Anda di halaman 1dari 3

Ateno, aluno(a): Voc dever escolher uma das propostas de redao abaixo para desenvolver sua produo textual

da semana. A entrega desta atividade Coordenao est marcada para o dia 20 de fevereiro (quarta-feira) e valer como atividade integrante do MED. A no entrega da atividade no prazo marcado implicar a perda de 0,5 ponto na MED de redao.

Texto I A imbecilizao do Brasil H muito tempo o Brasil no produz escritores como Guimares Rosa ou Gilberto Freyre. H muito tempo o Brasil no produz pintores como Candido Portinari. H muito tempo o Brasil no produz historiadores como Raymundo Faoro. H muito tempo o Brasil no produz polivalentes cultores da ironia como Nelson Rodrigues. H muito tempo o Brasil no produz jornalistas como Claudio Abramo, e mesmo reprteres como Rubem Braga e Joel Silveira. H muito tempo Os derradeiros, notveis intrpretes da cultura brasileira j passaram dos 60 anos, quando no dos 70, como Alfredo Bosi ou Ariano Suassuna ou Paulo Mendes da Rocha. Sobra no mais um deserto de osis raros e at inesperados. Como o filme O Som ao Redor, de Kleber Mendona, que acaba de ser lanado, para os nossos encantos e surpresa. Nos ltimos dez anos o Pas experimentou inegveis progressos econmicos e sociais, e a histria ensina que estes, quando ocorrem, costumam coincidir com avanos culturais. Vale sublinhar, est claro, que o novo consumidor no adquire automaticamente a conscincia da cidadania. Houve, de resto, e por exemplo, progressos em termos de educao, de ensino pblico? Muito pelo contrrio.

E houve, decerto, algo pior, o esforo concentrado dos senhores da casa-grande no sentido de manter a maioria no limbo, caso no fosse possvel segur-la debaixo do taco. Neste nosso limbo terrestre a ignorncia comum a todos, mas, obviamente, o poder pertence a poucos, certos de que lhes cabe por direito divino. Indispensvel tarefa, a contribuio do mais afiado instrumento disposio, a mdia nativa. No que no tenha servido ao poder desde sempre. No entanto, nas ltimas dcadas cumpriu seu papel destrutivo com truculncia nunca dantes navegada.
Rua Cnego de Castro, 1780 Vila Peri -Telefone: 3215-9817/28 Fax: 3484-5549 - www.colegioguri.com.br

Falemos, contudo, de amenidades do vdeo. De sada, para encaminhar a conversa. Falemos do Big Brother Brasil, das lutas do MMA e do UFC, dos programas de auditrio, de toda uma produo destinada a educar o povo brasileiro, sem falar das telenovelas, de hbito empenhadas em mostrar uma sociedade inexistente, integrada por seres sem sombra. Deste ponto de vista, a Globo tem sido de uma eficcia insupervel. O espetculo de vulgaridade e ignorncia oferecido no vdeo no tem similares mundo afora, enquanto eu me colho a recordar os programas de rdio que ouvia, adolescente, graciosas, adorveis peas de museu como a PRK30, ou anos verdolengos habitados pelos magistrais shows de Chico Anysio. Cito exemplos, mas h outros. Creio que a Globo ocupe a vanguarda desta operao de imbecilizao coletiva, de espectro infindo, na sua capacidade de incluir a todos, do primeiro ao ltimo andar da escada social. O trabalho da imprensa mais sutil, pontiagudo como o buril do ourives. Visa minoria, alm dos donos do poder -real, que, alm do mais, ditam o pensamento nico, fixam-lhe os limites e determinam suas formas de expresso. O alvo a chamada classe mdia alta, os aspirantes, a segunda turma da classe A, o creme que no chegou ao creme do creme. E classe B tambm. Leitores, em primeiro lugar, dos editoriais e colunas destacadas dos jornales, e da Veja, a inefvel semanal da Editora Abril. Alguns remediados entram na dana, precipitados na exibio, de verdade inadequada para eles. Aqui est a bucha do canho miditico. Em geral, fiis da casa-grande encarada como meta de chegada radiosa, mesmo quando ancorada, em termos paulistanos, s margens do Rio Pinheiros, o formidvel esgoto ao ar livre. E, em geral, inabilitados ao exerccio do esprito crtico. Quem ainda o pratica, passa de espanto a espanto, e o maior, se admissvel a classificao, que os prprios editorialistas, colunistas, articulistas etc. etc. acabem por acreditar nos enredos ficcionais tecidos por eles prprios, quando no nas mentiras assacadas com heroica impavidez. O deserto cultural em que vivemos tem largas e evidentes explicaes, entre elas, a lassido de quem teria condies de resistir. Agrada-me, de todo modo, o relativo otimismo de Alfredo Bosi, que enriquece esta edio. Mesmo em pocas medocres pode medrar o gnio, diz ele, ainda que isto me lembre a Pennsula Ibrica, terra de grandes personagens solitrias em lugar de escolas do saber. Um msico e poeta italiano do sculo passado, Fabrizio de Andr, cantou: Nada nasce dos diamantes, do estrume nascem as flores. E do deserto?
Retirado de http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-imbecilizacao-do-brasil/

Texto II A imbecilizao do mundo

Os mais celebrados mestres da culinria vanguardista, ou seja, aqueles que empregam produtos da Nestl e figuram em uma classificao anual divulgada pela revista Restaurants (20 mil exemplares de tiragem, destinada aos refinados do mundo), acabam de encerrar em Copenhague um simpsio exaltante. Festa entre amigos, corrente da felicidade, realizada sombra do Noma, primeiro da lista da Restaurants, do chef Ren Redzepi. Entre as novidades apresentadas, formigas vivas nutridas com citronela e coentro, de sorte a assumir um gosto suavemente acidulado, para o agrado de todos os paladares, segundo os participantes do evento. Cuja contribuio imbecilizao global de evidncia solar. H atenuantes. A quem interessa ler a Restaurants qual fosse o Novssimo Testamento ou comer formigas vivas, ou at espuminhas de camaro, a preos estratosfricos, est claro? A minoria de imbecilizados, a concluso inescapvel, em um mundo onde a pobreza fermenta e muitos morrem de fome. Mundo capaz de grandes progressos cientficos, presa, ao mesmo tempo, de uma crise econmica monstruosa, provocada pela sanha de poucos em detrimento dos demais semelhantes. Bilhes.
Rua Cnego de Castro, 1780 Telefone: 3215-9817/28 Fax: 3484-5549 - www.colegioguri.com.br

As atenuantes, como se v, so medocres, embora no exija esforos mentais brutais perceber que imbecil quem come formigas vivas em lugar de um mero trivial. Somos o que comemos, dizem os sbios, donde a inevitabilidade das ilaes quando se multiplicam as provas da cretinizao global. Neste mar a vanguarda da gastronomia ao alcance dos bolsos recheados um lambari. O Brasil no escapa, e nem poderia. Somos uma nao vincada pela ignorncia e pela prepotncia da minoria reacionria, a preferir que as coisas fiquem como esto para ver como ficam e a reputar sagrada a classificao da Restaurants. Aqui manda a moda, mas, neste mar, a dita cultura de massa o prprio vento a enfunar as velas. Sem contar a desorientao diante do mistrio da vida e o medo da morte. Deixarei de falar de esperanas impossveis. Vou para miudezas, de certa forma, para falar de situaes recentes. E ento, digamos, Anderson Silva. brasileiro o nmero 1 do MMA, o vale-tudo do octgono, a luta que assinala o retorno aos gladiadores. Li, pasmem, na primeira pgina do Estado. S falta o Coliseu. Tambm faltam os lees, mas no nos surpreenderemos se, de uma hora para outra, irromperem na arena. Os ndices de audincia so altssimos, obviamente, e haver quem se ufane de ser brasileiro ao se deparar com a ferocidade de Anderson, nosso Hrcules. E fique feliz porque a transmisso do MMA iguala o Brasil aos Estados Unidos e ao Japo. No resto dos pases tidos como civilizados, a luta proibida. Vale recordar que a tev nativa ostenta tradies valiosas. Por exemplo: o nosso Big Brother, ao repetir experincias globais, bate recordes de grosseria. Acrescentem-se os programas populares do fim de semana, os seguidores do Homem do Sapato Branco e os tempos da celebrao da dana da garrafinha em horrio nobre. Aproveito para sublinhar que a pensata nobre me deslumbra. A aposta na parvoce da plateia constante. Inesgotvel. Praticada pela mdia nativa com singular esmero, produziu o efeito de comprometer a sade intelectual dos seus autores. No fogem do destino inmeros polticos, vitimados por sua prpria incompetncia. Permito-me escalar nestas linhas o presidente do PT, Rui Falco, e o novo presidente da CUT, Vagner Freitas. Em perfeita sintonia, ambos anunciam sua inconformidade em relao ao possvel julgamento poltico do mensalo. Peculiar viso, a dos cavalheiros acima. O processo tem e ter ine vitveis implicaes polticas, e no cabe a eles exercer qualquer gnero de presso sobre o Supremo. Enquanto evita-se discutir com toda legitimidade uma questo premente, isto , a inegvel suspeio quanto participao do julgamento do ministro Gilmar Mendes, Falco e Freitas oferecem munio de graa mdia nativa, ela mesma to interessada em politizar o processo. Os meus melanclicos botes garantem que os polticos de antanho, vrios bem mais esquerda dos senhores citados, eram tambm mais espertos.
Retirado de http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-imbecilizacao-do-mundo/

Proposta I Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construdos ao longo de sua formao, redija um TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO, em norma culta escrita da lngua portuguesa, sobre o tema: O VAZIO DA CULTURA CONTEMPORNEA Apresente experincia ou proposta de ao social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

DICAS PARA A ELABORAO DA ESTRUTURA REDACIONAL Organize seu texto em 4 (quatro) pargrafos; No escreva menos de 15 (quinze) linhas; Utilize a seguinte estrutura ao realizar o seu projeto de texto: Exemplo: Tema: Violncia no Brasil: como mudar? Problema: Violncia Causas: Desigualdade social, dinheiro fcil, ... Consequncias: Insegurana para a populao, agravamento da desigualdade, ciclo vicioso, mau exemplo para as geraes futuras, ... Soluo: Incluso social, acesso dos jovens ao mercado de trabalho. Como: Implementao de cursos profissionalizantes. Exemplos: Oportunidades de experincia para as camadas mais pobres da populao, estimulando-se o estudo e o aprimoramento profissional.

Rua Cnego de Castro, 1780 Telefone: 3215-9817/28 Fax: 3484-5549 - www.colegioguri.com.br

Anda mungkin juga menyukai