Anda di halaman 1dari 4

1.7.

1: Desafio de Integrao de Habilidades: Introduo ao Packet Tracer


Diagrama de Topologia

Tabela de Endereamento Dispositivo


R1-ISP

Interface
Fa0/0 S0/0/0 Fa0/0 S0/0/0 VLAN 1 NIC NIC NIC

Endereo IP
192.168.254.253 10.10.10.6 172.16.255.254 10.10.10.5 172.16.254.1 172.16.1.1 172.16.1.2 192.168.254.254

Mscara de SubRede
255.255.255.0 255.255.255.252 255.255.0.0 255.255.255.252 255.255.0.0 255.255.0.0 255.255.0.0 255.255.255.0

Gateway Padro
N/A N/A N/A N/A 172.16.255.254 172.16.255.254 172.16.255.254 192.168.254.253

R2-Central S1-Central PC 1A PC 1B Eagle Server

All contents are Copyright 19922008 Cisco Systems, Inc. All rights reserved. This document is Cisco Public Information.

Pgina 1 de 10

CCNA Exploration Fundamentos de Rede: Vivendo em um Mundo Centrado na Rede

1.7.1: Desafio de Integrao de Habilidades: Introduo ao Packet Tracer

Objetivos
Explorar o Packet Tracer em Modo Tempo Real Explorar o Logical Workspace Explorar a operao do Packet Tracer Conectar dispositivos Examinar uma configurao de dispositivo Rever a configurao de laboratrio padro Ter uma viso geral dos dispositivos

Contexto
Durante todo o curso voc estar usando uma configurao de laboratrio padro criada a partir de computadores, servidores, roteadores, e switches para aprender conceitos de rede. Este mtodo fornece a mais ampla gama de atributos e a experincia mais realista. Sendo o equipamento e o tempo limitados, esta experincia pode ser suplementada por um ambiente simulado. O simulador que usado neste curso o Packet Tracer. O Packet Tracer fornece uma rica srie de protocolos, equipamentos e atributos, mas apenas uma frao do que possvel com o equipamento real. O Packet Tracer um suplemento e no um substituto para a experincia com o equipamento real. Voc encorajado a comparar os resultados obtidos atravs de modelos de rede do Packet Tracer com o comportamento do equipamento real. Voc tambm encorajado a examinar os arquivos de Help criados dentro do Packet Tracer, que inclui um abrangente "My First PT Lab", tutoriais, e informao sobre a capacidade e a limitao do uso do Packet Tracer para modelos de redes. Esta atividade fornecer uma oportunidade de explorar a configurao de laboratrio padro usando o simulador. O Packet Tracer pode criar dois tipos de arquivo: arquivos .pkt (arquivos de modelo de simulao de rede) e arquivos .pka (arquivos de atividade para prtica). Quando voc cria suas prprias redes no Packet Tracer, ou modifica arquivos existentes do seu instrutor ou colegas, voc frequentemente usar o formato de arquivo .pkt. Quando voc iniciou esta atividade a partir do currculo, estas instrues apareceram. Elas resultam do .pka, formato de arquivo de atividade do Packet Tracer. Na parte inferior destas instrues esto dois botes: Check Results (que fornece um feedback sobre quanto da atividade voc completou) e Reset Activity (que inicia a atividade novamente, caso voc queira limpar seu trabalho ou ganhar mais prtica).

Tarefa 1: Explore a Interface do PT


Passo 1: Examine o Logical Workplace. Quando o Packet Tracer inicia, ele apresenta uma viso lgica da rede em Modo Tempo Real. A parte principal da interface do PT o Logical Workplace (rea de Trabalho Lgica). uma grande rea, onde dispositivos so colocados e conectados. Passo 2: Navegao de Smbolos. A parte inferior esquerda da interface PT, abaixo da barra amarela, a parte da interface que voc utiliza para selecionar e posicionar dispositivos na rea de trabalho lgica. A primeira caixa na parte inferior esquerda contm smbolos que representam grupos de dispositivos. Ao mover o cursor do mouse sobre estes smbolos, o nome do grupo aparece na caixa de texto no centro. Quando voc clica sobre um destes smbolos os dispositivos especficos no grupo aparecem na caixa direita. Ao apontar para dispositivos especficos, a descrio do dispositivo aparece na
All contents are Copyright 19922008 Cisco Systems, Inc. All rights reserved. This document is Cisco Public Information. Pgina 2 de 4

CCNA Exploration Fundamentos de Rede: Vivendo em um Mundo Centrado na Rede

1.7.1: Desafio de Integrao de Habilidades: Introduo ao Packet Tracer

caixa de texto abaixo dos dispositivos especficos. Clique sobre cada um dos grupos e estude os diversos dispositivos que esto disponveis e seus smbolos.

Tarefa 2: Explore as operaes do PT


Passo 1: Conecte os dispositivos usando a conexo automtica. Clique no smbolo de grupos de conexo. Os smbolos de conexo especficos fornecem tipos de cabos diferentes que podem ser usados para conectar dispositivos. O primeiro tipo especfico, o raio dourado, selecionar automaticamente o tipo de conexo baseado nas interfaces disponveis nos dispositivos. Quando voc clica neste smbolo, o cursor lembra um conector de cabo. Para conectar dois dispositivos, clique no smbolo de conexo automtica, clique no primeiro dispositivo, e em seguida clique no segundo dispositivo. Usando o smbolo de auto-conexo, faa a seguinte conexo: Conecte o Eagle Server ao roteador R1-ISP. Conecte o PC-PT 1A ao Switch S1-Central.

Passo 2: Examine a configurao do dispositivo com o mouse. Mova seu mouse sobre os dispositivos encontrados na rea de trabalho lgica. Ao mover o cursor do mouse sobre estes smbolos as configuraes do dispositivo aparecem em uma caixa de texto. Um roteador mostrar informaes de configurao de porta, incluindo endereo IP, status da porta e endereo MAC. Um servidor mostrar o endereo IP, endereo MAC e informaes de Gateway Um Switch mostrar informaes da configurao de porta, incluindo o endereo IP, endereo MAC, status de porta, e associao VLAN. Um computador mostrar o endereo IP, endereo MAC, informaes de Gateway.

Passo 3: Examine a configurao do dispositivo. Clique com o boto esquerdo do mouse sobre cada tipo de dispositivo encontrado na rea de trabalho lgica para visualizar a configurao do dispositivo. Os dispositivos de Roteador e Comutador contm trs abas. Estas abas so Physical, Config, e CLI (Interface de Linha de Comando). o A aba Physical mostra os componentes fsicos do dispositivo, como mdulos. Novos mdulos tambm podem ser adicionados usando esta aba. o A aba Config mostra as informaes de configurao geral, como o nome do dispositivo. o A aba CLI permite ao usurio configurar o dispositivo usando a interface de linha de comando. Os dispositivos de Servidor e Concentrador contm duas abas. Estas abas so Physical e Config. o A aba Physical mostra os componentes do dispositivo como portas. Novos mdulos tambm podem ser adicionados usando esta aba. o A aba Config mostra as informaes de configurao geral como o nome do dispositivo. Os dispositivos do PC contm trs abas. Estas abas so Physical, Config, e Desktop. o A aba Physical mostra componentes do dispositivo. Novos mdulos tambm podem ser adicionados usando esta aba.
Pgina 3 de 4

All contents are Copyright 19922008 Cisco Systems, Inc. All rights reserved. This document is Cisco Public Information.

CCNA Exploration Fundamentos de Rede: Vivendo em um Mundo Centrado na Rede

1.7.1: Desafio de Integrao de Habilidades: Introduo ao Packet Tracer

o o

A aba Config mostra o nome do dispositivo, o endereo IP, a mscara de subrede, o DNS e gateway. A aba Desktop permite ao usurio configurar o endereo IP, a mscara de subrede, o gateway, o servidor DNS, o acesso discado e sem fio. Um emulador de terminal, o prompt de comando e um navegador simulados podem ser acessados usando a aba Desktop.

Tarefa 3: Reveja a Configurao de Laboratrio Padro


Passo 1: Tenha uma viso geral dos dispositivos. A configurao de laboratrio padro consistir de dois Switches, um servidor, e dois computadores.Cada um destes dispositivos ser pr-configurado com informaes como nomes, endereos IP, gateway.

Reflexo:
Voc encorajado a obter o Packet Tracer com seu instrutor e completar o My First PT Lab.

All contents are Copyright 19922008 Cisco Systems, Inc. All rights reserved. This document is Cisco Public Information.

Pgina 4 de 4

Anda mungkin juga menyukai