Anda di halaman 1dari 7

COMO CIRCULAR EM LONDRES A cidade tem um dos sistemas de transporte pblico mais abrangentes do mundo.

No centro de Londres, use uma combinao das opes de transporte listados abaixo - e verifique o seu mapa! Transport for London (TfL) a organizao governamental responsvel por todo o transporte pblico. Seu site contm mapas alm de um excelente planejador de viagem. Eles tambm oferecem um telefone 24 horas para informao, para obter sugestes sobre como ir de A para B, e at a informao minuciosa sobre como os servios esto operando no momento. Felizmente para os visitantes (e certamente residentes) existe um nico sistema de emisso de bilhetes, o Oyster, que permite aos passageiros alternar entre os modos de transporte (trem, trem de superfcie, metr, nibus, bonde) em um bilhete. Oystercard um smartcard sem contato operado pela Transport for London (TfL). Em geral, o Oystercard a opo mais rentvel do que os bilhetes de papel, se voc pretende ficar em Londres por mais do que um par de dias, e voc rapidamente recupera o custo inicial de compra. Voc pode comprar um Oystercard a partir de qualquer estao de metr por um depsito de 5 e carreg-lo com um Travelcard de 7 dias. Voc pode "carregar" um Oystercard com crditos. Esses crditos so deduzidos de acordo com onde voc viaja. O custo de uma nica viagem com o Oystercard consideravelmente menor do que comprar um nico bilhete de papel com dinheiro. Os preos variam dependendo da distncia percorrida, quer em nibus ou metr, e da hora do dia. Sistema de Pagamento Pr-Pago (Pay-as-you-go) Voc pode carregar o seu Oystercard com crditos nas mquinas autmticas ou bilheterias nas estaes de metr ou. Esse crdito deduzido do seu carto cada vez que voc entrar em um servio de transporte. A tarifa calculada com base no seu incio e pontos finais. O Pr-Pago muito mais barato do que pagar em dinheiro por cada viagem. Por exemplo, uma viagem nica de metr paga em dinheiro na Zona 1 de R $ 4,50, enquanto que com um Oystercard custa 2.10. Alm disso, a tarifa de nibus em dinheiro 2,40, enquanto com Oystercard 1,40. Se voc est pretendendo fazer muitos percursos em Londres, ento um Travelcard de um dia muito mais barato e oferece todo um dia de acesso gratuito nos transportes pblicos de Londres. Ele vai custar 7,70 para qualquer pessoa com mais de 15 anos.

Oyster tambm tm um teto de cobrana dirio do valor do Travelcard de 1 dia, ento o preo das viagens dentro de um dia nunca exceder o preo do travelcard de 1dia. A quantidade de crditos pr-pagos deduzido do seu Oystercard em um dia limitado pelo custo do bilhete dirio de papel apropriado (Travelcard de 1 dia) para as zonas que voc percorreu. Para a zona 12 de $ 7,00 ( 8,80, de segunda a sexta-feira, antes das 09:30). Sistema de Travelcards Um Travelcard pode ser carregado em um Oystercard ou pode ser comprado como um bilhete de papel. Travelcard de 1 dia - Zonas 1-2 - a qualquer hora: 8,00, Fora do horrio de pico: 6,60 Travelcard de 7 dias - Zones 1-2 - 28,50 Travelcard mensais Zonas 1-2 - 106,00 Travelcard anuais Zonas 1-2 - R $ 1.104,00 Os preos acima so preos Adultos e apenas para as zonas 1 e 2. Para uma lista mais abrangente dos preos, visite o site TFL. Os Travelcards semanais ou para perodos mais longos podem ser adquiridos em todas as bilheteiras das estaes de metr. Estes podem ser usados em qualquer metr, DLR, nibus, trem de superfcie, trem urbano ou bonde. Voc tem que selecionar um intervalo de zonas quando voc compr-lo, numeradas de 1-6. Se acontecer de voc precisar viajar para fora da zona, voc pode usar o pr-pagamento (ver acima) para fazer a diferena. AS ZONAS TARIFRIAS DE LONDRES

Validade A tabela a seguir resume a validade dos bilhetes diferentes que voc pode usar em Oyster.
Trem de Superfcie Sim Trem Expresso Bonde para Aeroportos Sim No

nibus Pay-as-you-go (pr-pago) Travelcard Passe de nibus Sim

Metr Sim

Trem Sim

DLR Sim

Sim

Sim No

Sim No

Sim No

Sim No

Sim Sim

No No

Sim

Metr:

Passes de nibus (e bonde) esto disponveis apenas para perodos de 7 dias ou mais. Travelcards so vlidos apenas para as zonas que voc comprou .

Mapas de metro esto disponveis gratuitamente a partir de qualquer estao, na maioria dos escritrios de turismo e so afixados nas estaes. O metr composto de 11 linhas cada uma com um nome tradicional e uma cor padro no mapa do metro. Muitas linhas tm vrios ramos ao invs de correr ponto-a-ponto. Quase todas as estaes tm barreiras automticas do bilhete. Se voc pagar com Oystercard, basta mostar o seu carto na parte amarelo para abrir as barreiras (tanto na entrada como na sada). Se voc tem um bilhete de papel, insira-o face para cima na ranhura na parte frontal da mquina, e remova-o na parte de cima para entrar na estao. Se voc tem um bilhete de viagem nica, ele ser retido no porto de sada. Voc pode comprar bilhetes de papel nas estaes. Bilhetes de viagem nica possuem um alto preo (muitas vezes custando apenas um pouco menos de um Travelcard de 1 dia), de 4,50 para viagens dentro ou fora da zona 1 ou 3 para viagens fora da Zona 1. Tarifas Oyster simples so cobradas pelo nmero de zonas da cidade cruzadas, a partir de 2,00 para uma zona at 5,50 para 6 zonas. Travelcards de papel vlidos para 1 dia, 3 dias ou 7 dias tambm esto disponveis e tambm pode ser usado em nibus, trens ou bonde. Eles esto com preos por zonas: um Travelcard de 1 dia para zonas 1-2 custa 8,80 (para qualquer momento do dia). nibus: Os nibus so geralmente mais rpido do que tomar o metr para viagens de curta durao (menos de um par de paradas de metr), e fora do centro de Londres, provvel que voc estar mais perto de uma parada de nibus do que de uma estao de metr. Voc nunca est longe de um nibus. Sinais amarelos indicam que voc deve comprar o seu bilhete antes de embarcar. Voc deve ter um carto de Pay-as-you-go Oyster, travelcard, passe de nibus, ou ter comprado um bilhete de ida a partir de uma mquina no ponto de nibus. A partir de 11 anos de idade, voc deve mostrar um carto Oyster em nibus, mas as viagens so gratuitas. Falha para mostrar um Oyster significa uma tarifa de 2,40. Ao contrrio do sistema de metr, bilhetes de uma viagem no permitem que voc se transfira a diferentes nibus. Cuidado, o nibus uma forma muito mais lenta de contornar Londres do que o sistema de metr devido ao congestionamento pesado de Londres ao longo do centro da cidade. Se voc est com pressa para chegar a algum lugar seria recomendvel que voc tome o metr.

Trem Urbano: Servios ferrovirios suburbanos de Londres so operados por vrias empresas privadas em contratos com o governo e, principalmente, operados no sul da cidade, longe das principais atraces tursticas. Apenas uma linha (Thameslink) percorre o centro de Londres - em um eixo norte-sul. No h uma estao central - em vez disso, h doze principais estaes espalhadas por toda a borda da rea central. Desde 2 de janeiro de 2010, Oystercards pr-pagos so aceitos em todas as rotas dentro de Londres, zonas de viagem 1-6. Existem servios ferrovirios expressos para os aeroportos, mas no aceitam no Oystercards. Trem de superfcie (Overgorund): operado pelo TfL da mesma forma que o metr, inclusive com igual logotipo (exceto que laranja) nas estaes e com plena aceitao de Oystercards. London Overground aparece no mapa do metr como uma linha laranja e servios executados em subrbios no norte de Londres, de leste a oeste. Servios Overground pode ser um atalho til para atravessar a cidade, contornando o centro.

Bondes (Tramlink): Tramlink, inaugurado em 2000, o primeiro sistema de bonde moderno a operar em Londres, na parte sul da cidade, que mal servida pelo metr e carece servios ferrovirios.

Bicicletas: Excelentes mapas gratuitos das ciclovias podem ser obtidos a partir de suas estaes de metro locais, loja de bicicleta, ou encomendados on-line. Londres oferece agora um sistema de aluguel de bicicletas em toda a cidade, operado pela Transport for London. Para uma carga horria, as bicicletas podem ser contratados a partir de estaes de aluguer automatizados ao redor da cidade.

A maioria das principais ruas em Londres ter uma via vermelha (indicado pelo asfalto pintado de vermelho), que restrita a nibus, txis e bicicletas. H muitos pontos de nibus nas rotas vermelhas. Ciclovias exclusivas so raras. Levar bicicletas em trens muito limitado, em Londres, devido superlotao. Bicicletas no-dobrveis podem ser levadas apenas em sees limitada da rede de metr, em sua maioria apenas nas sees acima do solo fora de horrios de pico. Por esta razo, as bicicletas dobrveis so cada vez mais populares. H um mapa mostrando isso no Transport for London website. Taxis: Os txis pretos so os nicos autorizados a pegar as pessoas na rua. Os motoristas devem passar por um exame rigoroso das ruas do centro de Londres, conhecido como "O Conhecimento", a fim de ser licenciado para dirigir um txi preto (nem sempre so pretos). Isto significa que podem supostamente navegar para quase qualquer rua de Londres sem referncia a um mapa. Eles so uma opo de transporte barato, se h cinco passageiros, eles no cobram extras, e tm um custo mnimo de 2.20. Minitaxis: So carros normais que so licenciados que geralmente cobram uma tarifa fixa para uma viagem, acordada antes de entrar no carro. Normalmente, so mais baratos do que os txis pretos, embora no necessariamente no caso de viagens curtas. Devem exibir uma licena da Transport For London (TFL) na janela da frente. DLR Docklands Light Railway (DLR) uma rede de trens leves operacional no leste de Londres, e corre acima do solo.

Carros: A menos que voc tenha uma deficincia, no h nenhuma boa razo para se dirigir um carro no centro de Londres. Motoristas de carro devem estar cientes de que a conduo para o centro de Londres nos dias teis durante as horas de luz do dia incorre em uma taxao pesada. A Taxa de Congestionamento para Londres Central de 8 se paga no mesmo dia, ou 10 se paga dia seguinte. Deixar de pagar a taxa at a meia-noite do prximo incorre em multa automtica de 80. Cmeras e unidades mveis registram com alta preciso e identificam os nmeros das placas e detalhes de todos os veculos que entram na zona de congestionamento.

Alm disso, difcil (e caro) para estacionar. Estacionamento durante a semana e no sbado tambm podem significar uma despesa considervel nas taxas de estacionamento sem falar que a indstria da multa se tornou uma fonte de renda para as prefeituras guranecidas por exrcitos de guardas de trnsito. Pessoas com deficincia podem dirigir seus carros registrados gratuitamente. Motocicletas e scooters: So bastante comuns em Londres, como eles podem ultrapassar carros parados, normalmente podem ser estacionadas gratuitamente e esto isentas de Taxas de Congestionamento. Barcos: A viagem pode ser mais lenta e um pouco mais cara do que viajar de metr. So operados por empresas privadas e tm um sistema de bilhetagem separado do resto do transporte de Londres, no entanto, se voc tem um Travelcard voc recebe um desconto de 33% na maioria dos bilhetes de barco. (adaptado e traduzido de http://wikitravel.org/en/London)

Anda mungkin juga menyukai