Anda di halaman 1dari 10

LIVRE COMENTRIO DA CARTA DE PAULO AOS GLATAS

Este comentrio foi elaborado sem qualquer auxlio exegtico, ou mesmo qualquer outra fonte, seno a Edio Revista e Atualizada da Bblia Traduo de Joo Ferreira de Almeida SBB. Representa apenas a compreenso no discutida de um nico indivduo sobre o texto lido, mesmo que muitas vezes. A meditao e a orao em temor constante foram os nicos parmetros usados para balizar o entendimento extrado. Por isto mesmo passvel de muitos erros e estar sempre sujeito a crtica e correes, sempre bem vidas e recomendadas. Que este simples auxlio seja uma boa ferramenta para o fomento do entendimento cada vez mais profundo da doutrina dos apstolos de Jesus.
Ao Senhor toda a Glria! Valmir S. Vale Taubat, 28 de agosto de 2008.

GLATAS CAP 1 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Paulo estabelece oposio entre a vontade dos homens e a vontade de Deus e Jesus: o Pai e o Filho so unnimes. Paulo afirma unanimidade de pensamento e f logo no incio da carta, mostrando aos glatas que os que estavam com ele pensavam de um mesmo modo. Novamente afirma a unidade do Pai e do Filho, quando sada com a graa e a paz. O objetivo do sacrifcio de Jesus foi nos livrar de uma era (sculo mau), uma gerao, uma dinastia, o que a vontade de Deus... ...A quem pertence toda a fama e mrito. Paulo, com ironia, manifesta a sua indignao pelo fato de os glatas terem se submetido a uma nova doutrina (novo evangelho? novas boas novas?) No se tratava de nova notcia, nem nova doutrina, mas apenas uma maneira de distorcer as boas notcias de Jesus (uma forma sutil de contaminao). Enfaticamente, Paulo afirma que no existem duas doutrinas, indo alm e afirmando que tudo o que deveria ser dito j foi dito e maldito o que lhe acrescentar o que seja. Nem Paulo, nem anjos do cu podem fazer qualquer alterao. 9. Insiste na afirmao anterior, para que fique bem claro, que ningum pode alterar o evangelho por ele pregado. 10. Com nova ironia, Paulo faz uma pergunta cuja resposta bvia: ningum muda os pensamentos de Deus; mudamos os pensamentos dos homens, ou seja, persuadimos os homens. Assim sendo, objetivando mudar os homens, buscamos agradar a Deus; o contrrio nunca foi ministrio de Cristo. Quem quer agradar aos homens no serve a Deus. 11. O evangelho que Paulo anunciou no partiu dos homens... 12. ...Isso, porque Paulo no o aprendeu com homens, nem mesmo recebeu as notcias novas das mos dos homens. Tudo o que Paulo aprendeu das boas novas vieram quando Cristo ficou claro para ele (por isso Paulo to seguro nenhuma outra interpretao lhe seria possvel). 13. Paulo rememora sua conduta como perseguidor e opositor da Igreja... 14. Lembra ainda que, a despeito de sua pouca idade, era extremamente zeloso das tradies que recebeu dos pais. 15. Paulo confessa que a sua trajetria jamais teria mudado, no fosse pela ao direta de Deus: "...aprouve a Deus... Desde o ventre de minha me... Me chamou pela sua graa..." 16. Paulo no diz: "revelar a mim", mas "revelar em mim", dando a entender que a sua pregao acompanhada do estilo de vida correspondente vida de Cristo. Naturalmente, no precisou (e nem deveria faz-lo) consultar seus antigos mestres do judasmo... 17. ...Nem mesmo foi aos apstolos para "calibrar" a pregao, mas dirigiu-se prontamente para o pblico alvo da sua ministrao: Arbia e Damasco. 18. S depois de trs anos se dirigiu Jerusalm e permaneceu com Pedro quinze dias apenas.

19. No avistou-se com nenhum outro apstolo, seno Tiago, irmo de Jesus. Isso Paulo comenta, mostrando que a sua primeira entrevista com apstolos se deu depois de muito tempo e foi com os que mais se aproximavam dos judeus: Pedro e Tiago. 20. Como os glatas poderiam duvidar, Paulo reafirma a veracidade do fato e cita o prprio Deus como testemunha. 21. Aps esse momento em Jerusalm, Paulo volta misso e vai Sria e Cilcia. 22. Paulo nem mesmo era conhecido de vista das igrejas da Judia (composta por judeus cristos). Aqui ele cita : "igrejas da Judia que estavam em Cristo", dizendo com isto que se tratavam de assemblias de judeus cristos no-judaizantes. 23. Os judeus cristos ouviam notcias da converso e ministrio de Paulo e... 24. ...glorificavam a Deus, ou seja, aprovavam a sua vocao. GLATAS CAP 2 1. 2. Paulo retorna a Jerusalm s catorze anos depois e leva consigo companheiros de ministrio: Barnab e Tito. Paulo no foi Jerusalm cedendo presses ou atendendo a qualquer convocao, mas somente por determinao de Deus. Foi aos de maior importncia da igreja (apstolos e lderes) para ratificar o evangelho que pregava aos gentios. 3. Paulo afirma que no houve qualquer constrangimento por parte da igreja em Jerusalm, nem mesmo a Tito, companheiro de seu ministrio, que era grego, foi constrangido a circuncidar-se. 4. que havia falsos irmos entremetidos para secretamente espionarem o comportamento no judaico de Paulo, Barnab e Tito, com a finalidade de os obrigarem a cumprir ritos judaicos. 5. Paulo no lhes deu trgua, resistindo e no obedecendo ou dando ouvidos s suas recomendaes, afim de que o evangelho pregado aos glatas e demais gentios no se perdesse ou sofresse qualquer alterao. 6. Os que aparentavam ser influentes cristos e mestres, os quais Paulo desconhecia, mesmo porque Deus no aceita aparncia do homem, esses que aparentavam ser importantes no fizeram qualquer agravo doutrina de Paulo, 7. 8. 9. ao contrrio, quando entenderam que Paulo era ministro de Jesus enviado aos gentios, assim como Pedro era ministro de Jesus aos judeus (porque o mesmo Jesus preparou um e outro, cada qual para a sua misso), e como Tiago, Pedro e Joo (que eram considerados os mais importantes da igreja) j conheciam o tratamento gracioso de Deus para com Paulo, aqueles primeiros, que aparentavam ser importantes, concordaram plenamente que Paulo e Barnab deveriam pregar aos gentios enquanto eles permaneceriam pregando aos judeus. 10. Apenas recomendaram aos dois que tivessem cuidado com os pobres, o que Paulo procurou enfaticamente fazer.

11. Quando Pedro foi Antioquia, Paulo o confrontou, face a sua incoerncia. 12. Isso porque, antes que alguns emissrios de Tiago tivessem chegado, Pedro comia livremente com os Cristos gentios, mas quando a "comitiva" chegou, ele passou a evitar os irmos de Antioquia, temendo o escndalo dos judeus de Tiago. 13. Outros judeus agiram da mesma forma de maneira que at Barnab acabou tendo o mesmo comportamento. 14. Quando Paulo viu que o comportamento deles feria a liberdade promovida pelo evangelho, repreendeu a Pedro, o maior, na presena dos demais: "Voc judeu e se comporta como os gentios, mas porque agora obrigar os gentios a se comportarem como os judeus? 15. Ns, que somos nascidos judeus, 16. sabendo que o homem no justificado por obedincia lei, mas pela confiana em Jesus Cristo, tambm confiamos em Jesus para sermos justificados e no confiamos na lei, porque a lei no justifica a ningum. 17. Porque ns procuramos ser justificados pela confiana plena em Cristo e se temos nos comportado como gentios, os quais so considerados pecadores, ento Cristo fez de ns pecadores? Claro que no! 18. Porque se Cristo reedificasse o que destruiu seria ele mesmo transgressor. [A no ser que os gentios no sejam realmente os nicos pecadores e, portanto, no precisam cumprir a lei para se tornarem cristos]. 19. Na verdade a lei me condenou morte, logo, pela lei estou morto. 20. Nesse caso, como Jesus foi crucificado, tambm eu o fui, donde se conclui que Saulo no vive mais, porm Cristo em mim est vivo. Porque a vida que tenho agora de inteira dependncia do Filho de Deus, confiando nele para ser justificado, porque ele me amou e se entregou por mim". 21. Paulo no ousaria anular a ao graciosa de Deus, caso contrrio, procurando ser justificado por obedincia, tornaria vo o sacrifcio de Jesus. GLATAS CAP 3 1. Paulo repreende francamente os glatas que se sujeitaram a um discurso mentiroso, justamente os glatas perante quem Paulo se apresentou vivendo exatamente como Jesus crucificado. Quem teria fascinado os glatas. [Aqui Paulo irnico]. 2. Continuando o tom irnico, Paulo diz: "s quisera saber..." Ele confronta os glatas com sua prpria experincia de batismo com o Esprito Santo se o teriam recebido pelas obras da lei ou pela f. 3. 4. 5. Nova repreenso franca sobre a insensatez de se andar para traz, comeando no Esprito (f) e terminando na carne (lei). O Esprito se ope carne, assim como a f se ope lei. Paulo evoca as aflies que os glatas sofreram por abraar a f; teria isso sido em vo? Deus d o Esprito! Paulo apela para a sensatez, porque Deus no opera maravilhas atravs da obedincia aos preceitos da lei.

6. 7. 8. 9.

Abrao citado como sendo homem justo apenas porque confiou em Deus. Como judeus se locupletam por serem filhos de Abrao, Paulo afirma que filhos de Abrao so os que so da f, ou seja, os que no confiam na obedincia como garantia da salvao. Paulo confirma que essa palavra est registrada nas escrituras pela promessa feita a Abrao de que a beno dada a ele seria a beno de todas as naes da terra. Os que confiam em Jesus so os benditos com o crente Abrao. sobre os desobedientes lei. Logo, o que busca ser justificado por obedincia, fica sujeito maldio.

10. Porm, todos os sujeitos obedincia da lei esto conjurados com maldio. A maldio

11. Claro que ningum consegue a proeza da perfeio legal e nunca ser justo por meio da lei, mas se apenas confiar, j ser considerado justo. 12. A lei no se origina nessa confiana, mas o que cumpre os preceitos legais sobreviver por eles. 13. Cristo foi considerado maldito quando foi pendurado no madeiro. Fazendo assim, assumiu a nossa maldio para estarmos livres da maldio que vinha com a nossa desobedincia lei. Dessa forma, fomos comprados daquela maldio por Cristo, 14. para que aquela beno prometida Abrao chegasse aos pecadores (gentios) atravs de Jesus Cristo e para que, pela f (crendo e confiando) ns recebamos a promessa do Esprito. 15. Paulo usando a figura do testamento de um homem comum, diz que, uma vez confirmada ser essa a ltima vontade daquele homem, ningum tem o direito de invalid-lo ou acrescentar qualquer coisa. Paulo se refere a um testador que Jesus, o qual morreu e conferiu aos herdeiros o que est prometido no testamento. 16. Aqui Paulo qualifica Jesus como legtimo herdeiro de Abrao e tambm legtimo testador. Jesus possuidor da promessa e nico capaz de conferi-la aos demais herdeiros. 17. Como no verso quinze, o testamento confirmado por testemunhas no pode ser alterado, Paulo valida o testamento de Abrao por ter Deus sido a testemunha e o avalista deste testamento. As taboas da lei foram dadas quatrocentos anos depois e no tem valor para anular aquele testamento ou abolir a promessa nele contida. 18. Essa promessa o dom do Esprito Santo e se o Esprito fosse conferido a algum atravs de lei, j no seria pela promessa de Deus. Mas Deus concedeu a herana a Abrao gratuitamente. 19. Qual seria, ento, a funo dos mandamentos? A lei serviu para comunicar aos homens o quanto so transgressores, serviu mesmo para estabelecer a transgresso at que viesse o herdeiro (a posteridade). A lei foi confiada por anjos s mos de Moiss, um intermedirio entre Deus e os homens. 20. O intermedirio (Moiss) mediador de muitos homens, mas Deus um s. 21. Algum poderia dizer que a lei , ento, contrria promessa de Deus, mas claro que no, porque se fosse possvel vivificar os homens atravs de lei, Deus o teria feito. 22. Sendo assim, a escritura fez com que todos fossem considerados pecadores para que o Esprito fosse dado aos crentes em Jesus.

23. Antes que viesse a f, estvamos constrangidos pela lei comunho com Deus e reservados para aquela f que iria se manifestar. 24. A lei nos tutelou para sermos conduzidos a Cristo e sermos justificados sem lei, apenas pela confiana nele. 25. Depois que fomos justificados, confiamos plenamente em Deus e j no precisamos ser constrangidos comunho por intermdio de lei. 26. Porque todos os que confiam em Cristo so filhos de Deus. 27. Porque todo o que foi batizado em nome de Jesus, foi batizado em Cristo, despido de si e revestido de Cristo. uma metfora usada para dizer que perante Deus os crentes so to filhos quanto Jesus. 28. Nesse caso no importa se algum ou no judeu, se ou no grego, se ou no escravo, se homem ou se mulher, porque todos se tornaram iguais a Jesus por confiarem nele. 29. Aquele que de Cristo descendente de Abrao e herdeiro conforme o que lhe foi prometido. GLATAS CAP 4 1. Considerando as afirmaes anteriores, Paulo acrescenta que um herdeiro, enquanto menino, no difere em nada de servos, mesmo sendo o proprietrio de tudo. uma clara aluso afirmao de que os judeus seriam legtimos herdeiros, enquanto os gentios seriam os servos. Contudo, antes que venha a maturidade do herdeiro, os dois so iguais. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. O herdeiro menino, como o servo, devem obedincia a algum que lhes foi determinado pelo pai e senhor, segundo o tempo que este estabeleceu. Agora, Paulo inclui numa mesma argumentao judeus e gentios quando afirma que todos estavam sujeitos aos rudimentos do mundo, s coisas visveis, as ordenanas. Ao completar-se o tempo, Deus enviou seu filho, nascido de mulher como qualquer um e nascido sob a lei para ser herdeiro de Abrao e beno para os gentios. Jesus nasceu judeu para comprar para si os judeus e para que pudesse transferir a beno da adoo de filhos a todos indistintamente, judeus ou gentios. Por causa desta adoo, porque gentios tambm so filhos, Deus enviou o Esprito Santo, o Esprito de se filho, que clama aba, Pai! Os glatas j no podem ser considerados servos, mas filhos e, como filhos, herdeiros de Deus atravs de Jesus. Quando os glatas no conheciam a Deus, serviam aos que naturalmente no so deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, melhor ainda, sendo conhecidos de Deus, como podem estar voltando aos rudimentos, ou seja, ao cumprimento de ritos e ordenanas, como se isso satisfizesse a Deus? 10. Paulo exemplifica esses rudimentos citando o guardar dias, meses, tempos e anos; seriam os sbados, as festas, as luas novas, prazos da lei, etc. 11. Paulo evoca um sentimento de frustrao dizendo que seu trabalho foi em vo.

12. Paulo convida de forma paternal a que todos o imitem. Ele mesmo se fez igual aos glatas e os glatas nunca lhe fizeram qualquer mal sendo eles mesmos. 13. Paulo anunciou o evangelho aos glatas estando fisicamente limitado. 14. As suas fraquezas poderiam ter feito os glatas rejeitarem seu evangelho, mas isso no ocorreu. Os glatas poderiam desprezar algum que prega o poder de Deus estando debilitado, mas no o fizeram. Ao contrrio, Paulo foi recebido como um anjo de Deus, como o prprio Jesus Cristo. 15. De onde vir a bem-aventurana? Paulo testemunha que foi to amado a ponto de que os glatas arrancariam seus prprios olhos para lhe dar, caso isso resolvesse o seu problema. 16. Mas agora considerado inimigo? A nica coisa que Paulo fez foi pregar a verdade e os glatas estavam sendo incitados contra ele justamente por isso. 17. Os perturbadores legalistas mostravam querer cuidar dos glatas, no para o bem destes, mas para que se tornassem seus aliados como legalistas dentro da igreja. Dessa forma, se inverteriam os papis e os glatas se tornariam zelosos defensores dos legalistas. 18. Quando Paulo estava por perto, estes falsos irmos judaizantes demonstravam grande zelo. bom ser zeloso do bem e isso em todo tempo e sem hipocrisia. 19. As palavras de Paulo agora parecem embargadas pelo receio de que algum dos amados se perca antes de ter a revelao de Cristo. Isso porque a revelao de Cristo a algum, forma Cristo nesse algum. 20. Paulo desejava estar entre os glatas e ver que tudo no passa de um mal entendido, mas no momento ele estava chocado. 21. Dirigindo-se aos glatas legalistas, Paulo os adverte sobre atentar ao que dizem a lei e os profetas, e diz: 22. "Abrao teve dois filhos: um filho da escrava e o outro filho da livre. 23. O Filho da escrava nasceu por deciso de Abrao e Sara, mas o filho da livre s nasceu por ao sobrenatural, conforme a vontade de Deus". 24. Paulo faz analogia entre a filiao e o concerto, onde Agar (escrava), gera filhos para escravido. 25. Agar comparada ao monte Sinai e Jerusalm, capital da nao dominada, escravizada. 26. J a Jerusalm que vem de Deus livre, sendo me de todos, uma multido. 27. Numa aluso aos profetas, Paulo prova que a que no tinha marido, por no estar em nenhuma linhagem ou ser de alguma famlia (gentios), poderia alegrar-se e clamar porque teria muitos filhos, mesmo sendo estril. 28. Os crentes so filhos da promessa, como o foi Isaque. 29. Da mesma forma como Ismael, filho da escrava, perseguia Isaque, filho da livre, assim os da circunciso estavam perseguindo os gentios crentes livres. 30. Mas a escritura determina que sejam lanados fora o filho da escrava juntamente com sua me, porque os filhos da escrava no herdaro com os filhos da livre. A lei me dos judaizantes e a graa me de todos os livres. 31. Sendo assim, todos os crentes so filhos da livre, glatas ou no.

GLATAS CAP 5 1. Paulo comea a concluir seu raciocnio advertindo os glatas a serem firmes na liberdade que o evangelho de Cristo lhes proporcionou, no dando ouvidos a justificaes atravs de mandamentos. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Paulo faz severa advertncia: os que se convertessem ao legalismo no teriam como usufruir da graa de Deus em Cristo. Advertncia mais severa ainda: os que se converterem ao judasmo estaro obrigados a cumprir toda a lei. Quem se justifica pela obedincia aos mandamentos est separado de Cristo e de sua graa. Mas os que confiam, tem esperana de justia. Porque na dependncia plena de Jesus Cristo, ser ou no judeu no tem qualquer valor, mas a f que opera por amor tem muito valor. Paulo lamenta que os glatas tenham sido impedidos em sua trajetria e, com ironia pergunta quem os impediu de obedecer verdade. Categoricamente, Paulo afirma que essa doutrina que incita justificao por obedincia no vem de Jesus. Compara os perturbadores legalistas com o fermento que por pouco leveda toda massa. condenado ser o perturbador. 11. Paulo afirma que perseguido exatamente porque prega o escndalo da cruz e no prega a circunciso. 12. Paulo diz claramente aos glatas que o seu desejo que os perturbadores sejam excludos do convvio deles. 13. Os glatas foram chamados liberdade, de forma que estavam isentos de cumprir mandamentos para serem justificados. Assim, Paulo os adverte a no usarem da liberdade para serem moralmente reprovveis, porque isso daria razes doutrina legalista. Pelo contrrio, os irmos deveriam se amar e servir uns aos outros. 14. evidente que os que amam o prximo nunca transgrediro a lei de Deus, de sorte que os legalistas ficam sem argumento. 15. Sendo novamente irnico, Paulo adverte os glatas sobre os riscos das disputas entre irmos, o que poderia provocar sua prpria destruio. 16. Quem dentre os glatas desejasse evitar sua prpria auto-destruio deveria seguir este conselho: "Andai em Esprito." Significa depender totalmente do Filho de Deus em todo tempo. Assim, os apelos do corpo jamais superariam o poder da expresso: Amars o teu prximo... 17. O corpo e o Esprito vivem em constante oposio para que o homem no atenda a todos os seus desejos. 10. Mas Paulo confessa o cuidado do Senhor para com os sinceros, afirmando que o nico a ser

18. Isso traz uma concluso: o homem guiado pelo Esprito no est sujeito lei (porque a lei foi direcionada para condenar as obras da carne, que so os apelos do corpo atendidos desordenadamente). 19. As obras da carne so (o que os legalistas esto obrigados a no cumprir sob pena de maldio): prostituio, impureza, lascvia, 20. idolatria, feitiarias, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, 21. invejas, homicdios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes. Os que praticam essas coisas no herdaro o Reino de Deus. 22. J o Esprito tem um fruto que nem de longe se assemelha a qualquer das obras da carne. O fruto do Esprito : amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, f, mansido, temperana. 23. A lei que se refere s transgresses, nada tem contra esse fruto. 24. Os que foram comprados por Jesus Cristo consideram seus corpos crucificados, com todos os seus apelos desordenados. 25. Os que confiam em Jesus so vivos para Deus (mortos para a lei); vivem na dependncia do Esprito, logo, o seu procedimento deve ser de conformidade com o Esprito, naturalmente, no sendo... 26. ...cobiosos de elogios, irritando-se uns aos outros, tendo inveja uns dos outros (prtica comum entre fariseus hipcritas, que se vangloriavam de sua religiosidade). GLATAS CAP 6 1. Nesse momento, Paulo apela aos mais maduros para conduzirem os transgressores. Os espirituais deveriam encaminhar, ou seja, restabelecer o caminho do transgressor, lembrando que cada qual deve ter, antes de tudo, cuidado de si mesmo. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Ajudando e encaminhando uns aos outros, estariam todos cumprindo a "lei" de Cristo (Amai-vos uns aos outros...). Aquele que acha que no precisa do seu irmo julga ser alguma coisa, mas no nada, est enganando a si mesmo, porque se julga melhor que seu irmo. Se cada um puser em prtica o que o Esprito de Cristo diz, no far comparaes dessa natureza e estar seguro do seu prprio valor, porque cada um estar cuidando de si. Paulo manda que os discpulos sustentem e honrem aquele que os instrui na palavra, para que a colheita seja conforme essa semeadura. Ningum zomba de Deus, de forma que aquele que semear conhecimento da palavra, colher dessa semeadura. O que semeia para atender aos seus desejos acabar sendo corrompido por isso, mas o que investe em ser dependente do Esprito, ter a vida eterna. Paulo adverte sobre o ser constante em fazer o bem, porque isso sempre traz bons frutos. congregao. 10. Se estamos vivos, faamos o bem a todos, comeando pelos irmos em nossa prpria

11. Paulo, provavelmente com a viso debilitada, diz que ele mesmo escreveu com letras grandes, para dar maior valor palavra da carta. 12. Paulo denuncia que aqueles que queriam mostrar boa conduta judaica estavam obrigando os glatas a se circuncidarem s para no serem perseguidos pelos lderes judeus por causa da cruz de Cristo. 13. Esses falsos irmos, sendo circuncidados, no tinham eles mesmos o devido zelo pela lei, mas apenas desejavam vangloriar-se de haverem convencido muitos glatas a cumprirem a lei. 14. O desejo de Paulo era completamente diferente. O orgulho de Paulo vinha de ter sido crucificado com Cristo e por isso j nada tinha haver com o mundo nem o mundo com ele. 15. Paulo reafirma que no h qualquer vantagem em ser ou no judeu, mas o poder estava em ser uma nova criatura. 16. Paulo desejava a todas as novas criaturas que fossem alvo da paz e da misericrdia de Deus. 17. Paulo protesta que ningum o moleste mais sobre esse assunto, porque ele trazia no corpo as marcas do Senhor Jesus. 18. A saudao final: a graa...

10

Anda mungkin juga menyukai