Anda di halaman 1dari 24

31

Guia do utilizador

ol

ndice
1. Antes de comear 04 2. Teclas e funes 05 3. Configuraes de e-mail 06 4. Configuraes teis 16 5. BlackBerry Desktop Manager 20

03

1. Antes de comear
Ter uma soluo BlackBerry da tmn ter muito mais Com a soluo BlackBerry poder aceder ao e-mail em tempo real, navegar na internet, gerir o calendrio e a agenda, tirar fotograas de alta resoluo, fazer chamadas de voz, enviar sms, consultar e alterar cheiros, deixar-se guiar pelo GPS e muito mais. Receba os seus e-mails pessoais ou de trabalho num smartphone BlackBerry tmn, ao mesmo tempo que chegam ao seu computador, para trabalhar e divertir-se em qualquer lugar. Este guia ir ajud-lo a congurar as suas contas de e-mail, bem como um conjunto de opes teis que vo tornar ainda mais agradvel a experincia de utilizao do seu novo BlackBerry. Para usufruir de todas as vantagens da soluo BlackBerry dever aderir a um dos tarifrios disponveis, basta devolver tmn e atravs do envelope RSF, a proposta de adeso includa nesta embalagem, devidamente preenchida, acompanhada de cpia do BI e carto de contribuinte. Para mais informaes sobre os tarifrios disponveis, v at www.tmn.pt > BlackBerry, ou ligue 12030 a partir da rede tmn (custo de uma chamada tmn-tmn) ou 96 100 00 30 de outras redes (custo de uma chamada para a rede tmn).

04

2. Teclas e funes
Tecla Silncio Entrada de auscultadores Porta USB Tecla Menu Tecla Enviar Tecla de convenincia esquerda Abre uma aplicao atribuda Ranhura do carto de suporte Trackball Tecla Enter Tecla Alt Introduz o caracter alternativo de uma tecla Tecla Shift esquerdo Capitaliza as letras Tecla Shift direito Capitaliza as letras Tecla Smbolo Abre a lista de smbolos Tecla de volume Ajusta o volume durante uma chamada Tecla Escape Tecla Terminar/Desligar Tecla de altifalante Activa/desactiva o altifalante durante uma chamada Tecla de convenincia direita Abre a cmara Tira uma fotografia Tecla Retrocesso/Eliminar

05

3. Conguraes de e-mail
O servio BlackBerry da tmn est disponvel em duas verses que diferem no formato de sincronizao do e-mail: A BlackBerry Internet Service (BIS), para uma utilizao pessoal e profissional do e-mail; B BlackBerry Enterprise Server (BES), destinado a empresas. Poder configurar as contas de e-mail pessoal/profissional quer atravs do PC quer atravs do seu BlackBerry. Siga as instrues que se seguem, de acordo com o servio BlackBerry que escolheu.

A BlackBerry Internet Service (BIS)


Permite congurar at 10 contas de e-mail pessoal (ex: Sapo, Hotmail, Gmail, entre outros) ou contas de e-mail prossional que estejam disponveis para aceder via webmail, tudo isto em mobilidade e em tempo real. O servio BIS permite sincronizar apenas os e-mails. Atravs do PC Atravs do site web de gesto das contas de e-mail BIS www.tmn.blackberry.com.
06

Aceda ao endereo e faa login. Se um utilizador novo dever seleccionar a opo Criar nova conta.

Aps ter criado a sua conta de acesso, dever no painel principal seleccionar a opo Configurar conta.

No assistente de congurao introduza os dados da sua conta de e-mail.

07

Clique em Prximo para concluir a congurao da conta de e-mail. Ir receber uma mensagem de sucesso e ser redireccionado para o painel principal onde poder continuar a adicionar contas de e-mail ou a gerir as existentes at um limite de 10 contas. Assim que concluir, um novo cone ser criado instantaneamente no seu BlackBerry com o nome da sua conta de e-mail. Para consultar a conta de e-mail no seu BlackBerry, clique na tecla menu e seleccione o cone com o nome da respectiva conta de e-mail.

Atravs do seu BlackBerry

No menu principal escolha o item Configurao. No assistente de congurao introduza os dados da sua conta de e-mail.

No menu de congurao seleccione a pasta E-mail Settings.

08

Se um utilizador novo dever seleccionar a opo Criar nova conta. Se j tiver a conta criada efectue o login com o seu User Name e a respectiva Palavra Passe.

Coloque o endereo da conta de e-mail que pretende congurar.

Aceite os termos e condies.

09

Ir aparecer uma mensagem da criao da conta de e-mail com sucesso. Clique em OK.

Na pgina Services Email Accounts poder congurar outras contas de e-mail at um limite de 10 contas.

No ecr principal pode ver a sua nova conta de e-mail criada.

10

Na nova caixa de e-mail congurada ir receber um e-mail de sucesso na activao da sua conta.

B BlackBerry Enterprise Server (BES)


Permite aceder ao e-mail empresarial atravs da integrao com Microsoft Exchange, Lotus Notes ou Novell Groupwise, sincronizando todo o contedo da sua caixa de correio empresarial e-mail, contactos, calendrio, notas e tarefas. Adicionalmente, permite tambm congurar at 10 contas de e-mail pessoal. Para activar a conta de e-mail empresarial necessrio introduzir uma chave de activao que ser fornecida pelo administrador do servidor da sua empresa. Cada chave de activao corresponde a uma licena de utilizador.

11

Para congurar a sua conta de e-mail empresarial, siga os passos:

No menu principal escolha o item Opes.

Clique em Opes avanadas.

12

Seleccione o campo Activao empresarial.

Coloque o endereo da conta de e-mail empresarial que pretende congurar e a respectiva palavra-passe que recebeu do administrador do servidor da sua empresa. As passwords de activao tm uma validade de 48h. Aps completar os campos, clique na tecla Menu e seleccione a opo Activar. Aguarde enquanto decorre o processo de activao. Assim que ficar concludo, a opo Estado passar para Activo.

13

No item Mensagens poder consultar os seus e-mails empresariais em tempo real.

Dicas para utilizao do e-mail


Como criar um e-mail? 1. Escolha a conta de e-mail a partir da qual pretende enviar um e-mail, seleccionando o respectivo cone no menu completo. 2. Clique na tecla Menu e escolha a opo Escrever mensagem de correio electrnico. 3. Insira o endereo de e-mail, o assunto e o contedo. Como responder a um e-mail? 1. Escolha a conta de e-mail a que pretende aceder, seleccionando o respectivo cone no menu completo. 2. Abra o e-mail pretendido clicando na trackball, em seguida clique na tecla Menu e escolha a opo Responder ou Responder a todos.
14

Como apagar um e-mail? 1. Escolha a conta de e-mail que pretende aceder, seleccionando para tal o respectivo cone. 2. Seleccione o e-mail pretendido clicando na trackball, em seguida clique na tecla Menu e escolha a opo Eliminar. Em alternativa poder clicar na tecla Del. 3. Escolha se pretende apagar o e-mail apenas no BlackBerry ou no BlackBerry e no PC simultaneamente. Caso seleccione a 1 opo, os e-mails iro permanecer na caixa de correio do seu PC. Como abrir um anexo? 1. Para aceder s opes de visualizao disponvel, dever clicar na tecla Menu. 2. Seleccione com a trackball o e-mail pretendido, em seguida clique na tecla Menu e escolha a opo Abrir anexo.

15

4. Conguraes teis
Organizar cones no ecr principal
No ecr principal do seu equipamento, poder escolher 6 atalhos e denir a ordem com que os mesmos aparecem, efectuando os seguintes passos: 1. Os primeiros 6 cones no menu completo so os que iro aparecer no ecr principal. Aceda ao menu completo e clique na tecla Menu. 2. Posicione o cursor sobre o cone que pretende mover, clique na tecla Menu e seleccione a opo Mover. Depois, basta arrastar o cone para a posio pretendida com a ajuda da trackball.

Criar cones separados das caixas sms e e-mail


Por norma nos BlackBerry, as caixas de e-mail e sms esto unidas. Para separar as duas caixas: 1. Clique na tecla Menu. 2. Seleccione o cone Mensagens clicando na trackball. 3. Clique na tecla Menu e escolher Opes. 4. Escolha Opes gerais, a opo Caixa de entrada de SMS e correio electrnico deve estar no modo Separadas. 5. Para sair, dever clicar na tecla escape e seleccionar Guardar.
16

Definir tempo de guarda das mensagens


1. Clique na tecla Menu. 2. Seleccione o cone Mensagens clicando na trackball. 3. Clique na tecla Menu e escolha Opes seguido de Opes gerais. 4. Na opo Manter mensagens dena o tempo que pretende manter as mensagens guardadas. Esta congurao aplica-se s mensagens de e-mail e aos sms.

Definies gerais da conta de e-mail


Esta opo permite congurar individualmente cada conta de e-mail. 1. Clique na tecla Menu. 2. Seleccione o cone Mensagens clicando na trackball. 3. Escolha Opes seguido de Definies do correio electrnico. 4. Escolha qual a conta de e-mail que pretende congurar, clicando em Servios de mensagens. Nesta rea poder denir se pretende activar a recepo de e-mails, pedir recibos de entrega e de leitura ou ainda enviar aviso de recepo de leitura. No caso de contas empresariais poder ainda denir uma assinatura tipo ou ainda gerir o assistente Out of Office.

17

Definir o tipo de interaco entre o smartphone e o PC (apenas contas empresariais)


Por forma a garantir que as aces so replicadas entre o smartphone e a caixa de e-mail, existe a necessidade de denir uma prioridade entre os dois. Esta opo permite congurar individualmente cada conta de e-mail. 1. Posicione o cursor sobre a conta de e-mail pretendida e clique na trackball. 2. Clique na tecla Menu e seleccione Opes seguido de Reconciliao do correio electrnico. 3. Escolha qual a conta de e-mail que pretende congurar, clicando em Servios de mensagens. 4. Eliminar: cada vez que eliminar um e-mail este pode ser eliminado apenas no dispositivo ou na caixa de correio e no dispositivo ao mesmo tempo. Ainda pode escolher a opo em que sempre que eliminar uma mensagem -lhe perguntado onde pretende eliminar. 5. Reconciliao sem fios: permite ligar/desligar a sincronizao sem os. Caso seleccione a opo Desligado apenas poder sincronizar via cabo com o PC 6. Em conflito: dene a quem atribuda prioridade em caso de conito. Por norma esta opo est seleccionada para a caixa de correio.

18

Configuraes de browser
1. Clicar na tecla Menu. 2. Seleccionar o cone Browser clicando na trackball. 3. Escolha Opes. 4. Configurao do browser: permite denir opes de visualizao de pginas, bem como a home page do browser. 5. Propriedades gerais: permite denir qual o tipo de ligao que pretende utilizar para navegar na internet. Existem 4 opes Internet Browser, tmn i9, Browser de hotspots* ou ainda Browser BlackBerry. A diferena reside no tipo de ligao que utilizada para aceder internet, sendo aconselhado seleccionar o Browser BlackBerry ou o Internet Browser. Poder ainda denir opes gerais e de visualizao do browser. 6. Operaes de cache: permite apagar o contedo que cou na memria cache do browser. Caso surja alguma dvida, poder abrir o software de ajuda clicando no cone Help.

No caso de o seu BlackBerry ter conectividade Wi-Fi.


19

5. BlackBerry Desktop Manager


Para facilitar a ligao entre PC e smartphone, est disponvel o software BlackBerry Desktop Manager. O download deste software poder ser feito em www.tmn.pt na rea Servios > E-mail > BlackBerry.

Este software permite , atravs da ligao por cabo entre o PC e o seu BlackBerry, realizar as seguintes operaes: Instalao de aplicaes e upgrades no seu BlackBerry; Transferncia de dados entre smartphones BlackBerry ou entre PC e o BlackBerry ; Criar cpias de segurana e restaurar os dados do seu BlackBerry ; Gerir e transferir cheiros multimdia para o seu BlackBerry ; Denir conguraes de sincronizao, e-mail, agenda, entre outros; Sincronizar certicados e chaves privadas.

20

Aplicaes
A tmn disponibiliza-lhe um mundo de aplicaes gratuitas que vo tornar ainda mais completa e exclusiva a utilizao do seu BlackBerry. O portal est dividido por reas temticas: O que existe de novo Notcias e Meteorologia Informao Desporto Financeira Redes sociais Jogos E muito mais

Os exemplos mais comuns de aplicaes que poder ter no seu BlackBerry so: Windows Live Messenger Google Talk FaceBook MySpace Flickr Notcias CNN Para conhecer em detalhe todas as aplicaes disponveis para o seu BlackBerry v at mobile.blackberry.com no browser do seu BlackBerry .
21

Bloomberg Online Google Search ESPN CNET Engadget

Exemplo de como instalar uma aplicao Windows Live Messenger: 1. Aceda ao portal mvel BlackBerry e na rea IM & Social Networking faa o download gratuito da aplicao. 2. Aps terminar a instalao clique na tecla Menu. 3. Seleccione o cone da aplicao. 4. Insira o e-mail e a sua password. Caso o seu e-mail ou password tenham caracteres especiais como _ ou ou . dever clicar na tecla alt. 5. Aps colocar todos os elementos, dever clicar em sign in tal como faz no seu PC. 6. Poder escolher as opes de Save Password ou de Automatic sign-in. 7. Para fechar a aplicao clique na tecla Menu e escolha a opo sign out. Se clicar na tecla voltar poder voltar para o ambiente de trabalho e a aplicao permanecer ligada.

22

at j.

1700102734-08.12.16

Apoio Tcnico 12 030 da rede tmn


(custo de uma chamada tmn-tmn)

96 100 00 30 de outras redes


(custo de uma chamada para a rede tmn)

BlackBerry, RIM, Research In Motion, SureType, SurePress e as marcas registadas, os nomes e logotipos relacionados so propriedade de Research In Motion Limited e esto registados e/ou so usados nos Estados Unidos e em pases de todo o mundo. Usados sob permisso de Research In Motion Limited.

Anda mungkin juga menyukai