Anda di halaman 1dari 13

Dossi: Pentecostalismo no Brasil Artigo original

DOI - 10.5752/P.2175-5841.2011v9n22p383
Licena Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported

Algumas interpelaes do Pentecostalismo no Brasil


Some interpellation of Pentecostalism in Brazil
Ari Pedro Oro*
Resumo O pentecostalismo ocupa um lugar cada vez mais importante na sociedade brasileira em geral, e no campo religioso em particular. Este texto procura analisar as interpelaes que o pentecostalismo provoca na esfera religiosa e na esfera poltica. Por um lado, no campo religioso, sobretudo a Igreja catlica que o pentecostalismo interpela, especialmente seu carter hegemnico no campo religioso brasileiro e sua exclusividade na demarcao religiosa da esfera pblica, marcando presena na poltica e nos meios de comunicao de massa. Alm disso, ao reivindicar uma identidade religiosa exclusiva e nica, o pentecostalismo questiona os prprios fundamentos da cultura catlica brasileira. Por outro lado, o pentecostalismo interpela o campo poltico ao afirmar a sua presena ativa na vida poltica nacional, a partir de motivaes de ordem prtica e simblica. Isto no significa, porm, o desejo pentecostal de conquista do poder poltico, ou a contestao dos fundamentos da democracia republicana ou, ainda, a tentativa de estabelecer uma hegemonia ideolgica e a submisso dos cidados a dogmas e preceitos religiosos. Palavras-chave: Pentecostalismo; Evanglico; Brasil; Poltica; Interpelao. Abstract Pentecostalism plays an ever increasing role in Brazilian society specially what concerns its religious field. This article aims to analyse some questionings made on the religious and political spheres by pentecontalism. On the one hand, these questionings aim at the hegemonic role Catholicism plays in the Brazilian religious field as well as its broad religious influence on the political arena and in the mass media. On thinking of itself as having an unique and exclusive religious identity Pentecostalism also questions the very foundations of the Brazilian catholic culture. On the other hand, Pentecostalism gives its own interpretation of the Brazilian political field in demarcating its active presence there by practical and symbolic motivations. This does not mean however that pentecostalism desires to get the political power or to challenge the very foundations of the Brazilian republican democracy. Neither does it try to establish an ideological religious hegemony and the submission of the Brazilian citizens to religious dogmas and precepts. Keywords: Pentecostalism; Evangelical; Brazil; Politics; Questionings.

Artigo recebido em 31 de agosto de 2011 e aprovado em 19 de setembro de 2011. * Doutor em Antropologia - Estudos da Amrica Latina, pela Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle (1985) e Mestre em Filosofia pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (1977). Atualmente professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pas de origem: Brasil. E-mail: arioro@uol.com.br Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841 383

Ari Pedro Oro

Introduo
Nos ltimos trinta anos o pentecostalismo vem ocupando um espao cada vez mais importante na sociedade brasileira. Na esteira de um artigo seminal escrito por Pierre Sanchis (1994), este texto discorre sobre as interpelaes que o pentecostalismo produz nos campos religioso e poltico. Adianto que a noo de interpelao aqui usada no sentido de questionamento e desafio, sem a fora terica que lhe imprimiram autores como Althusser, Foucault e Pcheux. Antes, porm, de nos ocuparmos desta questo, vejamos alguns nmeros e dados acerca do pentecostalismo.

1 A escalada do Pentecostalismo no Brasil


O acelerado crescimento evanglico verificado no Brasil nas ltimas dcadas 1 devese sobretudo, como se sabe, ao aumento dos pentecostais, que alcanam cerca de 70% do seu conjunto. Ou seja, o avano dos evanglicos est menos associado ao crescimento das chamadas igrejas histricas (luteranas, batistas, presbiterianas e outras), e mais ao forte incremento do movimento pentecostal e neo-pentecostal. Se, por um lado, a distino entre pentecostalismo e neo-pentecostalismo controvertida2, por outro, ela procura dar conta das importantes mudanas ocorridas especialmente a partir da dcada de 1970 no campo pentecostal. Trata-se, especialmente, da nfase atribuda ao exorcismo baseada sobretudo nas teologias da guerra espiritual e da prosperidade, da participao na poltica institucional, no investimento nas mdias e numa certa liberalizao dos costumes. As igrejas mais importantes deste ltimo movimento so a Universal do Reino de Deus (fundada em 1977), a Internacional da Graa de Deus (1980) e a Renascer em Cristo (1986). Este pentecostalismo subiu na escala social, pois atraiu pessoas das camadas mdias.

Os evanglicos atingiam 1% da populao em 1900, 3% em 1950, 6,6% em 1980, 9% em 1991, 15,4% em 2000 e em torno de 21% em 2007. A ttulo comparativo, hoje, na Amrica Latina a mdia geral de indivduos que se consideram evanglicos gira em torno de 12% do conjunto; este nmero era da ordem de 6% h 20 anos. 2 Sobre este debate em particular, e os paradoxos do pentecostalismo em geral, ver o dossi Le pente ctisme: les paradoxes dune religion transnationale de lmotion (LE PENTECTISME, 1999).

384

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841

Dossi: Pentecostalismo no Brasil Artigo: Algumas interpelaes do Pentecostalismo no Brasil

A ttulo informativo, vale registrar, a partir do Censo 2000, que cinco igrejas renem 85% do conjunto dos pentecostais brasileiros. So elas: Assemblia de Deus (com 8.418.154 de adeptos), Congregao Crist no Brasil (2.489.079), Universal do Reino de Deus (2.101.884), Evangelho Quadrangular (1.318.812) e Deus Amor (774.827). Hoje, estima-se que existam mais de trezentas diferentes denominaes pentecostais no Brasil. A maioria consiste em igrejas de pequeno tamanho e que formam o que Marion Aubre (1998) chama de constelao pentecostal. A diversidade existente entre elas, do ponto de vista ritual e doutrinal, tanta que seria prudente nos referirmos a pentecostalismos no plural. Seja como for, o importante avano pentecostal verificado nas ltimas dcadas no Brasil e na Amrica Latina, regies tradicionalmente catlicas, conduziu um socilogo ingls a propor a hiptese de que uma nova reforma protestante estaria em curso nesta parte do continente americano (MARTIN, 1990). Por seu turno, um antroplogo norteamericano se pergunta se no estaramos assistindo a uma pentecostalizao da Amrica Latina (STOLL, 1990). Se as hipteses levantadas h vinte e um anos atrs nos parecem hoje exageradas, no devemos, mesmo assim, subestimar a capacidade do pentecostalismo de se adaptar s realidades religiosas, sociais e culturais brasileiras e latino-americanas. Deve-se, em grande medida, sua capacidade de adaptao que o pentecostalismo atrai indivduos das

diferentes camadas sociais e no mais somente os pobres dos meios urbanos, embora estes ainda constituam a maioria dos fiis. No podemos, igualmente, subestimar o impacto do pentecostalismo sobre os indivduos e as instituies. Se assim for, h que se considerar que o pentecostalismo constitui hoje um ator social que no d mais para no ser levado em conta no quotidiano da sociedade brasileira.

2 As interpelaes do pentecostalismo
Na medida em que o pentecostalismo avana e se espalha na sociedade brasileira, ele tambm provoca interpelaes para dentro do campo religioso, sobretudo em relao Igreja Catlica, e para fora dele, na esfera pblica, especialmente no mbito poltico.

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841

385

Ari Pedro Oro

2.1 A interpelao pentecostal no campo religioso


no s, mas principalmente, a Igreja catlica que o pentecostalismo interpela, especialmente seu carter hegemnico no campo religioso brasileiro e sua exclusividade na demarcao religiosa da esfera pblica. Tambm, ao reivindicar uma identidade religiosa exclusiva, o pentecostalismo questiona os prprios fundamentos da cultura catlica brasileira. Com efeito, a escalada do pentecostalismo em territrio catlico significa, segundo a anlise arguta feita sobre este tema por Pierre Sanchis h mais de quinze anos, que a Igreja Catlica est perdendo o seu carter de definidor hegemnico da verdade e da identidade institucional no campo religioso brasileiro. Tendo j perdido o monoplio neste campo quando da separao da Igreja e do Estado, ela v agora posta em jogo a sua hegemonia (SANCHIS, 1994, p. 36). Isto significa que o pentecostalismo exacerba a ruptura entre catolicismo e cristianismo no Brasil. Ou seja, se, durante sculos, os termos catlico e cristo eram sinnimos, esta equivalncia no existe mais, pois hoje, e em grande medida devido ao pentecostalismo, larga parcela da sociedade se diz crist sem ser catlica. Ainda segundo P. Sanchis, uma parte importante da Igreja catlica ainda no se deu conta do duplo desafio que lhe move o pentecostalismo. O primeiro concerne ao aporte emocional da experincia pentecostal, a qual no parece marcada pela secura e greve de vida, mas, pelo menos em muitos casos, a expresso de uma alegria profunda de raiz e fonte interior. Assim sendo, prossegue, o pentecostalismo se coloca em campo oposto ao da frieza de tantas assemblias dominicais catlicas (SANCHIS, 1994, p.60). De fato, o pentecostalismo se inscreve plenamente na categoria das religies emocionais. Neste caso, ele no est, porm, inovando. Ao contrrio, ele exacerba o que jamais deixou de existir no espao catlico popular, a recuperao da emoo, constituindo esta, alis, uma das caractersticas maiores da Renovao Carismtica Catlica. Assim sendo, a centralidade que o pentecostalismo acorda emoo se apresenta como uma interpelao importncia assumida pela razo, e tudo o que isto significa, no catolicismo dito oficial.

386

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841

Dossi: Pentecostalismo no Brasil Artigo: Algumas interpelaes do Pentecostalismo no Brasil

Alm desta, o pentecostalismo provoca outra interpelao, que atinge os fundamentos mesmos da cultura catlica brasileira. Esta constitui um modo de ser religioso cujas caractersticas, entre outras, seriam a pluralidade, o sincretismo e a tolerncia. Ora, o pentecostalismo estabelece o fim da diversidade identitria religiosa e inaugura algo novo no Brasil, a saber, o fenmeno da converso, acompanhada, ao menos em princpio, da reivindicao de uma identidade religiosa exclusiva e nica. Aqui radica outra interpelao pentecostal, embora isto no signifique que o pentecostalismo no incorpore ao seu modo de ser religioso certos elementos da cultura catlica brasileira, como o regime da promessa e da aliana entre homens e deuses, a performance ritual e a ambiguidade da figura do demnio. Vale recordar que P. Sanchis detecta, acertadamente, trs diferentes reaes na Igreja Catlica diante desses desafios que lhe move o pentecostalismo. A primeira considera tratar-se simplesmente de um problema de comportamento pastoral. Neste caso, a Igreja deveria mudar sua relao concreta com o povo. A segunda considera o crescimento pentecostal [...] um desafio a elementos estruturais da Igreja, sobretudo o problema dos ministrios. Enfim, a terceira, representa uma opo abertamente estrutural. Alguns telogos, sempre minoria, reformulam a identidade da Igreja. Para eles, posto que a visibilidade social numrica no primordial, consideram que o crescimento pentecostal, que retira ao catolicismo a hegemonia no campo religioso popular, no constitui propriamente um problema (SANCHIS, 1994, p.40-41). A segunda frente de interpelao pentecostal concerne presena religiosa na esfera pblica, historicamente marcada pela preeminncia catlica, mesmo aps a instaurao da Repblica, em 1889, e das leis que regularam a separao entre Igreja e Estado. Embora no estivesse vinculada a um sistema ou partido poltico em particular, a Igreja catlica justificou a sua interveno na esfera pblica toda vez que, segundo sua leitura, os direitos humanos e as questes sociais estavam em jogo (MEYER, 2005). Neste caso, a doutrina social da Igreja constituiu a fonte de inspirao qual se remetia. Alem disso, por vrias dcadas, a Igreja catlica foi a nica organizao religiosa a comparecer nos meios de comunicao de massa, sobretudo na televiso. Ora, na medida em que o pentecostalismo se espalha na sociedade, ele tambm se instala no campo poltico, como veremos mais frente, atravs da formao dos chamados
Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841

387

Ari Pedro Oro

blocos evanglicos, e comea a investir fortemente nas mdias, marcando assim a sua presena como um novo ator religioso no espao pblico brasileiro. Com efeito, a partir da dcada de 1980, os evanglicos, com os pentecostais frente, reivindicaram e obtiveram do governo a concesso de rdios, adquiriram espaos em outras rdios e investiram nos canais de televiso. Foi assim que a Igreja Universal tornou-se uma importante organizao miditica. Com as estaes de rdio que explora, jornais, revistas e, especialmente, com a Record, compete no mercado miditico brasileiro para ocupar o segundo lugar, somente abaixo da Rede Globo. Desta forma, atuando na esfera poltica e miditica, o pentecostalismo contribui para desalojar parcialmente a igreja catlica do confortvel lugar histrico que sempre ocupou nesses domnios no Brasil. Ou seja, doravante a Igreja Catlica sofre a concorrncia de outras organizaes religiosas, especialmente do pentecostalismo, susceptveis de

influenciar o espao pblico. Neste caso, e no por acaso, observa-se, nos ltimos anos, um esforo catlico para reconquistar estes espaos. De fato, nota-se nos vrios nveis da esfera poltica como Cmaras Municipais, Assemblias Legislativas dos Estados e mesmo no Congresso Nacional, em Braslia um estreitamento de relaes entre polticos catlicos e membros da hierarquia catlica, visando, como dizia o ento bispo auxiliar de Porto Alegre, Antnio Cheuiche, falecido recentemente, garantir um novo espao onde os parlamentares possam se reunir para rezar, fortalecer a sua vida espiritual e aprofundar a sua conscincia e seu conhecimento sobre o compromisso poltico do cristo (CHEUICHE, 2001, p. 5). Esta iniciativa viabilizou em certas cidades e Estados, mesmo na Cmara dos Deputados, a formao do que alguns chamam de blocos catlicos. Outra importante insero catlica no espao poltico ocorre por ocasio das campanhas eleitorais atravs da publicao de documentos de orientao poltica destinada aos eleitores, produzidos seja pela CNBB, seja por arcebispos ou bispos isoladamente. Estes documentos tm por objetivo chamar a ateno dos fiis catlicos sobre os valores da doutrina social da Igreja e, consequentemente, contribuir para que os eleitores produzam um voto consciente. Enfim, a reao catlica mais forte ao sucesso eleitoral dos evanglicos proveio, especialmente a partir da dcada de 90, da emergncia de candidatos que adotam a

388

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841

Dossi: Pentecostalismo no Brasil Artigo: Algumas interpelaes do Pentecostalismo no Brasil

identidade catlica como principal recurso eleitoral, vrios deles apoiados pela Renovao Catlica Carismtica, fazendo uso inclusive de slogans como catlico vota em catlico, ou exortando o eleitorado catlico para o perigo da ascenso poltica pentecostal e, em especial, da Igreja Universal: Ateno, o momento grave. Acordem catlicos (MACHADO, 2004). Curiosamente, candidatos vinculados Renovao Catlica Carismtica, que confessionalizaram sua candidatura eleitoral e politizaram sua opo religiosa, tm se aproximado de grupos da Teologia da Libertao e at se filiado a partidos de centro-esquerda. Esta uma tendncia recente e crescente no Brasil, segundo Machado (MACHADO, 2004, p.43-44). No mbito dos meios de comunicao de massa, a Igreja Catlica tambm no deixou de reagir ao desafio evanglico. Se, at 1995, possua apenas uma emissora de televiso, a partir de ento ocorreu o milagre da multiplicao de emissoras e redes de tev catlicas, sustentadas e dirigidas por grupos prximos ou ligados Renovao Catlica Carismtica: Rede Cano Nova (fundada em 1989), Rede Vida (1995), TV Horizonte (1999), TV Sculo 21 (2000), TV Nazar (2002), TV Educar (2003), TV Imaculada Conceio (2004) e TV Aparecida (2005). Algumas delas funcionam com sinal aberto e possuem cobertura geogrfica regional e nacional. Outras constituem um misto de tev paga com sinal aberto com abrangncia local. Igualmente, forte a presena catlica no setor radiofnico do pas (ORO; MARIANO, 2010). Portanto, passou o tempo em que a Igreja catlica era a nica a comparecer no espao miditico, especialmente com a retransmisso da missa dominical. Porm, evidentemente, no estamos afirmando cabalmente que haja uma relao de causa e efeito entre o avano pentecostal no espao publico e a reao catlica, mesmo se, por outro lado, podemos afirmar que a presena pentecostal no espao pblico interpela a Igreja Catlica e a sua hegemonia histrica, ao que ela no se mostra insensvel.

2.2 A interpelao pentecostal no campo poltico


Embora os evanglicos j se fizessem presentes no campo poltico institucional desde a Assemblia Nacional Constituinte de 1933-34 (FRESTON, 1993), somente na Constituinte de 1986 que a sua presena marcante, devido eleio de um nmero
Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841

389

Ari Pedro Oro

expressivo de representantes de igrejas pentecostais. Juntos vo formar o chamado bloco evanglico, um bloco pluripartidrio composto de 33 parlamentares, 22 deles sendo pentecostais. Esse bloco se mantm at os dias atuais e seu nmero tem oscilado ao longo dos anos. Em 1990, eram 22 deputados, sendo 19 pentecostais; em 1998, 53 deputados; em 2002, 69 deputados, sendo a maioria pentecostal, com destaque para a Assemblia de Deus (23 deputados) e a Universal (22 deputados); em 2006, 42 deputados e em 2010 63 deputados evanglicos. Desta forma, estamos longe do tempo em que prevalecia neste meio religioso o ditado de que crente no se mete em poltica (FRESTON, 1994). Sabe-se, porm, que o bloco evanglico no monoltico e que um alinhamento dos seus membros ocorre somente quando no parlamento esto em discusso temticas de ordem moral, sobretudo a questo do aborto e da unio civil de homossexuais. Nestas temticas, alis, ocorre outro alinhamento, com os catlicos conservadores. Como j foi demonstrado (PIERUCCI, 1989; MARIANO e PIERUCCI, 1992; ORO, 2010; ORO e MARIANO, 2010; MARIANO e ORO, 2011), a entrada dos pentecostais na poltica est, em grande medida, associada a duas motivaes importantes: uma de ordem simblica e outra de ordem prtica. A primeira deve-se a uma construo narrativa de necessidade de purificao da poltica, tida como desmoralizada, em razo dos comportamentos ilcitos dos parlamentares. Para tanto, segundo a leitura pentecostal, faz-se necessrio combater os demnios causadores das atitudes imorais dos polticos. Porm, como se sabe, uma vez eleitos, vrios parlamentares evanglicos reproduziram o mesmo comportamento anti-tico que combatiam, pois se envolveram em escndalos de desvio de dinheiro e de favorecimentos esprios. A segunda motivao de ingresso dos evanglicos, especialmente os pentecostais, na poltica, obedece a uma razo de ordem prtica, ou seja, defender no parlamento os interesses das prprias igrejas e estabelecer relaes com o poder pblico que lhes assegure benefcios, tais como apoio a programas e projetos sociais, concesses de rdios e televises. Embora haja excees, tem razo R. Mariano ao afirmar que os polticos pentecostais se comportam como despachantes das suas igrejas (MARIANO, 2001, p. 7). Importa, porm, recordar que esta prtica poltica dos polticos evanglicos no nova. De um lado, eles reproduzem as relaes clientelsticas que atravessam a histria

390

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841

Dossi: Pentecostalismo no Brasil Artigo: Algumas interpelaes do Pentecostalismo no Brasil

poltica do Brasil; de outro lado, eles tendem a reproduzir na esfera poltica uma prtica religiosa que ocorre diariamente nas igrejas, de atenderem as demandas dos fiis. Em ambas as situaes, os pastores, agora polticos, se impem como intermedirios: entre os homens e as divindades, no campo religioso, e entre os eleitores (ou as igrejas) e o Estado, na esfera poltica. Como era de se esperar, o campo poltico institucional, da mesma forma como ocorreu com a Igreja catlica, no se mostrou insensvel interpelao evanglica, sobretudo pentecostal. Por isso mesmo, os dirigentes partidrios e candidatos a cargos eletivos, tanto a nvel local, quanto estadual e nacional, tenderam a abrir canais de relacionamento, procuraram elementos de alinhamento com este novo grupo de interesse na poltica. Recordemos exemplos recentes, associados a eleies majoritrias. Por ocasio da campanha eleitoral de 2006, Lula e o PT se fixaram como prioridade poltica a conquista do voto evanglico. Lula no hesitou em participar de reunies e de encontros evanglicos. Assim procedendo, mais do que nas eleies de 2002, Lula e o PT lograram obter o apoio eleitoral de lderes de vrias igrejas pentecostais, entre as quais a Universal e a Assemblia de Deus. Evidentemente que outros candidatos e lderes polticos, nessas mesmas campanhas, tambm cortejaram os evanglicos. Nas ltimas eleies majoritrias, o staff poltico nacional sentiu-se ainda mais interpelado pelos evanglicos, especialmente os pentecostais, nessa ocasio associados aos catlicos conservadores. De fato, nas eleies de outubro de 2010 a pauta religiosa incidiu forte na campanha eleitoral para a presidncia da repblica nos ltimos dias que antecederam a eleio do primeiro turno e continuou praticamente em todo o perodo da campanha, at o dia da eleio do segundo turno, no dia 31 de outubro. Nestas eleies, a influncia e o poder de dirigentes, grupos e movimentos pentecostais e catlicos sobre os principais candidatos atingiram o pice. Esses religiosos conseguiram agendar, mobilizar e pressionar consideravelmente as campanhas, estratgias e propostas eleitorais de Dilma Rousseff e Jos Serra. Ou seja, nestas eleies a fora interpelativa das igrejas, com suas questes de natureza moral e religiosa, se imps de forma contundente. Recordando o que ainda est fresco em nossa memria, a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV) sustentou publicamente sua identidade religiosa evanglica, da Assemblia de Deus, sofrendo alguma resistncia por pertencer a uma minoria religiosa.
Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841

391

Ari Pedro Oro

Dilma Rousseff (PT), ex-ministra da Casa Civil, assumiu a f catlica somente durante a campanha, ocasio em que sofreu forte oposio religiosa por parte de lideranas catlicas e evanglicas moral e politicamente conservadoras. Por isso, cada qual criou estratgias para reduzir a rejeio eleitoral por motivos religiosos. O ex-governador Jos Serra (PSDB) apresentou-se como catlico e, a partir do final do primeiro turno, desencadeou forte ofensiva religiosa contra a candidata governista3. Importa frisar aqui que a interpelao pentecostal ao campo poltico no significa uma tentativa de conquista do poder [...] uma transformao global das prprias estruturas (SANCHIS, 1994, p. 58). No se trata, tambm, de uma tentativa fundamentalista de estabelecer uma hegemonia ideolgica e de submeter os cidados a dogmas e preceitos religiosos. Ao contrrio disso, como refere David Martin, no Brasil e na Amrica Latina a ambio dos cristos evanglicos somente, com raras excesses, constituir um grupo de presso eficaz para defender seus interesses institucionais e os princpios morais no sentido amplo, e de se fazerem ouvir no debate pblico (MARTIN, 2001, p. 63-64). A interpelao poltica do pentecostalismo no parece, portanto, carregar consigo um afrontamento ou um questionamento dos fundamentos da democracia republicana. Ao contrrio, como sugere Michael Dodson, o pentecostalismo parece encorajar as pessoas a aceitarem as prticas e os valores democrticos (DODSON, 1997, p.25-26). at possvel que a presena pentecostal na poltica facilite a insero neste campo de indivduos que no fosse assim permaneceriam em sua margem. Se isto de fato ocorre pode-se afirmar que igrejas pentecostais seriam espaos de aprendizagem poltica e no de ameaa democracia. Porm, no podemos esquecer, como dissemos em outro lugar (MARIANO; ORO, 2010), que a homofobia que vigora no meio pentecostal, sua demonizao dos grupos minoritrios, como os adeptos das religies afro-brasileiras, os coloca na contramo dos valores fundamentais da cidadania e do esprito da democracia contempornea.

Para uma anlise detalhada de todo o processo ver Oro e Mariano (2010) e Mariano e Oro (2011). Neste ltimo, argumentamos que nas eleies de 2010 verificou-se uma instrumentalizao mtua entre poltica e religio no Brasil.

392

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841

Dossi: Pentecostalismo no Brasil Artigo: Algumas interpelaes do Pentecostalismo no Brasil

Concluso
Vimos que o avano do pentecostalismo no Brasil possui implicaes que transcendem o campo religioso. No dizer de Pierre Sanchis, ele implica um desafio a uma tradio cultural, precisamente porque dessa tradio ele sabe reencontrar algumas das linhas mestras (SANCHIS, 1994, p. 63). Dito de outra forma, sem inovar verdadeiramente, o pentecostalismo consegue se apropriar de elementos culturais centrais da vida religiosa e da cultura poltica brasileira. Igualmente, a sua importncia adquirida na esfera pblica brasileira, poltica e miditica, consiste num desafio e numa interpelao da laicidade, estabelecida oficialmente desde 1889, mesmo se no Brasil, como sabemos, a laicidade no seja portadora de uma fora capaz de secularizar a sociedade, posto que ela no constitui um valor central da repblica, como ocorre na Frana, por exemplo (MARIANO; ORO, 2010). Seja como for, na atualidade o capital poltico detido pelos pentecostais e seu poder interpelativo to significativo que eles constituem atores sociais que no podem mais serem desconsiderados. Embora, evidentemente, no haja uma relao entre rebanho religioso e rebanho eleitoral, h quem diga que a sua fora poltica pode mesmo influenciar no resultado de certas eleies. este o teor da afirmao, quase um alerta, proferido h quinze anos por Joanildo Burity. Segundo as suas palavras: os partidos e candidatos que no levam em considerao os grupos religiosos (leia-se evanglicos) em seu discurso e estratgia correm srio risco de se complicarem ou inviabilizarem eleitoralmente (BURITY, 1997, p. 46).

REFERNCIAS
AUBREE, Marion. La vision de la femme dans la "constellation" pentectiste. Cahiers du Brasil Contemporain, Paris, n. 35/36, Paris, p.231-246, 1998. BURITY, Joanildo. Identidade e Poltica no Campo Religioso. Recife: IPESPE/ Editora Universitria/UFPE, 1997. CHEUICHE, Dom Antnio. Jornal Nova Verso, Porto Alegre, p. 5, 18-24 out. 2001.

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841

393

Ari Pedro Oro

DODSON, Michael. Pentecostals, Politics, and Public Space in Latin America. In: CLEARY, Edward L.; STEWART-GAMBINO, Hannah W. (Eds). Power, Politics and Pentecostals in Latin America. Boulder/ CO & Oxford: Westview Press, 1997. p.25-40. FRESTON, Paul. Protestantes e poltica no Brasil: da Constituinte ao Impeachment. 303 f. 1993. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas. FRESTON, Paul. Breve Histria do Pentecostalismo Brasileiro. In: VALLE, R.; SARTI, I. (Eds). Nem Anjos Nem Demnios. Petrpolis: Vozes, 1994. p.67-162. LE PENTECTISME: les paradoxes dune religion transnationale de lmotion. Archives des Sciences Sociales des Religions, Paris, n. 105, p.5-183, janv./mar. 1999. MACHADO, Maria das Dores Campos. Conflitos religiosos na arena poltica: o caso do Rio de Janeiro. Ciencias Sociales y Religin/Cincias Sociais e Religio, Porto Alegre, v. 6, n. 6, p.31-49, 2004. MARIANO, Ricardo. Anlise sociolgica do crescimento pentecostal no Brasil. 285f. 2001. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade de So Paulo (USP), So Paulo. MARIANO, Ricardo; ORO, Ari Pedro. The reciprocal instrumentalization of Religion and Politics in Brazil. Annual Review of the Sociology of Religion, [s.n], v. 2, p. 245-266, 2011. MARIANO, Ricardo; PIERUCCI, Antnio Flvio. O envolvimento dos pentecostais na eleio de Collor. Novos Estudos Cebrap, So Paulo, n. 34, p.92-106, 1992. MARTIN, David. Tongues of Fire: the explosion of Protestantism in Latin America. Oxford: Basil Blackwell, 1990. MARTIN, David. La pousse vangliste et ses effets politiques. In: BERGER, Peter (Ed.). Le renchantement du monde. Paris: Bayard, 2001, p. 61-78. MEYER, Jean. Novas presenas catlicas na poltica. In: CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO. Catlicos e Polticos. Uma identidade em tenso. So Paulo: Paulinas, 2005, p. 9-40. ORO, Ari Pedro. Ascension et dclin du pentectisme politique au Brsil. Archives de Sciences Sociales des religions, Paris, n. 149, p.151-168, 2010. ORO, Ari Pedro; MARIANO, Ricardo. Eleies 2010: religio e poltica no Rio Grande do Sul e no Brasil. Debates do NER, PPGAS/UFRGS, Porto Alegre, v. 11, n. 18, p.11-38, 2010. PIERUCCI, Antnio Flvio. Representantes de Deus em Braslia: a bancada evanglica na Constituinte. Cincias Sociais Hoje, So Paulo, p. 104-132, 1989.
394
Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841

Dossi: Pentecostalismo no Brasil Artigo: Algumas interpelaes do Pentecostalismo no Brasil

SANCHIS, Pierre. O repto pentecostal cultura catlico-brasileira. In: VALLE, R.; SARTI, I. (Ed.). Nem anjos nem demnios. Petrpolis: Vozes, 1994, p. 34-63. STOLL, David. Is Latin America turning Protestant? The politics of Evangelical growth. Berkeley: University of California Press, 1990.

Horizonte, Belo Horizonte, v. 9, n. 22, p. 383-395, jul./set. 2011 - ISSN: 2175-5841

395

Anda mungkin juga menyukai