Anda di halaman 1dari 6

1

Dificuldades da lngua

1. A domiclio e em domiclio: As duas construes so corretas, mas com verbos diferentes. a) A domiclio emprega-se com verbos que tm ideia de movimento: levar, mandar, enviar, etc. b) Em domiclio usa-se com verbos entregar (se faz entrega em um lugar e no a um lugar), dar (algo em domiclio), fazer ( algo em domiclio) Foi feita a entrega em domiclio. Dou aula de matemtica no domiclio de Fernanda. Nesta loja, enviamos a domiclio. (as compras) 2. Fazer com que ou fazer que?

O verbo fazer transitivo direto; por isso, no aceita preposio. A construo fazer com que, embora comum em textos jornalsticos e at literrios, condenada pela norma culta da lngua.

3. Capaz e provvel O vocbulo capaz no sinnimo de provvel, possvel. Veja a diferena: a) Capaz Que tem capacidade; que tem competncia ou aptido; competente. b) Provvel Que apresenta probabilidades de acontecer; que tem aparncias de verdadeiro; verossmil. 4. Atravs e por meio O uso de atravs em lugar de por meio, por intermdio condenado pela norma culta. Veja a diferena de significados: a) Atravs De lado a lado; atravessadamente; transversalmente. Atravs de De um para outro lado. b) Por meio de Por intermdio de; pelo emprego de; mediante.

5. Sbita e subida a) Sbita Que ocorre ou surge sem ser previsto; repentino, inesperado. Veja exemplos: Ele foi acometido de um mal sbito. Naquela ano, uma paixo sbita tomou conta de mim. b) Subida Em sentido figurado, significa que excede os outros; elevado, celso, excelso. Subida honra Elevada, grande honra. 6. Maltrato e maus-tratos a) Maltrato Forma do verbo maltratar (tratar com violncia, com palavras rudes; tratar mal; receber mal. b) Maus-tratos S existe no plural. Imposio de trabalho excessivo ou imprprio ou abuso de meios corretivos ou disciplinares a quem se acha sob autoridade de algum. 7. Em dias ou em dia? A expresso correta em dia (invarivel), no sentido de sem atraso; pontualmente; bem informado; atualizado. 8. Sem fundo e sem fundos a) Sem fundo Sem suporte para sustentao; sem fundamento. b) Sem fundos proviso em dinheiro. Exemplo: Cheque sem fundos. 9. vista e a prazo - A crase com as expresses a vista (com pagamento imediato, a dinheiro) e a prazo (com pagamento futuro, a crdito) no existe. uma questo de raciocnio lgico quanto ao emprego do artigo, coisa que poucos estudiosos do assunto tm. Raciocinemos. Na expresso a prazo, no existe artigo. Ningum diz ao prazo, e isso sabedoria popular. Conseqente-mente, no se pode empregar artigo na expresso correlativa a vista. vista de J a expresso vista de (na presena de; diante) aceita crase com naturalidade. 10. A nvel e em nvel A expresso a nvel (ou ao nvel) existe, mas s pode ser usada para designar algo (normalmente lquido) que esteja mesma altura. Para designar, figuradamente, altura relativa numa escala de valores ou ainda situao, estado, plano, s se pode usar a expresso em nvel.

As formas corretas so em nvel de, que significa no mbito de, e ao nvel de, equivale locuo `a altura de. O aumento do salrio mnimo ser decidido em nvel de Congresso. Seu apartamento ficava ao nvel da rua. 11. A partir A locuo prepositiva a partir de tem grafia fixa: sempre separada, independentemente do uso. 12. Por isso A unio de por (preposio) + isso (pronome demonstrativo constitui abuso comum praticado por quem escreve com desleixamento. A expresso por isso (em vista disso; por esse motivo) no admite outra grafia. 13. De repente No mesmo rol das unies proibidas, est a locuo adverbial de repente (de sbito; repentinamente). 14. Pagar no ou com carto? A construo que respeita a lgica do verbo pagar (quando usado como transitivo) pagar algo com carto A idia coerente pagar uma coisa (dvida, por exemplo) com outra (com dinheiro, com carto), e no em outra. 15. Seo / sesso / cesso Seo significa diviso, repartio, parte de uma publicao ou de um todo; sesso refere-se ao tempo que dura uma reunio ou um espetculo; j cesso o ato de ceder, dar. D uma olhada na seo de brinquedos (repartio) A seo de culinria dessa revista est tima. ( parte de um todo) Quero ver o filme, mas s posso ir sesso das dez. (perodo de um espetculo) Ele j terminou a sesso com o psicanalista? (perodo de uma reunio) Fizeram um contrato de cesso de diretos. (ato de ceder) 16. Viagem / viajem Escreve-se com g quando se trata do substantivo feminino. Nossa viagem no foi longa. Grafa-se com j quando representa uma das formas do verbo viajar.

Talvez eles viajem nas frias comigo. 17. Vou fazer / farei Evite o gerundismo ( vou esta fazendo), porque a construo incorreta. Usa-se, no caso, vou fazer ou farei, isto , vou + infinitivo ou futuro do presente. Vou providenciar / providenciarei o envio das notas fiscais para o incio da semana que vem 18. O uso do por que O uso dos porqus um assunto muito discutido e traz muitas dvidas. Com a anlise a seguir, pretendemos esclarecer o emprego dos porqus para que no haja mais impreciso a respeito desse assunto. O por que tem dois empregos diferenciados: Quando for a juno da preposio por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuir o significado de por qual razo ou por qual motivo: Exemplos: Por que voc no vai ao cinema? (por qual razo) No sei por que no quero ir. (por qual motivo) Quando for a juno da preposio por + pronome relativo que, possuir o significado de pelo qual e poder ter as flexes: pela qual, pelos quais, pelas quais. Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual) Por qu Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamao, o por qu dever vir acentuado e continuar com o significado de por qual motivo, por qual razo. Exemplos: Vocs no comeram tudo? Por qu? Andar cinco quilmetros, por qu? Vamos de carro. Porque conjuno causal ou explicativa, com valor aproximado de pois, uma vez que, para que. Exemplos: No fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois) No v fazer intrigas porque prejudicar voc mesmo. (uma vez que) Porqu substantivo e tem significado de o motivo, a razo. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.

Exemplos: O porqu de no estar conversando porque quero estar concentrada. (motivo) Diga-me um porqu para no fazer o que devo. (uma razo) 19. Mais e mas Mas: conjugao, palavra invarivel que une termos de uma orao ou oraes. Pode ser substituido por porm, entretanto e contudo. Exemplo: Meu carro est com um problema no motor, mas eu levarei no mecnico para consertar. Carol perdeu seu celular, mas vai comprar outro. Voc no estava l na hora que eu precisei, mas no tem problema. Mais: advrbio de intensidade. Pode modificar tambm adjetivos e advrbios. O contrrio de menos. Exemplo: Eu tenho mais irmos do que voc. Meu irmo mais velho que eu. Julia comprou mais um carro. 20. Mau um adjetivo; contrrio de bom. Exemplos: - Adriano um mau aluno. - Hoje estou de mau humor. - Hoje acordei passando mau. Mal um advrbio de modo, usado como contrrio de bem, tambm usado como substantivo, com sentido de doena, tristeza, desgraa, tragdia, e conjuno temporal, com o sentido de quando. Exemplos: - Ela compreendeu mal a situao. (adv) - Ela dirige muito mal. (adv.) - Ele est passando mal. (subst.) - No deseje mal a ningum. (subst.) - Mal cheguei escola e j encontrei com ele. (conj.) - Mal entrei na minha sala e o telefone tocou. (conj.) 21. Seno usado quando: - do contrrio / de outro modo: Ex: Faa o trabalho, seno vai ficar em recuperao.

- mas sim; Ex: No foi a Paula, nem a Flvia, seno a Carol. - exceto, salvo de, a no se; Ex: Todos trouxeram os materiais, seno Mariana. - defeito, falha. Ex: No encontrei um seno na sua prova. Se No usado em frases que indicam condio, alternativa, incerteza, dvida: - Se no tiver como fazer, me avise. (condio) - Chegaram trs pessoas, se no quatro. (incerteza)

Anda mungkin juga menyukai