Anda di halaman 1dari 1

ETNOGRAFIA: SABERES E PRTICAS

O artigo nos traz uma viso sobre o mtodo Etnogrfico de pesquisa, que de extrema importncia para os estudos antropolgicos. Atravs do texto possvel perceber que h uma organizao para que tal pesquisa possa ocorrer e que mesmo antes disso acontecer, necessrio realizar uma pesquisa prvia digamos assim, para que se possa compreender o objeto de pesquisa. Com o que apresentado pelas autoras, podemos perceber que necessrio um trabalho pessoal do pesquisador para que este possa ser inserido em seu campo de estudo, pois observar uma cultura diferente da sua e no poder deixar se levar pelos aspectos pessoais, por isso necessrio que se baseie em estudos cientficos e no em seus valores pessoais.

Essas questes esto bem claras no texto, quais aspectos devem ser observados no aprendiz de antroplogo e quais este deve observar em campo, no entanto, mesmo que se faa um estudo e se baseie em conhecimentos cientficos, acredito que cada pessoa passa a observar o mundo e a comparar as sociedades e sua cultura atravs de seus prprios valores e suas experincias. Neste contexto, o texto nos remete a diversidade cultural, acredito que no sentido de que o pesquisador no pode se imergir totalmente no ponto de vista do outro e tambm deixar de ver atravs deste ponto de vista, priorizando apenas o seu prprio, trazendo as questes do etnocentrismo, anteriormente estudado nesta disciplina. Neste caso, acredito que se deva fazer um trabalho psquico com o aprendiz pois este sujeito de identidade dever observar outro de igual forma, porm com identidade totalmente diferente da sua e sem se deixar levar por ela, mesmo tendo que fazer parte desta sociedade e desta cultura, que serviu como base para este outro. Reflito que este um trabalho de fato muito complexo, uma fez que de certa forma o aprendiz dever se inserir em uma sociedade e fazer parte desta, no entanto se manter neutro. Pergunto se isso de fato possvel, em contraponto a outra questo que apresentada pela autora, quando se diz respeito ao questionamento do pesquisador a vida do outro, e fazer com ele reflita a respeito de sua vida, seus costumes e sua cultura, no entanto acredito que o pesquisador passa de um observador e interfere de certa forma nesta sociedade, seja ela qual for, trazendo um ponto de vista prprio que foi criado atravs de sua prpria cultura ou at mesmo estudos cientficos. Penso que esta prtica passa a interferir no curso natural das situaes e no desenvolvimento dessas sociedades, por assim dizer.

Acredito que a prtica Etnogrfica seja de extrema importncia para o estudo antropolgico, uma vez que a prtica que permite o mundo externo conhecerem uns aos outros. A leitura deste artigo serve no apenas para expor a cincia e como ela funciona, mas para esclarecer aspectos importantes da relao pesquisa/ teoria, to raramente tratada fora do contexto cientfico e fazendo com que possamos refletir atravs desta prtica, atravs de outro ponto de vista.

Anda mungkin juga menyukai