Anda di halaman 1dari 11

07

TCNICO(A) EM MECNICA
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com os enunciados das 50 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

LNGUA PORTUGUESA I Questes Pontos 1a5 1,5 6 a 10 2,0 11 a 15 2,5

MATEMTICA Questes Pontos 16 a 20 1,5 21 a 25 2,5

CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes Pontos Questes Pontos 26 a 30 1,0 41 a 45 2,5 31 a 35 1,5 46 a 50 3,0 36 a 40 2,0

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA : a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento.

06

07 08

09 10

11 12

O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 4 (QUATRO) HORAS , findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente , entregar o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) .

JUNHO / 2010

ELETRONUCLEAR

LNGUA PORTUGUESA I
50

COLEO DE EXTREMOS Catlogo dos mais curiosos feitos da humanidade ou enciclopdia sem sentido? O Guinness World Records (Livro Guinness de Recordes) se renova h 55 anos, em busca do extraordinrio. E assim se tornou um dos livros mais vendidos da Histria. Pense duas vezes antes de fugir de uma discusso aparentemente tola. Um dos livros mais vendidos de todos os tempos surgiu a partir de um debate, digamos, pueril. Numa noite de novembro de 1951, em County Wexford, na Irlanda, o ento diretor industrial da cervejaria Guinness, Hugh Beaver, tomava uma com seus chegados quando rolou a polmica: qual seria a ave de caa mais veloz da Europa? A taramboladourada ou a tetraz? Argumentaes apaixonadas foram feitas em defesa de cada uma, mas ningum tinha como efetivamente provar qual era a mais ligeira. E se fosse ainda uma terceira? Beaver, ento, se deu conta: um livro que reunisse recordes seria muito til, tanto para matar dvidas prosaicas como aquela quanto para satisfazer a insana curiosidade do ser humano. E haja curiosidade. Nunca uma obra no autoral (ou seja, de responsabilidade coletiva) vendeu tanto. So mais de 100 milhes de exemplares. A Bblia e o Alcoro no entram na parada por serem textos de reproduo livre. (...) Lanada em 1955, a primeira edio teve mil exemplares de tiragem, mas nem chegou s livrarias britnicas. O livro fez jus ao nome de batismo e foi distribudo apenas nos pubs e botecos da Inglaterra e Irlanda. Segundo sir Hugh relata em suas memrias, a estreia funcionou a um s tempo como uma ao promocional da cervejaria e um teste para medir a popularidade de um compndio daquele tipo. brios e sbrios aprovaram: a segunda edio j foi o livro mais comprado naquele Natal britnico. Um ano depois aportou nos Estados Unidos e de cara bateu os 70 mil exemplares. As vendas das edies seguintes aumentaram progressivamente, at atingir os atuais 4 milhes de exemplares por ano. (...) Sem tdio Todos os dados publicados no nmero de estreia foram conferidos e auditados por uma pequena empresa de banco de dados, ento recm-inaugurada pelos irmos gmeos Norris e Ross McWhirter. (...) Os irmos permaneceram como consultores pelas duas dcadas seguintes, mas o progresso rpido da empreitada forou a cervejaria a procurar avaliadores com especialidade em outras reas, uma turma com formaes e interesses to plurais quanto os variados temas abordados no livro. Nascia assim o Time de Gerenciamento de Recordes. Dividida em reas (esportes, artes, culinria, cincia, videogames), a equipe hoje responsvel por avaliar 60 mil pedidos

55

60

65

10

de recordes todo ano. Cada um dos 14 profissionais julga uma mdia de 71 recordes, ou melhor, tentativas de recordes por semana. Os gerenciadores de recordes, como so chamados, passam por um treinamento casca-grossa antes de definir quem pode figurar no livro, que inclui gesto de banco de dados, aulas de histria e tcnicas para reconhecer uma foto manipulada, entre outros requisitos. A combinao de habilidades se impe por causa da variedade de recordes que os gerenciadores avaliam. Que o diga o espanhol Carlos Martinez, responsvel pela validao das marcas nos pases de lngua espanhola e portuguesa. Ele no sabe o que tdio no trabalho. Num dia pode estar no Bahrein para medir a maior obra de arte impressa nas areias do deserto. No outro, joga basquete com o homem mais alto do mundo. Depois d um pulo em So Paulo para conhecer o leiloeiro mais rpido do planeta e volta aos Estados Unidos a fim de medir os 9,5 metros das unhas mais compridas. (...)
FALCONE, Gabriel. In: Aventuras na Histria. Edio 82, maio 2010. (Adaptado)

15

1
De acordo com o texto, deve-se pensar ... duas vezes antes de fugir de uma discusso aparentemente tola. (.1-2) porque se pode (A) apresentar uma nova questo. (B) descobrir qual a ave de caa mais veloz. (C) ter uma ideia que leve ao sucesso. (D) matar qualquer dvida da discusso. (E) fazer uma argumentao apaixonada.

20

25

2
No trecho ... a insana curiosidade do ser humano. (.15-16), a palavra em destaque tem o sentido de (A) inimitvel. (B) incontrolvel. (C) limitada. (D) apaixonada. (E) infantil.

30

35

3
A afirmativa O livro fez jus ao nome de batismo... (.23) verdadeira porque (A) a segunda edio j foi o livro mais comprado naquele Natal britnico. (B) foi lanado nos Estados Unidos, um ano depois. (C) testou a possibilidade de haver um livro daquele tipo. (D) a estreia funcionou com um teste para medir sua popularidade. (E) as vendas dos anos seguintes foram maiores do que as do primeiro ano.

40

45

2
TCNICO(A) EM MECNICA

ELETRONUCLEAR
4
O item em destaque nos trechos abaixo que NO se refere palavra ou expresso direita (A) ...com seus chegados... (. 7) de Hugh (B) ...em defesa de cada uma, (. 10) ave (C) ...como aquela... (.14) dvida (D) que inclui gesto de banco de dados,(. 54) livro (E) ...que os gerenciadores avaliam.(. 58-59) variedade de recordes

9
Faa a correspondncia entre os termos da 1a coluna e os da 2a coluna, de acordo com o significado das palavras no texto. I apaixonadas (.9) II prosaicas (.14) III plurais (.44 ) P Q R S diversificados(as) exticos(as) entusiasmados(as) triviais

5
A sentena A Bblia e o Alcoro no entram na parada por serem textos de reproduo livre. (.18-20) pode ser assim reescrita sem alterao do sentido: (A) Apesar de no entrarem na parada, a Bblia e o Alcoro so livros de reproduo livre. (B) Por no entrarem na parada, a Bblia e o Alcoro so livros de reproduo livre. (C) Mesmo que no entrem na parada, a Bblia e o Alcoro so livros de reproduo livre. (D) J que so livros de reproduo livre, a Bblia e o Alcoro no entram na parada. (E) Ainda que sejam livros de reproduo livre, a Bblia e o Alcoro no entram na parada.

A correspondncia : (A) I Q , II S , III (B) I R , II Q , III (C) I R , II S , III (D) I S , II P , III (E) I S , II P , III

P S P Q R

10
O verbo tem a mesma regncia que forar, em ...forou a cervejaria a procurar... (.42) na frase (A) A criana atravessou o imenso salo a rodopiar. (B) O elevador permitiu o acesso cobertura. (C) Ele pagou o apartamento a perder de vista. (D) O professor escreveu seus comentrios a caneta. (E) A curiosidade levou o menino a espiar pela porta.

6
Carlos Martinez no sabe o que tdio no trabalho porque (A) viaja para inmeros pases latinos. (B) supervisiona uma equipe de gerenciadores. (C) est sempre avaliando recordes distintos em regies variadas. (D) mexe com medies que atingem seu mximo. (E) lida com duas lnguas: a espanhola e a portuguesa.

11
Considerando a conjugao verbal, o perodo escrito de acordo com o registro culto da lngua (A) Se o nadador treinasse mais, bater o recorde dos 100 m. (B) Se o nadador treinar mais, bateria o recorde dos 100 m. (C) Se o nadador tivesse treinado mais, bater o recorde dos 100 m. (D) Se o nadador tiver treinado mais, bateria o recorde dos 100 m. (E) Se o nadador treinar mais, bater o recorde dos 100 m.

7
O trecho ou melhor, tentativas de recordes... (.50-51) indica que (A) h uma enorme quantidade de pedidos de recordes. (B) nem todos os recordes apresentados so validados. (C) no h tempo suficiente para avaliar todos os recordes. (D) a mdia de avaliao de recordes pelos gerenciadores muito alta. (E) os 14 profissionais da equipe so responsveis por 71 pedidos de recorde.

12
Observe os plurais propostos. I debate pueril debates pueris; II empresa recm-inaugurada empresas recns-inauguradas; III treinamento casca-grossa treinamentos casca-grossas. De acordo com o registro formal culto da lngua, est correto APENAS o plural em (A) I. (B) II. (C) III. (D) I e II. (E) II e III.

8
O trecho que est escrito em linguagem formal (A) ...discusso aparentemente tola. (.1-2) (B) ...rolou a polmica: (.7) (C) ...no entram na parada... (.19) (D) ...treinamento casca-grossa... (.52-53) (E) ...de cara bateu os 70 mil exemplares. (.31-32)

3
TCNICO(A) EM MECNICA

ELETRONUCLEAR
13
A relao entre os significados das palavras brios (.28) e sbrios (.29) a mesma que se d entre (A) esperto / inteligente. (B) bonito / lindo. (C) ferido / machucado. (D) culto / ignorante. (E) eminente / iminente.

17
O Centro de Informaes de Itaorna situa-se no quilmetro 522 da Rodovia Rio-Santos (...). O Centro funciona de segunda a sexta, nos horrios das 8h s 11h30min e das 13h45min s 16h30min; e nos sbados, domingos e feriados, das 8h30min s 15h. Uma exposio permanente, filmes e folhetos educativos explicam como gerada a energia eltrica a partir de reatores nucleares e os cuidados que a Eletronuclear tem com o meio ambiente e com as comunidades vizinhas. Por ano, mais de vinte mil visitantes de universidades, escolas e turistas conhecem este verdadeiro museu da energia nuclear no Brasil.
Disponvel em: www.eletronuclear.gov.br/professores (Adaptado)

14
Considere a forma verbal em destaque na sentena abaixo. Todos os dados publicados no nmero de estreia foram conferidos e auditados por uma pequena empresa de banco de dados... (.36-38) Qual das expresses verbais a seguir est no mesmo tempo e modo que a forma verbal em destaque? (A) O dono da cervejaria tinha pensado na publicao de um novo tipo de livro. (B) Os novos livros haviam feito muito sucesso por todo o mundo. (C) Os vencedores teriam recebido merecidos prmios pelos seus feitos especiais. (D) Uma longa viagem foi realizada pelo espanhol para a avaliao de novos recordes. (E) Tinha havido muitas discusses para a elaborao de um livro sobre os mais diferentes recordes.

Certa escola levou seus alunos para visitar o Centro de Informaes de Itaorna. O grupo chegou s 14h10min de uma tera-feira, e a visitao durou 1h55mim. Quantos minutos faltavam para o fechamento do Centro quando esse grupo terminou a visitao? (A) 15 (B) 20 (C) 25 (D) 30 (E) 35

18
Uma empresa dispe de 12 seguranas, dentre eles, Joo e Jos. Os seguranas trabalham diariamente, em trs turnos, quatro em cada turno. Joo avisou que ir ao mdico na prxima 2 feira pela manh, portanto no poder trabalhar no 1 turno. Sabendo-se que Jos j foi escalado para trabalhar no 1 turno da prxima 2 feira, de quantos modos distintos os demais integrantes desse turno podero ser escolhidos? (A) 120 (B) 165 (C) 210 (D) 220 (E) 330

15
Deve ser colocado o sinal indicativo de crase no a em (A) Diferentes recordes podem interessar a muitas pessoas. (B) Conversas entre amigos podem levar a novas invenes. (C) Fornecemos novas informaes a assessoria do Guinness. (D) No se deve desprezar a inteno das pessoas ao ajud-las. (E) Falou-se muito a respeito das unhas mais compridas do mundo.

MATEMTICA
19 16
Segundo relatrio do China Internet Network Center, divulgado em julho de 2009, a China possui 384 milhes de internautas. O nmero de internautas com menos de 30 anos supera em 9 milhes o dobro do nmero de internautas com 30 anos ou mais. Quantos milhes de internautas, com 30 anos ou mais, existem na China? (A) 118 (B) 125 (C) 131 (D) 208 (E) 253 O representante de uma fbrica de sorvetes declarou: Terminamos 2009 com 120 pontos de venda. Nossa meta abrir, a cada ano, sempre o mesmo nmero de novos pontos de venda. Assim, no final de 2015, esta empresa ter 210 pontos de venda espalhados pelo Brasil. Considerando-se que essa meta seja cumprida, quantos pontos de venda esta fbrica de sorvetes ter no final de 2013? (A) 160 (B) 172 (C) 180 (D) 186 (E) 192

4
TCNICO(A) EM MECNICA

ELETRONUCLEAR
20
Uma elevatria capaz de processar 400 litros de esgoto por segundo atende a uma rea com 150 mil habitantes. Qual deve ser, em litros por segundo, a capacidade de uma elevatria para atender a uma rea com 90 mil habitantes a mais que essa, considerando-se que a capacidade de processamento da elevatria seja diretamente proporcional ao nmero de habitantes da regio atendida? (A) 240 (B) 360 (C) 490 (D) 560 (E) 640

24
Uma mercadoria sofreu dois descontos sucessivos de 30% cada, passando a custar R$ 392,00. Qual era, em reais, o preo dessa mercadoria antes dos descontos? (A) 600,00 (B) 662,00 (C) 700,00 (D) 774,00 (E) 800,00

25
Em um ano de operao normal, a usina de Angra 2, cuja potncia nominal de 1.350 MW, consumiria 30 toneladas de urnio enriquecido. Considerando-se que o consumo de urnio enriquecido seja diretamente proporcional potncia nominal da usina e ao tempo de funcionamento da mesma, qual seria o consumo de urnio enriquecido da usina de Angra 1, cuja potncia nominal de 657 MW, em seis meses de operao normal? (A) 6,5 (B) 7,3 (C) 9,2 (D) 14,6 (E) 18,5

21
Uma empresa area que opera, semanalmente, 60 voos entre o Brasil e os Estados Unidos, solicitou autorizao para aumentar em 15% o nmero semanal de voos entre os dois pases. Se essa autorizao for concedida, quantos voos semanais a referida empresa area realizar entre o Brasil e os Estados Unidos? (A) 9 (B) 15 (C) 56 (D) 69 (E) 96

22
Certo site pesquisou a nacionalidade de seus usurios e constatou que 50% moram nos EUA, 9%, no Brasil, 7%, na Inglaterra, 4%, no Canad, e os demais, em outros pases. Sorteando-se ao acaso um usurio desse site que no more nos EUA, a probabilidade de que ele more fora do Brasil de (A) 9% (B) 18% (C) 40% (D) 82% (E) 91%

23
Sustentada pelo avano da construo civil, a venda de cimento vem aumentando nos ltimos meses. Certa loja de material de construo vendeu 5,2 toneladas de cimento em fevereiro, 0,7 tonelada a mais do que em janeiro. Ao todo, quantas toneladas de cimento essa loja vendeu nesses dois meses? (A) 9,1 (B) 9,4 (C) 9,7 (D) 10,2 (E) 10,3

Co n t i nu a

5
TCNICO(A) EM MECNICA

ELETRONUCLEAR

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
26
Na figura ao lado, o gs contido sob o pisto se expande elevando uma massa M. Sabendo-se que a presso do gs igual a 0,1 bar e que o volume do gs variou de 0,005 m3, qual , em J, o trabalho realizado?
Considere que, para o processo, a relao PVn seja constante e com n = 0. Adote g = 10 m/s2

Gs
(A) 0,0005 (C) 50 (E) 1.250 (B) 0,01 (D) 500

27
Qual o mdulo do trabalho, em kJ/kg, do compressor de um ciclo de refrigerao que utiliza freon-12 como fluido de trabalho? Sabe-se que o calor transferido do freon-12, durante o processo de compresso, de 5 kJ/kg.
Dados: - Propriedades termodinmicas da tabela abaixo. Temperatura v C m3/kg -10 0,114716 100 0,018812 h kJ/kg 184,619 245,518 s kJ/kg.K 0,7318 0,7931

- Presso do estado de entrada = 150 kPa - Temperatura do estado de entrada = -10 C - Presso do estado de sada = 1,2 MPa - Temperatura do estado de sada = 100 C

(A) (B) (C) (D) (E)

55,899 65,899 189,619 430,137 435,137

28
Sobre as substncias puras e suas propriedades termodinmicas, afirma-se que (A) a substncia pura s pode existir em uma fase e com composio qumica homognea. (B) o ttulo de uma substncia que existe como vapor, a temperatura de saturao, igual a 1. (C) o volume especfico do lquido maior que o volume especfico do slido. (D) os gases so vapores saturados. (E) no estado de saturao, presso e temperatura so propriedades dependentes uma da outra.

29
Qual o volume especfico, em m3/kg, de uma mistura de vapor e lquido, de gua, a 180 C, tendo um ttulo de 50%?
Dados: - Volume especfico do lquido saturado = 0,001127 m3/kg - Volume especfico do vapor saturado = 0,19405 m3/kg

(A) (B) (C) (D) (E)

0,0005635 0,0970250 0,0975885 0,1946135 0,1951770

6
TCNICO(A) EM MECNICA

ELETRONUCLEAR
30
0,1 0,09 0,08 0,07

FATOR DE ATRITO OU DE RESISTNCIA f

0,06 0,05 0,04 0,03 0,025 0,02 0,015

E A B C

0,05 0,03 0,02 0,015 0,01 0,006 0,004 0,002 0,001 0,0004 0,0002 0,0001 0,00005
d

0,01 0,009 0,008 10


3

45

10

10

10

10

0,00001 10
8

NMERO DE REYNOLDS
MACINTYRE, A.J., Equipamentos Industriais e de Processo, LTC, 2008.

Com base no grfico acima, qual o valor do fator de atrito para uma tubulao de recalque com dimetro interno igual a 40 mm e rugosidade igual a 0,6 mm, em regime turbulento? (A) 0,015 (B) 0,025 (C) 0,044 (D) 0,057 (E) 0,067

31
Qual o Nmero de Reynolds de um fluido com viscosidade de 0,075 kg/m.s, massa especfica de 750 kg/m3 e que flui a 30 m/s por uma tubulao de 20 mm de dimetro interno? (A) 2.000 (B) 4.000 (C) 6.000 (D) 8.000 (E) 10.000

32

Qual a presso, em bar, na sada de um cotovelo vertical com reduo, ilustrado na figura ao lado, tomando como base uma perda de carga igual a 0,5 bar em que o fludo a gua e considerando os dados da tabela abaixo? Seo A Seo B 40 mm 20 mm 2 m/s 4 m/s 2 bar

Dimetro Velocidade Presso

Considere 1 bar igual a 10 mH20 e g = 10 m/s2 para efeitos de clculo.

(A) 1,89 (C) 1,44 (E) 1,30

(B) 1,49 (D) 1,39

7
TCNICO(A) EM MECNICA

RUGOSIDADE

ELETRONUCLEAR
33

MACINTYRE, A.J., Equipamentos Industriais e de Processo, LTC, 2008.

Com base no grfico acima, qual o valor do fator de atrito para uma tubulao de recalque com Nmero de Reynolds igual a 500.000, dimetro igual a 20 mm e rugosidade igual a 0,1 mm? (A) 0,027 (B) 0,031 (C) 0,042 (D) 0,054 (E) 0,067

34
O mecanismo de transferncia de calor entre o fluido e a superfcie de um duto, quando h diferena de temperaturas entre o fluido e a superfcie do duto, para um sistema onde o fluxo induzido artificialmente por uma bomba, conhecido como (A) conduo. (B) radiao. (C) radiao forada. (D) conveco livre. (E) conveco forada.

35
Um duto cilndrico de raio interno r precisa ser recoberto com um isolante. Sabendo-se que o coeficiente de transferncia de calor h e que a condutividade trmica do isolante k, para que valor da espessura de isolamento reduz-se a perda de calor? (A) r > k (B) r > 2 k h h (C) r > k
2h

(D) r > k h + 1

(E) r > 3 k

2h

8
TCNICO(A) EM MECNICA

ELETRONUCLEAR
36 38
Sobre a associao de bombas em paralelo, afirma-se que I as bombas devero ser iguais para evitar correntes secundrias no sentido das bombas de maior potncia para as de menor potncia; II a vazo obtida com N bombas em paralelo igual a N vezes a vazo de uma s bomba funcionando em condies anlogas; III a associao em paralelo no apresenta vantagem quando a tubulao apresentar grande perda de carga; IV deve-se escolher bombas com curvas caractersticas bem curtas e tubulaes com dimetros pequenos. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) I e III. (D) II e IV. (E) III e IV.

39
Cinco componentes de uma bomba centrfuga esto assinalados na figura acima, onde o componente responsvel por equilibrar a presso hidrulica no eixo da bomba o de nmero (A) I. (B) II. (C) III. (D) IV. (E) V. Gaxetas so elementos utilizados na vedao de bombas (A) onde se deseja reduzir o atrito. (B) sob condies cclicas de operao. (C) que trabalham sob temperatura de operao alta. (D) que trabalham com produtos txicos, inflamveis ou volteis. (E) que trabalham com fluidos de alto valor lubrificante e sob condies moderadas de operao.

37
Altura Manomtrica 16 14 12
`

40
So caractersticas dos compressores alternativos de pisto apresentadas a seguir, EXCETO (A) possuir um baixo nvel de rudo. (B) ter baixo custo de operao. (C) ser de manuteno simples. (D) ter boa parte da energia fornecida ao eixo do compressor dissipada na forma de calor. (E) poder operar em plena carga, meia carga ou em vazio, mediante abertura automtica das vlvulas.

Sistema

10 8 6 4 2 0 0 50 100 150

Bomba B

41
Um compressor rotativo de parafusos contm (A) um rotor que gira excentricamente no interior de uma carcaa, sendo que, como a compresso se d somente quando a rotao crescer, a partida se d sem carga. (B) um rotor excntrico que gera a compresso do gs de forma similar a um compressor de palhetas, mas que precisa trabalhar com gs limpo de poeira e umidade. (C) dois rotores helicoidais, um com lbulos convexos e outro com lbulos cncavos, denominados, respectivamente, rotor macho e rotor fmea. (D) dois rotores de dois dentes que giram em sentidos opostos e tm excelente desempenho como bombas de vcuo. (E) dois rotores helicoidais com engrenagens sincronizadoras, havendo a necessidade de lubrificao interna.

Bomba A

Vazo

Uma bomba A associada em srie a uma bomba B, proporcionando para a vazo de 140 uma altura manomtrica total, desprezando-se a perda de carga, igual a (A) 7 (B) 9 (C) 12 (D) 19 (E) 21

9
TCNICO(A) EM MECNICA

ELETRONUCLEAR
42 46
Sobre os componentes bsicos de um sistema de refrigerao, afirma-se que I o fluido, ao passar pela vlvula de expanso, perde presso at que a temperatura de vaporizao se torne inferior temperatura do meio a refrigerar; II as unidades evaporadoras ditas self-contained so dotadas de tubos com aletas e ventiladores; III os condensadores a gua multitubulares (Shell and Tubes) fechados so muito utilizados em instalaes de grande capacidade, como torres de resfriamento; IV compressores centrfugos e axiais so utilizados em instalaes de ar-condicionado de grande capacidade. So corretas as afirmativas (A) I e II, apenas. (B) II e III, apenas. (C) III e IV, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

A figura acima ilustra o corte de um compressor do tipo (A) Sundyne. (B) Roots. (C) Alternativo. (D) Parafuso. (E) Engrenagens.

43
As vlvulas macho aplicam-se principalmente nos servios de bloqueio de gases e, tambm, no bloqueio rpido de gua, vapor e lquidos em geral. Essas vlvulas (A) so fabricadas nas classes de presso 150# e 400# quando com dimetro nominal de 6". (B) podem apresentar configurao em modelo curto, mas somente para as vlvulas nas classes de presso 150# e 400#. (C) podem apresentar configurao em modelo venturi, mas somente para as vlvulas com dimetros de at 8". (D) podem apresentar variantes como a vlvula de esfera de passagem plena ou de passagem reduzida. (E) quase sempre apresentam um macho na forma trococnico e geram grande perda de carga, mesmo quando totalmente abertas.

47
Uma vlvula de expanso termosttica descrita como TAD3,0-R12-N caracteriza-se por ser do tipo com equalizao (A) interna e fluido de refrigerao CFC-12. (B) interna e fluido de refrigerao HCFC-12N. (C) interna e fluido de refrigerao ISOBUTANO-12N. (D) externa e fluido de refrigerao HCFC-12N. (E) externa e fluido de refrigerao CFC-12.

48
Entre os principais refrigerantes utilizados em sistemas de refrigerao, destaca-se a(o) (A) amnia anidra (NH3), que possui baixo calor latente e baixa volatilidade. (B) gs sulfuroso (SO2), que incolor, no inflamvel e, em estado puro, no produz efeitos corrosivos sobre o cobre e suas ligas. (C) cloreto de etila (C2H5Cl), um dos refrigerantes de menor ao corrosiva e, assim como o gs sulfuroso, no inflamvel. (D) cloreto de metila (CH3Cl), bastante estvel e no ataca a borracha, sendo ideal para sistemas onde esse material seja usado como elemento de vedao. (E) cloreto de metileno (CH2Cl2), inodoro e no forma misturas explosivas quando em contato com o ar.

44
Dentre as vlvulas abaixo, qual NO do tipo vlvula de regulagem? (A) Gaveta. (B) Globo. (C) Agulha. (D) Borboleta. (E) Diafragma.

45
Em uma instalao de produo de gua gelada, o fluido refrigerante, ao sair do compressor, segue o seguinte caminho: (A) vlvula de expanso, condensador e evaporador. (B) condensador, vlvula de expanso e evaporador. (C) condensador, evaporador e vlvula de expanso. (D) evaporador, vlvula de expanso e condensador. (E) evaporador, condensador e vlvula de expanso.

10
TCNICO(A) EM MECNICA

ELETRONUCLEAR
49
T 3

2 4 1

Com base no grfico acima, qual a fase 2-3 do ciclo de funcionamento do motor diesel? (A) Aspirao do ar. (B) Expanso adiabtica. (C) Compresso adiabtica. (D) Fornecimento de calor a presso constante. (E) Rejeio de calor a volume constante.

50
So componentes bsicos do sistema de refrigerao dos motores diesel: I II III IV o crter de leo; a bomba de circulao forada; o regulador de presso; os filtros.

So corretos (A) I e II, apenas. (B) I e IV, apenas. (C) II e III, apenas. (D) III e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

11
TCNICO(A) EM MECNICA

Anda mungkin juga menyukai