Anda di halaman 1dari 50

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

A BUSCA DA IGUALDADE E A COEXISTNCIA COM A DESIGUALDADE: CLASSES, ESTRATIFICAO SOCIAL, MARGINALIDADE E EXCLUSO Selene Herculano

A idia da igualdade uma das foras do mundo moderno, presente no s na trade do lema da Revoluo Francesa - igualdade, liberdade e fraternidade -, no iderio comunista e socialista, nas Constituies nacionais, na universalizao dos direitos, como tambm no modo de vida cotidiano contemporneo, seja atravs da sua cultura de massa, da sua ritualstica eleitoral, da fora do mercado, da facilidade das comunicaes, dos costumes de expresso individual, vesturio, dizeres, gostos, etc. H quem veja no igualitarismo do modo de vida contemporneo at uma hegemonia cultural das classes populares, que teriam passado a ditar o "tom": no mais as classes altas e as elites seriam os modelos a serem seguidos, a ditar as formas de comportamento e os gostos, e sim, pelo contrrio, a periferia, hoje imitada pelos ricos e bem-nascidos (a cultura funk, a moda clochard, a disseminao do popular, a incluso das festas populares nos calendrios oficiais e na mercadologia turstica, a esttica sexual, etc.), disseminada pela indstria cultural. Segundo tal hiptese, teria havido uma inverso, com as massas no comando, pelo menos cultural.

Podemos ento complementar dizendo que dois anelos orientam a vida contempornea: as defesas da igualdade e a das diferenas: igualdade de oportunidade e de tratamento legal, mas respeito s diferenas culturais, religiosas, de gnero, etnias, etc., respeito que reconhece o direito a escapar dos costumes da massa e a ter outras

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

formas de vestir, dizer, outros gostos . No jogo dos iderios polticos e das bandeiras inspiradoras das aes e dos posicionamentos, as diferenas passam a ser defendidas: "somos iguais, mas diferentes", dizem etnias, mulheres etc., postulando a convivncia da universalizao dos direitos com a permanncia e preservao das especificidades culturais.

E, no entanto, a despeito da fora deste iderio igualitrio, as hierarquias sociais e as desigualdades scio-econmicas se mantm, o funil das oportunidades se estreita, o monoplio dos privilgios se acentua, e assim o diferencial do poder. 1 Principalmente em pases como o Brasil, sabidamente um dos mais desiguais do planeta2 (ver Captulo "Em busca do desenvolvimento"). Dito de outra forma, apesar de a idia democrtica da igualdade ter se imposto (ningum hoje, por exemplo, ousaria ser escravista, nem defender a origem divina dos reis e da aristocracia), ainda assim a realidade desigual no somente se mantm, mas at se amplia. E os critrios e cdigos definidores e sinalizadores das hierarquias e dos status se complexificam e se pluralizam. Os contornos da estratificao se tornam mais intrincados. Se h cultura massificada e a tv aberta guiada pelos gostos mais populares, em contrapartida h nichos de convivncia e de gostos diferenciados que se abrigam nas tvs a cabo e na internet, que, todavia pressupem ter dinheiro para taxas e provedores, domnio do ingls e posse de computadores de ltima gerao, coisas que ainda se constituem em privilgios de algumas categorias; se um desastre ambiental pode nos alcanar a todos,

Os 29 pases mais ricos, que compem a OCDE (Organizao para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico, criada em 1961), tm 19% da populao mundial e detm 13 trilhes de dlares dos 15 trilhes estimados como sendo a riqueza total mundial; o resto do mundo tem 81% da populao mundial e soma sua riqueza em 2 trilhes de dlares. (Dados de 1997, ONU) 2 Ver no Dossi Desigualdade: "Desigualdade e pobreza no Brasil: retrato de uma estabilidade inaceitvel", por Ricardo Paes de Barros et al. Revista Brasileira de Cincias Sociais, vol 15 n 42, fevereiro de 2000, pp. 123 - 142.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

os derrames paulatinos de dejetos industriais se fazem sobre a sade dos moradores pobres das periferias, porque h uma estratificao social que se reflete na ocupao do solo.

O que tem a Sociologia a dizer sobre isto? E por que, nos anos 80 e 90, fez parte do elenco de suas discusses tericas a questo da falta de atualidade, enfim, a dita obsolescncia do conceito de classes sociais? Como que a desigualdade se reflete na mquina do Estado e nos mecanismos representativos? Como este convvio do "diferente, mas no desigual"? Como assegurar igualdade e respeito s diferenas?

Na percepo genrica, tanto quanto na concepo das Cincias Sociais e da Filosofia Poltica, h duas formas bsicas de se encarar a estratificao social, ou seja, a disposio dos grupos e das pessoas em camadas diferenciadas de poder, dinheiro e prestgio. Por um lado, tais diferenas so naturalizadas. Isto quer dizer que decorreriam, na sua origem, das diferentes capacidades individuais e, portanto, sendo inatas, seriam tambm foras naturais das sociedades. Toda sociedade humana, aqui ou em Nova Guin, agora, no sculo XVIII ou antes de Cristo, hierarquizada. Mesmo nas ditas "sociedades contra o Estado", de Pierre Clastres3, ou nas sociedades sem Estado, das tribos vistas como "primitivas", h hierarquias, sejam elas etreas ou sexuais. A natureza desigual, diferenciada, e nela a lei do mais forte a lei universal. Assim, qualquer sociedade, moderna ou no, ocidental ou oriental, sempre foi

Pierre Clastres: " A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1978 (1974). Ao estudar tribos indgenas brasileiras, o antroplogo francs se d conta de uma diferena entre sociedades sem Estado (ditas arcaicas, incompletas, tambm sem escrita, sem histria) e o que denominou de "sociedades contra o Estado", onde, la Rousseau, o chefe no um comando, est a servio e onde haveria o "esforo permanente para impedir os chefes de serem chefes, a recusa da unificao".

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

verticalizada. Como sempre o foi, isto marcaria uma lei universal das sociedades, sendo, assim considerada natural4.

Por outro lado, as diferenas, a estratificao social, so vistas como fruto de formas sociais de explorao de uns pelos outros e que se perpetuam pela herana, pela inrcia poltica, pela ideologia, pelos processos histricos. Assim, mesmo a mais talentosa e genial das pessoas pouco realizar do seu potencial se no tiver nascido em um bero favorvel.

Socialismo e Comunismo postulam a igualdade, mas com certas diferenas. "De cada um de acordo com sua capacidade, a cada um de acordo com a sua necessidade", o lema comunista; "de cada um de acordo com sua capacidade, a cada um de acordo com os seus mritos" o lema socialista. Em ambos, uma doao altruista das capacidades que em uma boa sociedade no mais encontram obstculos a se realizarem. No Comunismo h uma independncia entre esta doao e o seu retorno; no Socialismo, h ainda uma vinculao. Ou seja, h hierarquias, mas funcionais, de competncia. Nas sociais democracias do norte da Europa, a amplitude das diferenas so minimizadas por um sistema de contrabalanos. Em sociedades como a brasileira, ao contrrio, h diferentes sistemas de privilgios que se colocam em sinergia e se potencializam.

A corrente sociolgica que melhor exemplifica tal pressuposto a teoria funcionalista de K. Davis e W. Moore, pela qual a estratificao corresponde a uma necessidade funcional. "Some principles of Stratification. The American Sociological Review, v 10,2, 1945 e reproduzido em Clase, status y poder. R. Bendix & S. M. Lipset. Madrid: Euramrica, 1972.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

Feito este intrito, vamos aos conceitos sociolgicos pelos quais trabalhamos a estratificao social: castas, grupos de status ou estamentos, elites e classes sociais propriamente ditas; trabalhemos tambm a questo da mobilidade vertical, ou seja, o transitar de uma classe a outra, as possibilidades de ascenso.

As castas As castas so comunidades fechadas, de lngua ou local (embora no delimitadas territorialmente), que compartilham caractersticas sociais hereditrias, quase sempre relacionadas diviso do trabalho. Segundo Bougl5, a idia de casta coloca em evidncia a importncia da endogamia (convvio e casamento restritos a uma mesma casta), pressupe uma verticalidade (disposio hierrquica entre as castas) e a noo de repulso e de poluio, rejeitando-se misturas e mudanas, que so fatores de contaminao. O termo, segundo Max Weber, de origem portuguesa, remetendo noo de pureza, sendo a palavra indiana "varna" um designativo de cor, raa. Segundo o Rig Veda, as castas se originaram de duas "varnas": os Arya, arianos dominadores que submeteram os Dasa, aborgenes de tez mais escura (SRINIVAS 6, 1978:128). O sistema de castas da ndia, segundo Kolenda7, se relaciona a um contexto poltico econmico diferente - uma economia agrria estagnante que sustenta alguns artesos, sacerdotes, mendigos religiosos, um monarca, sua burocracia e exrcito. um sistema de interdependncia de segmentos ocupacionalmente especializados, hierarquizados segundo critrios de pureza. Kolenda enfatiza ser um sistema de

C. Bougl: "O sistema de castas". Em "Teorias de estratificao social", organizada por Octvio Ianni, So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978, pp. 89 - 99. 6 M. N. Srinivas: "Varna e casta." Em Ianni (idem), pp 128 - 135.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

parentela, um clan, ligado a micro-comunidades, que pode receber o nome de "jati". Quando esta parentela ou jati se relaciona com outras comunidades, ento temos uma casta. um grupo de descendncia com um papel especial por meio do qual se integra em um sistema local ou regional tradicional de interdependncia e trocas com outros grupos. Kolenda sumariza a casta indiana como sendo uma instituio chave para integrar a cultura: o conceito de poluio do hinduismo; as unidades sociais dos jatis (clans); as categorias hierarquizadas das varnas; a diviso local de trabalho (o sistema jajmani). Embora tenham sido legalmente abolidas na ndia, pela Constituio de 26/11/1949, que estabelece a igualdade de todo cidado hindu perante a lei, as castas ainda l prevalecem, segundo G.S. Ghurye8, obedecendo aos preceitos do Panchayat, que define como transgresses: comer, beber ou manter atividades similares com membro de outra casta ou semi-casta; ter por concubina mulher de outra casta; quebrar hbitos de comrcio peculiar casta; insultar um Brmane, a casta mais alta; desafiar os costumes da casta em relao a festas. O sistema de punies determinado pelo conselho permanente de cada casta (panchayats). Um dos elementos mais denotadores da separao tradicional entre as castas na ndia diz respeito s normas de alimentao: "todo alimento dividido em duas classes, kachka e pakka, a primeira compreendendo qualquer alimento em cujo cozimento se utilizou gua e a segunda, todo alimento cozido em ghee (manteiga), sem que se adicione gua. Ningum ingerir alimentos kachka a menos que tenha sido preparado por um irmo de casta.. Um membro de uma casta mais elevada no pode aceitar

Pauline Kolenda. Caste in contemporary India - beyond organic solidarity. Prospect Heights, Illinois: Waveland Press, 1985 (1978)

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

alimento kachka das mos de um membro de casta mais baixa, embora este ltimo possa se deliciar com alimento similar oferecido pelo membro de uma das castas tidas como mais elevadas que a sua prpria". (GHURYE, pp. 106)

O grfico para as classes sociais da ndia antiga encontrado na dcima mandala do texto sagrado do Rig Veda (dos arianos, 1500 - 500 a.C.), no qual a hierarquia mais elevada a do brmane. O texto sagrado fala do sacrifcio de um superhomem cuja boca se tornou o sacerdote brmane; os braos o guerreiro rjanya ou kshatriya; as coxas os vaishya senhores de terras e mercadores e os ps os sudras, artesos e servos. Estas quatro classes, chamadas varnas, (originalmente grupos funcionais no endgamos) existiram na sociedade ariana ao nordeste da ndia antiga. provvel que as trs varnas mais altas (os nascidos duas vezes) fssem arianas e os sudras o povo conquistado, de pele mais escura. Com o tempo se desenvolveu a quinta varna, os intocveis (candala), originalmente, presume-se, pessoas resultantes de casamentos entre diferentes varnas. Os intocveis eram incumbidos das cremaes e eram considerados portadores de m-sorte. No sculo III d.C., apareceu o Cdigo de Manu, que sistematizou as castas por critrios de pureza. Sudras e intocveis no podiam estudar nem sequer ouvir os textos sagrados. O sistema se tornou no tanto uma hierarquia de habilidades, mas de poluio. Estes intocveis, tambm chamados de holeya, panchama ou parayan, se ocupam das funes mais degradantes, como curtidor, lixeiro, varredor, e sua presena tida como poluidora, ficando eles impedidos de lanar suas sombras contaminadoras sobre os outros, sendo obrigados a varrer constantemente os traos de seus passos.

Ghurye: "Caractersticos do sistema de castas". Em Ianni (ibidem), pp. 102.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

As castas remetem s honras e poderes (ou falta deles, para os estratos inferiores) vinculados ao nascimento. Seu isolamento fator de reforo do monoplio das diferentes formas de riquezas valorizadas (o saber, as artes marciais) e da defesa dos privilgios especficos. O sistema perdura nas aldeias da India de hoje, como um sistema cooperativo (jajmani), pelo qual se recebe pagamento in natura. Gunnar Myrdal9 viu o sistema de castas como um obstculo modernizao. Por outro lado, outros pesquisadores consideraram o sistema de castas flexvel e adaptvel, por exemplo Barrington Moore10. Embora a idia de casta nos faa lembrar de seu caso extremo, a ndia, h outros exemplos em outras culturas, como no Japo tradicional, dominado pela casta guerreira samurai, e mesmo a aristocracia ocidental. As castas so caractersticas de sociedades tradicionais, estveis e fechadas.

Estamentos ou grupos de status Grupos de status, estados ou estamentos ("Stande", para Weber) so grupos reais, comunidades efetivas que tm por resultado, mas no por base, o monoplio das oportunidades da distribuio de bens materiais ou no. Segundo Weber, os estamentos seriam caractersticos de um mundo social em transio, mudando de uma sociedade fechada, estvel, organizada por castas, para uma sociedade moderna, aberta, de classes. As pessoas no nascem em um dado estamento, mas tornam-se pertencentes a ele, como por exemplo os militares e o clero. No caso destes dois, as armas, o uso da fora e o saber sacralizado seriam os bens monopolizados. O squito

9 10

Apud Kolenda, op. cit., p. 4 Apud Kolenda, op. cit., p. 4

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

de um grande senhor, os companheiros de guerra de um chefe carismtico so tambm exemplos de estamentos. Cada grupo de status goza da mesma "situao estamental", isto compartilha pirvilgios positivos ou negativos e uma considerao social dada. A situao estamental est baseada no modo de vida, na educao formal, em prestgio hereditrio ou profissional e ela se expressa em relaes de conbio e comensalidade (hbitos de casamento e de partilhar refeies restritos ao grupo). Segundo Weber, os estamentos nascem e subsistem nas sociedades com economia de consumo "litrgico-monopolista, feudal ou patrimonial-estamental". A sociedade estamental convencional, organizada por estilos de vida, criando condies irracionais de consumo e impedindo a formao do mercado livre11. A sociedade patrimonialista estamental, seus membros so recompensados pelo mecanismo das prebendas. (Ver captulo sobre Weber). O Brasil visto por alguns analistas 12 como tendo elementos tpicamente patrimonialistas. Voltaremos a isso adiante.

Elites Elites, segundo definio de Vilfredo Pareto (1848-1923) so a classe ou categoria daqueles que tm os mais elevados ndices no ramo de sua atividade (Tratado de Sociologia Geral), ou seja, os que so considerados os melhores, o estrato superior das sociedades. A elite no necessriamente a aristocracia, pois esta, apesar de significar literalmente o governo dos mais virtuosos ("arists" significa virtude), vale dizer dos melhores, tem um componente hereditrio, o que faz com que os herdeiros da

11

Max Weber: Economia e Sociedade, vol I, Captulo IV, "Estamentos e Classes". (Diversas edies)

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

aristocracia se vejam na posse de posies, prestgio e bens, mas sem a capacidade e o valor de seus ascendentes fundadores. Portanto, segundo Pareto, a aristocracia decai em nmero e em qualidade, ela no dura, sendo a Histria um "cemitrio de aristocracias". O guerreiro vitorioso, o comerciante que prospera, o plutocrata que enriquece so membros da elite, ou seja, homens de porte que, cada qual na sua arte, superior ao vulgar. Nas nossas sociedades, apesar de a unidade social ser o indivduo, o ser de elite, de escol, era visto por Pareto como estendendo o seu lugar de destaque tambm mulher, filhos, parentes e amigos. As elites, ainda segundo Pareto, podem ser de governo e de no-governo e o equilbrio social vem a ser proveniente da integrao e intercambiao entre uma e outra. Assim, a elite de governo se encontraria em estado de contnua e lenta transformao, como um rio, sendo alimentada pelas pessoas e famlias que vm das classes inferiores e que trazem energia nova. As revolues podem acontecer, todavia, perturbando o renovar sereno deste rio, quando se acumulam elementos decadentes no estrato superior e elementos de qualidade superior nos estratos inferiores. Com este raciocnio, Pareto abre uma nova categorizao: as elites no so apenas de governo e de no-governo (os melhores), mas so nominais ou de mrito, ou seja, ele pressupe a idia de um confronto entre aqueles que detm posies e recursos, mas j sem mritos e os que despontam pelo seu valor e vo disputar e conquistar o poder. O pensamento de Pareto sobre a diviso social ficou conhecido como a Teoria da Circulao das Elites. "Quando uma classe governante ou uma nao se mantiveram pela fora e enriqueceram, podem subsistir ainda um pouco sem a fora, comprando a paz dos adversrios e pagando no somente com ouro, mas com o sacrifcio do decoro... o

12

Raymundo Faoro: " Os donos do poder - formao do patronato poltico brasileiro. Porto Alegre: Globo, 1977.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

poder se mantm primeiramente com concesses e nasce o erro de que isso possa durar indefinidamente". Pareto prope uma viso intermediria entre a concepo das elites como direito da natureza e as elites reduzidas a epifenmeno da estratificao. Embora ele tenha sido por vezes interpretado como se fsse um adepto de Gobineau 13 (1816 1882) e da defesa da desigualdade, a leitura cuidadosa de sua teoria sobre as elites no autoriza esta concluso: ele apresenta mais a descrio de um processo do que uma anlise crtica ou uma defesa. Nesta descrio h um elemento otimista subjacente, j que os melhores sempre substituem os decadentes. Gaetano Mosca (1858-1941) seguiu Pareto ao estudar as elites, mas com um forte componente pessimista. Em sua obra "Elementi di Scienza Politica" (1923) ele resume a sociedade a duas classes, a governante e a governada. A classe poltica, governante, definida como uma minoria organizada que domina, pela sua organizao, a maioria desorganizada., desarticulada e atomizada. Para Mosca a teoria democrtica seria uma impostura, pois nunca haveria realmente um regime democrtico, j que a classe dirigente apenas faz por se manter no poder e, ainda que uma nova classe ascenda por um movimento revolucionrio, ela apenas repetir o mesmo procedimento de priorizar a sua perpetuao..A concepo de uns poucos organizados que dominam e dirigem se confunde com a noo de oligarquia, que quer dizer exatamente isto, governo de uns poucos. Idia semelhante foi desenvolvida por Robert Michels, que, ao escrever sobre o Partido Poltico em 1911, desenvolveu a expresso "a lei de ferro da oligarquia", pela qual dizia mais ou menos a mesma coisa: qualquer partido poltico, diramos qualquer organizao, tende oligarquia, a ser

13

Arthur De Gobineau, diplomata francs, escreveu em 1855 o Essai sur l'ingalit des races humaines.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

governada por uns poucos, mesmo que tenha os preceitos mais democrticos e igualitrios em seu programa. Sero estes poucos os que tero a inteligncia, o conhecimento, a capacidade e o desejo de dominar.

O estudo das elites foi tambm desenvolvido pela Sociologia norte-americana (MILLS, BURNHAM14), procurando entender a natureza e o papel dos dirigentes, dos profissionais e intelectuais, o que hoje chamaramos de novas classes mdias.(Voltaremos a este ponto adiante.) Reconhecendo a importncia das elites (formada por polticos, burocratas, lderes empresariais e sindicais) na formulao e implementao de polticas sociais, embora em papel reativo s presses vindas de baixo, Reis15 refere-se ao estudo de De Swaan16 e a evidncia de que as elites no buscam a coletivizao de solues enquanto se acreditam protegidas das calamidades e incertezas. No caso brasileiro, o survey sobre as elites realizado por Reis mostrou que nossas elites apontam as questes sociais como prioritrias, identificando no baixo nvel educacional e nos altos ndices de pobreza e de desigualdade grandes problemas e sua soluo a reforma agrria. O Estado aparece como causa do fracasso de nossas polticas sociais, por mau planejamento e m execuo. As classes As classes sociais, voz corrente, caracterizam a sociedade aberta, onde os indivduos, em suas trajetriais pessoais, podem transitar de um grupo a outro,

14

Ver Charles Wright Mills: "A elite do poder". Rio de Janeiro: Zahar, 1962; James Burham: The Managerial Revolution - what is happening to the world. N.Y: The JOhn Day Company, s/d. 15 Elisa P. Reis: Percepes da elite sobre pobreza e desigualdade. Dossi Desigualdade. Revista Brasileira de Cincias Sociais, vol 15 n 42, fevereiro de 2000, 143 - 152.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

segundo seu sucesso em obter ou perder riqueza, reconhecimento, poder. Mas, existiriam as classes como comunidades, isto , como grupos concretos que se identificam uns aos outros, compartilham valores, modos de vida, ou seriam apenas resultante de uma dada categorizao, recortada por algum critrio construdo pelo observador?

Vejamos quatro exemplos de categorizao do observador:

1. no primeiro exemplo, uma revista de grande credibilidade e repercusso nacional fez uma matria sobre a mobilidade social no Brasil, examinando, no sabemos exatamente com qual metodologia, a variao da composio das classes entre os anos de 1973 e 1996. Em sua metodologia, a revista falava em seis classes: a elite, a classe mdia alta, a classe mdia mdia, a classe mdia baixa, os pobres e os muito pobres:

16

De Swaan, A. In care of the state. Health care, education and welfare in Europe and USA in the modern era. Cambriudge: Polity Press, 1988 (apud E.P.Reis, op. cit.)

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

Quadro 1. Evoluo da Mobilidade Social no Brasil Classes Integrantes 1973 (%) 1996 (%) Elites Profissionais ps-graduados, empresrios e altos administradores Classe mdia alta Pequenos proprietrios, tcnicos com especializao e gerentes de grande empresa Classe mdia mdia Pequenos fazendeiros, auxiliares de escritrio e profissionais com pouca especializao Classe mdia baixa Motoristas, pedreiros, pintores, aixiliares mecnicos Pobres Vigias, serventes de pedreiros, ambulantes qualificao Muito pobres Trabalhadores rurais, bias frias, pescadores, pees de fazenda, catadores urbanos, etc. Fonte: Revista Veja, 13 de maio de 1999 32 24 - 25% e outros sem 16,1 23,4 + 46% de servios gerais, 23,7 26,9 +13% 18,4 13,3 - 13% 6,3 7,4 + 17% 3,5 4,9 + 40% Variao

Alm de mostrar uma relativa melhora das camadas mais baixas (por exemplo, parte dos muito pobres ter-se-iam tornado apenas pobres), de uma relativa piora da

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

classe mdia mdia) em um quadro geral ascensional, a tabela acima tambm nos deixa entrever os critrios de classificao do observador: perfil profissional, escolaridade e qualificao. A varivel renda no entra, nem a posse de riquezas. Os grandes donos de terras, por exemplo, esto ausentes, bem como o estamento militar. Vejamos outro exemplo:

Quadro 2. As sete classes sociais do Brasil Classes % Renda mdia mensal (R$) A1 A2 B1 B2 C D E 1 4 7 12 31 33 12 5.894,00 3.473,00 2.444,00 1.614,00 844,00 435,00 229,00

Fonte: Caminhos do III Milnio, abril de 2000


Obs: US$ 1,00 = R$ 4,00 em 2000

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

Neste segundo quadro, o critrio a varivel renda pecuniria. Na mesma primeira classe estariam includos, presume-se, tambm os detentores das grandes riquezas.

Quadro 3. Classes sociais no Brasil, no ano de 2000 Classes Renda familiar em Domiclios % Consumo em bilhes de reais AeB C DeE Mais de 10 s.m. De 4 a 10 s.m. Menos de 4 s.m. 19 30 51 428 226 163 52 28 20 anual Consumo %

salrios mnimos

Fonte: Gazeta Mercantil, fevereiro de 2002

Quadro 4. Distribuio dos brasileiros em cinco categorias sociais, segundo renda e qualificao profissional:

Ricos

Classe mdia

Emergentes

Pobres

Miserveis

0,6%

23%

42,3%

19,6%

14,5%

Fonte: Waldir Jos de Quadros e IPEA, apud Revista Veja, 20/2/2002 Como vemos, o critrio do terceiro exemplo o de renda, mensurada abstratamente pela equivalncia salarial e no por fonte de renda. Nos exemplos acima, a categorizao feita a partir da resposta que se quer obter a uma pergunta formulada: quem consome mais, qual o perfil geral do mercado, se h mobilidade etc...

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

Mas h outras formas de se definir as classes sociais e que, em lugar de uma categorizao abstrata do observador, partem da estrutura efetiva de distribuio das riquezas e do poder. Dito de outra forma, enquanto nos exemplos acima h uma classificao por gradao, sendo a classe um conjunto de atributos que variam ao longo de um continuum, nas teorias que vamos apontar agora as classes passam a ser definidas por uma varivel de relao17. Vamos aqui falar das torias sobre classes sociais em Marx e em Weber.

Classes sociais, segundo o marxismo Segundo Marx, as sociedades so unidades dialticas, constitudas por classes em luta ou em contradio estrutural: de um lado os detentores dos meios de produo e do outro aqueles que s dispem de sua fora de trabalho. Nas sociedades capitalistas estas classes so a burguesia e o operariado. Na anlise marxista das classes sociais, elas se constituem dinmica e dialticamente, na luta umas contra as outras, no estando conceituadas como camadas estticamente sobrepostas. O que lhes d referncia especfica seu interesse de classe e suas condies especficas de vida. Assim, por exemplo, o campesinato pode ou no ser uma classe:

"Na medida em que milhes de famlias camponesas vivem em condies econmicas que as separam umas das outras e opem o seu modo de vida, os seus interesses e sua cultura aos das outras classes da sociedade, estes milhes constituem uma classe. Mas na medida em que existe entre os pequenos camponeses apenas uma ligao local, em que a similitude de seus interesses

17

"A.S.A.Guimares: "Classes, interesses e explorao: comentrios a um debate anglo-americano". BIB, Rio de Janeiro, n 31, 1 semestre de 1991, pp. 449 - 66.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

no cria entre eles comunidade alguma, nem organizao poltica, no constituem uma classe."( Marx, O Dezoito Brumrio) "Os indivduos isolados s formam uma classe na medida em que tm de travar uma luta em comum com uma outra classe...Por outro lado, a classe autonomiza-se face aos indivduos, pelo que estes encontram j predestinadas as suas condies de vida, -lhes indicada pela classe a sua condio de vida e, com esta, o seu desenvolvimento pessoal, esto subsumidos na classe." ( Marx & Engels, Ideologia Alem)

Em texto deixado incompleto (o captulo 52 do terceiro volume de O Capital), Marx aponta para a existncia de trs classes da sociedade moderna, baseada no modo de produo capitalista: Quadro 5. Classes em O Capital (Marx): Classes: Operrios Capitalistas Latifundirios assalariados Fontes de dinheiro: salrio lucro renda O que possuem: fora de capital terra trabalho

Apesar de existirem fases intermedirias ou de transio que obscurecem as linhas divisrias, Marx detectou uma tendncia constante e lei de desenvolvimento do regime capitalista de produo, que seria estabelecer um divrcio cada vez mais profundo entre os meios de produo e o trabalho, o que significa em cada vez mais converter o trabalho em trabalho assalariado e os meios de produo em capital. Assim, haveria uma tendncia progressiva proletarizao das pessoas, passo a passo com a crescente concentrao do capital. O operariado visto pelo marxismo como sendo a classe central do capitalismo, por vrios motivos: ele quem produz a mais-valia, fonte do lucro. Por

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

isso ele chamado de trabalhador produtivo, ou seja, produtor de mais-valia; todas as outras categorias profissionais so identificadas como trabalhadores improdutivos, uma vez que no produzem mais-valia, apenas a fazem circular. Apesar de reconhecer a presena de outras classes (como vimos acima), Marx teorizou a sociedade capitalista como dividida entre burguesia e proletariado. Pelo fato de ser o proletariado industrial assim to essencial ao modo de produo capitalista, pela existncia de uma tendncia progressiva proletarizao de todos, por conta de um fenmeno de pauperizao crescente, e pela influncia hegeliana, que fazia com que Marx tambm identificasse no trabalhador uma fora transformadora e libertria (a dialtica do senhor e do escravo, ver captulo sobre Hegel), tudo isso fez com que Marx enxergasse o modo de produo capitalista como composto bsicamente de duas classes - burguesia x proletariado - uma sendo proprietria dos meios de produo e a outra nada mais tendo a ofertar no mercado seno a sua prpria fora de trabalho, transformada em mercadoria. E enxergasse tambm no proletariado uma misso

redentora. A burguesia, dialticamente, criou e organizou o proletariado industrial, para cujas fileiras camponeses e pequenos burgueses marcham. E este proletariado destruir a burguesia, destruindo a si prprio e libertando a todos. Campesinato e pequena burguesia so entendidos como vestgios de outros modos de produo no-capitalistas e que tendem a desaparecerem e a se tornarem igualmente massa assalariada. O campesinato e as classes mdias (a pequena burguesia) so identificados como aliados naturais das classes possuidoras e que s assumem momentneamente um papel revolucionrio quando se vem ameaados de proletarizao e pauperizao. "As camadas inferiores da classe mdia de outrora, os pequenos industriais, pequenos comerciantes e pessoas que possuem rendas, artesos e camponeses, caem nas fileiras do proletariado: uns porque seus pequenos capitais, no lhes

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

permitindo empregar os processos da grande indstria, sucumbem na concorrncia com os grandes capitalistas; outros porque sua habilidade profissional depreciada pelos novos mtodos de produo. Assim, o proletariado recrutado em todas as classes da populao. (...) Os pequenos burgueses e os pequenos camponeses da Idade Mdia foram os precursores da burguesia moderna. Nos pases onde o comrcio e a indstria so pouco desenvolvidos, esta classe continua a vegetar ao lado da burguesia em ascenso. Nos pases onde a civilizao moderna est florescente, forma-se uma nova classe de pequenos burgueses, que oscila entre o proletariado e a burguesia; frao complementar da sociedade burguesa, ela se reconstitui incessantemente. Mas os indivduos que a compem se vem constantemente precipitados no proletariado, devido concorrncia; e, com a marcha progressiva da grande indstria, sentem aproximar-se o momento em que desaparecero completamente como frao independente da sociedade moderna e em que sero substitudos no comrcio, na manufatura, na agricultura, por capatazes e empregados". (Marx, O Manifesto Comunista)

"A classe operria recrutada tambm nas camadas superiores da sociedade. Uma quantidade de pequenos negociantes e de pessoas que vivem de rendas lanada nas fileiras da classe operria e s lhes resta erguer os braos ao lado dos braos operrios. Eis porque a floresta de braos que se erguem, pedindo trabalho, se torna cada vez mais densa, enquanto os braos se tornam cada vez mais finos". (Marx, Trabalho Assalariado e Capital)

"As classes mdias - pequenos comerciantes, pequenos fabricantes, artesos, camponeses - combatem a burguesia porque esta compromete sua existncia como classes mdias. No so, pois, revolucionrias, mas conservadoras; mais ainda, so reacionrias, pois pretendem fazer girar para trs a roda da histria. Quando so revolucionrias em consequncia de sua iminente passagem para o proletariado; no defendem ento seus interesses atuais, mas seus interesses futuros; abandonam seu prprio ponto de vista para se colocar no do proletariado." (Marx, O Manifesto)

No entanto, nos textos de anlise de conjuntura poltica-histrica (O 18 Brumrio, As Lutas de Classes em Frana), Marx percebeu a sociedade como formada por um mosaico bem mais complexo:

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

Quadro 6. Composio de classes nas formaes sociais, segundo Marx: Velha Sociedade Modo de Produo Capitalista industrial BURGUESIA Proprietrios rurais Pequena burguesia Campesinato Pequena- burguesia - campesinato PROLETARIADO exrcito operrio ativo exrcitos industriais de reserva flutuante, latente, estagnado pauperismo lumpen-proletariado Funcionrios - casta artificial napolenica Grandes proprietrios rurais

Os funcionrios da mquina parasitria do Estado napolenico so definidos por Marx como uma "casta artificial", criada para dar sustentao ao seu regime e por isso beneficiada com sinecuras (Marx, O Dezoito Brumrio). Apesar de ter se declarado o representante da classe mdia, Luis Felipe Napoleo quebrou o seu poder poltico e construiu seu apoio, segundo Marx, com base nesta casta artificial e no lumpen-proletariado18, este agrupamento de vagabundos, criminosos, prostitutas, em uma palavra, o proletariado andrajoso, ento identificado com a Sociedade Dez de Dezembro:

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

"O Lumpen-proletariado e seu chefe da Sociedade de 10 de dezembro ... exrcito particular de Bonaparte ... fundou-se em 1849... a pretexto de fundar uma sociedade beneficente o lumpen-proletariado de Paris fora organizado em faces secretas, dirigidas por agentes bonapartistas...lado a lado com arruinados e aventureiros rebentos da burguesia, havia vagabundos, soldados desligados do exrcito, presidirios libertos, forados foragidos das gals, chantagistas, saltimbancos, lazzaroni, punguistas, trapaceiros, jogadores, maquereaus (alcoviteiros), donos de bordis, arregadores, literati, tocadores de realejo, trapeiros, amoladores de facas, soldadores, mendigos - em suma, toda essa massa indefinida e desintegrada, atirada de ceca em meca, que os franceses chamam la bohme; com esses elementos afins Bonaparte formou o ncleo da Sociedade de 10 de dezembro" (Marx, O Dezoito Brumrio)

"O Lumpen-proletariado, esse produto passivo da putrefao das camadas mais baixas da velha sociedade. (O Manifesto)

O proletariado est composto pelo operariado em atividade e por um amplo contingente de reserva, o exrcito industrial de reserva, pronto a lhe ocupar os postos de trabalho, e que por isso diminue a capacidade de luta proletria, funcionando como um amortecedor dos conflitos entre empresrios e operrios. Como, em funo do desenvolvimento tcnico proporcionado em grande parte pela concorrncia entre capitalistas (e da concentrao de capital que da advm), o capital varivel, ou seja, a fora de trabalho efetivamente ocupada, tende a diminuir, ocorre uma superpopulao relativa, o exrcito industrial de reserva, que tende a se expandir:

"... A demanda do trabalho ... diminui progressivamente medida em que aumenta o capital total, em ver de crescer proporcionalmente. (...) certo que, ao crescer o capital total, cresce tambm o varivel e assim a fora de trabalho absorvida por ele, mas numa proporo constantemente decrescente. (...) A acumulao capitalista produz constantemente, em proporo sua intensidade e extenso, uma populao operria excessiva para as necessidades mdias de explorao do capital, uma populao operria remanescente ou sobrante. (...) Ao produzir a acumulao do capital, a populao operria produz tambm, em propores cada vez maiores, os meios para o seu prprio excesso relativo. (...) Se a existncia de uma superpopulao operria um produto necessrio da acumulao da riqueza no regime capitalista, esta superpopulao se
18Do alemo "lumpen"= farrapo, trapo

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

converte por sua vez em alavanca da acumulao do capital, mais ainda, em uma das condies de vida do regime capitalista de produo. Constitui um exrcito industrial de reserva, um contingente disponvel que pertence ao capital,... que lhe brinda com material humano disposto a ser explorado". (Marx, O Capital, vol I, captulo 23)

Este exercito industrial de reserva pode assumir diversas formas: 1- flutuante, formado por aqueles que saem das fbricas em funo da necessidade constante de homens jovens para trabalhar junto s mquinas; parte deles migra para outros locais e para outros ramos industriais; 2- latente, formado pela populao camponesa; 3estagnada, formada pelos operrios de ramos industriais decadentes, pelo artesanato, pelo trabalho domiciliar. Abaixo do exrcito industrial de reserva esto os "ultimos despojos da superpopulao relativa, que se refugiam na rbita do pauperismo, o asilo de invlidos do operariado ativo:

"Os ltimos despojos da superpopulao relativa so...os que se refugiam na rbita do pauperismo. Deixando de lado aos vagabundos, criminosos, prostitutas, do lumpenproletariado, o pauperismo est formado por trs categorias: pessoas capacitadas para o trabalho, rfos e filhos de pobres, degradados, despojos incapazes para o trabalho, seres condenados a perecer pela imobilidade a qual se condena a diviso do trabalho, os operrios que sobrevivem idade normal da sua classe, ...as vtimas da indstria, mutilados, enfermos, vivas O pauperismo o asilo de invlidos do exrcito operrio ativo e o peso morto do exrcito industrial de reserva. (Marx, O Capital, vol I, captulo 23)

Na Sociologia brasileira e latino-americana, o conceito de exrcito de reserva latente tem sido utilizado pelos que estudaram o fenmeno da marginalidade estrutural brasileira e das migraes internas, (NUN, QUIJANO, CARDOSO), aquilo que hoje se trata sob o conceito de "excluso social". As formas latente e estagnada tambm foram

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

conceitos que basearam a Sociologia do Gnero e seus estudos sobre a incluso da mulher no mercado de trabalho.

As classes sociais, segundo Weber: Weber definiu classes como qualquer grupo de pessoas que se encontrem na mesma situao de classe. Diferentemente das castas e dos estamentos, as classes no so comunidades, no formam uma unidade nem esto organizadas enquanto grupo. Como salientou Gurvitch (1982, pp. 118), pessoas dispersas, colocadas na mesma "situao de classe", formam uma classe. O que vem a ser situao de classe? o conjunto de probabilidades tpicas de propriedade de bens, de posio externa (status) e de destino pessoal. So interesses e oportunidades. As classes so definidas em relao ao mercado. Weber assim as distingue:

classes proprietrias (de escravos, terras, minas, barcos, valores, credores de gado, de colheita, de dinheiro); as classes proprietrias negativamente privilegiadas so os servos (os que so objeto de propriedade), os "desclassificados (proletrios no sentido antigo do termo), devedores e pobres); classes lucrativas (as produtoras propriamente ditas: comerciantes, armadores, industriais, empresrios agrrios, banqueiros e financistas); as classes lucrativas negativamente privilegiadas so os trabalhadores (qualificados, semi-qualificados, no qualificados ou braais;

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

classes sociais (o proletariado, a pequena burguesia, a "intelligentsia" sem propriedade e os especialistas - tcnicos, burocratas - as classes daqueles privilegiados pela educao.

As classes mdias estariam tanto no meio das classes proprietrias quanto lucrativas: os que tiram sua sobrevivncia de sua educao, os camponeses e artesos independentes, os funcionrios pblicos e privados. (Trataremos das classes mdias em captulo parte)

Darcy Ribeiro e a estratificao social brasileira

Vejamos um exemplo do uso da convergncia das vises de Marx e de Weber aplicada ao entendimento das hierarquias sociais brasileiras, segundo Darcy Ribeiro 19:

19

Darcy Ribeiro: O Povo Brasileiro - a formao e o sentido do Brasil. So Paulo, Companhia das Letras, 1995, p. 211.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

Quadro 7. Estratificao social brasileira, segundo Darcy Ribeiro: Classes dominantes PATRONATO OLIGRQUICO (senhorial, parasitrio) PATRONATO MODERNO (empresarial contratista) PATRICIADO ESTATAL (poltico, militar, tecnocrtico) PATRICIADO CIVIL (eminncias, lideranas, celebridades) ESTAMENTO GERENCIAL ESTRANGEIRO Setores intermdios AUTNOMOS (profissionais liberais, pequenos empresrios DEPENDENTES (funcionrios, empregados) CAMPESINATO (assalariados rurais, parceiros, minifundistas) OPERARIADO (fabril, servios) MARGINAIS (trabalhadores estacionais, recoletores, volantes, empregados domsticos, biscateiros, delinqntes, prostitutas, mendigos) Setor dinmico20 Funes de comando

Classes subalternas

Ncleo de combatividade

Classes oprimidas

A maioria

20

Este setor dinmico, segundo estudos do IPEA e W. J. QUadros - op.cit. - paga 62% do imposto de renda, representa 38,8% da renda nacional, ocupa 90% das vagas nas universidades, tem 93% das

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

Como se pode perceber, Ribeiro mescla a anlise marxista com a categorizao weberiana naquilo que diz respeito presena de um patriciado e de um estamento gerencial estrangeiro. Diferentemente do marxismo, porm, em lugar de ver um papel renovador no operariado, apesar de reconhec-lo como combativo, Ribeiro vai enxergar a inovao nas classes oprimidas: "O quarto estrato, formado pelas classes oprimidas, o dos excludos da vida social, que lutam por ingressar no sistema de produo e pelo acesso ao mercado. Na verdade, a este ltimo corpo, apesar de sua natureza inorgnica e cheia de antagonismos, que cabe o papel renovador da sociedade como combatente da causa de todos os outros explorados e oprimidos. Isto porque s tem perspectivas de integrar a vida social rompendo toda estrutura de classes. Essa configurao de classes antagnicas mas interdependentes organiza-se, de fato, para fazer oposio s classes oprimidas - ontem escravos, hoje subassalariados - em razo do pavor-pnico que infunde a todos a ameaa de uma insurreio social generalizada". (Ribeiro, 1995: 210)

Ser a anlise de Darcy Ribeiro um devaneio romntico de um "socialismo moreno"21, produto daquilo que o norte-americano chama de "wishful thinking"22?

At que ponto as recentes insurreies, arrastes, confrontos de milcias traficantes das favelas significariam este rompimento estrutural?

Classes sociais existem? Mostramos acima diferentes formas de se enxergar e conceituar a estratificao social. As classes existem? Ainda so um captulo til da Sociologia para o

assinaturas de revistas, responsvel por 97% do movimento das empresas areas, adquire 99% dos planos de aposentadoria (dados de 2002) 21 O socialismo moreno inspirao do PDT - Partido Democrtico Trabalhista, fundado por Leonel Brizola e Darcy Ribeiro aps lhe ter sido negado o uso da chancela do PTB - Partido Trabalhista Brasileiro, ao qual estavam ligados antes de 1964. O PDT organizou sua base eleitoral mais entre estas categorias do que entre o operariado fabril, que formou parte da base petista (Partido do Trabalhadores), a partir de 1979. A proposta do socialismo moreno se fundamenta no reconhecimento e numa defesa de uma civilizao autnoma para o Brasil, uma "civilizao tropical, mestia e solidria". (Darcy Ribeiro: O Brasil como problema. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995, p 14.)

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

entendimento da sociedade contempornea? Porque se fala mais em excluso do que em classes? Para Bourdieu, um dos principais obstculos para o que chama de "Sociologia Cientfica" o senso comum. Lembrando o conceito de Bachelard sobre "pares epistemolgicos" (pares de conceitos construdos pela realidade social e

impensadamente usados para reconstruir a realidade social), Bourdieu se pergunta se as classes sociais existem, se so uma construo conceitual ou se existem na realidade23. O autor acrescenta que tanto os socilogos que se dedicam a estudar as classes como dados (que buscam determinar empricamente suas propriedades e seus limites), quanto aqueles que enfatizam que as classes so apenas "artefatos tericos", ambos compartilham o que chama de uma "filosofia substancialista", o que significa reconhecer como realidade o que nos vem da intuio da experincia cotidiana. Resumindo a questo, Bourdieu parece retomar o ponto marxista de "classe para si" e da "conscincia de classe" ao argumentar que "uma classe existe - seja social, sexual tnica ou qualquer outra - quando existem agentes capazes de impor tais conjuntos, sendo autorizados a falar e a atuar em seu nome e quando existem aqueles que se reconhecem como membros da classe, isto , do conjunto. Esta lgica por delegao se impe quando os agentes singulares carecem de qualquer meio individual de ao e expresso." Ou seja, as classes se definem e se designam nos processos de lutas sociais. No caso brasileiro, os sem-terra se constituram enquanto classe atravs de seu movimento social unificado - o MST - seus lderes e sua ao, com um projeto e uma identidade dada pela alteridade, a partir do outro, do opositor, no caso, os latifundirios de terras improdutivas. Neste sentido, ficam as perguntas: as "classes

22

"Wishful thinking" significa um raciocnio no isento, que contm um desejo.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

oprimidas" de Darcy Ribeiro so classes? As milcias insurretas faveladas so classe? Quais as chances da sociedade contempornea mundial constituir-se em novas classes combativas em um quadro de desemprego estrutural, de desindustrializao e de desorganizao poltica? Quem o outro polo da contradio? Sero as novas classes mdias chamadas a desempenhar um papel contestador? O que so estas novas classes mdias?

As classes mdias e desigualdade no Brasil As classes mdias so conceitualizadas, grosso modo, como formadas por pessoas de ganhos e consumo mdios e que, na pirmide scio-populacional, ocupariam o segmento do meio, uma posio mediana, uma larga faixa entre o pice e a base. Em termos de funo, desempenhariam as funes abstratas da sociedade moderna, na burocracia dos rgos de Estado e das empresas, no comrcio e nos servios de venda do saber. Segundo Sartre, seriam elas as classes-meio, atravs das quais a burguesia exerce seu domnio e explorao sobre o proletariado. Mas no Brasil, no bem assim: os ganhos estatsticamente mdios no definem o perfil da sua dita classe mdia: estes ganhos estariam mais prximos do que se chamaria classes baixas. A dimenso da dita classe mdia brasileira tambm bem diferente: constitui-se ela na verdade em uma estreita faixa entre um vrtice de privilegiados e uma larga base de despossudos24. A sociedade brasileira , como se

23

Pierre Bourdieu: Qu es lo que hace una clase social? Acerca de la existencia terica y prctica de los grupos. Revista Paraguaya de Sociologa, ano 31, n 89 (enero- abril de 1994) p 7 - 21.
24No Brasil, os 10% mais ricos retm 50,6% das riquezas, enquanto que os 40% mais pobres detm apenas 7%

delas. A razo entre estas propores da renda apropriada (7,0/50,6) oferece um ndice de 7,2, ou seja, 7 vezes mais alto que os pases mais igualitrios (Holanda, Blgica, Hungria e Japo), cujo ndice 1,0 (onde tanto os 10% mais ricos quanto os 40% mais pobres detm em torno de 20% das riquezas). Fonte: Psacharopoulos, 1991.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

sabe, extremamente desigual, com um ndice de Gini25 da ordem de 0,637 e com a seguinte distribuio de renda: Quadro 8 - Renda da populao ocupada brasileira Nvel de remunerao Sem remunerao At 1 salrio mnimo Entre 1 e 2 salrios mnimos Entre 2 e 3 salrios mnimos Entre 3 e 5 salrios mnimos Entre 5 e 10 salrios mnimos Entre 10 e 20 salrios mnimos Acima de 20 salrios mnimos Sem declarao 1992 8,4% 24,0% 20,3% 7,0% 9,0% 7,0% 3,5% 3,0% 17,8% 2002 15.7 24,7 25,0 11.8 9,7 7,2 3,0 1,48 1,21

Fonte: Anurio Estatstico do IBGE, 1992; PNAD 2002 (pessoas e3 10 anos ou mais de idade, econmicamente ativas na semana de referncia. Obs.: um salrio mnimo em maio de 1992 era CR$ 230.000,00, o equivalente a US$ 95,16; em maio de 2002, o salrio m~inimo era de R$ 200,00, equivalendo a US$ 76,92.

25O ndice de Gini mostra a desigualdade social: quanto mais prximo de 1, maior a desigualdade de renda;

quanto mais prximo de zero, menor esta disparidade.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

Segundo estudo do IPEA "A construo de uma linha de riqueza a partir da linha da pobreza (2001, com base em dados de 1999, considerando uma populao de 156,4 milhes de habitantes), a seguinte a diferena entre pobres e ricos no Brasil:

Linha da pobreza: vencimentos mensais: R$ 84,00 per capita nmero de pobres: 53,1 milhes de pessoas populao: 34% renda familiar mensal: R$ 336,00

Linha da riqueza vencimentos mensais: R$ 2.129,51 per capita nmero de ricos: 1,5 milho de pessoas populao: 1 % renda familiar mensal: R$ 8.518,04

Outro estudo do IPEA sobre os indigentes26 (os que no tm dinheiro sequer para comer), contabiliza-os em 24,7 milhes no pas (tendo sido 21,67 milhes em 1998, a cifra de 24, 7 milhes aponta para uma piora no quadro da populao brasileira) Dito de outra forma: "os brasileiros que representam a camada dos 10% mais ricos detm 50% da riqueza nacional". Isto d ao Brasil o ttulo de "pas mais rico com maior nmero de pessoas pobres"27 Ou, como analisou um jornalista:
26 27

Divulgado pelo jornal O Globo, em 27/9/2002 Revista Veja, edio Veja Especial, maio de 2002.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

impressionante o dado bsico do Censo de 2000: a aviltante renda da massa de brasileiros ocupados. Metade dos trabalhadores brasileiros trabalha praticamente em troca de comida. Podia se dizer casa e comida, mas muitos nem casa tm. Um em cada quatro brasileiros ocupados (24,4% deles) ganha apenas at um salrio mnimo. Outro tanto ( 27,5%) ganha entre 1 e 2 salrios mnimos. Somados esses dois contingentes, temos que mais da metade dos brasileiros ocupados (51,9%) ganhando at o mximo de dois salrios mnimos. So cerca de 32 milhes de pessoas nessa condio (e no 60 milhes como escreveram alguns jornais, que confundiram a porcentagem dos brasileiros ocupados com porcentagem da populao). O IBGE no publicou o ganho mdio desse contingente, mas deve ficar em torno de um 1,5 salrio mnimo, ou cerca de US$ 130,00. Isso d uma renda anual da ordem de US$ 1.500,00, caracterstica da renda per capita de pases pobres, apesar de nossa economia ser uma da maiores do mundo e nossa natureza rica a generosa. Depois desse contingente de mal pagos, surgem trs blocos de tamanho quase igual de brasileiros ocupados, que ganham de dois a trs salrios mnimos (13,6%), de trs a cinco (14,2%) e de cinco a dez salrios mnimos (12,5%). O primeiro bloco, na verdade, ainda est no universo dos quase pobres. Os dois outros blocos somados representam um quarto dos brasileiros ocupados, e seriam, digamos, a baixa classe mdia brasileira: com renda mdia da ordem de apenas uns R$ 1.000,00 por ms, ou US$ 400,00. Impressionante tambm o dado de que 8,3% dos brasileiros sofrem algum grau de deficincia mental. So mais de 14 milhes de brasileiros com a cuca fundida ou deprimidos. a corroborao mais forte das teses psicanalticas de que o capitalismo uma fbrica de neuroses. Capitalismo selvagem de periferia um superprodutor de neuroses. Essa medida importante porque foi feita pela primeira vez e segue recomendaes da ONU.28 . Os estudos sobre distribuio de renda no Brasil no do, todavia, uma idia exata da realidade, por diversos motivos: 1. dentre "os mais ricos" esto aqueles que ganham 2000 reais mensais (10 salrios mnimos). No h disponibilidade de dados - nem mesmo etnografia - sobre os efetivamente milionrios, o que faz com que sejam arrolados na mesma classificao que inclui a dita classe mdia; 2. a relativa pujana de uma economia informal, sobre a qual, bviamente, no h dados. 3. a diferena nas metodologias de pesquisa adotadas.

28 Bernardo Kucinsky, "Cartas cidas", copyright Agncia Carta Maior Observatrio da Imprensa (www.agenciacartamaior.com.br) "10/5/02

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

No Brasil, com a desigualdade social espelhada em uma cruel desigualdade de nveis de escolaridade, os segmentos intelectualizados estariam situados entre os 6% mais privilegiados (se considerarmos o nmero de pessoas com nvel superior de escolaridade), ou entre os 15% mais privilegiados (se a incluirmos aqueles com segundo grau completo, somados ao superior incompleto, alm do superior completo), como se depreende do quadro que se segue:

Quadro 9: Eleitores brasileiros por escolaridade: Analfabetos Semi-alfabetizados Primeiro grau incompleto Primeiro grau completo Segundo grau incompleto Segundo grau completo Superior incompleto Superior completo Total geral de eleitores Fonte: TSE, agosto de 1994. 8.545.409 25.334.624 30.974.255 7.887.676 7.029.794 8.200.586 2.244.470 3.584.179 94.768.404 9,0% 26,7% 32,7% 8,3% 7,5% 8,7% 2,3% 3,8% 100,0 %

As classes mdias: A questo da orientao poltica das classes mdias aparece de diversas formas nas cincias sociais, com a predominncia, porm, das anlises de sua vinculao ao Estado: no Estado tico hegeliano (ver captulo sobre Hegel) haveria um aparato de governo composto pela intelectualidade de classe mdia. No Estado fascista, os

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

segmentos mdios e parcela da sua intelectualidade comporiam a base de apoio poltico do Estado, alm das massas populares, mobilizadas em aparelhos de Estado - partido, sindicatos.29 No Brasil, a temtica da orientao poltica das classes mdias foi estudada em detalhe por Saes 30, que a dividiu em camadas bem diferentes, que teriam surgido, se transformado e se recomposto ao longo das sucessivas etapas da economia brasileira. Seriam elas: 1) as camadas mdias tradicionais; 2) as baixas camadas mdias urbanas; 3) as novas camadas mdias. Para Dcio Saes, na fase de consolidao do Estado nacional, at 1870, as camadas mdias tradicionais eram marcadas pelas relaes de dependncia com as oligarquias rurais, que formaram um "vasto corpo burocrtico civil e militar" (SAES, 1985:42); mais tarde, aps a Constituio de 1891, a idia de uma democracia de homens cultos, inspirada por um liberalismo antidemocrtico e antipopular, vicejou entre essas camadas mdias tradicionais - profissionais liberais, alta burocracia do Estado e junto aos administradores privados superiores. Estes segmentos teriam sido absorvidos politicamente pelas oligarquias, mediante um processo que Gramsci denominara

"transformismo molecular", pelo qual "as oligarquias decapitavam as camadas mdias tradicionais mediante a incorporao de seus melhores elementos ao partido nico oligrquico, o Partido Republicano (Saes, 1985: 51). Um processo que, na linguagem de Pareto, como vimos, ele chamaria de incorporao de elites subalternas. A partir da Revoluo de Trinta, a formao de um Estado ps-oligrquico se fez em moldes populistas, com base nas camadas mdias baixas - empregados de escritrio, bancrios, pequenos funcionrios pblicos - alm da classe operria, deixando

29

Ver Nicos Poulantzas: "A propos de l'impact populaire du fascisme". In: "Elments pour une analyse du fascisme. Maria-A. Macchiocchi. Paris: Union gnrale d'dition, 1976.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

o anti-populismo como a definio poltica essencial das camadas mdias tradicionais, que assim se caracterizaram pela nostalgia da poltica oligrquica. Aps 1956, Saes identifica o surgimento de novas camadas mdias, com a passagem a uma etapa monopolista de industrializao perifrica. Essa nova camada seria formada por gerentes, economistas, tcnicos mdios, engenheiros, chefes de servio das novas empresas modernas e no estariam identificadas com o Estado populista. Em 1964, ainda segundo Saes, um autoritarismo de crise, expresso pelos grandes proprietrios de terras - Sociedade Rural Brasileira - e pela mdia burguesia industrial FIESP - Federao das Industrias do Estado de So Paulo deu apoio a uma

militarizao provisria do aparelho de Estado (uma contramobilizao), a fim de barrar a ascenso poltica das classes populares. No entanto, o Estado militar estvel que surgiu a partir da no os favoreceu, e sim aos setores monopolistas. Com a expanso deste setor e da mquina de Estado, as novas camadas mdias foram as beneficiadas pelo novo regime, embora no tivessem tido participao autnoma no movimento poltico-militar de 1964, pois ainda estavam em gestao. Saes discorda da "tendncia impressionista" de se considerar o conjunto da classe mdia brasileira como tendo dado apoio ao regime militar de 1964. Esta tendncia impressionista se explica pela tentativa de se definir o Estado militar ps-64 como um Estado fascista, apoiado pelas massas mdias. Nosso Estado militar, contudo, no se caracterizou como Estado totalitrio e sim como Estado autoritrio, desmobilizador. (Cardoso, 1978 apud Saes). A partir de 1968, a resistncia contra o regime militar eclodiu, segundo Saes, com o movimento estudantil e feminino oriundos das camadas mdias tradicionais,
30

Saes, Dcio. Classe Mdia e Sistema Poltico no Brasil. So Paulo, T.A.Queiroz Editor, 1984

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

apoiados pela mdia burguesia e at mesmo pela propriedade fundiria, que se viam prejudicadas pela poltica do grande capital (SAES, 1985:203). A Manifestao dos Cem Mil, de 29/3/68, o Dia do Luto, de 24/10/68, no Rio de Janeiro, so descritos pelo autor como movimentos estudants e no de massa, realizados com a solidariedade das camadas mdias tradicionais, que nele reconheciam seus filhos em luta contra a poltica educacional privatista do Estado militar. As novas classes mdias Poulantzas31 denominou as novas classes mdias de "nova pequena burguesia", "a prpria reproduo ampliada do modo de produo capitalista". Esta nova pequena burguesia seria a resultante do estgio do capitalismo monopolista. assalariada mas improdutiva e seu pagamento constitui uma "despesa improdutiva de capital e faz parte dos custos falsos da produo capitalista". So improdutivos "porque seu trabalho assume a forma de servios, diretamente consumidos como valores de uso e que no se trocam pelo capital, mas pela renda"32 . Os Ehrenreichs33 as denominaram de "classe profissional dirigente ("professional-managerial class"), que existe em relaes objetivamente antagnicas com as demais classes de trabalhadores assalariados, e que no um resduo pequeno-burgus e sim uma classe especfica do estgio do capital monopolista, definida como "trabalhadores mentais", cuja funo na diviso social do trabalho a reproduo da cultura capitalista e das relaes de classe capitalistas. Tal papel pode ser explcito, como o caso dos professores, psiclogos, escritores, artistas, publicitrios, ou seja, os que produzem e disseminam ideologias, ou pode estar
31

Poulantzas, Nico. As Classes Sociais no Capitalismo de Hoje. Trad. de A.R. Neiva Blundi, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1975 (1974)
32

Nicos Poulantzas: "As classes sociais no capitalismo de hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 1975 (1974), pp 227 - 233. 33 Brbara & John Ehrenreich: "The Professional-Managerial Class". Radical America v II, n2, MarApr 1977, pp 7 - 31.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

oculto dentro do processo produtivo (administradores, gerentes, engenheiros, etc, o que Alvin Gouldner chamou de "intelligentsia tcnica"34), que trabalham na preservao das relaes capitalistas de produo.

Gouldner considerava que esta nova classe criara novas arenas de disputa: defesa da liberdade acadmica, proteo aos direitos dos consumidores, servio civil independente, movimentos ecologistas, aliana com a classe operria e camponesa, em uma espcie de "guerra civil com as classes mais altas". Para compreend-la e ao seu papel, precisamos desenvolver uma "economia poltica da cultura", salientava Gouldner em 1978. Para Henry Braverman35, esta nova classe deixou de ser considerada improdutiva, sendo tambm produtora de mais-valia - bem diferente da pequena burguesia clssica, formada por profissionais liberais e pequenos comerciantes, resqucios de outros modos de produo. Quanto s novas camadas mdias brasileiras, em ps-fcio datado de 1979, Saes considerou que, se esta nova classe mdia, tendencialmente, prestou apoio ao regime militar, no o fez pela tese da corrupo, isto , em razo do "incremento considervel de seu nvel de consumo", mas por uma conjuno de fatores estruturais e conjunturais, a saber: a nova classe mdia tenderia a crer na necessidade de uma organizao desptica da empresa e do Estado por causa das suas novas funes na organizao do trabalho na empresa capitalista (autoridade tcnica e administrativa sobre os trabalhadores manuais); em decorrncia da reduzida influncia das organizaes polticas aspirantes representao dos interesses gerais do proletariado. Essa conjuno de

34

Alvin W. Gouldner: "The New Class Project ( I e II). THeory and Society v 6 n 2 September, 1978, pp 153 - 203 e v. 7, 1978, pp 313 - 342.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

fatores teria explicado porque a nova classe mdia teria permanecido distante das lutas democrticas, antimonopolistas e antiimperialistas.

A centralidade poltica e cultural das classes mdias na Amrica Latina enfatizada por socilogos como Alain Touraine36: embora no tenham a centralidade econmica e estatstica das classes mdias norte-americanas, que ali formam o mais largo segmento da pirmide social, as classes mdias brasileiras, essa estreita camada entre uma oligarquia mais ou menos modernizante e uma massa imensa de excludos, buscam ter e de fato desempenham um papel central no processo de desenvolvimento, como elementos mais esclarecidos e escolarizados da sociedade.

" Na Frana, a classe mdia apareceu, durante longo tempo, pelo menos para o pensamento influenciado pelo marxismo, como uma categoria residual, uma espcie de pntano situado entre os capitalistas e os operrios... nos Estados Unidos, a middle class definida em termos de participao econmica, social e cultural...Na Amrica Latina a classe mdia tambm ocupa um lugar central na descrio da vida social..Porm, a classe mdia na AL no est realmente no centro da sociedade. Designa as categorias que se esforam para ser as mais dinmicas, as mais modernas e, pelo menos em parte, as categorias dirigentes..o que se nomeia classe mdia na Amrica Latina no uma classe nem uma camada social, mas antes uma categoria definida por seu papel central no processo de desenvolvimento. A classe mdia latino-americana evoca mais a intelligentsia russa do sculo XIX, composta pelos que haviam

35

Henry Braverman: " Labor and Monopoly Capital". N.Y. Monthly Review Press, 1974.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

feito estudos secundrios ou superiores e se definiam

como os elementos

esclarecidos da sociedade. Na Amrica Latina tambm, essa classe se define mais pelo seu lugar na vida poltica (TOURAINE, 1989:93) e cultural que por seu papel econmico.

Segundo Touraine, a fora da classe mdia latino-americana surpreende os que reduzem o continente dominao exercida pela oligarquia nacional (mais capitalistas estrangeiros) sobre uma massa de pees e proletrios.

O debate sobre o fim das classes

O debate resumido acima, sobre a existncia, o papel e a motivao poltica da nova classe mdia ou nova pequena burguesia, datado, caracterstico do final da dcada de 1970. Hoje, incio do sculo XXI, quando vivemos o resultado em todo o mundo das polticas neo-liberais e de "downsizing" ("reengenharia" ou enxugamento) das empresas, dos efeitos da automao de procedimentos de controle empresarial, as novas classes mdias se viram em parte desempregadas, afetadas por relaes de trabalho precarizadas. Se antes havia o receio de as classes mdias tradicionais se assalariarem e se proletarizarem, hoje as ditas novas classes mdias so exortadas a recriarem o mundo da autoproduo, da autonomia. Nas demandas sindicais ps-2000, os trabalhadores industriais pedem empregos, abrem mo de direitos trabalhistas conquistados em nome da pemanncia do emprego. Contrriamente anlise marxista, que via o operariado em uma misso de

36

Touraine, A. " Palavra e Sangue: Poltica e Sociedade na Amrica Latina. Trad. Irai D. Poleti, So Paulo, Trajetria Cultural, Unicamp, 1988

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

destruio criadora de si prprio e da sociedade que o submete, o trabalhador do sculo XXI quer a relao empregatcia. Complementarmente, se no sculo XIX seria possvel sobreviver sem trabalho (morava-se em casas, com hortas e criao de sobrevivncia, um poo no quintal, uma parentela extensa de apoio, hoje, nas cidades adensadas, onde a sobrevivncia mnima depende das relaes de mercado, a economia monetria a todos sujeita. "Adeus ao proletariado", gritou Andr Gorz em 1980, chamando nossa

ateno para as mudanas estruturais na esfera da produo (automao, autoproduo, etc.), que arredariam o proletariado industrial de sua posio protagnica no cenrio das mudanas do final do sculo XX.. Em lugar da luta de classes, assistimos ao surgimento de movimentos sociais variados (de mulheres, de jovens, ambientalistas), de interesses e agenda amplos, interconectados. Fazem manifestaes de rua impressionantes, mas quase sempre incuas. So protestos morais, sem maior fora de enfrentamento. As greves europias atuais, que tm como antagonista o Estado e seu projeto de alterar o sistema previdencirio, no se dirigem a uma burguesia especfica e, mesmo se amplas, paralisando os meios de transporte, por exemplo, tm de ser breves. A energia de um enfrentamento de classes se escoa para o terrorismo , o banditismo e as guerras tnicas. A Sociologia em geral e tambm o campo sociolgico brasileiro realizaram uma substituio conceitual: em lugar da questo das classes sociais, suas contradies e lutas, assomam as expresses desigualdades sociais e excluso social. Ao nos apresentar o dossi sobre desigualdade, escrito pelo Ncleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade NIED-, Elisa P. Reis37 nos diz que a questo da desigualdade

37

REIS, E. P. et al. Dossi Desigualdade. Revista Brasileira de Cincias Sociais, vol 15, n 42, fevereiro de 2000, pp. 73 152.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

clssica e central entre os pais fundadores da Sociologia, mas sendo a questo marxista das classes apenas uma chave dentre outras para explicar a desigualdade e a pobreza, pois as fontes de desigualdade so diferenciadas e no necessariamente convergentes e que se trata, portanto, de mergulhar estrategicamente nas especificidades de cada forma de desigualdade (impunidade e tratamento judicial desigual; acesso desigual ao conhecimento; pobreza), a fim de se alterar padres de desigualdade atravs de polticas especficas (REIS, 2000: 73). No incio dos anos 90, nos textos da International Sociology (revista da Associao Internacional de Sociologia- ISA). Em suas pginas Jan Pakulski afirmava que o paradigma das classes havia se tornado dmod, parmetro de um

progressivismo de esquerda, que confina e encobre questes de gnero e de raa. Segundo Pakulski38, a teoria das classes sociais se fundamenta em uma concepo modernista ultrapassada sobre a propriedade dos meios de produo, enquanto o que temos hoje seria mais um capital humano do que fsico. No mundo ps-moderno os produtos mais significantes seriam culturais e no fsicos, estticos e informativos e o "capital" que os produz estaria disperso, no seria passvel de ser herdado ou ser apropriado por mais-valia. O nexo entre posio econmica, identificao pessoal, atitudes polticas, ativismo se enfraqueceu e o discurso de classe teria deixado de ser proeminente e popular. Na academia, a cincia social no mais tem adotado o paradigma de classes.

38

Jan Pakulski:"The reshaping and dissolution of social class, mimeo, Univ de Tasmania, Australia, 1994. Paper apresentado no XIII Congresso Mundial de Sociologia, em Bielefeld, 1994. PAKUSLKI, J. The dying of class or of Marxist class Theory? International Sociology vol. 8 n 3, September 1993, pp 279 292.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

Clark, Lipset e Rempel39 somaram a estes pontos as questes ambientais, salientando que o mundo ps-industrial, individualista e organizado mais pelo consumo do que pela produo, fez com que o conceito de classe perdesse sua salincia poltica. Alain Touraine, debatendo a questo no XIII Congresso Mundial da ISA em 1994, em Bielefeld, dava nfase ao tema da excluso social, segundo a qual, em lugar de burguesia versus proletariado, o mundo estaria dividido pela clivagem entre includos e excludos sociais, ou seja, entre aqueles que tm empregos formais, proteo previdenciria, direitos polticos e a massa informal, que pode ser novidade na Europa invadida por populaes de suas ex-colnias, mas que no Brasil e na Amrica Latina to bem conhecemos e estudamos nos anos 70 sob as palavras-chave de marginalidade, economia informal etc... Em resposta, Hout, Brooks e Manza40 defendem a persistncia do conceito por conta da persistncia factual das classes e suas contradies. Segundo eles, Clark, Lipset e Rempel confundem tendncias da sociedade com tendncias no que escrevemos sobre a sociedade. Continuamos com as riquezas sociais controladas pela burguesia, que influencia os processos polticos e cujas riquezas privadas ainda esto baseadas na propriedade dos meios de produo, inda que sejam meios imateriais, como os softwares de Bill Gates, ou o capital especulativo virtual administrado pelos mauricinhos yuppies de New York. A concentrao crescente da riqueza mundial e a expanso mundial da extrema pobreza, expressas espacialmente pelos enclaves urbanos ricos e pelas extensas zonas de misria e de degradao ambiental, sugerem fortemente que o argumento sobre o declnio das classes enquanto ferramenta conceitual

39

Clark et al. The declining political significance of social class. International Sociology vol. 8 n 3, September 1993, pp 293 316. 40 Hout et al. The persistence of classes in Post-Industrial Societies. International Sociology vol. 8 n 3, September 1993, pp 259 277.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

prematuro. Neste alvorecer do sculo XXI, as desigualdades aumentaram e a elas se somam as desigualdades no acesso a um ambiente natural e saudvel. E, se as tentativas de se efetivarem polticas compensatrias e mitigadoras malogram, a isto se deve percepo, ainda prevalecente entre os donos do poder e do dinheiro, de que o mundo no , como apregoaram os ambientalistas, uma Terra s, onde temos um futuro comum: sempre h, no entendimento destes, outros mundos para onde empurrar os riscos e a deteriorao. E no entanto a desigualdade social aumenta no Brasil e no mundo, a pobreza se dissemina, continua a haver trabalho escravo em certas regies brasileiras, o trabalho infantil se intensificou tanto no dito Terceiro Mundo que fez com que a encorajasse polticas e programas para erradic-lo. Que resposta d ONU

a anlise

sociolgica a esta crescente desigualdade? Ela deixa de falar em classes e fala em excluso.

Marginalidade e excluso social

O conceito de marginalidade iniciou-se na Escola de Chicago, com E. Park e foi definido por Stonequist 41 como um fenmeno de desorientao psicolgica de indivduos submetidos a uma situao de conflito cultural, em situao de mudana, vivenciando dentro de si as tenses e conflitos de elementos culturais antagnicos. Marcava ento uma inconsistncia entre o grupo social de pertencimento e o grupo de referncia positiva42. Era examinada como uma situao vivida pela personalidade em situao de mudana (migraes), podendo tambm ser percebida tambm como trao

41

Stonequistm E. The marginal man. N.Y.:Scribners and sons, 1937.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

de indivduos inovadores. Com o crescimento urbano provocado pelas migraes, marginais passaram a ser os habitantes dos bairros perifricos que se situavam s margens da cidade e, por extenso, os que as habitavam. A marginalidade social foi enfocada por Oscar Lewis43 como participao na "cultura da pobreza" (impotncia, desamparo, no-pertencimento, falta de conscincia de grupo, insegurana, desenraizamento, falta de identidade). T. H. Marshall44 a entendeu em 1950 como uma cidadania limitada, sendo marginais os grupos que sofrem cortes em seus direitos de cidadania e que no podem participar do processo de desenvolvimento econmico e ascender socialmente. Na passagem da dcada de 60 para a de 70, marginalidade social se constituiu em tema central no estudos latino-americanos: Quijano introduziu a concepo da marginalidade como um fenmeno social, que s pode fazer sentido se analisada em relao com os demais elementos do conjunto da sociedade e no como um fenmeno isolado. O autor analisa a marginalidade pelo enfoque do que denomina "estruturalismo histrico". De acordo com esta viso, a marginalidade no falta de pertencimento ou falta de integrao e sim um "modo no-bsico de pertencimento e de participao". Tem a ver com a situao de dependncia, em uma estrutura de dominao. "Todo elemento marginal, isolado ou em configurao com outros, existe na sociedade e porque existe esta sociedade". Quijano concluiu que a marginalidade um modo particular de pertencimento e de participao na estrutura geral da sociedade. No se trata apenas de inadaptao ou adaptao inadequada, mas resulta tambm de contradies da prpria natureza da sociedade. A marginalidade pode

42

Anibal Quijano: Notas sobre o conceito de marginalidade social. In Populaes marginais. Luis Pereira (org.). Na origem, estudos da CEPAL, 1966. 43 Lewis, Oscar: "The culture of poverty". Scientific American vol 215, n 4, October 1966, pp. 19 25.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

ento ser de dois tipos: por desajustes e radical, sendo que esta ltima s pode ser eliminada com a "eliminao do resto do sistema geral de dominao social". Quijano j se referia a uma "marginalidade ecolgica", que a falta de integrao de um conjunto de moradias no resto da estrutura ecolgica tradicional da cidade (servios urbanos, meios de conexo e comunicao), um modo segmentrio e precrio de integrao de um ncleo habitacional na estrutura ecolgica da cidade. As anlises histrico-estruturais sobre a marginalidade se vincularam ao estudo da teoria da dependncia (ver captulo "Em busca do desenvolvimento"). Na formulao de Jos Nun, a marginalidade social, que ele denominava de massa marginal, deve ser entendida como uma superpopulao relativa, de acordo com o conceito de exrcito industrial de reserva marxista. Esta massa marginal, contudo, , segundo Nn, afuncional ou disfuncional e no pressiona o mercado de trabalho porque no qualificada, no tendo portanto esperana alguma de se empregar. Tal frao da populao tenderia a aumentar com o crescimento vegetativo da populao. Nun escreveu em 1969 e sofreu crticas, uma delas em torno da permanncia da necessidade latinoamericana de mo de obra abundante e barata45: diferentemente do capitalismo em sua fase monopolista, a Amrica Latina, embora conectada por relaes de dependncia com o capitalismo monopolista, no era vista como homogneamente capitalista e, portanto, ainda teria como alocar esta mo de obra. Hoje, nos primeiros anos do sculo XXI, vivenciamos uma situao definida como de "desemprego estrutural46" e de "excluso social", pelo qual o que era

44 45

T.H. Marshall: "Citizenship and social class." Cambridge University Press, 1950. Berlinck, M.T. "Marginalidade social e relaes de classes em So Paulo. Petrpolis: Vozes, 1975. 46 Giovanni Alves: Desemprego Estrutural e Trabalho Precrio na Era da Globalizao". http://www.terravista.pt/FerNoronha/4980/Artigos/Giovanni%20Alves1.htm, capturado em 19/11/2003, texto extrado do livro "Trabalho e Mundializao do capital - A Nova Degradao do Trabalho na Era da Globalizao", de Giovanni Alves, Editora Praxis, 1999.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

excedente passa a ser excludo, sendo uma das principais caractersticas do novo perfil do mundo do trabalho sob a mundializao do capital.

Nos clculos usuais sobre taxa de desemprego no entra a populao que sobrevive na informalidade, o que faz com que as taxas brasileiras de desemprego sejam irreais, segundo a economista Maria da Conceio Tavares:

"O desemprego diz respeito ao trabalho assalariado em geral, com ou sem carteira, e acompanhado pelo aumento de uma multido de trabalhadores "por conta prpria", (de flanelinhas e camels, a universitrios) que as estatsticas oficiais insistem em considerar empregados, permitindo a falsidade de sermos apresentados como um dos pases de menor taxa de desemprego do mundo". Desemprego: O Verdadeiro Custo Brasil. Publicado no Jornal do Brasil em 12/02/96

Ou seja, a massa marginal definida por Nun nos anos 60, hoje ainda numericamente maior, no entra nos clculos do desemprego estrutural, que passou a ganhar visibilidade depois que as mudanas neo-liberais afetaram as classes trabalhadoras qualificadas. "Excluso social" um termo cunhado no dito mundo industrializado, para se referir aos novos mecanismos de disseminao da pobreza e de emergncia de novos pobres na Europa, em situaes nas quais os imigrantes internacionais formam os componentes da populao mais desvalida, e em contextos de contrastes tnicos,

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

religiosos e culturais (Gaudier, 1993). Para Touraine (1994) 47, a contradio entre os socialmente includos e os excludos formaria a nova dialtica, o novo confronto que teria suplantado a contradio entre burguesia e proletariado no seio do capitalismo em sua presente etapa neoliberal.48

J.S. Martins no considera interessante o conceito de excluso social para expressar as novas desigualdades contemporneas. Para ele, trata-se de uma idia pobre e insuficiente, que nos lana na cilada de discutir o que no est acontecendo, em lugar de discutir o que de fato acontece, que so as formas pobres, insuficientes e at indecentes de incluso das pessoas nos processos econmicos, na produo e na circulao de bens e servios. Para Martins, trata-se de uma incluso propositalmente precria e instvel, marginal, uma incluso patolgica, que leva ao populismo, no participao. 49 Sob o termo excluso social, reflete Martins, estamos genericamente nos referindo a um desenvolvimento econmico que gera um desenvolvimento social muito aqum de suas possibilidades, que tem formas desumanas de participao. Embora a excluso tenha sido caracterstica das sociedades de castas e estamentais, de diferenciaes sociais rgidas, ela se renova na nossa sociedade contratual e globalizada, com formas contemporneas de escravido, que mostra o fracasso da promessa histrica do capitalismo, de integrar a todos pela igualdade e pelo mercado. Com a instabilidade econmica de nossos dias, desemprego e desconstruo das

47 48

Alain Touraine, em fala durante o Simpsio sobre Classes Sociais, no XIII Congresso Mundial de Sociologia, ISA, em Bielefeld, julho de 1994. Sobre Marginalidade e excluso, ver Sarah Escorel. Vidas ao lu: trajetrias de excluso social. Rio de Janeiro,Editora Fioruz, 1999. 49 Jos de Souza Martins: "Excluso social e a nova desigualdade.". So Paulo: Paulus, 1997, pp. 20 21.

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

polticas sociais, a excluso pode ser entendida tambm como um medo, para alm da pobreza material: o medo do processo cruel de nulificao das pessoas, o medo de ser descartado e banalizado, de vir a se tornar ningum e coisa alguma. 50 Em que o conceito de excluso inova ou repete o contedo das discusses sobre marginalidade social, desenvolvida no Brasil e na Amrica Latina nos anos 70? Faria51, embora tenha reservas em relao aos aspectos funcionalistas da proposta do conceito de excluso social, que para ele j teria sido sobejamente analisado pela sociologia latino-americana sob a expresso de marginalidade social (com Quijano, Nn, Cardoso, Germani, etc.), por outro lado chama a ateno para algumas possibilidades tericas promissoras do uso deste novo conceito, por seu carter articulador de diferentes vertentes da teoria social, ao integrar as noes de pobreza, privao, vulnerabilidade, falta de acesso a bens, servios e valores, a direitos sociais e polticos, em suma, cidadania. Neste sentido, o estudo da excluso social diria respeito no apenas ao estudo dos mecanismos e processos conectados com a produo, manuteno e reproduo da pobreza (escassez de emprego, permanncia das velhas estruturas rurais, instabilidade do trabalho urbano etc.), mas igualmente com aqueles aspectos conectados com a fragilidade institucional democrtica, com a falta de educao, a falta de participao poltica, a falta de cidadania, aspectos agora reconhecidos tambm como geradores de pobreza, portanto retro-alimentadores e disseminadores da excluso. Ou seja, aqueles aspectos que a tradio marxista clssica, inspiradora do estudo da marginalidade social na Amrica Latina, considerava

Martins, J. S. A sociedade vista do abismo novos estudos sobre excluso, pobreza e classes sociais. Petrpolis: Vozes, 2002, 9 47. 51 Faria, Vilmar. Social exclusion in Latin America: an annotated bibliography. Geneva, International Institute for Labor Studies. Discussion Paper 70/1994.
50

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

superestruturais, dependentes dos aspectos econmicos estruturantes, ganhariam nova dimenso terica e poltica com o conceito de excluso social. Para Martins a categoria excluso fruto de duas orientaes opostas, uma transformadora e uma conservadora. Na acepo transformadora, das ONGs, das pastorais, etc., transfere-se um olhar marxista para os estudos sobre a excluso, incluindo nesta categoria o operariado e o campesinato descartvel e depauperado e at mesmo os setores mdios tomados pelo medo da excluso, da nulificao. Assim, a concepo de excluso est genticamente ligada ao debate sobre marginalidade social no contexto latino-americano dos anos sessenta e s teses marxistas de formao de um mercado interno para viabilizar um desenvolvimento endgeno. Na acepo conservadora, os excludos so os resduos do desenvolvimento, irrelevantes para a produo o mendigo, a criana de rua, o expulso da terra e recusado pela cidade . Neste sentido, o discurso sobre a excluso o discurso dos integrados, que lamenta a excluso mas no toca nas contradies estruturais que lhe do origem. Pressupe uma sociedade acabada, mas no acessvel a todos. Seria uma expresso ideolgica de uma prxis limitada, de classe mdia. Assim, a categoria excluso revela o suprfluo e oculta o essencial.

O discurso sobre a excluso pretende ser um discurso militante em favor das transformaes sociais, quando na verdade um discurso militante em favor das relaes sociais existentes, mas inacessveis a uma parte da sociedade. (Martins, 2002, p. 47)

Captulo do livro Em busca da boa sociedade, de Selene Herculano. Niteri: EDUFF, 2006.

Anda mungkin juga menyukai