pernas) de metal. So mais resistentes e no entortam no mo mento do traado.

O grafte tem a ponta chan frada (usamos uma lixa para deixar a pontacom este formato).

A ponta seca fca alinhada com o grafte.

A ponta seca tem que ser bem afada para garantir a fxao do com passo no papel.

P AR DE ESQUADROS Usado para o traado de paralelas, perpendiculares e ngulos. O par de esquadros composto por dois tringulos retngulos. O primeiro de 45,90 e 45 e o segundo de 30, 60 e 90. Na hora da compra d preferncia aos lisos, sem gra duao (voc j tem a rgua para medir lembra?), e verifque se no h defeitos de acabamento que im peam o traado limpo e contnuo. Prefra um par de esquadros entre 16 e 22 cm. TRANSFERIDOR

Procure comprar compas sos com engrenagens que possam ser apertadas caso fquem com frouxas. Voc percebe a frmeza das engenagens abrindo e fechando o compasso.

Usado para medir ngulos ele um crculo de 360 partes iguais, cuja unidade o grau (). O modelo abaixo de 180, o que, provavelmente, voc encontrar com mais facilidade. comum encontrarmos nas papelarias transferidores de qualidade duvidosa, por isso, antes da compra verifque se ele contm as informaes necessrias para que fun cione corretamente.

Conceito de ponto, linha e plano O Ponto


o elemento bsico da Geometria. Representamos o ponto pela interseo de duas linhas. So identifcados pela letra maiuscula do nosso alfabeto ( A, B...).

A linha
Uma linha o conjunto de infnitos pontos. So identifcadas por letras minsculas do nosso alfabeto ( a, b... ). Podem ser: retas (abertas ou fechadas); curvas (abertas ou fechadas); poligonais (abertas ou fechadas); simples (sem intersees); no-simples (com intersees) ou mistas (abertas ou fechadas). Representamos a idia de linha por fguras como estas abaixo.

O traado da linha pode ser representado de vrias maneiras. Quanto a sua espessura ( fraco, mdio ou forte) e/ou quanto a sua caracterstica (T racejada , Pontilhada ou Combinada de trao e ponto).

O plano
Pode-se dizer que o plano o conjunto de infnitas retas. Repre sentamos a idia de plano por fguras como estas ao lado. So iden tifcadas por letras minsculas gregas ( ,,...)

Construes fundamentais Paralelas


Conceito de retas paralelas uma ou mais retas onde todos os seus pontos conservam uma mesma distncia de uma reta conhecida. T raado de paralelas Utilizando o par de esquadros, um esquadro fcar fxo e o outro deslizar.

Perpendiculares
Conceito de retas perpendiculares So retas concorrentes (se cruzam) que formam ngulos de 90 T raado de perpendiculares Utilizando o par de esquadros, um esquadro fcar fxo e o outro deslizar e far uma rotao de 90.
Pense...
Os dois esquadros so tringulos retngulos. Apoie sempre a hipotenusa na reta onde vo quer obter a perpen dicular , ento, girando o esquadro pelo seu ngulo reto a hipotenusa fcar perpendicular sua posio anterior .

Pense...
Voc tambm pode usar a rgua como apoio fxo!

Exercite
1) Faa uma malha quadriculada de 1cm x 1cm no espao ao lado usando o par de esquadros.

2) T rae pelo ponto P uma reta perpendicular reta r .E pelo ponto N uma reta paralela reta s.

Mediatriz
Conceito de Mediatriz uma reta onde todos os seus pontos conservam um equidistncia de dois pontos conhecidos, obtendo assim tam bm o ponto mdio entre eles. T raado de mediatriz Com centro nos pontos que determinam o segmento, traam-se arcos de mesmo raio que se cruzam determinando dois pontos que pertenam reta perpendicular que divide o segmento ao meio (os raios devem ter medida maior que a metade do segmento, caso contrrio no haver o cruzamento dos arcos). Pense...
Com a mediatriz voc consegue obter uma perpendicular usando somente compasso e rgua.

Exercite
T race a mediatriz de cada segmento dado.

ngulo
Conceito de ngulo Um ngulo representa uma mudana de direo. Eles podem ser no meados com uma letra grega minscula (,,...), pelos seus pontos NP (o acento circunfexo indica o vrtice) ou somente pelo seu vrtice (). Veja o exemplo ao lado. T raado de ngulo Utilizando o transferidor (veja a pgina 1). Um transferidor completo um crculo de 360 partes iguais, cuja unidade o grau (). T ambm so usadas unidades menores que o grau que so os minutos e segundos, exemplo, 153059(15 graus, 30 minutos e 59 segundos.

Medindo um ngulo Para medir um ngulo especifco, por exemplo 45, coloque a linha de f sobre um de seus lados, de modo que o centro fque no vrtice onde voc quer obter o ngulo. (Fig 1) Observe onde o outro lado do ngulo est passando, observando a quantidade de graus compreendida entre os lados. (Fig 2)
1 2

T raando um ngulo com o auxlio de um transferidor Para traar um ngulo especifco, por exemplo 67, coloque a linha de f sobre um de seus lados, de modo que o centro fque no vrtice onde voc quer obter o ngulo. (Fig 3) Marque onde o outro lado do ngulo dever passar , observando a quantidade de graus, no caso 67, compreendida entre os lados. (Fig 4) Pronto, agora s unir o vrtice com a marcao que voc fez. (Fig 5)

Exercite
1) Utilizando o tranferidor faa os ngulos pedidos.

2) Nomeie os vrtices dos polgonos abaixo e indique 2 de seus ngulos internos.

Bissetriz
Conceito de bissetriz a semireta que, a partir do vrtice, divide um ngulo em duas partes iguais. T raado de bissetriz Usando o compasso com a ponta seca no vrtice do ngulo, traase um arco que corta seus lados, determinando em cada lado um ponto. Com centro nesses pontos traamos dois arcos de mesmo raio, que se cruzam, encontrando um terceiro ponto que pertence semireta que parte do vrtice e divide o ngulo em duas partes iguais.

Exercite
T race a bissetriz de cada ngulo dado.

Letra tipo BASTO


O desenvolvimento tecnolgico atual impe, cada vez mais, a necessidade de serem estabelecidas e respeitadas normas e padres universais, que dentre outros objetivos visam, tanto facilitar o processo de intercmbio de produtos e informaes, como tambm, resguardar a qualidade do que produzido. Em termos institucionais as normas tcnicas so encontradas em maior escala nos pases mais industrializados atravs de entidades com objetivos prprios. No Brasil so estabelecidas por um rgo no governamental: A.B.N.T.- ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. (Estephanio, Carlos. Desenho Tcnico:uma linguagem bsica.-2ed.-Rio de Janeiro,1994)

Caligrafia Tcnica
Escrever desenhar, ou seja, representar os smbolos grficos que caracterizam os sons (letras). No sculo XX, a escrita caligrfica (caligrafia deriva do grego: cali=belo, grafia=escrita) se revolucionou devido facilidade de acesso ao computador de vrias reas, particularmente as Artes Grficas. O emprego da letra basto na caligrafia tcnica surgiu da necessidade de uma escrita legvel e uniforme, principalmente nas reas tcnicas e industriais. Isso porque a escrita cursiva ( mo livre) pode ser ou no legvel. Assim, a ABNT padronizou a utilizao da caligrafia basto nos escritos tcnicos, pois alm da legibilidade e uniformidade, precisam ser adequados a microfilmagem e outros processos de reproduo (norma NBR 8402). constituda por pequenos bastes retos (horizontais, verticais e inclinados) e pequenas curvas, pois assim so mais fceis de serem desenhados. Classificam-se quanto ao tamanho em: maisculas e minsculas, podendo ser verticais ou inclinadas.

Padro Vertical

Padro Inclinado

Ao desenhar as letras tipo basto, voc deve observar que: a) a altura das letras minsculas deve ser 7/10 ou 2/3 da altura das letras maisculas ( salvo nos casos de representao das letras b, d, p, q por exemplo). b) a altura dos algarismos a mesma das letras maisculas; c) as letras devem ser desenhadas apoiadas em cinco linhas paralelas com traado fino e claro (linhas de guia); d) os espaos entre as letras devem proporcionar boa legibilidade. Tais espaos podem ser iguais, como na figura 1, ou variados, dependendo da forma das letras vizinhas, como na figura 2; e) os espaos entre as palavras devem ser maiores que os espaos entre as letras;

2/3

Referncias bibliogrficas: JORGE, S. Desenho Geomtrico: idias e imagens. Ed. Saraiva: SP,1999 v1.158p. NBR 8402. Execuo de caracter para escrita em desenho tcnico. ABNT: RJ,1994. 4p. 9

Formato das folhas de Desenho


Os papis a serem utilizados em desenho tcnico, devero ter dimenses que correspondam a um dos formatos da srie A normatizados pela A.B.N.T.. Todos os formatos desta srie derivam-se do formato A 0, que contendo dimenses de 841mm x 1189mm, possui rea igual a 1m2. A partir deste formato, ao dividir-se ao meio o seu maior lado encontrar-se- o formato imediatamente inferior, e assim sucessivamente (A 0, A1, A2, A3...). (Estephanio, Carlos. Desenho Tcnico:uma linguagem bsica.-pgina 37-2ed.-Rio de Janeiro,1994)
Dimenses dos formatos da srie A
Formato Dimenses Margem Comprimento da legenda Largura da linha do quadro 1.4 1.0 0.7 0.5 0.5

A1

A0

841 x 1189 594 x 841 420 x 594 297 x 420 210 x 297

10 10 7 7 7

175 175 178 178 178

A0 A3

A1 A2

A2 A5 A4 A6
A4 A3

Legenda
A legenda a parte integrante das pranchas para desenho tcnico destinada a conter entre outras informaes: nome da empresa ou colgio; nmero, ttulo e autor do desenho;escala e datas. Em termos industriais, cada empresa possui seu prprio padro de legenda, normalmente j impressa ou carimbada, na folha para desenho. A legenda deve situar-se no canto inferior direito da folha, tanto nas folhas posicionadas horizontalmente como verticalmente. (Estephanio, Carlos. Desenho Tcnico:uma linguagem bsica.-pgina 41-2ed.-Rio de Janeiro,1994) Em nossos trabalhos utilizaremos basicamente a folha A4 do bloco prancha. No mercado existem vrios modelos, porm, alguns mais comuns sero citados aqui.

Tipo 1 a folha que segue as normas da A.B.N.T., possuindo uma legenda com dois andares.

Tipo 2 a folha alternativa, possuindo uma legenda com trs andares.

10

Alfabeto Grego

No pare por aqui... Agora que voc j sabe como fazer as construes bsicas, hora de aprofundar seus conhecimentos em crculos e comear a pensar em polgonos! Pesquise, estude e no deixe de praticar .

Agradecimento Aos professores de Desenho do Colgio Pedro II pela constante reviso do material aqui contido e aos meus alunos que sempre contribuem para o aperfeioamento desta apostila.

Contato / Sugestes Prof Leonardo Bueno leobuenodg@gmail.com.br www.geometriaprojetiva.blogspot.com 11

Anda mungkin juga menyukai