Anda di halaman 1dari 8

Os jesuftas trazem

Deus para 0 Novo Mundo


imens.o rebanho cat6lico que viria a caracterizar 0 Brasil como 0 maior pais dessa fe em todo 0 mundo come-;:ou a tomar forma em 1549. Foi nesse ano que desembarcaram aqui, liderados pelo padre Manuel. da N6brega, os primeiros jesuitas, na armada que trouxe 0 primeiro govemador-geral, Tome de Souza. A Companhia de Jesus era uma ordem ainda mais nova do que a terra recem-descoberta: fundada em 1534, transformara-se, apesar do pouco tempo de vida, num dos principais instrumentos da Igreja de Roma em sua luta contra a Reforma Protestante. Isso na Europa, onde a luteranismo se expandia entao com velocidade se melhante a da multi plica-;:aode igrejas pentecostais no Brasil atual. Aqui, pais novo em folha (do ponto de vista do colonizador), sem os vieios da civiliza~ao, 0 combate era outro. Tratava-se de urn duelo, praticamente urn corpo-a-corpo contra a ignorancia: os padres eram missionarios encarregados de apresentar aos nativos a palavra de Deus. A tarefa, apesar de toda a boa-fe, estava ligada aos principios mercantilistas da coloniza-;:ao. Seja como for, sem os jesuitas, dificilmente 0 Brasil teria evoluido para se tomar urn s6 pais, de lingua e cultura unificadas. (Continua ...)

'/

Ensino classico, sim. Libertario, jamais


s jesuitas atuaram em duas frentes: ao mesmo tempo em que convertiam os indios, promoviam a educac;:ao da populac;:ao, que comec;:ava a crescer. Agirarn com presteza: pouco depois de desembarcar, fundaram a primeira missao jesuitica da America, no Monte Calvario, na Bahia. 0 primeiro colegio jesuitico (Colegio dos Meninos de Jesus) abriu as portas em 1550, urn ana depois da chegada dos padres, em Sao Vicente (nolitoral do futuro estado de Sao Paulo), dando inicio a uma vasta cadeia de ensino. Assim, 0 Brasil recebeu uma forte educac;:aoc1assica, com escolas do mesmo padrao das freqiientadas na Europa pOl'Moliere, Goldoni e Corneille, todos alunos dos jesuitas. "Eles sac tao bons", elogiou em 1605 0 filosofo ingles Francis Bacon, urn protestante, "que gostaria que estivessem do nosso lado". No Brasil, 0 trabalho dos jesuitas . atingiu 0 apice com a chegada de Jose de Anchieta, em 1553. Anchieta, que desembarcou na costa da Bahia aos 19 anos, tinha uma saude fragil (era franzino e corcunda), mas energia suficiente para realizar uma obra impressionante: decodificou 0 tupi, urn dos principais troncos Iingiiisticos indigenas, escrevendo urn "vocabuiario" e uma gramatica da Lingua Brasilica a "lingua geral" imposta aos indios de outra familia Iingiiistica. Anchieta utilizava a lingua com 0 objetivo de se aproximar dos indios e ganha-los para sua causa. Para isso, fez verdadeiros malabarismos semanticos: de que forma traduzir palavras cujo sentido era desconhecido dos primeiros brasileiros, como "pecado", "missa" ou "Virgem Maria"? Como criatividade tern limite, nesses casos extremos, nota Alfredo Bosi ern "Dialetica da colonizac;:ao", 0 jesuita optava pOl'enxer.tar a palavra em portugues no meio de versos ou cantigas que transplantava da cultura iberica. Na maior parte das vezes, buscava algo similar, como pai-gua(:u (paje maioI') para "bispo". "Demonio" era .anhanga (espirito errante e perigoso) e "Reino de Deus" virou Tupiiretama (terra de Tupa). Come<;ava assim 0 sincretismo religioso. Nessa epoca, os jesuitas ja tinham introduzido nos colegios a montagem de pec;:asde teatro. Aquele era, perce22 Brasil500

beram os padres, urn excelente instrumento pedagogico e evangelizador. Anchieta escreveu varios autos, que ele mesmo dirigia e vertia para quatro idiomas: tupi, latim, portugues e espanhol. A musica e 0 canto eram usados principalmente para at rail' as crianc;:as indias, que se tornavam agentes catequizadores dos pais. A missao evangelizadora levou os jesuitas a se embrenhar pelo interior do pais, onde fundaram colegios e missoes. No entanto, 0 fato de se Iimitarem a urn tipo de ensino c1assico fez com que se mantivessem na retaguard a da evolu<;ao cultural dos seculos XVIIe XVIII,quando na Europa se desenvolvia uma nova atitude diante do mundo, cientifica, com enfase nos estudos de matematica e fisica. Aqui, onde se ensinavam basicamente ret6rica e teologia, a criac;:aode universidades nao fazia parte dos pianos da Coroa. Para tornar mais obtuso 0 horizonte tropical, tudo 0 que se Iia no Brasil passava pOl' censura ou expurgo. Eram proibidos 0 teatrv de Gil Vicente e as "Metamoforses" de Ovidlo, pOI' exemplo. Podiam-se leI' alguns classicos, como Horacio ou Plauto, desde que purgados de alguns t:-echos. Best-seller mesmo era "Flos sanctorum", compendia sobre a vida de santos. Ensino humanista sim, Iibertario jamais. "De forma alguma concordavam os disdpulos de Santo

Inacio com uma visao do homem que significasse a exaltac;:aoda Iiberdade", observa Riolando Azzi no livro "A cristandade colonial - Urn projeto autoritario". Os Iivros eram trazictos diretamente de Portugal, encomendados pelos religiosos. A ausencia de tipografia (atividade proibida no Brasil ate 1808) dificultava ainda mais a circulac;:aode ideias.O monop6Iio da educac;:aoe da cultura era deles. Tao fortes eram os jesuitas que terminaram pOl' se trans formal' num Estado dentro do Estado, uma ameac;:aao poder da Coroa, que terminou pOI' bani-Ios em 1759 (texto abqixo). Mas sua marca ja era indelevel. Segundo 0 educador e soci610go Fernando de Azevedo, seu ensino contribuiu largamente "para 0 desprezo das ciencias uteis, 0 desinteresse pela natureza e 0 horror a atividade manual, (oo.) trac;:oscaracteristicos do brasilf'iro". 0 soci610go Gilberto Freyre, no classico "Sobrados e mocambos", concorda: atribui aos jesuitas "a iendencia para a orat6ria que ficou no brasileiro, perturbando-o tanto no esforc;:ode pensar como no de analisar as coisas. Mesmo ocupando-se de assuntos que pec;:ama maior sobriedade verbal, (oo.) 0 brasiIeiro insensivelmente levanta a voz e arredonda a frase. Efeito do muito latim de frade; da muita retorica de padre."

o incrfvel

poder da batina
convencional. Cedo dominava 0 ensino na Peninsula Iberica e nas Americas espanhola e portugl1esa. Seu poder comec;:ou a preocupe.r os governantes. Depois de muita intriga palaciana, protagonizada pelo Marques de Pombal, primeiroministro de d. Jose I, a ordem foi expulsa de Portugal em 1759 e, no ana seguinte, do Brasil. Em 1773, 0 Papa Clemente XIVa suprimiu em toda a Europa. No entanto, em parses como a Prussia e a Russia, que se recusaram a cumprir a ordem, os jesuitas continuaram a trabalhar em surdina. No inkio do seculo XIX,foram reabilitad03 pelo Papa Pio VII.

A Companhia de Jesus foi criada em 1534 pOl' Inacio de Loyola, exsoldado espanhol desiludido com a vida mundana. 0 Papa Paulo III oficializou-a em 1540, dando-Ihe a missao de revitalizar a fe cat6lica e converter os infieis da Europa protestante e das novas terras. Logo a ordem estava em franca atividade em Espanha, Portugal, Inglaterra, Alemanha, Franc;:a,Belgica, Italia, Hungria e Polonia. Enquanta a primeira leva desembarcava no Brasil em 1549, com Manoel da N6brega a irente, Francisco Xavier atuava na India e no Japao. A Companhia de Jesus passou a se dedicar tambem a educa~ao

Duarte da Costa, o segundo governador-geral, assumiu em 1553. Quatro an os depois voltou a Lisboa e deu lugar a Mem de Sa, que teria a missao de expulsar os franceses.

A funda~ao de Sao Paulo, em 1554, foi obra de Manuel da Nobrega. Em 1565, Estacio de Sa, sobrinho de Mem que lutava contra os franceses, fundou 0 Rio.

Em 1571, uma armada crista venceu a batalha de Lepanto, na Grecia, determinanoo 0 filII da supremacia tllrca no Mediterraneo central.

Luis Vaz de Camoes, unificador e poeta maior da Hngua portuguesa, publicou em 1572 "Os Lusiadas", urn dos grandes poemas epicos do mUlldo.

Ainda em 1572, no dia 23 de agosto, uma multidao de fanaticos cat6licos matou 50 mil huguenotes na Fran~a. Era 0 massacre do Dia de Sao Bartolomeu.

Por que 0 Brasil continua sem seu santo


atequista e educador que ajudou a "civilizar" cerca de urn mi. lhao de indios, poeta, dramaturgo, gramatico e por vezes ate diplomata, 0 jesuita Jose de Anchieta e uma das mais relevantes figuras da Historia do Brasil na segunda metade do seculo XVI.Em sua intensa atividade literaria destacam-se 0 "Poema da bemaventurada Virgem Maria Mae de Deus", de 5.786 versos, e a "Arte de gramMica da lingua mais usada na costa do Brasil", com os fundament os do tupi. Ha quem 0 considere mesmo urn precursor da literatura nacional. Anchieta morreu aos 63 anos, em 1597, com fama de santo milagreiro, 0 que deu ensejo a que, logo em seguida, a Companhia de Jesus pedisse sua beatifica{:ao e canoniza{:ao. Come{:ava na Santa Se urn lento e complicado processo que ainda nao chegou ao fim. Depois de arrastadas marchas e contramarchas, so mente em 1736, por decreto do Papa Clemente XII,Anchieta se tornou "veneravel", primeira etapa da beatifica~ao. Com a supressao da Companhia em 1773, todos os processos de beatifica{:ao e canoniza{:ao de jesuitas foram suspensos por Clemente XIV.0 do chamado Apostolo do Brasil foi reaberto em 1875. Mais de cern anos se passaram ate que, em 22 de junho de 1980, as vesperas de sua primeira visita ao Brasil, Joao Paulo II finalmente convertesse Anchieta em beato. Mas 0 seculo XX chega ao fim sem que a canoniza{:ao - 0 passo final, que finalmente criaria 0 primeiro santo brasileiro acontecesse. Por que'? De saida, existe a questao dos milagres. Dos quatro "de primeira grandeza" necessarios para qualquer santo, so dois foram comprovados. Faltam os outros dois, cuja demon~tra{:ao, no entan to, 0 Papa tern 0 poder de dispensar. Darcy Ribeiro, em "Afunda{:aodo Brasil", levanta a tese de que 0 impedimento maior para a canoniza{:ao e 0 fato de Anchieta ter escrito urn poema em louvor a Mem de Sa, no qual nao so aceita como se regozija com a matan{:a de indios inimigos (aliados dos invasores franceses) na campanha de 155&-1560, no Rio de Ja. neiro. Ha versos que falam em "exterminar de vez esta ra{:a felina com a ajuda de Deus". Outros, que eram "cento e sessenta as aldeias incendiadas, mil as casas arruinadas peIa chama devoradora, assolados os campos com suas riquezas,

Anchieta, ora veja, tinha humor


Ninguem nega a Jose de Anchieta os tituIos de grande catequizador e educador, de pioneiro que participou da funda{:ao das duas maiores cidades do pais - Sao Paulo e Rio de Janeiro - e de habil negociador que pacificou varias tribos indigenas. Mas 0 religioso costuma carregar tambem a pecha de poeta apenas mediocre, de mero versejador nao muito favorecido pelas musas. Sua pouco conhecida produ{:ao lirica, no entanto, mais intimista, tern momentos inspirados e ate bem-humorados. passado tudo pelo fio da espada". Os defens ores do jesuita dizem que ele nao podia ser contra aquela guerra porque ela era crista e, portanto, justa . Os muitos "advogados do diabo" como saD conhecidas as autoridades religiosas encarregadas de levantar obje{:oes a uma pro posta de canoniza{:ao - que ja atuaram no processo de Jose de Anchieta ainda esgrimem outros proJose de Anchieta escreveu os versos abaixo aos 62 anos, urn antes de morrer, e neles chama a si mesmo de "corcos" (corcunda): W-me agora num espelho e comecei de dizel': Col'cos,loma bom conselho, pol'que cedo has de morl'el'. Mas, com juslamente vel' o bei~o um pouco vel'melho, disse: fraco eslas e velho, mas pode sel' que Deus quel' que vivas, para conselho. blemas. Durante a expulsao dos calvinistas franceses do Rio, 0 padre teria ensinado 0 carrasco a apressar 0 enforcamento de urn prisioneiro ("para abreviar 0 sofrimento do condenado", dizem seus defensores). Ele tambem e acusado de nao lutar com 0 fervor que se esperaria de urn candidato a santo contra a escravidao de negros e a escravidao de indios entre si.

o padre

Casa--grande & chibata: os negros entram em cena


partir de 1580, a importa<:ao de maode-obra negra tOI"nou-se sistematica, dando inicio a urn fluxo migrat6rio for<:ado que, em quase 300 anos, traria para o pais de tres milhoes (estimativa conservadora) a 15 milhoes de escravos (estimativa desvairada). Se nao existe consenso sobre o numero, tambem aguarda uma sintese definitiva a polemica sabre 0 papel dos negros na forma<:ao da na<:ao brasileira. Dos mitos eurocentricos sobre a lnferioridade da ra<:a, dominantes nos meios intelectuais ate 0 seculo XIX, caimos num novo mito, 0 de uma certa "democracia racial". As supostas relac;oes paternalistas entre senhores e escravos seriam uma saudavel inven<:ao brasileira, na opiniao do soci610go Gilberto Freyre em seu classico "Casa-grande & senzala" (1933). Freyre, fundador de urn pensamento propriamente brasi/eiro no campo dos estudos sociais, chega ao fim do seculo em baixa. Sinteses abrangentes como a que propos deram lugar ao estudo de casos especificos, urn ambiente em que a pesquisa documental e mais valorizada do que as grandes teses. Sim, 0 Brasil absorveu influencias negras com uma maleabilidade inedita no mundo; mas 0 processo foi de uma violencia brutal. (Continua...)

Escravo no tronco:

pais foi maleavel para absorver influencias negras, mas isso nao excluiu a violencia

o mais lucrativo
negocio da colonia
impulso basico da escravidao foi simples: era preciso povoar 0 Brasil e evitar invas6es estrangeiras. Para isso, a Coroa portuguesa doou grandes extens6es de terra (as capitanias hereditarias) a apaniguados que, no entanto, precisavam de mao-de-obra farta. Com 0 fracasso da escravidao dos indios -logo tachados de "indolentes" pela facilidade com que, conhecendo a terra melhor do que 0 colonizador, fugiam - a rota africana, em cuja costa Portugal ja tinha uma presen<;a forte, apresentou-se como saida. Inicialmente, como num safari, os comerciantes negreiros ca~avam escravos perto da costa, 0 que apresentava riscos: em 1580, atacados por suas quase vitimas em Angola, 30 portugueses foram massacrados. Com 0 tempo, forjaraill-se acordos com lideres politicos locais - 0 rei do Congo tinha excelentes rela<;6escom Lisboa, por exemplo - que forneciam escravos em troca de produtos. Fadl de come<;ar, dificil de parar. A consolida<;ao de urn modele economico baseado no trabalho cativo e 0 lucrativo comercio humane entre Africa e Brasil - que no seculo XVIII se tornaria 0 mais rentavel da colonia - terminaram tao arraigados que acabar com aquilo representaria urn desastre para as finan<;as da terra. Alem de poder importar ate 120 africanos por ano, cada senhor de engenho tambem tinha 0 direito de comprar, no mercado brasileiro, quantos negros quisesse e necessitasse. o numero de mortos durante a travessia nos navios negreiros ultrapassava os 10%. Muitas vezes nus, acorrentadDs uns aos outros, os escravos ficavam confinados em cubiculos infectos, que lhes serviam tambem de banheiro. Nao podiam ficar de pe. Comida e agua eram artigos escassos. A maioria vinha do Congo, da Guine e de Angola. Dividiam-se em do is grandes grupos, identificados pelos troncos lingiiisticos: sudaneses e bantos. Quando chegavam, os sobreviventes da viagem eram misturados, para dificultar a comunica~ao entre eles. Se 0 senhor de engenho, como quer Frtyre, era urn pai para seus escravos, encaixava-se na categoria do pai desalmado. Nas senzalas insalubres, os cativos tinham direito a apenas uma refei<;ao por dia (feijao, milho e farinha de mandioca) e trabalhavam em media 14 horas. Vma vez por ano, recebiam de uma a duas camisas e 0 mesmo numero d~ cal<;as (ou saias). Nao tinham sapatos. Mesmos os escravos domestieos, que se vestiam melhor, andavam descal<;os. A freqiiencia dos maus trat05 e as pes simas condi<;6es de vida tornavam rotineiras as mortes precoces. Desnutridos e sem esperan<;a de liberta<;ao, muitos tentavam se matar comendo terra. Essa pratica era reprimida com a<;oites e mascaras de ferro atadas ao rosto. xpostos a doen<;as e a condi<;6es de trabalho desumanas, os escravos POliCO procriavarn - alem de tudo, vinharn rnais homens do Que mulheres, na propor<;ao de quatro para uma. 0 que estava longe de ser urn problema para os senhores: era bem mais barato trazer novos bra<;os da Africa do que sustentar desde pequenos escravos nascidos no Brasil. o trabalho escravo foi largamente empregado em todas as atividades economical) da colonia, com destaque para as planta<;6es de cana, nos seculos XVIe XVII,e para as minas

de ouro, no seculo XVIII.A longa dura<;ao do sistema escravista pode dar a impressao erronea de que 0 cativeiro ioi aceitu pacificamente pela :naioria das vftimas. No entanto, ja no seculo XVI, historias de fuj6es eram freqiientes. Os quilombos, verdadeiras na<;6es de escravos fugidos, alguns dotados de complexa organiza<;ao social e rnilitar, surgiram no seculo seguinte. 0 mais famoso deles foi 0 de Palmares, que durou mais de meio seculo e fez de 2umbi 0 grande hero; negro da Historia do Brasil. E assim Que, violencia a parte, voltamos ao fascinio exer cido por Gilberto Freyre. Denunciadas as injusti<;as historicas, resta 0 problema de dar conta de urn quadro sui generis em que dominados e dominadores trocaram influencias lingiifsticas, religiosas, culinarias (quadro ao lado) e ate, atraves de uma miscigenac;:ao desenfreada, geneticas. Surgia 0 mulatismo (texto adiante), ideia em torno da Qual se organiza e se reconhece uma na<;ao.Depois de "Casa-grande ..." e da onda de estudos sobre cultura negra que ele desencadeou, aposentaram-se os indios de jose de Alencar como sfmbolos da nacionalidade. Saiu 0 pe na selva, entrou 0 pe na cozinha.
o

0 rei d. Sebastiao decretou em 1571 a exclusividade portuguesa no comercio da colonia. Difkil era obrigar franceses', holandeses e ingleses a cumprir a ordem.

Come~ou em 1580 - e fol ate 1640o periodo da uniao entre as coroas portuguesa e espanhola, quando o Brasil esteve sob o dominio do rei da Espanha.

Indios
0 rei espcnhol Felipe II reforc;:ou em 1595 a proibi~ao -- vigente desde 1570 - de se p.scravizar indios. Mesmo assim, a pratica continuou sendo adotada.

ing1eses em alta
--------_._--------------_.
criou rela~6es ineditas entre dominadores e dominados: vem daf a ilusao de uma "democracia racial"

__ .~

Uma comilanfa de letrinhas


Quando se trata de arrolar as influencias negras na cultura brasileira, fala-se muito na musica - que, a exemplo da americana, deve quase toda a sua riqueza ritmica aos descendentes de escravos - na culinaria, com suas feijoadas, mocotos e vatapas, e na religiosidade popular, em nome da qual fieis e agnosticos se irmanam para lan~ar ao mar oferendas a Iemanja. Mas a maior de todas as heran~as da for~ada imigra~ao . africana esta na boca do povo. Num de seus aspectos, toma a forma de urn diversificado e colorido vocabulario que os reinois nunca conheceram, fruto da mistura dos diaJetos africanos da senzaJa com 0 pOitugues da casa-grande. Antes disso nao havia mo)eques, cafunes ou cochilos; tampouco os nenens aprendiam desde cedo a pedir papa e fazer pipi, nem terniam que, aprontando quizumba, apanhassem n~ burnbum. Alem do vocabulario, forjou-se na convivencia entre senhores e escravos uma nova pronufl.cia pOl' meio da comiian~a de consoantes - "mho" virou fio, "falar" vimu fald - de mudanc;:as na acentua<;ao e da recoloca~ao livre de pronomes. Hoje, esse jeito brasileiro de falar e exportado para a ex-metropole em novelas e outros programas de TV.

A Invencivel Armada espanho!a fci derrotada pelos ingleses em 1588. Come~ava 0 domfnio da Inglaterra sobre os mares, que duraria tres seculos e meio.

Microsc6pio
0 mkroscopio foi inventado em 1590 pelo holandes Zacharias Jansen. 0 tubo de Jansen, como foi chamado, iria provocar uma revolu~ao na biologia.

Umaso ideia e enredos as centenas


"Casa-grande & senzala" foi mais do que fonte de inspira~ao para os carnavalescos. A ideia de que no Brasil as ra~as convivem em harmonia rendeu centenas de enredos: indios, brancos e negros se juntam para formaro pais e a mistura acaba em samba. Oisseram isso des de a Unidos do Viradouro de Joaosinho Trinta em 1995, com "0 rei e os tres espantos de Oebret" ("Indios, brancos e negros, em harmonia racialj Exaitando a natureza desse pais tropical") a simpl6ria Unidos do Jacarezinho em 98, com "Etnias em festa na Sapucai". No entanto, foi com a Mangueira, em 1962, que 0 c1assico das ciencias sociais virou classico na avenida. "Casa-grande & senzala", de Zagaia, Comprido e Leleo, e obrigat6rio em antologias e ja nasceu unanime: 0 concurso de sambas na escola nao foi ate 0 fim porque os rivais retiraram sua candidatura. Consta que 0 desfiIe, preparado com a ajuda do pesquisador Edison Carneiro, se deu sob gritos de "e campea" e elogios dos jornais. Mas 0 juri pos a Mangueira em quarto lugar. Polemica a parte, 0 samba fez boa tradu~ao do Iivro - para 0 bem e para o mal. "Pretos, escravos e senhoresj Pelo mesmo ideal irmanados", cantou a verde-e-rosa. Mas quem disse que 0 carnaval foi feito para desfazer ilusoes?

Amistura de ra~as gera a mulata, sfmbolo da mulher brasileira


uito apropriadamente, 0 papel da raciais correspondem os casamentos de cimiscigena~ao na forma~ao de viliza~oes. 0 mulatismo nao e somente urn uma consciencia da nacionalida- fenomeno biologico, e tambem urn fenornede brasileira e assunto complexo no cultural", escreveu. Encarna~ao farta da ambivalencia desse demais para anaIises simples, em que predominam 0 branco e 0 preto: valem mais os "mulatismo" e 0 poderoso mito da mulata meios tons. Para Gilberto Freyre, revolucio- brasileira, simbolo sexual de dimensoes inll(irio em seu tempo, 0 papel his tori co da ternacionais. Eis ai urn born exemplo de comesti~agem brasileira foi 0 de "corrigir a dis- mo todas as estradas tern mao dupla nesse tfulcia social entre a casaass unto. Quando um dos grande e a senzala". Mas catedraticos no ramo, Joao de Barro, 0 Braguitambem e verdade que 0 Qual a distuncia que nha, cantou em seu sumesmo fenomeno desembocou no ideal racista do separa Di Cava/canti, 0 cesso carnavalesco de "branqueamento": quanta 1948 que "branca e branpintor de mulatas, de ca, preta e preta, mas a mais diluido 0 "sangue negro" atraves de sucessiOsvaldo Sargentelli, 0 mulata e a tal", estava vos cruzamentos, melhor, ajudando a glorificar 0 empresario de mulatas? simbolo maximo de uma po is desse modo estariamos '.'apurando a ra~a". cultura miscigenada? o grande merito de Com certeza, mas ao Freyre e 0 de ter trazido 0 negro para 0 cen- mesmo tempo fixava um estereotipo que, tro da discussao sobre a identidade bras i- no futuro, com a ajuda das campanhas internacionais da Embratur, viria a estimular leira, mostrando que ele e tao importa.nte quanto 0 elemento europeu (e mais do que a imagina~ao de italianos e alemaes em o indigena, que os jesuitas trataram de des- busca de turismo sexual. Oa mesma forma, caracterizar em grande parte). 0 antrop6qual sera a distfmcia que vai de Di Cavallogo frances Roger Bastide, que estudou 0 canti, 0 maior pintor de mulatas de nossa Brasil a fundo, se aprofundou no caminho hist6ria, a Osvaldo Sargentelli, 0 empresaaberto por Freyre: "Aos casamentos inter- rio das mulatas "que nao estao no mapa"?

Anda mungkin juga menyukai