Anda di halaman 1dari 11

A memria em Poemas da recordao e outros movimentos, de Conceio Evaristo

Amanda Crispim Ferreira A memria constitui um elemento indispensvel reconstruo de uma identidade nacional. por ela que o homem atualiza impresses ou informaes passadas e recompe a sua histria. Numa civilizao sem a escrita, marcada pela oralidade como a africana, a acumulao de elementos na memria faz parte do cotidiano, como garantia de sua identidade, atravs da transmisso de bens culturais. Jacques Le Goff (1990), em seu ensaio sobre a memria, fala que esta alm de ser um elemento essencial na busca de identidade de indivduos ou sociedades, serve tambm como instrumento e objeto de poder, desse modo propcio manipulao. Por isso, afirma ser dever dos profissionais da memria social, ou seja, pesquisadores que cujos estudos se debruam sobre a memria, democratiz-la, a fim de que esta seja instrumento de libertao e no de servido dos homens. Paul Ricoeur, um dos mais importantes filsofos contemporneos, ao falar sobre a relao memria, histria e esquecimento, atenta-nos para o fato de que a memria e o esquecimento so elementos importantes para a construo de uma histria e so as escolhas do historiador que vo definir esta construo. As afirmaes acima so um alerta sobre os perigos que a memria pode trazer, se usada de forma no democrtica. Tal afirmao vem ao encontro da realidade da histria brasileira, que foi manipulada, e um s lado foi contado pelos registros dos vencedores, tentou-se apagar a memria dos vencidos. A literatura afro-brasileira tem como um dos seus objetivos e temtica, resgatar essa memria que se tentou esquecer, atravs da reviso histrica, ou seja, recuperar atravs da memria a histria que os livros no registraram, pelo contrario, fizeram e fazem questo de apagar. Podemos comparar esta afirmao com as concluses de Walter Benjamin sobre o conceito de histria que ele escreveu em seus ensaios sobre literatura e histria, pois para ele escrever a histria tambm articular passado e presente. E nesta articulao no significa que haver um conhecimento do passado tal como ele foi, mas a reapropriaao de um fragmento desse passado e sua conservao. Concluindo que h neste pensamento a inscrio da retomada da histria dos vencidos, de fazer emergir um passado esquecido, no apenas conserv-lo, mas libert-lo, pois cada presente resgata seu prprio passado e este movimento por um futuro diferente. A memria dos vencidos vem resgatada pela tradio oral, por meio dos homens-memria que, nas palavras de Le Goff, so uma espcie de guardies da memria coletiva, responsveis por transmitir a histria numa sociedade sem escrita.

As palavras desses homens atualizam-se atravs da escritura afrobrasileira que busca nesses arquivos vivos da tradio oral resgatar aspectos da cultura e memria afro-brasileiras, a fim de que a histria seja transmitida de gerao em gerao, como forma de resistncia e preservao. J dizia Conceio Evaristo em sua dissertao de mestrado que A literatura negra um lugar de memria, e por isso pretendo analisar a memria em seu livro Poemas da recordao e outros movimentos. Lanado em 2008, trata-se de uma antologia potica que traz como temticas memria, feminilidade e resistncia negra tal como considerou ris Amncio, na apresentao deste. Com o termo escrevivncia, cunhado pela autora em conhecida entrevista e retomado por Constncia Lima Duarte na contracapa deste livro, Conceio Evaristo assume que toda sua escrita fruto de suas experincias de vida. Em seu caso, experincias marcadas pelas lembranas dos sofrimentos da escravido, pela luta cotidiana de uma mulher negra e pela esperana de novos tempos depositada na nova gerao. Por meio das experincias individuais expressa as experincias coletivas, as experincias de sua comunidade. Podemos confirmar tal afirmao atravs da epgrafe de abertura do livro:
O olho do sol batia sobre as roupas do varal e mame sorria feliz. Gotculas de gua aspergindo a minha vida-menina balanavam ao vento. Pequenas lgrimas dos lenis. Pedrinhas azuis, pedaos de anil, fiapos de nuvens solitrias cadas do cu eram encontradas ao redor das bacias e tinas das lavagens de roupa. Tudo me causava uma comoo maior. A poesia me visitava e eu nem sabia...

Com as recordaes de sua infncia, a autora faz uma denncia social ao descrever o trabalho da me ao redor das bacias e tinas de roupa. O trabalho de lavadeira caracteriza uma memria social, pois era a condio de trabalho a que estava submetida a maioria das descendentes de escravos. A escrita de Conceio, bem como de tantos outros escritores afrobrasileiros, engajada e busca recuperar a identidade negra atravs da cobrana de uma reviso histrica e denncia da situao em que vivem atualmente os afro-brasileiros. Para se posicionar contra a situao de opresso em que vivem os afro-descendentes, tem como arma e artifcio a palavra, como revelou no poema De me, tambm presente nesta antologia. Em Meia Lgrima, o eu-lrico fala desta resistncia com os olhos secos, pois basta o meio tom do soluo para dizer o pranto inteiro.
No, a gua no me escorre entre os dedos, tenho as mos em concha e no cncavo de minhas palmas meia gota me basta. Das lgrimas em meus olhos secos, basta o meio tom do soluo para dizer o pranto inteiro.

Sei ainda ver com um s olho, enquanto o outro, o cisco cerceia e da viso que me resta vazo o invisvel e vejo as inesquecveis sombras dos que j se foram. Da lngua cortada, digo tudo, amasso o silencio e no farfalhar do meio som solto o grito do grito do grito e encontro a fala anterior, aquela que emudecida, conservou a voz e os sentidos nos labirintos da lembrana. (EVARISTO: 2008, p. 50)

Podemos comparar esses versos com a escrita de Conceio, que se apresenta sem vitimizao, mas procurando relembrar o passado para construir um novo futuro. Os poemas memorialsticos desta antologia seguem um modelo de construo passado-presente-futuro, em que as primeiras estrofes relembram o sofrimento da escravido vivida por seus antepassados, e nas ultimas deposita toda sua esperana por novos tempos na gerao que surge. Assim, os poemas iniciam com um tom de dor, porm a esperana resiste e permanece em meio a todo sofrimento. Tal modelo encaixa-se nas teorias de Glissant e Benjamin sobre histria oral e histria escrita, citadas por Gizlda Melo do Nascimento (2006), em seu livro Feitio de viver: memrias de descendentes de escravos. Glissant apresenta uma viso proftica do passado, ou seja, preciso redimir o passado para se chegar ao futuro e Benjamin apresenta a memria do futuro, ou seja, ler o avesso da Histria, contar o que a Histria oficial no contou, porque esta histria, cuja preocupao est em recuperar o tempo esquecido, que melhor definiria nossa real constituio. A presena da figura feminina como referencial da poesia de Conceio tambm marca os poemas selecionados, pois o eu-lrico feminino aparece em vrios poemas e assim a autora reconta a histria atravs das vivncias de avs, mes e filhas, compondo assim uma linhagem feminina. O poema Vozes mulheres confirma as afirmaes acima, quando retrata estas figuras como responsveis pela recuperao da memria e pela incumbncia de projet-la na gerao futura:
A voz da minha bisav Ecoou criana nos pores do navio. ecoou lamentos de uma infncia perdida.

A voz de minha av ecoou obedincia aos brancos-donos de tudo. A voz de minha me ecoou baixinho revolta no fundo das cozinhas alheias debaixo das trouxas roupagens sujas dos brancos pelo caminho empoeirado rumo favela. A minha voz ainda ecoa versos perplexos com rimas de sangue e fome. A voz de minha filha recolhe todas as nossas vozes recolhe em si as vozes mudas caladas engasgadas nas gargantas. A voz de minha filha recolhe em si a fala e o ato O ontem o hoje o agora. Na voz de minha filha se far ouvir a ressonncia o eco da vida-liberdade. (Ibid., p. 10-11)

Atravs destas seis estrofes, Conceio revisita toda a nossa histria, pontuando os momentos cruciais do ponto de vista de quem sofreu a violncia. A ideia de redimir o passado para chegar ao futuro, est presente no poema e ela procura ler o avesso da Histria, ouvir as vozes abafadas. Na primeira estrofe, a bisav representa o processo diasprico sofrido pelo povo africano, que foi arrancado de seu pas para viver como escravo em terras estrangeiras. Ao ecoar lamentos por uma infncia perdida, a bisav assume o papel da primeira de uma linhagem, que ter por incumbncia a transmisso de uma memria. Na segunda estrofe, a av representa os quase quatro sculos de escravido, ao ecoar obedincia aos brancos. A voz de obedincia no significou apenas passividade, mas uma estratgia de resistncia, pois se fez presente ao ecoar tambm essa experincia. Pode-se dizer ainda que a economia de palavras da autora ao escrever esta estrofe, est no fato de que os conceitos de propriedade e obedincia tudo resumem. A voz da me, na terceira estrofe, ecoando baixinho revolta nas cozinhas alheias, caminhando rumo favela, dialoga com a epgrafe mencionada anteriormente pequenas lgrimas dos lenis. Pedrinhas azuis, pedaos de anil, fiapos de nuvens solitrias cadas do cu eram encontradas

ao redor das bacias e tinas das lavagens de roupa , pois revela tambm uma memria social. Tal estrofe denuncia a situao das mulheres negras no Brasil no perodo ps-escravido. A imagem das cozinhas alheias representa segundo Gizlda Nascimento em seu artigo Grandes mes reais senhoras, dois rebaixamentos, pois a cozinha um espao de fundo e, alm de ser um espao inferior, este espao ainda no dela. A estrofe revela tambm a denncia social quando o eu-lrico diz que a me caminhava rumo favela, concluindo que a carta de alforria no trouxe grandes mudanas, e que as senzalas onde viveram as geraes anteriores, hoje se transformaram nas favelas. O tempo do eu-lrico vem representando o presente que ecoando versos perplexos, denuncia que nada mudou, j que sua rima continua sendo de sangue e fome. A voz da filha, representada nas duas ultimas estrofes, traduz a esperana num futuro diferente, pois ser a filha que recolher todas as vozes engasgadas de seus antepassados e far ouvir com ressonncia, ou seja, com a voz quese ouvir mais forte, intensa. Ser a filha que transformar vozes mudas e engasgadas em ato redentor, em vida-liberdade. O verbo ecoar, que aparece em todas as estrofes, perpassa por todos os sculos, para que estas memrias no caiam no esquecimento. interessante notar que a ultima estrofe do poema Meia Lgrima dialoga com o poema Vozes-Mulheres. Retomando a questo da tradio oral solto o grito do grito do grito, podemos imaginar que o grito da bisav, da av, e da me, mulheres que foram impedidas de se expressar. Esse grito o farfalhar do meio som que afirma o grito inteiro de liberdade, como disse ris Amncio na apresentao desta obra, ao se referir a escrita de Conceio. A escrita feminina de Conceio tambm ser o tema do poema A noite no adormece nos olhos das mulheres, mostrando que a mulher negra alm de sofrer por sua cor de pele, sofre porque mulher.
A noite no adormece nos olhos das mulheres a lua fmea, semelhante nossa, em viglia atenta vigia a nossa memria. A noite no adormece nos olhos das mulheres, h mais olhos que sono onde lgrimas suspensas virgulam o lapso de nossas molhadas lembranas. A noite no adormece nos olhos das mulheres vaginas abertas retm e expulsam a vida donde Ains, Nzingas, Ngambeles e outras meninas luas

afastam delas e de ns os nossos clices de lgrimas. A noite no adormecer jamais nos olhos das fmeas pois do nosso sangue-mulher de nosso lquido lembradio em cada gota que jorra um fio invisvel e tnico pacientemente cose a rede de nossa milenar resistncia. (Ibid., p. 21)

Ao dizer que a noite no adormece nos olhos das mulheres, o eupotico revela a situao de opresso em que viveu e ainda vivem as mulheres. H neste poema memria histrica, pois resgata personalidades femininas para afirmar a resistncia milenar da mulher, como a Rainha Nzinga presente no dcimo sexto verso. H tambm uma memria social, quando denuncia os desafios atuais da mulher, como, por exemplo, criar os filhos sozinha, como pode perceber na terceira estrofe vaginas abertas retm e expulsam a vida. A imagem da noite pode remeter a mltiplos sentidos. o momento do descanso, de recarregar as foras para o dia seguinte e este negado s mulheres. Ao mesmo tempo, a noite pode significar a tristeza, a escurido, solido, que por muitas vezes elas passam. E essa dor se eterniza porque a noite no adormece, e o dia custa a chegar. A noite o lugar da lembrana e para as mulheres, so molhadas lembranas, que as afligem durante toda a noite. Os olhos das mulheres lembram sofrimento, pois choram as memrias passadas e veem as injustias do presente. Por isso o eu-potico diz que h mais olhos que sono, pois o sono seria tranquilidade. Em viglia, nossas mulheres no dormem preocupadas com as filhas, sangue do seu sangue, que reiniciam o ciclo, porque tambm so luas, Ains, Nzingas, Ngambeles, guerreiras, princesas, vencedoras. Luas, que no adormecem a noite, mas podero ilumin-la. Essas meninas luas so esperana de um novo tempo, pois afastam delas e de ns a dor, perpetua-se somente, atravs do sangue de mulher, a lembrana que possibilita a resistncia. Em Todas as manhs, o eu-lirico resiste no atravs da voz, nem do sangue, mas atravs do sonho. O sonho e a esperana constituem elementos que, apesar de toda dor, permanecem em todas as estrofes e nos ltimos versos, os sentimentos concretizam-se atravs da semente e da terra:

Todas as manhs acoito sonhos e acalento entre a unha e a carne uma agudssima dor. Todas as manhs tenho os punhos sangrando e dormentes tal a minha lida

cavando, cavando torres de terra, at l, onde os homens enterram a esperana roubada de outros homens. Todas as manhs junto ao nascente dia ouo a minha voz-banzo, ncora dos navios de nossa memria. E acredito, acredito sim que os nossos sonhos protegidos pelos lenis da noite ao se abrirem um a um no varal de um novo tempo escorrem as nossas lgrimas fertilizando toda a terra onde negras sementes resistem reamanhecendo esperanas em ns. (Ibid., p. 13)

A memria neste poema abriga e protege os sonhos, no permitindo que eles morram. A repetio da frase todas as manhs, refora a idia de resistncia, pois a cada manh ele abriga os sonhos que teceu durante a noite, para renovar as esperanas e no desistir. a luta contra a opresso cotidiana. O recurso do paralelismo utilizado neste poema atravs da frase todas as manhas; recurso que tambm aparece nos poemas anteriores, frequente nos poemas de Conceio no s para causar efeitos estilsticos, mas tambm para reforar a idia presente nos poemas, que a cobrana por uma reviso histrica e a resistncia do povo negro diante das dores da escravido. No poema Para a menina, que a poetisa dedica para meninos e meninas de cabelos tranados ou no, o eu-lrico recorda atravs do corpo da menina, os traumas causados pela escravido:
Desmancho as tranas da menina e os meus dedos tremem medos nos caminhos repartidos de seus cabelos. Lavo o corpo da menina e as minhas mos tropeam dores nas marcas-lembranas de um chicote traioeiro. Visto a menina e aos meus olhos a cor de sua veste insiste e se confunde com o sangue que escorre do corpo-solo de um povo. Sonho os dias da menina e a vida surge grata

descruzando as tranas e a veste surge farta justa e definida e o sangue se estanca passeando tranqilo na veia de novos caminhos, esperana. (Ibid., p. 25)

Seguindo o mesmo modelo dos poemas anteriores, a poetisa constri este utilizando as primeiras estrofes para contar os sofrimentos seus e de seus antepassados atravs de imagens como chicote traioeiro, caminhos repartidos; e a ltima para falar de sua esperana de um futuro melhor, atravs da nova gerao. Esse pensamento fica explcito atravs do ttulo Para a menina e da dedicatria Para todas as meninas e meninos de cabelos tranados ou sem tranas, pois, com essas palavras, Conceio oferece aos mais jovens o legado de continuar a luta iniciada pelos antepassados, e ao dedicar para os meninos e meninas sem tranas tambm, num gesto abarcador, afirma que a luta de todos. Outra marca de esperana no futuro contida no poema a palavra sonho iniciando a ultima estrofe, pois somente quando o eu-lrico sonha com o futuro, que a vida surge grata e o sangue volta para as veias, indicando vida, o caminho certo, como certo o caminho do sangue na veia e no fora dela, pois fora da veia, o sangue morte. O poema a seguir, Do velho ao jovem, retoma a questo da tradio oral e mostra a relao do jovem com o velho, pois a poetisa mostra a memria histrica a partir das experincias do velho e que mesmo no tendo o poder da escrita, tem o poder palavras. Mostra ainda, que as palavras do velho sobrevivem pela boca do jovem, recontando a histria que os livros escondem:
Na face do velho as rugas so letras, palavras escritas na carne, abecedrio do viver. Na face do jovem o frescor da pele e o brilho dos olhos so dvidas. Nas mos entrelaadas de ambos, o velho tempo funde-se ao novo, e as falas silenciadas explodem. O que os livros escondem, as palavras ditas libertam. E no h quem ponha um ponto final na histria

Infinitas so as personagens... Vov Kalinda, Tia Mambene, Primo Send, Ya Tapuli, Menina Mek, Menino Kambi, Neide do Brs, Cntia da Lapa, Piter do Estcio, Cris de Acari, Mabel do Pel, Sil de Manara, E tambm de Santana e de Bel e mais e mais, outras e outros... Nos olhos do jovem tambm o brilho de muitas histrias. e no h quem ponha um ponto final no rap preciso eternizar as palavras da liberdade ainda e agora... (Ibid., p. 51-2)

Conceio cita vrias pessoas, comuns e annimas (historicamente falando), como as responsveis por transmitir a tradio e finaliza o poema fazendo referncia ao rap, como forma de expresso que atualiza a transmisso dos antepassados. O rap a voz da juventude oprimida, a voz da liberdade, em que muitos se identificam como as palavras do velho, que revisa a histria. Novamente a poetisa deposita sua esperana na juventude, aqui representada atravs do rap. Tambm podemos interpretar essa afirmao e no h quem ponha um ponto final no rap de outra forma, pensando que o rap, por ser msica composta e cantada na favela, acessvel a todos diferente de sua poesia que alm de enfrentar os desafios da publicao, encontra outra pedra no meio do caminho, que o problema do analfabetismo em que se encontra boa parte do povo afro-brasileiro. Desse modo, sua poesia nem sempre chega ao seu destino, que so seus irmos afrodescendentes. Neste poema tambm podemos fazer uma relao com Vozes-mulheres, pois a poetisa tambm passeia por toda histria mostrando as formas de resistncia encontradas pelo negro at chegar atualidade com o rap. Em Malungo, brother, irmo a poetisa cobra atravs da memria histrica a riqueza construda por mos africanas e afro-brasileiras no ciclo do ouro, mas que encheram outros bolsos. Atravs do ttulo, Conceio se lembra de toda a escravido negra e no somente a vivida no Brasil, pois Malungo era o nome com que os negros se tratavam no tumbeiro e, ao utilizar uma palavra em ingls e outra em portugus, remete aos pases onde os africanos foram escravizados, como se fosse uma dedicatria a todos esses irmos que tambm viveram essa dor:
No fundo do calumb nossas mos ainda espalmam cascalhos nem ouro nem diamante espalham enfeites em nossos seios e dedos.

Tudo se foi mas a cobra deixa o seu rastro nos caminhos aonde passa e a lesma lenta em seu passo-arrasto larga uma gosma dourada que brilha no sol. um dia antes um dia avante a dvida acumula e fere o tempo tenso da pacincia gasta de quem h muito espera. Os homens constroem no tempo o lastro, laos de esperanas que amarram e sustentam o mastro que passa da vida em vida. no fundo do calumb nossas mos sempre e sempre espalmam nossas outras mos moldando fortalezas e esperanas, heranas nossas divididas com voc: malungo, brother, irmo. (Ibid., p. 41-2)

Neste poema, Conceio tambm resgata a memria cultural atravs da imagem da cobra, que na simbologia africana significa mudana e uma mudana que no em vo, pois deixa marcas, assim como foi o fim da escravido. Percebemos tambm que ela resgata o sentimento de fraternidade, irmandade, muito valorizado nesta cultura, ao dividir com o todo o povo negro nos ltimos versos, as nicas heranas que tem, fortalezas e esperanas. Por meio da leitura destes poemas possvel perceber uma marca na obra de Conceio, que a esperana. Nos poemas, ela aparece no final representada por crianas ou pelos jovens, que Conceio sempre insere nas ltimas estrofes. Inicia os poemas com a lembrana de todo passado de escravido nas primeiras estrofes, uma denncia social nas estrofes do meio, finaliza com a esperana de um futuro diferente. Essa marca est presente em Vozes-mulheres, A noite no adormece nos olhos das mulheres, Todas as manhs, Para a menina, Do velho ao jovem. Desse modo, conclu-se que a memria no utilizada para murmurar os sofrimentos passados, mas para alm de operar uma reviso histrica e uma denuncia social, cobrar uma mudana, para instigar nas prximas geraes a luta por um futuro melhor. Esta marca de resistncia est presente em todos os poemas e nas epgrafes, como se pode perceber na epgrafe representada a seguir:
Das acontecncias do banzo, em determinados casos, nada pode ser feito para se escapar, a no ser viver...

Diante da lembrana, diante da saudade, da dor pela ausncia dos seus, nossa maior resistncia a vida, pois viver resistncia, viver preciso. Tal epigrafe dialoga com o primeiro poema da obra Recordar preciso em que o eu- lrico diz que a lembrana dos sofrimentos de seus antepassados o que a inspira vida. Reviver memrias de nosso povo atravs da escrita de Conceio Evaristo realmente a maior herana que a poetisa pode nos deixar. Pois fao parte dessa nova gerao em que ela alimenta tantos sonhos e esperanas, e atravs da sua poesia, encontro foras para lutar por novos tempos.

Referncias: BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. Trad. Sergio Paulo rouanet. So Paulo: Brasiliense, 1994. EVARISTO, Conceio. Poemas da recordao e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008. _____. Literatura negra: uma potica de nossa afro-brasilidade. 1996. Dissertao, Mestrado em Literatura Brasileira - Departamento de Letras, Pontifcia Universidade Catlica, Rio de Janeiro. LE GOFF, Jacques. Histria e memria. Campinas: Educamp,1990. NASCIMENTO, Gizlda Melo do. Feitio de viver: memrias de descendentes de escravos. Londrina: Eduel, 2006.

Anda mungkin juga menyukai