Anda di halaman 1dari 28

Cultura e Contracultura

O Sermo do monte e o cristo no mundo

Jnathas Camacho 1 Igreja Presbiteriana de Taguatinga (Sala de Jovens EBD) 10/03/2013

Por que falar sobre Cultura e Contracultura quando o assunto o Sermo do Monte?
"O Sermo do Monte provavelmente a parte mais conhecida dos ensinamentos de Jesus, embora se possa argumentar que seja a menos compreendida e, certamente, a menos obedecida. De tudo o que ele disse, essas suas palavras so as que mais se aproximam de um manifesto, pois descrevem o que ele desejava que os seus seguidores fossem e fizessem. Penso que nenhuma outra expresso resume melhor a inteno de Jesus, ou indica mais claramente o seu desafio para o mundo moderno, do que a expresso "contracultura" crist John Stott, p. 01

CONCEITOS:
Cultura: tudo aquilo que caracteriza uma realidade social de um povo ou nao, ou ento de grupos no interior de uma sociedade: valores, atitudes, crenas e costumes (Definio dada pelo telogo Franklin Ferreira). Falamos em cultura brasileira, cultura gospel, cultura ocidental e etc.

CONCEITOS:
Contracultura: "Uma forma de cultura que visa atacar os valores culturais vigentes" (Dicionrio Michaeles) Exemplo: O Movimento Hippie, grupo contra-cultural dos anos 60 que adotava um modo de vida comunitrio, tendendo a uma espcie de socialismo-libertrio ou estilo de vida nmade e vida em comunho com a natureza

NESSE SENTIDO, O SERMO DO MONTE EXPRESSA UMA CONTRACULTURA CRIST, UMA FORMA DE VIDA E VISO DE MUNDO, BASEADAS NOS ENSINAMENTOS DE JESUS, QUE DESAFIAM OS VALORES CULTURAIS VIGENTES!

Revelao bblica como contracultural


O tema essencial de toda a Bblia, desde o comeo at o fim, que o propsito histrico de Deus chamar um povo para si mesmo; que este povo um povo 'santo', separado do mundo para lhe pertencer e obedecer; e que a sua vocao permanecer fiel sua identidade, isto , ser 'santo' ou 'diferente' em todo o seu pensamento e em todo o seu comportamento John Stott (p. 3)

O que Deus fala ao povo de Israel quando ele liberto da escravido do Egito? Lv. 18:01-04

Revelao bblica como contracultural

Em toda a narrativa do Antigo Testamento ns percebemos exatamente isso: Israel, que era um povo singular diante de Deus, que no seria "reputado entre as naes" (Nm. 23:09) vivia assimilando-se aos povos que os rodeavam: Salmo 106:34-35 1 Samuel 08:05,19-20 Ezequiel 20:32-34

Revelao bblica como contracultural

Por isso Deus constantemente enviava os seus profetas ao povo: para lembra-lhes quem eles eram e que caminho deveriam seguir. Jeremias 10:01 Ezequiel 20:07 Esse foi o motivo do julgamento de Deus cair tanto sobre Israel como, depois, em Jud: 2 Reis 17:07-08,19

Esse cenrio essencial para entendermos o Sermo do Monte:

Jesus batizado e tentado. Logo aps, comea a anunciar as boas novas. Sua pregao consistia em uma chamada ao arrependimento e no anncio de que o Reino de Deus, prometido no Antigo Testamento, estava s portas. Nesse sentido, o Sermo do Monte descreve o arrependimento (metanoia, a total transformao da mente) e a retido, que fazem parte do reino; isto , descreve como ficam a vida e a comunidade humana quando se colocam sob o governo da graa de Deus (John Stott, p. 05)

O Sermo do Monte como contracultura

Jesus enfatizou que os seus verdadeiros discpulos, os cidados do Reino de Deus, tinham de ser inteiramente diferentes! No deveriam tomar como padro de conduta as pessoas que os cercavam, como filhos genunos de Deus! Mateus 6:8 No vos assemelheis a eles = Lev. 18:03. o mesmo convite, que permeia toda a revelao bblica, de sermos, como povo de Deus, um povo diferente! E este tema foi trabalhado em todo o Sermo:

O Sermo do Monte como contracultura

"O carter deles teria de ser completamente diferente daquele que era admirado pelo mundo (cito: as bemaventuranas) ... Deveria brilhar como luzes nas trevas reinantes A justia deles teria de exceder dos escribas e fariseus, tanto no comportamento tico quanto na devoo religiosa, enquanto o seu amor deveria ser maior, e a sua ambio mais nobre que a dos pagos vizinhos (Mt 5:20 / Mt 06:05-08)

O Sermo do Monte como contracultura

Percebe-se que no h um pargrafo nesse Sermo que no explicite um contraste entre o padro cristo e o no-cristo Gentios ou pagos: enquanto se amam e se sadam, os cristos devem amar seus inimigos (5:44-47); eles oram usando-se de vs repeties, os cristos, com a humilde reflexo de filhos do Pai celeste (6:7-13); se preocupam com suas prprias necessidades materiais, enquanto os cristos buscam em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justia (6:22,33). Judeus (mestres e leigos piedosos da poca): Jesus ope a moral crist tica rasa dos escribas (5:21-48) e a devoo crist piedade hipcrita dos fariseus (06:01-18)

O que essa estrutura nos mostra?


"Os discpulos de Jesus tm de ser diferentes: tanto da igreja nominal, como do mundo secular; tanto dos religiosos, como dos irreligiosos. O Sermo do Monte o esboo mais completo, em todo o Novo Testamento, da Contracultura crist. Eis a um sistema de valores cristos, um padro tico, uma devoo religiosa, uma atitude para com o dinheiro, uma ambio, um estilo de vida e uma teia de relacionamentos: tudo completamente diferente do mundo que no cristo. E esta contracultura crist a vida do reino de Deus, uma vida humana realmente plena, mas vivida sob o governo divino" (John Stott, p. 6)

Pergunta do Pizza!
"Camacho, se um discpulo de Jesus apresenta uma postura contracultural, at que ponto o cristo deve se envolver com o mundo a sua volta?"

Como ser cristo no mundo?


"A Escritura nos ensina que h dois perigos que devemos evitar: o separatismo e o secularismo -, e a histria da igreja nos mostra como fcil cair tanto em um como noutro erro (Michael Horton, p. 162)

Separatistas: a cultura cada, m, demonaca e deve ser totalmente rejeitada! Ex: Anabatistas/ Amish

Como ser cristo no mundo?


A partir disso, devemos aprender que tudo o que no est unido [59] com nosso Deus em Cristo no pode ser outra coisa seno uma abominao que devemos evitar.[60] Por abominao se entende toda idolatria [62] e servios eclesiais catlicos e protestantes [61], reunies e frequncia igreja, [63] chs nas casas, juramentos e compromissos de incrdulos, [64] e outras coisas desse tipo, que embora altamente respeitadas por todo mundo, so carnais ou praticadas em evidente contradio com o mandamento de Deus, e de acordo com toda a injustia que est no mundo. De todas essas coisas devemos estar separados e no ter parte com elas, pois elas no so outra coisa seno abominao, e elas so a causa de sermos odiados como antes o foi Jesus Cristo, que nos libertou da escravido da carne e proveu-nos para o servio de Deus atravs do Esprito que Ele nos deu. Parte da Confisso de schleitheim doutrina anabatista

Como ser cristo no mundo?

Secularistas: a cultura boa, totalmente proveitvel e deve ser totalmente assimilada. Ex: Igreja Evanglica Alem que troca seu nome para Igreja Nacional do Reich e seus pregadores jurando obedincia a Hitler.

Como ser cristo no mundo?


Pontos da ideologia da Igreja Nacional do Reich (WIKIPEDIA): 7. A Igreja Nacional no tem escribas, pastores, capeles ou padres, mas oradores do Reich para falar em seu nome. 8. O ariano Jesus, teria lutado corajosamente para destruir o Judasmo e teria cado vtima na luta, assim os alemes agora estariam exortados a chegar a serem vencedores na prpria luta de Jesus contra os judeus. 18. A Igreja Nacional retirar de seus altares todos os crucifixos, bblias e santos. Sobre os altares no deve haver nada alm de Minha luta (para a nao germnica e , portanto, para Deus o livro mais sagrado) e esquerda do altar uma espada.

Como ser cristo no mundo?

Nosso envolvimento deve ser baseado na seguinte ideia: No mundo, mas no do mundo!

No mundo mas no do mundo

MUNDO COMO BOA CRIAO QUE REVELA A GRANDEZA DE DEUS! Gnesis 01:01, 31 Salmo 24:01 Colossenses 01:16-17 Salmo 19:01

No mundo mas no do mundo


"A redeno, segundo a Bblia, ocorre "na terra", no tempo e no espao histricos, diferente de outras religies que compartilha um dualismo entre o que "espiritual" (ou seja, celestial) e o que "mau" (noutras palavras, terreno). At mesmo os no-cristos, de acordo com as Escrituras, so feitos semelhana de Deus (Tg. 03:09) e so capazes, portanto, como os cristos, de excelncia, sabedoria e conhecimento nas coisas do mundo, na criatividade, no prazer e na virtude civil. Contra os que dizem que o mundo pertence a Satans ou s foras do mal, o prprio Deus anuncia: 'O mundo meu, e quanto nele se contm' (Sl. 50:12). Ele o criou e o mantm pelo seu poder. Mesmo no estado atual de rebeldia em que o mundo se encontra, a sua graa comum suscita o bem do mal e restringe a maldade humana. 'Ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos (Mt. 5:45) Michael Horton (p. 163)

No mundo mas no do mundo


MUNDO COMO RESULTADO DA QUEDA E DO PECADO; SISTEMA DE REBELIO E ORGULHO QUE BUSCA DESTITUIR A DEUS DE SEU GOVERNO Romanos 08:19-23 Gnesis 3:17 1 Joo 02:15-16

No mundo mas no do mundo


"Este mundo como mundo no , portanto, o inimigo do crente. Em outras palavras, no a nossa humanidade ou o mundo na sua essncia o problema [...]. Contudo, no se pode fugir do outro lado da moeda que encontramos na Escritura. Se a Bblia se ope ao dualismo pago entre esprito e matria e afirma esse mundo como pertecente a Deus, ela tambm se ope ao secularismo. A atividade relativa ao mundo sancionada e ordenada por Deus, mas o secularismo a doena da alma que nos infecta quando comeamos a moldar as nossas ideias, as nossas crenas, os nossos mtodos e o nosso estilo de vida de acordo com o mundo Michael Horton (p. 164)

EM SNTESE:

No mundo mas no do mundo


A contracultura crist , ao mesmo tempo, um sim e um no ao mundo! A absteno ao divrcio como um no ao padro do mundo e como um sim a uma estrutura criacional instaurada por Deus, a saber, o casamento; O ato de no matar algum um no banalizao mundana da vida humana e um sim dignidade dada por Deus a todos que possuem sua imagem e semelhana; A honestidade e seriedade no trabalho um no a um modelo mundano de vocao e um sim incubncia criacional dada ao homem de cultivar e guardar o jardim;

No mundo mas no do mundo


por isso que Jesus ora assim: no os tire do mundo, livreos do mal! (Ler: Joo 17:14-19) "Observe o ponto importante que Jesus destaca aqui. Primeiro, o indicativo: somos santificados (separados, santos) no porque temos nos separado progressivamente do mundo, mas porque o prprio Cristo se separou do mundo e ns estamos em Cristo. Como isso verdadeiro a respeito de todos ns, temos de reconhecer esse fato e responder a ele separando-nos progressivamente da perspectiva mundana e do carter que ela produz" (Michael Horton, p. 168)

No mundo mas no do mundo

E como, ento, faremos isso? Indo ao mundo e lidando com ele a partir do exemplo e dos ensinamentos de Jesus
(Joo 17:18)

Referncias
FERREIRA, Franklin. O cristo e a cultura.Voltemos ao Evangelho, 2013. Disponvel em: <http://voltemosaoevangelh o.com/blog/2013/02/franklin-ferreira-ocristao-e-a-cultura/#axzz2N83hFvJm> Acesso em: 07 mar. 2013. HORTON, Michael S. O cristo e a cultura. 2 ed. So Paulo: Cultura Crist, 2006. IGREJA NACIONAL DO REICH. In: WIKIPDIA, a enciclopdia livre. Flrida: Wikimedia Foundation, 2013. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/ Igreja_Nacional_do_Reich>. Acesso em: 09 mar. 2013. STOTT, John R W. A mensagem do Sermo do Monte: Contracultura crist. 3 ed. So Paulo: ABU Editora, 1985.

Anda mungkin juga menyukai