Anda di halaman 1dari 17

1

TTULO DO TRABALHO : OS PROCESSOS E CRITERIOS SUBJACENTES A ESCOLHA DE LIVROS DIDTICOS NAS ESCOLAS PBLICAS DO PAS
Alfabetizao, Leitura e Escrita : GT10 Maria da Graa Ferreira da Costa Val ; UFMG Agncia financiadora : FNDE-MEC
Este texto est vinculado ao projeto de pesquisa Os professores e a escolha de livros didticos de alfabetizao e lngua portuguesa de 1 a 4 sries, articulando-se aos seguintes trabalhos enviados a 25a ANPED de 2002 : Processos de escolha, recebimento e uso de livros didticos nas escolas pblicas do Pas; Avaliao de livros didticos por professores de Alfabetizao e Lngua Portuguesa e subsdios para o Programa Nacional de Livros Didticos.

INTRODUO A pesquisa que se pretende socializar, atravs deste registro de consolidao, tem como eixo a elucidao do processo efetivo de escolha de livros didticos pelas escolas pblicas brasileiras de ensino fundamental e dos condicionantes que nele possam intervir. Sua direo ou justificativa maior diz respeito, sobretudo, ao delineamento e implementao de polticas pblicas que, otimizando o acesso dos professores ao material e s informaes necessrias, tendam, em ltima instncia, a contribuir para a presena de livros didticos mais qualificados nas salas de aula de todo o Pas. Trata-se de um estudo centrado nas reas de Alfabetizao e Lngua Portuguesa, com pretenses de articulao a outros estudos voltados para a abrangncia de todos os nveis e reas de contedo contemplados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didtico) 1.
1 Programa iniciado em 1985, sob a coordenao do MEC/ Fundao de Assistncia ao Estudante (FAE) ; a partir
de 1997, passa a institucionalizar um conjunto de polticas de avaliao, aquisio e distribuio de livros didticos no contexto da educao pblica de nvel fundamental, sob coordenao da Secretaria de Educao

2
A interseo das finalidades mais amplas dessa linha de pesquisa com as mais especficas deste estudo, apontam para alguns objetivos principais:

a) Fornecer subsdios para orientao da poltica do Ministrio de Educao para o Programa Nacional do Livro Didtico, particularmente para suas aes relativas avaliao dos livros e orientao do processo de sua escolha por professores e redes de ensino; b) Oferecer subsdios para o planejamento e a execuo da avaliao do PNLD/2004. c) Apreender os principais fatores que condicionam as escolhas de LD, com base em estudos de caso, de natureza exploratria, desenvolvidos em escolas com diferentes perfis e por meio de diversificados instrumentos de coleta e anlise de dados. d) Descrever e analisar processos seleo de livros didticos em escolas pblicas, abordados em seu conjunto e nas reas especficas de Alfabetizao e Lngua Portuguesa de 1 a 4aa sries. e) Fornecer elementos para o desenvolvimento de investigaes posteriores sobre o tema, de carter mais abrangente e passveis de generalizao.
Do ponto de vista da metodologia privilegiada, a pesquisa foi realizada por meio de estudos de caso, de natureza qualitativa. Tendo em vista o objetivo de fornecer elementos para investigaes posteriores, assumiu, ainda, um carter exploratrio, na expectativa de que suas concluses possam derivar novas hipteses e inferncias acerca dos condicionantes das escolhas docentes, a serem validadas por outras pesquisas. De modo a permitir a apreenso de retratos diversificados e representativos dos processos de escolha dos livros didticos, foram selecionadas 24 escolas com caractersticas distintas, em 15 cidades de onze estados brasileiros. O trabalho de campo foi realizado por 10 pesquisadoras, cada uma delas, em princpio, responsabilizando-se por duas escolas e investigando a escolha de livros de Alfabetizao em uma delas e de Lngua Portuguesa na outra. Aps ampliao do nmero de casos em trs estados, em funo dos processos de insero vivenciados pelas pesquisadoras, chegou-se seguinte configurao:

Fundamental (SEF) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educao (FNDE).

3
Estados 1. Acre 2. .Alagoas 3. Bahia 4. Gois 5. Maranho 6. Mato Grosso 7. Minas Gerais 8. Pernambuco 9. Rio de Janeiro 10.Rio Grande do Sul 11.Santa Catarina Cidades Rio Branco Macei Salvador e So Sebastio do Pass Cristianpolis e Santa Cruz de Gois So Lus (2) e Vargem Grande (3) Rondonpolis Belo Horizonte (2) e Carbonita (1) Recife Rio de Janeiro Pelotas Joinville N de Escolas 02 01 02 02 05 02 03 01 01 02 03

Procurou-se escolher escolas que apresentassem caractersticas particulares ou pouco comuns, como, por exemplo, pertencer a uma rede de ensino que fez escolha nica de livro; ser uma escola tradicional ou ser uma escola alternativa; ser uma escola mais organizada ou no; pertencer a uma rede pblica que adota critrios do PNLD pela primeira vez (como o caso de Minas Gerais). O critrio preliminar que se revelou mais decisivo foi a insero prvia da pesquisadora, que se efetivou em 67% dos casos. A partir de tal diversidade, buscou-se chegar a um amplo mosaico dos processos de escolha dos livros das reas de Alfabetizao e Lngua Portuguesa (1 a a 4a), como suporte para a elucidao de algumas questes preliminarmente identificadas: 1. Existiriam padres recorrentes ou diferenciados em tais processos de escolha? 2. Quais seriam suas possveis relaes: (a) com a oferta representada pelos resultados da avaliao do PNLD? (b) com as editoras participantes desse programa? (c) com a rea de ensino ou a srie a que se destina o livro? (d) com a regio ou o Estado em que o professor trabalha? Os principais instrumentos utilizados foram roteiros estruturados e semi-estruturados de questionrios e entrevistas: A) para identificao de critrios de seleo das escolas; B) para caracterizao dos aspectos estruturais e didtico-pedaggicos das escolas; C) para aferio de dimenses pertinentes escolha, avaliao e uso do livro didtico pelos professores. Tambm foi utilizado um questionrio unificado, previsto pela coordenao geral para todas as reas de contedo, para ampliao da base de dados em consolidao pelo PNLD. Toda a coleta de dados contou com o suporte dos dirios de campo das pesquisadoras, gravao em udio ou vdeo em determinados contextos e elaborao de relatrios parciais e progressivos, a partir dos roteiros previamente fornecidos. Os dados obtidos receberam tratamento quantitativo em uma perspectiva descritiva, para registro de regularidades, recorrncias e padres dominantes ou diferenciados. Como se

4
trata de estudo de casos, enfatizou-se, sobretudo, a abordagem qualitativa, buscando-se avaliar, sempre que possvel, a relevncia dos dados e padres obtidos para a compreenso do fenmeno pesquisado.

1. O PERFIL DAS ESCOLAS: ASPECTOS ESTRUTURAIS DOS CASOS FOCALIZADOS As dimenses constitutivas do perfil das 24 instituies focalizadas permitem

identificar o conjunto de escolas como predominantemente localizadas em reas urbanas (92%) sendo apenas dois casos mais prximos de contextos rurais, em Gois e Minas Gerais. Em se tratando de instituies pblicas na maioria municipais (71%) todas as escolas se concentram no atendimento de camadas populares. Dessas camadas, entretanto, ainda se destaca o forte percentual de escolas situadas em linha de pobreza acentuada, uma vez que as fraes de subproletariado representam 42% do conjunto da clientela . Note-se ainda o crescente perfil heterogneo de vrias instituies pblicas, resultante do desemprego, do empobrecimento de camadas mdias e do xodo de seus filhos, egressos de escolas particulares. Do ponto de vista das caractersticas mais inerentes estrutura e ao funcionamento da instituio, predominam as escolas de porte mdio (42%), seguidas das de pequeno porte (37%). Prevalece ainda o sistema seriado (63%) - sendo que mesmo nas redes em que se implantou o sistema ciclado predomina a transio - configurada, em 29% dos casos, como sistema hbrido (apenas fases ou etapas iniciais do ciclo bsico, complementadas por sries do sistema tradicional). Por essa razo, foram identificadas como totalmente cicladas apenas as escolas 14 (MG/urbana) e 15 (MG/rural), levando-se em considerao sua organizao j predominante nas quatro primeiras sries, segmento de interesse central. Um outro nvel de caracterizao se refere formao dos professores das escolas focalizadas. Percebe-se notvel predomnio de habilitao plena em nvel de Licenciatura (60% de um total de 656 professores), distanciando-se da formao em nvel mdio cursos de Magistrio ou Normal (22%) e mais ainda do nvel de especializao (14%). Entretanto, quando se passa perspectiva de uma anlise por eixos geogrficos, constata-se que as escolas do eixo norte/nordeste ainda registram o dobro do percentual de professores com formao em nvel mdio (15%), em relao ao ndice do eixo centro/sul (7,5%).

5
Outro nvel de caracterizao se refere infra-estrutura das escolas, quanto a equipamentos e recursos didtico-pedaggicos em geral. A avaliao dessas condies se reportou especialmente dimenso de uso, pois nem sempre a apropriao dos recursos se faz presente no cotidiano pedaggico das escolas. Nesse sentido, buscou-se descrever, entre outros, a presena e o uso de bibliotecas ou salas de leitura, o acesso a livros didticos e paradidticos ou a recursos tecnolgicos no plano da informatizao das escolas ou do acesso internet. Tambm nesta vertente a anlise por eixo geogrfico reveladora: concentram-se nas escolas do eixo centro/sul os espaos fsicos adequados e plenamente usados como bibliotecas, os acervos de livros e peridicos mais expressivos e diversificados, bem como o maior volume de computadores em uso (67%) , sendo o acesso internet restrito, mas praticamente exclusivo, nesse mesmo eixo. Uma caracterizao adicional, de grande relevncia para o objeto deste estudo, consiste no mapeamento dos patamares das escolas quanto ao nvel de organizao dos projetos pedaggicos institucionais como se sintetiza a seguir:
21% dos casos

Conhecimento da atual LDB


79% dos casos

Conhecimento dos PCNs


No sistematizado: 3 (13%)

Nvel de organizao de projeto pedaggico

casos 3/AL; 7/GO; 21/RS Em elaborao: 11 (45%) casos 1 e 2 /Acre; 5/BA; 6/GO; 8, 9, 10, 11 e 12 (MA); 18/PE; 19/RJ Consolidados: 10 (42%) casos 4/BA; 13, 14 e 15/MG; 16 e 17/MT 20/RS; 22,23 e 24/SC

Alm da inexpressiva apropriao da atual Lei de Diretrizes e Bases, pelos profissionais entrevistados, percebe-se maior socializao dos Parmetros Curriculares Nacionais, especialmente porque em vrios estados sobretudo os do eixo norte as escolas se encontram engajadas no programa PCNs em Ao. Quanto aos projetos pedaggicos, constatase relativa tendncia geral ao envolvimento das escolas focalizadas em sua elaborao, predominando um total de 87% de insero nesse processo, dos quais 42% com trajetrias j consolidadas. Em termos de iderios pedaggicos que fornecem sustentao a tais projetos, reconhece-se, em 50% dos casos, a tendncia explicitao de uma matriz designada como construtivista, interacionista ou scio-construtivista - explicitao essa mais ntida e

6
articulada rea de linguagem - nos casos contextualizados no eixo centro/sul-sudeste. Percebe-se , portanto, que nesse eixo que se concentram os movimentos de maior consolidao de projetos pedaggicos, de avanos em uma cultura reflexiva de carter coletivo e em formas alternativas de organizao escolar, como os ciclos de formao dos alunos. J no eixo centro/norte/nordeste prevalecem adeses a programas e projetos na rea de polticas pblicas, implementadas por diversos rgos do MEC ou pelas municipais. Finalmente, um nvel de caracterizao ainda pertinente se refere s relaes estabelecidas pelas escolas com suas comunidades . Na metade dos casos focalizados (54%) constata-se alguma modalidade de APM Associao de Pais e Mestres (e seus congneres, como Conselho Escolar ou Colegiados). Alm disso, algum tipo de iniciativa da sociedade civil se faz presente em boa parte dos casos ( 46%), sobretudo o incipiente programa Amigos da Escola. Quanto s instncias associadas ao poder pblico, a forma mais ntida de relao com as comunidades se expressa no programa Bolsa-Escola/MEC, apesar de limitado a 38% dos casos em foco - e direcionado, em especial, para o eixo centro-norte. Merece ser destacado que o nvel ou o patamar da relao escola-comunidade acompanha o estgio das escolas quanto discusso de seus projetos poltico-pedaggicos; relaes de maior envolvimento em mo-dupla se encontram associadas a nveis mais avanados de consolidao de projetos. secretarias estaduais e

2. O PROCESSO DE ESCOLHA DOS LIVROS DIDTICOS DE ALFABETIZAO E LNGUA PORTUGUESA (1 a 4 sries) 2.1. A configurao do grupo de informantes preferenciais Nas 24 escolas focalizadas, foram selecionados 149 professores diretamente envolvidos com as reas de Alfabetizao e Lngua Portuguesa nas quatro primeiras sries (23% do conjunto de 656 profissionais), para entrevistas mais verticalizadas, que pudessem aferir seu efetivo envolvimento com os processos de escolha, avaliao e uso dos livros didticos. Sero feitas breves referncias ao perfil desse grupo mais especfico, para que fiquem claras as configuraes mantidas ou alteradas, em funo do universo anteriormente caracterizado. Um primeiro aspecto que recorta e define o contorno desse grupo mais especfico refere-se formao dos professores nele includos. Tem-se, aqui, um relativo equilbrio entre

7
os nveis de magistrio - nvel mdio (39%) e de licenciatura plena (35%). Tais ndices revelam patamares mais baixos de terminalidade na qualificao acadmica dos informantes preferenciais da pesquisa docentes do primeiro segmento do ensino fundamental - quando comparados com o conjunto de profissionais das escolas, que indicara 60% de licenciados plenos. Alm disso, quando se processa a anlise pelos eixos geogrficos j considerados anteriormente, o contraste se revela mais marcante: nos casos situados no centro/rural, norte e nordeste, eleva-se de forma acentuada o percentual de professores apenas com magistrio (57%), com forte reduo do grupo com licenciatura plena (15%), apesar de se registrar expanso do ndice de licenciaturas em curso (24%), graas a programas de qualificao implementados em alguns desses contextos. O nvel se especializao ainda incipiente e inexpressivo (4%). Por outro lado, no eixo centro-sul predomina a formao em licenciatura plena (52%) - sendo reduzido o nvel de licenciaturas em curso (8%) e ocorre incremento nas especializaes (17%). Um outro conjunto de atributos desse grupo de professores se refere a vrias dimenses de seu trabalho nas instituies: a organizao escolar predominante, a jornada de trabalho desses profissionais e seu tempo de vnculo com as escolas em que atuam. Quanto organizao escolar, observa-se que a maioria dos professores se vincula a sistemas seriados (71%), em contraste com apenas 29% que se inserem em escolas cicladas assimetria que apenas reproduz tendncia j constatada a propsito do universo das escolas. Se a anlise se dirige para a perspectiva dos eixos geogrficos, as distines so de outra ordem: predomnio de professores vinculados ao sistema seriado em reas do norte (94%) e perfeita simetria entre representantes de escolas seriadas e escolas cicladas (50%) no eixo centro-sul. Quanto jornada de trabalho dos docentes, percebe-se equilbrio entre jornadas nica ou duplicada (50% no conjunto dos casos, em cada modalidade). Escolas situadas mais ao norte revelam incremento no ndice de jornada nica (65) e a proporo inversa se registra no centro/sul, para extenso de jornada (68%). Quanto ao tempo de vnculo com as instituies, considerou-se um patamar mnimo de cinco anos, compatvel com possveis envolvimentos dos docentes com processos desencadeados pelo PNLD, nos ltimos anos. Nesse recorte, constata-se que 45% dos docentes se situam na faixa de mais de cinco anos de vnculo institucional, mas destacam-se as elevadas mobilidade e rotatividade dos professores, sobretudo nos casos situados ao norte (65% com menos de cinco anos de vnculo, em relao a 47% no eixo centro-sul).

8
Finalmente, quanto atuao desses profissionais em outras sries e em outras escolas, no foram observados desequilbrios no conjunto do grupo 59% dos docentes no atuam em outras sries ou outras instituies. O dado mais relevante se refere configurao de maior vnculo no subgrupo de docentes do eixo centro-sul: 33% atuam em outras sries e 27% em outras escolas , enquanto no eixo geogrfico ao norte esses ndices sobem para 49% e 56%. Deve ser pontuado que, no caso das escolas do primeiro subgrupo, a mobilidade inter-sries ocorre na mesma escola, produzindo um dado compatvel com o predomnio de extenso de jornada para esses mesmos docentes. 2.2. O processo de escolha e o mbito de sua realizao 2.2.1 As editoras e o Guia Uma das questes preliminares deste estudo se referia ao lugar ocupado pelo Guia de Livros Didticos/PNLD nas escolhas dos professores e ao papel exercido pelas Editoras nesses mesmos processos. Os estudos de casos focalizados apontam uma clara direo para esta indagao inicial: o fator mais recorrente na escolha de livros didticos, entre as escolas visitadas, e decisivo na configurao do processo, que a escolha se faz, fundamentalmente, com base no exame de livros fornecidos pelas editoras, e no pela consulta ao Guia elaborado pelo MEC - isso o que ocorre em 23 (96%) dos 24 casos estudados. Alm de fornecer exemplares de livros, as editoras buscam outras maneiras de interferir no processo: enviando material de propaganda folhetos e catlogos, at mesmo em formato que imita a produo grfica do Guia do PNLD (casos 4/BA, 5/BA, 8/MG, 9/MA, 10/MA, 11/MA, 12/MA); oferecendo brindes aos professores, coordenadores e diretores (5/BA); promovendo cursos de divulgao das obras que publicam (4/BA e 20/RS); encaminhando s escolas representantes que tentam convencer os professores a escolher seus livros, em alguns casos chegando at a participar da reunio decisria, e, segundo depoimento de docentes, pressionando, exercendo assdio intenso ou mesmo tumultuando a escolha (4/BA, 5/BA, 9/MA, 10/MA, 11/MA); fornecendo livros de reposio (alfabetizao, caso 15/MG). J com relao ao Guia de Livros Didticos, instrumento consolidado e distribudo pelo MEC/SEF/FNDE para orientar a escolha dos livros a serem adotados nas escolas pblicas do Pas, acontece o contrrio: marcante a sua ausncia, ou a sua reduzida funo nesse processo, embora as 24 escolas o tenham recebido. Pde-se perceber trs padres de comportamento nas

9
escolas pesquisadas: em 5 delas (21%) a consulta ao Guia feita normalmente, mas apenas pela equipe pedaggica (1/AC, 2/AC, 4/BA, 5/BA, 19/RJ); em 8 (33%), a consulta feita de modo rpido e superficial, por parte dos professores, exclusivamente na hora de decidir sobre o livro a ser escolhido (6/GO, 8/MA, 9/MA, 10/MA, 11/MA, 12/MA, 20/RS, 21/RS); em 10 (42%), no h propriamente consulta ao Guia; ele to somente utilizado para se verificar se os ttulos escolhidos atravs do exame de exemplares cedidos pelas editoras esto ou no nele includos, se podem ou no ser pedidos ao FNDE, e qual a sua classificao (3/AL, 13/MG, 14/MG, 15/MG, 16/MT, 17/MT, 18/PE, 22/SC, 23/SC, 24/SC). 2 Especificamente quanto ao envolvimento dos professores com o Guia, constatou-se que em apenas 10 escolas (42%, menos da metade do total), havia algum docente que declarou conhec-lo: num universo de 149 professores entrevistados, s 18 (12%) consideram que conhecem o Guia. Os motivos alegados para esse acentuado e surpreendente distanciamento da publicao especialmente produzida pelo Ministrio da Educao para fundamentar o processo de seleo de livros didticos pelos professores foram: a) a dificuldade de acesso e a falta de informao no interior da prpria escola; b) a falta de tempo do profissional; c) a exigidade do prazo entre a chegada do Guia e a definio da escolha; d) o pequeno nmero de exemplares entregues a cada escola, o que dificulta a sua circulao entre os docentes. Paradoxalmente, nesse contexto, o Guia recebeu avaliaes positivas, quanto adequao da linguagem, organizao das resenhas e clareza na caracterizao e distino das obras didticas, na maioria das escolas (15 casos ou 63%). Em apenas 6 escolas houve quem expressasse julgamento negativo: h informaes no relevantes para a escolha; a atribuio de estrelas pode ter o efeito de dispensar a leitura da resenha; o Guia muito volumoso (d preguia de abrir); a diagramao sobrecarregada, confusa; a consulta difcil; no fica clara a distino entre as vrias obras, os livros no so bem caracterizados. Entretanto, houve manifestaes negativas contundentes e graves. Em So Sebastio do Pass (BA), Cristianpolis (GO) e Joinville (SC) os professores entrevistados expressaram desconfiana quanto idoneidade do Programa Nacional de Livros Didticos e ao Guia por ele produzido - ou, no mnimo, desconhecimento de fronteiras ou limites nas competncias e
2 A classificao dos Livros Didticos pelos critrios do PNLD e sua visualizao no Guia consideram a seguinte
ordem decrescente de menes: RD: livros Recomendados com Distino (***) RE: livros Recomendados (**) RR: livros Recomendados com Ressalvas (*) Os ttulos Excludos (EX) , classificados como No-Recomendados (NR) at 2001, no constam do Guia e referem-se a obras com erros graves ou incorrees metodolgicas.

10
formas de atuao dos rgos e instncias envolvidas no processo. O material de propaganda das editoras entendido como publicado e distribudo pelo MEC, o Guia visto como instrumento de divulgao comercial, a competncia, capacidade e a lisura dos especialistas que avaliam os livros e produzem as resenhas questionada, o processo todo julgado antidemocrtico, impositivo. Alguns depoimentos de professores dos casos citados so representativos desse ponto de vista: A gente sempre duvidava sobre quem caracterizava aqueles livros com aquelas estrelas. Quem est falando? o governo? Qual interesse? Interesse em se ter uma educao de qualidade? Interesse econmico? Colocam o de 3 estrelas para ser melhor? Ou para ser o mais vivel financeiramente? O Guia tem um fundo comercial e de propaganda e no retrata bem o que so os livros. Escolha fora da sala de aula no escolha; obras ruins para os especialistas podem ser as melhores para escola. Assim, em termos gerais, a pesquisa constatou que o processo de escolha de livros didticos nas escolas pblicas visitadas tem acontecido na direo contrria daquela planejada e objetivada pelo PNLD: o Guia tem funo limitada e destorcida, e o fator efetivamente decisivo na seleo e encomenda de livros didticos a influncia das editoras nas escolas e nas redes de ensino.

2.2.2. O mbito da escolha O segundo elemento mais recorrente na caracterizao do processo de escolha a realizao, nas prprias escolas, de reunies de professores cuja pauta a seleo de livros didticos. Os docentes de 20 (83%) das 24 escolas pesquisadas estiveram presentes em reunies com essa finalidade. As excees so os casos 7/GO, 4/ BA, 10/MA e 11/MA. No entanto, este padro recorrente marcado por peculiaridades prprias de cada caso estudado, ou de cada conjunto de casos pertinentes a uma mesma rede de ensino. Integram o corpus dos estudos 7 escolas estaduais e 17 municipais. Entre as estaduais, duas (29%) tiveram o processo de escolha articulado pelas respectivas Secretarias de Educao (casos 12/MA e 24/SC), por intermdio das Coordenadorias Regionais. Em 11 escolas municipais (65%) a deciso sobre os livros a serem adotados foi comandada pelas Secretarias

11
Municipais de Educao. So, pois, ao todo, 13 casos, 54% do universo pesquisado, em que a escolha de livros didticos foi diretamente coordenada pela Secretaria de Educao responsvel pela rede de ensino a que pertence a escola. Em geral, esses processos coletivos de escolha, estaduais e municipais, se organizaram por rea de conhecimento e por srie ou ciclo de ensino. O modelo de organizao mais freqente, mas no universal, obedeceu seguinte seqncia: envio s escolas de sugestes a serem discutidas pelos professores, em geral sob a coordenao da diretoria e da equipe pedaggica, com a presena de tcnicos das Secretarias de Educao; retorno dos resultados das discusses a essas instncias, para tomada de deciso, em reunio entre representantes da administrao municipal ou estadual e diretores e/ou representantes das escolas. Outro padro, tambm recorrente, incluiu a reunio, em local nico, de professores de todas (ou vrias) escolas da cidade, primeiro em pequenos grupos, de acordo com a rea e o srie/ciclo de atuao, para indicar um ou dois livros (ou colees), e uma reunio plenria posterior, para decidir, por votao, por um dos livros mais indicados, a ser adotado em toda a rede. Nem sempre, segundo a manifestao dos professores entrevistados, a escolha nica, municipal ou estadual, correspondeu a um processo ideal, isento, participativo e democrtico. Pelo contrrio, a participao dos docentes ficou seriamente comprometida em pelo menos 6 escolas (casos AC/1, AC/2, AL/3, GO/7, PE/18 e RS/21), ou seja, em 25% dos 24 casos estudados. O exemplo mais grave o de Gois (caso 7): os professores, que haviam sido impossibilitados de opinar na escolha dos livros didticos que deveriam usar, discordaram da opo enviada escola pela Secretaria (Todas as Letras, RR em 98 e em 2000/2001) e decidiram solicitar aos pais dos alunos a compra de outra obra (Eu gosto de ler e escrever, NR em 98). Em outras escolas (casos 6/GO, 14/MG, 15/MG, 16/MT, 17/MT, 19/RJ, 20/RS, 22/SC e 23/SC) a direo e a equipe pedaggica tambm tiveram papel decisivo na escolha, mas abrindo maior espao participao dos professores. Dois casos merecem destaque: 15/MG e 19/RJ. Em Carbonita, MG (caso selecionado por indicao preliminar de escolha nica), a equipe pedaggica, com a concordncia do conjunto dos docentes, costuma definir, por rea e ciclo/srie, um ou mais professores considerados mais capacitados (em funo de sua experincia e formao especfica), para opinar definitivamente sobre a escolha dos livros didticos. Na escola do Rio de Janeiro, os professores se reuniram primeiramente entre si e depois com a coordenao pedaggica, para discutir as escolhas dos dois grupos, que eram divergentes, e a opo afinal acatada por todos foi a apresentada pela coordenao.

12
Um dado que chama a ateno que dos 149 professores entrevistados, 20 (14%) no participaram da escolha e, em algumas escolas, chega a ser total o ndice de no participao docente - ou porque no foram convocados, ou porque no tinham disponibilidade no horrio em que ocorreu a reunio de deciso, mas, principalmente, porque no trabalhavam naquela escola na poca em que se deu a seleo, o que aponta para o problema da rotatividade de docentes na rede pblica de ensino. Esse ltimo dado o indicador final do alto grau de inadequao do modo como tem transcorrido a escolha de Livros Didticos nas escolas: o Guia praticamente no cumpre as funes para as quais foi criado, as editoras tm influncia decisiva no processo, na melhor das hipteses, estreitando o leque de opes e, nos casos mais graves, pressionando os docentes e os estabelecimentos e tumultuando a escolha; a deciso final quanto seleo dos livros raramente cabe a quem vai de fato utiliz-los. Trs causas foram detectadas para esse paradoxo quem escolhe no quem usa, quem usa no escolhe: a) as Secretarias de Educao ou as coordenaes pedaggicas tomam a si essa prerrogativa; b) a rotatividade dos docentes nas escolas e nas sries de atuao faz com que os professores acabem opinando sobre livros que no vo usar, porque na ocasio do uso efetivo j esto noutra escola, ou atuando em outra srie; c) o desencanto geral com o processo acaba gerando desinteresse, indiferena ou at resistncia entre o professorado, que, afinal, chega a sonegar sua participao. 2.2.3. Os motivos ou critrios de escolha dos Livros Didticos A explorao desse foco nos questionrios e entrevistas revelou uma hierarquia de motivos ou critrios; entre eles, o mais citado nas respostas dos professores adequao ao nvel da clientela. Entretanto, outros critrios elencados podem ser considerados corolrios desse critrio maior, agregando-se a ele: linguagem, tipologia e diversidade de textos, agrupamento de critrios, ilustraes e programao grfica em geral ; adequao dos livros ao contexto tnico e cultural dos alunos. Aps vrios processos intermedirios de chegou-se a uma representao grfica que melhor expressa essa silhueta:

13
GRFICO 1. FREQNCIA DOS CRITRIOS DE SELEO DE LIVROS DIDTICOS APONTADOS POR PROFESSORES [CRITRIOS AGRUPADOS]
60

50

adequao clientela (linguagem, texto, ilustrao, cultura/etnia) qualidade e diversidade de atividades adequao aos PCN

40

seleo de contedos apoio ao trabalho docente enfoque pedaggico, adequao ao projeto da escola

30

avaliao e classificao no Guia de Livros Didticos leituras complementares, glossrio e bibliografia conhecimento anterior da coleo ou do autor

20

indicao de tcnicos e da Secretaria indicao de outro professor estmulo da editora manual do professor

10

0 1

14

60

50

adequao clientela (linguagem, texto, ilustrao, cultura/etnia) qualidade e diversidade de atividades adequao aos PCN

40

seleo de contedos apoio ao trabalho docente enfoque pedaggico, adequao ao projeto da escola

30

avaliao e classificao no Guia de Livros Didticos leituras complementares, glossrio e bibliografia conhecimento anterior da coleo ou do autor

20

indicao de tcnicos e da Secretaria indicao de outro professor estmulo da editora manual do professor

10

0 1

Constata-se, assim, que esse grande critrio - a necessidade de atender ao perfil do corpo discente - , de fato, adequado e decisivo, porque, ao fim e ao cabo, o livro didtico tem que ser apropriado aos seus destinatrios, que so os alunos. No entanto, preciso analisar com criticidade essa quase unanimidade, percebendo os vieses que a orientam e os motivos no declarados que ela encobre. Por um lado, chama ateno a depreciao desse perfil, quanto s competncias cognitivas e lingsticas dos alunos, subestimando-se sua capacidade de aprendizagem - posto que se pretende insistentemente, para elas, livros fceis, linguagem fcil, textos fceis, ilustraes fceis, letras grandes, textos curtos. Ainda apoiados em argumentos sobre o dficit cultural dos alunos de baixo nvel scio-econmico, os

15
professores alegam que livros de muitas estrelas podem ser bons em si, mas no para esses alunos to pobres que chegam s escolas sem saber nada de alfabetizao. Por outro lado, pode-se perguntar se essa necessria facilidade que se alega em favor do aluno no diria respeito tambm prpria indisponibilidade do professor para um trabalho que envolva desafios desconhecidos, em funo de sua formao inconsistente e desatualizada, das prprias condies de trabalho historicamente produzidas e das contradies inerentes s prticas pedaggicas. Importa salientar que os critrios apontados sejam eles presumidos ou no, implcitos ou explcitos nortearo todo o julgamento posterior do professor quanto adequao das obras recebidas e regularo suas condies de uso. Por essa razo, sero considerada algumas tendncias e desencontros nos processos de escolha e recebimento dos livros, para depois se analisar a relao dos professores com seu efetivo uso.

2.3. Escolha X Recebimento: desejos e possibilidades Uma das dimenses exploradas junto aos professores, a partir dos instrumentos aplicados, consistiu na aferio de processos e problemas relacionados ao recebimento dos livros escolhidos e solicitados ao MEC (FNDE). Nesse contexto, a questo bsica apresentada aos professores foi a seguinte: O livro que chega escola o mesmo que foi escolhido? Em 1 ou 2 opo? Considerando-se essa categoria - recebimento efetivo (em 2001) dos livros solicitados (em 2000) 3 - verificou-se que, dentre as 24 escolas pesquisadas, apenas 11 receberam os livros solicitados em 1 escolha: casos 2/AC; 3/AL; 7/GO; 11 e 12 /MA; 14/MG; 17/MT; 20/RS; 22, 23 e 24 /SC) e trs escolas receberam os livros solicitados em 2 aa escolha (casos 1/AC; 6/GO; 16/MT). Houve ainda sete escolas que tiveram seus pedidos atendidos apenas parcialmente - 4 e 5 (BA); 8 e 10 (MA), 13 (MG); 18 (PE), 19 (RJ). Como j apontado, em situaes de insatisfao face ao desencontro entre a escolha feita e o livro recebido, algumas escolas optaram pelo uso de outros livros, mesmo que isso implicasse a compra dos livros diferenciados pelos pais dos alunos (casos 7/GO e 16/MT). Um esforo de compreenso nesse sentido o relato da pesquisadora do caso 16, representado pela
3 Foi considerado apenas este ano-base de solicitao, em funo de inconsistncias e lacunas de registros em
processos de escolha de anos anteriores.

16
escola estadual de Rondonpolis, Mato Grosso um caso de organizao hbrida, que transita do ciclo inicial para a 3 e 4 sries: A primeira opo dos professores era a cartilha Alegria do Saber, j usada em 1999, apesar de estar na categoria de no recomendado no Guia. Como posteriormente essa cartilha passou a ser excluda, o FNDE/MEC, por motivos bvios, enviou para a escola o livro escolhido em 2 a opo (Cartilha Palavra Viva), em substituio ao pedido feito fora do catlogo. O atendimento da escola foi complementado pela coleo Linguagem Viva para as sries seguintes. Com a chegada dos livros, as professoras concluram que seria impossvel us-los, especialmente para crianas de 6 anos, e resolveram adotar o livro Porta de Papel, solicitando aos pais dos alunos que o adquirissem. Os sucessivos depoimentos dos docentes apontam a dificuldade encontrada na

recuperao de como o processo se deu na escola e revelam como o no atendimento do pedido originalmente feito pelos professores foi por eles percebido. Por outro lado, necessrio qualificar as situaes de no recebimento, buscando-se evidenciar a perspectiva dos rgos responsveis pelas polticas pblicas de avaliao e distribuio de livros didticos (SEF e FNDE / MEC). A anlise detida dos processos aqui analisados, de seus percalos e desvios, permitiu identificar trs contextos prototpicos em que ocorrem substituio, remanejamento ou no atendimento dos pedidos dos professores, pelas instncias do MEC: 1. A escolha em 1 opo rejeitada, por se referir a livro excludo (EX) ou fora de catlogo; este substitudo, por exemplo, pela segunda opo da escola ou por outro de patamar similar. Este processo foi aplicado a alguns nveis dos casos 6 e 7 (GO); 16 e 17 (MT); 2. As escolhas so contraditrias entre sries ou nveis e quebram o eixo de colees iniciadas nas sries iniciais; nesses casos, percebe-se que o MEC opta por um rebaixamento da qualificao dos livros originalmente solicitados pelos professores (substituindo um livro com meno R por outro com meno RR) - em busca da retomada de alguma coerncia. Por mais paradoxal que isso possa parecer, algumas justificativas inferidas seriam a preservao do critrio de autoria ou procedncia editorial e a continuidade de colees j iniciadas, fechando a remessa das mesmas para as quatro sries. Exemplos disso ocorreram nos casos 1 (AC); 8 e 9 (MA) e 16 (MT). 3. As escolhas das escolas recaem em livros RR (Recomendados com Ressalvas) e o MEC opta por expandir e qualificar a remessa das obras, incluindo algum ttulo melhor avaliado, com meno mais alta. Ocorreram situaes desta natureza nos casos 1(AC); 11 e 12 (MA). Todas essas circunstncias aqui descritas tanto na perspectiva de quem escolhe e solicita os livros , como na perspectiva de quem os analisa e distribui indicam a pertinncia

17
de se discutir mais detidamente esses processos, com envolvimento das prprias escolas, das Secretarias de Educao e dos rgos vinculados ao MEC. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BATISTA, Antonio A . G. Textos, impressos e livros didticos. In: CAMPELLO, B. S. et al. Formas e expresses de conhecimento; introduo s formas de informao. Belo
Horizonte: Faculdade de Biblioteconomia da UFMG, 1998. _____. Recomendaes para uma poltica pblica de livros didticos. Braslia: MEC,

Secretaria de Educao Fundamental, 2001. BRASIL. MEC/ Fundao de Assistncia ao Estudante. Definio de critrios para avaliao dos livros didticos: 1 a 4 sries. Braslia: MEC/FAE/UNESCO, 1994. _____. MEC/ Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais. 1 a 4 sries: Lngua Portuguesa. Braslia: MEC/SEF, 1997. _____. MEC/ Programa Nacional de Livros Didticos. Guia de Livros Didticos: 1 a 4 sries. Braslia: MEC/FAE, 1996. _____. MEC/ Programa Nacional de Livros Didticos. Guia de Livros Didticos: 1 a 4 sries. Braslia: MEC/SEF/FNDE, 1997. _____. MEC/ Programa Nacional de Livros Didticos. Guia de Livros Didticos: 1 a 4 sries. PNLD 2000/2001. Braslia, MEC/SEF/FNDE, 2000. CEALE/ INEP. Confronto entre a produo cientfica sobre Construtivismo e alfabetizao e a prtica pedaggica na escola pblica . BH: Centro de Alfabetizao, Leitura e EscritaFAE/UFMG, 1993 (relatrio de pesquisa) FRADE, Isabel Cristina S. Mudana e resistncia mudana na escola pblica; anlise de uma experincia de alfabetizao Construtivista. Belo Horizonte: Faculdade de Educao/UFMG, 1993, 225 p. (dissertao, Mestrado em Educao) MONTEIRO, Sara M. Exerccios para compreender o sistema de escrita; o caso do livro Letra Viva. Belo Horizonte: Faculdade de Educao, UFMG, 2001 (Dissertao, Mestrado em Educao). SOARES, Magda Becker. A escolarizao da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy; BRINA, H. & MACHADO, M. Zlia (orgs.) A escolarizao da leitura literria ; o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autntica, 1999.

Anda mungkin juga menyukai