Anda di halaman 1dari 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN SETOR DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA 1 Trabalho Escolar da Disciplina TM 244 - Elementos de Mquinas I, realizado

s 19h 30min do dia 19/12/2012. Aluno: ____________________________________________________________________________ 01) 3,0 Uma biela opera sob carga de trao com fora variando ciclicamente de um valor mnimo a um valor mximo. A biela apresenta seo transversal circular constante com dimetro d. O material com o qual a biela construda o ao AISI 1030 temperado e revenido. A biela estava operando em regime quando foi submetida a uma sobrecarga que aumentou percentualmente os esforos durante determinado nmero de ciclos. Qual a a vida remanescente da biela para que se mantenha o mesmo coeficiente de segurana inicial, se a biela voltar a operar no regime original, empregando o critrio de Goodman?
Dimetro d (mm) Fora mnima Fmin (N) Fora mxima Fmax (N) Resistncia ruptura Srt (MPa) Sobrecarga (%) Ciclos n

02) 2,0 Uma placa quadrada de alumnio com lado 100,00 mm, com um furo de dimetro d mm em seu centro, trabalha sob trao cclica com a fora trativa variando de P1 a P2 N. Amostras dessa placa apresentaram o seguinte desempenho em trao cclica: N1 ciclos sob tenso 1 MPa; N2 cilcos sob tenso 2 MPa. Qual a espessura da placa para que a vida seja de N ciclos de carga, com segurana de mais N cilcos adicionais, empregando o critrio de Goodman?
Dimetro d (mm) Carga mnima P1 (N) Carga mxima P2 (N) N de ciclos N Ciclos adicionais N de ciclos N N1 Tenso 1 (MPa) N de ciclos N2 Tenso 2 (MPa) f Sensibilidade qAl

03) 3,0 A figura mostra um elo de ligao retangular que carregado pelas foras F nos pinos, em cada extremidade. As foras F variam, de modo a produzir trao axial variando de 70 a 30 kN. Selecionou-se o ao AISI 4130 para o elo, que deve ser temperado e revenido a 538C (resistncia ao escoamento de 915 MPa e resistncia ruptura por trao de 1000 MPa); em seguida todas as superfcies sero retificadas. Determinar a dimenso t, arredondando para o valor inteiro em milmetros, com base no projeto para vida infinita fadiga, com 99,999% de confiabilidade e um fator de segurana de 1,35. A temperatura de trabalho de 140 C, sem outros efeitos. Os pinos causam um Kt de 2,21.

04) 3,0 Um ventilador centrfugo gira em 500 rpm. Uma transmisso por correias usada para conectar o ventilador a um motor eltrico de 20 kW e 1750 rpm. A correia aplica um torque constante de 382 Nm e uma fora transversal de 3500 N no eixo, que opera em flexo rotativa. A figura mostra a localizao dos rolamentos, as sees do eixo e do plano em que atua a fora transversal da correia e o torque. A relao entre o dimetro do eixo no assento do rolamento e do dimetro do eixo na regio da polia de 1,5 e o raio da transio de seo 1/5 do dimetro do eixo na regio da polia. Encontre o dimetro do eixo com um fator de segurana 2,25, segundo o critrio de Goodman. O eixo do ventilador deve ser fabricado a partir de ao laminado a quente tendo os seguintes valores de tenses: limite de resistncia fadiga (incluindo todos os k is, a menos dos concentradores de tenso) = 210 MPa; sensibilidade ao entalhe = 0,88; limite de escoamento = 350 MPa; tenso de ruptura = 550 MPa. (keyway = chaveta).

Anda mungkin juga menyukai