Anda di halaman 1dari 3

4.

Abordagem Multiprossional
A necessidade de trabalho multiprossional nos cuidados com a sade reconhecida por todos e vem sendo incorporada de forma progressiva na prtica diria. Treinados durante a formao para atuar individualmente, os prossionais de sade vivem uma fase contraditria na qual, mesmo sabendo o que melhor, se vem com diculdades e pudores para denir limites, interseces e interfaces. Este um trabalho necessrio, que exige coragem, determinao e contnua autocrtica para que os objetivos sejam atingidos66-71. A hipertenso arterial um excelente modelo para o trabalho de uma equipe multiprossional. Por ser uma doena multifatorial, que envolve orientaes voltadas para vrios objetivos, ter seu tratamento mais efetivo com o apoio de vrios prossionais de sade72. Objetivos mltiplos exigem diferentes abordagens, e a formao de uma equipe multiprossional proporcionar essa ao diferenciada71-78, ampliando o sucesso do controle da hipertenso e dos demais fatores de risco cardiovascular. Prevenir e tratar a hipertenso arterial envolve ensinamentos para o conhecimento da doena, de suas inter-relaes, de suas complicaes e implica, na maioria das vezes, a necessidade da introduo de mudanas de hbitos de vida. A aquisio do conhecimento fundamental, mas apenas o primeiro passo. A implementao efetiva das mudanas lenta e, por dependerem de medidas educativas, necessitam de continuidade73-75. Devem ser promovidas por meio de aes individualizadas, elaboradas para atender s necessidades especcas de cada paciente, e de aes coletivas de modo a ampliar o campo de ao e apresentar a melhor relao custo-benefcio, podendo, assim, ser mantidas a longo prazo76,77. O trabalho da equipe multiprossional contribuir para oferecer ao paciente e comunidade uma viso mais ampla do problema, dandolhes conhecimento e motivao para vencer o desao e adotar atitudes de mudanas de hbitos de vida e adeso real ao tratamento proposto com base no risco cardiovascular global71-79,80 (B). Haver favorecimento de aes de pesquisa em servio. Como vantagem adicional, teremos o crescimento prossional no servio como um todo (C).

Aes comuns equipe multiprossional


Promoo sade (aes educativas com nfase em mudanas do estilo de vida, correo dos fatores de risco e produo de material educativo). Treinamento de prossionais. Aes assistenciais individuais e em grupo de acordo com as especicidades; participao em projetos de pesquisa81.

Aes especcas individuais


As aes especcas denidas pelas diretrizes de cada prosso devem obviamente ser respeitadas. Nas situaes e circunstncias em que houver superposies de funes, isso deve acontecer de maneira natural e s ser possvel se houver harmonia entre o grupo, estabelecimento de regras claras e perfeita uniformidade de linguagem. O processo educativo lento, as mudanas de atitudes so demoradas, e a comunicao clara, objetiva e equilibrada crucial para o alcance das metas 75,81. Consulta mdica (ver avaliao clnico-laboratorial). Responsabilidade pelo diagnstico e pelas condutas teraputicas. Avaliao clnica dos pacientes pelo menos duas vezes por ano. Apoio aos demais membros, quando necessrio72,73 (B). Administrao do servio. Encaminhamento de pacientes e delegao de atividades a outros prossionais quando necessrio (B). Consulta de enfermagem72,82,83: Medida da presso arterial com manguito adequado circunferncia do brao; medida de altura e peso com roupas leves e sem sapatos, medida da circunferncia da cintura e quadril e clculo do ndice de massa corporal; Investigao sobre fatores de risco e hbitos de vida; Orientao sobre a doena e o uso regular de medicamentos prescritos pelo mdico; Orientaes sobre hbitos de vida pessoais e familiares. Acompanhamento do tratamento dos pacientes hipertensos; Encaminhamento ao mdico pelo menos duas vezes ao ano e com maior freqncia nos casos em que a presso no estiver devidamente controlada ou na presena de outras intercorrncias. Administrao do servio. Delegao e superviso das atividades do tcnico/auxiliar de enfermagem73,84-87 (B). Consulta de nutrio: Medida da presso arterial com manguito adequado circunferncia do brao; medida de altura e peso com roupas leves e sem sapatos, medida da circunferncia da cintura e quadril e clculo do ndice de massa corporal; Anamnese alimentar, avaliando freqncia, quantidade e qualidade de alimentos, intolerncias e alergias alimentares88;

Participao do mdico

Participao do enfermeiro

4.1. Equipe Multiprossional


A equipe multiprossional pode ser constituda por todos os prossionais que lidem com pacientes hipertensos: mdicos, enfermeiros, tcnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionistas, psiclogos, assistentes sociais, professores de educao fsica, sioterapeutas, musicoterapeutas, farmacuticos, funcionrios administrativos e agentes comunitrios de sade. Os membros de um grupo multiprossional devem trabalhar de acordo com os limites e especicidades de sua formao, e respeitada esta especicidade, necessitam conhecer a ao individual de cada um dos outros membros66,68,69,71,73,74,80,81. Alm disso, cada local de trabalho deve adequar-se sua realidade. Deve car claro que no h necessidade de todo esse grupo para a formao da equipe.

Participao da nutricionista

Principais vantagens desse tipo de atuao


O nmero de indivduos atendidos ser maior; a adeso ao tratamento ser superior; cada paciente poder ser um replicador de conhecimentos e atitudes.
17

Abordagem Multiprossional

Diagnstico nutricional; Prescrio e orientao especca da dieta, considerando aspectos socioeconmicos, culturais e ambientais, com ensinamentos que possibilitem preparaes alimentares saborosas, prticas e saudveis; identicao dos alimentos diet e/ou light e do teor de sdio existente nos alimentos processados87,89,90; Avaliao da interao de alimentos e/ou nutrientes com medicamentos89. Seguimento da evoluo nutricional. Educao nutricional87-90 (B).

Participao do musicoterapeuta66,68,69,71,74,91 Atividades em grupo para trabalho musicoteraputico visando adoo de hbitos saudveis e diminuio do estresse.
Recepo dos pacientes71,73,74. Controle e agendamento de consultas e reunies73,74(C).

Participao de funcionrios administrativos

Participao do psiclogo73,75,76,91-93 Consulta de psicologia: Avaliao e tratamento de aspectos emocionais que interram na qualidade de vida do paciente, seu nvel de estresse e adeso ao tratamento global da hipertenso arterial73,75,76,91-93; Avaliao de como o paciente processa a informao quanto sade, para que o mtodo de comunicao com ele seja devidamente individualizado e o plano de mudanas de hbitos de vida, mantido73. Atendimento a familiares, para facilitar as mudanas de hbitos de vida do grupo familiar e a adeso ao tratamento. Treinamento de controle de estresse. Trabalho sistemtico junto equipe com o objetivo de promover o entrosamento e a harmonia entre todos, com o objetivo de que o grupo, de fato, constitua-se em uma equipe multiprossional 67,76,93.
Entrevista social para identicao socioeconmica e familiar (visando a uma atuao preventiva), caracterizao da situao de trabalho e previdncia, e levantamento de expectativas sobre a doena e o seu tratamento72. Atualizao do cadastro de recursos sociais (para encaminhamento do atendimento das diculdades dos pacientes e familiares que possam interferir na teraputica)71. Desenvolvimento de atividades visando organizao dos pacientes em associaes de portadores de hipertenso arterial. Busca ativa de faltosos (B). Programao e superviso das atividades fsicas, presencial ou a distncia (individuais e em grupo) dos pacientes, aps consulta mdica, adequando-as s realidades locais e s caractersticas especcas de cada um94,95 (B). Programao e execuo de projetos de atividade fsica para preveno da hipertenso arterial na comunidade.

Participao de agentes comunitrios de sade67,69 Aes educativas primrias, visando promoo de sade. Busca ativa de faltosos. Sugesto de encaminhamento para unidades de bsicas de sade. Coleta de dados referentes hipertenso arterial, conforme impresso padronizado.

4.2. Aes em Grupo


As aes educativas e teraputicas em sade devem ser desenvolvidas com grupos de pacientes, seus familiares e a comunidade, sendo adicionais s atividades individuais. A equipe deve usar todos os recursos disponveis para orientao, educao e motivao a m de, modicando hbitos de vida, diminuir os fatores de risco cardiovasculares e incentivar o uso ininterrupto dos medicamentos, quando necessrios. Os recursos disponveis vo desde o contato individual at a utilizao de fontes de informaes coletivas, como reunies, palestras, simpsios, peas teatrais, folhetos, vdeos e msicas educativas. Devem ser sempre consideradas as particularidades regionais para a aplicao de qualquer um dos mtodos educativos. Nesse tipo de atividade, o paciente se identica com outros indivduos com problemas semelhantes, aprendendo a expressar seus medos e expectativas. Com isso, passa a compartilhar das experincias de todos, buscando solues reais para problemas de sade semelhantes aos seus72,76-78,97 (B). Atividades peridicas com a participao de todo o grupo para anlise crtica das aes desenvolvidas, acerto de arestas e novas orientaes, caso necessrias74 (C). Ter em mente que: trabalhar em equipe mais do que agregar prossionais de diferentes reas; s existe equipe quando todos conhecem os objetivos, esto cientes da necessidade de alcan-los e desenvolvem uma viso crtica a respeito do desempenho de cada um e do grupo.

Reunies com pacientes

Participao da assistente social

Reunies da equipe

Participao do professor de educao fsica

Participao do farmacutico Participao em comits para a seleo de medicamentos. Gerenciamento de estoque, armazenamento correto e dispensao de medicamentos. Promoo da ateno farmacutica ao paciente (orientao individual ou em grupo e acompanhamento do uso de medicamentos)72,96. Orientao quanto ao uso racional de medicamentos populao72,96. Participao do sioterapeuta66,68,69,71,74 Atendimento individual e em grupo aos pacientes encaminhados. Identicao e atuao sioteraputica sobre problemas que causem limitao s mudanas de hbitos de vida (dores limitantes, posturas etc).
18

4.3. Atividades que Devem Contar com a Participao da Equipe Multiprossional


Programas comunitrios
A equipe multiprossional deve procurar estimular, por meio dos pacientes, dos representantes da comunidade, de prossionais da rea de comunicao e da sociedade civil, o desenvolvimento de atividades comunitrias4. A criao de Ligas e Associaes de Portadores de Hipertenso Arterial uma estratgia que tambm pode aumentar a adeso do paciente ao tratamento institudo (B).

Abordagem Multiprossional

Atividades conjuntas (equipes/pacientes)


Devem ocorrer concomitantemente, reunindo diversas equipes multiprossionais e grupos de pacientes.

atendimento, para que tenha maior compreenso e, conseqentemente, maior adeso ao tratamento.

Sugestes para implantao do servio


Identicao da equipe multiprossional mnima possvel, de acordo com a realidade existente, e denio das tarefas de cada um. Fluxograma de atendimento: cada servio, de acordo com sua equipe, estabelecer uma estratgia, devendo estar a includas atividades individuais e/ou de grupo. Informao ao paciente sobre a rotina de

Aes administrativas Carto do paciente. Obrigatoriedade do registro de todos os dados do paciente em pronturio. Reunies peridicas da equipe buscando uniformizao de procedimentos e linguagem.

O que determina o bom funcionamento do grupo sua losoa de trabalho: caminhar unidos na mesma direo.

19

Anda mungkin juga menyukai