Anda di halaman 1dari 5

Disciplina

Contabilidade

Professor Hamilton Cesar Moura

2006

Apresentao
Caro aluno, Nosso grande desafio : ensinar Contabilidade em um mundo em que a tecnologia predomina e traz, com ela, a rapidez da comunicao entre as pessoas, empresas e pases, fazendo emergir o que se denomina de competitividade global, gerando o desenvolvimento de novas tcnicas administrativas e o aperfeioamento das j existentes. Em razo do grande nmero de fenmenos patrimoniais e dos fatos a serem registrados, analisados e informados, o profissional da Contabilidade, durante muito tempo, ateve-se ao registro de fatos passados, mantendo uma Contabilidade histrica das empresas (meramente fiscal), mas pouco til para objetivos gerenciais. Hoje, a grande maioria dos registros so feitos pelos caixas eletrnicos, que lem cdigo de barras das mercadorias, ou por operadores de sistemas informatizados, alm de outros. A agilidade nos registros permite que as informaes sejam instantneas, facilitando o processo de tomada de decises administrativas. O contador, livre do trabalho braal de registrar grande volume de fatos, capaz de dedicar seu tempo produo e anlise dos mtodos e tcnicas que podem resultar em informaes relevantes para a tomada de decises. O administrador beneficia-se desse avano tecnolgico medida que tem acesso a informaes confiveis e rpidas, por meio dos diversos relatrios produzidos pela Contabilidade, para tomar decises. Por exemplo, os estoques de empresas informatizadas so atualizados instantaneamente aps qualquer movimentao (entrada ou sada), tornando a deciso de compra ou reposio de estoques muito mais fcil para o administrador. Os valores a receber (ou a pagar) da empresa podem ser facilmente ordenados por vencimento, por cliente (fornecedor) ou por valores, dependendo da necessidade da informao.
Faculdade On-Line UVB

Contabilidade

As situaes patrimonial, econmica ou financeira da empresa podem ser atualizadas diariamente, fornecendo informaes sobre medidas de liquidez, endividamento e rentabilidade. Para que o aluno entenda o contedo das informaes contbeis, necessrio entender como os dados so processados pelo contador para chegar informao contbil, como so construdos os relatrios, como so extradas as informaes relevantes dos relatrios contbeis, como so desenvolvidos novos relatrios com informaes relevantes para suas decises. Para no ficar preso s informaes passadas, fundamental, tambm, saber o que necessrio para abrir um novo negcio, como projetar os relatrios contbeis para o futuro, como utilizar as tcnicas contbeis para analisar a viabilidade de um investimento. Acreditamos que as habilidades e competncias adquiridas ao final do curso sero muito teis para o desenvolvimento deste mdulo e tambm para a sua vida profissional. No deixe de participar ativamente de todas atividades! Bom estudo.

Faculdade On-Line UVB

Contabilidade

Ementrio
Campo de atuao do objeto da Contabilidade. Patrimnio, Estrutura, Variao. Registros Contbeis. Despesas e Receitas. Plano de Contas.

Habilidades e Atitudes:
1 - Avaliar o impacto das operaes no patrimnio da empresa. 2 - Identificar as contas patrimoniais e de resultado. 3 - Aplicar os princpios da entidade e de competncia de exerccios e do custo como base de valor. 4 - Avaliar o cumprimento dos procedimentos de controles internos. 5 - Identificar erros e ajustes de contas, adotando os procedimentos contbeis. 6 - Organizar processo de anlise de contas, definindo cronograma peridico e grupo de contas a serem analisadas. 7 - Mensurar o patrimnio da empresa e suas variaes. 8 - Classificar contabilmente os documentos. 9 - Utilizar o balano para controlar saldos dos fornecedores. 10 - Calcular saldos a pagar ou a receber. 11 - Controlar a exatido e pertinncia dos pagamentos e recebimentos. 12 - Preparar mapas, resumos e demais informaes para o sistema contbil sobre pagamentos efetuados.

Faculdade On-Line UVB

Contabilidade

Sumrio

Aula 01. Introduo Aula 02. Conceitos Aula 03. Princpios Contbeis Aula 04. O Mtodo das Partidas Dobradas Aula 05. Exerccios Aula 06. Grupos de Contas Patrimoniais Aula 07. Estoques e Resultado Aula 08. Operaes com Mercadorias Aula 09. Depreciao Conceito e Mtodos Aula 10. Devedores Duvidosos e Devedores Insolvveis Aula 11. O Balano Patrimonial Aspectos Legais e Societrios Aula 12. Demonstrao de Resultado Aspectos Legais e Societrios Aula 13. Demonstrao de Origens e Aplicaes de Recursos Aula 14. Demonstrao de Fluxo de Caixa Aula 15. Introduo Anlise das Demonstraes Contbeis

Faculdade On-Line UVB

Contabilidade

Anda mungkin juga menyukai