Anda di halaman 1dari 21

SLT:UEPPEM*

Esta a verso em html do arquivo http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO19_3.pdf. G o o g l e cria automaticamente verses em texto de documentos medida que vasculha a web. Para criar um link para esta pgina ou armazenar referncia a ela, use: http://www.google.com/search?

Pgina 1 de 21

q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO19_3.pdf+http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/ BR&ct=clnk&cd=1&gl=br O Google no associado aos autores desta pgina nem responsvel por seu contedo.

Estes termos aparecem somente em links que apontam para esta pgina: http www sbf1 sbfisica org br eventos epef viii pdfs co

Page 1

S EGUNDA L EI DA T ERMODINMICA

: U M ESTUDO DE SEU E NSINO M DIO *

E NTENDIMENTO

P OR

P ROFESSORES DO

Reginaldo Castro [rcastro@cce.ufes.br] Larcio Ferracioli [laercio@npd.ufes.br] Laboratrio de Tecnologias Aplicadas Modelagem Cognitiva Departamento de Fsica Universidade Federal do Esprito Santo [http://www.modelab.ufes.br]

1. INTRODUO A Segunda Lei da Termodinmica est intrinsecamente relacionada a fenmenos do cotidiano tais como um gs em expanso, a gerao de Calor pelo atrito ou um objeto quente esfriando ao ar livre No entanto, como mostra a literatura, alunos e professores nem sempre tm o real entendimento desta relao. Desta forma, este estudo tem como objetivo investigar como a Segunda Lei da Termodinmica entendida por professores de Ensino Mdio, uma vez que estes so os responsveis pelo ensino deste tpico e a maneira de entenderem essa lei reflete diretamente na maneira de ensina-la. O estudo foi realizado por professores participantes do programa Pr-Cincias/ES durante o segundo semestre de 2001. Dessa forma, este Trabalho inicialmente apresentar, a descrio de algumas idias sobre a Segunda Lei da Termodinmica, uma breve reviso de literatura sobre este tema, seguido do relato do estudo realizado.

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 2 de 21

2. TEORIZAO E CONCEITOS ENVOLVIDOS NA PRIMEIRA E SEGUNDA LEI

2.1 Introduo Termodinmica a cincia que trata das transformaes de Energia e pode ser estudada a partir de suas leis bsicas. A primeira Lei da Termodinmica estabelece que Energia sempre conservada em qualquer processo da natureza e a base para a compreenso da natureza do Calor e do Trabalho como processos. A segunda Lei, atravs de seus enunciados determina uma assimetria fundamental na natureza. (Ferracioli 2001). Portanto a combinao da Primeira e Segunda Lei da Termodinmica afirma que embora a quantidade total de Energia tem de ser conservada em qualquer processo, a distribuio desta Energia alterada de uma maneira irreversvel (Ferracioli 1994).

2.2 Os conceitos envolvidos na Primeira e Segunda Leis Para um entendimento global da Segunda Lei da Termodinmica, h de se levar em considerao os conceitos que fazem parte desta lei. Desta forma, os conceitos de Energia, Entropia, Temperatura, Calor e Trabalho fazem parte do contexto de estudo que levar ao Princpio da Segunda Lei. Pgina 1 de 1

Page 2

Conforme estudos relatados por Martinez, J.M. e Perez (1997), a idia de que Calor a quantidade de Energia presente nos corpos e temperatura uma escala desta quantidade, faz parte das concepes prvias dos alunos. De acordo com os autores, estas concepes estariam ligadas ao fato de que Calor permanece como uma forma de Energia e diretamente relacionado s diferenas de temperatura. Na conceituao de Trabalho h tambm algumas dificuldades em seu entendimento, principalmente a relacionada sua definio que diz que Trabalho o produto Fora pela distncia. Para esta definio, por exemplo, o ato de lixar um pedao de madeira tem coerncia de sentido, mas quando se leva em conta o aquecimento da madeira pela lixa, uma conceituao, mais apurada, em termos de trocas de Energia sem mudana de Entropia ser necessria (Ogborn 1986). O conceito de Energia, na ptica das concepes do senso comum, est relacionado geralmente a algum tipo de combustvel, que por sua vez est associado a diversos eventos e movimentos, revelando desta maneira uma confuso entre o conceito de Energia e Energia Livre. Sendo este ltimo atrelado s propriedades do combustvel (Ogborn 1986).

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 3 de 21

Desta forma, seria necessria uma estratgia de estudo voltada para os conceitos de Temperatura, Calor, Trabalho e Energia, com nfase em seus aspectos de conservao, degradao, transferncia e transformao para que haja um pleno entendimento das idias relacionadas a Primeira e Segunda Lei da Termodinmica.

2.3 Conceituao da Primeira Lei da Termodinmica A Primeira Lei da Termodinmica relaciona o conceito de Trabalho ao de Calor atravs de sua expresso que define o conceito de Energia Interna:

U = Q + W

(1)

U representa as trocas de Energia do sistema termodinmico que caminha para um estado de Assim: equilbrio como resultado de uma interao entre o sistema e suas vizinhanas; Q a quantidade de Calor fornecida ou retirada do corpo e W a quantidade de Trabalho realizado pelo sistema, neste caso recebendo sinal positivo, ou sobre o sistema, que para este caso recebe sinal negativo.

2.4 Conceituao da Segunda Lei O enunciado de Kelvin (1824-1907) Plank (1858-1947) estabelece a assimetria entre Trabalho e Calor definindo que impossvel construir uma mquina, operando em ciclos, cujo nico efeito seja retirar Calor de uma fonte e convert-lo integralmente em Trabalho ou seja nenhuma mquina converte Calor em Trabalho com eficincia total, alguma Energia sempre perdida por dissipao para uma regio de menor temperatura.

O enunciado de Clausius da Segunda Lei da Termodinmica mostra uma implicao na direo dos processos naturais: O Calor no pode nunca passar de um corpo mais frio para um corpo mais quente sem que ocorram ao mesmo tempo mudanas associadas, pois o Calor em toda parte manifesta uma tendncia em igualar diferenas de temperaturas ou seja o Calor sempre flui de objetos quentes em direo aos frios.
Desta forma segue que a combinao da Primeira e Segunda Leis da Termodinmica mostra que embora a quantidade total de Energia tem de ser conservada em qualquer processo, a distribuio dessa Energia alterada de uma maneira irreversvel. Em outras palavras, a Primeira Lei nega a possibilidade da Energia ser criada ou Pgina 2 de 2

Page 3

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 4 de 21

destruda, enquanto que a Segunda Lei nega a possibilidade da Energia ser distribuda de qualquer maneira sem maiores conseqncias (Ferracioli 2001).

2.5 O Conceito de Entropia A anlise de alguns processos espontneos tais como a expanso de um gs, aumento de temperatura de um corpo colocado em contato com outro de temperatura maior, concentrao e diluio de uma soluo ou deslizamento de um bloco sobre uma superfcie com atrito, mostram que esses fenmenos ocorrem de forma espontnea sempre em um nico sentido e nunca de forma contrria. Porque nunca observamos o processo inverso espontneo em alguns fenmenos?

O processo no sentido contrrio de alguns fenmenos implicaria uma ordenao no movimento aleatrio das molculas, o que significaria a converso da Energia Interna em Trabalho. Considerando o exemplo de um bloco que desliza em uma superfcie com atrito, a Energia usada para aumentar a temperatura da superfcie de contato no deslizamento do bloco seria recuperada de tal forma que medida que a superfcie alcana sua temperatura inicial, o bloco deveria se mover no sentido contrrio, dirigindo-se a sua posio primitiva. Evidentemente isto no acontece na realidade (Aurani, 1986).
Portanto, a partir do que foi descrito, pode-se explicitar que enquanto a Primeira Lei introduz Energia como propriedade do sistema, a qual determina quais os estados que um sistema pode atingir, a Segunda Lei tambm possui uma quantidade associada, a Entropia, uma grandeza definida de forma que seu valor nunca decresce, sendo relacionada ao fato de um estado ser espontaneamente acessvel (Ferracioli 2001).

5. REVISO DE LITERATURA Kesidou e Duit (1993) investigaram o entendimento da Segunda Lei da Termodinmica por estudantes de faixa etria entre 15-16 anos, sendo inicialmente entrevistados 34 estudantes e posteriormente outros 14. Os autores relataram uma grande dificuldade de alunos em diferenciar os conceitos de Temperatura e Calor, sendo que o conceito de Energia no entendido de maneira apropriada. realado tambm que os aspectos de transporte, transformao, conservao e degradao de Energia no so reconhecidos pelos estudantes que vem Energia como algo relacionado ao de um agente e o efeito provocado por essa ao Em relao Segunda Lei da Termodinmica as concluses dos autores foram baseadas na anlise das respostas dos estudantes em relao reversibilidade/irreversibilidade dos eventos estudados. Desta forma em estudo feito sobre a irreversibilidade das oscilaes do pndulo constatou-se que a maioria dos estudantes no tem a idia de que estas oscilaes possam ser iniciadas espontaneamente, pois desconhecem o fato de que o pndulo pode comear a oscilar por si mesmo com o resfriamento do ar de suas vizinhanas. Mostra-se com isso que os estudantes mantm as idias que se refletem suas concepes. Assim os autores, em relao aos fenmenos da Irreversibilidade de um processo e do equilbrio de temperatura entre dois ou mais corpos, afirmam que tem de haver um entendimento cientfico destes eventos para que estes possam ser levados em conta no processo de ensino da Segunda Lei j nos primeiros anos de ensino de cincias. Em considerao ao aprendizado bsico obtido na escola sobre as idias da Segunda Lei, os autores levantam as

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 5 de 21

Em considerao ao aprendizado bsico obtido na escola sobre as idias da Segunda Lei, os autores levantam as seguintes questes: Pgina 3 de 3

Page 4

1 - Os estudantes aprendem as idias bsicas da Segunda Lei durante a instruo de Fsica ? Quando se focalizou o ensino da irreversibilidade com a ateno na degradao de Energia e desordem do sistema, os estudantes, a partir de suas concepes, ficaram convencidos que estes processos ocorrem por si mesmos em uma nica direo. Neste sentido, o modelo de partculas se mostrou limitado na explicao destes eventos. 2 - Os estudantes adquiriram uma concepo slida que os habilita para o entendimento das idias relativas irreversibilidade ? O estudo mostrou que os estudantes no estruturaram o processo de entendimento de uma forma cientfica do conceito de Calor e Temperatura, no podendo, desta forma, descrever as interaes trmicas como uma quantidade extensiva transferida de um corpo para o outro, como o Calor.

Os autores chegam concluso que os estudos e as idias abordadas sobre a Segunda Lei no currculo tradicional de Fsica de nvel mdio no so bem sucedidas. O entendimento da irreversibilidade requer um entendimento adequado de equilbrio trmico e transformao de Energia nos processos

Para isso, os conceitos de Temperatura, Calor e Energia, sendo esta abordada com nfase s idias de transformao, conservao, transferncia e degradao, tm que compor as idias bsicas e partes integrais do ensino.
Solomon (1982), a partir de estudo elaborado com crianas londrinas, define alguns estgios no processo de ensino: 1. Mostrar atravs de exemplos a diferena entre Energia livre e Energia, realando a transformao, degradao e armazenagem de Energia; 2. Responder as questes referentes crise de Energia; 3. Definir alguns conceitos bsicos quantitativamente, como fora, atrito e peso. Mostrar uma relao com o conceito de Trabalho e definir suas unidades; 4. Mostrar processos de reversibilidade e conservao de Energia; 5. Mostrar que parte da Energia se torna intil atravs do Calor, luz ou som em um sistema como a Terra. Apresentar uma verso simplificada da Segunda Lei. Estes devem ser levados em conta no aprendizado do conceito de Energia, assim como suas propriedades de transformao, conservao, degradao e suas relaes com a Segunda Lei da Termodinmica

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 6 de 21

A autora enfatiza que o aprendizado sobre a Segunda Lei deve ser feito de uma maneira mais simplificada que o adotado em mecnica estatstica. Para isso ela sugere que seja adotado um enunciado em que os estudantes tenham melhor acesso s idias da Segunda Lei, podendo ser descrito como segue: As trocas de Energia ocorrem apenas em uma determinada direo, na qual a Energia nestas condies no pode ser mais utilizada Esta verso prtica da Segunda Lei mais intuitiva e fcil de usar, ao invs de mquinas que causam fenmenos em movimentos uniformes em uma nica direo, resfriando o Calor da fonte e aquecendo as vizinhanas. Fenmenos como o atrito que reduz o movimento de um corpo, bolas que pulam at parar, um fluxo de gua que desce a montanha at um reservatrio ou a crise de Energia no mundo so exemplos de processos irreversveis que auxiliam no aprendizado da Segunda Lei, atentando-se, porm, ao fato de que os alunos podem, a partir destas definies, no privilegiar o aprendizado da conservao de Energia, uma vez que podem pensar a Energia como algo que sempre toma um caminho para inutilidade. A aplicao simples da Segunda Lei segundo autora, pode ajudar os alunos a aceitar a existncia de processos endotrmicos, onde o Calor retirado da vizinhana do sistema para a ocorrncia do fenmeno, ou ainda o Pgina 4 de 4

Page 5

esfriamento produzido pelo escape do ar atravs de uma diferena de presso, tal como acontece no pneu da bicicleta.

Esta verso da lei no corrobora a perspectiva de se obter clculos diretos e eficientes, mas em compensao, indicam diferentes caminhos que os alunos possam reconhecer seu uso. O papel da Segunda Lei da Termodinmica no ensino do conceito de Energia abordado por Haber-Schaim (1983) que verifica um dilema entre os alunos quanto ao princpio conservao de Energia e o fato de que Energia nunca ser criada nem tampouco destruda. O autor afirma que uma possvel causa desse dilema a definio de Energia como a capacidade de realizar Trabalho, uma vez que esta definio pode provocar confuso entre os conceitos de Energia e Energia livre. A introduo de outros conceitos tais como Entropia e Energia Livre se faz necessrio para um entendimento mais generalizado do conceito de Energia. No mesmo caminho, no sentido de um entendimento mais genrico, seguiria a conceituao da Segunda Lei da Termodinmica, que segundo o autor, deveria ser abordada atravs da utilizao de eventos e sistemas encontrados no cotidiano das pessoas. O autor tambm descreve alguns modelos e processos condicionados ao uso da Energia. Para isso ressalta a ligao estabelecida por estudantes mais novos entre a palavra combustvel e as substncias que queimam. Para isso ele sugere a adoo e a explicao de experimentos em que o aluno tenha uma noo mais abrangente do conceito de combustvel, podendo usar para isso a relao de custo e escassez que ajudar no questionamento de como se pode ter processos em que so gerados mais produtos e menos subprodutos e com isso obter um conhecimento mais abrangente do conceito de Energia. Conclui que uma outra maneira seria a de discutir a manifestao da Segunda Lei da Termodinmica na linguagem cotidiana para depois seguir com o entendimento da Primeira Lei que aborda a conservao de

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*
linguagem cotidiana para depois seguir com o entendimento da Primeira Lei que aborda a conservao de Energia. Com isto os alunos mais adiantados tero possibilidades de discutir sobre assuntos relacionados a combustveis e seu uso, em uma abordagem mais cientfica.

Pgina 7 de 21

Ben-Zvi (1999), em seu estudo sobre a orientao dos estudantes em relao a temas relacionados existncia da vida humana e sobre a Segunda Lei da Termodinmica descreve as dificuldades de aprendizado do conceito de Energia. A autora ainda, no mesmo sentido de investigao e em reviso a outros artigos, analisa a relao existente entre as concepes das crianas com o carter cientfico do conceito de Energia, verificando que as duas principais caractersticas de Energia abordadas foram a conservao e a transformao. Dessa forma verifica em seus estudos que as pessoas no crem no princpio da conservao de Energia ensinado na escola devido ao fato da existncia de um custo financeiro em relao a esta quantidade. Para justificar essa afirmao, a autora fez a seguinte pergunta a um grupo de estudantes Israelitas da faixa etria 14 a 16 anos: possvel construir mquinas que realizam Trabalho sem a adio de combustvel ?

Os resultados so apresentados na Tabela 01.

Tabela 01: Respostas a respeito do conceito de Energia relacionada Segunda Lei. Pgina 5 de 5

Page 6

Resposta Sim Sim No

Justificativa Pode ser usada a Energia do sol.. Atravs de Energia de uma reao Porque a Energia sempre dissipada Respostas sem lgica

% de Respostas 7,8 41,2 2,0 25,5

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 8 de 21

O estudo ainda verifica que quando explorado o conceito de Energia em torno da conservao, no h resultado satisfatrio na direo de um esclarecimento do conceito de Energia Livre e Entropia como definido pela Segunda Lei da Termodinmica. Justifica-se este resultado pelo fato de que a Energia pode ser convertida de uma forma em outra, mas nunca com 100% de eficincia, sendo que parte da Energia sempre dissipada no processo

6. A CONCEPO DO ESTUDO

O objetivo deste estudo investigar o entendimento de professores de Ensino Mdio em relao Segunda Lei da Termodinmica. Como relatado no item anterior, os resultados de estudos realizados sobre este tema revelam o pouco entendimento desta lei e de conceitos correlatos por parte de estudantes de ensino mdio. Assim, a escolha de professores de ensino mdio para a realizao deste estudo baseada no fato de que estes so os responsveis pelo ensino deste tpico e que a maneira de entenderem e explicarem este contedo refletir diretamente no modo de ensin-lo. Assim, durante as realizaes do programa PrCincias/ES foi aplicado um questionrio com questes discursivas aos professores participantes.

6.1 O Questionrio O questionrio, em sua pagina inicial, continha algumas recomendaes a respeito de como deveria ser respondido, propiciando uma situao em que o professor respondesse s questes sem preocupao com erros e com isso conseguir respostas que se aproximem mais do entendimento dos professores sobre a Segunda Lei da Termodinmica.

As pginas seguintes apresentavam 7 questes abertas, onde os professores eram questionados, de forma indireta sobre seus conhecimentos a respeito da Segunda lei da Termodinmica. Para isso o questionrio foi estruturado a partir de um fenmeno de interesse cientfico, para o qual a explicao dos professores pudesse diferenciar-se de explicaes cientficas, alm do fato de ser familiar e facilmente encontrado no cotidiano. O fenmeno escolhido foi o resfriamento de um lquido.

Pgina 6 de 6

Page 7

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 9 de 21

Dessa forma, a primeira questo consistiu na apresentao grfica do evento seguido de uma frase que o descrevia e da pergunta Uma maneira de ir de A para B. A Segunda questo apresentava esta repetio grfica do fenmeno ao inverso com a pergunta Uma maneira de ir de B para A. Estas duas questes tinham o objetivo de levar o professor a refletir sobre processos ocorrendo de modo natural e no natural. Na seqncia foram apresentadas mais 5 questes cujos objetivos so apresentados na Tabela 02.

Tabela 02: Descrio das Questes do Questionrio Questes 1 Uma maneira de ir de A para B. Refletir sobre um processo termodinmico ocorrendo de modo natural. Objetivos

2 Uma maneira de ir de B para A: Levar o sujeito a refletir que o processo anterior s passvel de reversibilidade por um caminho no natural

3 Descreva com suas prprias palavras as possveis razes que explicam os processos de A para B 4 Descreva com suas prprias palavras as possveis razes que explicam os processos de B para A 5 Existem leis da fsica que explicam os processos A para B ?

6 Existem leis da fsica que explicam os processos B para A ?

7 Caso voc se recorde, escreva com suas prprias palavras, um enunciado da Segunda lei da Termodinmica.

Levar o sujeito a explicar, com suas prprias palavras, os processos descritos na primeira situao. Levar o sujeito a explicar, com suas prprias palavras, os processos descritos na segunda situao. Levar o sujeito a descrever uma lei fsica ou uma forma alternativa de entendimento que justifique o fenmeno ocorrido na primeira situao Levar o sujeito a descrever uma lei fsica ou uma forma alternativa de pensamento que justifique o fenmeno ocorrido na segunda situao. Levar o sujeito a descrever, com suas prprias palavras, a Segunda Lei da Termodinmica.

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 10 de 21

7.

RESULTADOS Pgina 7 de 7

Page 8

As respostas dos professores s questes foram analisadas atravs da utilizao de redes sistmicas (Bliss et al., 1983). As redes sistmicas so instrumentos de anlise de dados qualitativos atravs da categorizao de seus principais aspectos, sendo seus principais componentes o colchete e a chave; um colchete usado para representar um conjunto de escolhas exclusivas, ao passo que uma chave usada para representar um conjunto de escolhas que ocorrem simultaneamente.

7.1. Anlise e Resultados das Questes 5 e 6 Neste Trabalho sero relatados somente os resultados de anlise das questes 5, 6 e 7 do questionrio aplicado. Assim, primeiramente sero discutidos os resultados das questes 5 e 6 e a seguir sero analisadas as respostas dos professores em relao questo 7, que os questiona diretamente sobre o conceito da Segunda Lei da Termodinmica. Os aspectos categorizados neste estudo para as questes 5 e 6 so caracterizados a seguir.

7.1.1 Conceitos Termodinmicos Esta categoria inclui respostas que mostraram alguma relao com conceitos relacionados a Primeira e Segunda Lei, com isto Calor, Energia e Temperatura fizeram parte deste contexto. Respostas categorizadas como Conceitos Termodinmicos em relao ao processo de A para B: Calor: O processo ocorreu por absoro de Calor ou ainda por transferncia do Calor devido a diferena de temperatura e ainda outros resultados conforme mostra a rede, sendo que 10 respostas foram registradas com relao a este conceito. As repostas dos professores (RP) foram exemplificadas como segue. RP: Transferncia de Calor de um corpo de temperatura mais elevada para um de temperatura mais baixa RP: O corpo de maior temperatura perde Calor (Energia em trnsito) para o de menor temperatura.

Energia: O processo ocorreu pela conservao, transferncia ou pelo fornecimento de Energia com aumento de temperatura, sendo que quatro professores usaram este termo de forma enfatizada em suas respostas. RP: Sim. A que fala sobre equilbrio trmico, isto , dois corpos com temperaturas diferentes colocados em contato, vai haver troca de Energia (Calor), que flui do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura RP: Termodinmica Transferncia de Energia

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 11 de 21

Temperatura: Respostas que foram dadas em termos de equilbrio trmico, ou diferena de temperatura devido ao recebimento de Calor, ou que esta diferena ocasionou troca de Energia, sendo que 18 pessoas responderam neste sentido. RP: Sim. O processo de Calorimetria, onde todos os corpos com temperaturas diferentes tendem a receber Calor de um corpo mais aquecido RP: A troca de Energia trmica entre o sistema (lquido) e o meio acontece porque suas temperaturas so diferentes.

Respostas categorizadas como Conceitos Termodinmicos em relao ao processo de B para A: Calor: Neste sentido foram apresentadas 13 respostas. RP: Sim. Princpios da troca de Calor RP: Trocas de Calor

Pgina 8 de 8

Page 9

Energia: Foram descritas 6 respostas que continham em destaque o conceito de Energia. RP: Sim. Quando fornecemos Energia a um corpo sua temperatura tende a aumentar RP: O sistema receber Energia de uma fonte e sua temperatura aumentar Temperatura: Foram apresentadas 7 respostas que continham este conceito como caracterstica principal. RP: Sim. A lei que diz que dois corpos em contato tendem a igualar as temperaturas RP: Sim. Equilbrio Trmico

7.1.2. Princpios Foram categorizadas nesta linha as respostas que eram dadas em termos de princpios gerais, aqui sendo includas a Primeira e Segunda Lei da Termodinmica , assim como princpios relacionados Calorimetria, tais como: a quantidade de calor sensvel retirada ou fornecida para um corpo (Q = mct) e a relao de presso, volume, temperatura e nmero de mols assumida pela equao de Clayperon (PV =nRT). Respostas categorizadas em princpios com relao ao processo de A para B: Termodinmica e Calorimetria: As respostas assim categorizadas eram dadas diretamente na forma de um princpio fsico ou Lei. Do total de professores que responderam ao questionrio, apenas 9 professores optaram por este caminho. RP: Q=mct (quantidade de Calor) RP: Primeira Lei da Termodinmica (transferncia de Calor)

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*
RP: Primeira Lei da Termodinmica (transferncia de Calor)

Pgina 12 de 21

Respostas categorizadas em princpios com relao ao processo de B para A: Termodinmicos e Calorimetria: Foram registradas 7 respostas em termos de princpios, sendo 3 para princpios de Calorimetria e 4 para princpios termodinmicos. RP: Calorimetria RP: A lei zero da Termodinmica

7.1.3. Modelos Cinticos Nesta situao encontram-se as respostas dadas em termos de movimento de partculas: Respostas categorizadas em Modelos Cinticos com relao ao processo de A para B: As respostas mostram uma justificativa do evento em termos de movimento de partculas, foram encontradas 2 respostas neste sentido RP: Movimento centrpeto RP: Estudo do movimento

Respostas categorizadas como Conceitos Termodinmicos em relao ao processo de B para A: A mesma observao feita para o processo A B vlida neste caso, sendo que as 2 respostas encontradas neste sentido foram: RP: Molculas de A mais velozes devido ao fornecimento de Calor RP: Estudo do movimento Pgina 9 de 9

Page 10

7.1.4. Processos Fsicos So enquadradas nesta categoria as respostas que estavam relacionadas fenmenos ou processos fsicos, tais como conduo e aumento de entropia, ocorrendo apenas no processo de B para A.

Respostas categorizadas em Processos Fsicos em relao ao processo de A para B: Foram respostas dadas em termos fenomenolgicos, como conduo e aumento de entropia, sendo 3 o nmero

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Foram respostas dadas em termos fenomenolgicos, como conduo e aumento de entropia, sendo 3 o nmero de respostas dadas neste sentido. RP: Pelo processo de conduo RP: Conduo RP: Aumento de entropia do universo 7.1.5. Outros Como apresentado na tabela 03, este tpico refere-se s respostas sem nenhuma relao com os tpicos anteriores, sendo aqui registradas as respostas de cunho afirmativo, negativo, em branco, desconhecido ou fora do contexto de estudo. Est categorizao encontrada tanto no processo de A para B , como tambm no processo de B para A.

Pgina 13 de 21

As respostas relativas palavra outros descrita nas redes, referem a respostas que no tinham uma fundamentao fsica. Num total de 60 questionrios aplicados, foram registradas da maneira como segue:
Tabela 03: Quantidade de respostas, relativas s questes 5 e 6, associada palavra outros descrita nas redes sistmicas Categorias de Respostas Sim Sim, mas no conhece No Desconhece Em branco Total Questo 5 A-B 5 2 1 3 1 12 Questo 6 BA 2 3 3 6 3 17 7 5 4 9 4 29 Total

A anlise das questes 5 e 6 mostram que a maior parte das respostas descritas pelos professores se reportaram a conceitos relacionados a termodinmica, como Calor, Temperatura e Energia, sendo que os aspectos de transformao, transferncia, conservao e equilbrio, relacionados a estes conceitos, tambm foram lembrados. Poucas respostas se reportaram a modelos cinticos, sendo 2 respostas verificadas apenas. Notou-se tambm que a maioria das respostas dada pelos professores no traz um contedo de cunho cientfico apropriado e que poucos tem conhecimento das relaes que envolvem os conceitos da Primeira e Segunda Lei da Termodinmica.

Pgina 10 de 10

Page 11 http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 14 de 21

Outras respostas em termos de leis e relaes diretas tambm foram constatadas atravs da categorizao de Princpios, que foi dividido ainda princpios de Termodinmica e Calorimetria. Neste sentido foram registradas 17 respostas ao todo

7.2. Descrio da Rede Sistmica As redes representam o questionamento feito aos professores sobre a existncia de leis que explicam os fenmenos de resfriamento de um lquido em uma xcara e seu inverso. As redes apresentadas a seguir, nas Figuras 01 e 02, podem ser descritas iniciando-se pelos termos mais esquerda, que apresentam os aspectos mais gerais dos dados e, seguindo para direita o nvel de detalhamento vai aumentando at atingir o extremo oposto onde os termos mais direita representam informaes mais prximas aos dados brutos de forma a categorizar as respostas dos professores a partir de aspectos relacionados a conceitos, princpios, modelos, e outros aspectos que so definidas como se segue.

Calor Conceitos Termodinmicos Absoro Transferncia devido a diferena temperatura Perda para o meio Quantidade E nergia Troca com restabelecimento do equilbrio Conservao Transferncia Fornecimento com aumento de temperatura

Existem leis que explicam os processos de A para B

Temperatura Equilbrio Diferena Recebimento de Calor Ocasiona troca de energia

Termodinmica Princpios Calorimetria

Lei Zero Primeira Lei Segunda Lei Q = mct PV = nRT Calorimetria

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*
Modelos Cinticos Estudo do movimento Movimento Centrpeto

Pgina 15 de 21

Pgina 11 de 11

Figura 01: Rede Sistmica Sobre as Respostas Dadas Questo 5 referente ao Processo de A para B

Page 12

Calor Conceitos Termodinmicos

Transferncia Transferncia devido a diferena temperatura Perda Recebimento Recebimento com aum de temperatura Liberao Energia

Conservao Fornecimento com aumento de temperatur Transparncia Existem leis que explicamos processos de B para A Temperatura

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

Equilbrio Equilbrio com troca d energia

SLT:UEPPEM*

Pgina 16 de 21
energia

Termodinmica Princpios

Lei Zero Primeira Lei Segunda Lei

Calorimetria

Q = mct Calorimetria

Processos Fsicos

Conduo Aumento da Entropia

Modelos Cinticos

Estudo do movimento Movimento Centrpeto Pgina 12 de 12

Figura 02: Rede Sistmica Sobre as Respostas Dadas Questo 6 Referentes ao Processo de B para A

Page 13

7.3. Resultados Relativos ao questionamento sobre a Segunda Lei da Termodinmica

Para avaliao da questo 7, que questionava de forma direta o entendimento com relao Segunda Lei da Termodinmica, as respostas foram categorizadas a partir de princpios relatados pelos professores. Alguns exemplos de respostas tambm so citados, conforme apresenta a tabela 04. http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 17 de 21

Tabela 04: Tipos de respostas dadas ltima questo do questionrio. Tipos de respostas Quantidade Exemplos de Respostas dos Professores
A variao de Energia interna de um gs igual quantidade de Calor menos o Trabalho realizado O Calor no passa espontaneamente de um corpo mais quente para um mais frio impossvel uma mquina trmica realizar Trabalho, sem perder Calor para uma fonte fria ou no existe mquina que tenha um rendimento igual a 100% O fluxo de Calor se d do corpo que estiver com maior temperatura para o menor. Para o fluxo de Calor ocorrer no processo inverso existe a necessidade de realizao de Trabalho. A Energia trmica passa de um corpo de maior temperatura para um de menor temperatura ocorrendo um equilbrio trmico Quando dois ou mais corpos so colocados em contato (corpos de temperaturas diferentes) h uma troca de Calor entre si at atingirem o equilbrio trmico No se pode aumentar a temperatura de um sistema, sem que haja introduo de Calor.

Primeira Lei da Termodinmica Segunda Lei da Termodinmica segundo o enunciado de Clausius

Segunda Lei da Termodinmica segundo o enunciado de Kelvin-Plank Transferncia de Calor, com meno Segunda Lei da Termodinmica (Enunciado de Clausius)

2 Equilbrio Trmico, com meno a Segunda lei da Termodinmica (Enunciado de Clausius)

Equilbrio Trmico

2 Transferncia de Calor com aumento de temperatura Pgina 13 de 13

Page 14

Mquinas Trmicas Entropia Desconhece Em branco Outros Total

1 1 25 13 2 60

Mquina Trmica (ciclo de Carnot). Busca pelo maior rendimento da mquina Entropia

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 18 de 21

As respostas apresentadas questo 7 mostram que mais da metade dos professores no fizeram referncia Segunda Lei, isto pode ser verificado a partir do nmero de respostas em branco somadas s respostas onde os professores afirmaram desconhecimento da Segunda Lei. Apenas 2 respostas levam ao princpio do enunciado de Clausius para a Segunda Lei, quando foram feitas referncias ao equilbrio trmico atravs da passagem de Calor ocorrida por diferenas de temperatura. Tambm neste sentido outros 5 descreveram a Segunda lei em termos de transferncia de Calor. Somaram 3 as respostas que se aproximaram do enunciado da Segunda lei, sendo 2 se reportando ao de Clausius e outra ao de Kelvin-Plank. Em outras 3 respostas houve uma ntida confuso, quando na troca da Segunda pela Primeira Lei. A designao outros, refere-se a respostas que no apresentavam embasamento terico mais amplo para sua classificao. Segue-se alguns exemplos. RP: Um sistema isolado termicamente ou ainda RP: O corpo tende a variar sua temperatura de acordo com os fatores que implicam sua natureza A partir destes resultados e mesmo sendo poucas respostas apresentadas para esta questo, pode-se verificar que o entendimento apresentado pelos professores para a Segunda Lei se d de maneira incompleta, revelando muitas vezes uma falta de embasamento terico sobre o tema, ou ainda uma confuso entre os princpios da Primeira, Segunda Lei e procedimentos de Calorimetria.

8. CONSIDERAES FINAIS

A anlise das questes 5 e 6 mostrou que vrios conceitos foram usados na explicao dos eventos apresentados nas questes 1 e 2, como Calor, Temperatura e Energia, assim como respostas relacionadas a princpios, tais como Primeira Lei, Segunda Lei, Lei Zero e Calorimetria, ou ainda aqueles que citavam apenas equaes, tais como Q=mct, pV=nRT.

Pgina 14 de 14

Page 15 http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 19 de 21 Page 15

Dessa forma, a falta de conhecimento cientfico entre estes conceitos foi percebida principalmente quando se mencionavam Equilbrio Trmico e as idias da Primeira e Segunda Lei para explicar o mesmo fenmeno. Quanto anlise da questo 7, esta mostrou pouco conhecimento entre os professores em relao Segunda Lei da Termodinmica, resultado este constatado atravs do nmero de respostas em branco e tambm aquelas que apresentavam desconhecimento desta Lei. Ainda em relao a esta questo no foi verificada nenhuma resposta que se reportasse aos fenmenos de degradao de Energia e irreversibilidade, que poderiam de algum modo constar como aspecto para explicao dos eventos apresentados. Assim sendo notrio que o grupo de professores avaliados no possuem uma conscientizao cientfica a respeito da Segunda lei, sendo esta muitas vezes confundida com a Primeira Lei, com princpios de Calorimetria ou ainda a equao de estado de um gs natural (PV = nRT). Em relao aos enunciados, o de Clausius, foi o mais verificado entre as respostas, quando 5 professores citaram o princpio da Segunda Lei em termos de fluxos de Calor, 2 em termos de Equilbrio Trmico e outros 2 quando fizeram uso das idias do prprio enunciado para responder a questo. Notando que os dados referentes pesquisa foram coletados de professores de Ensino Mdio, que so os responsveis pelo ensino deste tpico, o estudo revela a realidade do ensino de cincias com relao este assunto. Este estudo leva a uma conscincia de que algo precisar ser feito no sentido de termos estes contedos efetivamente includos no currculo do ensino de cincias j nos cursos elementares.

9. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FERRACIOLI, L. Commonsense Reasoning About Processes: A Study of Ideas About Reversibility. Dissertao (Doctor of Philosophy) Institute of Education, University of London., 1994. AURANI, K. M., Ensino de Conceitos: Estudo das Origens da Segunda Lei da Termodinmica e do Conceito de Entropia a Partir do Sculo XVIII, 1986, 113 p. Dissertao (Mestrado em Cincias Fsicas) Programa de Ps-Graduao em Fsica, Universidade de So Paulo. PEREIRA, M, R, S. O Conceito da Energia na Viso do Senso Comum: Um Estudo Sobre Objetos e Entidades, 1999, 219 p. Dissertao (Mestrado em Cincias Fsicas) Programa de Ps-Graduao em Fsica, Universidade Federal do Esprito Santo. PINHEIRO, C, G. O Conceito de Energia na Viso do Senso Comum: Um Estudo Sobre Eventos e Processos, 2000, 213 p. Dissertao (Mestrado em Cincias Fsicas) Programa de Ps-Graduao em Fsica, Universidade Federal do Esprito Santo.

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*
ATKINS P. W., The Second Law, 1 ed., Scientific American Inc, 1984, 230 p. SOLOMON J., Getting to Know About in School and Society, 1 ed., The Falmer Press, 1992, 201 p.

Pgina 20 de 21

BLISS, J et tal Qualitative Data Analysis for Educacional Research: a guide of systemic networks, 1 ed., London Helm, 1983, 215 p.

Pgina 15 de 15

Page 16

SOLOMON, J. How children about energy or does the first law come first. The School Science Review, p. 415422, 1982. WATTS, D. M. Some alternative views of energy. Physics Education, v. 18, p. 213-217, 1983. SOLOMON, J. Teaching the conservation of energy, Physics Education v. 20, p. 165-170, 1985 URI HABER-SCHAIM.. The role of the second law of thermodynamics in energy education, The Physics Teacher, P. 17-20, 1983 CHARLES R. AUT. JR, NOVAK, J. D., GOWIN D.B. Constructing eve maps for clinical interviews on energy concepts, Science Education, n. 72(4), p. 515-545, 1988. SOLBES, J., TARN, F. Algumas Dificultades en torno a la conservacin de la energa, Enseanza de Las Ciencias, n. 16(3), p. 387-397, 1998 MARTNEZ, J.M., PREZ, B. A. Estudo de propuestas alternativas en la enseanza de la termodinmica bsica, Enseanza de Las Ciencias, n.15(3), p. 287-300, 1997 DUIT, R., KESIDOU S. Students conceptions of the second law of thermodynamics an interpretative study, Journal of Research in Science Teaching, v. 30, n. 1, p. 85-106, 1993. OGBORN, J. Energy and fuel: the meaning of the go of things - The School Science Review, p. 31-35, 1986 FERRACIOLI, L. O conceito de Energia e a Educao Ambiental, Caderno Modelab 11 (Publicao Interna), p. 2-7, 2001.

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

SLT:UEPPEM*

Pgina 21 de 21

Pgina 16 de 16

http://64.233.169.104/search?q=cache:NTS0rawi_fwJ:www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/viii/PDFs/CO... 29/6/2008

Anda mungkin juga menyukai