Anda di halaman 1dari 155

PARAUMAFILOSOFIA DOATORESPONSVEL

Pedro&JooEditores

MikhailM.Bakhtin

PARAUMAFILOSOFIA DOATORESPONSVEL

OrganizadoporAugustoPonzioeGrupodeEstudos dosGnerosdoDiscursoGEGE TraduoaoscuidadosdeValdemirMiotello eCarlosAlbertoFaraco

Pedro&JooEditores 2010

Copyright Augusto Ponzio e Pedro & Joo Editores e Grupo de EstudosdosGnerosdoDiscursoGEGE/UFSCar TtuloOriginal:Kfilosofiipostupka,192024. Primeira edio em Filosofija i sociologia nauki i techniki, Ezegodnik 1984 85,Moscou,Nauka1986. Edio revisada em Bakhtin, Sobranie socinenij [Raccolta delle opere], vol I, Moscou, Russkie slovari, 2003. A traduo italiana que aqui foi utilizadaapartirdestaedio.TraduodorussodeLucianoPonzio 2009PensaMultimedias,.r.l. Todos os direitos reservados. Qualquer parte desta obra pode ser re produzida ou transmitida ou arquivada, desde que levados em conta osdireitos. BAKHTIN,MikhailM. Para uma filosofia do Ato Responsvel. So Carlos: Pedro & Joo Editores,2010.140p. ISBN9788599803857 1. Ato Responsvel. 2. Discurso e tica. 3. Filosofia moral. 4. Lin guagemevida.5.Autor.I.Ttulo. CDD410 Capa:MarcosAntonioBessaOliveira Editores:PedroAmarodeMouraBrito&JooRodrigodeMouraBrito &ValdemirMiotello ConselhoCientfico:AugustoPonzio(Bari/Itlia);JooWanderley Geraldi(Unicamp/Brasil);RobertoLeiserBaronas(UFS Car/Brasil);NairF.GurgeldoAmaral(UNIR/Brasil);Maria IsabeldeMoura(UFSCar/Brasil);DominiqueMaingueneau (UniversidadedeParisXII);MariadaPiedadeResendeda Costa(UFSCar/Brasil).
Pedro&JooEditores RuaTadoKamikado,296 ParqueBelvedere pedroejoaoeditores@terra.com.br 13568878SoCarlosSP 2010

INTRODUO

Aconcepobakhtinianadoato comodarumpasso
AugustoPonzio K filosofii postupka o ttulo dado por Sergei Bocarov a este texto, do incio dos anos vinte, des provido de ttulo e das primeiras oito pginas (das complexas cinquenta e duas, conforme a numera odoautor),quandoopublicouem1986. Nas tradues italianas anteriores, por mim organizadas (1994 e 1998), diferentemente daquela em Mastroiani 1993 (Para uma filosofia do ato, pp. 103164), foi dado o ttulo Para uma filosofia da ao responsvel. Ao no uma boa esco lha. Tratase de um ato, como nas expresses no ato de..., ato de fala, ato falho. Bakhtin, neste texto, fala de ato de pensamento, de sentimento, de desejo e diz que tudo um ato meu, tambm opensamentoeosentimento. No uso que foi feito na Itlia, filosofia do ato leva a pensar na filosofia de Giovanni Gentile. No mbito anglfono Philosophy of the act leva a pensar na obra do filsofo americano George H. Mead, de 1938, que tinha esse ttulo. Todavia a traduo da edio americana Toward a Philosophy of the Act (1993,2a.ed.1995;). Postupok, ato, contm a raiz stup que signi fica passo, ato como um passo, como iniciativa,
5

movimento,aoarriscada,tomadadeposio.Os dados esto lanados, coup de ds. Na lngua francesa referirse ao passo na negao (ou dene gao):ne...pas,pasdutout. Nasuarelaocomdarumpasso,postupok lembra uma outra expresso que Bakhtin usa, a partir do texto Oautor e o heri naatividade est tica, (tambm dosanos 20), e que assume umaim portncia central para a delineao do seu conceito de extralocalizao, de exotopia, vnenakodi most, o acharse fora ou o colocarse fora de uma maneira nica, absolutamente outra, no equipar vel, singular. Transgrediente, de fato, significa tambm dar um passo, um passo fora de qualquer alinhamento, combinao, sincronia, semelhana, identificao. Este termo vem do latim transgredo; e em ingls equivale a step across, step over, passar atravsde,passaralmde. Postupok um ato, de pensamento, de sen timento, de desejo, de fala, de ao, que intencio nal, e que caracteriza a singularidade, a peculiari dade,omonogramadecadaum,emsuaunicidade, em sua impossibilidade de ser substitudo, em seu dever responder, responsavelmente, a partir do lu gar que ocupa, sem libi e sem exceo. Bakhtin, em relao a postupok, utiliza o verbo postupat co mo agir, no sentido do que acabamos de apresen tar, de dentro e em considerao ao lugar prprio, nico,singular. Naedioqueaquiseapresenta,demosaotex to o ttulo: Para uma filosofia do ato responsvel. Ato responsvel uma expresso recorrente no texto de Bakhtin. Ela indica um conceito central da reflexo bakhtiniana. Responsvel tambm no sen tido de responsivo. Tambm em russo otvest
6

vennyi (responsvel) lembra otvetnyj, responsivo. Na obra de Bakhtin se encontra frequentemente o conceito de compreenso responsiva que salienta a conexo entre compreenso e escuta, escuta que fala,queresponde,mesmoquenoimediataedire tamente; por meio da compreenso e pensamento participante ucastnoe myslenie, pensamento partici pante. Para uma filosofia do ato responsvel , sem dvida, interessante, alm do seu intrnseco valor terico, por abarcar a obra completa de Bakhtin e ter em si todo o significado complexo do seu itine rrio de investigao que chega at a primeira me tadedosanos70. Mikhail Bakhtin (18951975) geralmente con siderado um crtico literrio ou um terico da lite ratura, particularmente na Itlia, malgrado [ou, no obstante] quase toda sua obra, a includos os textos do assim chamado Crculo de Bakhtin, ter sido traduzida para o italiano por volta da metade dosanos70(olivrosobreDostoivski,naediode 1963, j tinha sido, contudo, publicado em italiano em1968).Bakhtin,elemesmo,fazendoumbalano, nosltimosanosdesuavida,sobreseutrabalhode estudo e investigao, definese filsofo, e este texto sobre filosofia do ato, que se coloca no in ciodesuaproduo,oconfirmaplenamente.
D:Masosenhornoeratambmumclassicista?.. B:Eueraj...Eueraumfilsofo.Veja,eudiriaassim... D:OSr.eramaisfilsofoquefillogo? B: Filsofo, mais que fillogo. Filsofo. E assim permaneci athoje.Souumfilsofo.Souumpensador.

Este dilogo faz parte da primeira de seis con versasrealizadasnoperodode22defevereiroa23


7

de maro de 1973, entre Bakhtin (B.) e Victor D. Duvakin (D), e que foram publicadas em russo em primeira edio em 1996, e em segunda edio em 2002 (trad. it. M. Bakhtin, In Dialogo, 2008:120. Tra duo em portugus: Mikhail Bakhtin em dilogo conversas de 1973 com V. Duvakin. Pedro & Joo Edi tores,2008:45). O tema deste texto est estreitamente ligado com o amplo trabalho de Bakhtin, mesmo com a quele do incio dos anos 20, publicado na coletnea dos escritos de Bakhtin, Estetika slovesnogo tvorcest va, de 1979, com o ttulo O autor e o heri na ati vidade esttica, em especial com seu primeiro ca ptulo. Este primeiro captulo que, por seu carter fragmentrio, foi excludo daquela publicao e da correspondente traduo italiana (1988), foi publi cado, no original russo, tambm no volume de 1986, organizado por Bocarov. Sua primeira tradu o italiana apareceu no volume de 1993, organiza do por Jachia e Ponzio, Bacthin e... Averincev, Benja min, Freud, Greimas, Marx, Peirce, Valry, Welby, Yourcenar, com o ttulo O Autor e o Heri na ati vidadeesttica.Fragmentodoprimeirocaptulo(a traduo inglesa deste fragmento encontrase em Bakhtin,Artandanswerability,pp.208231). A associao entre estes dois textos, Para uma filosofia do ato responsvel e o Fragmento do primeiro captulo de O autor e o heri, alm de decorrer do fato de ambos pertencerem a um mes mo projeto de pesquisa, no qual o segundo a con tinuao do discurso do primeiro, imediatamente visvel pela repetio de alguns passos e pela esco lha do mesmo texto literrio como objeto de anli ses,ouseja,apoesiadePushkin,Razluka(Sepa rao).
8

Para uma filosofia do ato responsvel, que somente o incio de um vasto projeto filosfico, consiste de dois amplos fragmentos: a introduo (privada de algumas pginas iniciais) provavel mente, ao tal projeto, que aqui parece especificarse como a realizao de um livro de filosofia moral, e uma outra seo intitulada pelo autor Primeira parte. Isto deve ser dito antes de tudo, at porque a qui se apresenta um trabalho de traduo, e a lin guagemdestetextobastantepeculiar. Em grande parte uma linguagem construda por Bakhtin sobre as pegadas da linguagem filos fica contempornea (e tambm obviamente, da lin guagem clssica de onde parte) da Europa Ociden tal, particularmente a alem. Bakhtin constri em russo a linguagem filosfica que adota neste texto, inventa o prprio idioma, fazendo ele mesmo um tra balho de traduo. Desse modo a traduo dos termos e expresses presentes no texto russo para sertransposta,nonossocaso,paraoitaliano[epara o portugus] deve, de qualquer maneira, fazer re misso aos termos e s expresses dos quais os termos e expresses de Bakhtin so j uma tradu o uma tentativa de ajuste de contas. O trabalho solitrio de Bakhtin no diz respeito apenas ao pe rodo do seu exlio, mas tambm a sua pesquisa toda,dadooseucarterpioneiro. A propsito da linguagem em sua relao com o ato, na sua singularidade de ato responsvel, Ba khtin observa (esta e outras citaes sem referncia so de Para uma filosofia do ato responsvel, presentenestelivro):

Historicamente a linguagem desenvolveuse a servio do pensamento participante e do ato, e somente nos tempos recentes de sua histria comeou a servir ao pensamento abstrato. A expresso do ato a partir do interior e a ex presso do existirevento nico no qual se d o ato exi gem a inteira plenitude da palavra: isto , tanto o seu as pecto de contedosentido (a palavraconceito), quanto o emotivovolitivo (a entonao da palavra), na sua unida de. E em todos esses momentos a palavra plena e nica pode ser responsavelmente significativa: pode ser a ver dade (pravda), e no somente qualquer coisa de subjetivo efortuito.Nonecessrio,obviamente,supervalorizaro poder da linguagem: o existirevento irrepetvel e singu lar e o ato de que participa so, fundamentalmente, ex primveis,masdefatosetratadeumatarefamuitodifcil, e uma plena adequao est fora do alcance, mesmo que elapermaneasemprecomoumfim.

Bakhtinusafrequentementeaexpressosobytie bytia (traduzimos bytia como existir ou, em certos casos, existncia: v. nota 1), existirevento, e xistir como evento, evento no curso do existir, do alemo Seinsgescheben, conceito fenomenolgi co. Coloca em campo palavras compostas, como bytiesobytie (o existirevento, o existir como e vento); soderzhaniesmysl, contedosentido, contedo como sentido; aktdiatelnost, uma ati vidade que se exprime em uma ao; introduz o conceito de venakodimost, exotopia, que ocupa um papelcentralemsuaconcepoestticaemoral. UmtermochavedetodoodiscursodeBakhtin Edinstvennji, singular, nico, irrepetvel, excep cional, incomparvel, sui generis, correspondente ao alemo einzig. Lembra o ttulo da obra de Max Stir ner, Der Einzigeund sein Eigentum (1844); mas aqui, diferentemente do indivduo egosta de Stirner, a referncia a uma unicidade, a uma singularidade, aberta a uma relao de alteridade consigo prpria
10

ecomosoutros,umasingularidadeemligaocom a vida do universo inteiro, que inclui em sua fini tude o sentido do infinito, e que, por certos aspec tos, lembra o singular de Soeren Kierkegaard, autorbemconhecidoporBakhtin(comoeleprprio diz, em sua conversa com Duvakin, antes mesmo que fosse traduzido para o russo). Muito cedo... antes de ser traduzido para o russo, j conhecia So eren Kierkegaard. [...] Dostoivski incrvel, a pro blemtica era quase a mesma, quase com a mesma profundidade(Bakhtinemdilogo,2008:401). Bakhtin faz uso da palavra russa obraz para significar o que em alemo Bild, Gebild, ima gem,configurao. Usa znachimost, validade, para significar o mesmo expresso em alemo por Geltung, Gelten; tsennstnaiaznacimostparaWertgeltung. Emprega dolzenstvovanie para referirse ao de ver no sentido do Sollen kantiano, o que me obriga; masaqui,diferentedeKant,comoveremos,noem sentido universal, mas ao contrrio, no sentido [de] que eu sozinho, e nenhum outro no meu lugar, de vo responsavelmente fazer, de maneira no formal, nofarisaica,nocomoumaimpostura. Retoma o conceito husserliano de Erlebnis, co mo experincia vivida orientada, e que est inti mamente ligada ao conceito de postupok; usa usta novka,atitude,nosentidodeEinstellung. Introduz a expresso ucastnoe myslenie, pensa mento participante, no indiferente, em alemo teilnehemendesDenken; Distingue dannost e zadanost, o que dado, e o que dado para ser feito, para ser alcanado, o que dado como tarefa, equivalente, em lngua a lem,aaufgegebenegegeben.
11

RetomaoconceitodeLebensphilosophie,filosofia da vida, mas tomandoo em uma direo bem dife rente do vitalismo contemporneo, ttulo de seu ensaio publicado em 1926, em uma revista de bio logia,sobo nomedeseuamigobilogoKanaev,no qual, tambm com relao a Bergson, tinha trans formadoo em objeto de crtica, mas sempre apre sentandoademaneiraconstrutiva. Confere a arquitetnica, tambm um termo usado por Kant, e a estrutura ou construo (stroni e), que algumas vezes o acompanha, um carter di nmico e suscetvel de renovao, alm de singular e irrepetvel, concebendoo como evento: estrutura arquitetnicadomundocomoevento. Kant, Hegel, Kierkegaard, Husserl, Rickert, Spengler, Bergson, Dilthey, Simmel, Schopenhauer, Nietzsche, Cohen, Cassirer, estes so alguns dos autores de referncia direta ou indireta, de cuja lei turaBakhtintraznososeupensamentooriginal, mas a linguagem prpria necessria para conceb loemseuidioma,eparaapresentlo. Em sua parte introdutria, Bakhtin apresenta o problema da possibilidade de apreender o carter do evento (sobytijnost) nico, singular, irrepetvel, que caracteriza o ato, aquela unidade basilar da e xistnciadecadaum,noseuvalorenasuaunidade de vivo devir e de autodeterminao. No momento em que, a partir de um ponto de vista terico ci entfico, filosfico, historiogrfico ou esttico, se determina o sentido de tal ato, este ltimo perde o carter de evento nico, que o efetivamente como ato vivido, e assume um valor genrico, um signifi cadoabstrato. Mas a questo no simplesmente se poss vel o conhecimento da singularidade, se possvel
12

uma mathesis singularis, ou antes inevitavelmente, apenas uma mathesis universalis. Questo bastante inusitada, dado que resulta bvio que o conheci mento deva ser necessariamente conhecimento do geral, procedendo por conceitos, por classificaes, por montagem, sobre a base de conjuntos, de gne ros, nos quais o singular, de um modo ou de outro, reaparece sob a forma de indivduo identificado pelopertencimentoaesteouqueleconjunto,aeste ouquelegnero. Tratase tambm de uma questo que toca di retamenteavidadecadaumequeproduzumpro fundo impacto sobre ela, de uma questo em que entraemjogoaqualidadedavida,oreconhecimen to da diferena singular de cada um, pelo fato de que a organizao social mesma, a modelagem cul turalmesmadavida,funcionasobreabasedeclas sificaes, de fechamentos, de atribuies de per tencimento, recorre ao gnero, ao universal como condio da identificao, da diferenciao, da in dividuao. Em Para uma filosofia do ato responsvel, Bakhtin rejeita a concepo bastante arraigada e aceita da verdade como composta de momentos gerais, universais, como algo reitervel e constante, separado e contraposto ao singular e ao subjetivo. Ele faz uma distino entre a verdade, istina, co mo valor abstrato, a veracidade, o verdadeiro, co mo ideal universalmente incontestvel, mas do qual no h no ato o reconhecimento efetivo, e a verdade, pravda, como entonao do ato, como a sua afirmao, ou seja, para o qual tende e pelo qualaferidaeoafere. A unidade da conscincia real, que age de maneira responsvel, diz Bakhtin, no deve ser
13

concebida como permanncia conteudstica de um princpio, do direito, da lei e menos ainda do ser: uma clara tomada de posio contra qualquer for ma de absolutizao dogmtica, a inclusa a onto lgica. Nenhum princpio ou valor subsiste como idntico e autnomo, como constante, separado do ato vivo do seu reconhecimento como princpio v lidoouvalor.
No o contedo da obrigao escrita que me obriga, masaminhaassinaturacolocadanofinal,ofatodeeuter, uma vez, reconhecido e subscrito tal obrigao. E, no momento da assinatura, no o contedo deste ato que me obrigou a assinar, j que tal contedo sozinho no poderia me forar ao ato a assinaturareconhecimento, mas podia somente em correlao com a minha deciso de assumir a obrigao executando o ato da assinatura reconhecimento;emesmonesteatooaspectoconteudsti conoeramaisqueummomento,eoquefoidecisivofoi o reconhecimento que efetivamente ocorreu, a afirmao oatoresponsvel,etc.

A diferena oficialmente reconhecida aquela da identidade, da atribuio a um conjunto, uma diferena indiferente singularidade, unidade, no intercambialidade de cada um. Nesta diferen a, que geralmente funciona por oposio binria, as diferenas singulares so canceladas, e o que conta a diferena do gnero, indiferente s dife renas singulares que engloba e que est constituti vamenteemcontraste,emoposio,comumaoutra diferena de gnero, como condio mesma da sua identificabilidade. As relaes sociais, as relaes culturais, aque las reconhecidas, oficialmente, codificadas, as rela es que contam juridicamente so relaes entre identidade do gnero, entre diferenas indiferentes
14

singularidade, relaes estruturalmente estveis por contraste e, portanto, relaes opositivas e con flitantes, nas quais a alteridade de cada um apa gada,enasquais,namelhordashipteses,vigoraa tolernciadooutro,massemprecomotolernciado outro que pertence ao gnero, do outro em geral, cuja diferena a da identidade do conjunto a que pertence. Criase assim a ciso entre dois mundos reci procamente impenetrveis e no comunicantes: o mundonooficialdavidavivida,davivncia(como esta expresso soa em portugus evitando o parti cpio passado), e o mundo oficial, da cultura, do social feito das relaes entre identidades, entre papis, entre pertencimentos, entre diferenas indi ferentes, entre indivduos que, como tais, so indi vidualizados por coordenadas que os assumem como representativos deste ou daquele conjunto. Deumlado,asingularidadedecadaum,asuauni cidade, a sua insubstituibilidade, a peculiaridade das suas relaes, dos seus vividos, das suas coor denadas espaotemporais e axiolgicas, a irrevoga bilidade da sua responsabilidade sem libi e es ta singularidade, esta unidade, insubstituibilidade, quecadaumtem,nosafetos,nasrelaesrelegadas ao privado, nas relaes de amor e de amizade. Do outro lado, as relaes de troca entre indivduos que representam identidades, e, portanto, em cada caso entre conjuntos, gneros, pertenas, comuni dades,classes,aglomerados,coletivos(aidentidade individual inevitavelmente coletiva). Aqui o re conhecimento do outro no mximo alcana o nvel da imparcialidade, da paridade, da igualdade, da justia, do tratamento igual por todos os seus an logos, pelos seus semelhantes, mas sempre de ma
15

neira no participativa, indiferente singularidade, diferenadecadaumouantes,comainterdio danoindiferenanosseusconfrontos. Mas a singularidade, a unicidade, a alteridade de cada um, com a sua participao e no indife rena singularidade dos outros, ao outro como nico e insubstituvel, a singularidade com a sua responsabilidade sem libis, fica por enquanto re legada ao privado, base do oficial, do pblico, do formal, do cultural, da identidade com a sua res ponsabilidadegarantidaedelimitadadelibis. Tudo isso que genrico adquire sentido e va lor a partir do lugar nico do singular, do seu reco nhecimento, na base do seu nolibi no existir. Nolibi significa sem desculpas, sem esca patrias, mas tambm impossibilidade de estar em outro lugar em relao ao lugar nico e singu larqueocuponoexistir,existindo,vivendo. Um valor igual a si mesmo, reconhecido como universalmente vlido, no existe, pois sua validade reconhecida e condicionada no pelo contedo tomado abstratamente, mas pela sua correlao com o lugar singular daquele que participa, determina e reconhece. Por exemplo: falando genericamente, ca dahomemmortal,masissoadquiresentidoevalor somente a partir do lugar nico de uma pessoa ni ca, e o sentido e o valor da minha morte, da morte do outro, do meu prximo, de cada homem real, da humanidade inteira, varia profundamente caso a caso, j que so todos momentos diversos do existir evento singular. Somente para um sujeito desencar nado, no participante, indiferente, todas as mortes podem ser indiferentemente iguais. Mas ningum vive, diz Bakhtin, em um mundo em que todos so, emrelaoaovalor,igualmentemortais.
16

Tudo isso que existe genericamente, como algo abstratamente determinado, apaga a diferena sin gular, torna intil, indiferente, aleatrio, o ato sin gular, a peculiaridade sui generis, e transforma em plausveis questes do tipo quem o outro?, quem o meu prximo?. Mas nenhuma validade de sentido em si pode ser categrica e peremptria sem o reconhecimento e a participao do singular, nenhumapodeobrigarsemoseuconsentimento. Inevitavelmente no mundo vivido como sin gularidade, no mundo da vivncia nica, que cada um se encontra quando conhece, pensa, atua e de cide; daqui que participa do mundo em que a vi da transformada em objeto e situa a identidade sexual, tnica, nacional, profissional, de status soci al, em um setor determinado do trabalho, da cultu ra,dageografiapoltica,etc. Por isso, o que unifica os dois mundos o e ventonicodoatosingular,participativo,noindi ferente. Encontrase aqui a mesma problemtica expos ta naquele que o primeiro escrito publicado de Bakhtin, em 1919, intitulado Arte e responsabili dade, onde a questo examinada a da relao entre arte e vida, e onde a soluo apresentada nos mesmos termos. A cincia, a arte e a vida ad quirem unidade somente na pessoaque as incorpo ra na sua unidade. Mas esta ligao, como acontece muitas vezes, pode se tornar mecnica, externa, j que falta a unidade de uma dupla responsabilida de: a responsabilidade especial, isto , a respon sabilidadequedecorre dapertenaaumtodo,rela tiva a um determinado setor da cultura, a um de terminadocontedo,eaumcertopapelefuno,e, portanto, uma responsabilidade delimitada, defini
17

da, referida identidade reitervel do indivduo objetivo e intercambivel; e, de outra parte, a res ponsabilidade moral, uma responsabilidade ab soluta, sem limite, sem libi, sem desculpa, que por si s torna nico, irrepetvel o ato, enquanto responsabilidade no transfervel do indivduo. O ato por isso, diz Bakhtin, Um Jano bifronte, ori entado em duas direes diferentes: a singularida deirrepetvel,eaunidadeobjetiva,abstrata. A ligao entre validade objetiva, abstrata, in diferente e a unicidade irrepetvel da tomada de posio, da escolha, no pode ser explicada a partir do interior do conhecimento terico, e pela ao de um sujeito terico, abstrato, de uma conscincia gnoseolgica, precisamente porque tudo isso tem uma validade formal, terica, indiferente ao responsvel do singular. So particularmente im portantesasconsideraesdeBakhtinsobreascon sequncias da separao entre validade objetiva, abstrata, indiferente e a unicidade irrepetvel da tomadadeposio,daescolha;sobreasconsequn cias da autonomia do que tem uma validade tcni ca, que se desenvolve segundo suas prprias leis imanentes, adquirindo um valor por si e um poder e um domnio sobre a vida do sujeito, uma vez que tenha perdido sua unio com a viva unicidade do ato. Tudo o que tem valor formal e tcnico, uma vez separado da unidade singular da existncia de cada um e abandonado vontade da lei imanente de seu desenvolvimento, pode tornarse qualquer coisa de terrvel e irromper nesta unidade singular da vida de cada um como fora irresponsvel e de vastadora. Viver a partir de si mesmo, de seu prprio lu gar singular, assevera Bakhtin, no significa viver
18

para si, por conta prpria; antes, somente de seu prpriolugarnico quepossveloreconhecimen to da impossibilidade da noindiferena pelo ou tro, a responsabilidade sem libi em seus confron tos, e por um outro concreto, tambm ele singular e,portanto,insubstituvel.Eunopossofazercomo se eu no estivesse a; no posso agir, pensar, dese jar, sentir como se eu no fosse eu, e cada identifi cao de si mesmo falha em sua pretenso de iden tificao com o outro. Mas, ao mesmo tempo, no posso fazer como se o outro no estivesse a, no um outro genrico, mas o outro na sua singulari dade que ocupa um lugar no espaotempo e na medida dos valores que eu no posso ocupar, pr prio pelo nolibi de cada um no existir. Cada eu ocupa o centro de uma arquitetnica na qual o ou tro entra inevitavelmente em jogo nas interaes dostrsmomentosessenciaisdetalarquitetnica,e portanto do eu, segundo a qual se constituem e se dispem todos os valores, os significados e as rela es espaootemporais. Esses so todos caracteri zados em termos de alteridade e so: euparamim, euparaooutro, o outroparamim. Os momentos de tal arquitetnica so de Bakhtin. Esses so: eu paramim,ooutroparamim,eeuparaooutro. A singularidade, a unicidade, a que se refere Bakhtin, de forma alguma tem relao com o indi vduo egosta, conforme expresso no nico de Stirner,nemcomumindivduoassocial,reduzidoa uma entidade puramente biolgica, confinado na esfera das necessidades fisiolgicas, e no qual o corpo mesmo tenha sido suplantado pela abstrao do organismo e a sua unidade tenha sido substitu dapeladivisoemrgos.

19

Aefetivaodestaconfuso,destasubstituio, desta reduo depende mesmo da separao entre o mundo no oficial da vida vivida, da vivncia, da diferenanoindiferente,eomundooficialfeitode relaes entre identidades que expurgam, interdi tam,adiferenasingular,eportantodoabusodeste ltimo sobre o primeiro. A unidade e, com ela, a singularidade do ato, no se deixam sufocar, mas, em consequncia da separao entre estes dois mundos, se reafirmam de forma errada, distorcida, degradada. A crise contempornea, diz Bakhtin, no so menteacrisedomundodacultura,deseusvalores: tambmacrisedoatocontemporneo.
Todas as foras de uma realizao responsvel [otvetst vennoe svershenie] se retiram para o territrio autnomo da cultura e o ato separado delas degenera ao grau de motivao biolgica e econmica elementar, perdendo todas as suas componentes ideais: esta precisamente a situao atual da civilizao. Toda a riqueza da cultura est posta a serviodoagir biolgico. Ateoriadeixaoato merc de uma existncia estpida, exaureo de todos os componentesideaiseosubmeteaseudomnioautnomo fechado,empobreceoato.

Bakhtin caracteriza a crise contempornea co mo crise da ao contempornea tornada ao tc nica; identifica esta crise na separao entre a ao, com sua concreta motivao, e o seu produto, que, desse modo, perde o sentido. Esta uma interpre tao muito prxima daquela da fenomenologia husserliana, sobretudo aquela trabalhada em Crise da cincia europeia (publicada postumamente em 1954). Mas em Bakhtin o sentido no conferido,
20

comoemHusserl(noqualpermaneceumcertoteo ricismo),pelaconscinciaintencional,porumsujei to transcendental, mas pela ao responsvel que exprime a unicidade do ser no mundo sem libi. Para Bakhtin a filosofia da vida somente pode ser umafilosofiamoral. Alm disso, Bakhtin coloca em evidncia como aseparaoentreprodutoeaoresponsvel,entre aparato tcnicocientfico e motivao concreta, en tre cultura e vida, produz no somente a deteriora o do produto, a perda de sentido do mundo cul tural tornado domnio autnomo, o esvaziamento de sentido dos saberes, mas tambm a degradao da prpria ao que, isolada dos significados da cultura, empobrecida de seus momentos ideais, de cai para o patamar de motivaes biolgicas e eco nmicas elementares; portanto, parece que fora da cultura objetiva no h nada mais que a individua lidade biolgica nua, o atonecessidade. Ao consi derar este aspecto, Bakhtin referese explicitamente a Spengler, em quem nota a incapacidade de re conduzir a teoria e o pensamento ao como seus momentos, em vez de oplos a ela. Isto, ao contr rio, s possvel se a ao for assumida em toda sua capacidade valorizante de ao responsvel una e nica, e distinta da ao tcnica com sua res ponsabilidadeespecial. Para Bakhtin, reside na singularidade do ato a possibilidade da religao entre cultura e vida, en tre conscincia cultural e conscincia viva. Diver samente, os valores culturais, cognitivos, cientfi cos, estticos, polticos tornamse valores em si e perdem toda possibilidade de verificao, de fun cionalidade, de transformao. Bakhtin deixa expl cito como esta discusso se liga a uma concepo
21

hobbesiana e tem sua clara consequncia poltica: absolutizao dos valores culturais corresponde a concepo de que o povo escolhe uma nica vez, renunciando prpria liberdade, entregandose ao Estado e transformandose, daquele momento em diante,emescravodesualivredeciso. delegao da responsabilidade, como dele gao poltica, Bakhtin retorna em um ponto de Para uma filosofia do ato responsvel, quando se refere representao poltica, que, frequentemen te, seja em quem a atribui, seja em quem a assume, perde, na tentativa de um tipo de alienamento da responsabilidade poltica, o sentido do prprio en raizamento na participao pessoal nica, sem li bis, tornando vazia a responsabilidade especialista eformal,comtodooperigoquetaldesenraizamen toeaperdadesentidoemcadacasocomportam. O meu nolibi no ser comporta a minha unicidade e insubstituibilidade, transforma a pos sibilidade vazia em ao responsvel real, confere efetivavalidadeesentidoacadasignificadoevalor de outra forma abstrato, d um rosto para o e vento de outra maneira annimo, faz de modo que no exista a razo objetiva nem a subjetiva, mas que cada um tenha razo no seu prprio lugar, e tenha razo no subjetivamente, mas responsavel mente, sem que isso possa ser entendido como oposio a no ser por alguma terceira consci ncia, no encarnada, no participante e na pers pectiva de uma dialtica abstrata, no dialgica, que Bakhtin explicitamente colocar em discusso nosApontamentosde197071. O nolibi no ser coloca o eu em relao com o outro, no segundo uma relao indiferente com o outro genrico e enquanto ambos exempla
22

res do homem em geral, mas enquanto coenvolvi mentoconcreto,relaonoindiferente,comavida do prprio vizinho, do prprio contemporneo, com o passado e o futuro de pessoas reais. Uma verdadeabstratareferidaaohomememgeralcomo o homem mortal, adquire sentido e valor, diz Bakhtin, s do meu lugar nico, como morte, neste caso, do meu prximo, como minha morte, como morte de uma comunidade inteira, ou como possi bilidade de aniquilao da humanidade inteira his toricamente real. E, naturalmente, o sentido do valor emotivovolitivo da minha morte, da morte do outro, do meu prximo, do fato da morte de ca da ser humano real, varia profundamente caso a caso,jquesotodosmomentosdiferentesdoexis tirevento singular. Para um sujeito desencarnado, no participante, todas as mortes podem ser indife rentemente iguais. Mas nenhum vive em um mun do no qual todos so em relao ao valor igual mentemortais. Desta responsabilidade sem libi se pode cer tamente tentar fugir, mas mesmo as tentativas de alienarse desta responsabilidade testemunham o seu peso e a sua presena inevitvel. Cada papel determinado, com a sua responsabilidade determi nada, especial, no elimina, diz Bakhtin, mas simplesmente especializa minha responsabilidade pessoal, ou seja, a responsabilidade moral sem de limitao e garantias, sem libi. Separada dessa responsabilidade absoluta, a responsabilidade es pecial perde o sentido, tornase casual, uma res ponsabilidade tcnica, e tornase simples represen tao de um papel, simples execuo tcnica, a a o, como atividade tcnica se desrealiza ou se tornaimpostura.
23

A filosofia moral, que Bakhtin qualifica como filosofia primeira, deve descrever a arquitetni ca concreta em que a indiferena do indivduo abstrato, genrico, intercambivel, substituvel na sua responsabilidade estabelecida e circunscrita sua pertena a um todo, a um gnero, sua adjudi cao a uma determinada tipologia substitui a no indiferena do indivduo tornado nico apenas por serabsolutamenteinsubstituvelnasuaresponsabi lidade diante da qual o acontecimento da sua exis tncia,semlibi,ope. A filosofia moral, como filosofia primeira, deveria se ocupar de descrever o existirevento co mo o conhece a ao responsvel e no pode se va ler da concepo kantiana e da retomada neokanti ana (Bakhtin faz referncia explcita a Herman Co hen), que tambm deu ao problema da moral rele vnciaparticular. Bakhtin acusa de teoricismo, ou seja, de abs traodomeueusingularaticaformaldeKante dosneokantianos:
Assim, o teoricismo fatal a abstrao do meu eu singu larocorretambmnaticaformal:aqui,omundodara zo prtica em realidade um mundo terico, e no o mundonoqualoatorealmenteexecutado.[...]Aquino existe nenhuma aproximao possvel com o ato vivo no mundoreal.Oprimadodarazoprtica,narealidade,o primado de um domnio terico sobre todos os outros, e isto se d somente porque o domnio da forma mais va zia e improdutiva do que universal. A lei da conformi dade lei uma frmula vazia do puro teoricismo. Nun cauma razoprticasemelhantepodefundarumafiloso fia primeira. O princpio da tica formal no de fato um princpio do ato, mas o princpio da generalizao poss veldosatosjdadosnasuatranscrioterica.

24

A tica formal de Kant e dos neokantianos no conseguiu libertarse do defeito da tica material, que consiste na concepo da universalidade do dever ser. A categoria do dever, precisamente con siderada categoria da conscincia, entendida co mocategoriadaconscinciaterica,comocategoria universal,portantoteorecizada;oimperativocon cebido como universal, e, como consequncia, a fi losofia kantiana e neokantiana no so capazes de darcontadoatosingular. Em Kant e nos neokantianos, observa Bakhtin, o imperativo categrico subordinado sua capa cidade de ser universal; o ato singular justificado por sua capacidade de tornarse norma de compor tamento geral; a vontade criativamente ativa noato cria uma lei a que se submete alienandose no seu produto. O mundo da razo prtica da tica formal kantiana e neokantiana no o mundo concreto do ato responsvel, mas o mundo da sua transcrio terica. Bakhtinseopeticakantiananoporqueela pretendeserumaticaformal,umafilosofiadopri mado da razo prtica, nem porque ela se apresen ta como baseada no mtodo transcendental, mas porqueelanoconsegueestarefetivamentealtura deste programa, altura da sua prpria denomina o. De modo que uma filosofia moral do gnero podeedevesercriada,mascertamentesepodeese deve criar uma outra, que merea mais ainda que noexclusivamentetalnome. Na seo que, em Para uma filosofia do ato responsvel, vem depois da introduo e que indicada como Primeira Parte, Bakhtin afronta concretamente a questo de como seria possvel considerar e descrever a arquitetnica segundo a
25

qual se constri e organiza a unicidade e a unidade de um mundo no abstratamente sistemtico, mas concretamentearquitetnico sobre um plano avali ativo e espaotemporal, a partir do lugar nico que cada um ocupa de modo insubstituvel, enquanto centro participativo e no indiferente, na sua res ponsabilidadesemlibi. A compreenso de tal arquitetnica no seria possvel se efetuada pelo mesmo sujeito em torno do qual esta se organiza, se desdobrada pelo mes mo eu e, consequentemente, em um discurso per tencente ao gnero confessional ou a um gnero qualquer do discurso direto, como tal incapaz de ter dela uma viso total. Nem a sua compreenso pode ser feita a partir de um ponto de vista cogni tivo, no emotiva e avaliativamente participativo, de um ponto de vista objetivo, indiferente, que incapazdecompreenderoquedescreveeterminaria, por isso, por empobreclo, e com isso perder de vista os detalhes que o deixam vivo e inacabado. Mas tambm no pode basearse na identificao de si mesmo, que seria tambm esta, se fosse poss vel, um empobrecimento enquanto reduo a uma s viso do relacionamento de duas posies reci procamenteexternasenointercambiveis. Para Bakhtin a interpretaocompreenso da arquitetnica pressupe que ela se realize a partir de uma posio externa, extralocalizada, exotpica, outra, diferente e ao mesmo tempo no indiferente, mas participativa. Postamse assim dois centros de valor, aquele do eu e aquele do outro, que so os dois centros de valor da prpria vida, em torno dos quais se constitui a arquitetnica do ato res ponsvel. E preciso que estes dois centros de va lor permaneam reciprocamente outros, que se
26

mantenham como o relacionamento arquitetnico dedoisoutros,poraquiloquedizrespeitoaoponto devistaespaotemporaleaxiolgico. Ento, Bakhtin, em Para uma filosofia do ato responsvel, identifica como exemplo de uma vi so deste tipo aquela que se realiza na arte, especi ficamente na arte verbal, na literatura, que tam bm uma viso arquitetnica organizada em torno daquele centro de valor que o ser humano singu lar em sua unicidade, insubstituibilidade, precarie dade, mortalidade, em relao qual expresses comoantes,depois,ainda,quando,nunca,tarde,nofim, j, necessrio, obrigatrio, alm, perto, longe perdem, diz Bakhtin, todos os seus significados abstratos e se enchem a cada vez em relao situao emo tivovolitivadestecentroparticipativodeumsen tidoconcreto. Portanto, na escrita literria, Bakhtin encontra realizada a compreenso da arquitetnica que sua filosofia moral, ou filosofia primeira, se prope: es ta instaura uma relao que permite a manuteno da alteridade do centro de valor de tal arquitetni ca, que considerado de um ponto de vista trans grediente, extralocalizado, exotpico, por sua vez nico e outro. Tratase exatamente do relaciona mentoautoreherinombitodotextoliterrio. Para melhor clarear a disposio arquitetnica da viso da escrita literria, Bakhtin a analisa em uma obra determinada, a poesia de Pushkin Ra zluka(Separao). Apartirdaquiiniciaseopercursosucessivoda pesquisadeBakhtinque,tendoencontradonopon to de vista da escrita literria a possibilidade da descrio da arquitetnica assim como pretendia apresentla, se dedicar a estudar este ponto de
27

vista, de tal maneira que aquilo que aqui era para ser apenas um exemplo, acabar por ocuplo pelo restodesuavida. importante tambm notar que Bakhtin d in cio sua aproximao com a viso literria a partir do gnero lrico e reencontra originariamente nele a relao de alteridade dialgica entre pontos de vista diferentes. Isto pe por terra a errnea interpretao que v Bakhtin como sendo pouco atento ao gnero lrico e que lhe atribui a contraposio entre gneros queseriam monolgicos,comoemespecialognero lrico, e gneros dialgicos, como em particular o romance. luz do texto sobre a filosofia do ato respon svel tornase, alm do mais, plenamente compre ensvel o percurso que conduziu Bakhtin sua mo nografia, publicada em 1929, sobre Dostoivski, em que filosofia, constituda, evidentemente, por Ba khtin, no a partir de determinadas concepes, de posies determinadas dos heris de seus roman ces, de certos contedos das suas obras, mas no movimento abrangente de reorientao a partir do princpio dialgico como efetiva estrutura da obra, Bakhtinreencontraaarquitetnicapropostaemseu escrito sobre a filosofia moral. O romance polif nico de Dostoivski obtm uma descrio da per sonagemnomaiscomopoderiadescrevlaumeu que a assuma como objeto, mas enquanto centro outro,segundooqualseorganizaoseumundo.
No por acaso que Dostoivski obriga Makr Divuch kinalerOCapotedeGgoleencarlocomonovelasobre simesmo,comoumpasquimdesimesmo.(...) Dostoiski realizou uma pequena revoluo copernicana, fazendo do que era uma estvel e completa determinao

28

do autor um momento da autoderterminao da perso nagem.(). ()NafiguradapersonagemdoCapote,Devuskinsev, por assim dizer, avaliado, medido e definido em profun didade: voc est todo aqui, e em voc no h mais nada, e de voc no h outra coisa para dizer. Ele se sente irre mediavelmente predeterminado e acabado, como j mor to antes de morrer, e ao mesmo tempo sente tambm a falsidadedeumatalatitude.() O sentido srio, profundo desta revolta podese exprimir assim: no se pode transformar o homem vivo em objeto mudo de um conhecimento exterior completamente defi nidor. No homem h sempre alguma coisa que s ele pode des cobrir no ato livre da autoconscincia e da palavra, que no se sujeitadeterminaoexternaeexteriorizante. () A verdadeira vida da pessoa acessvel apenas a um enfoque dialgico diante do qual ela se revela livremente emresposta(Bakhtin,1963,trad.It:66eseg.)

este ento o itinerrio de Bakhtin que se con figura desde o seu primeiro trabalho at a publica o em 1929 da monografia sobre Dostoivski: ele parte de uma refundao da filosofia e percebe que as exigncias estabelecidas nos seus prolegmenos para uma filosofia do ato responsvel tm a efetiva possibilidade de realizao na escrita literria, en quantoestamaisoumenoscapaz,segundoosg neros e subgneros literrios, de colocarse fora da dimenso de identidade e da diferenaindiferena edelinear,deumpontodevistaparticipativoeno indiferente, uma arquitetnica da alteridade. Um itinerrio que passa tambm pelo trabalho do Cr culo Bakhtiniano (como aparece nos escritos reco lhidos em Bakhtin, Kanaev, Medvedev, Voloshi nov,1995,enaquelespublicadosporVoloshinovna segunda metade dos anos 20); e que, baseado no interesse inicial por uma filosofia do ato respons vel, alcana, coerentemente, o interesse por uma
29

filosofiadaescritaliterria,ondedaescritaliterria genitivo subjetivo: no uma viso filosfica qual submetertalescrita,masumaperspectivafilosfica queaarteverbaltornapossvel.


RefernciasBibliogrficas

Bakhtin,MikhailM., 1919 Iskusstvo i otvetstvennost [Arte e responsabilit], Den iskusstva (Nevel, 13 sett. 1919), pp. 34; in Bakhtin 1979,it.1988,pp.34. 192024 K filosofii postupka, a cura di S. G. Bocarov, in Filosofia i sociologianaukiitechniki Esegodnik 198485, Mosca, Nauka, 1986; trad. it. di Gio vanni Mastroianni, Per una filosofia dellatto, in Gio vanni Mastroianni, Pensatori russi del novecento, Napoli, Lofficina Tipografica, 1993; trad. inglese di Vladimir Liapunov, Toward a Philosophy of the Act, a cura di Vadim Liapunov e Michel Holquist, Austin, University of Texas Press, 1993 e 1995; trad. spagnola di Tatiana Bubnova, Hacia una filosofia del acto tico (y otros escritos), con commenti di Iris M. Zavala e Augusto Ponzio, San Juan, Universit di Puerto Rico.Antropos, 1997; trad. it. di Margherita De Michiel, in Per una filosofia dellazione responsabile,conduesaggidiA.PonzioeIrisM.Zavala, acuradiA.Ponzio,premessadiCosimoCaputo,Lecce, Manni, 1998; trad. francese di Ghislaine Capogna Bardet, Pour une philosophie de lacte, Losanna, LAge dHomme,2003;trad.spagnoladi 1924 Autorigerojvesteticeskojtvorcestva(frammentodelcap.I), a cura di S. G, Boarov, in Filosofia i sociologia nauki i tech niki Esegodnik 198485; trad. it. di R. Delli Veneri, 1993, Lautore eleroe nellattivit estetica. Frammento del primo ca pitolo,inJachia,Ponzio,acura,1993,pp.159184. 1929 Problemy tvorestva Dostoevskogo, Leningrado, Priboj; trad. it. e cura di M. De Michiel, Problemi dellopera di Dostoevskij, introd, di A. Ponzio, Bari, Edizioni dal Sud, 1997.

30

1963 Problemy poetiki Dostoevskogo, Mosca, Sovetskij pisatel, 2a ed. rivista e ampliata di Bakhtin1929; trad. it. di G. Garritano, Dostoevskij, Poetica e stilistica, Torino, Einau di,1968. 1965 Tvocestvo Fransua Rable i narodnaja kultura srednevekovja i Renessansa, Mosca, Chudozevennaja literatura; trad. it. di M. Romano, Lopera di Rabelais e la cultura popolare, Torino,Einaudi,1979. 1975 Voprosy literatuty i estetiki, Mosca, Chudozevennaja lite ratura; trad. it. di C. Strada Janovic, Estetica e romanzo, Torino,Einaudi,1979. 1979 Estetica slovesnogo tvorcestva, Mosca, Iskusstovo; trad. it. di C. Strada Janovic, Lautore e leroe, Torino, Einaudi, 1988. 19962008Sobraniesocinenij[Raccoltadelleopere],Mosca, Russkieslovari. 2000a Appuntideglianni19401960,acuradiM.DeMichiele S.Sini,Kamen.Rivistadipoesiaefilosofia,15,pp.572. 2000b Autorigeroy[Lautoreeleroe],acuradiSergejC.Boca rov,S.Pietroburgo,Aibuca 2002 Besedy V.D. Duvakina s M.M. Bakhtinym (1973), 1a ed. 1996, nuov ed. Mosca, Soglasie, 2002; trad. it. Michail Bakhtin,Indialogo.ConversazioniconV.D.Duvakin,trad. it. di Rosa Stella Cassotti, introd. di A. Ponzio, Napoli, ESI,2008. 2004 DagliappuntideglianniQuaranta,trad.it.diF.Rodolfo,a curadiA.Ponzio,Corposcritto,5,Bari,EdizionidalSud. Bakhtin, Michail M., Kanaev, Ivan I., Medvedev, Pavel, N., Voloshinov,ValentinN., 1995 Bakhtin e le sue maschere. Il percorso Bakhtiniano fino alla pubblicazione dellopera su Dostoevskij (191929), a cura di A.Ponzio,P.JachiaeM.DeMichiel,Bari,Dedalo. Bakhtin,NikolajM. 1995 Iz izni idej. Stati, Esse, Dialogi, Mosca, Labirint, 1995. La scritturaelumano.Saggi,dialoghi,conversazioni),introd.e trad. di Margherita de Michiel, present di A. Ponzio, Bari,EdizionidalSud.

31

Bocarov,SergejG. 1993 proposduneconversationetautourdelle(iltestorusso apparso in Novoeliteraturnoe obozrenie, 1993, 2, pp. 71 83),trad.franc.inDepretto1997,180204. Bonfantini,MassimoA.,Petrilli,Susan,Ponzio,Augusto 2006 Idialoghisemiotici,Napoli,EdizioniscientificheItaliane. Brandist,Craig;Shepherd,David,Tihanov,Galin 2004, The Bakhtin Circle, Manchester, Manchester University Press.

DeMichiel,Margherita 2001 Il nonalibi del leggere. Su Problemi dellopera di Dostoevskij di Michail Bakhtin, Trieste, Universit degli studi, Dipar timento di scienze del linguaggio, dellinterpretazione e dellatraduzione.

Depretto,Catherine,1997,(acura)LhritagedeMikhalBakhti ne,Bordeaux,PressesUniversitairesdeBordeaux. Florenskij,PavelA. 1989 Attualitdellaparola.Lalinguafrascienzaemito,acuradi E.Treu,introd.diV.Vs.Ivanov,Milano,Guerini. Gnther,Hans 1973 (acura)MarxismusundFormalismus,MonacodiBaviera, Hanser Verlag; trad. it. Marxismo e formalismo, a cura di E.Rigotti,Napoli,Guida. Haynes,Deborah,J. 1995 Bakhtin and the Visual Arts, Cambridge, Cambridge Uni versityPress,Cambridge, Mass.; trad.it. diL. Colombo, Bakhtineleartivisive,Segrate(Milano),Nike. Holquist,Michael 1990 MikhailBakhtinandisWorld,Londo,NewYork, Routledge Husserl,Edmund 1994 La filosofia come scienza rigorosa (1911), Pref. di Giuseppe Semerari,Bari,Laterza.

32

Ivanov,ViaelaslvV. 1973 Il significato delle idee di Bakhtin sul segno, lenunciazione e ildialogoperlasemioticacontemporanea,inPonzio(acura) 1977,pp.67104. Jachia,Paolo 1997 MichailBakhtin:ifondamentidellafilosofiadeldialogo.Indi viiduo, arte, lingua e societ nel circolo di Bakhtin, 1919 1929,Segrate(Milano),Nike. Jachia,Paolo,Ponzio,Augusto 1993 (acura),Bakhtin&...,RomaBari,Laterza. Kanaev,IvanI 2002 Sovremennyjvitalizm,elovekiPrirodatrad.itIlvita lismocontemporaneo,1926,1,pp.3342;2,pp.923;ri pubblicatoinDialogue,Carnival,Chronotope,1993, 4,pp.99116),tradit.diM.DeMichielinA.Ponzio(a curadi)2002a,pp.2144(nuovaed.dellaversione pubblicatainBakhtin,Kanaev,Medvedev,Voloinov 1995). Kierkegaard,Sren 1841 Om begrebet ironi, trad. it, Sul concetto di ironia, a cura di D.Borso,Milano,Guerini,1989. 1843a Gjentagelsen, trad. it. La ripetizione, a cura di D. Borso, Milano,Guerini,1991. 1843b EntenEller; trad. it. di A. Cortese, 197689, EntenEller, 5 voll,Milano,Adelphi. 1995 Opere,acuraC.Fabro,Piemme,CasaleMonferrato. Krisynski,Wladimir 1998 La novela en sus modernidades, Veuvert, Iberoamericana, FrankfurtamMain,Madrid. Medvedev,PavelN. 1928 Formalnyi metod v Literaturovedeni, Leningrado, Priboj; trad. it. di R. Bruzzese, 1977, Il metodo nella scienza della letteratura,acuradiA.Ponzio,Bari,Dedalo.

33

Petrilli,Susan,Ponzio,Augusto, 2000 Philosophy of Language, Art and Answerability in Mikhail Bakhtin,Toronto,Legas. Ponzio,Augusto, 1977 (a cura) MichailBakhtin. Semiotica, teoria dellaletteraturae marxismo,Bari,Dedalo. 1980 Michail Bakhtin. Alle origini della semiotica sovietica, Bari, Dedalo. 1981 Segni e contraddizioni. Tra Marx e Bakhtin, Verona, Berta ni. 1992 Tra semiotica e letteratura. Introduzione a Michail Bakhtin, Bompiani,Milano,2ediz.ampliata,2003. 1993 Signs,DialogueandIdeology,Amsterdam,J.Benjamins. 1994 Scrittura, dialogo, alterit. Tra Bakhtin e Lvinas, Firenze, LaNuovaItalia. 1997a La rivoluzione Bakhtiniana. Il pensiero di Bakhtin e lideologiacontemporanea,Bari,Levante. 2002a (acuradi)Vita,fascicolomonograficodellaserieAtha nor.Semiotica,Filosofia,Arte,Letteratura,5,Roma,Mel temi, 2006a Thedialogicnatureofsign,Ottawa,Legas. 2006b Lacifrematicaelascolto,Bari,Graphis. 2006b Produzionelinguisticaeideologiasociale(1aed1973;nuova ed.ampliata),Bari,Graphis. 2008 TraBakhtineLvinas,Scrittura,dialogo,alterit,Bari,Pa lomar. 200809(acura)Athanor,XIX,12,Globalizzazioneeinfunzionalit, Roma,Meltemi. Ponzio,Augusto,Petrilli,Susan, 2000 Philosophy of Language, Art and Answerability in Mikhail Bakhtin,NewYork,Ottawa,Toronto,Legas. 2003 Views in Literary Semiotics, New York/Ottawa/Toronto Legas. 2005a Laraffigurazioneletteraria,Milano,Mimesis. Ponzio,Luciano 2000 Icona e raffigurazione. Bakhtin, Malevi, Chagall, Bari, Adriatica. 2002 Visionideltesto,Bari,Graphis. 2004 LosquarciodiKazimirMalevic,Milano,Spirali.

34

Voloshinov,ValentinN. 192630b La parola nella vita e nella poesia (1926) e altri saggi, trad. it. di L. Ponzio in M. M.Bakhtin, Linguaggio e scrit tura,acuradiA.Ponzio,Roma,Meltemi,2003 1927 Frejdizm, MoscaLeningrad, Gosizdat; trad. it. di L.Pon zio,2005,M.M.Bakhtin,Freudeilfreudismo,acuradiA. Ponzio,Milano,Mimesis. 1929 Marksizm i filosofija jazyka, Leningrad, Priboj; trad. it. di M.DeMichiel,1999. M. m. Bakhtin, V. N. Voloshinov, Marxismo e filosofia del linguaggio,acuradiA.Ponzio,Lecce,Manni

35

36


Paraumafilosofiadoatoresponsvel
<...>Tambmaatividadeestticanoconsegue ligarse a esta caracterstica do existir1 que consiste na sua contingncia e no seu carter de evento2 a berto; e o produto da atividade esttica, no sentido que lhe prprio, no o existir em seu efetivo de vir, e, no que concerne sua existncia, ele se inte granoexistirmedianteoatohistricodeumaativa percepo esttica. A percepo esttica no conse

Bytie:existir.Significatambm ser,masaquia referncia ao existir. As tradues espanhola e francesa usam ser (ser, tre); mas, aqui e ali, usam tambm, respectivamente, existn ciaeexistence.Natraduoinglesa,Being,Ser,commaiscula. A sombra de Heidegger! Alm disso, existe uma passagem do texto de Bakhtin em que h uma tomada de posio avant la lettre contra a ontologia de tipo heideggeriano. Bytie, exis tir, e sobitye, evento. Sobytijnost, carcter de evento, ao qual preferimos a eventicidade. Esta e outras notas so do cura dor em colaborao com otradutor italiano,levandoem con ta as notas de rodap do texto em russo de Bakhtin, Sobranie socinenij[Coletneadasobras],vol.I,edastraduespreceden tes italianas e estrangeiras. As referncias s tradues ingle sa, espanhola e francesa dizem respeito, respectivamente, edio americana, 1993 (2 ed. 1995), castelhana de 1997 e francesa de 2003: v., tambm para as referncias s tradues italianas precedentes de 1994 e de 1998, a bibliografia da In troduonestelivro.) 2 Sobytijnost: eventicidade; trad. Inglesa: eventness; francesa: venemntialit;espanhola:carcterdeacontecer.
1

37

gue tambm apreender a unicidade do evento sin gular, porque as imagens que configura so objeti vadas, ou seja, so retiradas, em seu contedo, do devir efetivo e singular3, e no participam dele (participamsomentecomomomentodaconscincia vivaeviventedocontemplador). A caracterstica que comum ao pensamento tericodiscursivo4(nascinciasnaturaisenafiloso fia), representaodescrio histrica e percep o esttica e que particularmente importante pa ra a nossa anlise, esta: todas essas atividades es tabelecem uma separao de princpio entre o con tedosentido de um determinado ato5atividade e a realidade histrica de seu existir, sua vivncia re almente irrepetvel; como consequncia, este ato perde precisamente o seu valor, a sua unidade de vivo vir a ser e autodeterminao. Somente na sua totalidade tal ato verdadeiramente real, participa do existirevento6; s assim vivo, pleno e irreduti velmente, existe, vem a ser, se realiza. um com ponente real, vivo, do existirevento: incorporado na unidade singular do existir que se vai realizan do, mas esta incorporao no penetra em seu as pecto de contedosentido7, que reivindica a com

Edinstvennji, singular, nico, irrepetvel, excepcional, incom parvel,suigeneriscorrespondeaoalemoeinzig. 4 Terico: especulativo (do grego theoretiks). Discursivo: adje tivo que corresponde ao sentido da palavra grega dianoia, e designa o proceder, no raciocnio, derivando concluses a partir de premissas e tendo a ver com causas e princpios (Aristteles,Metafisica,v,1,1025b25). 5 Aqui,comologoadiante,akt,nopostupok. 6 Bytiesobytie.Tambmexistircomoevento. 7 Soderzaniesmysl: Contedosentido. Sentido como signifi cado contextual. Em Voloshinov, 1929 (Marxismo e filosofia
3

38

pleta e definitiva autodeterminao na unidade de um determinado domnio de sentido da cincia, da arte, da histria: embora, como mostramos, es ses domnios objetivos, fora do ato que os envolve, no so, em si, reais. Como resultado, dois mundos se confrontam, dois mundos absolutamente inco municveis e mutuamente impenetrveis: o mundo da cultura e o mundo da vida (este o nico mun doemquecadaumdenscria,conhece,contempla vive e morre) o mundo no qual se objetiva o ato da atividade de cada um e o mundo em que tal ato realmente, irrepetivelmente, ocorre, tem lugar. O ato da atividade de cada um, da experincia que cada um vive8, olha, como um Jano bifronte, em duas direes opostas: para a unidade objetiva de um domnio da cultura e para a singularidade irre petvel da vida que se vive, mas no h um plano unitrio e nico em que as duas faces se determi nem reciprocamente em relao a uma unidade nica. Somente o evento singular do existir no seu efetuarse pode constituir esta unidade nica; tudo o que terico ou esttico deve ser determinado como momento do evento singular do existir, em bora no mais, claro, em termos tericos e estti cos. O ato deve encontrar um nico plano unitrio para refletirse em ambas as direes, no seu senti do e em seu existir; deve encontrar a unidade de uma responsabilidade bidirecional, seja em relao ao seu contedo (responsabilidade especial), seja em relao ao seu existir (responsabilidade moral),
da linguagem), encontramos a diferena Znacenie e smysl, significadoabstratoesentidoatual. 8 Experincia vivida: em espanhol e em portugus existe vivn cia, palavra peculiar e sem ser particpio passado: o Erlebnis deEdmundHusserl.

39

de modo que a responsabilidade especial deve ser um momento incorporado de uma nica e unitria responsabilidade moral. Somente assim se pode superar a perniciosa separao e a mtua impene trabilidadeentreculturaevida. Cada um de meus pensamentos, com o seu contedo, um ato singular9 responsvel meu; um dos atos de que se compe a minha vida singu lar inteira como agir ininterrupto, porque a vida inteira na sua totalidade pode ser considerada co moumaespciedeatocomplexo:euajocomtodaa minha vida, e cada ato singular e cada experincia que vivo so um momento do meu viveragir. Tal pensamento,enquantoato,formaumtodointegral: tanto o seu contedosentido quanto o fato de sua presena em minha conscincia real de um ser hu mano singular, precisamente determinado e em condies determinadas ou seja, toda a historici dade concreta de sua realizao estes dois mo mentos,portanto,sejaodosentido,sejaohistrico individual (factual), so dois momentos unitrios e inseparveis na valorao deste pensamento como meu ato responsvel. Mas se pode retirar dele, por abstrao,omomentodecontedosentido,isto,o pensamentocomojuzodevalidadeuniversal.Para este aspecto abstrato do sentido, o aspecto histri coindividualoautor,otempo,ascircunstnciase a unidade moral de sua vida totalmente indife rente: tal juzo de validade universal se refere u nidade terica do domnio terico correspondente, e o lugar que ocupa nesta unidade define a sua va lidade de modo totalmente exaustivo. A valorao do pensamento como ato individual leva em consi
9

Aquipostupok,comotambmnasocorrnciasqueseguem.

40

derao e contm em si, de forma plena, o momen to da validade terica do pensamentojuzo; a valo rao do significado do juzo constitui um momen to necessrio na efetivao do ato, apesar de no exaustivo. Para a validade terica do juzo, por ou tro lado, totalmente indiferente o momento hist ricoindividual, momento da transformao do ju zo em ato responsvel de seu autor. Eu, que real mente penso e sou responsvel pelo ato [akt] do meu pensar, no tenho lugar no juzo teoricamente vlido. O juzo teoricamente valido , em todos os seus momentos, impenetrvel para a minha ativi dade [aktivnost] individualmente responsvel. Se jam quais forem os momentos que distinguimos no juzo teoricamente vlido a forma (as categorias da sntese) e o contedo (o assunto, os dados expe rimentais e sensoriais), o objeto e o contedo a validade [Znacimost] de todos estes momentos ex clui, de maneira totalmente impenetrvel, o mo mentodoatoindividual,oatodequempensa. A tentativa de compreender o dever [Dol zhenstvovanie]10comoamaisaltacategoriaformal(a afirmaonegao de Rickert11) baseiase num e quvoco. O dever pode fundar a presena real de um dado juzo em minha conscincia em dadas cir cunstncias, isto , a concretude histrica de um fato individual, mas no a veracidade [istinnost] terica em si do juzo. O momento da veracidade terica necessrio para que o juzo seja um impe rativo para mim, mas no suficiente; um juzo
No texto em russo [em Bakhtin, Sobranie socinenij (Coletnea dasobras),vol1]estenoumpargrafo,comoestaqui;pa raagilizaraleitura,decidimosorganizardestaforma. 11BejahungVerneinung. A referncia ao livro de Heinrich Rickert(18631936)DerGegestandderErkenntnis(1882).
10

41

verdadeiro no j, por isso mesmo, tambm um ato [postupok] imperativo do pensamento. Permi tamme uma analogia um pouco grosseira: a irreto cvel correo tcnica do ato no resolve ainda a questo de seu valor moral. Em relao ao dever a veracidade terica exatamente de ordem tcnica. Se o dever fosse um momento formal do juzo, no haveria ruptura entre vida e criao cultural, entre ao como ato [actpotupok] momento da unidade docontextodaminhavidasingulareocontedo sentido do juzo, parte de uma unidade terica ob jetiva da cincia: e isso significaria que existiria um s e nico contexto de cognio e vida, de cultura e vida, o que, naturalmente, no o caso. Afirmar o juzo como verdadeiro relacionlo a uma certa unidade terica, unidade que no , de modo al gum,aunidadehistricasingulardeminhavida. No h sentido em falar de algum dever terico especial, do tipo: posto que penso, devo pensar ver dadeiramente [istinno]; a veracidade [istinnost] o deverdopensamento.Mas,sermesmoocasoqueo dever momento inerente da verdade mesma? De fato, o dever se revela apenas na correlao da ver dade(vlidaemsimesma)comaaocognitivareal de cada um de ns, e tal momento de correlao historicamenteummomentonico,sempreumato individual,quenoafetaemnadaavalidadeterica objetiva do juzo um ato que avalivel e impu tvelnocontextonicodavidarealnicadeumsu jeito. Para o dever no suficiente apenas a veraci dade,<necessrio>oatoderespostadosujeito,que provmdoseuinterior,aaodereconhecimentoda veracidade do dever, e tambm esta ao no pene tra, de modo algum, na composio terica e no sig nificado do juzo. Por que, enquanto penso, devo
42

pensar veridicamente? Da definio terico gnoseolgica da veracidade no resulta totalmente o dever; tal momento no est contido em sua defini o e dela no dedutvel: ele s pode ser dado e fixado desde o exterior (Husserl). Em geral, nenhu ma definio e nenhuma proposio terica pode incluir em si o momento do dever, nem ele delas dedutvel. No existe um dever esttico, cientfico e, ao lado deles, um dever tico: h apenas o que es ttica, terica e socialmente vlido e ao qual se pode agregar um dever a respeito do qual todas estas va lidades so de carter tcnico, instrumentais. Tais posies adquirem sua validade no interior de uma unidade esttica, cientfica, sociolgica; enquanto adquirem o dever na unidade de minha vida singu lar e responsvel. Em geral, como veremos detalha damente mais adiante, no se pode falar de nenhu ma norma moral, tica, de nenhum dever como ten do um determinado contedo. O dever no possui um contedo definido e especificamente terico. O dever pode estenderse sobre tudo o que conteu disticamentevlido,masnenhumaproposioteri ca conter, em seu contedo, o momento do dever, nem se funda nele. No existe um dever cientfico, esttico etc., nem tampouco existe um dever especi ficamentetico,entendidocomoconjuntodenormas comumcontedodeterminado.Tudooquevlido d fundamento relativamente sua validade a di versas disciplinas especficas, e nada sobra para a tica (as ditas normas ticas so geralmente regras sociais e, quando as correspondentes cincias sociais forem fundamentadas, elas sero de sua competn cia). O dever uma categoria original do agirato [postupleniepostupok](etudoumatomeu,inclusive o pensamento e o sentimento), uma certa atitude
43

[ustanovka] da conscincia, cuja estrutura nos pro pomos desvendar fenomenologicamente. No exis tem normas morais determinadas e vlidas em si, mas existe o sujeito moral com uma determinada estrutura (no, obviamente, uma estrutura psicol gica ou fsica), e sobre ele que necessitamos nos apoiar: ele saber em que consiste e quando deve cumprir o seu dever moral ou, mais precisamente, o dever (porque no existe um dever especificamente moral). O fato de que a minha atividade responsvel no penetra no aspecto de contedosentido do ju zoparecesercontraditadopelofatodequeaforma do juzo, o momento transcendente na formao do juzo, tambm momento da atividade da nossa razo, pelo fato de que cada um de ns que pro duz as categorias da sntese. Esquecemonos da empreitada copernicana de Kant12. Todavia, a ati vidade transcendente deveras atividade histori camente individual da minha ao, pela qual sou individualmente responsvel? Ningum, certamen te, afirmar tal coisa. A descoberta de um elemento transcendente a priori em nossa conscincia no cri ou uma sada desde o interior do conhecimento, isto , desde seu aspecto de contedosentido, em direo ao efetivo ato cognitivo histrico individual; no superou a sua separao e mtua impenetrabilidade, e para essa atividade transcen dente foi preciso inventar um sujeito puramente terico,historicamenteinexistente,umaconscincia
12

[...]conhecimuitocedoKant,comeceimuitocedoalerasua Crtica da razo pura [] em alemo. No em russo. Em russo eu li Os Prolegmenos (Bakhtin, M. & Duvakin, V. Mikhail Bakhtin em dilogos. Conversas de 1973 com V. Duvakin. p. 40.

44

em geral, uma conscincia cientfica, um sujeito gnosiolgico. Mas, certamente, este sujeito terico deveria a cada vez encarnarse em um ser humano real, efetivo, pensante para incorporarse, com o mundo todo do existir que lhe inerente enquanto objeto de seu conhecimento, no existir do evento histricoreal,simplesmentecomoseumomento. E, assim, enquanto separamos um juzo da u nidade da aoato historicamentereal de suaatua o e o relacionamos a uma unidade terica qual quer, do interior de seu contedosentido, no h sadaqueconduzaaodevernoeventorealsingular do existir. Qualquer que seja a tentativa de superar o dualismo entre conscincia e vida, entre o pen samento e a realidade concreta singular , do inte rior do conhecimento terico, absolutamente sem esperana. Uma vez separado o aspecto do conte dosentidodoconhecimentodoatohistricodesua realizao podemos sair em direo ao dever so mente por meio de um salto; procurar a aoato cognitivo real no contedo de sentido separado de lecomotentarlevantarsepuxandosepeloscabe los. Do contedo separado do ato cognitivo apro priamse suas prprias leis imanentes, com base nas quais ele se desenvolve sozinho, autonoma mente. Inseridos neste contedo, consumado um ato de abstrao, estaremos merc de suas leis autnomas; mais exatamente, cada um de ns no est mais presente nele como ativo no sentido indi vidual e responsvel. Dse, ento, o que ocorre no mundo da tecnologia, que conhece sua prpria lei imanente a que se submete em seu impetuoso e ir restrito desenvolvimento, no obstante j h tempo tenha se furtado tarefa de compreender a finali dade cultural desse desenvolvimento, e acabe con
45

tribuindo para piorar notavelmente as coisas em vez de melhorlas; assim, com base nas suas leis internas, aperfeioamse instrumentos que, como resultado, se transformam de meio de defesa racio nal em uma fora terrificante, letal e destrutiva. aterrorizantetudoo quetecnolgico,quando abs trado da unidade singular do existir de cada um e deixado entregue vontade da lei imanente de seu desenvolvimento; ele pode repentinamente irrom per nesta unidade singular da vida de cada um co moforairresponsvel,deletriaedevastante. Enquantoomundoautnomoterico,abstrato, alheio por princpio historicidade viva singular, permanece fechado em suas prprias fronteiras, a sua autonomia justificada e inviolvel; so igual mente justificadas disciplinas filosficas especiais como a lgica, a teoria do conhecimento, a psicolo giadoconhecimento,abiologiafilosfica,queobje tivam descobrir teoricamente, isto , segundo o conhecimento abstrato a estrutura do mundo teo ricamente cognoscvel e seus princpios. Mas o mundo como objeto de conhecimento terico pro curasefazerpassarcomoomundocomotal,isto, no s como unidade abstrata, mas tambm como concretamente nico em sua possvel totalidade; o conhecimento terico visa, assim, construir uma filosofia primeira (prima philosophia) na forma de gnoseologiaoude<?Palavrailegvelnooriginal>te rico (de variado tipo biolgico, fsico, etc.). Seria absolutamente injusto pensar que esta seja a ten dncia predominante na histria da filosofia: an tes, podemos dizer, a caracterstica especfica da pocamoderna,dossculosXIXeXXemespecial. O pensamento participativo [usastnoe myslenie] predomina em todos os grandes sistemas filosfi
46

cos, de modo consciente e explcito (em particular no perodo medieval), ou inconsciente e latente (nos sistemas do sculo XIX e XX). Podemos notar hoje um particular abrandamento dos prprios termos existir e realidade. O exemplo clssico de Kant contra a prova ontolgica de que cem t leres [moeda alem] reais no equivalem a cem t leres somente pensados deixou de ser convincen te;defato,oquerealmenteexistentenoplanohis trico e que irrepetvel, na realidade determinada por mim de uma maneira nica, incomparavel mente mais pesado; mas, se medido com pesos tericos, ainda que com o acrscimo do reconheci mento terico de sua existncia emprica, abstrao feita de seu valor histrico nico, dificilmente re sultar mais pesado do que aquilo que apenas pensado. Isto que existe como singular e historica mente real tem volume e peso maior do que qual quer unidade de ordem terica e cientfica, mas es ta diferena de peso, evidente para a conscincia viva que a experimenta, no pode ser entendida pormeiodecategoriastericas. O contedosentido que foi abstrado da ao ato pode ser integrado a um certo existir aberto e nico,mas,naturalmente,noaqueleexistirnico em que cada um de ns vive e morre, em que se desenrola o ato responsvel de cada um: tal existir , por princpio, estranho viva historicidade. Eu no posso incluir o meu eu efetivo e a minha vida como um aspecto do mundo das construes da conscincia terica, mundo obtido por abstrao do ato histrico responsvelindividual; o que neces srio, se se parte do pressuposto de que este mun do o mundo todo, o existir total (total em princ pio ou em considerao sua finalidade, isto , sis
47

tematicamente, tambm se pode, por certo, deixar aberto o prprio sistema do existir terico). Em um tal mundo apareceramos determinados, predeter minados, prontos e acabados, fundamentalmente no viventes; ns nos retiraramos da vida, conce bida como devirato responsvel, arriscado, aberto, para um existir terico indiferente, por princpio concluso e completo (no no sentido de que con cludoedeterminadoapenasnoprocessocognitivo, mas como um existir j determinado justamente enquanto dado). claro que isso s possvel fa zendo abstrao do que no ato absolutamente ar bitrrio (responsavelmentearbitrrio), absoluta mente novo, que vem sendo criado, que tem a ver com a ao, isto , fazendo abstrao precisamente detudoaquilode que viveaao.Nenhumaorien tao prtica da minha vida no mundo terico possvel: nele no possvel viver, agir responsa velmente, nele no sou necessrio, nele, por princ pio, no tenho lugar. O mundo terico se obtm por uma abstrao que no leva em conta o fato da minha existncia singular e do sentido moral deste fato, que se comporta como se eu no existisse [kakeslibymenjanebylo];etalconceitodeser,que indiferente ao fato, para mim central, da minha en carnao concreta e singular no existir (a estou tambm eu), no pode, por princpio, acrescentar nada a ele, nem tirar nada dele, j que este mundo terico permanece igual e idntico a si mesmo no prprio sentido e significado, exista eu ou no; ele no pode oferecer nenhum critrio para a minha vida como agir [postuplenie] responsvel, no pode fornecer nenhum critrio para a vida da prxis, pa ra a vida do ato, porque nele eu no vivo: e se fosse talmundoonico,eunoexistiria.
48

Todavia13, a isso que conduz o confinamento desiedaprpriavidaemumexistircientificamen te cognoscvel congelado; mas ns fazemos isso somente teoricamente e sem refletir at as ltimas consequncias, de outra forma ns nos bloqueara mos na nossa vida; o que nos salva que o prprio atohistoricamentesingulardesteconfinamentono faz parte deste existir que se congela, mas perma nece na unidade singular de nossa vida respons vel, o que significa que o mundo no qual se efetua realmente este pensamentoato no corresponde, apesar de tudo, ao produto abstrato deste pensa mento,ouaomundoterico;nomomentodoato,o mundo se reestrutura em um instante, a sua verda deira arquitetura se restabelece, na qual tudo o que teoricamente concebvel no mais que um as pecto. Esta duplicidade se torna para ns coisa fa miliar, e ns somos realistas a tal ponto no ing nuos, que a nossa conscincia no se preocupa com esta mentira interior: ou seja, situar, localizar a mi nha vida singular real, efetiva, em um mundo indi ferente que s concebvel teoricamente, e o mun do real, vivido de maneira singular, em um mundo no vivido, mas somente concebvel enquanto seu componente. Mas certamente, na vida real, prtica, no em relao a isso que pode orientarse o ato de cada um de ns. O realismo ingnuo prximo daverdade,namedidaemqueelenoconstriteo rias, e a sua prtica poderia ser assim formulada: vivemos e agimos no mundo real, mas o mundo de

13

Este pargrafo inteiro, a partir do incio desta linha, no est includo nas tradues precedentes citadas, com exceo da francesa, e corresponde ao texto original de Obras completas (volI,pp.1314).

49

nosso pensamento o seu reflexo, dotado de um valor tcnico. O mundo real se reflete somente por meiodopensamento,masele,porseuturno,nose pensa no seu existir, isto , cada um de ns, com todos seus prprios pensamentos e seus contedos, somos nele, e nele que ns vivemos e morremos. Um tal relacionamento recproco entre pensamento erealidademuitoprximodaverdade. Mas, obviamente, da no decorre, em absolu to, a validade de qualquer relativismo que negue a autonomia da verdade e que procure fazer dela qualquer coisa de relativo e condicionado, um momento da vida prtica ou outra alheio a essa verdadeprecisamentenasuaveracidadeeimportn cia.Donossopontodevista,ocarterautnomoda verdade,asuapurezametodolgicaeasuaautode terminao so totalmente preservados; por conta da condio de sua pureza, a verdade pode partici par responsavelmente do existirevento: uma ver dade intrinsecamente relativa no necessria vidaevento. A validade da verdade uma sua ca racterstica autnoma, absoluta e eterna, e a ao responsvel da cognio leva em conta esta sua particularidade,estaasuaessncia.Avalidadede uma assero terica no depende absolutamente dofatodeserounoconhecidaporalgum.Asleis de Newton eram vlidas em si antes mesmo de se rem descobertas por Newton e no foi esta desco berta que as tornou vlidas pela primeira vez; mas tais verdades no existiam como momentos conhe cidos, incorporados ao existirevento nico, o que de essencial importncia, porque isso que consti tui o sentido do ato que as conhece. Seria um erro grosseiro pensar que estas verdades eternas em si existissem primeiro, antes de serem descobertas
50

por Newton, do mesmo modo como a Amrica e xistia antes de ser descoberta por Colombo; o car ter eterno da verdade no pode ser contraposto nossa temporalidade [dando origem a um aparente paradoxo]14 como durao infinita para a qual todo nosso tempo no mais que um momento, um segmento. Atemporalidadedahistoricidaderealdoexistir no mais que um momento da historicidade co nhecida de maneira abstrata. O momento abstrato davalidadeextratemporaldaverdadepodetambm ser contraposto ao momento abstrato da temporali dade do objeto da cognio histrica: mas toda a contraposionosaidosconfinsdomundoterico, e s neste tem sentido e validade. A validade extra temporal de todo o mundo terico da verdade, por sua vez, entra por completo na historicidade real do existirevento. Evidentemente, no entra a tempo ralmente ou espacialmente (todos estes so momen tos abstratos), mas como momento que enriquece o existirevento. Somente aquilo que da cognio per tence a categorias cientficoabstratas , por princ pio, teoricamente alheio ao sentido conhecido abs tratamente. O ato real de cognio no do interior de seu produto tericoabstrato (isto , desde o inte rior de um juzo universalmente vlido) mas como ato responsvel incorpora cada significado extra temporal no existirevento singular. Todavia, a con traposio habitual entre a verdade eterna e a nossa temporalidade imperfeita possui um sentido no terico;talassero incluiemsi certosaboraxiolgi

14

Tratase, neste e no outro segmento entre parnteses quadra dos, de anotaes que aparecem na margem do manuscrito deBakhtin.

51

co e assume um carter emotivovolitivo: eis aqui a verdade eterna (e isso bom), e eis aqui a nossa im perfeita vida temporal, transitria, efmera (e isso mau). Mas temos aqui o caso de um pensamento participativo, sustentado em um tom penitente, que busca superar o prprio carter dado, em favor do quesecolocacomoalgoqueestparaseralcanado; mas tal pensamento participativo se desenvolve propriamente dentro da arquitetnica do existir evento do qual estamos falando. Tal tambm a concepodePlato. Teoricismo ainda mais grosseiro a tentativa de incluir o mundo da cognio terica no existir nico, assumindoo como entidade psquica. O ps quico um produto abstrato do pensamento teri co, e inaceitvel conceber a aoato do pensa mento vivo como processo psquico, que est situ adonomundoteoricamenteconcebidojuntoatudo oqueestacontido.Opsquicoumprodutoabs trato como o qualquer validade transcendente. Neste caso, incorremos em um absurdo consider vel, desta vez sobre o plano puramente terico: tor namos o mundo terico grande (o mundo como objeto do conjunto das cincias, de toda a cognio terica)ummomentodomundotericopequeno(a realidade psquica como objeto da cognio psico lgica). A psicologia se justifica quando, permane cendo dentro das suas fronteiras, considera o co nhecimentos como processo psquico, e traduz na lngua do psquico, seja o momento do contedo sentido do ato cognitivo, seja a responsabilidade individual da realizao do ato; quando, em vez disso, pretende ser conhecimento filosfico e apre senta sua transcrio psicolgica para o existir co mosefosserealidadesingular,noadmitindojunto
52

de si a possibilidade de uma igualmente legtima transcrio segundo uma lgica transcendente, co mete um erro grosseiro, seja do ponto de vista te rico,sejadopontodevistadofilosofarconcreto15. Em minha vidacomoato nada absolutamente tenho a ver com o psquico (a no ser quando atuo como psiclogoterico). Em matemtica, quando se realiza um ato responsvel e produtivo ocu pandose, por exemplo, com um teorema , con cebvel,mastotalmenteirrealizvel, apossibilidade de operar com um conceito matemtico como se se tratasse de uma instncia da ordem psquica. Neste caso,certamente,otrabalhodoatonoserealizar: oatosedesenvolveeviveemummundoqueno um mundo psquico. Quando me ocupo com um teorema,concentromeemseusentido,querespon savelmente coloco em relao com os conhecimen tos adquiridos (que o objetivo real da cincia), semsaberesemterquesabernadasobreapossvel transcrio psicolgica deste meu ato real e respon svel, embora esta transcrio seja para um psic logo,dopontodevistadeseusobjetivos,correta16. Formas anlogas de teoricismo so tambm as vriastentativasdereuniroconhecimentotericoe a vida em sua irrepetibilidade, concebendo esta l tima segundo categorias biolgicas, econmicas etc.: ou seja, todas as vrias tentativas de tipo pragmatista. Nestes casos, uma teoria se converte
critica da funo fundante da psicologia, com referncia direta sobretudo a Wilhelm Dilthey, dedicado ocaptulo III inteiro de Marxismo e filosofia da linguagem, o livro de Bakhtin emcolaboraocomV.N.Voloshinovpublicadoem1929sob onomedesteltimo. 16Estas consideraes esto em consonncia com a crtica do psicologismodeEdmundHusserl.
15

53

em um aspecto de uma outra teoria em vez de ser um momento do existirevento real. necessrio reconduzir a teoria em direo no a construes tericas e vida pensada por meio destas, mas ao existircomoeventomoral,emseucumprirsereal razo prtica o que, responsavelmente, faz quem quer que conhea, aceitando a responsabili dade de cada um dos atos de sua cognio em sua integralidade,isto,namedidaemqueoatocogni tivo como meu ato faa parte, com todo o seu con tedo, da unidade da minha responsabilidade, na qual e pela qual eu realmente vivo e realizo atos. Todas as tentativas de alcanar a existnciaevento real a partir do interior do mundo terico so sem esperana; no possvel do interior da cognio emsiabrirumcaminhonomundoconhecidoteori camente para alcanar o mundo real em sua singu laridade e irrepetibilidade. Mas, partindo da ao atoenodesuatranscrioterica, humaabertu ra voltada para seu contedosentido, que intei ramente admitido e includo desde o interior de tal ato,jqueoatosedesenvolverealmentenoexistir. O mundo como contedo do pensamento cien tfico um mundo particular, autnomo, mas no separado, esim integrado no evento singular e ni co do existir atravs de uma conscincia respons vel em um atoao real. Porm, tal existir como evento singular no algo pensado: tal existir , ele se cumpre realmente e irremediavelmente atravs de mim e dos outros e, certamente, tambm no ato de minha aoconhecimento; ele vivenciado, asseverado de modo emotivovolitivo, e o conhecer no senoum momento deste vivenciarasseverar global. A singularidade nica no pode ser pensa da, mas somente vivida de modo participativo. A
54

razo terica em sua totalidade no seno um momento da razo prtica, isto , da razo decor rente da direo moral de um sujeito nico no e ventodoexistirsingular.Esteexistirnodefinvel pelas categorias de uma conscincia terica no participante, mas somente pelas categorias da par ticipaoreal,isto,doato,pelascategoriasdoefe tivo experimentar operativo e participativo da sin gularidadeconcretadomundo. O trao caracterstico da filosofia contempor nea da vida, que busca incluir o mundo terico na unidade da vida em devir, uma certa estetizao da vida que de alguma forma mascara um pouco a inadequao bastante evidente do teoricismo puro (a incluso do mundo terico grande em um mun dopequeno,aindaqueterico).Frequentemente,os elementos tericos e estticos se fundem nestas concepes da vida.Assim ocorre na tentativa mais significativa de construir uma filosofia da vida aquela de Henry Bergson. O principal defeito de suas construes filosficas, vrias vezes destacado pela literatura que se ocupa delas, a falta de justi ficativa metodolgica dos momentos heterogneos de sua concepo. Metodologicamente, no clara tambmsuadefiniodaintuiofilosfica,queele contrape ao conhecimento racional e analtico. No h dvida, todavia, que o conhecimento racio nal reaparece como elemento necessrio (teoricis mo) na intuio, da maneira como esta noo efe tivamente empregada por Bergson. Isso foi mostra do com exaustiva clareza por Lossky no seu exce lente estudo sobre Bergson17. Se tais elementos ra
17

Nikolaj O. Lossky, Intuitivnaia filosofiia Bergsona (A filosofia da intuiodeBergson,Moscou,Put,1922).

55

cionais so extrados da intuio, o que permanece nela a pura contemplao esttica, com um aden do insignificante, uma dose homeoptica, de pen samento efetivamente participante. Mas tambm o produto da contemplao esttica abstrado do ato efetivo da contemplao e no essencialmente necessrio a ele: ento, tambm para a contempla o esttica resta inapreensvel o existirevento ni co em sua singularidade. O mundo da viso estti ca, que se obtm fazendo abstrao do sujeito real desta viso, no o mundo real no qual eu vivo, ainda que seu lado conteudstico pertena a um su jeitovivo.Masentreosujeitoeasuavida,objetoda viso esttica, e o sujeito portador do ato de tal vi so, h a mesma incomunicabilidade de princpio quenoconhecimentoterico. No contedo da viso esttica no encontrare mos a aoato daquele que v. O reflexo bilateral nico de um ato nico, que ilumina e traz a uma nicaresponsabilidade,sejaocontedo,sejaoexis tirrealizao da aoato em sua indivisibilidade, no penetra no lado conteudstico da viso esttica: do interior desta viso no h sada em direo vida.Oquenoestabsolutamenteemcontradio com o fato de que eu mesmo e a minha vida pos samosnostornarcontedodeminhacontemplao esttica; o atoao mesmo desta viso no penetra no contedo, a viso esttica no se transforma em confisso ou, se chega a isso, deixa de ser uma viso esttica. E, com efeito, existem obras que se situam na fronteira da esttica e da confisso (ori entaomoralnoexistirsingular). Momento essencial (mas no o nico) da con templao esttica a empatia [vizivanie] com o ob jeto individual da viso, a viso deste ltimo do
56

interior de sua prpria essncia. Ao momento da empatia segue sempre o da objetivao, ou seja, o de situar fora de si mesmo a individualidade com preendida atravs da empatia separandoa de si mesmo, e retornando a si mesmo. Somente tal conscincia que retorna a si mesma confere forma esttica, do seu prprio lugar, individualidade apreendida desde o interior mediante a empatia, como individualidade unitria, ntegra, qualitati vamente original. E todos estes momentos estticos singularidade, integridade, autossuficincia, ori ginalidade so transgredientes18 em relao mesma individualidade que est sendo determina da: do interior de si mesma, e para si mesma, estes momentos em sua vida no existem, ela no vive para esses momentos mas vive para si. Esses momentos tm sentido e so realizados por quem se identifica, situado fora da individualidade, dan do forma e objetivando a matria cega da empatia. Em outras palavras, o reflexo esttico da vida viva no por princpio autorreflexo da vida em movi mento, da vida em sua real vitalidade: tal reflexo pressupe um outro sujeito da empatia, que ex tralocalizado19. Naturalmente, no h necessidade de pensar que ao puro momento da empatia segue cronologicamente o momento da objetivao, da formao; ambos so, na realidade, inseparveis: a pura empatia um momento abstrato do ato unit rio da atividade esttica, que no deve ser pensado como perodo temporal: os momentos da empatia e

TermoempregadonasprimeirasobrasdeBakhtin;indicaum exceder,umtranscender,umacapacidadedeextravasar. 19Extracolocado, exotpico. Exotopia um dos conceitos prin cipaisdafilosofiabakhtiniana.


18

57

da objetivao se interpenetram. Eu vivo ativamente a empatia com uma individualidade, e, por conse guinte, nem por um instante sequer perco comple tamente a mim mesmo, nem perco o meu lugar nico fora dela. No o objeto que se apodera de mim, enquanto ser passivo: sou eu que ativamente o vivo empaticamente; a empatia um ato meu, e somente nisso consiste a produtividade e a novida de do ato (Schopenhauer e a msica20). Mediante a empatiaserealizaalgoquenoexistianemnoobje to da empatia, nem em mim antes do ato da empa tia, e o existirevento se enriquece deste algo que realizado, no permanecendo igual a si mesmo. E esta ao como ato, que cria algo de novo, j no pode mais ser um reflexo esttico em sua essncia, porque isso a tornaria exterior ao sujeito que age, e sua responsabilidade. A empatia pura, a coinci dncia com o outro, a perda de meu lugar nico na singularidade do existir pressupem o reconheci mento de que a minha singularidade e a unicidade do meu lugar no so um componente essencial, no influem no carter essencial da existncia do mundo. Mas tal reconhecimento da irrelevncia da prpria singularidade para a concepo do existir no mundo comporta inevitavelmente tambm a perda da singularidade do existir, e assim ns ob temos a ideia do existir somente como possvel e
20

Bakhtin se refere s reflexes de Arthur Schopenhauer sobre a msica no terceiro livro de O mundo como vontade e como re presentao (1818), traduo italiana aos cuidados de A. Vigli ani, introduo de G. Vattimo, Milo, Mondodari, 2000, e ao captulo 39 do mesmo livro Sobre a metafsica da msica (traduo italiana cit. pp. 13221336). O livro foi traduzido para o portugus por Jair Barboza, e publicado pela Editora daUNESP,2005,695p.

58

no essencial, real, singular, irredutivelmente real. Mas um tal existir no pode vir a ser, no pode vi ver. O sentido de um existir para o qual o meu lu garniconavidareconhecidocomonoessencial nopodernuncaconferiramimumsentido;no esseosentidodoexistirevento. Deoutrolado,emgeral,umaempatiapurano possvel. Se eu me perdesse verdadeiramente no outro (neste caso, no lugar de dois participantes, haveriaumscomoconsequenteempobrecimen to do existir), ou seja, se eu cessasse de existir na minha singularidade, ento este momento do meu no existir no poderia nunca se tornar momento de minha conscincia; o meu no existir no pode voltar a entrar no existir da minha conscincia co mo seu momento de existncia simplesmente no existiria para mim; isto , o existir, neste dado mo mento, no se realizaria atravs de mim. Uma em patiapassiva,oserpossudo,aperdadesi,notm nada em comum com a aoato responsvel do re nunciarasimesmooudaabnegao:naabnegao eu sou maximamente ativo e realizo completamen te a singularidade do meu lugar no existir. O mun do no qual eu, do meu lugar, no qual sou insubsti tuvel, renuncio de maneira responsvel a mim mesmo no se torna um mundo no qual eu no es tou, um mundo indiferente, no que diz respeito ao seu sentido, minha existncia: a abnegao uma realizao que abraa o existirevento. Um grande smbolo de ativa abnegao, Cristo21 que nos dei xou,sofrendonaeucaristia,nadoaodeseucorpo

21

O que segue daqui at o ponto no se acha nas tradues precedentes citadas, com exceo da francesa, e corresponde aotextooriginaldasObrasCompletas(v.I,p.19).

59

e do seu sangue, uma morte permanente, permane ce vivo e ativo no mundo dos eventos, mesmo quando deixou o mundo; prprio de sua no existncia no mundo que ns vivamos reforados emcomunhocomele.OmundoqueCristodeixou no poder mais ser o mesmo, como se ele nunca tivesse existido: , fundamentalmente, um outro mundo. Este mundo, o mundo em que se completou, enquantofatoesentido,oeventodavidaedamor te de Cristo, , por princpio, indeterminvel, seja mediante as categorias tericas, seja atravs das ca tegorias do conhecimento histrico, seja por meio de uma intuio esttica. No primeiro caso, de fato, conhecemos o sentido abstrato, mas perdemos o fato singular do efetivo cumprirse histrico do e vento; no segundo, conhecemos o fato histrico, mas perdemos o sentido; no terceiro, temos tanto a existncia do fato quanto o seu sentido como mo mento de sua individualizao, mas perdemos a nossa posio em relao a ele, perdemos a nossa participao respondente quilo a que somos cha mados. Em nenhum caso temos a completude da realizao,naunidadeenainterpenetraodofato realizaosentidosignificadonicoedanossapar ticipao (j que um e nico o mundo de tal reali zao). Tentarencontrarasimesmonoprodutodoato da viso esttica significa querer se lanar dentro do no existente, tentar renunciar atividade pr pria do prprio lugar nico, extralocalizado com relao a cada ser esttico, prpria realizao ple na no existirevento.A aoato da viso esttica se eleva acima de cada ser esttico seu produto e entra em um outro mundo, isto , na unidade real
60

do existirevento, incorporando, como um de seus momentos, tambm o mundo esttico. A pura em patia seria, de fato, o dissolverse do ato no seu produto o que certamente impossvel. A viso estticaumavisojustificada,senoultrapassaas prprias fronteiras. Se, ao invs disso, ela tem a pretensodeserumavisofilosficadoexistir ni coesingularnoseucarterdeevento,entoinva riavelmentecondenadaaapresentarumaparteabs tratamenteisoladacomosefosseotodoefetivo. A empatia esttica (quer dizer, no a empatia pura, na qual me perco a mim mesmo, mas aquela objetivante) no pode fornecer o conhecimento do existir singular no seu carter de evento; ela pode fornecer somente a viso esttica do que colocado externamente ao sujeito (e do prprio sujeito como colocado fora da sua atividade, isto , na sua passi vidade).A empatia esttica com aquele que partici pa de um evento no significa ainda alcanar a ple na compreenso do evento. Por mais que eu conhe a a fundo uma determinada pessoa, assim como eu conheo a mim mesmo, devo, todavia, compre ender a verdade22 da nossa relao recproca, a ver dade do evento uno e nico que nos une, do qual ns participamos. Isto , eu e o objeto da minha contemplao esttica precisamos ser definidos na unidadedoexistirquedemaneiraigualnosabarca, e na qual transcorre o ato de minha contemplao esttica; mas este existir no pode ser mais de or dem esttica. Somente a partir do interior de tal ato comominhaaoresponsvel,enodeseuproduto tomado abstratamente, pode haver uma sada para
22

Aqui e logo depois, pravda, verdade, em contraste com istn nost,veracidade.

61

a unidade do existir. Somente do interior de minha participao pode ser compreendida a funo de cada participante. No lugar do outro, como se esti vesse em meu prprio lugar, encontrome na mes ma condio de falta de sentido. Compreender um objetosignificacompreendermeudeveremrelao aele(aorientaoqueprecisoassumiremrelaoa ele), compreendlo em relao a mim na singula ridade do existirevento: o que pressupe a minha participao responsvel, e no a minha abstrao. Somente do interior de minha participao posso compreender o existir como evento, mas este mo mento de participao singular no existe no interi ordocontedovisvel,naabstraodoatoenquan toatoresponsvel. Todavia, o ser esttico est mais prximo da unidade real do existircomovida do que est o mundo terico; por isso mesmo bastante convin cente a tentao do esteticismo. No existir esttico podese viver e tem quem a viva, mas vivem os outros e no eu a vida passada dos outros con templada amorosamente, e tudo isso que se coloca fora de mim se correlaciona com essas pessoas; ali eu no encontrarei a mim mesmo, mas somente o meu duplo que se faz passar por mim; nessa vida eu no posso seno interpretar um papel, isto , vestir, como uma mscara, a carne de um outro de um morto. Mas, na vida real, permanece a res ponsabilidade esttica do ator e do indivduo hu mano em relao oportunidade da interpretao, dado que a interpretao na sua totalidade , em geral, um ato responsvel seu do ator, do intr prete, e no da pessoa representada, do heri. O mundo esttico na sua totalidade no seno um momento do existircomoevento, faz precisamente
62

parte dele atravs de uma conscincia responsvel o ato de quem dele participa. A razo esttica ummomentodarazoprtica. E, desse modo, nem o conhecimento terico nem a intuio esttica podem oferecer uma apro ximaoaoexistirrealnicodoevento,jqueentre o contedosentido (o produto) e o ato (a real efeti vao histrica) no existe unidade nem interpene trao, em consequncia da abstrao fundamental demimmesmoenquantoparticipantedaafirmao dosentidoedaviso.issoquelevaopensamento filosfico, que por princpio tende a ser puramente terico, quele estado particular de esterilidade no qual, sem dvida, ele atualmente se encontra. O acrscimo de certa dose de esteticismo cria a iluso de uma vitalidade maior, mas se trata to somente de uma iluso. Para quem deseja e sabe pensar de modo participante (sem separar o prprio ato do produto de tal ato, e sim colocando ambos em rela o entre si, procurando definilos no contexto uni trio e singular da vida como inseparveis) parece que a filosofia, que deveria resolver as questes l timas (isto , colocar as questes no contexto do e xistir unitrio e singular na sua totalidade), de qualquer modo, no fala do que deveria. Mesmo queassuasproposiestenhamcertavalidade,no so elas, todavia, capazes de determinar o ato e o mundo no qual este ato real e responsavelmente se realizaumaesomenteumavez. Aqui no se trata somente de diletantismo, de incapacidade de apreciar a grande importncia das conquistasdafilosofiacontemporneanocampoda metodologia de setores particulares da cultura. Po deseedevesereconhecerque,nodomniodesuas
63

tarefas especficas, a filosofia contempornea (so bretudo o neokantismo) alcanou um nvel eviden temente alto e soube, enfim, elaborar mtodos per feitamente cientficos (coisa que o positivismo em todas as suas formas, com o pragmatismo a inclu do, no soube fazer). No se pode negar nossa poca o grande mrito de ter se aproximado do i deal da filosofia cientfica, mas tal filosofia cientfi ca no pode ser mais que uma filosofia especializa da, isto , uma filosofia dos diversos domnios da cultura e de sua unidade, sob a forma de uma transcrio terica desde o interior dos objetos em si da criao cultural e da lei imanente de seu de senvolvimento. Portanto, esta filosofia terica no pode pretender ser uma filosofia primeira, isto , uma doutrina no sobre a criao cultural unitria, mas sobre o existirevento unitrio e singular. Tal filosofia primeira no existe e parecem estar esque cidos os caminhos de sua criao. Da, precisamen te, a profunda insatisfao em relao filosofia contempornea por parte daqueles que pensam de modo participante; insatisfao que leva alguns destesaseorientarporconcepescomoomateria lismo histrico que, com todos os seus limites e su as lacunas, atrai uma conscincia participante pelo fato de que procura construir o seu mundo de tal modo que um ato determinado concretamente, his trico e real encontre um lugar nele; por isso, uma conscincia que tem um propsito e age23 se desco bre em tal mundo. Ns podemos, aqui, deixar de lado a questo <palavra ilegvel> particular e das inadequaes metodolgicas por meio das quais o
23

O que segue, daqui at o fimdo pargrafo, no estava inclu donaediooriginalde1986.

64

materialismo histrico realiza a sua sada do mun dotericomaisabstratoparaentrarnomundovivo doatocomorealizaohistricaresponsvel.Oque conta para ns aqui que nesse mundo tal sada acontece; e nisso que est sua fora, o motivo de seu sucesso. Outros procuram satisfao filosfica na teosofia, na antroposofia e em outras doutrinas semelhantes. Estas doutrinas absorveram muito da sabedoria real do pensamento participativo medie val e oriental, mas, consideradas como concepes unitriasenocomosimplescompilaesdevises particulares do pensamento participante atravs dos sculos, so absolutamente insatisfatrias, e cometem o mesmo pecado metodolgico do mate rialismo histrico, o da indiscriminao metodol gica do que dado e o que posto como tarefa, en treoqueeoqueestaindaporserrealizado. Para uma conscincia participante e exigente, claro que o mundo da filosofia contempornea, o mundo terico e teorizado da cultura, , em certo sentido,realetemvalidade,masigualmenteclaro que tal mundo no aquele mundo no qual ela vi vedefatoenoqualoseuato,responsavelmente,se realiza. Estes dois mundos no se comunicam entre si,enoexisteumprincpioquesirvaparaincluire envolveromundovlidodateoriaedaculturateo rizada no existirevento singular da vida. O ser humano contemporneo se sente seguro, com intei ra liberdade e conhecedor de si, precisamente l onde ele, por princpio, no est, isto , no mundo autnomo de um domnio cultural e da sua lei i manente de criao; mas se sente inseguro, privado de recursos e desanimado quando se trata dele mesmo, quando ele o centro da origem do ato, na
65

vida real e nica. Ou seja, agimos com segurana quando o fazemos no partindo de ns mesmos, mas como algum possudo da necessidade ima nente do sentido deste ou de outro domnio da cul tura. O percurso da premissa concluso se cum pre de maneira impecvel e inatacvel, mesmo porqueneleeumesmonoestou;mascomoeonde se pode inserir este processo do meu pensamento que se apresenta assim intrinsecamente irrepreen svel e puro, plenamente justificado em sua totali dade? Na psicologia da conscincia? Ou talvez na histria de alguma cincia apropriada? Talvez no meu relatrio material, remunerado com base na exataquantidadedelinhascomqueformado?Ou na ordem cronolgica do meu dia, como ocupao das cinco s seis? Em minhas obrigaes de ordem cientfica? Mas todas estas possibilidades e contex tosempregadosparaencontrarumsentidoflutuam neles mesmos, em uma espcie de espao sem ar, e no esto enraizados em nada de unitrio e singu lar. A filosofia contempornea no fornece princ pios para tal unio, e nisso consiste a sua crise. O ato aparece cindido em um contedo de sentido objetivo e um processo subjetivo de realizao. Do primeiro fragmento, criase uma unidade sistemti ca da cultura, nica e verdadeiramente altiva na sua rigorosa clareza; do segundo, se no descar tado como absolutamente inservvel (privado, de fato,docontedosentido,elepuraeinteiramente subjetivo), podese, no melhor dos casos, extrair e admitir alguma coisa de esttico e terico, do tipo daduredolanvitaldeBergson,<12palavrasileg veis>. Mas, em ambos os casos, no h lugar para umarealizaoaorealeresponsvel.
66

Todavia, a filosofia contempornea conhece tambmaticaearazoprtica.Mesmooprimado kantiano da razo prtica devotamente seguido peloneokantismocontemporneo.Quandofalamos do mundo terico, contrapondoo ao ato respons vel, nada dizemos sobre as construes ticas con temporneas, as quais de fato tm a ver com o ato. Na realidade, a presena do sentido tico na filoso fia contempornea no acrescenta nada de novo <palavra ilegvel>; quase toda a crtica ao teoricis mo pode ser tambm estendida aos sistemas ticos, por isso no entraremos em uma anlise detalhada das doutrinas ticas existentes; falaremos, em mo mentooportunodenossotrabalhosobreasconcep es ticas particulares (o altrusmo, o utilitarismo, a tica de Hermann Cohen24, etc.) e das questes especficas a elas relacionadas. Aqui, devemos so mente mostrar como a filosofia prtica, nas suas orientaes principais, distinguese da chamada filosofiatericaapenasporseuobjeto,nopelom todo ou pelo modo de pensar; tambm ela intei ramenteimpregnadadeteoricismoe,nasoluoda tarefa que se prope, no existe diferena entre os seusencaminhamentosparticulares. Todos os sistemas ticos so frequentemente distinguidos, justamente, em materiais e formais. Contra a tica material (conteudstica) temos duas objees de princpio; contra a tica formal, uma. A

24

Hermann Cohen (1842 1918), fundador da escola de Mar bourg com o qual tinha estudado um dos participantes do Crculo de Bakhtin a ele mais prximo, F.F. Matvej I. Kagan. Ver, a este propsito Mikhail Bakhtin em dilogo. Conver sas de 1973 com Viktor Duvakin. Pedro & Joo Editores, 2008,p.4345.

67

tica material procura encontrar e fundar normas conteudsticas morais especificas, normas s vezes de validade universal, s vezes primordialmente relativas, mas em qualquer caso gerais, aplicveis a todos. Um ato tico somente quando governado inteiramente por uma norma moral apropriada, que tenha determinado contedo de carter geral. A primeira objeo de princpio contra a tica ma terial ou conteudstica, objeo a qual j tivemos ocasio de sinalizar, consiste nisto: no existem normas especificamente ticas. Cada norma con teudstica encontra o seu fundamento especfico na sua validao pela disciplina cientfica correspon dente:algica,aesttica,abiologia, amedicina,ou qualquer uma das cincias sociais. Claro que, na tica, tiradas todas as normas que encontraram um fundamento em uma disciplina apropriada, resta certa quantidade de normas (frequentemente pas sando por fundamentais) que no acham funda mento em parte alguma para as quais seria tam bm difcil dizer qual disciplina poderia em geral fundlas e que, todavia, soam convincentes. Na suaestrutura,entretanto,taisnormasemnadadife remdasnormascientficas,eoacrscimodoepteto tico no diminui a necessidade de demonstrar cientificamente que elas so verdadeiras. Em rela o a tais normas, o problema permanece, inde pendentemente do fato de ser ou no resolvido: cada norma de contedo deve se elevar ao nvel de uma proposio cientfica especial; at ento a norma segue sendo somente uma generalizao praticamente til ou uma conjectura. As futuras cincias sociais, fundadas filosoficamente (no mo mento atual esto em um estado deplorvel), redu
68

ziro consideravelmente o nmero de tais normas errantes, no enraizadas em nenhuma unidade cien tfica (a tica em si no pode ser tal unidade cient fica; pode apenas ser contemplao de proposies praticamente necessrias, s vezes no demonstra das). Na maioria dos casos, tais normas ticas re presentam um conglomerado metodologicamente no articulado de diversos princpios e valoraes. Assim, a posio suprema do utilitarismo est su jeita competncia e crtica, quanto sua valida de cientfica, de trs disciplinas especiais: psicolo gia, filosofia do direito e sociologia. O dever en quanto tal, a transformao de uma posio terica em uma norma, permanece, na tica material, to talmente infundado. Na tica material no se acha nem mesmo um meio de aproximarse dele: afir mando a existncia de normas ticas especiais, ela admite cegamente que o dever moral seja prprio de algumas proposies conteudsticas enquanto tais, que ele decorre diretamente de seu contedo sentido, ou seja, que, a partir de certa proposio terica (o supremo princpio da tica), possa ser, porseuprpriosentido,umaproposiodedever depois de ter, obviamente, pressuposto a existncia do sujeito, do ser humano. O dever tico acresci do a partir do exterior. A tica material realmente incapaz de entender o problema que aqui se escon de. As tentativas de fundar biologicamente o dever so inadequadas e realmente no merecedoras de considerao. Daqui deveria resultar claro que to das as normas conteudsticas, assim como aquelas demonstradas pela cincia, sero relativas em rela oaodever,jqueelelhesagregadodoexterior. Como psiclogo, socilogo, jurista excathedra, pos
69

so estar de acordo com uma ou outra proposio, mas afirmar que, por isso mesmo, ela se torna uma norma que controla a minha ao significa passar por cima do problema fundamental. Tambm para o fato mesmo da minha real concordncia com a validade da proposio dada excathedra como meu ato insuficiente no s a validade em si da proposio, mas tambm a minha capacidade psi colgica de compreenso. necessrio, ainda, al gumacoisaquetenhaorigememmim,precisamen te a orientao do dever moral de minha conscin cia em relao proposio em si teoricamente v lida. justamente essa orientao moral da consci nciaqueignoradapelaticamaterial,aqualpas sa mesmo por cima do problema que aqui se es conde, sem vlo. Nenhuma proposio terica po de fundar diretamente, na sua real completude, uma ao, nem mesmo uma aopensamento. Em geral, o pensamento terico no tem de conhecer norma alguma. A norma uma forma especial de livre arbtrio de um em relao aos outros e, en quanto tal, essencialmente peculiar apenas ao di reito(alei)ereligio(osmandamentos),ondesua real obrigatoriedade como norma validada no do ponto de vista de seu contedosentido, mas do ponto de vista da autoridade real da sua fonte (livre arbtrio) ou da autenticidade e exatido da transmisso (referncias a leis, escrituras, textos cannicos, interpretaes, verificaes de autentici dade ou mais essencialmente as bases da vida, as bases do poder legislativo, a comprovada inspi rao divina das escrituras). Sua validade de conte dosentido fundase somente sobre o livre arbtrio (da parte do legislador, da parte de Deus), mas, no
70

processo de sua criao, da valorao da sua vali dade terica e prtica a norma, na conscincia de quem a cria, no ainda norma, mas constitui uma determinao terica (a forma do processo de valo rao poderia ser a seguinte: ser tal coisa certa ou til, isto , vantajosa para algum?). Em todos os outros domnios, a norma simplesmente a forma verbal que notifica as condies de adequao con vencional de algumas teses tericas a uma finalida de determinada: se voc quer ou precisa disso ou daquilo, ento, visto que (a tese teoricamente v lida invocada neste ponto), ento voc deve agir detaletalmaneira.Aquinohnenhumlivrearb trio, e, por conseguinte, nenhuma autoridade: todo osistemaestaberto:sevocquiser.Oproblemade umlivrearbtriocomautoridade(quecriaanorma) um problema de filosofia do direito, de filosofia da religio, e tambm um dos problemas de uma filosofia moral efetiva, enquanto cincia primeira, filosofiaprimeira(oproblemadolegislador). A segunda falha da tica material a sua uni versalidade a suposio de que o dever possa ser estendido, possa aplicarse a qualquer um. Esse er ro deriva, certamente, do precedente. Do momento em que o contedo das normas retirado de um juzo cientificamente vlido e a sua forma assimi lada do direito e dos mandamentos, a universali dadedasnormaspassaaserinevitvel.Auniversa lidade do dever tambm um defeito da tica for mal, que passamos agora, ento, a considerar. tica formal estranho o defeito fundamental da tica material por ns individuado (apenas, porm, emprincpio,enquantoobservaoformal,enona suarealizaoconcreta,real,naqualcostumaacon
71

tecer habitualmente uma espcie de abrandamento de todos os princpios e um aportar de normas de contedo particular, tambm em Kant). A tica formalpartedaideia,perfeitamentecorreta,deque o dever uma categoria da conscincia, uma forma que no pode ser derivada de algum contedo ma terial determinado. Mas a tica formal, desenvolvi da exclusivamente no terreno do kantismo, pensa em seguida a categoria do dever como categoria da conscincia terica, isto , a teoriza; como conse quncia, perde o ato individual. Mas o dever jus tamente uma categoria do ato individual; ainda maisdoqueisso,acategoriadaprpriaindividu alidade, da singularidade do ato, de sua insubsti tuibilidade e no intercambialidade, do seu carter, para quem o executa25, da necessidade e da no derrogabilidade, de seu carter histrico. Ora, mesmoatravsdodeveraticaformaljulgaestabe lecer o carter da validade universal do ato. A cate goricidade do imperativo cede lugar sua univer salidade,pensadapelomodelodaverdadeterica. O imperativo categrico determina o ato como lei de validade universal, mas desprovido de um determinado contedo positivo particular. Ele a lei mesma enquanto tal, a ideia da pura legalidade, isto , o contedo da lei consiste na prpria legali dade, o ato deve ser conforme a lei. Tal concepo contm dois aspectos vlidos: 1) o ato deve ser to talmentenocasual;2) odeverassumeefetivamen te para mim um carter totalmente necessrio, ca tegrico. Mas a noo da legalidade incompara velmente mais ampla e, alm dos aspectos indica dos, contm outros mais que so totalmente in
25

Nuditelnost.

72

compatveis com o dever: a universalidade jurdica e a transferncia para o nosso contexto de seu mundo da validade terica universal. Estes aspec tos da legalidade submetem o ato pura teoria, justificao puramente terica do juzo, e justa mente nesta sua justificao terica que reside a legalidadedoimperativocategricoenquantogeral e universalmente vlido. exatamente isso que Kant exige: a lei que regula o meu ato deve ser jus tificada enquanto capaz de tornarse norma de condutauniversal.Ecomoacontecetaljustificao? Obviamente, apenas por meio de determinaes puramente tericas: sociolgicas, econmicas, est ticas, cientficas. O ato atirado no mundo terico combasenorequisitovaziodalegalidade. O outro defeito da tica formal o seguinte: a vontade se autoprescreve a lei e, automaticamente, faz da pura conformidade lei a prpria lei ima nente. Podemos ver, aqui, uma analogia plena com a edificao <palavra ilegvel> estvel do mundo autnomo da cultura. A vontadeato cria uma lei a que se submete e, por isso, enquanto vontade indi vidual, morre em seu produto. A vontade traa um crculoesefechadentrodele,excluindoaatividade individual real e histrica da ao. Tratase da mesma iluso da filosofia terica: no caso da filoso fia terica, temos a atividade da razo, com a qual nada tem em comum a minha atividade histrica individualmente responsvel e para a qual tal ati vidade categorial da razo se torna passivamente obrigatria; acontece a mesma coisa no caso da vontade. Tudo isso altera radicalmente o real dever moralenofornecedefatoumaaproximaorea lidade do ato. No ato, a vontade ativa de modo
73

efetivoecriativo,masnofornece,demodoalgum, umanorma,umafrmulauniversal.Aleiobrade um ato especial um atopensamento, mas mesmo oatopensamentonoativonoaspectoconteudis ticamentevlidodeumafrmula.Oatopensamento produtivamente ativo somente no momento da incorporao da verdade vlida em si no ser hist rico (aspecto realmente constitutivo do conhecer, do aprender): o ato ativo no produto real nico que ele criou (em uma ao real efetuada, em uma palavra dita, em um pensamento pensado, onde, almdisso,avalidadeabstradadesidaleijurdica realnomaisqueummomento).Arespeitodalei considerada em sua validade de sentido, a ativida de do ato se manifesta somente em um reconheci mento realmente efetuado, em um juzo efetiva menteexpresso. Assim, o teoricismo fatal a abstrao do meu eu singular ocorre tambm na tica formal: aqui, o mundo da razo prtica em realidade um mun do terico, e no o mundo no qual o ato realmen te executado. O ato j realizado no mundo pura mente terico, que requer somente um exame de ordemterica,poderiaserdescritoecompreendido e mesmo assim apenas post factum do ponto de vista da tica formal de Kant e dos kantianos. Aqui no existe nenhuma aproximao possvel com o ato vivo no mundo real. O primado da razo prti ca , na realidade, o primado de um domnio teri co sobre todos os outros, e isto se d somente por que o domnio da forma mais vazia e improduti vadoqueuniversal.Aleidaconformidadelei umafrmulavaziadopuroteoricismo.Nuncauma razoprticasemelhantepodefundarumafilosofia
74

primeira. O princpio da tica formal no de fato umprincpiodoato,masoprincpiodageneraliza o possvel dos atos j dados na sua transcrio terica. A tica formal, em si, no produtiva e simplesmente um domnio da moderna filosofia da cultura. Contudo, o discurso muda quando a tica tende a ser a lgica das cincias sociais. Nesse caso, omtodotranscendentalpodetornarsemuitomais produtivo. Mas ento por que chamar tica a lgica das cincias sociais e falar do primado da razo prtica? Por certo no vale a pena discutir sobre os termos: uma filosofia moral do gnero pode e deve ser criada, mas certamente se pode e se deve criar umaoutra,quemerea maisaindaquenoexclu sivamentetalnome. Reconhecemos, ento, como infundados e es sencialmente sem esperana todas as tentativas de orientar uma filosofia primeira, a filosofia do exis tirevento uno e nico, em relao ao aspecto do contedosentido, de produto objetivado, fazendo abstrao da aoato singular e do seu autor a quele que pensa teoricamente, contempla estetica mente e age eticamente. Somente do interior do ato real, singular nico na sua responsabilidade possvel uma aproximao tambm singular e ni ca ao existir na sua realidade concreta; somente em relao a isso pode orientarse uma filosofia pri meira. O ato considerado no a partir de seu conte do, mas na sua prpria realizao de algum mo do conhece, de algum modo possui o existir unit rio e singular da vida; orientase por ele e o consi dera em sua completude seja no seu aspecto con teudstico, seja na sua real facticidade singular; do
75

interior, o ato no v somente um contexto nico, mas tambm o nico contexto concreto, o contexto ltimo, com o qual relaciona tanto o seu sentido as sim como o seu fato, em que procura realizar res ponsavelmente a verdade26 nica, seja do fato seja do sentido, na sua unidade concreta. Por isso ne cessrio, evidentemente, assumir o ato no como um fato contemplado ou teoricamente pensado do exterior, mas assumido do interior, na sua respon sabilidade. Essa responsabilidade do ato permite levar em considerao todos os fatores: tanto a va lidade de sentido quanto a execuo factual em to daasuaconcretahistoricidadeeindividualidade;a responsabilidade do ato conhece um nico plano, um nico contexto, no qual tal considerao pos svel e onde tanto a validade terica, quanto a fac tualidade histrica e o tom emotivovolitivo figu ram como momentos de uma nica deciso. Alm disso,todosessesmomentosque,deumpontode vistaabstrato,parecemterumsignificadodiverso em vez de serem empobrecidos, so admitidos em toda a sua plenitude e verdade; emconsequncia, a ao tem um nico plano e um nico princpio que os compreende em sua responsabilidade. Somente o ato responsvel supera toda hiptese, porque ele de um jeito inevitvel, irremedivel e irrevog vel a realizao de uma deciso; o ato o resulta do final, uma consumada concluso definitiva; con centra,correlacionaeresolveemumcontextonico e singular e j final o sentido e o fato, o universal e o individual, o real e o ideal, porque tudo entra na composio de sua motivao responsvel; o ato

26

Pravda.Tambmemseguida.

76

constitui o desabrochar da mera possibilidade na singularidadedaescolhaumavezportodas. No se deve, de fato, temer que uma filosofia do ato recaia no psicologismo e no subjetivismo. O subjetivismo e o psicologismo so correlativos pre cisos do objetivismo (lgico) e <palavra ilegvel> aparecem somente quando o ato abstratamente dividido, de um lado, em sentido objetivo, e, de outro, em processo subjetivo da sua realizao. Do interior do ato mesmo, tomado emsua integridade, no existe nada de subjetivo e de psicolgico; na sua responsabilidade, o ato coloca diante de si sua prpria verdade como verdade que une ambos os seusaspectos,assimcomouneoaspectodouniver sal (a validade universal) e do individual (o real). Esta verdade unitria e singular do ato posta co motarefaenquantoverdadesinttica. No menos infundado o temor de que esta verdade sinttica unitria e singular do ato seja ir racional.O atonasuaintegridademaisqueracio nal responsvel. Em se tratando da responsabilida de, a racionalidade somente um momento seu <uma ou duas palavras ilegveis>, uma luz que como um brilho de uma lmpada em uma clara manh(Nietzsche). Toda a filosofia contempornea nasceu do ra cionalismo e est inteiramente impregnada do pre conceitodoracionalismoinclusivelondedelibe radamenteprocuraseliberardele segundooqual somente o que lgico claro e racional quando, ao contrrio disso, o lgico espontneo e obscuro fora da conscincia responsvel, como prprio de tudo que existe para si. A claridade e a necessria coerncia lgica, separadas do centro unitrio e
77

singulardaconscinciaresponsvel,soforasobs curas e elementares, precisamente por causa da lei da necessidade imanente prpria do que logica mente vlido. O mesmo erro do racionalismo se refletetambmnacontraposioentreoqueobje tivo, enquanto racional, e o que subjetivo, indivi dual, singular, enquanto racional e fortuito. Ao que objetivo, abstratamente separado do ato, se atri bui a racionalidade inteira do ato (certamente inde levelmente empobrecida), enquanto o que fun damental e permanece do que lhe subtrado, declarado <?> como processo subjetivo. Na realida de, toda a unidade transcendental da cultura obje tiva , ao contrrio, obscura e elementar, uma vez que esteja totalmente separada do centro nico e singular da conscincia responsvel; uma total se parao na realidade impossvel e, enquanto re almentepensamosaquelaunidade,elabrilhacoma luz refletida da nossa responsabilidade. Somente assumido do exterior como fato fisiolgico, biolgi co e psicolgico, pode o ato se apresentar como primordial e obscuro, como tudo o que abstrato; mas do interior do ato aquele que age responsa velmente conhece uma luz clara e distinta, na qual se orienta. O evento no seu realizarse pode ser cla ro e evidente, a cada momento, para aquele que participa de seu ato. Acaso isso significa que ele o compreende logicamente? Vale dizer, que lhe seri am claros somente os aspectos e as relaes univer sais passveis de transcrio sob a forma de concei tos? No, ele v claramente seja as pessoas indivi duais, nicas, que ele ama, seja o cu e a terra, e estas rvores <nove palavras ilegveis> e o tempo; e simultaneamente lhe dado o valor, concreta e re
78

almente afirmado, destas pessoas, destes objetos, dos quais intui a sua vida ntima e os seus desejos; e ficalhe claro tambm o sentido real e o sentido que merece considerao por conta das relaes recprocas entre ele, estas pessoas e estes objetos, a verdade (pravda) de um determinado estado de coisas e seu dever inerente ao ato, no a uma lei abstrata do ato, mas sim o dever real, concreto, condicionado pelo lugar que somente ele ocupa no contexto dado do evento. E todos estes momentos, que compem o evento na sua totalidade, solhe dados e colocados como tarefa sob uma nica luz, em uma nica conscincia responsvel, e se reali zamnoatoresponsvelunificanteesingular.Eeste eventonasuatotalidadenopodesertranscritoem termos tericos, para no perder o sentido mesmo de seu carter de evento, o sentido do que precisa mente o ato sabe de maneira responsvel e a rela o para a qual se orienta. Seria inexato crer que esta verdade concreta do ato, que aquele que age noatosingulardaaoresponsvelv,sente,expe rimenta e compreende, seja inefvel, que, de qual quer modo, s se possa experimentla no momen to em que se age, mas que no seja possvel enun cila de maneira clara e distinta. Tenho para mim que a linguagem seja muito mais adaptada para exprimir exatamente esta verdade do que para re velar o aspecto lgico abstrato na sua pureza. Na sua pureza, o que abstrato, verdadeiramente inefvel: cada expresso muito concreta para o sentido puro, e deforma e ofusca sua validade e a pureza do sentido em si. Por isto no pensamento abstrato no pegamos nunca uma expresso em todaasuacompletude.
79

Historicamente a linguagem desenvolveuse a servio do pensamento participante e do ato, e so mentenostemposrecentesdesuahistriacomeou a servir o pensamento abstrato. A expresso do ato a partir do interior e a expresso do existirevento niconoqualsedoatoexigemainteiraplenitude da palavra: isto , tanto o seu aspecto de contedo sentido (a palavraconceito), quanto o emotivo volitivo (a entonao da palavra), na sua unidade. Eemtodosessesmomentosapalavraplenaenica pode ser responsavelmente significativa: pode ser a verdade (pravda), e no somente qualquer coisa de subjetivo e fortuito. No necessrio, obviamente, supervalorizar o poder da linguagem: o existir evento irrepetvel e singular e o ato de que partici pa so, fundamentalmente, exprimveis, mas de fato se trata de uma tarefa muito difcil, e uma ple na adequao est fora do alcance, mesmo que ela permaneasemprecomoumfim. Dissoresultaclaroqueafilosofiaprimeira,que procura se aproximar do existirevento como o co nhece o ato responsvel isto , no o mundo cria do pelo o ato, mas aquele em que o ato toma cons cinciadesimesmoeserealizademaneirarespon svel no pode construir conceitos universais, proposies e leis gerais acerca deste mundo (coisa queconcerneaoatonasuapurezatericoabstrata), mas pode ser somente uma descrio, uma feno menologia de tal mundo do ato. Um evento pode ser descrito somente de modo participante. Mas este mundoevento no somente o mundo do e xistir, da ddiva; nenhum objeto, nem uma s rela osedaquicomosimplesmentedado,comosim plesmente, totalmente, presente; sempre dado

80

junto com alguma coisa a ser feita, a ser alcanada, ao qual est ligado: devese..., desejvel Um objeto absolutamente indiferente, totalmente bvio, no poderia se tornar alguma coisa realmente reco nhecida, efetivamente experimentada: quando te nho experincia direta de um objeto, quer dizer quando de fato estou fazendo alguma coisa em re lao a ele, esse objeto entra novamente em relao comalgumacoisaquemecolococomotarefa,eque adquire densidade na minha relao com ele. No se pode viver a experincia de uma ddiva pura. No momento em que realmente vivo a experincia de um objeto mesmo que apenas pense nele o objeto se torna um momento dinmico daquele e vento em curso que o meu pensloexperiment lo;eleadquire,assim,ocarterdealgumacoisapor serealizar,ou,maisprecisamente,elemedadono mbito do evento na sua unidade, dos quais so momentos inseparveis o que dado e o que est parasecumprir,o queeoquedeveser,ofatoeo valor. Todas estas categorias abstratas so aqui momentos de uma unidade viva, concretamente tangvel,singular:oevento.Analogamentetambm a palavra viva, a palavra plena, no tem a ver com o objeto inteiramente dado: pelo simples fato de que eu comecei a falar dele, j entrei em uma rela o que no indiferente, mas interessadoafetiva, e por isso a palavra no somente denota um objeto como de algum modo presente, mas expressa tam bm com a sua entonao (uma palavra realmente pronunciada no pode evitar de ser entoada, a en tonao inerente ao fato mesmo de ser pronunci ada) a minha atitude avaliativa em relao ao obje tooqueneledesejvelenodesejvele,desse
81

modo, movimentao em direo do que ainda est porserdeterminadonele,tornasemomentodeum eventovivo.Tudoo queefetivamenteexperimen tado o como alguma coisa que concerne simulta neamente ao dado e ao porfazerse, recebe uma entonao, possui um tom emotivovolitivo, entra em relao afetiva comigo na unidade do evento que nos abarca [entra em relao com o autor observador e com o heri; eu ocupo uma posio e o heri uma outra]. O tom emotivovolitivo um momento imprescindvel do ato, inclusive do pen samento mais abstrato enquanto meu pensamento realmente pensado, isto , na medida em que o pensamento realmente venha a existir, se incorpore no evento. Tudo isso com que tenho a ver, me dado em certo tom emotivovolitivo, j que tudo me dado como momento do evento, do qual eu sou participante. Se eu penso num objeto, estabele o com ele uma relao que tem o carter de um evento em processo. Na sua correlao comigo o objeto inseparvel da sua funo no evento. Mas esta funo do objeto na unidade do evento real que nos abarca o seu valor real, afirmado, o seu tomemotivovolitivo. Ao separarmos abstratamente o contedo da experincia direta da sua real vivncia, o contedo se nos apresenta como absolutamente indiferente a respeito do valor enquanto valor real e afirmado; at um pensamento sobre o valor pode ser separa do de uma avaliao real (posio de Rickert a res peito do valor). Todavia, para tornarse realmente realizado e incorporado ao ser histrico do conhe cimento real, o contedo vlido em si de uma pos svel experincia vivida (de um pensamento) preci
82

sa entrar em uma ligao essencial com a valorao efetiva; somente como valor efetivo ele por mim experimentado (pensado), isto , somente posso penslo verdadeira e ativamente em tom emotivo volitivo. Esse contedo no cai, de fato, na minha cabea por acaso, como um meteoro de outro mun do, ficando fechado e impenetrvel, sem infiltrarse no tecido nico do meu vivo pensarexperimentar emotivovolitivo como seu momento essencial. Ne nhum contedo seria realizado, nenhum pensa mento seria realmente pensado, se no se estabele cesseumvnculoessencialentreocontedoeoseu tom emotivovolitivo, isto , o seu valor realmente afirmado por aquele que pensa. Viver uma experi ncia,pensarumpensamento,ouseja,noestar,de modo algum, indiferente a ele, significa antes afir mlo de uma maneira emotivovolitiva. O verda deiro pensamento que age pensamento emotivo volitivo, pensamento que entoa e tal entonao penetra de maneira essencial em todos os momen tos conteudsticos do pensamento. O tom emotivo volitivo envolve o contedo inteiro do sentido do pensamento na ao e o relaciona com o existir evento singular. este mesmo tom emotivo volitivo que orienta no existir singular, que orienta e afirma realmente o contedosentido. A experin cia real de um vivido possvel precisamente a sua insero,asuacolocaoemcomunhocomoexis tirevento singular. A verdade em si deve tornarse verdade para mim. [A compreenso do elemento emotivovolitivo no deve ser psicolgica. Os ter mos. O sistema de valorao (ou a relao ao valor) na composio <?> em prosa e a sua arquitetnica, o carter de evento da valorao. O sistema de va
83

lorao do autor deve ser uma posio arquitetni ca,nodevesairdoslimitesdoexistir]. Podese, todavia, procurar afirmar que a liga oentreavalidadedocontedosentidoeseutom emotivovolitivo seja noessencial, casual, para aquelequepensaativamente.Verdadeiramenteno possvel que a fora motriz emotivovolitiva do meu pensamento ativo seja apenas uma vontade excessiva de glria ou ganncia elementar, enquan to o contedo de tais pensamentos sejam constru es gnosiolgicas abstratas? Verdadeiramente um mesmo pensamento no tem nuanas emotivo volitivas diversas nas diferentes conscincias reais daqueles que pensam aquele mesmo pensamento? Um pensamento pode ser entrelaado na trama da minha viva conscincia real emotivovolitiva por razes completamente estranhas, que no tenham nenhuma relao necessria com o aspecto de con tedosentido do pensamento dado. No existem dvidas que fatos semelhantes sejam possveis e que verdadeiramente possam acontecer. Mas ver dadeiramente com base em que se pode concluir que tal vnculo por princpio noessencial e for tuito? Isso significaria reconhecer que toda a hist ria da cultura por princpio casual em relao ao mundo criado por ela o mundo de um contedo objetivamente vlido (Rickert e sua atribuio de valor aos bens). Dificilmente algum persistiria em sustentar at s ltimas consequncias que o mun do do sentido realmente realizado seja fundamen talmente o resultado do acaso. A filosofia contem pornea da cultura tenta estabelecer uma ligao essencial semelhante, mas do interior do mundo da cultura. Os valores culturais so valores em si
84

mesmos, e uma conscincia viva precisa adaptarse aeles,afirmlosparasimesma,porque,emltima instncia, a criao <?> conhecimento. Enquanto eu crio esteticamente, reconheo responsavelmente com isso o valor do que esttico, e a nica coisa que preciso fazer reconheclo explicitamente, realmente;comissosereconstituiaunidadedomo tivo e da finalidade, da realizao verdadeira e do sentido do seu contedo. Este o caminho pelo qual uma conscincia viva tornase conscincia cul tural, e uma conscincia cultural se encarna em uma conscincia viva. Houve tempo em que o ser humano afirmou realmente todos os valores cultu rais, e agora est ligado a eles. Assim o poder do povo, segundo Hobbes, se realiza somente uma vez, no ato de renncia a si mesmo e da entrega de si ao Estado; desde aquele momento o povo se tor na escravo da sua livre deciso. Na prtica, este ato da deciso originria, da afirmao do valor, se si tua naturalmente alm das fronteiras de cada cons cincia viva: toda conscincia viva encontra os va lores culturais como j dados a ela, e toda a sua ati vidade se resume a reconhecer a sua validade para si. Uma vez reconhecido o valor da verdade cient fica em todos os atos do pensamento cientfico, eu sou j submetido sua lei imanente: quem diz a, deve dizer b, c e assim todo o alfabeto. Quem diz um, deve dizer dois, a necessidade imanente da srie o arrasta (lei da srie). Isso significa que o ex perimentar uma experincia e o tom emotivo volitivo podem adquirir a sua unidade somente na unidade da cultura, e que fora dela so casuais; a conscincia real, para ser unitria, precisa refletir em si a unidade sistemtica da cultura com o res
85

pectivo coeficiente emotivovolitivo, que em rela o a cada domnio dado no pode mais que ser colocadoentreparnteses. Concepes semelhantes so radicalmente in consistentespelasmesmasrazesquejexpusemos acerca do dever. Um tom emotivovolitivo, uma valoraoreal,nosereferemaocontedoenquan to tal, tomado isoladamente, mas na sua correlao comigo no evento singular do existir que nos en globa. No no contexto da cultura que uma afir mao emotivovolitiva adquire o seu tom; toda a cultura na sua totalidade vem integrada no contex to unitrio e singular da vida do qual eu participo. Vo sendo integrados, seja a cultura no seu conjun to, seja cada pensamento singular, cada produto individualdoatovivonocontextounitrioesingu lar do pensamento como evento real. O tom emoti vovolitivo interrompe o isolamento e a autossufi cincia do contedo possvel do pensamento, in corporao no existirevento unitrio e singular. Ca da valor que apresente validade geral se torna re almentevlidosomenteemumcontextosingular. O tom emotivovolitivo se d precisamente em relao unidade singular concreta no seu conjun to, expressa a inteira completude do estadoevento em um momento preciso, e o expressa como o que dadoecomooqueestporserconcludoapar tir do interior de mim mesmo enquanto participan te obrigatrio. Portanto ele no pode ser isolado, separado do contexto unitrio e singular de uma conscinciaviva,comoseseconectasseaumobjeto particular enquanto tal; no se trata de uma valora ogeraldeumobjetoindependentementedaquele contexto singular no qual ele me dado naquele
86

momento, mas expressa a verdade inteira da pro posio na sua totalidade, como momento nico e irrepetveldoquetemcarterdeevento. O tom emotivovolitivo, que abarca e permeia oexistireventosingular,noumareaopsquica passiva, mas uma espcie de orientao imperativa da conscincia, orientao moralmente vlida e responsavelmente ativa. Tratase de um movimen to da conscincia responsavelmente consciente, que transforma uma possibilidade na realidade de um ato realizado, de um ato de pensamento, de senti mento, de desejo, etc. Com o tom emotivovolitivo indicamosexatamenteomomentodomeuserativo na experincia vivida, o vivenciar da experincia como minha: eu pensoajo com o pensamento. Esta expresso usada na esttica, mas possui nesta um significado mais passivo. Para ns importante re lacionar uma dada experincia vivida a mim como aquele que a vive ativamente. Este relacionar a ex perincia a mim como ativo tem um carter valora tivosensorial e volitivorealizador e , ao mesmo tempo, responsavelmente racional. Todos estes momentos so dados aqui em uma determinada unidade, perfeitamente familiar a qualquer um na experincia vivida do seu pensamento, do seu sen timento como seu ato responsvel prprio, isto , a qualquer um que o experimenta ativamente. Essa expresso retirada da psicologia que, fatalmente para ela, aparece orientada ao sujeito que experi menta passivamente, no deve aqui induzir a erro. O momento da atuao do pensamento, do senti mento, da palavra, de uma ao, precisamente uma disposio minha ativamente responsvel emotivovolitiva em relao situao na sua tota
87

lidade, no contexto de minha vida real, unitria e singular. O fato de que o tom emotivovolitivo ativo, que penetra em tudo o que realmente vivido, re flita a inteira irrepetibilidade individual do mo mento dado do evento, no o torna, de modo al gum, impressionisticamente irresponsvel e iluso riamente vlido. precisamente aqui que se acham as razes da responsabilidade ativa que a minha responsabilidade; o tom emotivovolitivo busca ex pressaraverdade[pravda]domomentodado,oque orelacionaunidadeltima,unaesingular. um triste equvoco, herana do racionalismo, imaginar que a verdade [pravda] s pode ser a ver dade universal [istina] feita de momentos gerais, e que, por consequncia, a verdade [pravda] de uma situao consiste exatamente no que esta tem de reprodutvel e constante, acreditando, alm disso, que o que universal e idntico (logicamente idn tico) verdadeiro por princpio, enquanto a verda deindividualartsticaeirresponsvel,isto,isola uma dada individualidade. No materialismo isso leva unidade terica do ser: uma espcie de substrato estvel, igual a si mesmo e constante, uma unidade passiva <?> inteiramente dada, ou uma lei, um princpio, uma fora, que permanecem idnticos a si mesmos. No idealismo, isso leva unidade terica da conscincia: eu sou uma espcie de princpio matemtico unitrio da srie da cons cincia, porque esta deve antes de tudo ser consti tuda pela identidade, concebida como igual a si mesma. Mesmo quando se fala de um ato singular em realizao (um fato), pensase no contedo (o contedo idntico a si mesmo) e no no momento
88

da realizao real, efetiva do ato. Mas esta unidade a igualdade de contedo, a identidade e a repeti o constante deste momento idntico (o princpio da srie) a unidade essencial do existir, o mo mento necessrio ao conceito de unidade? Este momento mesmo , porm, abstrato e derivado, e, como tal, ele j determinado por uma unidade singular e efetiva. Neste sentido o prprio termo unidade deveria ser abandonado, porquanto muito teorizado; no a unidade, mas a singularida de de uma totalidade absolutamente irrepetvel, e a sua realidade; desse modo, para quem deseja pen sar teoricamente, esta totalidade singular exclui <?> a categoria da unidade no sentido de algo que se repete constantemente. Assim tornase mais com preensvel a categoria especial da conscincia pu ramente terica, em tudo isso absolutamente neces sria e determinada, mas a conscincia que atua associada singularidade real como componente desta singularidade. Ao contrrio, a unidade da conscincia real, que age de maneira responsvel, no deve ser concebida como permanncia conteu dstica de um princpio, do direito, da lei, e menos aindadoser;aquiapalavraquemelhorpodecarac terizar isto fidelidade, como usada em relao ao amor, ao matrimnio, mas no entendendo o amor do ponto de vista de uma conscincia psico lgica passiva (em tal caso isso resultaria num sen timento sempre presente na alma, alguma coisa como um calor constantemente percebido, enquan to na experincia real vivida desse sentimento no existe um sentir permanente no sentido do conte do). O tom emotivovolitivo da conscincia nica realaquimelhorcompreendido.Deoutrolado,na
89

filosofia contempornea, notase certa tendncia a conceber a unidade da conscincia e a unidade do ser como unidade de certo valor, mas tambm aqui o valor vem transcrito teoricamente, pensado como contedo idntico de valores possveis ou como princpio constante, idntico, de valorao, isto , como uma determinada estabilidade do contedo de uma possvel valorao e de um valor, e o fato do agir [Dejstvie] passa evidentemente para segun do plano. Mas, sem dvida, aqui est toda a ques to. No o contedo da obrigao escrita que me obriga, mas a minha assinatura colocada no final, o fato de eu ter, uma vez, reconhecido e subscrito tal obrigao. E, no momento da assinatura, no o contedodesteatoquemeobrigouaassinar,jque talcontedosozinhonopoderiameforaraoato a assinaturareconhecimento, mas podia somente em correlao com a minha deciso de assumir a obrigao executando o ato da assinatura reconhecimento; e mesmo neste ato o aspecto con teudstico no era mais que um momento, e o que foi decisivo foi o reconhecimento que efetivamente ocorreu,aafirmaoo atoresponsvel,etc.O que encontramos em cada caso uma constante <?> singularidade na responsabilidade, no a perma nncia de um contedo, nem uma lei constante do ato todo o contedo no mais que um compo nente, e somente um determinado fato real de re conhecimento, singular e irrepetvel, emotivo volitivo e concretamente individual. claro que se pode transcrever tudo isso em termos tericos e expresslo como lei constante do ato, porque a ambivalncia da lngua o permite, mas obteramos uma frmula vazia, que necessitaria ela mesma de
90

umrealreconhecimentosingular,paranoretornar nunca mais, na conscincia, para a sua identidade conteudstica. Podese, evidentemente, filosofar vontadesobreisso,massparaconhecererecordar tambm o reconhecimento anteriormente feito co moalgorealmenteefetuadoeexecutadopormim;e isso pressupe a unidade da percepo e todo o meu aparato de unidade cognitiva, mas tudo isso permanece desconhecido conscincia viva e que age, e tudo isso surge somente em uma transcrio terica post factum. Para a conscincia que age tudo issonomaisqueoaparatotcnicodoato. Podese tambm estabelecer uma relao in versamente proporcional entre a unidade terica e a singularidade real (do existir ou da conscincia do existir). Quanto mais prximo se est da unida de terica (constncia de contedo ou identidade repetitiva), tanto mais a singularidade individual pobreegenrica,reduzindoseainteiraquesto<?> unidade do contedo, e a unidade ltima resulta ser um possvel contedo vazio e idntico a si mesmo; ao contrrio, quanto mais a singularidade individual se mantm longe da unidade terica, tantomaissetornaconcretaeplena:aunicidadedo existir como evento que se executa realmente em toda a sua variedade individual, de cujo limite ex tremoseaproximaoatonasuaresponsabilidade.A incluso responsvel na singularidade nica reco nhecida do serevento o que constitui a verdade [pravda] da situao. O momento do que absolu tamente novo, que nunca existiu antes e que no pode ser repetido, est aqui em primeiro plano, e constitui uma continuao responsvel no esprito datotalidade,quefoiumavezreconhecida.
91

Na base da unidade de uma conscincia res ponsvel no existe um princpio como ponto de partida, seno o fato do reconhecimento real da minha prpria participao no existir como evento singular, coisa que no pode ser adequadamente expressa em termos tericos, mas somente descrita evivenciadacomaparticipao;aquiestaorigem do ato e de todas as categorias do dever concreto, singular e irrevogvel [nuditelnyi]. Eu tambm sou em toda a plenitude emotivovolitiva atuante [Postupcnyj (adjetivo criado por Bakhtin sobre pos tupok)], de tal afirmao e realmente sou total mente, e tenho a obrigao de dizer esta palavra, e eu tambm sou participante no existir de modo singulareirrepetvel,eeuocuponoexistirsingular um lugar nico, irrepetvel, insubstituvel e impe netrvel da parte de um outro. Neste preciso ponto singular no qual agora me encontro, nenhuma ou tra pessoa jamais esteve no tempo singular e no es paosingulardeumexistirnico. Eaoredordes tepontosingularquesedispetodooexistirsingu lardemodosingulareirrepetvel.Tudooquepode ser feito por mim no poder nunca ser feito por ningum mais, nunca. A singularidade do existir presente irrevogavelmente obrigatria [nuditelno obiazatelna]. Este fato do meu nolibi no existir [mo nealibi v bytii], que est na base do dever con cretoesingulardoato,noalgoqueeuaprendoe do qual tenho conhecimento, mas algo que eu reco nheo e afirmo de um modo singular e nico. Basta o simples conhecimento para reduzilo ao mais baixo grau emotivovolitivo de possibilidade. Transfor mandoo em objeto de conhecimento, eu o univer salizo: cada pessoa ocupa um lugar singular e irre
92

petvel, cada existir nico. Temos aqui uma cons tatao terica que tende ao limite da absoluta libe rao de cada tonalidade emotivovolitiva. Com este postulado no tenho nada a ver, ele no me obriga a nada de nenhum modo. Se penso que a minha singularidade como caracterstica do meu existircomumatodooexistirenquantotal,souj colocado para fora da minha singularidade nica, eu mesmo me coloquei fora dela, e penso teorica menteaexistncia,isto,nomeincorporoao con tedo do meu pensamento; como conceito, a singu laridade pode ser localizada no mundo dos concei tos gerais e, desse modo, pode estabelecer uma s rie de correlaes logicamente necessrias. Este re conhecimento da minha participao no existir a base real e efetiva de minha vida e do meu ato. O meu ato ativo afirma implicitamente <?> a sua sin gularidadeeinsubstituibilidadeemtodooexistir,e nesse sentido empurrada, internamente e na tota lidade, at seus limites extremos, orientada den tro dela como um todo. Para dar um sentido a isso <?>tudo<?>precisolevaremconsideraotodaa variedade dos seus componentes. No se trata so mente da afirmao de si ou simplesmente da afir mao do existir real, mas da afirmao inconfun dvel e indivisvel de mim mesmo no existir: eu participo no existir como seu ator nico <?>; nada noexistir,almdemimmesmo,umeuparamim. Eu posso viver como eu em toda a unidade emo tivovolitivo do sentido desta palavra somente sendo eu mesmo, nico, em todo o existir; todos os outros eus (tericos) no so eu para mim; por sua vez, este meu nico eu (no terico) participa do existirnasuasingularidade:eusounele.Almdisso,
93

aqui so dados inconfundveis e indivisveis tanto o momento da minha passividade quanto o momento da minha atividade; eu me acho no exis tir (passividade) e eu participo dele ativamente; eu tambmsoudadoamimmesmo,tantocomodado, quanto como o que me dado para realizar; a mi nhasingularidadedada,masaomesmotempoela existe apenas na medida em que realmente atua lizada por mim como singularidade, ela se d sem pre na ao, no ato, isto , como o que me dado para realizar; , ao mesmo tempo, ser e dever: eu sou real, insubstituvel e por isso que preciso rea lizar a minha singularidade peculiar. Em relao a todaaunidadereal,emergeomeudeversingulara partir do meu lugar singular no existir. Eu, como nico eu, no posso nem sequer por um momento noserparticipantedavidareal,inevitveleneces sariamente [nuditelno] singular; eu preciso ter um dever meu [dolzhenstvovanie]; em relao ao todo, seja o que for e em que condio me seja dada, eu preciso agir a partir do meu lugar nico, mesmo que se trate de um agir apenas interiormente. A minha singularidade, como necessria no coinci dncia com tudo o que no seja eu, torna sempre possvel o meu ato como singular e insubstituvel em relao a tudo o que no sou eu. O simples fato de que eu, a partir do meu lugar nico no existir, veja, conhea um outro, pense nele, no o esquea, o fato de que tambm para mim ele existe tudo issoalgumacoisaquesomenteeu,nico,emtodo o existir, em um dado momento, posso fazer por ele: um ato do vivido real em mim que completa a sua existncia, absolutamente profcuo e novo, e que encontra em mim somente a sua possibilidade.
94

Este ato produtivo nico precisamente aquele no qual se constitui o momento do dever. O dever en contra a sua possibilidade originria l onde existe o reconhecimento do fato da unicidade da existn cia de uma pessoa e tal reconhecimento vem do in terior dela mesma, l onde esse fato se torna o cen tro responsvel, l onde eu assumo a responsabili dade da minha prpria unicidade, do meu prprio existir. Tal fato, claro, pode originar uma diviso, pode empobrecerse; podese ignorar a atividade e viver apenas da passividade, podese procurar de monstrar o prprio libi no existir, podese ser im postor. Podese abdicar da sua obrigatria singula ridade(dasingularidadedoprpriodeverser). O ato responsvel , precisamente, o ato base ado no reconhecimento desta obrigatria singulari dade. essa afirmao do meu nolibi no existir que constitui a base da existncia sendo tanto dada como sendo tambm real e forosamente projetada comoalgoaindaporseralcanado.apenasono libinoexistirquetransformaapossibilidadevazia em ato responsvel real (atravs da referncia emo tivovolitiva a mim como aquele que ativo). o fato vivo de um ato primordial ao ato responsvel, e a crilo, juntamente com seu peso real e sua o brigatoriedade; ele o fundamento da vida como ato, porque ser realmente na vida significa agir, sernoindiferenteaotodonasuasingularidade. Afirmar o fato da prpria singularidade e par ticipaoinsubstituvelnoexistirsignificaentrarno existir exatamente l onde ele no igual a si mes mo, entrar no evento do existir [sobytiie bytiia]. Tu do o que se refere ao contedosentido o existir
95

como alguma coisa de determinado conteudistica mente, o valor como vlido em si, o verdadeiro [is tina], o bem, o bonito, etc. tudo isso no so mais que uma juno de possibilidades, que podem tor narse realidade somente no ato fundado sobre o reconhecimentodaminhaparticipaosingular.Do interiordocontedosentidoemsi,nopossvela passagem de uma potencialidade a uma realidade singular.O mundodocontedosentidoinfinitoe autossuficiente,asuavalidadeemsisetornaintil, por ele o meu ato fortuito. a regio das pergun tas infinitas, onde tambm possvel a pergunta: quem o meu prximo?. Nesse mbito no possvel dar incio a nada, cada incio ser fortuito, ele se afogar no mundo do sentido. No existe um centro, no h um princpio baseado no qual se possaescolher;tudooquepoderiatambmmuito bem no ser, poderia ser outro, se se pode sim plesmente conceblo como algo de determinado no contedosentido. Do ponto de vista do sentido so possveis somente a infinidade da avaliao e a absoluta falta de quietude. Do ponto de vista do contedo abstrato de um valor possvel, cada obje to, ainda que bom, deve ser melhor; cada encarna o, do ponto de vista do sentido, uma limitao mesquinha e acidental. necessria a iniciativa do ato na relao com o sentido, e tal iniciativa no podeserfortuita.Nenhumavalidadedesentidoem si pode ser categrica e peremptria, enquanto eu tiver o meu libi no existir. Somente o reconheci mento da minha participao nica do meu lugar nico fornece um centro real de origem do ato e torna nofortuita a iniciativa; aqui que a iniciati va do ato se torna essencialmente necessria, que a
96

minha atividade se torna atividade substancial, se tornadever. Mas possvel tambm um pensamento no encarnado, um agir no encarnado, uma vida alea tria no encarnada como uma possibilidade vazia; uma vida sob o fundamento tcito <?> do meu libi no existir cai no ser indiferente, no enraizado em nada. Qualquer pensamento que no seja correla cionado comigo como algo que obrigatoriamente nico apenas uma possibilidade passiva; ele po deria mesmo simplesmente no existir, poderia ser diferente;ofatodeexistirnaminhaconscinciano implica nenhuma obrigatoriedade, insubstituibili dade; no encarnado na responsabilidade, tambm o tom emotivovolitivo de tal pensamento fortui to;apenasarelaocomocontextonicoesingu lar do existirevento atravs do efetivo reconheci mento da minha participao real nele, que o torna um ato responsvel. E tudo em mim cada movi mento, cada gesto, cada experincia vivida, cada pensamento, cada sentimento deve ser um ato responsvel; somente sob esta condio que eu realmente vivo, no me separo das razes ontolgi casdoexistirreal.Euexistonomundodarealidade inelutvel,nonaqueledapossibilidadefortuita. A responsabilidade possvel no em relao ao sentido em si, mas em relao sua afirma o/noafirmao singular. De fato podese passar porcimadosentidooupodeseirresponsavelmente fazerpassarosentidoporcimadoexistir. O aspecto abstrato do sentido, sem correspon dncia com a realinelutvel singularidade, tem o mesmo valor de um projeto; uma espcie de ras cunho de uma realizao possvel, um documento
97

no assinado que no obriga ningum a nada. O existir, isolado do centro emotivovolitivo nico da responsabilidade, somente um esboo ou um ras cunho, uma variante possvel, no reconhecida, do existir singular; somente atravs da participao responsvel do ato singular podese sair das infini tas variantes do rascunho e reescrever a prpria vida, de uma vez por todas, na forma de uma ver sodefinitiva. A categoria da experincia vivida do mundo ser real enquanto evento a categoria da unici dade [edinstvennost]. Experienciar um objeto signi fica possulo como unicidade real, mas tal unici dade do objeto e do mundo pressupe a correlao com a minha prpria singularidade. Tambm tudo o que universal e pertence ao sentido adquire o seu peso e obrigatoriedade [nuditelnost] somente emcorrelaocomarealsingularidade. Umpensamentoparticipativo precisamentea compreenso emotivovolitiva do existir como e vento na sua singularidade concreta, sob a base do nolibi no existir. Isto , um pensamento que age e se refere a si mesmo como nico ator respon svel. Mas aqui emerge uma srie de conflitos com o pensamentotericoecomomundodopensamento terico. O existirevento real, que tanto dado quantoprojetadoemtonsemotivosvolitivos,ecor relato com um centro nico de responsabilidade, determinado, no seu sentido de evento, de impor tncia singular, grave, necessrio na sua verdade [pravda]noemsimesmo,masemcorrelaopre cisamentecomaminhasingularidadeobrigatria;a face necessariamente real do evento determinada
98

por mim mesmo do meu lugar nico. Mas disso segue, ento, que h tantos mundos diferentes do evento quantos so os centros individuais de res ponsabilidade,ossujeitosparticipantessingulares uma infinita multido; e, se a face do evento de terminadadolugarsingulardosujeitoparticipante, entoexistemtantasfacesdiferentesquantossoos lugares singulares. E, acima de tudo, onde est, en to, a imagem nica e singular? Visto que a minha atitude essencial para o mundo, se real o seu sentido emotivovolitivo reconhecido sobre o plano dos valores, ento este valor reconhecido, o quadro emotivovolitivodomundo,umacoisaparamim, enquanto outra coisa para um outro. Ou, ao con trrio, devemos reconhecer a dvida precisamente como um valor de tipo particular? Sim, ns de fato reconhecemos a dvida como valor particular, que est na base da nossa vida efetivamente agente e operante, e isso no entra em contradio com o conhecimento terico. Esse valor da dvida no contradiz, de modo algum, a verdade [pravda] una e nica; pelo contrrio, justamente ela, esta ver dade una e nica do mundo, que o exige. justa menteestaverdadequeexigequeeu,domeulugar nico, realizeplenamenteaminhaparticipaosin gularnoexistir.Ocarterunitriodatotalidade<?> condiciona os papis, nicos e totalmente irrepet veis, de todos os participantes. O existir como de terminado no contedo, pronto e petrificado, des truiria a multiplicidade dos mundos pessoais irre petivelmente vlidos, pois que justamente esse e xistirquecriapelaprimeiravezoeventonico.O evento como igual a si mesmo, nico, poderia ser lido post factum por uma conscincia no
99

participante, no interessada nele; mas tambm nesse caso permaneceria inacessvel o seu carter deeventoparaaconscincia;paraorealparticipan te no evento que se realiza, tudo tende ao ato nico iminente, no seu dever absolutamente indetermi nado, concreto, nico e obrigatrio. O fato que entreasvisesdomundovalorativasdecadaparti cipante singular no existem nem devem existir contradies; nem do interior da conscincia <?> nem, simplesmente, do lugar nico de cada sujeito participante. A verdade (pravda) do evento no , em seu contedo, uma verdade (istina), identica mente igual a si mesma; , ao contrrio, a nica po sio justa de cada participante, a verdade (pravda) do seu real dever concreto. Um simples exemplo poderclarearesteponto.Euamoooutro,masno posso amar a mim mesmo, o outro me ama, mas no ama a si mesmo; cada um tem razo no seu prpriolugar,etemrazonosubjetivamente,mas responsavelmente. Do meu lugar nico, somente euparamimmesmo sou eu, enquanto todos os outros so outros para mim (no sentido emotivo volitivodotermo).Defatoomeuato(eosentimen to como ato) se orienta justamente sobre o que condicionado pela unicidade e irrepetibilidade do meu lugar. O outro, na minha conscincia emotiva volitiva participante, est exatamente no seu lugar, enquanto eu o amo como outro, no como eu mes mo. O amor do outro por mim soa emotivamente de modo totalmente diferente para mim, no meu contexto pessoal, do que soa como o mesmo amor para o outro que o dirige para mim, e obriga a mim e ao outro a coisas absolutamente diferentes. Mas, naturalmente,aquinoexisteoposio.Essapoderia
100

surgir em uma terceira conscincia, no encarnada, no participante. Para tal conscincia haveria valo resemsi iguais a si mesmos: seres humanos, e no eu e o outro, que soam por princpio de modo com pletamentediferentedopontodevistavalorativo. Nem pode surgir oposio entre contextos va lorativos singulares e afirmados. Que significa contexto afirmado de valores? Tratase de um conjuntodevaloresvlidosnoparaesteouaquele outroindivduo,nestaounaquelaoutrapoca,mas para toda a humanidade histrica. Mas eu, eu na minha singularidade e unidade, devo assumir uma atitude emotivovolitiva particular em relao humanidade histrica, devo afirmla como tendo realmente valor para mim, e fazendo isso, por con sequncia, tudo o que tem valor para ela se tornar vlido tambm para mim. Que significa afirmar que a humanidade histrica reconhece na histria e na prpria cultura determinadas coisas como valo res? Tratase da afirmao de uma possibilidade vazia de contedo, nada mais que isso. Que impor ta a mim que no mbito disso que existe haja um a para quem b tenha valor? Outra situao se d, ao invs, se eu, na minha singularidade, participo dis so que singularmente existe e o fao de maneira emotivovolitiva mediante uma afirmao minha. Desde o momento em que eu afirmo o meu lugar nico no existir nico da humanidade histrica, desde o momento em que eu sou o seu nolibi, isto , estou com ela em uma relao emotivo volitiva ativa, eu entro em uma relao emotivo volitivacomosvaloresporelareconhecidos.Claro, quando falamos dos valores da humanidade hist rica, damos uma entonao a tais palavras, no po
101

demos fazer abstrao de uma determinada relao emotivovolitiva com eles; esses valores no coinci dem para ns com o seu contedosentido; eles se correlacionam com um participante nico e se ilu minam com a luz de um valor real. A partir do lu gar nico que eu ocupo, se abre o acesso a todo o mundonasuaunicidade,eparamim,somentedes te lugar. Como esprito desencarnado, ao invs, eu perco a minha necessria relao de dever com o mundo, perco a realidade do mundo. No existe o homem em geral; existe eu, e existe um determina do, concreto, outro: o meu prximo, o meu con temporneo (a humanidade social), o passado e o futuro das pessoas reais (da humanidade histrica real).Todosestessomomentosdevalordoexistir, individualmente vlidos e que no universalizam o existir singular, que se abrem <?> a mim do meu lugar nico como fundamento do meu nolibi no existir. O conjunto do conhecimento geral determi na o homem em geral (como homo sapiens); o fato, por exemplo, de que ele seja mortal, adquire um sentido de valor somente do meu lugar nico en quanto morra eu, uma pessoa perto de mim, a in teira humanidade histrica; e, naturalmente, o sen tido do valor emotivovolitivo da minha morte, da morte do outro, do meu prximo, do fato da morte decadaserhumanoreal,variaprofundamentecaso a caso, j que so todos momentos diferentes do existirevento singular. Para um sujeito desencar nado, no participante, todas as mortes podem ser indiferentemente iguais. Mas nenhum vive em um mundo no qual todos so em relao ao valor igualmentemortais(bomlembrarqueviverapar tir de si, desde o seu lugar nico, no significa, de
102

modo algum, viver sozinho; ao contrrio: somen te do seu lugar nico que possvel o sacrifcio daqui que a minha centralidade responsvel pode tornarsecentralidadesacrificada). Um valor igual a si mesmo, reconhecido como universalmente vlido, no existe, porquanto a sua validade reconhecida condicionada no pelo con tedo tomado abstratamente, mas por sua correla o com o lugar singular daquele que participa; mas deste lugar singular podese reconhecer todos os valores, e tambm qualquer outro ser humano com todos os seus valores; esta a condio para que este reconhecimento acontea. A simples consta tao terica em que qualquer um reconhece esses ou aqueles valores no obriga ningum a nada, nem conduz para fora das fronteiras do ser como simplesmente dado, dapossibilidade vazia, atque eunotenhaafirmadoemrelaocomelesaminha prpriaparticipaosingular. O conhecimento terico de um objeto como e xistente por si mesmo, independentemente de sua posio real em um mundo singular, a partir do lugar singular de quem dele participa, plenamen tejustificado;todavianooconhecimentoltimo, mas apenas um momento tcnico auxiliar dele. O meu produzir abstrao do meu lugar nico, esta minha suposta desencarnao por si mesma um ato responsvel, realizado do meu lugar nico, e todooconhecimentoconteudsticoassimobtidoa sua possibilidade de darse como qualquer coisa que igual a si mesma deve ser encarnado por mim,traduzidonalnguadopensamentoparticipa tivo, deve responder a pergunta: a que me obriga, ao meu eu como nico, desde meu lugar nico, o
103

conhecimento dado. Isto , ele deve ser colocado em correlao com a minha unicidade, fundado no meu nolibi no existir, em um tom emotivo volitivo, j que o conhecimento (znanie) do conte do do objeto em si tornase um conhecimento dele para mim, tornase reconhecimento (uznanie) que me obriga responsavelmente. A abstrao de si um arti fcio tcnico que encontra justificao j desde o meu lugar nico, onde eu, que conheo, e me torno responsvel e obrigado por este reconhecimento. Todo o contexto infinito do conhecimento humano terico possvel o da cincia deve, para minha unicidade participante, tornarse algo de responsa velmente reconhecido, o que no diminui nem de forma o que verdade [istina] autnoma desse co nhecimento, mas o completa at que se torne ver dade [pravda] em sua validade compulsria. E uma semelhante transformao do conhecimento em reconhecimento no , de modo algum, uma ques to de sua utilizao imediata como meio tcnico para a satisfao de alguma necessidade prtica da vida; reafirmamos que viver a partir de si no sig nifica viver para si, mas significa ser, a partir de si, responsavelmente participante, afirmar o seu no libirealecompulsrionoexistir. Donossopontodevista,aparticipaonoexis tirevento do mundo na sua plenitude no coincide com um abandono irresponsvel ao ser, com o pr prio deixarse existir; porque neste caso sobressai, em primeiro lugar, unilateralmente, somente o momento passivo da participao, enquanto se di minui a atividade como algo ainda por se realizar [aktivnost zadannaia]. A este deixarse existir (uma participao unilateral) se reduz em grande parte o
104

pathosdafilosofiadeNietzschequelevadoato absurdo do dionisismo contemporneo. O fato vi vido de uma participao real , neste caso, assim empobrecido, pois que a existncia toma conta da quele que a afirmou; a identificao com o existir real no qual se participa leva perda de si mesmo no ser (no se pode viver sendo impostor), nega odaprpriasingularidadeobrigatria. A conscincia participante, encarnada, pode parecer restrita, limitadamente subjetiva, apenas quando se a contrape conscincia da cultura co mo uma conscincia autossuficiente. como se nos apresentassem dois contextos de valor, duas vidas: a vida de todo um mundo infinito inteiro na sua totalidade, que pode ser conhecido somente objeti vamente,eaminhapequenavidapessoal.Osujeito da primeira o mundo como totalidade, e o sujeito da segunda o sujeito singular acidental. Todavia no se tratada contraposio matemtica, quantita tiva, entre o mundo infinitamente grande e um ser humano muito pequeno, entre uma unidade e uma multido infinita de unidadesseres. Claro, do pon to de vista de uma teoria <?> geral <?> esta contra posio entre o mundo e o ser humano sozinho po dese sustentar, mas no est nisso o seu sentido real. Pequeno e grande aqui no so categorias te ricas, mas puramente valorativas. E a pergunta que se coloca : em que plano realizada esta relao de valor, para que seja necessria e realmente vli da? Somente no plano da conscincia participante. Opathosdaminhavidapequenaedomundoinfini to o pathos do meu nolibi participativo no exis tir, e o alargamento responsvel do contexto dos valores realmente reconhecidos do meu lugar ni
105

co. Se eu me afasto deste lugar nico, ocorre uma ciso entre o mundo infinito possvel do conheci mento e o pequeno mundo de valores por mim re conhecidos. apenas do interior deste mundo pe queno, mas real e necessrio, que deve ocorrer o alargamento,infinitoemprincpio;masnoatravs de dissociaes e contraposies; neste caso, o mundo absolutamente insignificante da realidade seria invadido por todos os lados pelas ondas da possibilidade vazia infinita, e para esta possibilida de seria inevitvel a ciso de minha pequena reali dade, o jogo desenfreado da objetividade <?> vazia que perde toda a realidade existente, fatalmente necessria,equenoaconstituicomoumvalor<?> mas somente como possvel para possibilidades vazias. nessas condies que nasce a infinidade do conhecimento; ao invs de incorporar todo o conhecimento [poznanie] terico possvel do mundo na vida real a partir de si, como reconhecimento [uznanie] responsvel (tambm um fato, conhecido somente teoricamente, , enquanto fato, uma possi bilidade vazia; todavia todo o sentido <?> de um juzo cognitivo consiste precisamente no fato de que ele no permanece um juzo terico, mas se in corpora no existir singular, onde cada abstrao de uma participao real difcil), procuramos inserir a nossa vida real no contexto terico possvel, reco nhecendo nela como essenciais somente os seus momentos universais, ou entendendoa como um pequeno fragmento de espao e de tempo do gran de conjunto espacial e temporal, ou ainda dando lheumainterpretaosimblica. Em todos estes casos, sua viva singularidade, necessria e inevitvel, diluda na gua da possi
106

bilidadevaziaesomentepensvel.Ocorpo<?>que ama <?> vem reconhecido somente como momento de uma matria infinita que a ns indiferente, ou como exemplar do homo sapiens, ou como represen tante da prpria tica, ou como a encarnao do princpio abstrato do eterno feminino; o que re almente vlido vem a ser, em cada caso, como o momento do que possvel: a minha vida como a vidadohomememgeral,eestaltimacomouma das manifestaes da vida do mundo; mas todos estes infinitos contextos de valores no esto enrai zados em nada, so somente possveis em mim, in dependentemente do ser objetivo e universalmente vlido. Todavia suficiente para ns encarnar ple namenteedemaneiraresponsveloprprioatodo nosso pensamento, subscrevendoo, para nos tor narmos realmente participantes do serevento a partirdonossolugarnico. Entretanto, meu ato realmente realizado sob a base do meu nolibi no existir, seja o ato pensamento, seja o atosentimento, seja o atoao, so efetivamente empurrados aos limites extremos do existirevento, orientados nesse como em um todo unitrio e singular, por mais que o pensamen to possua um contedo rico e por mais que a ao seja concreta e individual, no seu mbito pequeno mas real eles participam do todo infinito. O que no significa, de modo algum, que eu tenha que pensar em mim mesmo, na ao, e nessa totalidade como algo determinado no contedo: isso no possvel, nem necessrio. A mo esquerda pode nosaberoquefazadireita,etodaviaadireitarea liza a verdade [pravda]. E no no sentido da obser vao de Goethe: em tudo o que realizamos de
107

maneira apropriada, devemos ver a imagem de tu do o que pode ser criado de maneira apropriada. Aqui temos um exemplo de interpretao simbli ca, fundado no paralelismo dos mundos, que intro duz um momento de ritualidade no ato concreta mentereal. Orientar o ato na totalidade do existirevento singular no significa, de modo algum, traduzilo na lngua dos valores mais altos como se aquele evento participativo concreto e real, no qual o ato se orienta diretamente, fosse apenas uma represen taoouumreflexodetaisvalores.Euparticipodo eventopessoalmente,etambmcadaobjetooupes soa com que eu tenha a ver na minha vida singular participam dele pessoalmente. Eu posso cumprir um ato poltico e um rito religioso na qualidade de representante, mas se trata j de uma ao especial quepressupequeeutenhaaautorizaopararea lizla; mas nem neste caso eu abdico definitiva mente da minha responsabilidade pessoal; ao con trrio, o meu papel representativo, o poder pelo qual fui autorizado, levamno em conta. O pressu posto tcito do ritualismo da vida no , de modo algum, a humildade, mas a arrogncia. necess rio, ao contrrio, tornarse humilde pela participa o e a responsabilidade pessoal. Se procurarmos interpretar a nossa vida toda como representao implcita, e cada ato [akt] nosso como ritual, torna monosimpostores. Cada representao no suprime, mas sim plesmente especializa a minha responsabilidade pessoal. O reconhecimentoafirmao real de tudo aquilo de que serei representante um ato meu pessoalmente responsvel. Se esse ato fosse cance
108

ladoeeupermanecessetosomentecomoportador de uma responsabilidade especial, eu me tornaria um possudo e as minhas aes, separadas das ra zes ontolgicas da minha participao pessoal, se tornariam fortuitas em relao unidade singular ltima, na qual elas no esto enraizadas assim como para mim no est enraizado aquele campo que especializa meu ato. Este tipo de separao do contextosingular,aperdanaespecializaodapar ticipao pessoal singular ocorrem particularmente demaneirafrequenteemcasosderesponsabilidade poltica. Esta mesma perda da unidade singular ocorre tambm como resultado da tentativa de ver em cada um, em cada objeto de umdado ato, no a concreta singularidade pessoalmente participante no existir, mas o representante de um determinado grandetodo.Issonoaumentaaresponsabilidadee a nocasualidade ontolgica do meu ato, mas ao contrrio deixao mais leve, e, em certo sentido, o desrealiza: o ato injustificadamente orgulhoso, arrogante, e isso leva, portanto, ao fato de que a concretude real de uma singularidade efetivamente necessria degenera em possibilidade conceitual abstrata. Para enraizar o ato, a participao pessoal de uma existncia singular e de um objeto singular deve estar em primeiro plano, j que se voc re presentante de um grande todo, voc o , sobretu do, pessoalmente. E este mesmo grande todo, por sua vez, no composto de aspectos gerais, mas de momentosindividuaisconcretos. A validade concretamente real e obrigatria [nuditelnokonkretnorealnaia znachimost], de uma ao em um contexto singular dado (qualquer que seja), o momento da realidade nela, justamente
109

sua orientao no existir real singular na sua totali dade. O mundo no qual o ato se orienta fundado na sua participao singular no existir: este o objeto da filosofia moral. Mas o ato no o conhece como algo de contedo determinado; ele tem a ver so mente com uma pessoa nica e com um objeto ni co, que, alm do mais, lhe so dados em tons emo tivosvolitivos individuais. um mundo de nomes prprios, destes objetos singulares e de certos dados cronolgicos da vida. Uma descrio <?> exemplifi cativa do mundo da vidaato singular do interior do ato, fundada no seu nolibi no existir, seria umaespciedeconfisso,entendidacomo um rela to no sentido de uma prestao de contas individu alenica.Masestesmundosconcretosindividuais, irrepetveis, de conscincias que realmente agem [deistvitelno postupaiuschie soznania] dos quais, como componentes reais, se compem tambm o existirevento unitrio e singular tm alguns componentes comuns: no no sentido de conceitos ou de leis gerais, mas no sentido de momentos co muns das suas arquitetnicas concretas. esta ar quitetnica do mundo real do ato que a filosofia moral deve descrever, no como um esquema abs trato, mas como o plano concreto do mundo do ato unitrio singular, os momentos concretos funda mentais dasua construo e da suadisposio rec proca. Estes momentos fundamentais so: eupara mim, o outroparamim e euparaooutro; todos os valores da vida real e da cultura se dispem ao re dor destes pontos arquitetnicos fundamentais do mundo real do ato: valores cientficos, estticos, polticos (includos tambm os ticos e sociais) e,
110

finalmente, religiosos. Todos os valores e as rela es espaotemporais e de contedosentido ten dem a estes momentos emotivovolitivos centrais: eu,ooutro,eeuparaooutro. A primeira parte do nosso estudo ser dedica da precisamente anlise dos momentos funda mentais da arquitetnica do mundo real, no en quanto pensado mas enquanto vivido. A parte se guinte ser dedicada atividade [dejanie] esttica como ao, no a partir do interior do seu produto, mas do ponto de vista do autor enquanto partici pante <?> responsvel, e tica da criao artstica. Aterceiraparteserdedicadaticadapoltica,ea ltima tica da religio. A arquitetnica de tal mundorecordaaarquitetnicadomundodeDante e dos mistrios medievais (nos mistrios e nas tra gdias tambm a ao colocada prximo dos con finsltimosdoexistir). A crise contempornea , fundamentalmente, crise do ato contemporneo. Criouse um abismo entreomotivodoatoeoseuproduto.E,emconse quncia disso, tambm o produto, arrancado de suas razes ontolgicas, se deteriorou. O dinheiro podesetornaromotivodeumatoqueconstrium sistema moral. Em relao ao momento atual o ma terialismoeconmicotemrazo,masnoporqueos motivos do ato hajam penetrado no interior do produto,masantes,aocontrrio,porqueoproduto, na sua validade, separado do ato na sua motiva o real. Mas esta situao no se pode mais corri gir do interior do produto, enquanto no se pode daqui juntar ao ato; s se pode resolvla do interi or do ato mesmo. Os mundos tericos e estticos tm sido deixados em liberdade, mas do interior
111

deles impossvel juntlos e associlos unidade ltima, encarnlos. Desde o momento em que a teoria se separa do ato e se desenvolve segundo a sua lei interna imanente, o ato mesmo, desembara andose da teoria, comea a degradarse. Todas as foras de uma realizao responsvel [otvetstvennoe svershenie] se retiram para o territrio autnomo da cultura e o ato separado delas degenera ao grau de motivao biolgica e econmica elementar, per dendo todas os seus componentes ideais: esta precisamenteasituaoatualdacivilizao.Todaa riqueza da cultura est posta a servio do agir bio lgico.Ateoriadeixaoatomercdeumaexistn cia estpida, exaureo de todos os componentes ideais e o submete a seu domnio autnomo fecha do, empobrece o ato. Daqui vem o pathos do tolsto smoedetodonihilismocultural. Em tal estado de coisas, poderia parecer que o que resta, uma vez excludos os momentos de sen tidodaculturaobjetiva,sejaumasubjetividadebio lgica nua, o atonecessidade. Por isso tambm a impresso de que, somente como poeta ou como cientista, eu seja objetivo e espiritual isto , so mente do interior do produto por mim criado; e do interior destes objetos que se deve construir a minha biografia espiritual; descontado isso, resta um agir subjetivo; tudo isso que objetivamente vlido no ato entra naquele domnio da cultura ao qual pertence o objeto criado pelo ato. Uma com plexidade excepcional do produto e uma simplici dadeelementardamotivao.Evocamosoespectro da cultura objetiva e no sabemos exorcizlo. Por isso a crtica de Spengler [Oswald Spengler, 1880 1936].Porissoassuasmemriasmetafsicaseoseu
112

inserir a histria entre a ao [dejstvie] <?> e a sua expresso em forma de um ato vlido. No funda mento do ato se encontra a sua incorporao na u nidade singular: o responsvel no se reduz ao es pecializado(apoltica),poiscasocontrrionoter amos um ato, mas uma ao [dejstvie] tcnica. Mas um tal ato no deve se contrapor teoria e ao pen samento, mas inclulos em si como momentos ne cessrios, inteiramente responsveis. Em Spengler isso no acontece. Ele contrape o ato teoria, e para no terminar no vazio, ele introduz a histria. Se tomamos o ato contemporneo como separado de uma teoria por sua vez fechada em si, obtemos um ato biolgico ou tcnico. A histria no o salva, porque ele no est enraizado na unidade singular ltima. A vida pode ser compreendida pela conscin cia somente na responsabilidade concreta. Uma fi losofia da vida s pode ser uma filosofia moral. S se pode compreender a vida como evento, e no como serdado. Separada da responsabilidade, a vida no pode ter uma filosofia; ela seria, por prin cpio,fortuitaeprivadadefundamentos. PrimeiraParte O mundo em que o ato realmente se desenvol ve um mundo unitrio e singular concretamente vivido: um mundo visvel, audvel, tangvel, pen svel, inteiramente permeado pelos tons emotivo volitivos da validade de valores assumidos como tais. isso que garante a realidade da singularida
113

deunitriadestemundoasingularidadenorela tivaaocontedosentido,masasingularidadeemo tivovolitiva, necessria e de peso o reconhecer me insubstituvel na minha participao, o meu nolibiemtalmundo.Estaparticipaoassumida comominhainauguraumdeverconcreto:realizara singularidade inteira como singularidade absolu tamente no substituvel do existir, em relao a cada momento deste existir. E isso significa que es ta participao transforma cada manifestao mi nha sentimentos, desejos, estados de nimo, pen samentosemumatomeuativamenteresponsvel. Este mundo me dado do meu lugar no qual eu sozinho me encontro como concreto e insubsti tuvel. Para minha conscincia ativa e participante, esse mundo, como um todo arquitetnico, disposto em torno de mim como nico centro de realizao do meu ato; tenho a ver com este meu mundo na medida em que eu mesmo me realizo em minha a oviso, aopensamento, aofazer prtico. Em correlaocomomeulugarparticularqueolugar do qual parte a minha atividade no mundo, todas as relaes espaciais e temporais pensveis adqui rem um centro de valores, em volta do qual se compemnumdeterminadoconjuntoarquitetnico concreto estvel, e a unidade possvel se torna sin gularidade real. O lugar que apenas eu ocupo e on de ajo o centro, no somente no sentido abstrata mente geomtrico, mas como o centro emotivo volitivo concreto responsvel pela multiplicidade concreta do mundo, na qual o momento espacial e temporal o lugar real nico e irrepetvel, o dia e a hora reais, nicos, histricos do evento momen to necessrio, mas no exclusivo de minha centrali
114

dade real, uma centralidade paramim mesmo. Este centro no imanente <?>. Aqui convergem para formar uma unidade concreta e singular planos que, de um ponto de vista abstrato, so entre eles diversos: especificao espaotemporal, tons emo tivovolitivos, sentidos. Expresses como alto, baixo, abaixo, finalmente, tarde, ainda, j, necessrio, devese, mais alm, mais prximo, etc. no somente assumem o contedo sentido no qual fazem pensar isto somente o contedosentido possvel mas adquirem um va lorreal,vivido,necessrioedepeso,concretamente determinado do lugar singular por mim ocupado na minha participao no existirevento. Esta mi nha participao desdeum ponto concretosingular do existir cria o peso efetivo do tempo e o valor e vidente e palpvel27 do espao, torna todas as fron teiras importantes, no casuais, vlidas: o mundo comoumtodounitrioesingular,vividodemanei rarealeresponsvel. Se eu me abstraio deste centro no qual se d a minha participao singular no existir e, alm do mais, no fao apenas abstrao da sua especifica o conteudstica (especificao espaotemporal, etc.), mas tambm da sua afirmao real sobre o planoemotivovolitivoinevitavelmenteasingula ridade concreta e a realidade necessria do mundo sedesintegram;omundosedespedaaemmomen tos e em relaes abstratamente gerais, meramente possveis,quepodemserreduzidosaumaunidade igualmenteabstrataemeramentepossvel.Aarqui tetnica concreta do mundo vivido ser substituda por uma unidade sistemtica atemporal, aespacial
27

Nagliadnj,equivalenteaoalemoanschaulich.

115

e avalorativa feita de momentos abstratamente u niversais. No interior do sistema, cada componente desta unidade logicamente necessrio, mas o sis temaemsi,noseutodo,apenasalgorelativamen te possvel; somente em correlao comigo, comi go enquanto penso ativamente, somente em corre lao com o ato do meu pensamento responsvel, que tal sistema se incorpora na real arquitetnica do mundo vivido, como seu momento, se enraza na sua real singularidade, significativa como valor. Tudoissoqueabstratamenteuniversalnodire tamente um momento do mundo real vivido, como o este ser humano aqui, como o este cu, esta rvore; mas o indiretamente, como contedo sentido (eterno em sua validade de sentido, mas no na realidade e no real vivido) deste pensamen tosingularreal,destelivroreal;somentenestarela o o contedosentido pode ser realmente vivo e participante, e no em si, na prpria autossuficin cia de sentido. Mas no talvez verdadeiro que o sentido eterno, enquanto transitrias so esta rea lidadedaconscinciaeestarealidadedolivro?Cer tamente, mas a eternidade do sentido, fora de sua realizao, somente uma eternidade possvel pri vada de valor, insignificante. Se, de fato, esta eterni dadeemsi do sentido fosse verdadeiramente vli da sobre o plano do valor, o ato de sua encarnao, de seu pensamento, da sua efetiva realizao por parte do pensamento operativo, seria suprfluo e intil; somente em correlao com este, a eternida dedosentidoadquire umvalor real,tornasesigni ficativa.Osentidoeternosetornavalorquemoveo pensamentooperativosomentecomoseumomento constitutivo, somente em correlao com a realida
116

de efetiva; como a eternidade do valor deste pen samento, deste livro. Mas tambm aqui a luz do valor luz refletida; o que necessariamente valio so em ltima instncia a eternidade real da pr pria realidade concreta em sua plenitude: a reali dade deste ser humano, destas pessoas e de seus mundoscomtodososseusmomentosreais;somen te assim o sentido eterno do pensamento efetiva menterealizadobrilhacomaluzdovalor. Tudo isso que assumido independentemente do centro nico de valores donde tem origem a responsabilidadedoato,valedizersemreferimento a esse, se desconcretiza e se desrealiza, perde o peso valorativo, a necessidade emotivovolitiva, se torna possibilidade vazia, abstratamente geral [o tempo e oespaoartsticos]. Do lugar nico de minha participao no exis tir, o tempo e o espao na sua singularidade so individuados e incorporados como momentos de uma unicidade concreta e valorada. Do ponto de vistaterico,oespaoeotempodaminhavidaso segmentos insignificantes (assumem um sentido abstratoquantitativo; o pensamento participante introduz a costumeiramente um tom valorativo) do tempo e do espao unitrios e, naturalmente, somente isso garante a univocidade de sentido das suas determinaes no mbito dos juzos; mas, do interior da minha vida participante, estes segmen tos tm a ver com um centro singular de valores, o que confere tambm ao espao e ao tempo reais o carter da singularidade, se bem que aberta. O tempo e o espao matemticos garantem a unidade possvel de sentido dos juzos possveis (para um juzo real, ao contrrio, necessrio um interesse
117

emotivovolitivo real),enquantoaminharealparti cipao nesses, do meu lugar nico, garante a sua realidade inevitvel e compulsria e a sua singula ridade de valor como se concedesse sua carne e seu sangue; do interior de minha participao e em relaocomela,cadatempoecadaespaomatema ticamente possvel (infinitos possveis passado e futuro) adquire uma consistncia de ordem valora tiva; como se da minha unicidade se irradiassem raios que, atravessando o tempo, afirmassem o ca rter humano da histria, iluminando com a luz do valor cada tempo possvel e a temporalidade mes ma enquanto tal, sendo eu realmente participante dela. Definies espaotemporais como infinida de, eternidade, imensidade, dos quais to a bundantemente se serve, na vida, na filosofia, na religio, na arte, o nosso pensamento participante emotivovolitivo, no uso efetivo no so, de modo algum, conceitos tericos puros (matemticos), mas vivem no nosso pensamento como momentos do sentido valorativo que lhes prprio, brilhando com uma luz valorativa em relao minha unici dadeparticipante. Consideramos oportuno lembrar que viver do interior de si mesmo, partindo de si mesmo nas prprias aes, no significa de jeito algum viver e agir por si. A centralidade da minha participao nica no existir dentro da arquitetnica do mundo da experincia vivida no em absoluto a centrali dade de um valor positivo <?> para o qual todo o restonomundonomaisqueumfatorauxiliar.O euparamim constitui o centro da origem do ato e da atividade de afirmao e de reconhecimento de cadavalor,jqueesteopontosingularnoqualeu
118

responsavelmente participo no existir singular o centro operativo, o quartelgeneral da minha possi bilidadeedomeudevernoeventodoexistir,jque somente do meu lugar nico eu posso e devo ser ativo. A minha comprovada participao no existir nosomentepassiva(oprazerdaexistncia),mas sobretudo ativa (o dever de ocupar efetivamente o meu lugar nico). No se trata de um valor vital supremo que, no interior de um sistema, instaura para mim todos os outros valores da vida como re lativos, por eles condicionados; no pretendemos construir um sistema ou um inventrio de valores, logicamente unitrio, com um valor fundamental no pice a minha participao no existir um sis tema ideal de diversos valores possveis, nem nos propomos a fazer uma transcrio terica dos valo res histrica e realmente reconhecidos pelo ser hu mano, com o fim de estabelecer entre estes relaes lgicas de dependncia, de subordinao, etc.28 isto , sistematizlos. No nossa inteno forne cer um sistema ou um inventrio sistemtico de valores, no qual conceitos puros (idnticos a si mesmos em contedo) sejam ligados entre si base de uma correlao lgica.O que pretendemos for necer uma refigurao, uma descrio da arquite tnicarealconcretadomundodosvaloresrealmen te vivenciados, no governado por um fundamento analtico, mas com um centro de origem realmente concreto, seja espacial ou temporal, de valoraes reais, de afirmaes, de aes, e cujos participantes sejam objetos efetivamente reais, unidos por rela
28

Estapassagemseachanaediorussacitada;estausentena traduo inglesa, na espanhola e nas duas italianas; aparece natraduofrancesa.

119

es concretas de eventos no evento singular do existir (aqui as relaes lgicas no so mais que um momento ao lado dos momentos espaciais, temporaiseemotivovolitivosconcretos). Paradarumaideiapreliminardapossibilidade de uma tal arquitetnica concreta, de ordem valo rativa arquitetnica que se compe de objetos re ais em interrelao real, que se dispem ao redor de um centro concreto de valores analisaremos aqui o mundo da viso esttica, o mundo da arte que com a sua concretude e impregnao de tons emotivovolitivos , de todos os mundos (no seu isolamento) culturais abstratos <?>, o mais prximo ao mundo unitrio e nico do ato. Isso nos ajudar precisamente a chegar perto da compreenso da construoarquitetnicadomundorealdoevento. A unidade do mundo da viso esttica no uma unidade de sentido, no uma unidade siste mtica, mas uma unidade concretamente arquite tnica,quesedispeaoredordeumcentroconcre todevaloresquepensado,visto,amado.umser humano este centro, e tudo neste mundo adquire significado, sentido e valor somente em correlao com um ser humano, somente enquanto tornado desse modo um mundo humano. Toda a existncia possvel e todo o sentido possvel se dispem ao redordeumserhumanocomocentroevalornico; tudo e aqui a viso esttica no conhece limites deve estar correlacionado a um ser humano, deve tornarse humano. Mas isso no significa que em cada caso o heri da obra tenha de ser apresentado como um valor com um contedo positivo, no sen tido de que lhe seja atribudo um certo epteto de valorpositivo:bom,bonito,etc.;porqueosep
120

tetos podem ser, ao contrrio, inteiramente negati voseoheripodesermalvado,msero,vencidoe derrotado sob todos os sentidos e, todavia, sobre elequeaminhaatenointeressadaseconcentrana viso esttica, e em volta dele, do mau, que, ape sar de tudo, se situa completamente, tanto ao redor de um nico centro de valores, quanto sobre o pla no do contedo, ou melhor, sobre todos os aspec tos.Vocnoamaumserhumanoporquebonito, mas ele bonito porque voc o ama. nisso que est o carter especifico da viso esttica29. Todo o tpos de valores, toda a arquitetnica da viso seri am diferentes se no fosse ele o centro dos valores. O quadro, com o qual me deparo, da runa e da desgraa plenamente motivada de uma pessoa que amo, me resultar totalmente diferente daquele da runa de quem, do ponto de vista do valor, me indiferente. E no porque vou tentar justificar esta pessoa contra todo bom senso e justia; tudo isso notemlugaraqui,eoquadropodeserjustoerea lista no seu contedo, e todavia ele ainda ser dife rente, diferente em seu tpos essencial, diferente na sua disposio concreta, relativamente aos valores, daspartesedosdetalhes,paraasuainteiraarquite tnica;dessemodoeuvereiaoutrascaractersticas de valor, e outros elementos, e uma outra disposi o sua, j que o centro concreto da minha viso e da composio do quadro ser diferente. No se tratar de uma deformao subjetiva e interessada da viso, j que a arquitetnica da viso no consi dera o aspecto do contedosentido. O aspecto do
29

Bakhtin parafraseia um adgio russo no bonito o que bonito, bonito aquilo de que a gente gosta. [No Brasil se diz:Quemamaofeiobonitolheparece].

121

contedosentido do evento, abstratamente consi derado, e igual a si mesmo e tambm idntico a centros avaliativos concretos diversos (a includa tambm a avaliao dos sentidos do ponto de vista de um dado valor determinado em relao ao con tedo: o bem, a beleza, a verdade); mas tal aspecto de contedosentido igual a si mesmo somente um componente da arquitetnica inteira, e a posi o deste componente abstrato diferente se os centros valorativos da viso so diferentes. De fato ummesmoobjetoigualdoponto devistado con tedosentido considerado de diversos pontos de um mesmo espao por pessoas diferentes, ocupa posies diferentes e diversamente dado no con junto arquitetnico concreto do campo visual des tas pessoas que o observam; a sua identidade de sentidoentracomotalnacomposiodavisocon cretacomoumdeseusmomentos,revestindosede traos concretos e individualizados. Mas, na con templao do evento, a posio espacial abstrata no mais que um momento da posio emotivo volitivasingulardequemparticipadoevento.Ana logamente, tambm a avaliao de uma mesma pessoa, se bem que idntica quanto ao contedo (ele mau), pode ter diferentes entonaes reais de acordo com o centro real concreto de valores em determinadas circunstncias: amoo verdadeira mente, ou o que me importa determinado valor concreto do qual aquela pessoa est desprovida, enquanto ela prpria me em si indiferente? Esta indiferena, por certo, no pode ser expressa abs tratamente, sob a forma de uma subordinao par ticular de valores; tratase de uma interrelao con creta, arquitetnica. No se pode substituir uma
122

arquitetnicadevaloresporumsistemaderelaes lgicas(desubordinao)entreosvalores,interpre tando as diferenas de entonao no juzo (ele mal) do seguinte modo: no primeiro caso o valor supremo o ser humano e o valor subordinado o bem; no segundo o contrrio. No podem existir tais tipos de relaes entre um conceito abstrata mente ideal e um objeto concreto real, assim como no possvel abstrair um ser humano da sua rea lidade concreta, conservando somente o cerne do sentido (homo sapiens). A valorao30 do sentido so bre o plano abstrato pode ser encarnada somente em uma situao concreta unitria, na qual se d tambm uma entonao real, uma situao no seu todo,quesedefineemrelaoaumcentroconcreto de valores. Se houver uma m e alterada subjetivi dade parcial somente l onde for introduzido, por esta viso arquitetnica concreta, um contedo sentido inexato e falso do ponto de vista deste con tedosentido, isso est ligado tambm a uma alte raoeaumareestruturaodaarquitetnicaintei ra.Masnoesseocasofundamental. Assim, o centro valorativo da arquitetnica do evento da viso esttica um ser humano, mas no como um qualquer, de contedo idntico a si mes mo, mas como uma realidade concreta amorosa mente afirmada. Nesta, a viso esttica no faz ab solutamente abstrao dos possveis pontos de vis ta de valores, no apaga a fronteira entre o bem e o mal, entre o bonito e o feio, entre a verdade e a mentira; a viso esttica conhece e encontra todas
30

Esta parte, at o prximo pargrafo, achase nas edies das obras completas e na traduo francesa, mas falta nas duas traduesitalianas,nainglesaenaespanhola.

123

estas diferenas no interior do mundo contempla do, mas estas diferenas no surgem dele como cri trios ltimos, como princpio de ver e formar o que visto, mas elas permanecem no interior desse mundocomomomentosconstituintesdasuaarqui tetnica,etodaviasotodosabarcadospelaafirma o de um ser humano, uma afirmao amorosa quetoleratudo.Avisoestticatambmconhece, claro, princpios de seleo, mas esses so todos arquitetonicamente subordinados ao centro valora tivosoberanodacontemplaoumserhumano. Nesse sentido [a relao de antecipao do au tor para com seu heri um interesse desinteressa do] podese falar de um amor esttico objetivo mas sem atribuir a esta expresso um significado psicolgico passivo entendendoa como o princ pio da viso esttica. A diversidade de valor do e xistir enquanto humano (isto , correlato com um ser humano) pode apresentarse somente con templao amorosa; somente o amor est em con dio de afirmar e consolidar, sem perder e sem desperdiar, esta diversidade e multiplicidade, sem deixar atrs apenas um esqueleto nu de linhas e momentos de sentido fundamentais. Somente um amor desinteressado segundo o princpio no o amo porque bonito, mas bonito porque o amo, somente uma ateno amorosamente interessada, pode desenvolver uma fora muito intensa para abraar e manter a diversidade concreta do existir, sem empobreclo e sem esquematizlo. Uma rea o indiferente ou hostil sempre uma reao que empobrece e desintegra o objeto: passa longe do objeto em toda a sua diversidade, o ignora e o su pera. A prpria funo biolgica da indiferena
124

consiste em liberarnos da diversidade do existir, em nos fazer prescindir disso que noessencial para ns na prtica: uma espcie de economia, de proteo frente disperso da diversidade. esta tambmafunodoesquecimentototal. O desamor e a indiferena nunca geram foras suficientes para nos deter e nos demorarmos sobre oobjeto,demodoquefiquefixadoeesculpidocada mnimo detalhe e cadaparticularidade sua. Somen te o amor pode ser esteticamente produtivo, so menteemcorrelaocomquemseamapossvel a plenitudedadiversidade. Em relao ao centro valorativo do mundo da viso esttica (um ser humano concreto) no vale a distinoentreformaecontedo,jqueoprincpio tantodaformaquantodocontedodavisonasua unidade e interpenetrao um ser humano. Tal distino possvel somente em relao a categori as conteudsticas abstratas. Todos os momentos abstratoformais se tornam momentos concretos da arquitetnica somente em correlao com o valor concreto de um ser humano mortal. Todas as rela es espaciais e temporais se correlacionam somen te a ele, e somente em relao a ele adquirem um sentido valorativo: alto, longe, acima, embaixo, a bismo, infinidade todas estas expresses refletem a vida e a tenso de um homem mortal, mas no em um sentido abstrato, matemtico, mas em sen tidovalorativo,emotivovolitivo. Somente o valor de um homem mortal fornece a escala de medidas das sries espacial e temporal: o espao se condensa como o horizonte possvel de um ser humano mortal, como seu ambiente poss vel; o tempo assume espessura e peso de ordem
125

valorativa, enquanto flui na vida de um ser huma no mortal, com a determinao seja do contedo temporal, seja do peso formal, o fluir significativo do ritmo. Se o ser humano no fosse mortal, o tom emotivovolitivo desta progresso, deste antes, de pois, ainda, quando, nunca, e dos momentos for mais do ritmo seria diferente. Suprimamos o com ponenteconstitudodavidadoserhumanomortal, e se extinguir o valor disso que vivido: o valor do ritmo e o valor do contedo. Aqui no se trata, certamente, de uma determinada durao matem tica da vida humana (70 anos), que pode ser consi derada longa ou breve, como se queira, mas sim plesmente do fato de que existem duas demarca es,oslimitesdavidaonascimentoeamorte, e somente o evento da existncia desses limites que confere uma nuana emotivavolitiva passa gem do tempo de uma vida limitada; e a prpria eternidade tem um sentido valorativo somente em correlaocomumavidadelimitada. O modo melhor para esclarecer <?> a disposi o arquitetnica do mundo da viso esttica em torno de um centro de valores um ser humano mortal fornecer uma anlise (conteudstico formal) da arquitetnica concreta de uma obra qualquer. Ns tomaremos a obra lrica de Pushkin Razluka[Separao],escritaem1830:
Emdireosmargensdaptriadistante Estavasdeixandoosoloestrangeiro. Nahoraatrozqueotemponocura, Muitojchoreienquantopertodetieuestava. Procuravamosmeusdedosgelados Segurarteaindaporalgummomento.

126

Queamordazpenadapartida Noterminasseimploravameulamento. Maseisquedomeubeijodoloroso Entoosteuslbiosseparaste. Daterradoexliotenebroso Aumaoutraterratumeconvocaste. Disseste:odianoqualnosencontraremos Debaixodocusempreazulnacor, Lnasombradosolivaisreuniremos, Amigomeu,osbeijosdoamor, Mas,aidemim,ondedocuresplandece Oarcodeumazulfestivo Easombradasoliveirassobreasguasseestende Tuparasempreadormeceste. Atuabelezaecadatormentoteu Desapareceramnaurnasepulcral Etambmobeijodoteuencontro Maseuaespero,atuapromessavale!

Nesta poesia h dois personagens: o heri lri co (o autor objetivado) e ela (Riznich31) e, em con sequncia, dois contextos de valores, dois pontos concretos que so correlatos e momentos valorati vos concretos do existir. Alm disso, o segundo contexto, sem perder a prpria independncia, , sobre o plano dos valores, abrangido pelo primeiro ( afirmado sobre o plano dos valores deste); e am bosso,porsuavez,envoltospelocontextoesttico unificante e que afirma os valores, do autorartista e contemplador, o qual se acha colocado fora da arquitetnica da viso de mundo da obra (diversa
31 AmaliaRiznich,quedaRssiavoltaparaaItlia,

127

mente do autorheri, que membro desta arquite tnica). O lugar singular do sujeito esttico (do au tor, do contemplador) no existir, o ponto de irradi ao da sua atividade esttica do seu amor objeti vo por um certo homem tem uma s definio: a sua exotopia [vnenachodimost]32 em relao a todos osmomentosdaunidadearquitetnica<?>daviso esttica, que torna pela primeira vez possvel abra ar a arquitetnica inteira, seja espacial ou tempo ral, com uma nica atividade afirmativa dos valo res.Aempatiaestticaavisodoheri,doobjeto, a partir do interior se realiza ativamente deste lugar singular exotpico, e precisamente a partir daqui se realiza a recepo esttica, afirmao e en formao da matria da empatia na arquitetnica unificante da viso. A exotopia do sujeito, exotopia espacial,temporal,valorativa,ofato,isto,queno soueumesmooobjetodaempatiaedaviso,torna possvel, pela primeira vez, a atividade esttica da enformao. Todos os componentes concretos da arquitet nica convergem em torno de dois centros valorati vos (o heri e a herona) e so ambos igualmente envoltos em um nico evento da atividade esttica, humana, valorativa, afirmativa. Nesta unidade do evento estes crculos valorativos da existncia inte ragem entre eles, mas nunca at a fuso. Vamos se guiraordemdestesmomentosconcretosdoexistir:

32

Vnenachodimost, exotopia, extralocalizao, conceito bsico da concepobakhtinianadavisoestticaqueestpresenteem todaasuaobra,desdeoprimeiroescritosobrearelaoarte responsabilidade, publicado em 1918, at o ltimo, de 1974, sobrecinciashumanas.

128

Emdireosmargensdaptriadistante Estavasdeixandoosoloestrangeiro,

Asmargensdaptriaseachamnocontextova lorativo espaotemporal da vida da herona. A ptria uma ptria para ela, no seu tom emoti vovolitivo que o possvel horizonte espacial se torna ptria (no sentido valorativo concreto da palavra, no seu sentido pleno), e em correlao com a sua dela singularidade que o espao se concretiza no evento como solo estrangeiro. Tambm o aspecto constitudo do movimento es pacial desde o pas estrangeiro at a terra natal dado, se realiza enquanto evento, no tom emotivo volitivo dela. Todavia, este aqui concretizado si multaneamente tambm no contexto da vida do autor como evento no contexto valorativo da sua dele vida: estavas deixando. Para ela (no tom emo tivovolitivo dela) se tratava de voltar do solo es trangeiro terra natal, teria de prevalecer, ento, um tom valorativo mais positivo. do ponto de vista do lugar singular dele no evento que ela est deixando. Tambm o momento arquitetnico con creto expresso no epteto longe dado na unida de singular do evento da vida dele, no seu tom e motivovolitivo. Aqui, com relao ao evento, es sencial no o fato de que ela ter de realizar uma longa viagem, mas o fato de que ela estar longe dele,aindaqueadistnciatenhaumpesosobreo plano do valor tambm no contexto dela. Aqui h uma interpenetrao e uma unidade do evento en quanto os contextos valorativos permanecem dis tintos.

129

Esta interpenetrao e distino valorativa a unidade do evento ainda mais evidente na se gundametadedaestrofe:
Nahoraatrozqueotemponocura, Muitojchoreienquantopertodetieuestava.

Tanto a hora como os seus eptetos (que o tempo no cura, inesquecvel, triste) tem o carter do evento, tanto para ele quanto para ela, e adquirem um peso nas sequncias temporais da vida mortal determinada dele e dela. Mas predo mina o tom emotivovolitivo dele. em correlao a ele que este momento temporal <ilegvel> ganha corpo como a hora da sua vida singular valorati vamentepreenchidapelaseparao. Naprimeiraredao,oinciotambmeradado nocontextoavaliativodoheri:
Emdireosmargensdaterraestranhaedistante Estavasdeixandoosolonativo.

Aqui a terra estrangeira (a Itlia) e o solo nati vo(aRssia)sodadosnotomemotivovolitivodo autorheri. Em relao a ela, o mesmo espao ocu panoeventodasuavidaumaposiooposta.
Procuravamosmeusdedosgelados Segurarteaindaporalgummomento.

Aqui o contexto valorativo o do heri. As mos frias procuravam mantla no seu mbito es pacial, na imediata vizinhana do prprio corpo no nico centro espacial, aquele centro concreto
130

que d um sentido e essncia ptria e terra es trangeira, distncia e proximidade, ao passado, brevidade da hora, durao do pranto, eterni dadedalembrana.
Queamordazpenadapartida Noterminasseimploravameulamento.

Tambm aqui o contexto do autor prevalece. Aqui se percebe tanto a tenso rtmica quanto uma certa acelerao do tempo a tenso de uma vida mortal determinada, a acelerao valorativa do tempodavidanatensodoevento.
Disseste:odianoqualnosencontraremos Debaixodocusempreazulnacor,

O contexto dele e dela se acham em intensa in terpenetrao, permeados da unidade do contexto valorativo da humanidade mortal: o cu eterna mente azul existe no contexto de cada vida mortal. Aqui, todavia, este momento constitudo por um evento comum a toda a humanidade dado, no diretamente ao sujeito esttico (ao autor contemplador situado fora da arquitetnica do mundo da obra), mas do interior dos contextos dos heris; entra novamente, isto , como momento va lorativamente afirmado no evento do encontro. O encontro a aproximao dos centros valorativos concretos da vida (dele e dela) em um plano qual quer (terreno, celeste, temporal, atemporal) mais importante <?> do que o evento da sua apro ximao no interior de um nico horizonte, de um

131

nicoambientevalorativo.Asduasestrofesseguin tesconcretizamprofundamenteoencontro:
Mas,aidemim,ondedocuresplandece Oarcodeumazulfestivo Easombradasoliveirassobreasguasseestende Tuparasempreadormeceste. Atuabelezaecadatormentoteu Desapareceramnaurnasepulcral Etambmobeijodoteuencontro Maseuaespero,atuapromessavale!

Os primeiros trs versos destas duas ltimas estrofes simbolizam os elementos de um evento em um contexto de valores comuns a toda a humani dade (a beleza da Itlia), afirmado no contexto va lorativo da herona (o mundo dela), por onde en tram,afirmados,tambmnocontextodoheri.Tra tase, seja para ela, seja para ele, do ambiente do eventosingulardamortedela.Opossvelambiente da sua vida e do futuro encontro se torna aqui am bienterealdesuamorte.Noseuvalor,osentidodo evento do mundo da Itlia para o heri aquele de um mundo no qual ela j no exista mais, um mundo iluminado valorativamente a partir do seu dela noexistemais. Para ela o mundo em queteriapodidoexistir.Todosos versossucessivos so dados no tom emotivovolitivo do autorheri, e ainda nesta tonalidade que expressa a anteci paodoltimoverso:aconvicodequeoencon tro prometido ocorrer, apesar de tudo, pois que o crculo da compenetrao recproca dos eventos dos seus contextos valorativos no se fechou. A e

132

ternidade33 do evento <?> necessria e se dar desdeointeriordasuaparticipaosingular,aelee a ela. O tom emotivovolitivo da separao e do encontro que aqui no se realizou se transforma na tonalidade de um encontro que se prepara, um en controseguroeinevitvelnoalm. Este ento o modo pelo qual se dispem em torno de dois centros valorativos os componentes do evento existencial. Um mesmo objeto (a Itlia) omesmodopontodevistadocontedo/sentido diferente como componenteevento de contextos avaliativos diferentes: para ela a ptria, para ele a terra estrangeira; para ela o fato da partida um retorno, para ele um abandono, etc. A Itlia una e idnticaasimesmaeadistncia,matematicamente igual a si mesma, que a separa da Rssia, penetra ram aqui na unidade do evento e so vivas nele, no pela sua identidade de contedo, mas pelo lu gar singular que ocupam na unidade da arquitet nica, uma vez dispostas em torno de dois centros valorativos singulares. Mas seria talvez lcito con traporaItliauna,idnticaasimesma,queani ca real e objetiva, a uma Itlia aleatria de uma ex perincia subjetiva vivida aquela da Itlia como ptriaoucomoterraestrangeira?ContraporaItlia onde ela agora repousa, e para onde, talvez, ele se precipita com paixo34, quela experienciada de maneira subjetivasingular? Uma tal contraposio radicalmenteerrada.

Estafrasefaltanastraduesitalianasenaespanholaeingle sa,masestpresentenafrancesa. 34Esta expresso e para onde, talvez, ele se precipita com pai xodotextorussoaparecesomentenatraduofrancesa.
33

133

A experincia vivida da Itlia como evento contm como componente indispensvel a sua uni cidade real em um existir unitrio e singular. Mas esta Itlia una adquire corpo, se reveste de carne e de sangue, somente do interior da minha afirmada participao na singularidade do existir, do qual a Itlia nica tambm um componente. Todavia o contexto do evento da participao singular no fechado em si mesmo, no isolado. O contexto valorativonoqualaItliaptria(ocontextodela), compreendido e afirmado tambm do contexto evento do autorheri, em que a Itlia terra es trangeira. Mediante a participao do heri do seu lugar singular no existir, a Itlia, idntica a si mes ma, se consolidou, para ele, como terra estrangeira e, sempre para ele, na ptria da sua amada, uma vez que ela e, por consequncia, tambm todo o contexto valorativo do evento no qual a Itlia p tria valorativamente afirmado por ele. E todas asoutrasnuanaspossveisdoeventodeumaItlia singular relativamente a pessoas concretas afirma das sobre o plano dos valores a Itlia da humani dade entram na composio da conscincia parti cipantedoheriapartirdoseulugarsingular.Para tornarse momento de uma conscincia real, mes mo de uma conscincia terica, do gegrafo por exemplo, a Itlia deve entrar em um evento em al guma relao com um valor concretamente afirma do. Aqui no h nenhum relativismo: a verdade (pravda) do existirevento contm totalmente em si todo o absoluto extratemporal da verdade (istina) terica. A unidade do mundo um momento da sua singularidade concreta e uma condio neces sria do nosso pensamento considerado do ponto
134

de vista de seu contedo, isto , do pensamento juzo; mas para o pensamentoato real, a unidade porsisnosuficiente. Paremos um pouco agora para considerar al gumas particularidades da arquitetnica da lrica pornsescolhida.Ocontextovalorativodaherona afirmado e includo no contexto do heri. O heri se acha no ponto presente do tempo singular da sua vida; os eventos da separao e da morte da amada esto dispostos no seu singular passado (transpostossobreoplanodarecordao)e,atravs do presente, pedem um futuro pleno, querem um evento eterno, e isso d consistncia e sentido a to dos os limites temporais e a todas as relaes tem poraisaexperinciavividaparticipativadotem po do evento. Toda esta arquitetnica no seu con junto dada ao sujeito esttico (o artista contemplador), que est situado fora dela. Por este sujeito, seja o heri, seja todo o contexto concreto do seu evento, esto correlacionados com o valor do ser humano e do humano, enquanto ele o su jeito esttico participa afirmativamente do existir singular, no qual o ser humano e tudo o que hu mano constituem o componente valorativo. E sempre para ele que tambm o ritmo se enche de vida, como transcorrer valorativamente orientado da vida de homem mortal. Toda esta arquitetnica, seja no seu contedo, seja nos seus momentos for mais,vivaparaosujeitoestticosomenteenquan to da sua parte se acha realmente afirmado o valor detudoissoquehumano. Esta , portanto, a arquitetnica concreta do mundo da viso esttica. Aqui o componente valor emtodolugarcondicionadonoporumprincpio
135

logicamente fundante, mas do lugar nico que o cupa um objeto na arquitetnica concreta do even to,dopontodevistadolugarsingulardeumsujei to participante. Todos os componentes da arquite tnica so afirmados como momentos da singulari dade de um ser humano concreto. Os componentes espaciais,temporais,lgicoseavaliativos,seconso lidam e so incorporados na sua unidade concreta (ptria, distncia, passado, foi, ser, etc.), so corre lacionados com o centro avaliativo concreto, so subordinados a ele, mas no sistematicamente, e sim arquitetonicamente; recebem sentido e locali zao atravs dele e nele. Cada componente aqui vivo enquanto nico, e a unidade mesma no mais que um componente da singularidade concre tadeumserhumano.(Aimortalidadecomopostu lado do verdadeiro amor. Componente formal substancial). Mas esta arquitetnica esttica, representada por ns em carter geral, a arquitetnica da con templao do mundo produzido no ato esttico, enquanto o ato mesmo e eu que executo o ato nos encontramosforadela,estamosexcludosdela.Tra tase do mundo da existncia de outros homens quevemafirmada,maseu,euqueafirmo,neleno estou. o mundo de outros singulares, nicos, cuja origem e construo provm do seu interior, o mundo de uma existncia valorativamente correla tacomestesoutros,masestesoutrossoencontrados por mim, enquanto eu, eusingular, que tenho ori gem e me construo do meu interior, me situo por princpio fora dessa arquitetnica. Eu participo so mentecomocontemplador,masacontemplaoa efetivaexotopiaativadocontempladorcomrelao
136

ao objeto da contemplao. A singularidade de um ser humano contemplada esteticamente no coinci de, por princpio, com a minha singularidade. A atividade esttica uma participao especial, obje tivada; do interior da arquitetnica esttica no h sada para o mundo do sujeito do ato, porque esse se encontra fora do campo da viso esttica objeti vada. Se passamos agora arquitetnica real do mundo vivido da vida, do mundo da conscincia que age de modo participante, notaremos antes de tudoumadiferenaarquitetnicadeprincpioentre a minha singularidade nica e a singularidade de cadaoutroserhumano,sejaestticaoureal,entrea concreta experincia vivida por si mesmo e a expe rincia vivida pelo outro. O valor concretamente afirmado de um ser humano e o meu valorpara mimmesmosoradicalmentediferentes. Aqui no estamos falando de uma avaliao35 abstrata de uma conscincia terica desencarnada, que conhece somente o valor de contedosentido geral de cada pessoa, de cada ser humano. Uma conscincia desse tipo no pode gerar de maneira no fortuita um ato concreto nico, mas somente a valorao da ao post factum como exemplar do ato. Estamos falando, ao invs, de uma valorao concreta e operante por parte de uma conscincia queage,doatovalorao,queprocuraasuaprpria justificao, no no interior de um sistema, mas em uma realidade nica e concreta, irrepetvel. Essa conscincia se contrape por si mesma a todas as outras como outras por si mesmas; contrape seu prprio eu como vindo de dentro de si mesmo a to
35

Umjuzodevalor,eocenka.

137

dos os outros seres humanos singulares que ela en contra; contrape a mim mesmo, como participante, ao mundo do qual eu participo, e, nesse mundo, a todos os outros seres humanos. Eu, como eunico, emerjodointeriordemimmesmo,enquantoatodos os outros eu os encontro e nisso que consiste a profundadiferenaontolgicadoevento. O princpio arquitetnico supremo do mundo real do ato a contraposio concreta, arquitetoni camente vlida, entre eu e outro. A vida conhece dois centros de valores, diferentes por princpio, mas correlatos entre si: o eu e o outro, e em torno destes centros se distribuem e se dispem todos os momentos concretos do existir. Um mesmo objeto, idntico por contedo, um momento do existir que apresenta um aspecto valorativo diferente, quando correlacionado comigo ou com o outro; e o mundo inteiro, conteudisticamente uno, correlacio nadocomigoecomooutro,permeadodeumtom emotivovolitivodiferente,dotado,noseusentido mais vivo e mais essencial, de uma validade dife rente sobre o plano do valor. Isto no compromete a unidade de sentido do mundo, mas a eleva ao graudeunicidadeprpriadoevento. Este carter biplano da determinao valorati va do mundo para mim e para o outro muito mais profundo e mais essencial do que a diferena nadeterminaodoobjetoqueobservamosnointe riordomundodavisoesttica,noqualumanica e mesma Itlia resultava terra natal para um e terra estrangeira para outro, e no qual todas essas dife renas de validade eram de natureza arquitetnica, mas se achavam em uma mesma dimenso valora tiva, aquela do mundo de quem outro para mim.
138

Tratase da interao arquitetnica entre dois ou tros valorativamente afirmados. Seja a Itliaptria, seja a Itliaterraestrangeira, resultam observadas em uma mesma tonalidade, uma e outra esto situ adas em um mundo que correlato com um outro. O mundo que correlato comigo, como eu, no pode, por princpio, entrar na arquitetnica estti ca. Como veremos em detalhe mais adiante, con templar esteticamente significa relacionar o objeto aoplanovalorativodooutro. Esta diviso arquitetnica do mundo em eu e em todos aqueles que para mim so outros no passivaecasual,masativaeimperativa.Estaarqui tetnica tanto algo dado, como algo aser realizado[danaizadana],porqueaarquitetnicade um evento. Essa no dada como uma arquitetni ca pronta e consolidada, na qual eu serei colocado passivamente, mas o plano aindaporserealizar [zadannyi], da minha orientao no existirevento, uma arquitetnica incessante e ativamente realiza da por meu ato responsvel, edificada por meu ato e que encontra a sua estabilidade somente na res ponsabilidade do meu ato. O dever concreto um dever arquitetnico: o dever de realizar o prprio lugar nico no evento nico do existir; e ele de terminado antes de tudo como oposio valorativa entreoeueooutro. Esta oposio arquitetnica se completa em ca da ato moral, e entendida por uma conscincia moral elementar, mas a tica terica no possui uma forma adequada para expressla. A forma de tese geral, de norma ou de lei no , por princpio, capaz de expressar tal oposio, cujo sentido ab soluta autoexcluso [sebiaiskliucenie]. Surge inevi
139

tavelmente neste caso uma ambiguidade, uma con tradio entre forma e contedo. Este momento pode ser expresso somente na forma de uma des crio da concreta interrelao arquitetnica, mas esta descrio permanece at agora desconhecida pelafilosofiamoral.Disso,naturalmente,noresul ta,demodoalgum,quetaloposionotenhasido nunca expressa ou enunciada este, de fato, o sentido de toda a moralidade crist, e o ponto de partida tambm da moral altrustica; todavia este <duasoutrspalavrasilegveis>princpiodemora lidade no encontrou at agora uma expresso cien tficaadequadanemumareflexoaprofundada.

140

141

POSFCIO

Umposfciomeioimpertinente
CarlosAlbertoFaraco QuandoParaumafilosofiadoatoresponsvel(PFAa partirdaqui),escritonoinciodadcadade1920,veio a pblico pela primeira vez, em 1986, causou certa perplexidade entre os leitores de Bakhtin: a lingua gem ocupava lugar pequeno no texto, a grande met fora do dilogo no era mencionada, no havia i gualmente qualquer referncia ao riso e cultura car navalesca e o nico exemplo do texto era um poema lricoque,segundooentendimentodealguns,eraum gnero desprezado por Bakhtin (digase de passagem que este entendimento, inexplicavelmente, ainda per sistecf.adiscussodoassuntoemTezza2003). Aparentemente, era um outro Bakhtin o autor do texto. Era um filsofo que se mostrava; e no o crtico da literatura e da cultura, o estudioso de Dostoivski e Rabelais ou o terico do romance com quem seus leitoresestavamacostumados. Alguns (Morson & Emerson 1989, por exemplo) argumentaram que havia uma ntida oposio entre o Bakhtin dos primeiros textos e o Bakhtin do livro so bre Dostoivski e trabalhos posteriores. Passaram at a sugerir que o primeiro era superior ao segundo, numa tentativa de estabelecer um confronto com as leituras mais sociolgicas ou de inspirao marxista. Argumentaram que no haveria uma continuidade entre os textos mais filosficos e os que seguiram ao quechamaramdedescobertadalinguagem.
142

O avanar das leituras e releituras acabou, po rm, por enfraquecer esta argumentao. Vrios auto resentreoutros,Ponzio(1997),Bialostovsky(1999)e os colegas brasileiros Amorim (2006) e Sobral (2005) mostraramosvnculosestreitosdePFAcomosoutros textosdeBakhtin.Houve,semdvida,desdobramen toserefinamentosdoconceitualbakhtinianoaolongo das cinco dcadas de sua produo. No entanto, foi ficando claro que era inadequado, pouco produtivo e, de fato, insustentvel analisar o conjunto de sua obra assumindo uma ruptura radical entre seus textos do inciodadcadade1920eostextosposteriores. PFA contm (em grmen, verdade, consideran do seu carter de rascunho fragmentrio) as coorde nadas que sustentaro boa parte do edifcio posterior: a eventicidade (o irrepetvel), o sempre inconcluso (o que est sempre por ser alcanado), o antirraciona lismo (o antissistmico), o agir (o interagir) e, acima detudo(segundomeupontodevista),oaxiolgico(o vnculo valorativo), que, em PFA, designado princi palmentepelaexpressotomemotivovolitivo. Essaspeasvoganharformasdiferentesevose encaixar de modo diverso a partir do momento em que Bakhtin elabora sua filosofia da linguagem. No entanto, elas permanecem presentes e nucleares em toda sua obra. Talvez se possa dizer que em PFA en contramos o autor esquentando os msculos para a grandecaminhadademeiosculoqueseseguir. O texto um rascunho; faltavam ao manuscrito aspginasiniciais;nosabemosquettuloteria(oque recebeulhe foidadopeloseditores) ehtrechosileg veis em decorrncia das precrias condies em que foiguardado.Quandoiniciamosaleitura,oargumen to j vai a meio caminho. Mergulhamos numa exposi o basicamente conceitual: no h exemplos (afora o poema de Pushkin), no h comentrios aplicados a
143

situaes concretas que nos auxiliassem a entender o conceitual e as dimenses da filosofia em elaborao. No h, salvo indicaes incidentais (em geral, ape nas nomes entre parnteses), maiores referncias s fontes (a que enunciados, a que jditos o texto res ponde?). Talvez elas viessem depois, mas o texto aca bou por nunca ser retomado para uma eventual edi o e ficamos ns, seus leitores, em boa parte a ver navios. Sabemos que Bakhtin tinha uma declarada impli cncia com citaes e referncias (ele chegou a dizer queelaseramdesnecessriasparaoleitorcompetente e inteis para o no qualificado). Gostava de falar, portanto, para seu leitor prximo, que, supese, i dentificava logo as referncias no explcitas do texto. Cita o Kant do imperativo categrico e os neokantia nos(Rickertemespecial)dafilosofiadosvalores.No cita o Kierkegaard do pensamento existencial e da crtica ao racionalismo, mas os ecos so muito fortes (como procuraremos apontar adiante). H muito a se fazeraqui,semdvida. Dequalquerforma,oqueinteressasobremaneira, na leitura do texto, captar as respostas bakhtinianas aos temas que provocaram suas reflexes. Quanto a isso, o leitor logo percebe que o texto resiste a par frasesfceis.Embora,comonotaAmorim(2009:21),o textotenhaumestiloumtantoquantorepetitivo,ele denso h, digamos assim, muito nas entrelinhas, h at, sem querer abusar dos termos, um excesso de condensaes e isso exige um exerccio meio rduo de destrinar sua trama que chega a ser at meio e nigmticaemalgunspontos. Por outro lado, traduzir PFA, mesmo indireta mente, no fcil. H, por exemplo, neologismos que cobram certos malabarismos em busca de equivaln cias. Alguns anos atrs, fizemos (Cristovo Tezza e
144

eu) uma primeira tentativa tomando a traduo ame ricana como ponto de partida. Era apenas para fins didticos. Nunca foi publicada. Mas motivou leitores: foi vrias vezes mencionada em trabalhos acadmi cos.Eessaexperinciaajudouaconstruirumvocabu lrio mais apropriado e, sem dvida, facilitou esta traduo que aqui se publica. Tomamos (Miotello e eu)porbaseamaisrecentetraduoitaliana(feitapor Luciano Ponzio): ela tem a vantagem de ter partido da ltima verso do texto, que aparece nas Obras completasdeBakhtin. Vencido o trabalho da traduo, pareceu ao Mio tello que o texto pedia um posfcio. E sugeriu que eu o escrevesse. Mesmo consciente das dificuldades de falar de PFA, me arrisco a apontar aqui alguns dos traos que mais me impressionam a cada vez que me aproximodotexto.Paraorganizaraexposio,divido PFA em trs grandes blocos (sem, obviamente, qual querpretensoexaustiva). No primeiro bloco, lemos um libelo contra o que Bakhtin chama de teorecismo (e ele nunca perder a oportunidade, nos cinquenta anos seguintes, de ex pressar este seu posicionamento). Contudo, nem em PFA, nemnos textos posteriores, ele nega validade ao pensamento abstrato. Chega mesmo, em PFA, a dizer que a filosofia contempornea atingiu alto grau de qualidade. No entanto, critica a separao que o mundo da abstrao (que ele chama de mundo da cultura e que compreende, entre outros domnios, a filosofia, a cincia, a esttica e a tica) opera entre o contedo de um determinado ato (que , no plano da abstrao, recortado da existncia, objetificado) e sua realidade como experincia vivida em sua eventici dade irrepetvel ou seja, o ato em sua totalidade, no qualeuentrocomoumserintegral.Naabstraocien tfica,aocontrrio,sendocomosempreindiferente
145

minhasingularidade,nohlugarparamim(euno tenholugarnojuzoteoricamentevlido).Emoutros termos, podemos dizer que a abstrao aceitvel (e at mesmo inevitvel); inaceitvel transformar o mundo da abstrao no mundo como tal. Aquele de veserbementendidocomopartedeste:
O ato deve encontrar um nico plano unitrio para refletir seemambasas direes,no seusentidoe emseu existir;de ve encontrar a unidade de uma responsabilidade bidirecio nal,sejaem relaoao seucontedo(responsabilidadeespe cial), seja em relao ao seu existir (responsabilidade moral), de modo que a responsabilidade especial deve ser um mo mento incorporado de uma nica e unitria responsabilida de moral. Somente assim se pode superar a perniciosa sepa raoeamtuaimpenetrabilidadeentreculturaevida.

Impossvel no ouvir aqui o Kierkegaard anti hegeliano a chamar (nos Dirios) de cmico e ridculo o filsofo que pretende falar do absoluto e no com preende a existncia humana; o filsofo a construir sistemas que querem tudo explicar, mas no conse guem captar a existncia em sua singularidade. O mesmo eco kierkegaardiano que vamos escutar, anos depois, na crtica que Heidegger faz, nos Seminrios de Zollikon, no cincia como tal, mas sua preten so ao absoluto, a ser o parmetro de todas as verda des.Enoslembra,nessesentido,queadoreatristeza de cada indivduo no so mensurveis e que, por consequncia, a experincia vivida no pode ser pen sada pela cincia, j que seu mtodo se funda justa mente na mensurabilidade (para ela, s real o que pode ser medido). Bakhtin talvez completasse este raciocnio dizendo, no mesmo diapaso kierkegaardia no, que o evento da minha dor e da minha tristeza no pode ser pensado, conceitualizado, mas somente vividodeseuinterior.
146

Seguindonotexto,Bakhtinaplicaamesmacrtica viso esttica: ela plenamente justificada se no ultrapassar suas prprias fronteiras. Se, ao invs dis so, ela tem a pretenso de ser uma viso do existir nico e singular na sua eventicidade, ento ela con denada a apresentar uma parte abstratamente isolada comosefosseotodoefetivo.Porisso,dizele,oesteti cismo (i. e., as tentativas de esteticizar a existncia) merecedor de toda crtica. O fazer esttico pressupe a exotopia (tenho de sair do mundo da vida para po der transpor o recorte assim feito para o plano da ar te),porisso aartenopoderepresentaromundoreal emqueeuvivo,aartesempremenorqueavida. Por fim, Bakhtin direciona sua crtica aos siste mas ticos, seja os da tica material (a tica de man damentos com contedos), seja a tica formal (a tica do mandamento nico, do imperativo categrico). Bakhtin no poupou, portanto, nem a genial tentativa kantiana para definir um parmetro seguro (pelo princpio do imperativo categrico) para o agir hu mano num mundo que viu as tbuas de mandamen tosperderemsuapresumidauniversalidade. Bakhtin encontra em todos esses sistemas o mesmo defeito de teorecismo, da pretenso universa lista: o pressuposto de que de um enunciado univer sal se deduz necessariamente a minha ao. Posso estardeacordocomumaproposio,masdizerque,porisso mesmo, ela se torna uma norma que controla a minha ao significapassarporcimadoproblemafundamentalqual seja: ela s orienta a minha ao se eu assumila do meuinterior. Temos aqui uma clara defesa do primado do su jeitomoralsobreasnormas,ouseja,paraBakhtin,um tanto quanto kantianamente, no h normas morais vlidas em si (o dever no decorre do contedo sentido da norma), s h o sujeito moral dotado de
147

liberdade: o dever uma categoria do ato individual responsvel necessrio assumir o ato no como um fato contemplado ou teoricamente pensado do exterior, mas assumido do interior, na sua responsabilidade. Ou, como dir Bakhtin um pouco adiante no texto, no o con tedo do enunciado que me obriga, mas a minha as sinatura aposta a ele, ou seja, a minha deciso de as sumilocomoobrigao. E PFA entra no seu segundo grande bloco. Po demos dizer que neste Bakhtin desenvolve uma fe nomenologiadoatoresponsvel,doatoqueserealiza no interior da realidade prtica vivida. E h pelo me nos dois aspectos dessa fenomenologia que merecem destaque. Primeiro, o fato de o ato responsvel ser sempre nico e irrepetvel e, por isso mesmo, s possvel apreendlo de seu interior, s possvel descrevlo participativamente (jamais conceituali zandoo por um gesto de abstrao, porque, como dizia Kierkegaard nos Dirios, o ser humano singular, oindivduonotemexistnciaconceitual;aexistncia singular, irrepetvel, insubstituvel jamais coincide comoconceito). E descrevlo participativamente pressupe faz lo de modo no indiferente, porque o pensamento participativo se funda sempre num inescapvel vn culo valorativo: Nada pode ser pensado se no se estabe leceumvnculoessencialentreocontedoeseutomemoti vovolitivo, i.e., o seu valor realmente afirmado por aquele que pensa. No possvel viver a experincia de uma ddivapura. Notextoqueescrevelogoemseguida(Autorehe ri na atividade esttica), Bakhtin dir, nesta mesma di reo, que viver tomar posio axiolgica a cada momento; posicionarse frente a valores. De novo, ressoa um eco kierkegaardiano: a existncia se carac teriza pela (inescapvel) escolha (o aut/aut e no o
148

et/et) a vertigem dos possveis que, em Kierkegaard, resulta na angstia como modo de ser do indivduo. Bakhtinnoavanatantonoargumentonochegaa enfrentaravertigemdospossveis,apenasnoslembra queviverposicionarseaxiologicamente. Por outro lado, o fato primordial que d funda mentoaumatoresponsvelomeunolibinaexis tncia. Esta talvez seja a assertiva mais forte do texto: no tenho desculpas. E, diante dela, a pergunta que no quer calar: palatvel, neste nosso tempo povoa do de indiferena e de libis, uma filosofia moral to fortemente inconcessvel? Ter Bakhtin abandonado seu projeto de escrever uma filosofia moral por ter se dadocontadisso? No tenho libi na existncia: ser na vida signifi ca agir eu no posso no agir, eu no posso no ser participante da vida real. E essa obrigao decorre de eu ser nico e ocupar um lugar nico: ocupo no exis tir singular um lugar nico, irrepetvel, insubstituvel eimpenetrveldapartedeumoutro.Souinsubstitu vel e esse fato me obriga a realizar minha singulari dade peculiar: tudo o que pode ser feito por mim no poder nunca ser feito por ningum mais, nunca. O dever encontra a sua possibilidade originria l onde reconheo a unicidade da minha existncia e tal reco nhecimento vem do meu prprio interior l onde assumo a responsabilidade da minha prpria unici dade. Em suma, nada me obriga, salvo minha singula ridade. Mas ela s me obriga quando eu a assumo do meuprpriointerior.Domesmomodo,nenhumjuzo em si me obriga, nenhuma proposio em si funda menta o meu dever: eu tenho de reconheclos e acei tlos do meu interior. Ou seja, qualquer tbua nor mativa(materialouformal)circulanovcuo;osujeito moralsseobrigaaoatoquandoeleresponsavelmen
149

te decide. No basta que a proposio tenha validade terica: indispensvel, diz Bakhtin, a orientao do dever moral de minha conscincia em relao pro posioemsiteoricamentevlida. Proposies com validade terica, bem como to dososvaloresacumuladospelahumanidadehistrica so, diz ele, necessrios mas no suficientes para fun dar meu ato: tenho de assumilos do meu interior; tenhodereconhecloseaporminhaassinaturaaeles. Ou seja, sem a disposio moral da conscincia indi vidual,nadafeito. Poderamos, ento, perguntar: o que pode moti var a conscincia individual a se dispor a assinar em baixo de proposies com validade terica ou embai xo dos valores da humanidade histrica? Ou, ainda, comodecidirquandoestamosfrenteadilemasticos? O que fazer quando, por exemplo, somos expostos a contraditriosvaloresdahumanidadehistrica? Bakhtin no nos ajuda nesse ponto. Ficou a um buraco neste rascunho de filosofia moral. O nico pa rmetro que ele adianta (absolutamente fundamental, digase de passagem) dizer que viver desde si mes monoquerdizerviverparasimesmo.Osujeitomo ral bakhtiniano , de certa forma, um solitrio tico (a ele e s a ele cabe decidir). Mas no est sozinho no mundo:oprincpioarquitetnicosupremodomundoreal do ato a contraposio concreta, arquitetonicamente vli da, entre eu e outro. Ou seja, o outro (que no sim plesmente outra pessoa, mas uma pessoa diferente, umoutrocentroaxiolgico)balizaomeuagirrespon svel. Nenhumaticaterica,dizele,possuiumaforma adequada para expressar esta contraposio arquite tnica; s de dentro do ato possvel expressar este momento de reconhecimento (do outro), mas no dispomos de uma filosofia moral capaz de fazer isso,
150

embora ela j tenha conhecido expresso na moral crist (amar o outro) e na moral altrusta (sacrificarse pelooutro). Parecequeestclaronasentrelinhasaqui que Bakhtin ambicionava preencher este vazio com sua filosofia moral. De novo, teria ele abandonado o projeto por darse conta de que era impossvel? Em todo caso, deixou clara boa parte de suas pretenses aodizer:
no pretendemos construir um sistema ou um inventrio de valores,logicamenteunitrio,comumvalorfundamentalno picea minha participaonoexistirum sistemaidealde diversos valores possveis, nem nos propomos a fazer uma transcrio terica dos valores histrica e realmente reco nhecidos pelo ser humano, com o fim de estabelecer entre estesrelaeslgicasdedependncia,desubordinao,etc. isto , sistematizlos. No nossa inteno fornecer um sis tema ou um inventrio sistemtico de valores, no qual con ceitos puros (idnticos a si mesmos em contedo) sejam li gados entre si base de uma correlao lgica. O que pre tendemos fornecer uma refigurao, uma descrio da ar quitetnica real concreta do mundo dos valores realmente vivenciados, no governado por um fundamento analtico, mas com um centro de origem realmente concreto, seja es pacial ou temporal, de valoraes reais, de afirmaes, de aes, e cujos participantes sejam objetos efetivamente reais, unidos por relaes concretas de eventos no evento singular do existir (aqui as relaes lgicas no so mais que um momentoaoladodosmomentosespaciais,temporaiseemo tivovolitivosconcretos).

E j estamos no terceiro bloco do texto. A ele Ba khtin atribuiu o nmero 1 (o que antecedeu tem, por tanto,aresdeIntroduo)eaoqual poderamosdar o subttulodeArquitetnicadomundovividoedoato esttico. Ele resume as bases de sua filosofia do ato
151

responsvel,dizclaramenteoquepretendeenopre tende e, como exemplo do que pretende, oferece uma anlise do mundo da viso esttica (que ser, de fato, ograndetemadeseupercursointelectualposterior). Escolhe a arte justamente porque, embora ela es teja entre os mundos culturalmente abstratos, est, ao mesmo tempo, pelos tons emotivovolitivos, mais prxima do mundo da vida. O desdobramento dessa anlisevaiserfeita,extensivamente,notextoseguinte (Autor e heri na atividade esttica) que, pelo que pare ce, comporia, com PFA, seu grande tratado de filoso fia moral e esttica. Aqui, ele apenas nos deixa, para muitas reflexes, uma saborosa anlise do poema de Pushkin. Afinal, um exemplo! Justo e necessrio para esclarecer um pouco as elucubraes de Bakhtin. Um aperitivo para o que nos ofereceu nos cinquenta anos seguintes.
RefernciasBibliogrficas

AMORIM, Marlia. Ato versus objetivao e outras oposies fundamentais no pensamento bakhtiniano. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (orgs.) Vinte ensaios sobre Mikhail Bakhtin. Petrpolis:Vozes,2006,pp.1724. ______.Paraumafilosofiadoato:vlidoeinseridonocontexto. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin: Dialogismo e polifonia. So Paulo: Con texto,2009,pp.1843. BIALOSTOVSKY, Dan. Bakhtins Rough Draft: Toward a phi losophyoftheact,Ethics,andCompositionStudies.RhetoricReview, vol.18,n.1,Fall1999,pp.624. HEIDEGGER, Martin. Seminrios de Zollikon. So Paulo: EDUC; Petrpolis:Vozes,2001. MORSON, Gary S. & EMERSON, Caryl. Rethinking Bakhtin: exten sions and challenges. Evanston: Northwestern University Press, 1989.

152

PONZIO,Augusto.Larivoluzionebachtiniana:ilpensierodiBachtine lideologiacontemporanea.Bari:LevanteEditori,1997,cap.2. SOBRAL,Adail.Ato/atividadeeevento.In:BRAIT,B.(org.)Ba khtin:conceitoschave.SoPaulo:Contexto,2005,pp.1136. SorenKierkegaardsJournals&Papers.7vol.Princeton:Princeton UniversityPress,1978. TEZZA,Cristovo.Entreaprosaeapoesia:Bakhtineoformalismo russo.RiodeJaneiro:Rocco,2003.

153

154

155

Anda mungkin juga menyukai