Anda di halaman 1dari 7

TUTORIAL

Projetos utilizando o Assistente para Dialux Lighting

Introduo
O Dialux uma poderosa ferramenta para simulao de projetos luminotcnicos e, para que o usurio possa explorar as inmeras funes do software, recomendvel realizar um treinamento especfico para que esteja apto a realizar os projetos de iluminao com qualidade e confiabilidade. No entanto, o Dialux oferece tambm algumas opes de utilizao para usurios iniciantes com a ajuda de assistentes de projeto. Este tutorial vai abordar e auxiliar no desenvolvimento de um projeto utilizando o assistente para o Dialux Light, prprio para usurios iniciantes.

Trabalhando com assistentes


Se voc estiver usando o DIAlux pela primeira vez e voc no tem muita experincia com programas CAD, ns recomendamos que voc faa seus primeiros projetos com a ajuda dos assistentes DIAlux. O DIAlux sempre inicia com uma janela de boas vindas. Nessa janela voc dever clicar com o boto esquerdo do mouse sobre assistentes DIAlux (figura1). Caso voc no veja essa mensagem de boas vindas, voc tambm poder encontrar o assistente no menu Ficheiro / Assistentes.

Figura 1

Abaixo um exemplo de planejamento de projeto utilizando o assistente para o DIAlux Light. Selecione o cone DIAlux Light e clique em continuar.

Figura 2

Na tela de boas vindas (figura3), voc tem as informaes de introduo que voc encontrar neste assistente. Leia com ateno e clique em avanar para comear o seu projeto.

Figura 3

O prximo passo ser preencher as informaes bsicas do projeto (figura4), seu preenchimento opcional, porm muito importante, pois as informaes prestadas aparecero na legenda do projeto ao trmino do estudo luminotcnico. Aps o preenchimento clique em avanar.

Figura 4

Agora, deve-se preencher as informaes de ambiente (figura5), fatores de reflexo das paredes, fator de reduo ou manuteno, alm da escolha da luminria utilizando o PlugIn Lumicenter. Caso deseje criar ambientes irregulares, voc dever ativar o campo aplicar sala em L e definir a rea que dever ser recortada da sala.

Figura 5

Escolha a luminria que ser utilizada no projeto clicando em catlogos/catlogos DIAlux e selecione o plugin Lumicenter Lighting, conforme demonstrado na figura7. Com o plugin aberto voc poder inserir a luminria escolhida para dentro do programa clicando em adicionar produtos selecionados para o projeto dialux.

Figura 6

Figura 7

Na tela clculos e resultados (figura8), deve ser definido o quantitativo de luminrias para o ambiente, levando em considerao a iluminncia (LUX) desejada. Voc poder definir o quantitativo de luminrias atravs do preenchimento do campo em planeado que a quantidade de LUX que voc deseja no ambiente ou atravs do preenchimento distribuio horizontal, informando as quantidades de linhas e colunas que as luminrias sero aplicadas. Aps o preenchimento de todos os campos, clicar em calcular para se obter o resultado, caso fique satisfeito com o resultado obtido, clique em avanar.

Figura 8

Note que aps seguir os passos anteriores, automaticamente o DIAlux criar o ambiente tambm em 3D, conforme figura9, para que voc possa, se desejar, continuar o projeto utilizando o DIAlux profissional (cone vermelho), que permite adicionar mobilirio, texturas, visualizar os ambientes em 3D e obter uma visualizao mais realstica. No entanto, a utilizao do mdulo profissional requer, para os usurios, maiores conhecimentos em luminotcnica e ferramentas CAD, alm de inmeras ferramentas que requerem um treinamento especfico para a sua utilizao de forma correta e confivel.

Figura 9

Na janela de emisso de resultados voc possui diversas opes para obter os relatrios, assim como imprimir, exportar em PDF ou salvar o projeto e formato original as folhas de relatrios pr selecionadas.

Figura 10

Pronto, de uma maneira rpida, fcil e intuitiva, voc criou um estudo luminotcnico com resultados 100% confiveis e com relatrios completos. Clique em concluir para finalizar o assistente de projeto.

Figura 11

Anda mungkin juga menyukai