Anda di halaman 1dari 5

CAPTULO 01 - INTRODUO DEFINIES E AFINS Escolha do Modal As

vantagens do usa das ferrovias faz-se principalmente quando se transporta alto volume de cargas unitrias, como gros e minrios, a longas distncias.

Tipos de Cargas - Unitrias composta por um nico produto, onde todos os sistema de transporte especializado; - Granel material com pouco valor agregado, mas em grande quantidade (gros); - Geral carga embarcada e transportadas com acondicionamento unitizada ou no; - Unitizada - unio de mercadorias de peso, tamanho e formato distintos em cargas de volumes unitrios, possibilitando uma racionalizao do espao til e maior agilidade e segurana em processos de embarque e desembarque. Vantagens do processo: Reduo do numero de volumes a manipular; Menor utilizao do uso de mecanizao; Melhoria no tempo de operao de embarque e desembarque; Reduo dos custos de embarque e desembarque e embalagens; Embalagem de Consumo Recipiente ou invlucro que est mais prximo do produto (potes, bisnagas, garrafas, latas, sacos, etc.). Embalagem de Transporte Recipiente ou invlucro que protege o produto ou a embalagem de consumo durante os processos de armazenagem, movimentao e transporte. Multimodalidade

Logstica multimodal - pode ser definida como sendo ... a melhor e mais adequada alternativa logstica para os transportes de importao, exportao e mercado interno, envolvendo toda a infraestrutura de transporte existente". Transporte intermodal uso de um ou mais modais com a emisso de documentos independentes. Tem como vantagem otimizar custos e vantagens dos modais utilizados, sendo de maior complexibilidade logstica e tributaria. Transporte multimodal uso de um ou mais modais com a emisso de um nico documento.

MODAL FERROVIRIO Resumo bsico - Vantagens adequado para longas distancias e grandes quantidade, menor custo de seguro, menor custo de frete. - Desvantagens diferena na largura de bitolas, menor flexibilidade no trajeto, necessidade maior de transbordo. - Uso: Cargas com relao valor-peso ou valor-volume menores; se concentram em insumos e para mdias distancias; grande parte do tempo do transporte consumido na carga e descarga; baixa velocidade. - Caractersticas Via permanente, material rodante, contato metal-metal, eixos guiados, bitolas, roda solidaria ao eixo, conicidade das rodas, rodas dentro do gabarito da caixa. - Tipos de Veculos: Locomotivas so encarregadas pela trao; Vages destinados ao transporte de carga; Carros destinados ao transporte de passageiros; Automotrizes capacidade prpria de trao. Caractersticas Peculiares - Flexibilidade transporte de cargas; - Grande competitividade para carga granel e grandes volumes de carga unitria a grandes distncias; - Pouca flexibilidade de rotas; - Regularidade do transporte; - Economia de operao; - Alto custo de implementao - Segurana. Caractersticas do Modal - Contato metal-metal; - Eixos guiados; - Bitola; - Roda solidria; - Existencia de conicidade e frisos nas rodas; - Roda dentro do gabarito da caixa. Elementos Fundamentais - Linha frrea;

- Materiais rodantes; - Dispositivos tcnicos. COMPOSIO DA ESTRUTURA FERROVIRIA (VIA PERMANTE) Infraestrutura - Plataforma de terraplanagem; - Elementos de drenagem; - Obras de arte especiais. Superesstrutura - Lastro e sublastro; - Dormentes; - Trilhos; - Aparelhos de mudana de via. CAPTULO 02 - HISTRIA s balela CAPTULO 03 VIA PERMANENTE VIA PERMANTENTE subdivida em infraestrutura e superestrutura.

Caractersticas Geomtricas - As vias devem apresentar traados harmoniosos sem descontinuidades, com rampas baixas onde no se ultrapasse 2%. - Tem-se o uso de tcnicas para melhorar a trao e o atrito dos trens. - Deve-se privilegiar que o inicio do movimento seja feito em traados descendentes. - O gabarito da via definido pela bitola a ser utilizada. - Trem Tpico utilizado em simulaes para escolha do melhor projeto geomtrico. - Superestrutura Rgida quando o apoio dos dormentes feito de material rgido como o concreto. - Superestrutura Elstica quando o apoio dos dormentes feito sobre o lastro. - Superelevacao reduzir o desgaste do trilho, diminuir o desconforto e risco de tombamento. - Superlargura reduzer o escorregamento das rodas e diminuir o desgaste as resistncias da curva. ELEMENTOS DA SEO TRANSVERSAL Sub-lastro elemento optativo, material granular de baixo custo. Tem como finalidade evitar a mistura do lastro com a terraplenagem, e aumentar a capacidade de suporte da via. Lastro material utilizado entre os dormentes e o sub-lastro ou terraplenagem. Finalidade distribuir as tenses dos dormentes, dar regularidade a seo longitudinal e restringir o movimento dos dormentes.

Dormentes recebem os esforos dos trilhos, mantem a bitola e transmitem as tenses para o lastro. Vantagem dormente madeira x concreto. Trilhos superfcie de rodagem da ferrovia, responsvel por receber os esforos dos veculos. Trilho longos apresentam tenses internas; Trilhos curtos no apresentam tenses internas. Contratrilhos trilhos com a finalidade de impedir o descarrilamento. Dispositivo de segurana principalmente em obras especiais e curvas perigosas.

TIPOS DE FIXAO Fixao Dos Trilhos Entre Si - Solda; - Talas de juno. Fixao Dos Trilhos Nos Dormentes - Rgida pregos de linha, tirefond, - Flexvel grampo elstico - Placas de apoio servem para aumentar a rea de contato entre o trilho e o dormente. MUDANAS DE VIAS - AMV conjunto de peas colocadas na concordncia de duas linhas. composto por: agulha, contra agulha, jacar, corao, coxins e contratrilhos. DISPOSITIVOS DE SEGURANCA - Descarriladores CAPTULO 04 - MATERIAL RODANTE Caracteristicas - Roda solidaria ao eixo - Truque composto pelas rodas, eixos, molas, freios.... - Frisos possibilitam que o trem se mantenha nos trilhos, evitando o deslocamento lateral - Conicidade centraliza o veiculo e diminui o escorregamento das rodas. - Eixos - Aparelhos de choque e trao (engates) CAPITULO 05 - TERMINAIS Pontos onde pessoas/objetos comeam ou terminam suas viagens. So definidos tambm como pontos de transferncia de pessoas/objetos de uma modalidade para outra ou entre veculos. Funes bsicas Embarque e desembarque de passageiros/cargas, transferncia de um veiculo para outro. Acmulo de passageiros ou carga do instante de chegada at o ponto de partida; Processamento de passageiros/cargas/bagagens no instante do embarque e desembarque; Documentao de movimento. Venda de passagens, controle, medio de carga, acmulo, manuteno e atribuio de veculos; Concentrao de passageiros/carga em grupos de tamanho econmico para o embarque para preencher a capacidade de um trem, avio, nibus e disperso desses grupos no desembarque.

Localizao Aspectos importantes: ocupao do solo na rea do entorno, condies atmosfricas, acessibilidade ao terminal, disponibilidade de rea de expanso, custo de acesso/implantao/construo, proximidade dos centros. - Fluxo de Trfego Deve ser considerado o fluxo de veculos do terminal, o fluxo gerado com o tempo devido expanso das reas de rolamento, estacionamentos e outros, fluxo ao acumulo de usurios, fluxo de servios que poder ser implementado no terminal. Composio - Linhas - Sinalizao - AMV - Material rodante usado nas manobras - Instalacoes de carga e descarga - Patios

CAPITULO 06 DINAMICA E OPERACAO DOS TRENS MECANICA DA LOCOMOO VEICULOS FERROVIARIOS O desempenho de um trem considera o esforo trator gerado pelas locomotivas e a resistncia ao movimento oriunda das locomotivas e vages. O movimento de um trem controlado pelas regras de operao e geometria e manuteno da via. A potencia de uma locomotiva dada pelo produto da fora de propulso e a velocidade. A eficincia de uma transmisso indica o rendimento do motor. A velocidade de operao depende da aderncia entre rodas tratoras e os trilhos. A aderncia dada pela razo entre esforo trator e peso nos eixos tratores. A resistncia ao movimento de um trem composta por: resistncia de rolamento (interna), aerodinmica (externa do ar), rampa (externa componente peso), curva (externa atrito com o trilho). Resistencia aerodinmica depende do ngulo de ataque, do tipo de carro, posio do carro no trem, numero de Reynolds. Resistencia de curva causada pela fora centrifuga que comprime o freso das rodas contra a lateral do trilho (atrito adicional), existe uma tendncia das rodas externas serem arrastadas. Velocidade de equilbrio definida como sendo a velocidade na qual o esforo trator igual resistncia ao movimento. Comprimento mximo do trem delimitado pela fora limite no engate locomotiva-vages. Frenagem os trens possuem freios mecnicos que so sapatas que atuam nas rodas. E os freios dinmicos que utilizam da propriedade dos motores eltricos

Anda mungkin juga menyukai