Anda di halaman 1dari 16

Jder Arajo

2013

Direito Processual Penal I


Professor: nio Biaggi

05/08/13 Bibliografia Recomendada


- Cdigo de Processo Penal Comentado - Guilherme de S. Nucci SP Ed. RT. - Curso de Processo Penal Eugnio Pacelli Oliveira BH Ed. Del Rey. - Curso de Processo Penal - Fernando Capez Ed. Saraiva.

Avaliaes
- P1 09/09 25 pontos. - P2 21/10 25 pontos. - P3 Global 10 pontos.

Trabalhos
- T1 06/09 10 pontos. - T2 18/10 10 pontos.

Programa
- Histrico e Evoluo do Direito Processual Penal Brasileiro; - Princpios Constitucionais/Processuais Penais; - Sistemas Processuais; - Pressupostos Processuais; - Persecuo Penal; - Garantia Processual do Contraditrio; - Interpretao e Aplicao da Lei Processual Penal; - Inqurito Policial e Extra-Policial; - Priso Processual e Liberdade Provisria; - Ao Penal; 1

Jder Arajo
2013

- Ao Civil ex delito. Ex.: Furto, Roubo; - Competncia (para julgar Comum; Especial; Militar);

- Questes e Processo Incidentes (Incidente de Falsidade).

Processo e Procedimento.
Trade: - Ao; - Jurisdio; - Processo (Procedimentos). Condies da Ao: - Possibilidade Jurdica do Pedido; - Legitimidade ad causam (ativa + passiva); - Interesse de Agir; - Justa causa (Materialidade + Indcios suficientes de autoria). Teorias do Processo: - Como Contrato (Pothier) - Contrato; - Relao Jurdica (Bullow) - Cientificamente; - ituao Jurdica (Goldschimidt) Mera expectativa de Direito. Caractersticas do Cdigo de Processo Penal Vigente (1941): - Inspirado no Cdigo Fascista Italiano da dcada de 1930; - No incio, dependendo do tipo de crime, nem mesmo a sentena absolutria era capaz de liberar o acusado; - Antes, o Princpio que vigorava era o da Presuno da Culpabilidade; - Tutela da Segurana Pblica X Tutela da Liberdade Individual; - O Juiz possua poderes extraordinrios na busca da verdade real;

Jder Arajo
2013

- Sistema mais inquisitrio que acusatrio; - O ru era interrogado como meio de prova, e no como meio de defesa (inclusive se permanecesse calado).

TGP
- Ao: Direito Pblico, Subjetivo, Abstrato de evocar o Estado, porque este quem tem o Jus Puniendi, porque no h mais a autotutela, que s existe em exceo (Estado de Necessidade, Legtima Defesa, etc.). O Estado quem tem o direito de punir. Ele que ir atuar como investigador, como custus legis e tambm na colhida de provas, ele que ir julgar e punir. Quando a parte se sentir lesada, ela ir evocar o Estado para que este haja por ele. - Jurisdio: Jus/dictere. O Estado quem tem o poder jurisdicional de aplicar o Direito, de punir. - Processo: o instrumento pelo qual o jurisdicionado se utiliza para exercer o seu direito de ao, exigindo que o Estado exera o seu poder jurisdicional, que o Estado diga o Direito. - Procedimento: o rito que o Processo deve obedecer. CONDIES DA AO: - Possibilidade Jurdica do Pedido: o pedido tem que ser juridicamente possvel. Por exemplo, no Brasil vedada a pena de morte; logo, no se pode ingressar com um pedido em juzo requerendo a pena de morte de algum. - Legitimidade ad causam Legitimidade de Partes (ativa + passiva): somente o titular do Direito pode estar exercendo ou sofrendo o Direito (legitimidade ativa ou passiva): Legitimidade Ativa: como o Estado que tem o Jus Puniendi, ele que ser o titular da ao penal (atravs do Ministrio Pblico), que ir provar (atravs da Polcia Judiciria), que ir julgar; ele tem legitimidade ad causam e est no polo ativo. H excees, como no caso em que o ofendido ir constituir um advogado para que faa a pea de ingresso, que a queixa-crime, como por exemplo, nos crimes contra a honra.
3

Jder Arajo
2013

Legitimidade Passiva: o sujeito passivo da lide e figura como ru na ao.

A distino entre Legitimidade Ativa e Passiva decorre da posio que a parte assume no processo. A Legitimidade Ativa a pertinncia subjetiva (expresso empregada por BUZAID) do autor da ao ao plo ativo da relao processual; parte legtima ativa, ento, a que exerce o direito de ao. A Legitimidade Passiva, ao revs, a que se atribui pessoa em face de quem o autor frmula a pretenso; o sujeito passivo da lide e figura como ru na ao.
- Interesse de Agir: a pessoa lesionada tem o interesse de agir. - Justa causa (Materialidade + Indcios suficientes de autoria): no Processo Penal h uma condio da ao particular, que no tem no Processo Civil. a Justa Causa, que a soma da materialidade e dos indcios suficientes de autoria, que feito no Inqurito Policial, onde o Delegado ir demonstrar ao Ministrio Pblico o fato e convenc-lo da existncia do crime e, se assim o MP entender, oferecer a Denncia. O particular, por meio de uma pea chamada Representao, atravs de seu advogado pede ao MP que atue em seu lugar; ele pode pedir ao Delegado de Polcia que instrua um inqurito para formar a Justa Causa e instaurar a Queixa Crime. O Ministrio Pblico ir atuar em conjunto, como Custus Legis, Fiscal da Lei, para verificar se a Lei est sendo aplicada adequadamente.

Teorias do Processo.
- Pothier: baseado em Rousseau, dizia que o Processo era como um Contrato Social entre as partes. J caiu. - Bullow: Processo uma relao jurdica entre as partes, ainda que estas estejam em partes opostas. - Goldschimidt: o Contrato uma situao incidental entre as pessoas que esto ali, por acaso. O Processo no um contrato, tampouco uma relao jurdica. A pessoa no necessariamente ter
4

Jder Arajo
2013

direito ao final do Processo do que est pleiteando. uma mera expectativa de direito.

Nosso Cdigo de Processo Penal (1.941).


Nosso Cdigo de Processo Penal est ultrapassado. Foi elaborado na poca de Getlio Vargas, inspirado no Cdigo Fascista Italiano, de Mussolini. Alguns de seus dispositivos so inconstitucionais. No incio, dependendo do tipo de crime, como o crime hediondo, por exemplo, nem mesmo a Sentena Absolutria colocava o sujeito em liberdade. O Princpio que vigorava era o de que o acusado supostamente era culpado. A Presuno de Inocncia s foi trazida pela CR/88. Antes, havia a Presuno de Culpabilidade. O Estado queria tutelar a sociedade em detrimento do ser individual; em caso de dvida, protegia-se a sociedade, no a liberdade do acusado. Naquela poca o Juiz possua poderes discricionrios, tanto para manter o ru preso, como em busca da verdade real do Processo. Hoje vrios doutrinadores acham que o Processo Penal Brasileiro mais Inquisitrio que Acusatrio; outros acham que o contrrio (que mais Acusatrio), enquanto outros acham que Misto. O Cdigo de Processo Penal mais Inquisitrio que Acusatrio (ver art. 5, CPP). Art. 5 CPP: O Ministrio Pblico o Titular da Ao Penal. Mas no Sistema Inquisitrio, a prpria autoridade (neste exemplo o Estado) que faz a acusao, colhe as provas e faz o julgamento. O Processo Acusatrio mais justo, porque um rgo ir colher as provas, ouvir as testemunhas (Polcia Judiciria); um rgo ir fazer a Acusao (Ministrio Pblico); e outro ir julgar. O Ministrio Pblico pode pedir a condenao ou a absolvio; A defesa cabe ao Advogado ou ao Defensor Pblico. Exemplo:
5

Jder Arajo
2013

H um crime MP est atuando Famlia da vtima pode constituir um Advogado (Assistente de Acusao) para atuar junto com o MP o Ru ter um Advogado ou Defensor Pblico. No Sistema Acusatrio temos divises: o Delegado ir pegar as provas, provas periciais, testemunhos, ir fazer o Inqurito Policial, ir fazer um relatrio e encaminhar ao MP; este poder ou no oferecer a Denncia; e o Poder Judicirio ir receber ou no a Denncia. Antigamente, no curso do Processo, e at mesmo do Inqurito, o ru era interrogado como meio de prova, ainda que permanecesse calado e, neste caso, o Juiz poderia encarar este silncio com prova de culpa. Ver o art. 63, V: O preso ir exercer os seus direitos... Pacto de San Jos da Costa Rica: Brasil signatrio.

09/08/13 Procedimentos.
1 - Comum: Regra Geral. 1.1 - Ordinrio: Crimes com Penas Privativas de Liberdade superiores a 4 anos (art. 394, 1, I, CPP). 1.2 - Sumrio: Crimes com Pena Privativa de Liberdade entre 2 a 4 anos (art. 394, 1, II, CPP). 1.3 - Sumarssimo: Infraes penais de menor potencial ofensivo (art. 394, 1, III, CPP c/c art. 61 da Lei 9.099/90). 2 - Especial: 2.1- Previstos no CPP: - Crimes dolosos contra a vida (Tribunal do Jri): arts. 406 a 497, CPP. - Crimes Falimentares: arts. 503 a 512, CPP.

Jder Arajo
2013

- Crimes de Responsabilidade de Funcionrios Pblicos: arts. 513 a 518, CPP. - Crimes contra a honra: arts. 519 a 523, CPP. - Crimes contra a Propriedade Imaterial: arts. 524 a 530, CPP. 2.2- Previstos em outras Leis: - Abuso de autoridade: Lei 4.898/65. - Trfico de Drogas: Lei 11.343/06. - Crimes de Imprensa: Lei 5.250/67. No Processo Penal temos os Ritos Comum, Ordinrio, Sumrio, Sumarssimo e Especial, alm daqueles previstos nas Leis Extravagantes.

1 Procedimento Comum: Regra Geral. No art. 394, CPP, temos 02 tipos de Procedimentos. No 1 temos a diviso do Procedimento Comum, em Ordinrio (inciso I); Sumrio (inciso II); e Sumarssimo (inciso III). Art. 394, CPP: Como saber qual o rito dever ser aplicado? Mediante a Pena. OBS.: O que Crime de Menor Potencial Ofensivo? A definio encontra-se no art. 61 da Lei 9.099/95: so crimes cuja pena no ultrapasse 2 anos; e as Contravenes Penais. Art. 61, Lei 9.099/95: Consideram-se infraes penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos desta Lei, as contravenes penais e os crimes que a Lei comine pena mxima no superior a 2 (dois) anos, cumulada ou no com multa. Testemunhas: - No Procedimento Comum Ordinrio: mximo de 08 (oito) testemunhas arroladas;

Jder Arajo
2013

- No Procedimento Comum Sumrio: mximo de 05 (cinco) testemunhas arroladas; - No Procedimento Comum Sumarssimo : mximo de 03 (trs) testemunhas arroladas.

2 Procedimentos Especiais. - Crimes dolosos contra a vida (Tribunal do Jri): arts. 406 a 497, CPP. Talvez sejam dois os Procedimentos Especiais, porque dois so os crimes que mais tramitam: os Crimes contra a Vida (homicdios dolosos) e o Trfico de Drogas. Os crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados, e os crimes a eles vinculados, so de Competncia do Tribunal do Jri. O Tribunal do Jri obedece a duas fases: uma que deve durar no mximo 90 dias; e a 2 fase, a partir da Sentena de Pronncia do magistrado e que pode durar at 06 meses. Oferecida a denncia pelo Ministrio Pblico, ele tramita na Vara do Jri. Nesta 1 fase o Magistrado que ir decidir se o ru ir ou no a Jri Popular. Pronunciado, inicia-se a 2 fase do Jri, o ru vai a Jri Popular, formado por 07 Jurados; o Juiz passa a ser Juiz Presidente do Tribunal do Jri; no ele que ir condenar ou absolver o acusado, o Conselho de Sentena que o far. Ao Conselho basta votar, sim ou no. Se uma das partes recorrer ao Tribunal de Justia, este no poder reformar a Sentena (art. 5, XXXVIII, c, CR/88) Princpio da Soberania dos Veredictos. O TJ poder anular o Julgamento, poder alterar a Dosimetria da Pena, mas jamais reformar a Sentena.

- Crimes Falimentares: arts. 503 a 512, CPP : esto ligados ao Direito Empresarial.
8

Jder Arajo
2013

- Crimes de Responsabilidade de Funcionrios Pblicos: arts. 513 a 518, CPP. - Crimes contra a honra: arts. 519 a 523, CPP : Injria, Calnia e Difamao. Ao Penal Privada. O autor contrata um Advogado e este d incio queixa-crime. - Crimes contra a Propriedade Imaterial: arts. 524 a 530, CPP. O crime descrito no Caput do art. 184 do CP de Ao Penal Privada. Art. 184, caput, CP: Violar direitos de autor e os que lhe so conexos Ao Penal Privada. Nos demais casos (distribuir, vender, alugar, adquirir, reproduzir, colocar na internet) descritos no art. 184, CP, caber Ao Penal Pblica.

OBS.: Oferecimento da Denncia: Ministrio Pblico. Queixa: Advogado.

Se o Magistrado no recebe a Denncia/Queixa, cabe Recurso, que no Processo Penal se chama Recurso em Sentido Estrito (RESE). O Inqurito um Processo Administrativo, suas provas no valero de forma absoluta. Se o Magistrado recebe a Denncia/Queixa, d incio Ao Penal. Promove a Citao; se o acusado estiver foragido, cabe Citao por Edital ou hora certa. O ru tem 10 (dez) dias para apresentar defesa (Resposta acusao). O Juiz, ao analisar a defesa (Resposta acusao), pode absolver o ru preliminarmente ou no, dando seguimento ao Processo. Seguindo o Processo, o Juiz marca a AIJ. obedecida a seguinte ordem:
9

Jder Arajo
2013

1 - Ouve-se o ofendido; 2 - Testemunhas de acusao; 3 - Peritos; 4 - acusao; 5 - Ocorre o reconhecimento (se necessrio); 6- Ouve-se o acusado. Terminada esta fase, ocorre o seguinte: 1- Se necessrias novas Diligncias, finalizada a AIJ; tanto a defesa quanto a acusao devero apresentar suas Alegaes Finais no prazo de 05 (cinco) dias; 2- Se no forem necessrias novas Diligncias, tanto a defesa quanto a acusao tm 20 (vinte) minutos para apresentarem suas Alegaes Finais Orais. 3- Sentena.

Princpios.
1 Princpios Constitucionais do Processo Penal. 1.1 Concernentes ao Indivduo. - Princpio da Presuno de Inocncia/Princpio do Estado de Inocncia/Princpio da no-culpabilidade (art. 5, LVII, CR/88):

Art. 5, LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria.
Antigamente o Princpio que prevalecia era o da Culpabilidade, o que foi mudado apenas na CR/88. Como a CR/88 e o Cdigo Penal de 1.941, alguns pontos da Lei so inconstitucionais. - Princpio da Prevalncia de Interesse do Ru (favor Rei, favor libertatis, in dubio pro reo) e da Imunidade Autoacusao (art. 5, LXIII, CR/88):
10

Jder Arajo
2013

Art. 5, LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado.

Antes um culpado livre do que um inocente preso. O Estado detm todo um aparato para investigao, processo e para que ao final o acusado julgado culpado pague pelo crime que cometeu. Mas na dvida, que seja a favor do ru, a favor da liberdade, j que o ru a parte mais frgil desta relao. Unido a este Princpio, temos a imunidade autoacusao, ningum obrigado a produzir provas contra si mesmo (est na CR/88 e no Pacto de San Jos da Costa Rica, do qual o Brasil signatrio).
- Princpio da Ampla Defesa (art. 5, LV, CR/88). Art. 5, LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Toda pessoa tem direito de saber do que est sendo acusada e apresentar sua defesa. No se confunde com o Princpio do Tribunal do Jri, de Plenitude de Defesa. 1.2 Concernentes ao Processo. - Princpio do Contraditrio (art. 5, LV, CR/88). Art. 5, LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes. Alm das provas trazidas ao Processo pelo Ministrio Pblico, pelos Investigadores, o Juiz pode buscar outras provas para formar sua convico. As provas no podem ser produzidas e no podem ficar sem que a outra parte tenha conhecimento delas. Na fase do Inqurito, que pr-judicial, se o Processo est correndo em segredo de Justia, no h o Princpio do Contraditrio, logo, pergunta-se: isto no inconstitucional? Isto no fere a Ampla Defesa? E a paridade de armas? O art. 312, CPP, versa acerca da

11

Jder Arajo
2013

Priso Preventiva, para que se evitem danos/prejuzos durante o curso do Processo:

Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. Pargrafo nico. A priso preventiva tambm poder ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigaes impostas por fora de outras medidas cautelares (art. 282, 4). OBS.: Acusado Ru quando na fase pr-judicial. quando na fase processual.

1.3 Concernentes a Atuao do Estado. - Princpio do Juiz Natural (art. 5, XXXIII, LX e art. 93, CR/88). Art. 5, XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado.

Art. 5, LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem.
- Princpio da Vedao das Provas Ilcitas (art. 5, XXXIII, LVI, CR/88). - Princpio da Economia Processual (art. 5, LXXVIII, CR/88). Art. 93 - Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios:

IX - todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presena, em determinados
12

Jder Arajo
2013

atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao. Nossa CR/88 veda Tribunal de Exceo, no se pode criar um Tribunal para julgar um fato aps ele haver ocorrido. Pela nossa Constituio o acusado tem que ser julgado por um Tribunal prconstitudo, com um Juiz Natural, assim como tem que ter o Promotor Natural.
- Princpio da Vedao das Provas Ilcitas (art. 5, LVI, CR/88). Art. 5, LVI - so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos.

Deve-se separar provas ilcitas de provas ilegais. Vejamos os seguintes exemplos: Prova Ilcita: escuta telefnica sem autorizao judicial; Prova Ilegal: falsificar um documento e junt-lo aos autos.
- Princpio da Economia Processual (art. 5, LXXVIII, CR/88). Art. 5, LXXVIII - a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao.

Visa dar celeridade ao processo.

1.4 Concernentes ao Tribunal do Jri. Art. 5, XXXVIII, alneas a, b, c, d, CR/88: Art. 5, XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

13

Jder Arajo
2013

- Plenitude de Defesa (art. 5, XXXVIII, a, CR/88). Pleno significa completo. Plenitude mais do que amplo; plenitude maior do que ampla defesa. Na Vara Criminal quem vai julgar um Juiz, um Tcnico do Direito; no Tribunal do Jri quem vai julgar so pessoas do povo, de reputao ilibada, que no precisam fundamentar sua deciso, que basta voltar Sim ou No. - Sigilo das Votaes (art. 5, XXXVIII, b, CR/88). Aos jurados assegurado o sigilo dos seus votos, para sua prpria segurana. - Soberania dos Veredictos (art. 5, XXXVIII, c, CR/88). Nem o Tribunal de Justia, nem o STJ, sequer o STF podem mudar a deciso do Conselho de Sentena; os veredictos decididos so soberanos. O que pode, quando houver Recurso, o Tribunal alterar a dosimetria da pena; ou havendo alguma nulidade, caar a Sentena, voltando o Processo para a 1 Instncia, onde haver um novo julgamento. - Competncia para Julgamento de Crimes Dolosos contra a vida (art. 5, XXXVIII, d, CR/88). de competncia do Tribunal do Jri o julgamento de crimes dolosos contra a vida. - Princpio da Legalidade estrita da Priso Cautelar (art. 5, LXI, LXII, LXIII, LIV, LXV, LXVI, LXVII, CR/88). A Priso Cautelar tem vrios requisitos. Para que haja uma Priso Cautelar, temos que falar da Priso Temporria, da Priso Preventiva, da Priso Sano. A Priso Temporria comum na fase do Inqurito Policial; o Delegado pede a priso temporria e, estando presentes todos os requisitos necessrios para sua concesso, o Juiz poder decret-la ou no; ocorre na fase pr-judicial). A Priso Preventiva pode ser decretada pelo Juiz, analisados os requisitos do art. 312 do CPP:
14

Jder Arajo
2013

Art. 312. A priso preventiva poder ser decretada como garantia da ordem pblica, da ordem econmica, por convenincia da instruo criminal, ou para assegurar a aplicao da lei penal, quando houver prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. Pargrafo nico. A priso preventiva tambm poder ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigaes impostas por fora de outras medidas cautelares (art. 282, 4).
A Priso Sano ocorre aps o trnsito em julgado da Sentena Condenatria. A Sentena de Pronncia d incio 2 fase, do Tribunal do Jri, em que o Juiz torna-se o Presidente do Tribunal do Jri. Antigamente, ao pronunciar o ru este j era preso, o que no mais cabvel nos dias de hoje. A Priso Preventiva no a regra nos dias de hoje. Hoje a regra no mais a priso, a liberdade. Entre a priso e a liberdade existem as chamadas Medidas Cautelares, como por exemplo, o uso de tornozeleiras eletrnicas, a priso domiciliar, os impedimentos de comparecer a determinados lugares, etc, o que evita o inchao do Sistema Prisional. Mas se houver o descumprimento das medidas cautelares, pedida a Priso Preventiva do Sujeito. Requisitos: a) Flagrante; b) Ordem escrita competente; e fundamentada da Autoridade Judiciria

c) A priso de qualquer pessoa ser comunicada imediatamente ao Juiz e famlia do preso; d) O preso ser informado de seus direitos, inclusive o de permanecer calado.

15

Jder Arajo
2013

16

Anda mungkin juga menyukai