Anda di halaman 1dari 7

XV Encontro Baiano de Educao Matemtica Educao Matemtica na Formao de Professores: um novo olhar UNEB CAMPUS X Teixeira de Freitas BA 3 a 5 de Julho

ho de 2013

O uso do Geoplano como prtica pedaggica inclusiva: possibilidades no ensino de geometria para alunos surdos

Thamires Belo de Jesus Instituto Federal do Esprito Santo thamiresbelo@yahoo.com.br Edmar Reis Thiengo Instituto Federal do Esprito Santo thiengo.thiengo@gmail.com RESUMO O presente artigo objetiva propor a discusso de algumas questes relacionadas ao ensino de geometria para alunos surdos, especificamente em relao ao contedo de polgonos. Aborda a importncia da metodologia adotada pelo professor para o ensino da matemtica visando a incluso de alunos surdos. Inicialmente apresentada a forma como os livros didticos da 7 srie do ensino fundamental abordam este contedo. Posteriormente, como resultado da discusso terica, apresenta-se uma proposta de atividades com a utilizao do Geoplano que visam trabalhar os conceitos apresentados nos livros didticos sob uma abordagem inclusiva. Estas atividades objetivam propor condies iguais de participao e aprendizagem dos alunos surdos inseridos na sala de aula regular. PALAVRAS-CHAVE: Polgonos. Alunos surdos. Geoplano. Prtica Pedaggica Inclusiva.

1. INTRODUO A educao inclusiva vem sendo debatida entre professores e pesquisadores da rea e muitas propostas so apresentadas para inserir alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) nas escolas regulares. Porm, a incluso vai muito alm da insero do aluno na sala de aula regular, refere-se ao significado dado a esta insero, e este significado, por sua vez, pode ser construdo com prticas pedaggicas inclusivas realizadas no ambiente escolar. Estas atividades tendem a potencializar as habilidades dos alunos surdos e, ao mesmo tempo, possibilitar a troca de experincias entre surdos e ouvintes. Uma vez que segundo Duk (2005, p. 59):

XV Encontro Baiano de Educao Matemtica Educao Matemtica na Formao de Professores: um novo olhar UNEB CAMPUS X Teixeira de Freitas BA 3 a 5 de Julho de 2013

Para que uma escola se torne um modelo de educao inclusiva no deve haver exigncias quanto ao acesso nem mecanismos de seleo ou discriminao de qualquer espcie. Neste sentido, a promoo da incluso implica na identificao e minimizao de barreiras aprendizagem e participao, e na maximizao dos recursos que apoiam ambos os processos.

Estas barreiras aprendizagem podem ser encontradas na forma como os livros didticos de matemtica abordam alguns contedos, como os Polgonos. Muitas vezes, as estratgias utilizadas pelos livros didticos no apresentam nenhuma adaptao aos alunos surdos, visto que, apresentam atividades e mtodos baseados apenas na oralidade e escrita. Assim, pretende-se com este artigo destacar a importncia das metodologias inclusivas e apresentar uma proposta de atividades com o propsito de auxiliar os professores no ensino de matemtica para alunos surdos a luz da incluso. Para isso foi analisado primeiramente a forma como este contedo apresentado nos livros didticos.

2. O CONTEDO DE POLGONOS NOS LIVROS DIDTICOS O contedo de polgonos foi analisado em dois livros didticos, a saber, Matemtica: ensino fundamental e A conquista da matemtica: a + nova, ambos da 7 srie do ensino fundamental. Verificamos a forma como os livros introduzem o contedo de polgono, a definio dada a ele, a deduo das propriedades relacionadas a um polgono e os exerccios apresentados. O livro Matemtica: ensino fundamental inicia sua abordagem com uma proposta de jogo dos polgonos a ser disputado em duplas. A proposta de jogo utiliza-se de uma malha quadriculada cujo objetivo desenhar o maior nmero de polgonos na mesma malha. Alm disso, so feitas abordagens envolvendo nomenclatura de polgonos, rea e permetro. O livro define polgono como a reunio de uma linha poligonal fechada simples com o seu interior. Os conceitos de polgonos convexos e cncavos, nomenclatura de polgonos, nmero de diagonais e soma dos ngulos internos e externos, so abordados por meio de demonstraes e exemplos. Os exerccios so apresentados no decorrer do captulo e no ultrapassam a quantidade de sete para cada tema abordado; so exerccios objetivos, que fazem o uso direto das frmulas e abordam a classificao de polgonos e seus elementos.

XV Encontro Baiano de Educao Matemtica Educao Matemtica na Formao de Professores: um novo olhar UNEB CAMPUS X Teixeira de Freitas BA 3 a 5 de Julho de 2013

O livro didtico A conquista da matemtica: a + nova inicia a abordagem apresentando a origem da palavra polgono: poli - muitos e gonos ngulos, e define polgonos como a reunio de uma linha fechada simples, formada apenas por segmentos de retas de um mesmo plano, com a sua regio interna. Este livro no faz a diferenciao de polgonos convexos e cncavos e aborda os conceitos de nomenclatura de polgonos, nmero de diagonais e ngulos internos e externos da mesma forma que o primeiro livro, utilizando demonstraes e exemplos. Os exerccios so objetivos e utilizam da aplicao direta das frmulas e, desta forma, no levam o aluno a refletir e construir suas prprias estratgias, uma vez que, ao aplicar uma frmula, o mesmo estar apenas reproduzindo um conceito e no estar participando construo de seus conhecimentos. Aps verificar como os livros didticos discutem o contedo de polgonos pretende-se apresentar algumas atividades que se utilizam do Geoplano com o objetivo de adequar a metodologia s potencialidades dos alunos surdos. No pretendemos aqui eliminar o uso do livro didtico, mas enriquecer o ensino deste contedo e possibilitar a participao efetiva dos alunos surdos.

3. ATIVIDADES COM USO DO GEOPLANO O Geoplano um recurso didtico manipulativo capaz de proporcionar ao educando manipular, construir, movimentar, desfazer e reconstruir. Ele ajuda no desenvolvimento das habilidades de manipulao e explorao espacial, comparao e ajuda no processo de representao mental dos elementos geomtricos, pois trabalha com o campo viso-espacial. Este recurso consiste numa tbua plana e possui uma srie de pregos que representam os pontos, formando desta forma uma malha quadriculada. Utilizam-se elsticos para formar vrias figuras geomtricas e desta forma pode-se fazer diversas abordagens de contedos geomtricos.

Figura 1: Imagem ilustrativa de um Geoplano. Fonte: http://www.bienasbm.ufba.br/M11.pdf

XV Encontro Baiano de Educao Matemtica Educao Matemtica na Formao de Professores: um novo olhar UNEB CAMPUS X Teixeira de Freitas BA 3 a 5 de Julho de 2013

Sendo o Geoplano um recurso didtico visuo-manipulativo v-se a estreita relao deste com o ensino de geometria para alunos surdos, uma vez que, a principal forma de absoro de saberes dos surdos d-se pela viso. Sobre esta forma de aprendizagem, Skliar (2002, p.112) afirma que:
Muito mais que a experincia da no audio, a surdez uma experincia de viso. Ora, a surdez vem a uma experincia, e isto vai muito alm do entendimento de que estas capacidades referem-se somente ao sistema viso-lingustico prprio da lngua de sinais, antes referem-se ao entendimento de que todos os mecanismos de processamentos da informao, e todas as formas de compreender o universo em seu entorno, se constroem com sua experincia visual.

Desta forma o Geoplano torna-se uma rica ferramenta para o ensino do contedo de polgonos e pode auxiliar o professor a adequar sua metodologia de ensino para potencializar a aprendizagem dos alunos surdos e, ao mesmo tempo, atender as necessidades advindas do publico geral, uma vez que, segundo Gomes (2006, p. 72),
A sociedade do conhecimento na qual vivemos, com transformaes constantes no processo de produo e na construo de conhecimento, faz surgir novas demandas sobre o sistema educacional, exigindo que os professores desenvolvam novos saberes que viabilizem um processo de ensino/aprendizagem atualizado.

Considerando as possibilidades que o Geoplano pode proporcionar ao ensino de geometria, apresentamos uma sequncia de atividades cujo objetivo desenvolver a investigao a luz da construo de alguns conceitos sobre polgonos, estabelecendo assim uma alternativa em relao ao modelo tradicional abordado nos livros didticos e possibilitar a participao de alunos surdos. As imagens foram produzidas por meio do Software livre Geoplano Computacional, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnolgico CTC, Dep. de Informtica e Estatstica. Projeto GEOPLANO. importante ressaltar que, ao iniciar a abordagem de polgonos, interessante que o professor deixe os alunos criarem e recriarem diversos polgonos com base nos seus conhecimentos prvios possibilitando que os mesmos exponham seus saberes prvios em relao ao contedo. Aps esta fase de experimentao e criao, o professor pode construir junto dos alunos o conceito de polgonos.

XV Encontro Baiano de Educao Matemtica Educao Matemtica na Formao de Professores: um novo olhar UNEB CAMPUS X Teixeira de Freitas BA 3 a 5 de Julho de 2013

Atividade 1: O objetivo desta atividade trabalhar o conceito de polgonos convexos e cncavos. Aps investigao dos alunos o professor deve construir os conceitos com base nas descobertas dos alunos, utilizando a investigao de polgonos semelhantes aos representados nas figuras 2 e 3.

Figura 2: Polgono cncavo

Figura 3: Polgono convexo

importante ressaltar que a criao de polgonos no convencionais, ou seja, com formas diferentes dos expostos nos livros didticos fundamental para que os alunos entendam os conceitos de forma genrica, visto que, muitas vezes imagens padronizadas podem induzir a conceitos particulares. Atividade 2: Determinar a rea e o permetro dos polgonos conforme figura 4, considerando que um quadradinho unindo os quatro pontos mais prximos formam uma unidade de rea. O Objetivo desta atividade trabalhar os conceitos de rea, permetro, e unidade de medida de forma no convencional.

Figura 4: Polgonos diversos para determinao de reas

Atividade 3: Construir os polgonos no Geoplano, conforme figura 5, e depois calcular suas reas sem utilizar as frmulas. Esta atividade visa trabalhar o clculo de reas sem a utilizao de frmulas e tambm a utilizao de unidades de medidas no convencionais. Em seguida, Com base nas informaes da figura 6, construir um polgono com mesmo permetro e rea diferente; e outro polgono com permetro diferente e mesma rea. Esta atividade importante, pois objetiva desmitificar os conceitos que alguns alunos tm de que polgonos com permetros diferentes no podem ter mesma rea.

XV Encontro Baiano de Educao Matemtica Educao Matemtica na Formao de Professores: um novo olhar UNEB CAMPUS X Teixeira de Freitas BA 3 a 5 de Julho de 2013

Figura 5: Clculo de reas

Figura 6: Retngulo

Atividade 4: Traar o eixo de simetria dos polgonos da figura 7 e construir uma figura simtrica em relao ao eixo P conforme figura 7. Esta atividade visa trabalhar o conceito de simetria de polgonos, visto que este conceito no foi trabalhado em nenhum livro didtico analisado, porm de fundamental importncia para o entendimento de outros conceitos matemticos.

Figura 7: Traar eixo de simetria

Figura 8: Polgono simtrico

Vale lembrar que o conceito de simetria apresentado na ltima atividade importante no s para o contedo de polgonos, mas tambm para outros contedos como, por exemplo, os estudos de grficos de funes. Este minicurso destina-se a professores, pesquisadores e interessados no tema proposto. O nmero de vagas limita-se a 20 pessoas, tendo em vista a quantidade de Geoplano disponveis para a execuo das tarefas. Necessita-se de um Data Show para exposio e uso do Software livre Geoplano Computacional.

4. CONSIDERAES FINAIS Com base na anlise do contedo de polgonos nos dois livros didticos e na potencialidade visual dos surdos, vemos a importncias das atividades que fazem uso de estratgias visuais, visto que, para que a incluso seja realmente realizada necessrio que

XV Encontro Baiano de Educao Matemtica Educao Matemtica na Formao de Professores: um novo olhar UNEB CAMPUS X Teixeira de Freitas BA 3 a 5 de Julho de 2013

diferentes metodologias sejam utilizadas de forma a proporcionar uma abordagem diferenciada. Mas ao mesmo tempo, ao discorrer sobre a forma como os contedos so apresentados nos livros, vimos o quo difcil o trabalho do professor que visa trabalhar a incluso, uma vez que, muitas vezes os recursos so poucos e as mltiplas especificidades dos alunos dificulta este trabalho. Porm importante ressaltar que uma metodologia, seja ela simples ou revolucionria, que possui princpios com vistas incluso e que se prope alcanar surdos e ouvintes, deve ser respeitada e divulgada, pois estas inciativas constituem-se um dos alicerces para uma educao voltada para todos.

5. AGRADECIMENTOS Agradecimento a Fundao de Amparo pesquisa do Esprito Santo (FAPES) pelo apoio financeiro.

6. REFERNCIAS BRASIL. Ministrio da Educao e Cultura MEC. Secretaria de Educao Especial SEESP. Organizado por Cynthia Duk. Educar na diversidade: material de formao docente. In: DUK, Cristina (org). Braslia: MEC/SEESP, 2005.

GIOVANNI, Jos Ruy; CASTRUCCI, Benedito; JNIOR, Jos Ruy Giovanni. A conquista da matemtica: a + nova, 7 srie. So Paulo: Editora FTD, 2002.

GOMES, Jacqueline Oliveira de Melo. A formao do Professor de Matemtica: um estudo sobre Implantao de novas metodologias nos cursos de licenciatura de Matemtica da Paraba. Dissertao (Mestrado). Universidade Federal da Paraba, 2006.

TINANO, Marilene Turbia de Rezende; GOMES, Maria Cristina Poncono. Matemtica: ensino fundamental; 7 srie. So Paulo: IDEP, 2006.

SKLIAR. Carlos. A Surdez: Um olhar sobre a diferena. Porto Alegre: Editora Mediao, 6 Edio. 2012

Anda mungkin juga menyukai