Anda di halaman 1dari 8

M357

Governo do Estado do Par Secretaria Executiva de Estado de Sade Pblica - SESPA

MDICO-PATOLOGIA

INSTRUES GERAIS
Voc recebeu do fiscal: Um caderno de questes contendo 50 (cinqenta) questes de mltipla escolha da Prova Objetiva; Um carto de respostas personalizado para a Prova Objetiva; responsabilidade do candidato certificar-se de que o nome do cargo/especialidade - rea de atuao ou cargo informado nesta capa de prova corresponde ao nome do cargo/especialidade - rea de atuao ou cargo informado em seu carto de respostas. Ao ser autorizado o incio da prova, verifique, no caderno de questes se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Voc dispe de 4 (quatro) horas para fazer a Prova Objetiva. Faa-a com tranqilidade, mas controle o seu tempo. Este tempo inclui a marcao do carto de respostas . Aps o incio da prova, ser efetuada a coleta da impresso digital de cada candidato (Edital 01/2006 subitem 9.9 alnea a). Somente aps decorrida uma hora do incio da prova, entregar o seu carto de respostas, e retirar-se da sala de prova (Edital 01/2006 subitem 9.9 alnea c). Somente ser permitido levar seu caderno de questes ao final da prova, desde que o candidato permanea em sua sala at este momento (Edital 01/2006 subitem 9.9 alnea d). No ser permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas (Edital 01/2006 subtem 9.9 alnea e). Aps o trmino de sua prova, entregue obrigatoriamente ao fiscal o carto de respostas devidamente assinado. Os 3 (trs) ltimos candidatos de cada sala s podero ser liberados juntos. Se voc precisar de algum esclarecimento, solicite a presena do responsvel pelo local.

INSTRUES - PROVA OBJETIVA


Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Solicite ao fiscal para efetuar as correes na Ata de Aplicao de Prova. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir:

CRONOGRAMA PREVISTO
Atividade Divulgao dos gabaritos das Provas Objetivas Interposio de recursos contra os gabaritos das Provas Objetivas Divulgao do resultado do julgamento dos recursos contra os gabaritos das Provas Objetivas Data 05/06/2006 06 e 07/06/2006 19/06/2006 Local www.nce.ufrj.br/concursos www.nce.ufrj.br/concursos ou fax at as 17 horas www.nce.ufrj.br/concursos

Demais atividades consultar o Manual do Candidato ou o endereo eletrnico www.nce.ufrj.br/concursos

GOVERMO DO PAR

Concurso Pblico - 2006

LNGUA PORTUGUESA
Por que o Budismo encanta o Ocidente?
Frei Betto O budismo faz tanto sucesso no Ocidente porque possui caractersticas que correspondem s tendncias da psmodernidade neoliberal. Num mundo em que muitas religies se sustentam em estruturas autoritrias e apresentam desvios fundamentalistas, o budismo apresenta-se como uma noreligio, uma filosofia de vida que no possui hierarquias, estruturas nem cdigos cannicos. No budismo no h a idia de Deus, nem de pecado. Centrado no indivduo e baseado na prtica da yoga e da meditao, o budismo no exige compromissos sociais de seus adeptos, nem submisso a uma comunidade ou crena em verdades reveladas. H, contudo, muitos budistas engajados em lutas sociais e polticas. Nessa cultura do elixir da eterna juventude, em que o envelhecimento e morte so encarados, no como destinos, mas como fatalidades, o budismo oferece a crena na reencarnao. Acreditar que ser possvel viver outras vidas alm dessa sempre consolo e esperana para quem se deixa seduzir pela idia da imortalidade e no se sente plenamente realizado nessa existncia. Outro aspecto do budismo que o torna to palatvel no Ocidente a sua adequao a qualquer tendncia religiosa. Pode-se ser catlico ou protestante e abraar o budismo como disciplina mental e espiritual, sem conflitos. Mesclar diferentes tradies religiosas uma tendncia crescente para quem respira a ideologia ps-moderna do individualismo exacerbado, segundo a qual cada um de ns pode ser seu prprio papa ou pastor, sem necessidade de referncias objetivas. Como mtodo espiritual, o budismo de grande riqueza, pois nos ensina a lidar, sem angstia, com o sofrimento; a limpar a mente de inquietaes; a adotar atitudes ticas; a esvaziar o corao de vaidades e ambies desmedidas; a ir ao encontro do mais ntimo de ns mesmos, l onde habita aquele Outro que funda a nossa verdadeira identidade.

03 - ps-modernidade neoliberal; em vocbulos como neoliberal, neocapitalismo etc. o elemento NEO indica algo: (A) que se repete de forma exagerada; (B) que completamente novo na histria das idias; (C) que se ope ao tradicional; (D) que se reapresenta com novos aspectos; (E) que prope algo revolucionrio.

04 - Para o entendimento de um texto indispensvel conhecermos o significado dos vocbulos nele presentes; a alternativa em que o significado do vocbulo destacado est ERRADAMENTE indicado : (A) apresentam desvios fundamentalistas que serve de fundamento, de base; (B) muitos budistas engajados em lutas sociais que participam; (C) que o torna to palatvel no Ocidente aceito; (D) Mesclar diferentes tradies religiosas misturar; (E) no possui hierarquias escala de autoridade num grupo.

05 - No budismo no h a idia de Deus, nem de pecado; uma forma de reescrever-se essa mesma frase que altera o seu sentido original : (A) No h, no budismo, a idia de Deus, nem de pecado; (B) A idia de Deus e a de pecado no existem no budismo; (C) No budismo, as idias de Deus e de pecado no existem; (D) No budismo no h a idia de pecado e nem a de Deus; (E) As idias de pecado alm de Deus no existem no budismo.

06 - A alternativa abaixo em que ocorre a presena de um s adjetivo que se refere a um s substantivo : (A) hierarquias, estruturas nem cdigos cannicos; (B) lutas sociais e polticas; (C) disciplina mental e espiritual; (D) diferentes tradies religiosas; (E) vaidades e ambies desmedidas.

01 - Considerando a pergunta presente no ttulo do texto Por que o Budismo encanta o Ocidente? pode-se dizer que o texto: (A) evita respond-la de forma direta; (B) indica vrias razes que a respondem; (C) no a responde por tratar-se de tema polmico; (D) mostra somente probabilidades de respostas; (E) em lugar de respond-la, prope outras perguntas.

07 - H, contudo, muitos budistas engajados em lutas sociais e polticas; uma conjuno adversativa, como a que est sublinhada nesse segmento do texto, ope idias. As idias opostas nesse caso so: (A) budistas X no-budistas; (B) engajados X indiferentes; (C) individualismo X lutas sociais; (D) lutas sociais X lutas polticas; (E) pacifismo X conflitos sociais e polticos.

02 - A alternativa abaixo que mostra, segundo o texto, uma oposio INADEQUADA entre o budismo e outras religies : (A) centrado no indivduo X no exige compromissos sociais; (B) estruturas autoritrias X no possui hierarquias; (C) crena em verdades reveladas X no-religio; (D) morte encarada como destino X a crena na reencarnao; (E) desvios fundamentalistas X mesclar diferentes tradies.

08 A palavra engajado aparece comumente grafada erradamente com um N a mais: enganjado; o vocbulo abaixo cuja grafia est correta : (A) mortandela; (B) mendingo; (C) conteno; (D) prensena; (E) ingnorante.

GOVERMO DO PAR

Concurso Pblico - 2006

09 - No ltimo pargrafo do texto aparecem casos de utilizao de ponto-e-vrgula(;); a regra que justifica esse emprego : (A) separar blocos de oraes que se opem pelo sentido; (B) separar oraes coordenadas, quando pelo menos uma delas j tem elementos separados por vrgula; (C) indicar ordem inversa de termos; (D) destacar elementos sumamente importantes no texto; (E) separar oraes coordenadas no unidas por conjuno.

14 - O texto apresenta em relao ao budismo uma idia: (A) de crena no adaptada ao mundo moderno; (B) de no-religio, no compreendida pelo Ocidente; (C) de uma religio antiga, oposta ao Catolicismo dominante; (D) de um posicionamento mais liberal e menos opressivo; (E) de uma atividade poltica contrria a revolues.

10 - A alternativa em que o valor semntico do conectivo destacado est corretamente indicado : (A) O budismo faz tanto sucesso no Ocidente porque possui caractersticas... conseqncia; (B) a ideologia ps-moderna do individualismo exacerbado segundo a qual cada um de ns... posterioridade; (C) o budismo de grande riqueza, pois nos ensina a lidar... concluso; (D) se sustentam em estruturas autoritrias e apresentam desvios... alternncia; (E) so encarados no como destinos, mas como fatalidades conformidade.

15 - A qualidade do ser humano que NO aparece citada como presente na filosofia budista, segundo o ltimo pargrafo do texto : (A) tranqilidade; (B) honestidade; (C) simplicidade; (D) previdncia; (E) conformismo.

SISTEMA NICO DE SADE


11 - A alternativa que mostra uma correspondncia ERRADA entre substantivo e verbo correspondente : (A) submisso / submeter; (B) autoridade / autorizar; (C) tendncia / tender; (D) mente / mentalizar; (E) providncia / provir. 16 - A Constituio Federal de 1988 na seo II (da sade) preconiza em relao iniciativa privada que: (A) a assistncia sade vedada iniciativa privada; (B) as instituies privadas com fins lucrativos integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico de sade; (C) as entidades filantrpicas tm preferncia sobre as instituies privadas na participao de forma complementar do SUS; (D) a legislao complementar dispe sobre os casos em que a comercializao de rgos, tecidos, sangue e seus derivados permitida; (E) a destinao de recursos pblicos para subvenes s instituies privadas com fins lucrativos prevista quando o sistema pblico no dispuser de leitos.

12 - Num mundo em que muitas religies se sustentam em estruturas autoritrias...; a frase abaixo em que o emprego do pronome relativo que precedido de preposio est ERRADO : (A) Esse um pensamento de que todos discordam; (B) A crena em que todos se baseiam falsa; (C) O budismo uma no-religio sobre que todos discutem; (D) Tais crenas so aquelas de que todos apreciam; (E) Essas so as lutas a que todos se dedicam.

17 - De acordo com o artigo 200 da Constituio Federal: 13 - Pela estrutura e contedo, a melhor definio para esse tipo de texto : (A) narrativo didtico, pois ensina e mostra diferentes aspectos em ordem cronolgica; (B) expositivo preditivo, pois antecipa situaes futuras das relaes entre as crenas; (C) argumentativo polmico, pois apresenta idias que defendem uma posio contra outras possveis; (D) descritivo informativo, pois informa caractersticas novas sobre o budismo, que so de interesse geral; (E) dissertativo normativo, pois visa dar normas de conduta aos leitores. (A) ordenar a formao de recursos humanos na rea da sade competncia exclusiva das universidades; (B) competncia das empresas executar as aes de vigilncia sanitria e da sade do trabalhador; (C) competncia do SUS participar da fiscalizao da produo, guarda e utilizao de produtos radioativos; (D) competncia da industria farmacutica controlar e fiscalizar a produo de medicamentos e imunobiolgicos; (E) competncia do SUS, mediante contribuio, a cobertura dos eventos de invalidez, morte, velhice e recluso.

GOVERMO DO PAR

Concurso Pblico - 2006

18 - A lei orgnica da sade estabelece que: (A) a direo do SUS deve ser exercida, em todas as esferas de governo, pelo ministrio da sade; (B) direo nacional do SUS compete promover a descentralizao, para os municpios, dos servios e das aes de sade; (C) direo municipal do SUS compete definir e coordenar as redes integradas de assistncia de alta complexidade no nvel municipal; (D) a poltica de recursos humanos na rea da sade visa a organizao de um sistema de formao em todos os nveis de ensino; (E) a integralidade da assistncia garantida mediante a oferta do programa de sade da famlia e de unidades bsicas de sade.

A(s) afirmativa(s) correta(s) (so): (A) I, II e III; (B I e II, apenas; (C III, apenas; (D) II, apenas; (E) I e III, apenas.

22 - De acordo com a Norma Operacional Bsica do Sistema nico de Sade NOBSUS 96: (A) a transferncia regular e automtica fundo a fundo (Fundo Nacional de Sade aos fundos estaduais e municipais) ocorrer mediante convnio ou instrumento congnere; (B) o Piso Assistencial Bsico (PAB) consiste em um montante de recursos financeiros destinado ao custeio de procedimentos e aes de assistncia bsica, de responsabilidade tipicamente municipal; (C) a transferncia total do PAB no poder ser suspensa ainda que em caso da no-alimentao, pela SMS junto SES, dos bancos de dados de interesse nacional; (D) o Incentivo ao Programa de Sade da Famlia (PSF) sofrer acrscimo de 3% sobre o valor do PAB para cada 5% da populao coberta, at atingir 100% da populao do municpio; (E) a definio do elenco de procedimentos custeados pelo PAB deve observar o perfil de servios disponveis na maioria dos estados, mantendo seus valores at que a ateno integral sade esteja plenamente organizada em todo o pas.

19 - A lei n 8142/ 90 estabelece que: (A) a representao permanente no Conselho Nacional de Sade est circunscrita ao Ministrio da Sade e aos representantes do CONASS, do CONASEMS, das centrais de trabalhadores e da federao brasileira de hospitais; (B) a representao dos usurios nos conselhos de sade ser majoritria em relao aos demais segmentos; (C) os representantes dos prestadores de servio compem o conselho de sade em carter temporrio; (D) os recursos do Fundo Nacional de Sade sero alocados para cobertura exclusiva da rede hospitalar de alta complexidade; (E) a Conferncia Nacional de Sade, instncia colegiada do SUS, se rene para propor as diretrizes da poltica de sade.

23 - A Norma Operacional da Assistncia Sade NOAS-SUS 01/2001 tem por finalidade: 20 - No programa de sade da famlia, o membro da equipe que tem como atribuio especfica realizar o mapeamento de sua rea e cadastrar as famlias, identificando as que esto expostas situaes de risco o: (A) auxiliar de enfermagem; (B) enfermeiro; (C) assistente social; (D) agente comunitrio de sade; (E) sanitarista. (A) ampliar as responsabilidades dos municpios na Ateno Bsica e definir o processo de regionalizao da assistncia; (B) ampliar as responsabilidades dos Estados na Ateno Hospitalar e definir o processo de regionalizao da assistncia; (C) ampliar as responsabilidades do nvel federal na Ateno Hospitalar e definir o processo de centralizao da assistncia hospitalar de alta complexidade; (D) instituir a estratgia de sade da famlia no nvel estadual; (E) desestimular os consrcios intermunicipais de sade.

21 - O Conselho Tutelar normatizado no ttulo V do Estatuto da Criana e do Adolescente. Sobre ele so feitas as seguintes afirmativas: I O conselho tutelar o rgo jurisdicional e temporrio encarregado de julgar os casos de no cumprimento dos direitos da criana e do adolescente. II atribuio do conselho tutelar determinar que o pai agressor seja afastado da moradia comum, em caso de abuso sexual. III a escolha dos membros do conselho tutelar realizada sob a responsabilidade do conselho municipal dos direitos da criana e do adolescente.

CONHECIMENTOS GERAIS REA MDICA


24 - O antidepressivo com maior efeito sedativo : (A) fluoxetina; (B) mirtazapina; (C) sertralina; (D) escitalopram; (E) citalopram.

GOVERMO DO PAR

Concurso Pblico - 2006

25 - A droga a seguir que pode provocar elevao de T4 : (A) cido nicotnico; (B) fenobarbital; (C) clofibrato; (D) sertralina, (E) fluorouracil.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
31- A caracterstica morfolgica que permite identificar ovos de Schistosoma mansoni ao exame parasitolgico de fezes : (A) a presena de espinho lateral; (B) a presena de larva espiralada no seu interior; (C) a presena de miracdio com massa nervosa perifrica com 16 subunidades; (D) a superfcie rugosa com ventosas laterais; (E) a colorao azulada mesmo sem a adio de corantes.

26 - A principal causa de desenvolvimento de delrio no psoperatrio o uso de: (A) propranolol; (B) soro fisiolgico; (C) cateter urinrio; (D) potssio; (E) soro glicosado.

27 - um opiceo: (A) codena; (B) carbamazepina; (C) piroxan; (D) ibuprofen; (E) naproxen.

32- Dentre as bactrias abaixo, aquela cujas colnias habitualmente exibem forma irregular e colorao em diferentes tons de verde e castanho, em cultura realizada em meio no diferencial, : (A) Staphylococcus aureus; (B) Micrococcus sp.; (C) Pseudomonas aeruginosa; (D) Serratia sp.; (E) Roseomonas sp.

28 - O melhor exame para avaliao de doentes com incontinncia fecal : (A) colonoscopia; (B) retossigmoidoscopia (C) ressonncia magntica; (D) cintilografia; (E) ultra-som endo-anal.

33- Em relao ao marcador tumoral CA125 INCORRETO afirmar que: (A) 1% das mulheres sadias tm nveis sricos de CA125 maior que 35 U/mL; (B) endometriose e doena inflamatria plvica podem cursar com elevao srica de CA125; (C) o CA125 srico maior ou igual a 65 U/ mL tem sensibilidade maior que 95% em mulheres ps menopausa com massa plvica assintomtica; (D) o CA125 srico maior ou igual a 65 U/ mL tem especificidade maior que 75% em mulheres ps menopausa com massa plvica assintomtica; (E) a elevao srica de CA125 encontrada exclusivamente em carcinoma de ovrio.

29 - A droga mais bem indicada no tratamento da sndrome de abstinncia do lcool : (A) meto-clopramida; (B) benzodiazepnico; (C) tiamina; (D) histamina; (E) fenitoina.

34- Em relao citologia e bioqumica do lquido cfaloraquidiano, INCORRETO afirmar que: (A) a colorao pelo mtodo de Gram revela microorganismos intra ou extracelulares em mais de 80% dos pacientes com meningite meningoccica; (B) a glicorraquia normal encontra-se na faixa de 40 a 70 mg/dL; (C) os nveis liquricos normais de protenas totais ficam na faixa de 20 a 50 mg/dL; (D) o pH normal do lquor menor que o sangneo, variando entre 7,15 a 7,25; (E) habitualmente, em situaes normais, encontram-se menos de cinco leuccitos por microlitro de lquor.

30 - uma droga de ao bloqueadora da aldosterona: (A) hidroclorotiazida; (B) clortolidona; (C) atenolol; (D) espironolactona; (E) furosemida.

GOVERMO DO PAR

Concurso Pblico - 2006

35- A dosagem srica de hemoglobina glicosilada (HBA1c) permite a avaliao do controle glicmico do seguinte perodo anterior coleta de sangue para o exame: (A) sete a 14 dias; (B) dois a trs meses; (C) um a dois dias; (D) trs a quatro semanas; (E) seis a oito meses.

39- Observe as afirmativas abaixo: I A frao da creatinina fosfoquinase (CPK) utilizada no diagnstico e acompanhamento do infarto agudo do miocrdio a frao MB (CPK-MB). II A Troponina I especfica do msculo cardaco e o marcador de escolha para o diagnstico do infarto agudo do miocrdio. III A no elevao dos nveis sricos de mioglobina aps seis horas de dor torcica praticamente exclui o diagnstico de infarto agudo do miocrdio. Assinale a alternativa correta: (A) apenas a afirmativa I est correta; (B) apenas a afirmativa II est correta; (C) apenas a afirmativa III est correta; (D) apenas as afirmativas I e III esto corretas; (E) todas as afirmativas esto corretas. 40- Observe as afirmativas abaixo, acerca de exames parasitolgicos de fezes: I O mtodo de Baerman-Morais empregado para deteco de larvas de helmintos. II O mtodo de Kato-Katz ideal para deteco de larvas de Strongyloides stercoralis. III O diagnstico laboratorial da Ancilostomase pode ser feito atravs do mtodo de Lutz. Assinale a alternativa correta: (A) apenas a afirmativa I est correta; (B) apenas a afirmativa II est correta; (C) apenas a afirmativa III est correta; (D) apenas as afirmativas I e III esto corretas; (E) todas as afirmativas esto corretas.

36- Observe as afirmativas abaixo: I A contagem de plaquetas geralmente feita em sangue total anticoagulado com EDTA, usando-se contadores automticos de clulas. II A enumerao de plaquetas pode ser feita em lmina, pelo mtodo de Fonio, cuja preciso menor, mas permite a anlise da morfologia plaquetria. III Falsa trombocitopenia contagem automatizada pode ser causada por aglutinao plaquetria induzida pela presena do EDTA com a participao de protenas plasmticas. Assinale a alternativa correta: (A) apenas a afirmativa I est correta; (B) apenas a afirmativa II est correta; (C) apenas a afirmativa III est correta; (D) apenas as afirmativas I e III esto corretas; (E) todas as afirmativas esto corretas.

37- O encontro de cocos Gram-positivos dispostos aos pares, em lavado bronco-alveolar de paciente adulto com broncopneumonia, sugere que o agente etiolgico do quadro seja: (A) Proteu mirabillis; (B) Streptococcus pneumoniae; (C) Pseudomonas aeruginosa; (D) Enterococcus sp.; (E) Escherichia coli.

41- Observe as afirmativas abaixo, acerca da anlise bioqumica dos derrames pleurais: I Valor da protena do lquido pleural dividido pela protena total srica maior que 0,5. II Valor do LDH do lquido pleural dividido pelo LDH srico maior que 0,6. III Valor do LDH do lquido pleural mais de dois teros acima do limite superior do normal para o soro. Assinale a alternativa correta: (A) os derrames pleurais exsudativos satisfazem pelo menos um dos critrios acima; (B) os transudatos pleurais satisfazem pelo menos um dos critrios acima; (C) os derrames pleurais exsudativos satisfazem sempre todos os trs critrios acima; (D) os transudatos pleurais satisfazem sempre todos os trs critrios acima; (E) o critrio II patognomnico de enfisema pleural.

38- Sobre a dosagem de lipdios plasmticos, INCORRETO afirmar que: (A) o colesterol LDL habitualmente calculado a partir das dosagens de colesterol total, triglicerdeos e colesterol HDL, atravs da frmula de Friedewald; (B) a frmula de Friedewald no aplicvel a indivduos com triglicerdeos acima de 400 mg/dL; (C) a ingesto de lcool etlico s interfere no exame se realizada nas 12 horas antecedentes coleta de sangue; (D) para a dosagem de triglicerdeos obrigatrio jejum de 12 a 14 horas antes da coleta de sangue; (E) a estase venosa prolongada durante a coleta (maior que dois minutos) pode acarretar hemoconcentrao e elevao de todos os elementos do perfil lipdico.

GOVERMO DO PAR

Concurso Pblico - 2006

42- Um paciente com o seguinte perfil sorolgico: positividade para HBsAg, anti-HBc IgM e HBeAg; e negatividade para antiHBsAg e anti-HBeAg, apresenta: (A) infeco crnica pelo vrus da hepatite B, com alta infecciosidade; (B) infeco aguda pelo vrus da hepatite B, com alta infecciosidade; (C) infeco crnica pelo vrus da hepatite B, com baixa infecciosidade; (D) infeco aguda pelo vrus da hepatite B, com baixa infecciosidade; (E) imunizao ps-vacinal para o vrus da hepatite B. 43- Em relao hematoscopia do sangue perifrico, INCORRETO afirmar que: (A) clulas em alvo so hemcias com aumento na razo entre a sua rea de superfcie e o seu volume; (B) esfercitos so hemcias com diminuio na razo entre a sua rea de superfcie e o seu volume; (C) hemoglobina precipitada ocorre nos corpsculos de Heinz; (D) clulas falcmicas apresentam polimerizao da hemoglobina S; (E) esquizcitos so hemcias com grande aumento da quantidade de inositol-trifosfato na membrana plasmtica. 44- Dentre os agentes abaixo, aquele que mais freqentemente causa bacteremia em infeces hospitalares : (A) Proteu mirabillis; (B) Staphylococcus aureus; (C) Enterococcus sp.; (D) Staphylococcus coagulase-negativo; (E) Candida spp. 45- Assinale a alternativa correta: (A) no carcinoma hepatocelular primrio h a formao de um tipo anormal de protrombina, a des-gama-carboxiprotrombina; (B) no carcinoma hepatocelular primrio h a formao de um tipo anormal de protrombina, a sulfoxiprotrombina, a qual se relaciona com as elevaes de alfa-fetoprotena; (C) na grande maioria dos casos de carcinoma hepatocelular, so encontrados baixos nveis sricos de alfa-fetoprotena (<10 microgramas/ litro); (D) nveis sricos de alfa-fetoprotena acima de 1.000 microgramas/litro se relacionam com o diagnstico de hepatites virais agudas; (E) altos nveis pr-operatrios do antgeno carcinoembrionrio (CEA) em pacientes com neoplasias colnicas tem correlao direta com a possibilidade de sangramento per-operatrio. 46- Em relao anlise de lquido asctico, INCORRETO afirmar que: (A) mais de 500 clulas/litro com proporo de polimorfonucleares maior ou igual a 50% sugestivo de peritonite bacteriana espontnea; (B) a determinao do pH do lquido asctico essencial para o diagnstico de peritonite bacteriana espontnea; (C) na cirrose heptica, a concentrao srica de albumina mais elevada que a do lquido asctico, acarretando um gradiente de albumina no soro-ascite (GASA) maior ou igual a 1,1 g/dL;

(D) o exame citolgico do lquido asctico negativo para clulas tumorais em casos de carcinomas hepato-celulares primrios; (E) ascite sanginolenta pode ser encontrada em cerca de 20% dos carcinomas hepticos primrios.

47- Os dois melhores mtodos para o diagnstico laboratorial da oxiurase so: (A) exame parasitolgico de fezes pelo mtodo de Faust/tcnica de swab anal; (B) exame parasitolgico de fezes pelo mtodo de Lutz/tcnica de swab anal; (C) mtodo de Graham/tcnica de swab anal; (D) exame parasitolgico de fezes pelo mtodo de Faust/mtodo de Graham; (E) exame parasitolgico de fezes pelo mtodo de Lutz/mtodo de Graham.

48- O corante habitualmente utilizado para a deteco de depsitos de ferro em bipsias de medula ssea : (A) o Vermelho de Bromofenol; (B) a Hematoxilina-Eosina; (C) o Azul da Prssia; (D) o Vermelho do Congo; (E) o Cromotropo 2R.

49- Para que uma amostra de escarro espontneo seja considerada como sendo de coleta adequada, necessrio que a anlise microscpica contenha, por campo de pequeno aumento: (A) menos de 25 neutrfilos e menos de 10 clulas epiteliais descamativas; (B) mais de 25 neutrfilos e menos de 10 clulas epiteliais descamativas; (C) mais de 25 neutrfilos e mais de 10 clulas epiteliais descamativas; (D) menos de 10 neutrfilos e menos de 25 clulas epiteliais descamativas; (E) menos de 10 neutrfilos e mais de 25 clulas epiteliais descamativas.

50- Observe as afirmativas abaixo: I A perda caracterstica de heterozigosidade (PDH) em vrios cromossomos tem sido documentada em macroadenomas hipofisrios grande ou invasivos. II A realizao de exame de citometria de fluxo do sangue perifrico, utilizando os marcadores CD55 e CD59, til para a conduo clnica de casos de Hemoglobinria Paroxstica Noturna. III A tcnica de reao em cadeia da polimerase (PCR) no tem boa sensibilidade para o diagnstico e subseqente determinao da carga viral do vrus da hepatite C. Assinale a alternativa correta: (A) apenas a afirmativa I est correta; (B) apenas a afirmativa II est correta; (C) apenas as afirmativas I e II esto corretas; (D) apenas as afirmativas I e III esto corretas; (E) todas as afirmativas esto corretas.

INFORMAES ADICIONAIS
Ncleo de Computao Eletrnica Diviso de Concursos

Endereo: Prdio do CCMN, Bloco C Ilha do Fundo - Cidade Universitria - Rio de Janeiro/RJ Caixa Postal: 2324 - CEP 20010-974 Central de Atendimento: 0800 7273333 ou (21) 2598-3333 Informaes: Dias teis, de 9 h s 17 h (horrio de Braslia) Site: www.nce.ufrj.br/concursos

Anda mungkin juga menyukai