Anda di halaman 1dari 16

.

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto


Abril / 2006 ISBN 85-86686-36-0 Evoluo dos Processos de Normalizao Trabalho SIMP0112 - p. 86-101

ALVENARIA ESTRUTURAL: MTODO DOS ESTADOS LIMITES


STRUCTURAL MASONRY: METHOD OF THE STATES LIMITS
Avilla Junior, Jovair (1); Furlan Jnior, Sydney (2); Tancredo, Adriano de Oliveira (3); Figueiredo Filho, Jasson Rodrigues (4).
Engenheiros Civis Ps-graduandos na UFSCar. (jovair@avilla.com.br; astancredo@granadanet.com.br ).
(2), (4) 1), (3)

Professores Doutores, DECIV Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de So Carlos (sydney@power.ufscar.br; jassonf@power.ufscar.br).

Universidade Federal de So Carlos (UFSCar). Via Washington Luis, km 235, CEP 13565-905, So Carlos, SP. Fones: (16) 3351 8262, ramais 209 e 237.

Resumo
O desenvolvimento da alvenaria estrutural no Brasil ocorreu a partir da dcada de 70, ocupando hoje posio destacada com crescente utilizao. A mola propulsora deste crescimento foi a conscientizao de que se poderia aperfeio-la, no sentido de minimizar as suas patologias e melhorar as tcnicas construtivas e o clculo estrutural. Embora se tenha avanado bastante, ainda h muito a progredir. Uma das barreiras melhoria encontra-se na NBR 10837, verso do ACI 530, baseada no mtodo das tenses admissveis. A BS 5628 e o Eurocdigo-6 baseiam-se no mtodo dos estados limites, que permite uma previso da capacidade total resistente da estrutura frente s solicitaes impostas. A segurana avaliada a partir de diferentes fatores, que proporcionam um avano no projeto de estruturas. Este trabalho faz um estudo comparativo entre as normas supra citadas, avalia os limites impostos e apresenta estudo de caso real com alvenarias de espessura igual a 9cm, utilizando o Eurocode-6, sem o qual o empreendimento seria inviabilizado. Palavras-Chave: Alvenaria; Alvenaria Estrutural; Normaliza; Clculo estrutural; Projeto estrutural.

Abstract
The development of the structural masonry in Brazil occurred today from the decade of 70, occupying position detached with increasing use. The propeller spring of this growth was the awareness of that if it could perfect it, in the direction to minimize its phatology and to improve the constructive techniques and the structural calculation. Although if it has sufficiently advanced, still it has very to progress. One of the barriers to the improvement meets in NBR 10837, version of ACI 530, based in the method of the permissible tensions. 5628 BS and the Eurocdigo -6 are based on the method of the states limits, that front allows to a forecast of the resistant total capacity of the structure the imposed requests. The security guard is evaluated from different factors, that provide an advance in the project of structures. This work makes a comparative study between the norms supplies cited, evaluates the limits taxes and presents study of real case with mansory of thickness 9cm, using the Eurocode-6, without which the enterprise would be made impracticable. Keywords: Masonry, Structural Masonry, Normalization, Structural Analysis, Structural Design.

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

86

1 Introduo
A Alvenaria como material estrutural um mtodo construtivo muito antigo. As paredes de pedra e tijolos cermicos eram usadas desde a Antigidade, podendo-se citar, dentre as grandes obras executadas, as Pirmides do Egito, o Farol de Alexandria (280 AC), a Catedral de Reims (sculo XIII) e o Edifcio Monadnock (1890 -. 16 andares e 65 metros, em Chicago, com paredes de 1,80 metros de espessura). Entre 1900 e 1960, juntamente com o desenvolvimento industrial, novos materiais surgiram e ocuparam os espaos na construo (ao e concreto armado). A alvenaria foi relegada a uma posio secundria, frente versatilidade, esbeltez e desempenho destes novos materiais. Nos anos 50, ela ressurgiu na Europa, como estrutura no armada e como vedao. Nos EUA ela era normalmente utilizada com armadura, devido possibilidade de sismos. No Brasil a alvenaria demorou a ser utilizada. Em 1966 foram construdos os primeiros edifcios com blocos de concreto, de 4 pavimentos. A primeira obra de grande porte foi o Central Parque Lapa, um conjunto de 4 prdios com 12 andares, em alvenaria armada com blocos de concreto. Em alvenaria no-armada, em 1977 foram construdos edifcios de 9 pavimentos, com blocos slico-calcreo de espessura de 24 cm. Os primeiros empreendimentos empregavam tecnologia americana (blocos de concreto e armadura abundante), e foram marcados pela ocorrncia de muitas patologias. A utilizao decaiu at 1986, depois de muitas obras arrojadas terem sido executadas. Posteriormente aos blocos de concreto, surgiram os blocos slico-calcreo e os blocos cermicos para uso estrutural. Paralelamente, desenvolveu-se o processo para normalizao do uso da alvenaria estrutural pela ABNT. Nos anos 90 buscou-se o aperfeioamento do sistema, no sentido de se minimizar patologias, melhorar as tcnicas construtivas e o clculo estrutural, para se obter uma edificao de boa qualidade com reduo de custos (Parsekian & Furlan [1]).

2 Mtodo dos Estados Limites 2.1 Conceituao


O parmetro resistncia caracterstica define uma resistncia com 95% de certeza de ser alcanada, ou seja, apenas 5% das peas ensaiadas teriam resistncia inferior a este valor. Quando se realiza uma srie de ensaios, os valores encontrados se distribuem segundo uma curva de distribuio normal ou curva de Gauss (Figura 1). O ponto mximo na curva representa o valor mdio e a rea hachurada correspondente a 5% do total de ensaios limitada pelo valor da resistncia caracterstica. O Mtodo dos Estados Limites um mtodo semiprobabilstico que se baseia em valores caractersticos das aes e da resistncia dos materiais. Assim, a segurana obtida a partir destes valores, majorando-se ainda as aes e minorando-se as resistncias, atravs de coeficientes de ponderao. o mtodo empregado nas principais normas europias para dimensionamento da alvenaria estrutural, tais com o Eurocdigo 6 [2] e a norma inglesa BS 5628 [3]. No Mtodo das Tenses Admissveis a segurana considerada a partir de um coeficiente global, que minora a resistncia e majora as aes simultaneamente, relativamente aos seus valores mdios. Este mtodo ainda embasa os procedimentos de clculo da Norma Brasileira NBR 10837 - Clculo de alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto [4].

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

87

Figura 1: Curva de distribuio normal ou de Gauss A grande vantagem do Mtodo dos Estados Limites em relao ao Mtodo das Tenses Admissveis permitir uma melhor previso da capacidade resistente da estrutura em relao s solicitaes impostas, alm de possibilitar a avaliao independente de diferentes fatores, tais como o tipo de carregamento, o comportamento do material (tipo de ruptura, controle de qualidade na produo), a probabilidade de ocorrncia de cargas simultneas, o comportamento no linear (deformaes, fissuras), entre outros parmetros. Assim, pode-se contemplar no clculo as especificidades de cada situao. O Estado Limite ltimo (ELU) corresponde ao esgotamento da capacidade portante da estrutura como um todo ou de suas partes. Estados Limites de Servio (ELS) correspondem aos critrios relacionados funcionalidade e durabilidade.

2.2 Breve Comparao entre Normas


2.2.1 NBR 10837 [4] A norma brasileira ainda se baseia no mtodo das tenses admissveis, tendo como referncia a resistncia mdia do prisma. A tenso mxima admissvel considera um coeficiente global de segurana conforme as expresses abaixo, aplicados sobre a resistncia mdia de prisma devidamente minorada pelo coeficiente redutor R (coeficiente redutor devido esbeltez), que varia conforme a expresso: R = 1 - (h / 40t) 3. Os valores so apresentados abaixo, apenas para alvenaria no armada. adm = 0,2 . fp . R (paredes comprimidas) adm = 0,18 . fp . R (pilares comprimidos) O coeficiente de esbeltez calculado como indicado na expresso abaixo: = hef / tef 20 (alvenaria no armada) e tef 14cm; 30 (alvenaria armada), tef 14cm; hef = h (quando existir travamento no topo e base); hef = 2h (quando a extremidade superior estiver livre). 2.2.2 BS 5628 [3] A Norma Inglesa emprega o Mtodo dos Estados Limites. Os coeficientes parciais de segurana so determinados conforme os itens abaixo.
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 88

a) Para cargas (f): os valores variam entre 0,9 e 1, 6, tendo-se como base o valor de 1,4, como no concreto armado. b) Para os materiais (m): os valores variam de acordo com a qualidade do bloco e a qualidade da construo (Tabela 1). O bloco de qualidade especial quando se obtm nos ensaios (obrigatrios) o valor da resistncia caracterstica correspondente ao quantil de 2,5% (e no 5% como nos outros casos). A qualidade especial de construo obtida pela presena permanente de engenheiro especializado na obra, realizao de testes em todos os materiais e especial controle de qualidade da argamassa. Tabela 1: Coeficientes parciais de segurana m Bloco Especial Normal
.

Construes Especial 2,5 2,8 Normal 3,1 3,5

Os valores de resistncia caracterstica tambm so minorados pelo coeficiente redutor devido esbeltez. Os valores limites do ndice de esbeltez so mais flexveis que os adotados na norma brasileira. Admitem-se valores mximos at 27, exceto quando a espessura efetiva (tef) for menor que 90 mm, ou para edifcios de mais de 2 pavimentos. Ou seja, para pequenas edificaes (at dois andares) e p direito usual (2,70 metros), admite-se emprego de componentes de espessura efetiva igual a 10 cm. Os valores efetivos de altura e espessura tambm so considerados de forma mais favorvel, conforme expresses abaixo. hef = 0,75 h quando existir travamento reforado no topo e base (laje presente em pelo menos um dos lados da parede). hef = h quando existir travamento simples no topo e base (pavimentos e telhados de madeira corretamente fixados alvenaria). A segurana global considerada conforme expresso seguinte. (f x Pk ) / t ( x fP ) / m ( Pk = carga por metro linear)

Para f = 1,4 ; = 0,9 ; t = 19 cm ; m = 2,8 ; obtm-se: Pk / t fP / 4,35 = 0,23 fP

3 Eurocdigo 6 (mtodo dos estados limites) 3.1 Bases para o projeto


O Eurocdigo 6 [2] estabelece uma base genrica para o projeto de edifcios e de obras de construo em alvenaria simples, armada, protendida e confinada, executadas com os seguintes elementos de alvenaria, assentes de forma regular com argamassa de areia natural ou britada: blocos cermicos, blocos slico-calcreo, blocos de concreto com agregados correntes ou leves, blocos de concreto celular autoclavados e blocos de pedra artificial ou de pedra natural com forma regular. Os blocos podem ter furos na direo paralela ao plano de assentamento (furao horizontal) ou na direo normal ao plano de assentamento (furao vertical). Outras caractersticas importantes so os volumes dos furos, o volume e a rea de qualquer furo,
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 89

e a largura equivalente (entendida como a espessura dos septos interiores e exteriores, medida horizontalmente atravs da unidade de alvenaria e perpendicularmente face da parede de alvenaria). O tijolo macio a unidade de alvenaria cermica mais tradicional e geralmente apresenta dimenses reduzidas. Os tijolos perfurados so semelhantes aos tijolos macios, com uma percentagem pequena de furos (15-20%, normalmente verticais), tornando-o mais leve e econmico. A figura 2 mostra exemplos de tijolos e blocos.
Figura 2: Representao esquemtica

de alguns tipos de unidades de alvenaria cermicas: (a) tijolo macio, (b,c) tijolos perfurados e (c) bloco vazado. Fonte: LOURENO [5]. Assim, as unidades de alvenaria so classificadas em grupos (ver figura 3). De uma forma geral, blocos com percentual de furao 25% so classificados como unidades do Grupo 1. Blocos com percentual de furao entre 25% e 70% so classificados como unidades dos Grupos 2a, 2b ou 3. Exige-se que o percentual de furao no exceda 60% e que os septos exteriores possuam uma espessura mnima de 10mm. A tabela 2 mostra os requisitos exigidos para os componentes de cada grupo.

Figura 03: Exemplos da classificao de unidades de alvenaria de acordo com o Eurocdigo 6: (a) Grupo 1, (b) Grupo 2 e (c) Grupo 3. Fonte: Eurocdigo 6 [2]. Tabela 2 - Requisitos para os grupos de peas das alvenarias. Fonte: Eurocdigo 6 [2]
Grupos de peas de blocos cermicos 1
Volume dos furos (% do volume bruto) Volume de cada furo (% do volume bruto) rea de um furo Espessura combinada (% da largura total) 25 12,5

2a
> 25 at 45 12,5

2b
> 45 at 55 12,5

3
70 Limitado pela rea 2.800 mm2 exceto para peas de furo nico, que ser 18000 mm2

Limitada Limitada pelo Limitada pelo pelo volume volume volume

37,5

30

20

Os valores de clculo para as propriedades dos materiais so obtidos dividindo-se os valores de resistncia caracterstica por um fator de segurana parcial M. O Eurocdigo 6 [2] define os valores destes coeficientes parciais de segurana entre 1,7 e 3,0, em funo do controle de qualidade na fabricao das peas e do controle de qualidade na execuo
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 90

da alvenaria, conforme descrito a seguir e valores da tabela 3. apresentam os valores dos coeficientes de majorao das aes.

Na tabela 4 se

3.1.1 Categoria I de controle de fabricao das peas Produzido segundo um plano de controle de qualidade, com comprovao de resistncia compresso de cada remessa ensaiada (segundo a norma UNE-EN 772-1), com probabilidade 5% de se obter resistncias compresso menores que a especificada. 3.1.2 Categoria II de controle de fabricao das peas Quando o valor mdio da resistncia compresso das peas cumpre o especificado pela norma EN 771, mas no se cumprem os requisitos adicionais da categoria I. 3.1.3 Categoria A de controle da execuo das alvenarias - exigncias: - Controle tecnolgico dos blocos antes de sua utilizao; - Obra supervisionada continuamente por construtor experiente e treinado, com inspeo diria pelo engenheiro da obra. 3.1.4 Categoria B de controle da execuo das alvenarias - exigncias: - Obra supervisionada continuamente por construtor experiente e treinado, com inspeo diria pelo engenheiro da obra. 3.1.5 Categoria C de controle da execuo das alvenarias Quando no se cumpre algum dos requisitos estabelecidos para a categoria B. Tabela 3 Coeficientes parciais de segurana das propriedades dos materiais (M). Fonte: Eurocdigo 6 [2] Coeficiente parcial de segurana Categoria de execuo A
(Controle intenso) B C (Controle mdio) (Controle baixo)

m
Categoria de controle de fabricao das peas (segundo UNE 771-1) I II

1,7 2,0

2,2 2,5

2,7 3,0

BLOCOS

Tabela 4 Coeficientes parciais de segurana das aes nas estruturas de edifcios para situaes permanentes e transitrias. : Eurocdigo 6 [2] Aes permanentes Ao Var.Principal Ao Var.Secundria ProtenG Q Q dido Favorvel Desfavorvel 1,0 1,35 0 1,5 0 1,35 0,9 1,2

3.2 Resistncia normalizada compresso dos blocos ( fb )


A resistncia normalizada compresso dos blocos obtida a partir do ensaio num cubo de 100 mm seco ao ar. Esta resistncia pode ser obtida para qualquer tipo de bloco a partir da expresso abaixo, onde mc um fator de ajuste em funo da umidade e o fator de forma. fb = mc x (valor da resistncia compresso declarada pelo fabricante) x (1) Os blocos para alvenaria podem ser ensaiados nas condies secos ao ar ou saturados. O fabricante deve fornecer os resultados obtidos diretamente nos ensaios, indicando as
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 91

condies em que se realizaram. No caso da resistncia ser obtida em condies saturadas, mc = 1,2. No caso dos ensaios serem realizados em condies de seco ao ar, tal como definido na parte aplicvel da EM 771, ento o fator de converso no necessrio (i.e. mc = 1,0).

3.3 Resistncia compresso da argamassa ( fm )


Salientam-se as possibilidades de se adotar argamassas feitas em obra, argamassas prdosadas ou argamassas prontas. As argamassas prontas e pr-dosadas devem observar a EN 998-2, e podem ser fornecidas de acordo com a respectiva classe de resistncia. A argamassa produzida na obra pode ser especificada atravs da resistncia ou das propores dos elementos constituintes. Quando a argamassa for especificada atravs da resistncia, a valor da resistncia compresso em MPa deve seguir a letra M. Por exemplo M4 representa uma argamassa com 4 MPa de resistncia compresso. LOURENO [5] recomenda que a argamassa utilizada em alvenaria estrutural no deve ser inferior a M5. A tabela 5 mostra relaes entre traos usuais e classes de resistncia. Tabela 5 Relao entre traos usuais de argamassa e a classe de resistncia. Fonte: LOURENO[5]

3.4 Resistncia caracterstica compresso da alvenaria ( fk )


A resistncia caracterstica compresso da alvenaria simples pode ser obtida a partir de ensaios na alvenaria (de acordo com a EN 1052-1) ou da relao entre a resistncia caracterstica compresso da alvenaria simples com a resistncia compresso das unidades de alvenaria e da argamassa (conforme normas de cada pas). Ou ainda a partir da frmula abaixo. fk = K fb0,65 fm0,25 , com fm 20 MPa ou 2 fb; Sendo K uma constante que leva em conta as caractersticas do bloco. (2)

3.5 Resistncia caracterstica ao corte ( fvk )


A resistncia caracterstica ao corte da alvenaria simples tambm pode ser obtida a partir de ensaios (de acordo com a EN 1052) ou da relao entre a resistncia caracterstica ao corte e a resistncia caracterstica inicial ao corte da alvenaria, conforme normas especficas. Ou ainda conforme frmula abaixo. fvk0 + d fvk = menor entre 0,65 fb (3) Valor mximo tabelado

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

92

Onde fvk0 a resistncia ao corte sob compresso nula, d o valor de clculo da tenso normal ao plano de corte e fb a resistncia normalizada compresso das unidades para alvenaria, na direo perpendicular s juntas de assentamento. Existem frmulas especficas no caso de juntas verticais no preenchidas e juntas de assentamento descontnuas, no reproduzidas neste trabalho.

3.6 Resistncia caracterstica flexo da alvenaria ( fxk1 e fxk2 )


A resistncia caracterstica flexo da alvenaria simples deve ser determinada a partir de ensaios. No entanto, o projeto de norma atualmente em discusso j apresenta valores tabelados para esta resistncia, com plano de ruptura paralelo s juntas de assentamento (fxk1) e com plano de ruptura perpendicular s juntas de assentamento (fxk2). Estes valores variam entre um mnimo de 0,05 MPa para fxk1 e um mximo de 0,40 MPa para fxk2. Salienta-se que a resistncia flexo da alvenaria fxk1 deve ser utilizada unicamente para o clculo de paredes sujeitas a aes normais sua superfcie (por exemplo, o vento). O valor de fxk1 deve ser considerado igual a zero nos casos em que a ruptura da parede conduza a um colapso significativo ou perda completa da estabilidade global da estrutura.

3.7 Caractersticas de deformao da alvenaria


No dimensionamento pode-se admitir que o diagrama tenso-deformao da alvenaria tenha a forma parbola-retngulo. O mdulo de elasticidade da alvenaria pode ser obtido a partir de ensaios, de acordo com a EN 1052-1, calculado para o valor de um tero da carga mxima. No caso de no existirem resultados de ensaios disponveis, o mdulo de elasticidade pode ser admitido igual a 1000 fk, no caso do estado limite ltimo, e 600 fk no caso de estados limites de utilizao. Na ausncia de resultados de ensaios, o mdulo de distoro Ga pode ser tomado igual a 0,4Ea.

3.8 Anlise de segunda ordem


A introduo dos efeitos de segunda ordem feita mediante dois procedimentos. Incrementando-se o valor da excentricidade de primeira ordem (adio do efeito das imperfeies de execuo, denominada excentricidade acidental) e diminuindo-se a capacidade resistente das sees (atravs do fator redutor por esbeltez, somente nas sees correspondentes ao quinto central da parede neste caso o fator redutor maior, dependendo fundamentalmente da esbeltez, com uma funo exponencial que mostrada no anexo A da referida norma). As expresses para o clculo da excentricidade acidental e esbeltez so dadas a seguir: ea = hef / 450 (em mm); = hef / tef A altura efetiva da parede depende fundamentalmente das condies de restrio ao movimento nas suas extremidades, da eficincia das paredes transversais que atuam como elementos de travamento e da excentricidade da carga aplicada no topo. Estes efeitos esto considerados no fator , que reduz a altura real da parede, de acordo com a expresso seguinte (o fator varia conforme o nmero de bordas travadas). O valor da esbeltez limitado a 27, exigindo-se ainda que a espessura efetiva seja maior ou igual a 10 cm. hef = n.h (sendo h a altura real da parede).
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 93

(4)

3.8.1 Procedimentos para o calculo do fator de reduo n Resumem-se os procedimentos para as situaes usuais, entendendo em todos os casos que as lajes so de concreto armado. A considerao do efeito do travamento de uma parede por paredes transversais ligadas a ela feita da seguinte forma: comprimento da parede L 30 vezes a espessura da parede transversal as paredes transversais devem ter uma espessura menor que L/30, para serem consideradas como paredes de travamento; caso no seja atendido, deve-se utilizar no clculo o fator de reduo 2. parede com espessura t contraventada na base, no topo e com uma borda vertical com L 15 t, ou em duas bordas verticais com L 30 t, considerada como uma parede travada somente no topo e base. para parede contraventada na base, topo e bordas verticais, com h L, utiliza-se no clculo o fator de reduo 2. quando a parede apresentar as quatro bordas travadas, utiliza-se o fator 4, com duas situaes distintas: (6) (7)

h > L: 4 = 0,5L/ h, sendo L a distncia entre os eixos das paredes de travamento h L: 4 = 2 / [1 + (2 h / L)2 ] 2 = 0,75 se a excentricidade da carga no topo da parede 0,25 t; 2 = 1,0 se a excentricidade da carga no topo da parede > 0,25 t.

Das expresses deste item conclui-se que sempre que houver paredes transversais ligadas parede em anlise, situadas a uma distncia menor que a altura da parede, o calculo da sua esbeltez no depende da sua altura, sendo sempre a metade do valor da distncia entre as paredes transversais. Se h 3,5 L: 3 = 2 / [1 + (2 h /3 L)2] > 0,3 Se h > 3,5 L: 3 = 1,5L h L = distncia entre os eixos das paredes de travamento das bordas verticais. (8) (9)

3.9 Fator de reduo da capacidade resistente


Devido excentricidade de entrada da carga na seo, ela fica reduzida ao bloco de compresso que equilibra a carga, supondo distribuio uniforme de tenso. Um fator redutor se aplica s sees do topo e base da laje ou fundao, considerando a excentricidade total (de primeira ordem incrementada pela acidental). Com isso, determina-se a profundidade do bloco comprimido: c = 2 ( t/2 ei) Sendo:
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 94

(10)

c - profundidade do bloco comprimido; t - espessura da parede. O fator redutor da capacidade resistente da seo a relao entre c e t, dado pela seguinte expresso: i = 1 2ei/t Onde: i ei Mi Ni ehi ea t fator redutor da capacidade resistente no topo ou na base da parede; = Mi/Ni + ehi + ea 0,05t (excentricidade total no topo ou na base da parede); Momento fletor de clculo no topo ou na base proveniente da carga da laje; esforo normal de clculo no topo ou na base; excentricidade no topo ou na base devido a aes horizontais, se existirem; excentricidade acidental; espessura da parede. (11)

Nas sees do quinto central da parede, a reduo da capacidade resistente se deve excentricidade da entrada da carga incrementada pela excentricidade acidental, e pelos efeitos da fluncia e segunda ordem. A figura 04 mostra o esquema para clculo das excentricidades, de onde se obtm: - quinto central superior: - quinto central inferior: M (2/5H) = Msup (2/5).(Msup - Minf) M (3/5H) = Msup (3/5).(Msup - Minf)

Figura 4 Momentos para o calculo das excentricidades. Fonte: Eurocdigo 6 [2].

3.10 Verificao para cargas aplicadas no 1/5 central da parede


Os valores de em (excentricidade total no 1/5 central da parede) e ek (excentricidade por fluncia) so calculados conforme expresses abaixo. ek = 0,002 . (hef tef ) . (tem) , onde obtido na tabela 3.8 do Eurocdigo 6 emk = ek + em 0,05tef (12) (13)

Com as relaes: (emk / tef) e (hef / tef) , obtm-se o valor de m (fator de reduo por esbeltez, atravs da figura 4.2 do Eurocdigo 6 ). Procede-se a verificao final comparando o esforo solicitante de calculo (NSd) com o esforo resistente de calculo (NRd), onde NSd NRd, O valor de NRd calculado pela frmula abaixo:
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 95

Nrd = i . (fk / m) . t

(14)

4 Estudo de Caso
Trata-se de um condomnio fechado constitudo por 150 residncias trreas, situado na cidade de So Jos do Rio Preto-SP, conforme planta baixa do projeto arquitetnico mostrada na figura 05. Cada residncia tem rea igual a 58,20m2, e o empreendimento tem rea total de 8.730,00 m2. A obra foi executada por uma grande construtora que atua em todo o Brasil.
J01 1,20X1,20 1,00 J01 1,20X1,20 1,00 J01 1,20X1,20 1,00 J01 1,20X1,20 1,00

2,30

PLANTA BAIXA - ARQUITETURA

DORMITRIO 1
4,00

DORMITRIO 1

WC.1
J03

WC.1
80X80 1,40 1,20 J03

CIRCULAO

CIRCULAO

J03

80X80 1,40

2,10

2,10

1,20

1,20

WC.2
2,00

2,10

DORMITRIO 2
1,20X1,20 J01 1,00

ESTAR/JANTAR
5,25

ESTAR/JANTAR

DORMITRIO 2
J01 1,20X1,20 1,00

2,10

2,00

80X80 J03 1,40 3,15 2,48 2,48 3,15

J03

80X80 1,40

1,20X1,20 0,90

J02

Figura 5 - Planta baixa da residncia objeto de estudo Os carregamentos atribudos s paredes aqui analisadas constituem-se das cargas do telhado, das lajes de forro pr-fabricadas, do peso prprio das alvenarias e dos revestimentos. A parede central feita com blocos de dimenses 14x19x39 cm (divisria entre casas geminadas) e as demais paredes com blocos de dimenses 9x19x39 cm. Na composio do carregamento mais desfavorvel no foram consideradas as combinaes pouco freqentes, freqentes e quase freqentes, devido ao baixo valor do carregamento acidental (qk), aproximadamente 13% do valor total do carregamento.

4.1 Carregamentos das lajes


Peso prprio da laje = 0,20 tf/m2 Revestimento de teto = 0,05 tf/m2 Peso telhado = 0,08 tf/m2 Total das cargas permanentes gk = 0,33tf /m2 Total das Cargas Acidentais qk = 0,05tf/m2 Total das cargas permanentes + variveis = 0,38tf/m2 Valor de clculo das aes das lajes: qd = G . gk + Q . qk qd = 1,35 . 0,33 + 1,5 . 0,05 = 0,521tf/m2
96

1,20X1,20 0,90

J02

2,00

A/S

2,00

COZINHA

COZINHA

A/S

2,00

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

1,50

2,00

3,15

1,00

1,00

80X80 1,40

1,20

2,30 80X80 1,40

SUTE

SUTE

3,15 J03

2,48

2,48

3,15

3,15 1,50

WC.2

(15)

4.2 Peso Prprio das Paredes


alv = 1,5 tf/m3 Paredes espessura 9cm (acabada = 12cm) = 1,5 x 0,12 = 0,180 tf/m2 Paredes espessura 14cm (acabada = 17cm) = 1,5 x 0,17 = 0,255 tf/m2 pd = g . Pk par 9cm pd = 1,35. 0,18 = 0,243 tf/m2 par 14cm pd = 1,35. 0,255 = 0,344 tf/m2

4.3 Carregamentos finais nas paredes


A figura 06 mostra o esquema das paredes resistentes da edificao, com a modulao da primeira fiada, dimenses, sentido das lajes e aberturas. A tabela 6 mostra os valores dos carregamentos para as paredes as mais solicitadas (Par. 4, 9 e 15), considerando-se distribuio segundo esquema de paredes como isoladas, sem interao entre si.
PAREDES ISOLADAS
14

PAR. 03

0,69

1,20

1,765

PAR. 06

2,72

PAR. 02

0,91

1,20

PAR. 04 1,17

2,16

2,16

1,075

PAR. 05

PAR. 07

PAR. 08

PAR. 01

PAR. 09

3,555

0,85

3,07

Figura 6 Croqui com esquema das paredes e sentido de apoio das lajes Tabela 6 Carregamentos nas paredes isoladas
Parede N Par. 4 Par. 9 Par. 15 Carregamentos (paredes isoladas) Tef L Laj. Alv. Verga cm 9 9 9 (m) 1,17 3,555 2,4 Tf/m 1,77 0,57 1,33 Tf/m 0,66 0,66 0,66 Tf/m 0,05 0,25 0,13 Total Tf/m 2,48 1,48 2,12 Total Tf 2,90 5,25 5,09

4.4 Clculo
4.4.1 Categoria de fabricao e execuo Fabricao: categoria II Execuo: categoria C Tabela 3 M = 3,0 4.4.2 Requisitos para os grupos de peas (bloco cermico) das alvenarias, conforme tabela 2. Bloco cermico 14 x 19 x 39 rea bruta = 14 x 39 = 546 cm2 rea efetiva = 378 cm2 volume de vazios = (168 546) x 100 =30,8% grupo 2a
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 97

1,61

PAR. 10 0,975

1,20

PAR. 11 0,765

0,815

PAR. 14

0,91

2,375 1,96

14

PAR. 15

PAR. 17 2,40

9,59
0,86 0,86

0,74

0,55

0,80

1,84

PAR. 16

PAR. 13

3,32

2,695

Bloco cermico 09 x 19 x 39 rea bruta = 9 x 39 = 351 cm2 rea efetiva = 303 cm2 volume de vazios = (48 351) x 100 =13,7% grupo 1 4.4.3 Resistncia compresso da parede Bloco 14 x 19 x 39 grupo 2a K = 0,55 fb = 4,50 MPa, fm = 3,50 MPa fk = K . fb0,65 . fm0,25 (MPa), onde: fm 20 MPa ou 2fb fk = 0,55 . 4,50,65 . 3,50,25 fk = 2,0MPa fd = fk M = 2,0 3,0 = 0,67MPa Bloco = 09 x 19 x 39 grupo 1 K = 0,60 fb = 3,50 MPa, fm = 3,50 Mpa fk = 0,60 . 3,50,65 . 3,50,25 fk = 1,85MPa fd = fk M = 1,85 3,0 = 0,62MPa 4.4.4 Primeira verificao: cargas introduzidas no topo da parede A tabela 7 apresenta a verificao para cargas introduzidas no topo da parede para aquelas que apresentaram as maiores tenses. Tabela 7 verificao para cargas introduzidas no topo da parede
Par N Par 4 Par 9 Par 15 tef cm 9 9 9 h m 2,7 2,7 2,7 L m 1,17 3,07 2,4 Laje tf 2,07 2,03 3,20 L 30tef hef=0,75 h 0,75 0,44
Nrd = [(i . fk . Aliq) m]

h>L
4 =0,5(L h)

h L (2 = 0,75)
4 =2 / [1 + (2 h L) ]
2

hef m 1,01 2,30 1,18 Nrd/ Nsd OK! 2,4 6,3 3,2

0,37

= hef tef

ea (mm) ei = ea

i 1 2ei/t 0,90 0,89 0,90

Nsd tf 2,07 2,03 3,20

27 hef / 450 0,05tef Par 4 = 11,22 2,24 4,50 Par 9 = 25,58 5,12 5,12 Par 15 = 13,14 2,63 4,50

tf 4,92 12,71 10,09

4.4.5 Segunda verificao: cargas aplicadas no 1/5 central da parede Tabela 8 verificao para cargas aplicadas no 1/5 central da parede
Par N Par 4 Par 9 Par 15 tef cm 9 9 9 h m L m Carga Total (tf) 2,90 5,25 3,20 L 30tef hef=0,75 h 0,75 0,44 h>L
4 =0,5(L h)

h L (2 = 0,75)
4 =2 / [1 + (2 h L) ]
2

hef m 1,01 2,30 1,18

2,7 1,17 2,7 3,07 2,7 2,4

0,37

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

98

27 11,22 25,58 13,14

ea (mm) hef / 450 2,24 5,12 2,63

ei = ea
0,05tef

em

ek

Emk
0,05tef

emk / tef 0,05 0,05 0,05

m tab. A1 0,80 0,47 0,58

Nrd = [(m . fk . Aliq) / m]

Nsd tf 2,90 5,25 5,09

Nrd Nsd 1 OK! 1,5 1,3 1,3

4,50 5,12 4,50

mm mm 2,70 0,35 3,07 0,85 2,70 0,41

4,5 4,5 4,5

tf 4,37 6,74 6,50

Anlise de custos das diversas opes

As tabelas 9 a 11 resumem os custos para a construo das casas segundo trs diferentes opes (apenas da vedao/estrutura): estrutura de concreto armado com blocos cermicos de espessura de 9cm para vedao, alvenaria estrutural com blocos cermicos de espessura 14cm, e alvenaria estrutural com blocos de espessura de 9cm (esta ltima opo calculada conforme apresentado roteiro do eurocdigo). A tabela 12 mostra um resumo comparativo entre estas trs opes. As figuras 7 e 8 mostram fotos das casas efetuadas conforme opo 3. Tabela 9: Opo 01 Construo em Estrutura de Concreto Armado conforme NBR6118/2003, com alvenaria de vedao executada com blocos cermicos (9x19x19).
DISCRIMINAO Concreto armado fck 20Mpa Alvenaria de blocos de cermicos (9x19x19) vedao Vergas em Concreto armado fck 20Mpa Unidade m3 m2 m3 Consumo 5,51 261,25 0,72 Unitrio(R$) R$ 780.00 R$ 18.00 R$ 500.00 Total do item Total R$ R$ 4,297.80 R$ 4,702.50 R$ 360.00 R$ 9,360.30

Tabela 10: Opo 02 Construo em Alvenaria Estrutural com Blocos Cermicos (14x19x39)
DISCRIMINAO Alvenaria com bloco Estrutural (14x19x39) fbk 4,5Mpa Vergas em Concreto armado fck 20Mpa Unidade m2 m3 Consumo 268,49 1,28 Unitrio(R$) 28,70 R$ 500.00 Total do item Total R$ R$ 7,705.66 R$ 640.00 R$ 8,345.66

Tabela 11: Opo 03 Construo em Alvenaria Estrutural com Blocos Cermicos (9x19x39)
DISCRIMINAO Alvenaria com bloco Estrutural (9x19x39) fbk 3,5Mpa Vergas em Concreto armado fck 20Mpa Un. m2 m3 Consumo 268,49 1,08 Unitrio(R$) 24,70 R$ 500.00 Total do item Total R$ R$ 6,631.70 R$ 540.00 R$ 7,171.70

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

99

Tabela 12 Quadro comparativo de custos Opes OPO 01: Construo em Estrutura de Concreto Armado
conforme NBR6118/2003, com alvenaria de vedao executada com blocos cermicos (9x19x19).

Custo R$9.360,00 R$ 8.345,66 R$ 7.171,70

% 130,5 % 116,4 % 100%

OPO 02: Construo em Alvenaria Estrutural com Blocos Cermicos (14x19x39) OPO 03: Construo em Alvenaria Estrutural com Blocos Cermicos (9x19x39)

Figura 07 - Vista da alvenaria com a laje Concretada. Fonte: Arquivo do autor

Figura 08 Residncia fase acabamento Fonte: Arquivo do autor

Consideraes finais

Para o empreendimento em questo, a empresa optou pela utilizao do sistema da opo 03, execuo em alvenaria estrutural com blocos cermicos de vedao 9x19x39 (fbk 3,50 MPa), utilizando blocos estruturais 14x19x39 (fbk 4,50MPa) na parede divisria entre as casas, visando a diminuio de rudos entre as residncias. Para garantia da qualidade de execuo da obra foram adotadas duas medidas: - contratao de uma empresa para execuo do controle tecnolgico dos materiais, com responsabilidade na liberao dos materiais para execuo; - treinamento de toda mo-de-obra envolvida no processo de execuo, com controle dirio da execuo das alvenarias por tcnicos e engenheiros. Com o controle de qualidade exercido sobre os materiais e a execuo da obra, o coeficiente M poderia ser tomado igual a 2,0, ao invs do valor M = 3,0 utilizado nos clculos. O sistema adotado no atende aos requisitos da NBR10837[4] em vigncia, tendo em vista o bloco utilizado; mas atende aos requisitos do Eurocdigo 6, viabilizando a reduo de custos proporcionada pelo bloco escolhido. Com base na pesquisa nacional por amostra de domiclios do ano de 2003, sintetizada pelo IBGE [6], observa-se que a conjuntura socioeconmica Brasileira apresenta o seguinte perfil: - Nmero de domiclios: 49.712.307 (casa = 89,3%, Cmodo =0,6% e Apto = 10,1%); - Renda: pessoas acima de 10 anos, 88,5% sem rendimento at 5 salrios mnimos; - Educao: analfabetos 11,6%; 73,2% sem instruo at ensino mdio incompleto.
Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto. 100

Portanto, neste contexto, o trabalho procura ressaltar a importncia social das pequenas edificaes no Brasil, onde a grande maioria das moradias so construdas em alvenaria com blocos cermicos de vedao (t 9cm), com pilaretes e cintas de amarrao de concreto. E mostrar que existe alternativa mais racionalizada, como a alvenaria estrutural com bloco de vedao, que pode viabilizar e embasar tais construes, adotando-se os preceitos de prestigioso agente normativo europeu, resultando em um custo menor. Destaca-se ainda que a norma brasileira de alvenaria estrutural poderia, de modo anlogo ao existente no eurocdigo, contemplar o caso das pequenas edificaes, permitindo que tal forma de edificar seja amparada legalmente, caso se entenda que ela seja tecnicamente consistente.

7 Referncias Bibliogrficas
[1] PARSEKIAN, G.A.; FURLAN, S.J. Edificaes em Alvenaria Estrutural. Notas de aula - Programa de ps-graduao em construo civil Universidade Federal de So Carlos, So Carlos, 2001. [2] EUROCDIGO 6 - Proyecto de Estructuras de Fbrica, Parte 1-1: Reglas Generales para Edifcios. Reglas para Fbrica y Fbrica Armada; Madri, 1996. [3] BRITISH STANDARD INSTITUTION; (1992). Code of pratice for structural use of masonry. Part 1 Structural use of unreinforced masonry. BS5628, part 2. [4] ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. Clculo de alvenaria estrutural de blocos vazados de concreto ABNT NBR 10837. Rio de Janeiro, 1989. [5] LOURENO, P.B. et alli. Concepo e Projecto para Alvenaria. Seminrio sobre Paredes de Alvenaria, Porto, 2002. [6] IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, Brasil em Sntese. Pesquisa nacional por amostra de domiclios, estimativas revistas de 2001 a 2003. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/brasil_em_sintese/default.htm> Acesso em: 20 de Novembro de 2005.

Anais do VI Simpsio EPUSP sobre Estruturas de Concreto.

101

Anda mungkin juga menyukai