Anda di halaman 1dari 12

RELATRIO TCNICO

CALDEIRA FLAMOTUBULAR INSTALADA NO LABORATRIO DE ENGENHARIA MECNICA DA UFPA

Alunos: 1. Thiago Antnio P. S. Costa 06021001901

Professor: Severiano Lima

ABRIL/2013

LABORATRIO DE SISTEMAS TRMICOS COSTA, T.A.P.S

SUMRIO
1 CONSIDERAES GERAIS ....................................................................................................... 12 2 CLASSIFICAO NORMATIVA - NR 13 ..................................................................................... 12 3 A VISITA TCNICA CALDEIRA FLAMOTUBULAR ..................................................................... 12 4 CONCLUSO ......................................................................................................................... 12 5 REFERNCIAS ........................................................................................................................ 12

LABORATRIO DE SISTEMAS TRMICOS COSTA, T.A.P.S

1 CONSIDERAES GERAIS
Caldeira um aparelho trmico que produz vapor a partir do aquecimento de um fluido vaporizante. Na prtica adotam-se alguns nomes, a saber: CALDEIRAS DE VAPOR: So os geradores de vapor mais simples, queimam algum tipo de combustvel como fonte geradora de calor. CALDEIRAS DE RECUPERAO: So aqueles geradores que no utilizam combustveis como fonte geradora de calor, aproveitando o calor residual de processos industriais (gs de escape de motores, gs de alto forno, de turbinas, etc.). CALDEIRAS DE GUA QUENTE: So aqueles em que o fluido no vaporiza, sendo o mesmo aproveitado em fase lquida (calefao, processos qumicos). GERADORES REATORES NUCLEARES: So aqueles que produzem vapor utilizando como fonte de calor a energia liberada por combustveis nucleares (urnio enriquecido). Dentro das Caldeiras de Vapor temos as seguintes classificaes: QUANTO POSIO DOS GASES QUENTES E DA GUA: Aquatubulares (Aquotubulares) Flamotubulares (Fogotubulares, Pirotubulares) QUANTO POSIO DOS TUBOS: Verticais Horizontais Inclinados QUANTO FORMA DOS TUBOS: Retos Curvos 3

LABORATRIO DE SISTEMAS TRMICOS COSTA, T.A.P.S

QUANTO NATUREZA DA APLICAO: Fixas Portteis Locomveis (gerao de fora e energia) Martimas Como se pode observar existe vrias classificaes de caldeiras de vapor, a escolha de um tipo se faz principalmente em funo de: Tipo de servio Tipo de combustvel disponvel Capacidade de produo Outros fatores de carter econmico O vapor produzido em uma caldeira poder ser de dois tipos: SATURADO O vapor saturado aquele cuja temperatura est apenas alguns graus acima de seu ponto de condensao e em uma determinada presso. SUPERAQUECIDO O vapor superaquecido aquele que se encontra em uma temperatura bem superior ao seu ponto de condensao na mesma presso em que foi gerado. O grau de aquecimento ser a diferena entre a temperatura do vapor e a temperatura do seu ponto de condensao. Os combustveis podem ser lquidos (diesel, BPF, querosene, etc), slidos (carvo, madeira, bagao de cana, etc), ou gasosos (GLP, proprano, gs natural, etc). Para este relatrio daremos nfase utilizao da caldeira flamotubular, usada no laboratrio de aproveitamento energtico da faculdade de engenharia mecnica da UFPA, alvo de nossa visita tcnica.

LABORATRIO DE SISTEMAS TRMICOS COSTA, T.A.P.S

2 CLASSIFICAO NORMATIVA - NR 13
Toda caldeira deve ter afixado em seu corpo, em local de fcil acesso e bem Visvel. Placa de identificao indelvel com, no mnimo, as seguintes informaes: a) Fabricante; b) Nmero de ordem dado pelo fabricante da caldeira; c) Ano de fabricao; d) Presso mxima de trabalho admissvel; e) Presso de teste hidrosttico; f) Capacidade de produo de vapor; g) rea da superfcie de aquecimento; h) Cdigo de projeto e ano de edio. Para os propsitos desta NR, as caldeiras so classificadas em 3 categorias conforme segue: a) Caldeiras da categoria A so aquelas cuja presso de operao igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2); b) Caldeiras categoria C so aquelas cuja presso de operao igual ou inferior a 588 kPa (5,9 kgf/cm2) e o volume igual ou inferior a 100 litros; c) Caldeiras categoria B so todas as caldeiras que no se enquadram nas categorias anteriores. O critrio adotado por esta NR, para classificao de caldeiras, leva em conta a presso de operao e o volume interno da caldeira. Esse conceito, tambm adotado por outras normas internacionais, representa a energia disponvel em uma caldeira. Desta forma quanto maior a energia maiores sero os riscos envolvidos. A capacidade de produo de vapor da caldeira (ton/h, kg/h) no indicativo do risco uma vez que no considera a presso do vapor produzido ou o volume de vapor armazenado. A subdiviso em 3 (trs) categorias distintas facilita a adoo de critrios diferenciados compatveis com o risco apresentado por cada caldeira.

LABORATRIO DE SISTEMAS TRMICOS COSTA, T.A.P.S

Toda Caldeira deve possuir no estabelecimento onde estiver instalada, a seguinte documentao, devidamente atualizada: a) Pronturio da Caldeira, contendo as seguintes informaes: - cdigo de projeto e ano de edio; Especificao dos materiais; Procedimentos utilizados na fabricao, montagem, inspeo final e determinao da PMTA; - conjunto de desenhos e demais dados necessrios para o monitoramento da vida til da caldeira; - caractersticas funcionais; Dados dos dispositivos de segurana; Ano de fabricao; Categoria da caldeira. b) Registro de Segurana, em conformidade com o item 13.1.7 da NR 13; c) Projeto de Instalao, em conformidade com o item 13.2 da NR 13; d) Projetos de Alterao ou Reparo, em conformidade com os subitens 13.4.2 e 13.4.3 da NR 13; e) Relatrios de Inspeo, em conformidade com os subitens 13.5.1, 13.5.12 e 13.5.13 da NR 13. Caso o estabelecimento onde estiver instalada a caldeira possuir diversas unidades fabris, distantes umas das outras, os documentos devero estar disponveis na unidade onde a caldeira estiver instalada para que possam ser facilmente consultados; Em funo das peculiaridades de cada estabelecimento, no necessrio que toda documentao seja arquivada num mesmo local. recomendvel, porm que todos os documentos que compem o pronturio da caldeira estejam agrupados. O procedimento para determinao da PMTA, dever explicar o roteiro para seu estabelecimento, passo a passo, incluindo tabelas, bacos etc, que por ventura devam ser consultados; Entende-se por vida til da caldeira o perodo de tempo entre a data de fabricao e a data na qual tenha sido considerada inadequada para uso. A documentao deve ser mantida durante toda a vida til do equipamento.

LABORATRIO DE SISTEMAS TRMICOS COSTA, T.A.P.S

3 A VISITA TCNICA CALDEIRA FLAMOTUBULAR


O foco principal da aula prtica foi a observao in loco da operao da caldeira semiautomtica flamotubular instalada no laboratrio de aproveitamento energtico do LABEM Faculdade de Engenharia Mecnica da UFPA. A aula teve incio com a explicao do bolsista de mestrado Matheus, sob orientao do professor Marcelo, a respeito da identificao da caldeira, por meio da descrio da caldeira bem como dos dispositivos de proteo e instrumentos de medio instalados na mquina geradora de vapor. Foi muito enfatizado durante toda a aula prtica a importncia da ateno aos parmetros de segurana operacional da caldeira, bem como a necessidade de avaliao peridica da mesma por profissional habilitado atravs de teste hidrosttico, que valida o funcionamento do equipamento. So apresentadas abaixo fotos da caldeira flamotubular instalada no laboratrio, objeto da aula prtica.

Figura 3.1 - Fotos da caldeira flamotubular objeto da aula prtica.

O equipamento acima ilustrado apresenta concepo simples e opera em ciclo aberto, isto , todo o vapor produzido perdido sem aproveitamento energtico algum bem como no existe sistema de condensao e recirculao da gua para o processo. O projeto constitudo basicamente por uma fornalha de parede dgua com insuflao de ar ciclnica por meio de um ventilador de entrada de ar axial e sada radial (ver Figura 3.2Figura 3.3Figura 3.4), um silo alimentador semi-automtico com parafuso sem fim (ver Figura 3.5), mas que no foi utilizado na aula prtica, a caldeira em si, onde esto localizadas as tubulaes contendo os gases da combusto gerados na fornalha e o tanque contendo gua, as tubulaes que direcionam os gases da combusto, um coletor ciclnico do material particulado (ver Figura 3.8) e a chamin 7

LABORATRIO DE SISTEMAS TRMICOS COSTA, T.A.P.S

de sada dos gases da combusto (ver Figura 3.9), as tubulaes para a canalizao do vapor saturado gerado e uma tubulao acoplada de vapor contendo resistncias trmicas, a fim de tornar o vapor saturado em superaquecido. A caldeira dispe de instrumentos de segurana e de medio instalados em pontos estratgicos a fim de que sejam acompanhados os parmetros termodinmicos do processo, conforme pode ser observado na Figura 3.6.

Figura 3.2 - Detalha externo da fornalha.

Figura 3.3 - Detalha interno da fornalha.

Figura 3.4 - Insuflador de ar.

Figura 3.5 Silo alimentador.

LABORATRIO DE SISTEMAS TRMICOS COSTA, T.A.P.S

Figura 3.6 Dispositivos de medio e proteo.

Figura 3.7 Painel de controle.

Figura 3.8 - Coletor ciclnico.

Figura 3.9 Chamin de sada dos gases.

A caldeira considerada semi-automtica em virtude da alimentao de gua e sistema de insuflao de ar e silo alimentador serem ativados/desativados atravs de um painel de controle, apresentado na Figura 3.7. O equipamento alimentado com combustvel slidos de origem florestal, constitudo, de maneira geral, de resduos celulsico, normalmente madeira provenientes de construes realizadas na prpria universidade. A forma de alimentao utilizada na aula prtica foi manual atravs de uma porta existente na fornalha, conforme pode ser observado nas Figura 3.10 e Figura 3.11. importante registrar que atualmente o vapor produzido na caldeira no utilizado para gerar trabalho ou qualquer outra forma de aproveitamento que no seja unicamente de natureza acadmica.

LABORATRIO DE SISTEMAS TRMICOS COSTA, T.A.P.S

Figura 3.10 Porta para alimentao manual.

Figura 3.11 Alimentao manual de combustvel slido.

H de se registrar que a qualidade da gua a ser utilizada na caldeira depender da finalidade a ser dada para o vapor gerado, no entanto nveis mnimos devem ser exigidos para a operao do equipamento, at mesmo em funo da preservao da caldeira. Observou-se na aula prtica que, apesar de atualmente no haver finalidade industrial do vapor gerado, visualmente a qualidade da gua de alimentao da caldeira apresentava-se inadequada para a sua utilizao. De maneira geral, para a alimentao de caldeiras, impe-se a escolha de uma gua cujas caractersticas sejam compatveis com as especificaes do equipamento; para tanto, um dos requisitos necessrios o uso de uma gua sempre de maior pureza, quanto maior for presso de trabalho de uma caldeira. Outrossim, o nvel de gua dentro da caldeira o principal fator que o operador tem de atentar durante o funcionamento. Se o equipamento estiver fora do nvel pode acarretar graves problemas de natureza tcnica, tal como a fuso da tubulao contendo os gases da combusto, ou mesmo relacionado segurana do operador da caldeira, uma vez que existe o risco de exploso. Esse controle feito nessa caldeira de forma manual, isto , quando o operador observa que o nvel de gua est prximo ao limite inferior recomendado o mesmo aciona no painel de controle a bomba at que o nvel dgua seja normalizado.

10

LABORATRIO DE SISTEMAS TRMICOS COSTA, T.A.P.S

4 CONCLUSO
Desde o aperfeioamento da primeira caldeira a vapor por James Watt, os progressos tecnolgicos ocorreram e continuam a ocorrer com velocidade espantosa. Os geradores de vapor se tornam cada vez mais sofisticados. Contudo, a experincia prtica, a tecnologia e muitas vezes o bom senso, indicam o melhor caminho a ser seguido. Com uma manuteno preventiva e com o mnimo de cuidados indispensveis, pode-se obter o mximo proveito til de um sistema com os mais baixos custos. A aula prtica cumpriu parte de seu objetivo, que foi despertar a curiosidade para os geradores de vapor e seu funcionamento, assim como observar na prtica os conhecimentos transmitidos em sala de aula, aplicados a caldeiras, em particular as flamotubulares.

11

LABORATRIO DE SISTEMAS TRMICOS COSTA, T.A.P.S

5 REFERNCIAS
1. Martinelli Jr., Luis Carlos. (2000). Introduo A geradores de Vapor, Apostila Sobre Geradores de Calor. 2. Norma Regulamentadora NR 13. 3. Apostilas de aula Professor Canejo.

12

Anda mungkin juga menyukai