Anda di halaman 1dari 2

Dislexia Dislexia uma incapacidade especfica de aprendizagem, de origem neurobiolgica.

. caracterizada por dificuldades na correco e / ou fluncia na leitura de palavras e por baixa competncia leitora e ortogrfica. Estas dificuldades resultam de um dfice fonolgico, inesperado, em relao s outras capacidades cognitivas e s condies educativas. Secundariamente podem surgir dificuldades de compreenso leitora, experincia de leitura reduzida que pode impedir o desenvolvimento de vocabulrio e dos conhecimentos gerais. Disortografia Perturbao que afecta as aptides da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criana em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organizao, estruturao e composio de textos escritos; a construo frsica pobre e geralmente curta, observa-se a presena de mltiplos erros ortogrficos e uma m qualidade grfica. possvel haver uma disortografia sem que esteja presente uma dislexia.

Embora os sinais de alerta que caracterizam uma possvel e eventual dislexia no sejam iguais em todos os alunos e embora no existindo uma tabela de caractersticas comuns, existem caractersticas genricas para as quais pais e professores devem de ter em ateno quando suspeitam da existncia de problemas nas competncias de leitura e escrita nos seus filhos ou alunos: DURANTE A INFNCIA: # Atraso na aquisio da linguagem. Comeou a dizer as primeiras palavras mais tarde do que o habitual e a construir frases mais tardiamente. #Apresentou problemas de linguagem durante o seu desenvolvimento, dificuldades em pronunciar determinados sons, linguagem abebezada para alm do tempo normal. #Apresentou dificuldades em memorizar e acompanhar canes infantis e a rima das lengalengas. #Dificuldade na conscincia e manipulao fonolgica. Dificuldade em se aperceber que os sons das palavras podem dividir-se em bocados mais pequenos e em manipular esses mesmos sons. EM IDADE ESCOLAR: # Lentido na aprendizagem dos mecanismos da leitura e escrita. # Dificuldade em compreender que as palavras se podem segmentar em slabas e fonemas. #Erros por dificuldades na descodificao grafema-fonema. #Bastantes dificuldades na leitura, com a presena constante de erros e incorreces, inventando palavras ao ler um texto.

#A velocidade da leitura inadequada para a idade. Dificuldades na leitura de palavras irregulares, pouco frequentes e pseudopalavras. # Escrita com mltiplos erros ortogrficos e a qualidade da caligrafia bastante deficiente. #Lacunas acentuadas na organizao das ideias no texto e na construo frsica. #Demora demasiado tempo na realizao dos trabalhos de casa (uma hora de trabalho rende 10 minutos). #Utiliza estratgias e truques para no ler. No revela qualquer prazer pela leitura. # Distrai-se com bastante facilidade perante qualquer estmulo, parecendo que est a "sonhar acordado". Curtos perodos de ateno. # Os resultados escolares no so condizentes com a sua capacidade intelectual. Melhores resultados nas avaliaes orais do que nas escritas. # Dificuldades em memorizar informaes verbais (memria de trabalho verbal). # Dificuldades na aprendizagem de uma lngua estrangeira (Ingls). # Dificuldades ao nvel da organizao pessoal. # No gosta de ir escola ou de realizar qualquer actividade com ela relacionada. # Apresenta "picos de aprendizagem", nuns dias parece assimilar e compreender os contedos curriculares e noutros parece ter esquecido o que tinha aprendido anteriormente. # Apesar das dificuldades na escola revela ser bastante imaginativo e criativo, com um bom raciocnio lgico e abstracto, podendo evidenciar capacidades acima da mdia em determinadas reas que no exijam a leitura e a escrita (desenho, pintura, msica, teatro, desporto, etc.). http://www.youtub

Anda mungkin juga menyukai